Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

sexta-feira, 22 de maio de 2015

A luta pela democratização da informação

A democratização da mídia no Brasil se fortaleceu nesta quinta-feira (21), em Belém do Pará, no debate realizado durante o evento que trouxe o tema novamente à capital paraense.

Com a presença do jornalista e blogueiro Altamiro Borges, os participantes do Seminário: Democratização da Comunicação: A comunicação e o Controle Social em Belém receberam o jornalista Altamiro Borges, jornalista, blogueiro e presidente do Centro de Estudos da Comunicação Alternativa "Barão de Itararé", que segundo um dos participantes fez uma espécia de "aula magna", sobre política e comunicação aos presentes.

Entre blogueiros, sindicalistas, jornalistas, estudantes de cursos da área da comunicação e militantes de diversos movimentos sociais, o evento apoiado por entidades como o FNDC - Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, o núcleo Barão de Itararé-PA e o AmazonWeb - Fórum de Blogueiros e Ativistas Digitais da Amazônia, teve o apoio das Centrais Sindicais, como a CUT e CTB, além do Sindicato dos Jornalistas, e a iniciativa do mandato da vereadora de Belém, Sandra Batista (PCdoB).

Uma das falas mais marcantes da noite, foi feita pela ex-governadora, Ana Júlia. Além de uma análise sobre o papel das novas mídias, Ana fez uma mea-culpa, admitindo que além de que na época desconhecia o potencial da comunicação eletrônica, sua equipe de governo não valorizou os novos meios de comunicação alternativa e que por isso, seu governo não teve êxito a ponto de ser reeleito. Em um dos trechos de sua intervenção, chegou a lamentar que praticamente nenhum dos seus ex-secretários possuía uma conta no twitter, mídia social fundamental, assim como outras citadas, pela hoje ativista digital e que foi a primeira mulher que governou o Estado do Pará, entre os anos de 2010 e 2014.

Entre os encaminhamentos propostos para a continuidade do debate, estão:

A formação de um grupo de trabalho que reformule a proposta para a implantação do Conselho Municipal de Comunicação;

A ampliação do FNDC-PA e a rearticulação do Núcleo Barão de Itararé-PA; e

O fortalecimento e apoio ao AmazonWeb - Fórum de Blogueiros e Ativistas Digitais da Amazônia, entre outras propostas que ainda serão sistematizadas.

Como este blog preza pela ampla informação e a totalidade do debate ocorrido, mas não abre mão de noticiar o quanto antes o evento e ficamos devendo outra atualização, com mais detalhes deste importante seminário que revigora a luta por uma antiga bandeira dos que lutam pela democracia plena no Brasil: A quebra do monopólio das sete (07) empresas familiares que controlam tudo que é dito, lido, exibido e assimilado pelo povo brasileiro através dos meios de comunicação de massa no Brasil.
(As Falas da Polis)

Nenhum comentário: