Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Com retrocessos, 143 mil famílias voltam ao Bolsa Família

Criado por Lula, programa Bolsa Família tirou 14 milhões de famílias ou 42 milhões de brasileiros da extrema pobreza

Com o governo Michel Temer e seus retrocessos na economia, que causaram o aumento da taxa de desemprego no Brasil, 143 mil famílias retornarem ao programa Bolsa Família este ano.

A informação foi divulgada nesta segunda-feira (31) em reportagem do jornal “Valor Econômico”. Ainda segundo a matéria, a fila de espera para entrar no programa também cresceu, chegando a 525 mil famílias que aguardam ter acesso ao benefício.

Das 143.866 famílias que retornaram ao programa neste ano, a maioria mora no Estado de São Paulo (20.458), seguido por Bahia (16.781), Minas Gerais (13.258) e Pernambuco (11.973).

Criado no primeiro ano do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Bolsa Família é o maior programa de inclusão social do Brasil e tirou 14 milhões de famílias ou 42 milhões de brasileiros da extrema pobreza.

Líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT-PE), apontou os motivos do retrocesso.

“A corrupção, o fracasso da política econômica e o desemprego recorde provocados por Temer levaram mais de 143 mil famílias a retornarem ao Bolsa Família neste ano. A fila de espera, que chegou a estar zerada em janeiro e fevereiro, também cresceu. O preço do golpe fica cada vez mais evidente”, escreveu o parlamentar em sua página no Facebook.

Até membros do governo golpista de Temer reconhecem o cenário de retrocesso. Em entrevista ao Valor, o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, explicou que a piora da economiafez com que muitas famílias retornassem ao programa.

De acordo com o IBGE, os dados de desemprego no País aumentaram 1,7% no segundo trimestre deste ano – que ficou em 13% – em relação ao ano passado, quando era de 11,3% entre abril e junho de 2016.
(Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do PT no Senado)

Nenhum comentário: