Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

terça-feira, 26 de maio de 2015

Resultados nefastos do famigerado orçamento impositivo


Quando foi aprovado no Congresso Nacional, o tal orçamento impositivo foi saudado pela mídia delinquente e partidarizada como um avanço no resgate de prerrogativas perdidas pelo Legislativo para o Executivo desde os tempos da ditadura militar/empresarial.

Porém, na prática, era sabido que tudo não passava de ardil visando dobrar a inflexível Dilma Rousseff e fazer valer o balcão de negócios gestado no parlamento entre empresas financiadoras e parlamentares financiados a fim de impor como prioridade nacional interesses particulares inconfessáveis.

Eis aí um exemplo prático dessa sordidez, relatado pelo site da revista Carta Capital. O financiamento da saúde, por parte da União, teve diminuído o percentual mínimo da receita corrente líquida de aproximadamente 14,6% para 13,2%, e com isso o orçamento da saúde perde entre R$ 7 bilhões e R$ 10 bilhões, este ano. A PEC também prevê o pagamento de emendas, obrigando a União a repassar cerca de 1,2% do orçamento destinado a saúde às emendas parlamentares individuais de cada deputado. Tais recursos que serão retirados do SUS deverão ser aplicados em saúde, não precisando ser gênio pra perceber quem serão os beneficiários.

Hoje, o deputado paraense Hélio Leite foi à tribuna da Câmara saudar a ida dos prefeitos de todos os cantos do país a Brasília a fim de pressionar o governo federal por mais recursos. Não por acaso, o ex-prefeito do município de Castanhal e hoje deputado federal propôs a criação de uma espécie de PAC da saúde, correndo o risco de ser submetido a essa lógica de retirar recursos do orçamento público e transferindo pra iniciativa privada, inominável patranha urdida por malfeitores que tiram recursos pra atendimento dos que mais precisam pra beneficiar tubarões e turbinar essa usina de falcatruas. Revoltante!

Nenhum comentário: