Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

domingo, 15 de setembro de 2019

O prejuízo gigantesco da Cosanpa e as falsas soluções



Segundo reportagem publicada hoje/ontem, no jornal Diário do Pará, o ex governador Simão Jatene fez a dívida da Companhia de Saneamento do Pará(Cosanpa) mais que duplicar, em seus dois últimos mandatos como governador(2011-2018).

Ainda, segundo a dita reportagem, a intenção era provocar um cenário de terra arrasada, intenção esta coroada de êxito, pelo visto, para depois vender a referida estatal a investidores privados, já que a Sabesp, estatal paulista do ramo e outrora tida como compradora da Cosanpa, sob administração tucana parece estar até pior que a co irmã paraense.

Pela reportagem do porta voz oficioso do atual governador, nota-se que não é intenção da atual administração seguir os passos privatas de Simão, constatando-se a esperança em recuperação financeira da empresa, através de medidas tidas como modernizadoras, todavia bastante discutíveis quanto à sua eficácia.

Por exemplo, a reclamação do desperdício no consumo do produto responsável pela perda de mais de 30% daquilo que é produzido, assim como o fato da tarifa praticada, R$2,21 por metro cúbico consumido, ser a segunda mais baixa praticada em todo o país devendo, então, a correção dessas duas anomalias ser o pontapé inicial da tão almejada recuperação.

Cobrar mais de quem já paga, manter a companhia funcionando de forma anacrônica, assim como não ter política que faça grandes condomínios pagar pela água que consomem, pois são abastecidos por poços artesianos particulares, em nada vai melhorar a situação, ao contrário, só verá a situação agravar-se até chegar ao insuportável. Daí pra frente, a culpa será do Jatene, percebe?

Nenhum comentário: