Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quinta-feira, 19 de maio de 2016

MEC PRIVATIZADO E ADMINISTRADO POR UM TESTA DE FERRO

:
Dono da Ser Educacional, maior grupo de faculdades privadas do Nordeste, o empresário pernambucano Janguiê Diniz bancou a indicação de Mendonça Filho, do DEM, para o Ministério da Educação; dias depois, ele indicou um de seus diretores, Maurício Costa Romão, para ocupar a poderosa Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, do MEC, que tem o poder de abrir novos cursos e faculdades; bilionário e extremamente agressivo, Janguiê tem a ambição de obter licenças para vários novos cursos, especialmente nas áreas médicas; o ministro Mendonça Filho, por sua vez, sugeriu o fim da gratuidade das universidades públicas, mas voltou atrás; tanto reitores das federais como donos de faculdades privadas temem uma espécie de privatização branca do MEC, com Janguiê dando as cartas no setor

Pernambuco 247 – Reitores de universidades públicas e donos de faculdades privadas estão alarmados com os primeiros movimentos do Ministério da Educação, sob a gestão do deputado Mendonça Filho (DEM-PE). Isso porque não é segredo, no setor, que quem bancou a indicação de "Mendoncinha" foi o empresário pernambucano Janguiê Diniz.

Bilionário, Janguiê é dono da Ser Educacional, maior rede de faculdades privadas do Nordeste (saiba mais sobre ele aqui). De perfil extremamente agressivo, ele sonha em abrir, com mais facilidades, novos cursos e faculdades – especialmente na área médica. Coincidência ou não, dias depois da posse de Mendonça, um diretor do grupo de Janguiê foi indicado para a mais poderosa secretaria do MEC. O que se teme, no setor da educação, é que esteja havendo uma privatização branca do MEC.

Leia, abaixo, nota publicada por Lauro Jardim sobre a escolha de Mendonça Filho para a secretaria mais poderosa do MEC:

O economista Maurício Costa Romão (foto), novo titular da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, do MEC, terá que ter atenção redobrada para evitar conflitos de interesse.

Romão faz parte do Instituto de Pesquisas Maurício de Nassau, uma das várias empresas do pernambucano Janguiê Diniz.

As faculdades de Diniz têm uma extensa pauta pendente na secretaria a ser ocupada por Romão, a exemplo do pedido de abertura de novos cursos e faculdades.

Nenhum comentário: