Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

A "nova" cara do PMDB

Dos 66 deputados eleitos pelo PMDB, para a próxima legislatura na Câmara Federal, 33 fazem oposição ao atual governo, diz o atual líder do partido na Câmara. Isto é, independente de quem for eleito os pemedebistas serão a segunda maior bancada de oposição. No caso de uma vitória tucana, secundando os 70 petistas; e no caso da vitória de Dilma, vindo em seguida dos 55 emplumados eleitos.

Apesar da campanha midiática, Dilma continua favorita. Caso se confirme esse ligeiro favoritismo do momento, então, o PMDB será a segunda maior bancada de oposição ao governo que tem como vice presidente um membro do próprio partido. Perdurará, então, a tática do morde e assopra que faz dos pemedebistas a sigla mais numerosa do país, porém, carregando essa inconsistência política que fez naufragar a candidatura presidencial de Ulysses Guimarães e desde então os relegou à condição de uma confederação de coadjuvantes governistas, independente do matiz político do governo de plantão.

A perspectiva de uma reforma política resultante do trabalho de uma constituinte exclusiva para esse fim pode significar o fim dessa confederação, bem como da crise de identidade shakespeariana que acomete a sigla. Que poderá até diminuir de tamanho, todavia, adquirirá outra fisionomia diferente da atual.

Com a família Sarney batendo retirada, mas com Renan Calheiros fortalecido pela eleição do filho para o governo de Alagoas, assim como pode ficar o senador Jader Barbalho, caso eleja o filho governador do Pará, poderemos ver transferido esse comando para mãos mais centralizadoras, na hipótese da vitória de Dilma, ficando o controle sob a batuta do paulista Michel Temer, do nordestino Renan, e dos nortistas Barbalho e Eduardo Braga(mesmo que este perca as eleições poderá virar ministro da integração), sem contar o capixaba Paulo Hartung.

Assim, perderiam poder Henrique Eduardo Alves(mesmo como governador do R.G. do Norte); Gedel Vieira Lima, na Bahia; Romero Jucá, em Rondônia; e o próprio Eduardo Cunha, no Rio de Janeiro. Postos à margem na máquina partidária e sem espaço em um futuro governo, essas lideranças só teriam o caminho da porta de saída a seguir. Será que essa elucubração abriria caminho para que o PMDB tivesse candidatura própria à presidência da República, em 2018?

3 comentários:

Anônimo disse...

Esse é um partido Jefferson Lima. Nada confiável. A grande prova está na aliança com o PT no Pará. Nomes fortes do partido dos trabalhadores foram traídos e apunhalados. Lembro que em Redenção (sul do estado), não ajudaram e ignoraram a companheira Ana Júlia.

Anônimo disse...

Prezado Jorge:
Enviei, a pouco, a sugestão, abaixo transcrita, para a Coordenação da Campanha da Dilma Rousseff.
Gostaria de ter sua opinião.
Um abraço
Marcos Klautau
Obs: se for ruim, pode "baixar o malho"
--------------------------------
Sugestão/Ideia para a Campanha / Programa Político
Marcos Klautau
13:51 (Há 2 minutos)
Para: suaideianacamp., linkcomdilma, imprensaptbsb
CUIDADO! O BRASIL CORRE O RISCO DE “AFUNDAR” NOVAMENTE!
Vocês já notaram que o candidato Aécio Neves tenta imitar, no comportamento, em gestos, palavras e promessas (sic) um ex-Presidente da República?
Concernente ao tema mencionado, a última farsa no Brasil, que a história registra, foi encenada por Fernando Collor de Mello.
Todos sabem o fim dessa triste história, mas tem gente que ainda quer repetir o erro. Cuidado! A questão é seriíssima!
Por isso, e muito mais, meu voto é DILMA 13.
Voto que presentifica um tributo à competência, honestidade e muito trabalho em benefício dos mais pobres e aos Programas Sociais.
Um grande abraço
Marcos Klautau
marcosklautau@gmail.com
(91) 9986-3600
* Obs: É permitido à Candidata Dilma Rousseff, ou à Coordenação da Campanha, rever e/ou adequar o presente texto que sugiro para a linguagem jornalística.

Na Ilharga disse...

Espero ter respondido seu oportuno comentário com a postagem feita hoje, intitulada "Os semelhantes se atraem". Um grande abraço