Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Jornalista entra com representação contra advogado que acusou Dilma de ‘traficante, trambiqueira'

Sérgio Cypriano e José Matos

Em 14 de julho, o Viomundo denunciou: Advogado, que acusa Dilma de traficante e trambiqueira e jornalista de receber dinheiro de quadrilha, não é professor da USP.

O advogado é Sergio Cypriano de Moura Ribeiro Marques (OAB/SP 261.179).

O jornalista, José Matos, de Indaiatuba, interior de São Paulo, filiado ao PT desde 1991.

A advogada Fabíola Marques compartilhou em seu perfil no Facebook o repúdio da senadora Gleisy Hoffmann (PT-PR) ao adesivo, que simulava estupro da presidenta Dilma e estimulava a violência contra as mulheres em geral.

Em resposta, o advogado Sergio Cypriano de Moura Ribeiro Marques postou no mural da colega de profissão um comentário machista, difamatório e acusador. Além de colocar em dúvida a existência do adesivo misógino, criminoso, acusa Dilma de “traficante, trambiqueira, terrorista”.

O jornalista José Matos, filiado ao PT desde 1991, rechaçou.

A partir daí, os dois começaram a debater. Primeiro, em mensagens públicas. Depois, a pedido de Sergio Cypriano de Moura Ribeiro Marques, no privado, in box.

O advogado chamou José Matos de “vagabundo”, ameaçou-o (“Te marquei e vou te achar”), disse que ele “deve receber dinheiro roubado”, “dinheiro de quadrilha”, arrematando: “A tua mãe [a de José Matos] é puta e por isso não respeito mesmo”.

O jornalista José Matos denunciou: “O advogado Sergio Cypriano de Moura Ribeiro Marques ultrapassou todos os limites. É um disparate sem tamanho que ofende todas as brasileiras”. E advertiu: “Sergio Cypriano de Moura Ribeiro Marques é reflexo da impunidade. Chega de sermos desrespeitados, agredidos física e moralmente, e de deixarmos barato!”

O jornalista cumpriu o que prometeu. Nesta semana, deve interpelar cível e criminalmente Sergio Cypriano de Moura Ribeiro Marques.

Na quinta-feira passada, 23 de julho, José Matos entrou com representação na OAB-SP contra o advogado Sergio Cypriano de Moura Ribeiro Marques.

A representação (na íntegra, ao final) contém 20 páginas mais 59 de documentos anexos, entre os quais a matéria doViomundo.

Nela, Matos descreve em detalhes o que aconteceu, adverte que a internet não pode ser tratada como terra de ninguém, mostra que o advogado entrou com ações contra ex-namoradas, diz que ele cometeu várias infrações disciplinares e requer que a representação seja admitida e instaurado processo disciplinar. Alguns trechos:











A propósito. Bem no final da reportagem que publicamos em 14 de julho, Advogado, que acusa Dilma de traficante e trambiqueira e jornalista de receber dinheiro de quadrilha, não é professor da USP, fizemos vários questionamentos.

Ao presidente da OAB Nacional, doutor Marcus Vinicius Furtado Coêlho:

— O que acha sobre um advogado que diz que a OAB é “laranja” e cujo comportamento em público e no privado é de absoluta baixaria?

— A OAB Nacional tomará alguma medida? Qual ou quais? E quando?

Ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo:

— Quando finalmente o senhor vai acordar para as barbaridades sexistas, machistas, criminosas, que estão sendo cometidas contra a presidenta Dilma e outras mulheres nas redes sociais?

À ministra Eleonora Menecucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República:

— Já não está passando da hora de ser mais drástica e ágil contra os que incitam violência em geral contra as mulheres?



— A senhora concorda que a postura de Sergio Cypriano de Moura Ribeiro Marques é também um ato de violência contra as mulheres e ele como advogado sabe muito bem disso?

— Será que mais esse caso vai ficar impune?

Após a publicação da matéria, contatamos por e-mail e telefone as assessorias (várias vezes) de imprensa desses órgãos, pedindo que seus titulares comentassem e fazendo os questionamentos acima aos seus titulares.

Lamentavelmente Nenhum retorno da OAB (motivos corporativos?) nem do Ministério da Justiça.

Apenas a SPM, após muita insistência, limitou-se a uma nota burocrática, insípida, que cabe em qualquer circunstância e “vai sozinha” para a redação .

O governo está investindo no enfrentamento da violência contra a mulher, tanto no cumprimento da Lei Maria da Penha, quando na nova Lei do Feminicídio e em uma mudança de comportamento com o Humaniza Redes. Nossa ação é para que todos que cometem atos de violência contra as mulheres, de qualquer natureza, sejam responsabilizados. O Estado brasileiro — órgãos da justiça, Ministério Público e poderes executivos — vem travando uma luta incansável para sair da situação em que estamos no ranking mundial da violência.



Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.

“É visível no comportamento desse advogado a sensação de impunidade e desrespeito às leis e aos bons costumes. Ele não respeita nem o órgão que o representa, chama seus membros e colegas de profissão de ‘laranjas'”, atenta o jornalista João Matos. “É um caluniador e difamador habitual e agressivo em relação às mulheres. Ele não mede palavras para ofender, agredir, caluniar, violar e afrontar a dignidade humana.”

“A decisão disciplinar da OAB em relação a ele será uma resposta à sociedade de como deve se portar os seus associados”, avalia José Matos. “O que está em discussão é se Estatuto do Advogado tem valor prático, de fato e de direito, e se pode ser evocado quando a sociedade é vítima de algum dos seus associados.”

Representação à OAB-SP de José Matos contra Sérgio Cypriano de Moura Ribeiro Marques

(Conceição Lemes/ Viomundo)

Nenhum comentário: