Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

BNDES. Mas pode chamar (a)fundação Eduardo Cunha


O projeto apresentado pela presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos Marques, para privatização do sistema de coleta e tratamento de esgoto do Rio de Janeiro repete proposta feita em 2005, capitaneada pelo então deputado estadual Eduardo Cunha.

A ideia, 11 anos atrás, era dividir a Cedae em seis, ficando o estado com a produção de água, sendo privatizadas cinco distribuidoras que seriam criadas a partir da cisão da empresa. Pela proposta revelada esta semana pelo BNDES, a companhia se manteria como produtora e fornecedora de água para quatro áreas geográficas concedidas, que cuidariam do esgoto.

Em 2005, o projeto chegou a ser apresentado ao Conselho de Administração da Cedae, mas, diante das críticas da sociedade, foi abandonado. O tratamento e fornecimento de água bruta é conside-rado a parte mais cara do serviço.

Temer tem interesse em incluir a venda da companhia fluminense no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e utiliza como fator de pressão a delicada situação econômica do Governo do Rio. O homem-forte das privatizações do governo interino, Moreira Franco, deseja incluir a concessão na primeira reunião do PPI, que acontece já no próximo dia 25. O governo fluminense teria menos de dez dias para decidir.
(Os Amigos do Presidente Lula)

Nenhum comentário: