Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

terça-feira, 17 de maio de 2016

Do ProPaz à vice da PMB. Simão quer dar outro 'presentinho' à filhota


Segundo boataria dos bastidores da privataria, o PSDB trocou o nome do presidente da Câmara Municipal de Belém, Orlando Reis, pelo de Izabela Jatene, filha do governador do Pará Simão Jatene, pra fazer companhia a Zenaldo Jr na campanha que disputará a reeleição. Zenaldo, recorde-se, nesse seu primeiro mandato como alcaide belenense, e talvez único a julgar pelo descontentamento da população, atuou mais como um secretário do governo estadual do que alguém detentor de autonomia administrativa para tocar os problemas de uma cidade de quase 1,5 milhão de habitantes.

Agora, tende a fechar essa parceria fazendo da filha do governador sua companheira de chapa e até bem mais do que isso. É possível especular que o dito acordo pode envolver o nome de Zenaldo à sucessão de Simão, ganhando Izabela de mão beijada a titularidade da PMB, assim como já havia ganho de presente do pai uma secretaria estadual de governo que mexe com parte considerável do orçamento pra fazer politicagem em troca de votos.

Mais do que uma combinação com os "russos", até aqui renitentes ao tucanato, Simão seria obrigado a mostrar empenho em campanha pela eleição de mais um tucano ao governo do Pará, pela óbvia razão de fazer da filha prefeita e bem mais. Com isso, montaria uma estrutura suficientemente gorda para garantir-lhe uma vaga no Senado Federal, diante de uma disputa que se afigura duríssima contra Jader Barbalho, provavelmente o correligionário Flexa Ribeiro, talvez Mario Couto, agora fora do PSDB e com munição capaz de estragos nas trincheiras privatas, talvez o atual vice-governador Zequinha Marinho; e até Duciomar Costa, este conhecido como devoto daquela crença que prega ser o Senado melhor que o paraíso, já que oferta as mesmas benesses e com a vantagem de faze-lo para vivos, muito vivos.

Aguardemos, pois, se essa boataria confirma-se ou não. Mesmo que não seja confirmado, é inegável que se trata de jogada inteligente, capaz de tirar o sono de quem dorme, sonha e acorda querendo por fim à dinastia privata no Pará, quase tão longeva quanto a de São Paulo,mas com o mesmo poder destrutivo da economia dos respectivos estados.

2 comentários:

Anônimo disse...

Zenaldo não teria nenhuma chance de disputar o governo em 2018. Ele teria que suplantar Adnan, Megale e até Pioneiro (caso seja reeleito por Ananindeua). Zenaldo após trabalhar contra a divisão do Pará, queimou suas pretensões nas regiões sudeste e Oeste do estado. Será que Vc esqueceu, caro blogueiro ?
Lembrando ainda que o poder de arregimentar os convencionais, dentro do PSDB, em território paraense é daquele cara de pau chamado Pioneiro.

Na Ilharga disse...

Jatene foi mal nas duas regiões que você cita e se reelegeu. Não discuto as chances de Zenaldo, apenas estranho que ele dê de mão beijada pra Simão a vice na sua chapa, em um meio onde não existe almoço grátis