Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

sexta-feira, 29 de abril de 2016

O ministério de Cunha/Temer não passa de assalto aos cofres públicos


A tramoia do golpe vive a dar combustível às gangues midiáticas, que não falam outra coisa que não falar em ministério que assessorará Temer, O Usurpador. Só o mega gatuno José Serra já foi cogitado pra três pastas: começou na Fazenda, foi deslocado pra Saúde e agora está no Itamaraty, por sinal, um diplomata que sequer possui diploma de graduação.

Já o bandalho agiota Armínio Fraga já foi e voltou ao Ministério da fazenda umas trocentas vezes; enquanto o sorrateiro e desonesto Romero jucá aparece como futuro titular do Planejamento. Depois de vários discursos austeros contra o número de ministérios do governo Dilma, golpistas já preparam para engolir o próprio discurso como condimento do erário que eles estão ávidos pra papar.

E assim caminham as tratativas sob os panos imundos manipulados pela dupla de gangsters Cunha/Temer pra dividir o butim entre larápios, butim este também conhecido como Tesouro Nacional.

Até aqui estamos nessa situação. No entanto, os golpistas podem ter mais problemas do que imaginam. Segundo o constitucionalista Jorge Rubem Folena de Oliveira, o vice-presidente da República somente substituirá o presidente no caso de seu impedimento ou o sucederá em caso de vacância do cargo presidencial. Além disso, o vice-presidente auxiliará o presidente quando convocado por este para missões especiais. É o que dispõe o artigo 79 da Constituição Federal. Suspensão de atribuições não implica impedimento ou sucessão por vacância. São três hipóteses distintas. Ora, o impedimento presidencial somente ocorrerá caso haja condenação por 2/3 dos Senadores da República, depois de concluído todo o devido processo legal; só então se dará a hipótese da perda do cargo, com a inabilitação, por 8 anos, para o exercício de função pública. (Artigo 52, parágrafo único).

Portanto,  todo esse acerto de bastidores em troca de apoio político pode dar com os burros nágua, o que só ocorrerá, óbvio, se os pusilânimes ministros do STF assumam suas respectivas togas com altivez. Caso contrário, só o povo será capaz de fazer justiça.

De qualquer modo, fica claro que o impedimento presidencial somente ocorrerá caso haja condenação por 2/3 dos Senadores da República, depois de concluído todo o devido processo legal; só então se dará a hipótese da perda do cargo, com a inabilitação, por 8 anos, para o exercício de função pública. (Artigo 52, parágrafo único) A substituição do(a) presidente(a) da República somente ocorrerá no caso de condenação definitiva no processo de impeachment (depois de esgotadas todas as etapas do impedimento) e em caso de vacância por morte ou renúncia.

Ressalte-se que impedimento não é a mesma coisa que suspensão das funções, pois esta não tem o condão de retirar o status de presidente da República.

Portanto, o vice-presidente somente sucederia a presidenta Dilma, e só então poderia constituir um novo governo, nos casos de condenação definitiva por impeachment (impedimento), ou havendo vacância por morte ou renúncia.

Fora disto, não existe possibilidade constitucional de o vice-presidente constituir um novo governo, com a nomeação de novos ministros, na medida em que o Brasil ainda tem uma Presidenta eleita pela maioria do povo brasileiro, que apenas estará afastada das suas funções para se defender das acusações no Senado Federal.

Então, o que vem sendo veiculado pela imprensa tradicional é mais uma tentativa de implantar o golpe institucional no Brasil, com o estabelecimento de um ilegítimo governo paralelo. Assim, por meio de factóides, tem sido anunciado que o vice-presidente nomeará ministério e já teria um plano de governo, anunciado em 28 de abril de 2016, que não procura esconder seus objetivos de redução dos direitos trabalhistas e previdenciários, além de cortar programas sociais, como o Bolsa família.

Sendo assim, claro está que o vice-presidente não tem atribuição para instituir novo governo nem nomear ou desnomear ministros de Estado e, desta forma, deverá se limitar a aguardar, em silêncio e com todo o decoro possível, o resultado final do julgamento do impedimento, no Palácio do Jaburu, sua residência oficial.

Isto nos leva à uma única conclusão: o que está em curso no país é um golpe contra um governo legitimamente eleito, bem como contra nossa jovem democracia, e perpetrado por uma camarilha de políticos carreiristas e salafrários. Simples assim.
(Informações extraídas do site Carta Maior)

Nenhum comentário: