Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

O debilóide


"A razão é o perfeito equilíbrio de todas as faculdades: fora daí insânia, insânia, e só insânia".

Parece que atingimos definitivamente esse estágio de insânia de que falava o personagem de Machado de Assis, Simão Bacamarte, no conto O Alienista, com seu símile na realidade fantástica da Farsa Jato, o furibundo Sérgio Moro.

Ao confiscar o tal apartamento triplex do Guarujá do patrimônio da empreiteira OAS, transferindo-o para o espólio da Petrobras, apenas para dar verossimilhança à narrativa delirante de sua lavra que afirma ser o dito imóvel de propriedade de Lula, o togado pirado transforma definitivamente a 13ª Vara Federal em sucursal da 'Casa Verde'.

Com efeito, abre espaço para outros confiscos tão estapafúrdios quanto. Por exemplo, surrupiar da família de Jacó Bitar o sítio que possui há 40 anos em Atibaia, transferindo-o também para a Petrobras como se fosse propriedade de Lula.

No limite, esse tarado togado pode chegar ao máximo de sua insânia admitindo que Lulinha é proprietário de uma suntuosa fazenda e, midiático como ele só, pegar a sede da Faculdade de Agronomia de Piracicaba e transferi-la também para a Petrobras, seguindo o relato de piratas virtuais financiados pela ANSA, que publicaram a foto da instituição acadêmica divulgando que se tratava da sede da tal fazenda.

A questão é: quem vai por um freio nesse maluco? E rápido. Afinal, sua loucura evolui à medida que ele não encontra uma reles prova das acusações que fez contra Lula, fazendo evoluir essa insânia ao estágio que o próprio Bacamarte curitibano julga ser a prova de sua lucidez.

Sem equilíbrio emocional, sem embasamento jurídico e cada vez mais distante da missão que lhe deram originalmente, apurar um caso de corrupção verificado na maior empresa estatal do país, enveredou pirandellianamente pelo terreno da ficção vagando em busca de um autor.

Não encontrará, mas muita tragédia já causou com o aniquilamento da atividade econômica de grandes empresas que geravam centenas de milhares de empregos, tudo atirado ao lixo por causa dessa insânia, insânia, insânia.

Nenhum comentário: