Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

O fantasma de nova ventura autoritária


The New York Times, nos EUA; The Guardian, na Inglaterra e Le Monde, na França, reportam-se a mais esse ataque da extrema-direita brasileira contra a democracia e contra a lisura de um processo eleitoral que já vinha conspurcado com a exclusão ilegal do favorito na disputa.

Com esses últimos ataques imorais à legislação, percebe-se que a tarefa não era apenas excluir Lula, mas, ganhar a eleição a qualquer custo, nem que para isso tivessem que recorrer a um celerado vassalo de Trump, bem como ao total desrespeito a lei.

A postura vacilante da justiça brasileira nos coloca sob a ameaça da reedição de um AI-1, aquele ato saído das Forças Armadas que extinguiu partidos, em 1965, e transformou a eleição presidencial daquele ano, até 1985, em eleições indiretas, depois de prometerem que devolveriam o poder aos civis tão logo depusessem Jango.

O resto da história dessa fatídica aventura sabemos como foi, assim como é assustador saber que a presidenta do TSE dará entrevista sobre o crime do candidato do PSL, denunciado ontem pela Folha de São Paulo, tendo ao seu lado um general servidor do Poder Executivo.

Desgraçadamente, os fatos históricos atuais nos levam a temer por uma nova aventura autoritária no país, tudo porque uma eleição limpa e democrática não seria suficiente para manter legitimamente o consórcio golpista no poder. Tal e qual aconteceu com Jango, que fazia um governo com mais de 70% de aprovação popular.

Lula saiu do governo com mais de 80% de aprovação. Foi sequestrado e encarcerado para não disputar. Ainda, assim, teve uma capacidade admirável de transferir votos ao sucessor. Deu nisso: fraude, empulhação, truculência, desprezo pelas leis e principalmente essa ameaça explícita da volta do autoritarismo. Triste!

Nenhum comentário: