Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

terça-feira, 28 de junho de 2016

Os bons exemplos, os maus conselhos e as consequências do voto


Até o final deste ano, o prefeito paulistano Fernando Haddad terá entregue 105 mil vagas nas creches da prefeitura, assim como já entregou mais de 400km de faixas para ciclistas e mais de 200km de corredores exclusivos para o transporte coletivo, em um autêntico atestado de sensibilidade social e compromisso com as camadas que mais precisam da intervenção do poder público.

No entanto, nada disso é indicativo tão forte do sucesso de sua gestão do que o mau humor que desperta nos protagonistas midiáticos ligados ao conservadorismo. Houve até um, apresentador de televisão José Luiz Datena que, de tanto deitar falação e propor soluções fáceis pra tudo, iludiu-se com seu próprio ilusionismo demagogo propondo-se a ser candidato à sucessão da Haddad.

Felizmente o bestunto em tela desistiu da empreitada, provavelmente após despertar de seu sono demagógico. Não que tenha acordado para a realidade conjuntural do país, mas, pelo menos em relação à atual gestão da PMSP, confessou sua sub repticiamente sua  incapacidade na árdua tarefa de acrescentar algo.

Cá por Belém, infelizmente, não temos a mesma sorte. Nem com o atual alcaide, sabidamente negligente e incapaz de realizar ao menos 10% do que prometeu em campanha, nem pelo surgimento de um eventual justiceiro midiático capaz de empolgar as massas pra ir às ruas exigindo políticas públicas já.

É verdade que há um esbirro, integrante da famigerada 'Bancada da Bala', que encanta incautos com sua retórica tão reacionária quanto demagoga, bastante semelhante ao que evocam os datenas da vida. Todavia, o tal justiceiro remunerado com dinheiro público já foi mais encantador com suas bravatas e hoje, felizmente, foi colocado no lugar que lhe cabe na política local: a vala comum onde chafurdam farsantes e demagogos useiros e vezeiros em vender ilusões à população.

Esta, por sua, vez, deveria inteirar-se de experiências verificadas em outras cidades, como São Paulo, por exemplo, a fimde separar o joio do trigo e ver que é possível escolher-se um gestor para a nossa cidade não a partir do filtro midiático altamente contaminado, e sim através de compromissos sociais capazes de nos tirar desses mais de dez anos de marasmo e desamor por Belém.

Nenhum comentário: