Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Quanto mais se defende, mais FHC mostra o seu lado degenerado


"Ciro afirma que governo FHC "quebrou" o Brasil três vezes

Brasília - O ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, criticou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em resposta às declarações de que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é incompetente. Ele considerou "um nonsense (falta de sentido) absoluto" da parte do ex-presidente de se sentir "tão precocemente autorizado a fazer esse tipo de crítica" contra o governo Lula. "Se isso vem de um desempregado, em diria: desculpe, estamos devendo muito ao País. Mas do senhor Fernando Henrique Cardoso? Não faz dois anos que ele deixou o governo", disse Ciro Gomes.

O ministro afirmou que preferia usar os números "gelados, frios e que não permitem subjetividade" para comentar as críticas de Fernando Henrique. Ciro disse que quando Fernando Henrique tomou posse, o Brasil tinha 500 anos de história e tinha consolidado um dívida pública de 27% do Produto Interno Bruto (PIB).

"O senhor Fernando Henrique Cardoso entregou o governo ao presidente Lula com o País com 58% do PIB de dívida e aumentou a carga tributária de 27% para 36% do PIB. No mesmo passo em que o País teve o menor crescimento médio da sua economia em todos os tempos, 2%. Esse é o legado que estamos consertando", disse Ciro.

Para responder às declarações de Fernando Henrique o ministro continuou criticando o governo passado dizendo que o País "assistiu constrangido" à falta de energia elétrica e "foi dominado pelos piores números de epidemia da história moderna".

Além disso, Ciro afirmou que por três vezes no governo Fernando Henrique o Brasil "quebrou" e recorreu ao Fundo Monetário Nacional (FMI) e que o desemprego aumentou de 4,7% para 12 % nos oito anos do governo tucano. "E é esse cidadão que tão precocemente vem falar em incompetência!", disse Ciro, depois de participar de sessão solene em homenagem ao cinqüentenário da Universidade Federal do Ceará."

Portanto, não foi apenas a presidenta Dilma que fez a tal afirmação. Por que ele só responde agora? Porque só sabe fazer politicagem e está empenhado em derrotar Dilma, o que seria uma opção legítima de oposicionista. Ocorre que, nesse caso, fica cada vez mais patente o quanto foi um governante nefasto, corrupto e incompetente, daí a tentativa, ainda que tardia, de estancar o agravamento dessa fama que o faz detentor da mais alta taxa de rejeição popular, mesmo após doze anos fora do governo.

No mesmo dia em que escreveu o artigo criticando Dilma, FHC foi acusado pela revista 'Época' de maquinar, junto com Gilmar Mendes, a absolvição do larápio José Roberto Arruda, no TSE, tentativa, como se sabe, frustrada já que o dito gatuno foi derrotado e só contou com o voto favorável do citado libertador do celerado Abdelmassih.

Não adianta, assim é Fernando Henrique desde que foi içado ao posto máximo do país. Sua arrogância o levou a pensar que estava acima das leis, quando, na verdade, estava apenas à margem. E como tal agiu em quase tudo que fez de significativo. Privatizações, emenda da reeleição, política financeira, política administrativa, relação com outros poderes, quando aliados tiveram que renunciar aos mandatos e aos cargos porque flagrados em falcatruas contra as instituições que dirigiam.

Enfim, tudo que escrever, tudo que falar e tudo que jurar de pés juntos hoje não terá eco junto à população, não por obedecer ao inusitado pedido feito por ele quando era presidente. Mas, por representar no imaginário da população a enésima empulhação orquestrada por aquele que é o mais depravado, patife e usurpador de direitos da cidadania que a República brasileira já conheceu.

Nenhum comentário: