Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quinta-feira, 21 de julho de 2016

O risco 'padrinho'


Assim como lança-perfume no carnaval e munguzá na quadra junina, pesquisa sobre intenção de votos é o que não falta essa época do ano.

No município de Ananindeua(PA), por exemplo, comentam que circula uma pesquisa cujo número mais relevante é a peleja travada entre a intenção devotos e a rejeição ao atual prefeito, o privata Manoel Pioneiro, candidato à reeleição. Segundo a dita cuja pesquisa, Pioneiro teria 37% das intenções de voto, e 35 de rejeição, ou seja, aqueles que querem distância sem notícia do tucano.

Os correligionários do alcaide ananin podem até alegar que essas intenções devoto são das mais altas no atual cenário brasileiro, em que administrador público solta fogos de artifício quando atinge um patamar de 20%.

No entanto, eles hão de convir que essa taxa de rejeição, acima de 1/3 do eleitorado, está bastante alta para as atuais circunstâncias, em que o atual prefeito concorre praticamente só porque os outros ainda estão naquele patamar do poderá ser.

Enfim, quando foi prefeito de Ananindeua pela primeira vez, em 1996, Manoel Pioneiro foi carregado nas costas pelo então governador Almir Gabriel, este insatisfeito com a eleição do petista Edmilson Rodrigues, em Belém. Almir abriu os cofres do governo do estado e fez, colocando na conta do prefeito ananin, a rodovia Mario Covas, a Arterial 18, a av. 3 Corações, o ginásio Abacatão, entre outras, que propiciaram uma reeleição sem sustos.

Hoje, sem essa bengala e com o atual governador do estado amargando índices de rejeição ainda maiores, Manoel está no mato sem cachorro e sob o risco de enfrentar um segundo turno disputadíssimo, por conta da possível chuva de candidatos , alguns bastante competitivos. Como nos quesitos mais importantes para o eleitor, segundo, ainda, dados da provável pesquisa em tela, são honestidade e atenção à saúde, justamente aqueles que representam o ponto mais fraco do alcaide, é possível imaginar o quanto de dificuldades espera por Pioneiro, em outubro próximo.

Nenhum comentário: