Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Fissuras


Pode estar aumentando de tamanho a fissura existente, mas até aqui quase imperceptível, entre alguns dos mais influentes senadores pemedebistas e o interino Michel Temer. Segundo matéria do JB, hoje(20), o PMDB do Senado se ressente por não estar sendo ouvido de maneira mais ampla na formação do novo governo. Por isso, Renan, que já trocou farpas públicas com Michel Temer e apoiou até a véspera do impeachment a presidente Dilma Rousseff, tenta se manter afastado do Palácio do Planalto.

Só pra lembrar, a senadora pemedebista Katia Abreu ficou no governo ao lado Dilma até o dia do afastamento desta; e Jader Barbalho não compareceu pra votar pela procedência do impedimento. Lembremos, ainda, que no auge do mandonismo explícito de Cunha, quando até um shopping anunciou que construiria nas dependências da Câmara Federal e ninguém ousou mostrar contrariedade, foi Jader Barbalho que, da tribuna do Senado, levantou sua voz e ironizou a iniciativa do correligionário, declarando que estava aberta a possibilidade para a construção até de motel na Câmara. Depois, as fotos de uma garota de programa fazendo sexo com um parlamentar no banheiro da Casa, mostrou que Jader não estava tão longe da deplorável realidade ali vivida.

Agora,quando Renan demonstra preocupação com a situação, que Cunha está "tutelando" Michel Temer e seu governo, a partir de pedidos e indicações para cargos, inclusive no primeiro escalão, resta saber como o governo interino vai agir politicamente e mandar simultaneamente suas propostas legislativas à uma Casa refratária ao seu funcionamento e composição.

Com efeito, tem-se a impressão que Cunha nem precisaria de mandato para continuar influenciando decisivamente o interino Michel Temer, dadas as ligações político/umbilicais entre ambos. Percebe-se que Temer é todo maneirismo pra não contrariar o aliado, talvez, mentor.

Resta saber o limite em que essas tensões podem chegar sem levar ao transbordo do tonel de mágoas, até aqui ocultado. No momento, vê-se ainda boa vontade pra aparar todas as arestas.pelo menos até o ponto em que a justiça seja neutralizada. Depois entraremos na sala escura em que todos estão vestidos de preto e com uma lâmina afiadíssima nas mãos, sendo incauculável quem serávítimae quem sobreviverá à situação.

Nenhum comentário: