Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

sábado, 11 de março de 2017

Crônica da farsa anunciada


Zenaldo Lorota Jr. comunicou(e precisava?) que não concluirá o BRT; também não avançará um metro sequer nas obras de urbanização da Estrada Nova, esta atravessando sua primeira década de enrolação; ainda, não fará qualquer movimento pra tornar os PSMs um lugar mais digno do que essa situação atual, digna de um acampamento haitiano.

Como já havia abandonado todas as promessas da campanha de sua reeleição, imaginava-se que fosse repudiado pelo eleitorado na medida em que sua campanha de recandidato não se dispôs ao menos a mentir.

Ao contrário, partiu para os finalmente e foi angariando votos na base da persua$ão típica dos candidatos de direita.

Reeleito de forma surpreendente, sente-se desobrigado de quaisquer esforços pra fazer sua administração parecer minimamente decente.

Matou o carnaval das escolas e blocos tradicionais, mostra-se incompetente na condução da grave situação da coleta do lixo, seu desleixo em relação ao patrimônio histórico da capital paraense atingiu o clímax com o princípio de incêndio no próprio palacete sede da PMB.

Claro que 2020, quando expirará seu segundo mandato, a cidade estará uma caricatura de si mesma, provavelmente como uma das mais maltratadas do país, após mais de década e meia de abandono, parasitismo e total desamor por nossas coisas.

Resta saber se a população, diante de quadro tão constrangedor, estará acostumada com tão pouco a ponto de conduzir outro símile dessa tragédia ao cargo, ou se encherá de auto estima para tomar atitude desassombrada, como a de 1996.

De qualquer modo, mesmo que nunca seja tarde para resgatar os encantos de uma cidade cuja parte de sua paisagem foi construída com tanto esmero, certamente haveremos de lamentar mais algumas perdas resultantes desse tsunami. E assim será enquanto não nos dermos conta que voto não tem preço, só consequências.

Nenhum comentário: