Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

domingo, 12 de junho de 2016

A escola pública tratada como estorvo


O Diário do Pará on line, de sexta-feira última(10), registrou um fato, en passant, ressalte-se, porque não vai, infelizmente, além da divulgação ocasional seguida de esquecimento do fato, que mereceria muito mais, reportagens seguidas de reflexões, dada a gravidade do assunto.

Trata-se de matéria a respeito da falta de merenda escolar nas escolas estaduais, embora o fato divulgado refira-se a uma determinada escola, a própria justificativa da SEDUC traduz confissão dessa carência generalizada.

Eis o que dizem alunos da Escola Estadual Paraense,no conjunto Cidade Nova VI, "Ficamos sem merenda diversas vezes, e muitos alunos não tem o que comer de manhã em casa. Aí não há condições de estudar. Então, os professores acertaram conosco dar apenas 30 minutos de aula, para sairmos mais cedo, mas a diretora barrou". 

Ou seja, além da forme, cárcere privado a fim de cumprir as normas da escola, embora esta funcione precariamente , deforma a não estar em condições morais de obrigar a cumprir suas normas. Dizem mais, os alunos, "Ficamos presos aqui(na escola), com fome até às 12:15. Alguns alunos se revoltaram, queriam quebrar coisa. Acertamos fazer o ato sem baderna".

Então, fecharam a rua SN 21, em frente a escola, e realizaram seu protesto exigigindo a presença de um representante daSEDUC a fim de discutir não só a falta de merenda,mas também melhores condições para o funcionamento minimamente decente daquela unidade escolar.

Pateticamente, a secretaria justificou-se alegando estar fazendo um levantamento a respeito das necessidades, para depois regularizar o fornecimento da merenda,absurdo inominável na medida em que estamos no meio do ano letivo e administração da escola pública,com essa declaração, nada mais do confessar sua incúria.

Felizmente, até aqui, não há registro de roubalheira, cá no Pará, como a ocorrida em São Paulo, quando tucanos bem postos na administração daquele estado roubaram cinicamente o dinheiro destinado à compra da merenda e o ímpio governador ainda mandou sua milícia baixar a porrada nos estudantes que ousaram protestar. Por enquanto, essa ocorrência fica por conta do descaso e da incompetência recorrente do governador Simão Jatene em lidar com o ensino público, apesar de ser o mesmo um beneficiário do sistema público de educação.

Seria bom que o jornalismo prestasse um serviço à população e fosse atrás dos desdobramentos desse descaso. Afinal, a merenda parece ser apenas um dos aspectos dessa crônica má gestão, a qual se somam o arrocho salarial, péssimas instalações escolares, descaso com as condições logísticas e por aí vai...Registrar o fato e depois relegá-lo ao arquivo acaba virando conivência com a má gestão, por via de consequência, um serviço prestado aos maus governantes.

Nenhum comentário: