Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

domingo, 17 de setembro de 2017

O novo Ciro. Opção conservadora para enfrentar Lula

Guilherme Santos/Sul21

O blogueiro Marcio Valley parece ter descoberto a pólvora que combusta a candidatura Ciro Gomes à presidência da República, em 2018.

Ciro resolveu abrir mão da retórica progressista que foi ensaiar em Harvard, no final do século passado, dando a entender que vai partir pra roubar eleitorado conservador de asnos como João Dória Jr e Jair Bolsonaro.

Sua reestreia no campo conservador não poderia ser mais emblemático, dar como fato consumado o blábláblá de Palocci sob tortura morista a fim de sair da prisão que o famigerado direito penal curitibano lhe impõe.

Significa dizer, chega de tentar seduzir o eleitorado lulista, este é cativo em uns 30% do total do eleitorado brasileiro, daí ser necessário ir atrás dos 20% do eleitorado conservador.

A outra metade deve ser disputada sob o discurso que funde moralismo conservador, bravatas personalistas e um diagnóstico da conjuntura que encante uma parte do eleitorado que resolve escolher o candidato na última hora e costuma decidir eleição.

Nesse tripé estariam embutidas as mensagens enviadas a todas as faixas do eleitorado. Ao conservadorismo, sirva-se o moralismo vigente e seletivo, subentendida a impunidade dos do andar de cima; aos carentes de salvadores da pátria, murros na mesa e a lenga lenga promesseira escudada no eu faço, eu aconteço.

E aí vem a parte mais difícil: fundir o conteúdo dos dois tópicos anteriores com um discurso mais sincero e progressista, capaz de atingir a maioria do eleitorado que espera dar 44' do segundo tempo pra decidir e sempre tende a fugir do receituário conservador.

Talvez, o calor da luta faça com que o campo anti-Lula decida apoiar Ciro em qualquer circunstância, o que o impulsionaria a carregar nas tintas progressistas do combate à sonegação e uso do estado como indutor do desenvolvimento isto, repita-se, usado apenas como figura de retórica.

Resta saber que alquimia Ciro usará a fim de passar credibilidade as promessas que fará, diante de um Lula que simplesmente tem a dizer: eu já fiz. E aí?

Nenhum comentário: