Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Maquiagem borrada


Impressionante como toda vez que a direita retoca a maquiagem com intenções malévolas de ludibriar o povo, dá com os burros nágua e provoca enormes frustrações coletivas. Todos lembram da artimanha apelidada de 'Nova República', arranjo feito entre milicos e oportunistas de plantão, que utilizaram a marca nacional 'Diretas-Já!', transformando-a em 'Tancredo-Já!', promovendo um dos maiores engodos da história republicana, sabiamente alcunhada por mestre Florestan Fernandes como 'transição transada'.

Mal comparando, já que os personagens são menores e a ocasião imprópria, é o que tenta fazer agora o desesperado PSDB ao recorrer à declaração de voto do ex-presidente do STF, Joaquim Barbosa, como forma de alavancar a cambaleante candidatura de Aécio Neves.

Claro que o efeito dessa traquinagem colegial será o mesmo da composição famigerada da tal 'transição transada', quando seus artífices foram execrados, em vez da redenção daquela vassalagem. E a resposta veio nas urnas, na primeira oportunidade dada à sociedade, através da manifestação maciça da vontade da população clamaando pelo novo. É verdade que o escolhido também causou frustração e por isso foi apeado do poder, dando lugar a outra farsa montada. No entanto, de tanto tentar, o povo acabou acertando a mão em 2002.

Ressuscitar a figura sombria e farsante de Joaquim Barbosa como nome capaz de alavancar Aécio carrega a mesma velhacaria histórica de fazer do PFL protagonista da redemocratização do país, daí ser fadado ao mesmo destino. Assim como o PFL, hoje, não passa de um zumbi político graças ao desprezo que a sociedade o relegou, o mesmo deverá ocorrer com Barbosa. Em vez de melhorar a imagem do mal afamado e trôpego Aécio, afundará abraçado ao dito cujo e definitivamente desmascarado diante do último incauto vivente em terras tupiniquins. Credo!

Nenhum comentário: