Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

sexta-feira, 22 de julho de 2016

'Slate': ameaça terrorista no Brasil despista problemas reais da Rio 2016

Matéria publicada nesta sexta-feira (22) no jornal norte-americano Slate destaca a prisão de 10 pessoas suspeitas de planejar um ataque durante a Olimpíada do Rio. A reportagem lembra que o ministro da Justiça brasileiro descreveu o grupo como "absolutamente amador" e mal organizado.

A reportagem do jornal de Nova York, contudo, destaca que os preparativos para os Jogos foram cheios de controvérsias, como a queda da ciclovia com mortes, obras atrasadas e superfaturadas, e que, de repente, "o terrorismo pode ter sido uma grande forma de despistar os olhares do mundo e da própria população. O terrorismo virou a grande preocupação do evento e serviram para tirar o foco do que realmente está acontecendo, inclusive com a falta de infra-estrutura na parte de saúde e segurança na cidade do Rio de Janeiro."

Slate diz que os homens parecem completamente inaptos de cometer qualquer tipo de crime
Slate diz que os homens parecem completamente inaptos de cometer qualquer tipo de crime


O Slate finaliza o texto ironizando a prisão dos dez homens, dizendo inclusive que parecem ser quase comicamente inaptos a praticar qualquer tipo de crime. "Nenhum dos homens se conheciam e cada um assumiu sua identidade com código árabe, apesar de pouca conexão com o mundo árabe. O plano geral do grupo, de acordo com o ministro da Justiça, foi: "Vamos começar o treinamento em artes marciais, vamos começar a aprender a atirar." Eles estariam tentando comprar armas do Paraguai, mas não está claro o progresso deste processo, ou seja, não se sabe se ele conseguiria comprar os tais rifles AK-47."

"É difícil chamá-los de terroristas", disse o juiz federal responsável pelo caso. "Mas mesmo que eles não tenham uma organização muito sólida, as prisões estão garantidos pelo ponto de vista legal", diz a reportagem.
(Jornal do Brasil)

Nenhum comentário: