Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

segunda-feira, 15 de julho de 2019

UNE quer unidade contra projeto que autoriza mensalidades nas universidades públicas


O 57º Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune) elegeu, neste domingo (14/07), seu novo presidente para os próximos dois anos: Iago Montalvão, de 26 anos, estudante da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP)

No pleito, o grupo consolidado por Iago, chapa 6 (Tsunami da Educação), alcançou 4.053 votos (70,92%) dentre os 5.715 votos válidos, ultrapassando as outras cinco chapas concorrentes.

As chapas 2 (São eles ou nós: que os capitalistas paguem pela crise) e 3 (Juventude que Batalha) retiraram as candidaturas durante a apresentação. A chapa 1 (UNE para Tempos de Guerra) obteve 200 votos (3,50%); a chapa 4 (Socialistas), 234 votos (4,09%); e a chapa 5 (Oposição Unificada para Derrotar o Governo Bolsonaro) ficou com 1.228 votos (21,49%).

Montalvão prometeu um mandato de unificação e manifestou o posicionamento de combate ao projeto Future-se, anunciado pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub. A proposta prevê a autonomia financeira para universidades, que deixariam de ser autarquias e, com isso, poderiam cobrar mensalidades.

O assunto foi um dos principais temas de debate no 57º Conune e gerou preocupação e promessas de mobilização entre os participantes.

"Esse é o projeto que estava em curso ao anunciar os cortes de 30%, intervir na indicação dos reitores e na autonomia das universidades: o desmonte da gratuidade. Para nós, o projeto é um imenso retrocesso", disse Montalvão.

A nova Diretoria será definida ao longo das próximas semanas e a posse está prevista para ocorrer no dia 11 de agosto, dia do estudante e também data em que a UNE completa 82 anos de existência.
(Brasil de Fato)

Nenhum comentário: