Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

domingo, 17 de julho de 2016

O efeito contrário

Segundo o Blog do Esmael, o senador Roberto Requião(PMDB-PR) encontrou a explicação para os resultados flagrantemente mentirosos de pesquisa do Datafalha hoje(17) a respeito da aprovação do governo(?) Temer, na faixa dos 50%, segundo o mal afamado instituto ligado à folha tucana(FSP). Seria a certeza de que os golpistas não reúnem número suficiente para afastar definitivamente Dilma da presidência da República.

Requião garante que já são 40 senadores contrários ao afastamento definitivo da presidente da República. A animação do parlamentar é procedida de uma sentença lacônica: “Já está resolvido: não vai ter golpe no Senado!”. E mais, a pesquisa em tela é tão tosca ao ponto de assegurar que os brasileiros são favoráveis à política econômica de Temer, isto é, do desemprego crescente e do possível aumento da jornada de trabalho para 80 horas semanais, ainda, segundo declarações a Esmael.

É verdade que uma disputa política dessa natureza forçosamente implica em um jogo que não permite falhas, daí o senador paranaense pode ter inflado seus números a fim de garantir a motivação e o otimismo de sua tropa pró-Dilma.

No entanto, há de levar-se em consideração que o senador está coberto de razão quando aponta os absurdos contidos na famigerada pesquisa. Primeiro, que não há governante no país que goze dessa popularidade, ainda mais quando, há menos de dois meses tinha 60% de rejeição segundo pesquisa do mesmo instituto; e segundo, conforme a própria pesquisa, mais de 1/3 dos entrevistados sequer sabe o nome completo do usurpador o que induz a pensar que ele é quase uma unanimidade entre aqueles que o conhecem, algo impensável até se todos os entrevistados estivessem no nível da 'velhinha de Taubaté'.

No frigir dos ovos, a pesquisa acabou por constituir-se em tiro no pé na medida em que gerou efeito oposto ao desejado. Ou seja, em vez de provar a alta simpatia do golpismo, de tão absurda virou motivo de suspeitas agathacristianas. Credo!

Nenhum comentário: