Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Miremo-nos no exemplo venezuelano


A Venezuela possui as maiores reservas petrolíferas do mundo. Desde que Hugo Chavez chegou ao poder implantando o Bolivarianismo, hoje sob o comando de Nicolas Maduro, essa riqueza foi nacionalizada e produziu várias conquistas sociais.

Segundo o último relatório da ONU de 2016 sobre a evolução do Índice de Desenvolvimento Humano, O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Venezuela de 2015 foi de 0.767 - o que colocou o país na categoria de alto desenvolvimento humano - posicionando-o no 71º lugar entre 188 países e territórios. Tal classificação é compartilhada com a Turquia. De 1990 a 2015, o IDH da Venezuela aumentou de 0.634 a 0.767, um aumento de 20,9%. Entre 1990 e 2015, a expectativa de vida no nascimento aumentou para 4,6 anos, o período médio de escolaridade aumentou para 4,8 anos e o período de escolaridade média geral aumentou para 3,8 anos.

Claro que isso incomoda o governo estadunidense, claro que isso mobiliza a viralatice midiática nos quatro cantos do planeta a fim de desestabilizar Maduro e iniciar um processo de desnacionalização dessa riqueza.

Em 2002, a mesma bandidagem que hoje toca fogo no país deu um golpe em Hugo Chavez e tomou o poder na marra, após sequestrar um presidente legitimamente eleito pela população venezuelana. Só não contavam com a reação popular, que os enxotou do poder e truxe de volta Hugo Chavez ao poder.

Hoje, como se esse episódio não tivesse ocorrido, os mesmos golpistas ousam falar em nome da democracia e tentam passar seu golpismo delinquente como se fosse aquilo que a bandidagem midiática deturpa.

Não esperam nem a disputa no voto  para a Assembleia Nacional Constituinte. Sabem que o povo os repudia e os votos da elite podre e da classe mérdia alienada não será capaz de garantir sua vitória, daí tentarem melar o jogo que não tem capacidade pra vencer utilizando os recorrentes métodos sórdidos que a CIA espalha pelo mundo.

Que essa luta em defesa da democracia na Venezuela triunfe sobre o vil golpismo anti popular no domingo. E que essa vitória sirva de exemplo a outros povos, notadamente aqueles que afundam na miséria e no retrocesso, de pois que viram sua democracia golpeada por bandidos da laia desses malfeitores da Venezuela.

Nenhum comentário: