Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

O 'novo', o peido e a mudança de hábito


“Comer bife é uma extravagância do ponto de vista ambiental. O preço da carne vai ter de ser muito caro, o leite terá de ficar mais caro. Tudo que tem impacto ambiental vai ter de embutir o custo real e não apenas o monetário. Essa é a mudança decisiva.”

Essa ideia de Jerico é do assessor econômico de Marina Silva, Eduardo Gianetti da Fonseca, capturada pelo jornalista Ricardo Arnt e lembrada pelo colunista Paulo Moreira Leite, ao traçar um perfil de um dos gurus da candidata pessebista(?) que, entre outras coisas teratológicas, propõe mudança radical no hábito alimentar do povo brasileiro a fim de mitigar os efeitos danosos dos peidos do gado para o meio ambiente.

Pelo menos, nesse caso do confisco do leite e da carne da mesa do brasileiro, ela foi anunciada antes da instalação de um (improvável, ainda bem) governo que se anuncia como novo. Ao contrário do confisco da poupança, medida ocultada até ser tomada quando seu (ir)responsável já estava sentado na cadeira presidencial, embora isso não absolva o dândi autor da 'nova ideia' e muito menos evite a comparação.

Isto me lembrou a letra de uma marchinha feita para o carnaval carioca no fim dos anos 1950. Fazia alusão à transferência da capital federal do Rio de Janeiro pra Brasília e apelava a JK nesses termos, "Dizem, é voz corrente, Que em Goiás será a nova capital, Leve tudo pra lá, seu presidente! Mas deixe aqui o nosso carnaval".

Desgraçadamente, nesse quadro ameaçador, com o preço do kilo do bife ameaçando custar o preço de uma vaca e o litro do leite mais caro que uma garrafa de scotch doze anos, não teremos nem a quem apelar, apenas nos submeter aos hábitos alimentares de Marina e Gianetti. E aproveitarmos a única concessão a ser feita: o consumo de alimentos transgênicos a fim de atender as conveniências políticas do provável(ex) futuro vice nessa nova versão daquilo que causou indignação e perplexidade em 1990. Credo! 

2 comentários:

Anônimo disse...

vamos votar no diabo mas nao na dilma!!! MORTE AO PT

Na Ilharga disse...

Vamos, quem, cara pálida? Só se for os orfãos da privataria. E com a eco/fundamentalista e tudo. Perdeu, salafrário!