Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

domingo, 17 de julho de 2016

É tetra!!!


Hoje faz 22 anos que o Brasil ganhou o tetra campeonato mundial de futebol, após 24 anos de jejum brabo sem título. Para os mais velhos como eu, que tinha 44 anos à época e admirava o estilo de jogo daquela seleção, trata-se de uma reminiscência deliciosa pelo desfecho exitoso de um grande trabalho, mas cercado de desconfiança do douto PIG na área futebolística.

O treinador Carlos Alberto Parreira era esculhambado um dia sim outro também por mostrar conhecimento teórico acima da média verificada no mercado brasileiro, o que descontentava os donos da verdade encastelados na mídia, aliás, o mesmo que enfrentou o saudoso Claudio Coutinho quando treinou a seleção de 1978 e perdeu o título pra Argentina, em uma conquista envolta em fortes suspeitas de favorecimento aos milicos golpistas.

Pra se ter uma ideia da histeria vigente no período que antecedia aquela Copa, havia uma dupla de roqueiros que passou a colaborar na folha tucana(FSP) e costuma encerrar seus artigos com a frase, 'faltam tantos dias pro Brasil perder a Copa...' depois do dia 17/07/1994 não tiveram a educação de pedir desculpas aos leitores e assumir suas respectivas imbecilidades. Saíram à francesa, mas devidamente lembrados pela cretinice impertinente de quem devia ter pejo ao sentenciar boçalmente sem conhecimento de causa.

Hoje, percebe-se que muitos daqueles algozes dantanho mostram-se tolerantes, feitos seus coleguinhas da área política que falam abertamente em ditadura, todavia na época da dita cuja costumavam chamar de 'subversivos' a quem colocasse a redentora no seu devido lugar, com a seleção de Parreira. Principalmente depois que Pepe Guardiola rasgou elogios ao estilo de jogo daquele time, a ponto de adotar a forma como ela mantinha a posse de bola.

Vale o registro, a lembrança e a referência a um dos times mais competitivos de nossa história, que hoje deveria servir de modelo em muitos dos quesitos exigidos por uma equipe pretendente ao sucesso. valeu!

Nenhum comentário: