Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

domingo, 21 de agosto de 2016

A velhacaria da modéstia patrimonial


Assim como já havia acontecido com o falecido ex-governador Almir Gabriel, com o atual, Simão Jatene, ocorre agora com o prefeito candidato à reeleição, Zenaldo Coutinho Jr, de declarar patrimônio escandalosamente abaixo do que realmente vale.

O prefeito declara publicamente que seu apartamento, em área nobre da cidade e edifício luxuoso, vale míseros(para o caso, bem entendido) R$451.024,00; assim como afirma valer apenas(idem) R$54.375,00 a casa que possui em Salinas, espantosamente um dos metros quadrados mais caros do país.

É claro que que se aparecer alguém disposto a comprar os referidos imóveis oferecendo o dobro do declarado à justiça eleitoral, certamente Zenaldo chamará a polícia e dirá tratar-se de tentativa de assalto. No entanto, esse mesmo Poder Judiciário aceita bovinamente que alguém abastado passe à população a falsa condição de modéstia  em seu patrimônio, apenas porque eleitoralmente isto rende dividendos.

Pra piorar, essa prática nada honesta pode embutir outra atitude recorrente no comportamento do estrato social que ocupa o topo de nossa pirâmide, qual seja, odiar cumprir com suas obrigações tributárias. Ora, se esse valor é aceito pela justiça para efeito do cumprimento da obrigação eleitoral, evidentemente nada impede que esse seja o valor sobre o qual incidem outras cobranças, como o IPTU, por exemplo, nivelando por baixo a obrigação para uns enquanto cobra sacrifícios proporcionalmente exagerados para outros.

Na prática, Zenaldo corre o risco de pagar tributo pela propriedade de um imóvel localizado em reduto chiquérrimo, se é que existe isto em Belém fora do imaginário da estúpida classe média local, em valores semelhantes aos que paga um proprietário de imóvel localizado em um conjunto habitacional. E isto ocorre à luz do dia.

Nenhum comentário: