Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Ameaça medieval



Segundo a Segup, o Círio deste ano levou 1,2 milhão de pessoas às ruas.

A ser verdade este e os cálculos feitos em anos anteriores, mais especificamente 2016 e 2017, então, a procissão perdeu algo em torno de 800 mil fiéis, neste Círio.

Vale lembrar que ninguém contestou os dois milhões de romeiros que acompanharam a procissão, nos dois anos imediatamente anteriores a este, logo, aqueles números correspondiam à verdade, sem ufanismos.

Nesses tempos em que o fundamentalismo religioso difundido por pastores pentecostalistas reacionários coloca um candidato com imensas chances de tornar-se presidente do país, é inevitável fazer tais comparações.

Segundo o jornal Folha de São Paulo, já são 31% aqueles eleitores que se declaram evangélicos, nesta eleição. Em 2014, não chegavam a 20% do eleitorado.

Se há o avanço de uma forma de revelar a verdade religiosa ao povo de forma reacionária em expansão, enquanto outra, digamos mais neutra, passando por processo de retração, claro está que estamos abrindo caminho para que a "verdade" revelada que se pretende futuramente hegemônica tem a ver, sim, não só com a diminuição gigantesca do número de promesseiros no Círio, mas, também, com um candidato que anuncia o fascismo como novidade política para o país. Será?

Nenhum comentário: