Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Vinte e cinco anos de lorotas. Nenhum metro de rede de esgoto.


O privata Manoel Pioneiro, prefeito de Ananindeua-PA, sentiu o baque da revelação do global Fantástico dando ciência que aquele município é um dos piores do país, em matéria de saneamento básico.

Ontem, o alcaide tucano pagou matéria no panfleto tucano/liberal tentando desmentir discretamente a revelação da mídia onde está abrigado seu escudo panfletário.

Em vão. A afirmação, escandalosamente mentirosa, de que Pioneiro fez 20 km de rede de esgoto não se sustenta pela situação que se mostra após uma chuva mais forte. A própria Cidade Nova, área considerada mais privilegiada do município, não escapa da deplorável situação de inundações pós chuva.

A parte do município que fica na outra margem da BR-316, então, nem se fala. Trata-se de verdade que parecia jamais seria revelada, mantendo-se com isso a incolumidade de um gestor incapaz. O impacto foi ainda maior porque veio de onde menos esperava o tal alcaide.

Na verdade, Pioneiro fez fama de bom prefeito quando o governador Almir Gabriel, o mais emplumado tucano paraense à época, resolveu surrupiar recursos do ICMS de Belém, que acabava de eleger o então petista Edmilson Rodrigues à PMB, transferindo uma parte dessa bolada pra Ananindeua, na tentativa de fazer crer que o emplumado era mais competente que o petista.

Depois colocou seu vassalo sob intervenção da Secretaria de Obras e realizou algumas ações pontuais no município. Rodovia Mario Covas, Estrada do Maguary, av. Três Corações, Arterial 18, entre outras. Um banho de asfalto sem a necessária drenagem dessas vias, daí o problemão que se arrasta há décadas.

Voltando à prefeitura do segundo maior município do Pará, após oito anos de outra administração pífia, do pemedebista Helder Barbalho, Pioneiro viu-se mais ou menos orfão do governador Simão, que já não podia socorrer o aliado como fizera Almir.

Resultado: uma cidade com mais de 500 mil habitantes tratada como povoado  distante e abandonado. Sem receita própria, sem obras básicas que proporcionem o trivial à população e sem perspectiva de mudança nessa situação.

Essa tragédia, que release algum em forma de reporcagem conseguirá mascarar, veio pra desnudar a incapacidade administrativa desse homem público que a população algum dia imaginou que pudesse ser diferenciado, todavia, em rede nacional foi exposto na plenitude de sua inoperância.

Nenhum comentário: