Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

sábado, 15 de julho de 2017

O trauma que assusta Moro tem nome: pesquisas eleitorais 2018


Para os golpistas – tucanos, mídia et caterva – decapitar Lula será a única forma de impedi-lo de ser eleito Presidente nas eleições do ano que vem. Mas os golpistas sabem que a degola – seja prisão ou inabilitação – terá que ser feita contra vontade expressa de metade da população brasileira. Será que eles encaram?

Da enorme, interminável sentença de 200 e tantas páginas do juiz Sergio Moro para condenar o ex-presidente Lula, sentença publicada ontem, há um trecho pequenininho, lá no final, que me chamou atenção e de muita gente, pelo que vi nas redes sociais.

Diz o seguinte: “até caberia cogitar a decretação da prisão preventiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entretanto, considerando que a prisão cautelar de um ex-presidente da República não deixa de envolver certos traumas, a prudência recomenda que se aguarde o julgamento pela corte de apelação”.

Vou repetir: considerando que a prisão cautelar de um ex-presidente da República não deixa de envolver certos traumas, a prudência recomenda que se aguarde o julgamento da corte de apelação para mandar prender o Lula. O que será que ele quis dizer com esse negócio de “certos traumas” que recomendam que se aguarde o julgamento?

Acho que eu sei do que se trata. É na verdade um negócio que já vinha chamando minha atenção nas últimas semanas, na expectativa da primeira manifestação do juiz Moro, que é o seguinte: a realidade colocou a situação do Brasil numa circunstância que deixa os acusadores de Lula numa sinuca de bico. São as últimas pesquisas de opinião pública feitas no Brasil por três institutos diferentes. Todas elas dão, com diferença pequena de uma para a outra, o ex-presidente Lula como favorito para as eleições do ano que vem, no primeiro e segundo turno.

Quanto mais ele subir nas pesquisas, imagino eu, os seus adversários diziam: “temos razão, temos que decapitar o Lula, porque senão ele será presidente da República”. Mas ao mesmo tempo, quando chove na frente, chove atrás, como diz o capiau. Eles tinham obrigatoriamente que pensar no seguinte: tem 45 a 50% da população brasileira apoiando esse sujeito, nós vamos meter ele na cadeia sem comprovar a culpabilidade dele e o que essa gente vai fazer?

Eu não tenho nenhuma dúvida de que o juiz Sergio Moro estava se referindo a isso, às pesquisas eleitorais, quando ele falou que a prisão poderia envolver certos traumas. O que são essas pesquisas? As mais recentes. São pesquisas nacionais com margem de erro de 2%. Vox Populi: cenário 1: Lula em primeiro lugar, Bolsonaro em segundo. Cenário 2: Lula em primeiro lugar, Bolsonaro em segundo. Cenário 3: Lula em primeiro lugar, Bolsonaro em segundo. No segundo turno: Lula venceria em todas as simulações, fosse a disputa com Aécio, Alckmin, Marina Silva ou com João Doria. Ele ganharia de todos no segundo turno, folgadamente.

Aí vem a pesquisa do Ibope, que praticamente confirma o que dizia a pesquisa do Vox Populi. Resumidamente: em primeiro lugar, Lula com 47%, ali na fronteira de ganhar no primeiro turno, segundo lugar Marina com 33, e aí vem José Serra, Joaquim Barbosa, Geraldo Alckmin, Aécio Neves, Ciro Gomes, Jair Bolsonaro e em último lugar João Doria Jr.

Agora mais interessante de todas talvez seja a do Datafolha, que cria seis cenários diferentes. Diz que no cenário 1 , no qual participaria Aécio Neves, Lula fica em primeiro e Bolsonaro em segundo. No cenário 2, com Geraldo Alckmin, que nem aparece também, Lula em primeiro e Marina em segundo. Cenário 3, com João Doria, em que ele aparece lá embaixo, Lula em primeiro lugar, Marina em segundo lugar.

Tem um cenário mais interessante aqui, que a Datafolha inclui todos: Joaquim Barbosa, Luciano Huck e Sergio Moro. Dá Lula um primeiro, Marina em segundo e Bolsonaro em terceiro, Moro em quarto, Aécio, João Doria, Joaquim Barbosa, Ciro Gomes e vários que nem pontuaram.

O segundo turno do Datafolha traz uma radiografia curiosa: dos seis cenários propostos, Lula ganha do Aécio, do Alckmin, perde para a Marina, perde para o Moro, ganha do Bolsonaro e do João Doria Jr.

Então, na verdade, repetindo o que já tínhamos dito, eles fizeram tudo isso que culminou ontem com a primeira sentença do Lula, que a gente ainda não sabe se será confirmada pelo tribunal de apelação de Porto Alegre, para impedir que ele fosse candidato à Presidência da República no ano que vem, por causa desses números aqui. Só que, repito o que diz o capiau: quando chove na frente, chove atrás. Se eles botarem o Lula na cadeia, vão saber que metade da população brasileira vai ter que fazer alguma coisa. Vamos ver.
(Fernando Morais/ Nocaute)

Nenhum comentário: