Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Mais uma 'mancha' em nossa história



Uma mancha na imagem do Brasil. Foi assim que o ex-presidente do Uruguai José Mujica avalia o atual processo de impeachment da presidente Dilma.Mujica disse que afastamento "não faz bem à imagem do Brasil". Mujica esteve em Curitiba (PR) nesta quarta-feira (27), onde participou de um seminário sobre democracia.

"A sociedade brasileira antecipou a decisão, mas tudo ainda depende do Senado. Do ponto de vista prático, [o processo de impeachment] dá a impressão de uma decisão meramente política, acima de qualquer outra consideração", afirmou o ex-presidente uruguaio, que atualmente é senador.

Fala-se publicamente como se essa decisão já tivesse sido tomada, e esse gesto antecipa a decisão do Senado brasileiro. Isso não faz bem à imagem do Brasil. Espero que, com o tempo, isso possa ser superado."

Legado da esquerda permanecerá


Sobre o crescimento de partidos e candidatos ligados à direita na América do Sul, Mujica avalia que a maior parte do legado dos governos de esquerda permanecerá. "Há contradições e disputas, mas isso é da vida. Talvez algumas conquistas se percam, mas outras serão afirmadas. Os que lutaram pela jornada de 8 horas de trabalho, os que lutaram pelo voto da mulher: todos os avanços sociais tiveram gente na vanguarda", disse.

"Antigamente cometíamos um erro: tentávamos fazer uma revolução material. A verdadeira revolução é a cultural."

Pela manhã, o ex-presidente uruguaio participou do seminário "Democracia na América Latina", promovido pelo Laboratório de Cultura Digital da UFPR (Universidade Federal do Paraná).

Compareceram no 7 mil para ouvir a palestra do político uruguaio e foi necessário mudar o local (o espaço escolhido anteriormente tinha capacidade para 500 pessoas). Depois da palestra, Mujica foi cercado por estudantes e teve de posar para várias fotos.
(Os Amigos do Presidente Lula)

Nenhum comentário: