Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Obras federais garantem acesso à água no Nordeste

A presidenta Dilma garante que a superação da seca vai além do abastecimento de água. “A maior seca na vida de um sertanejo sempre foi a seca da falta de oportunidades. Não deixaremos de protegê-los, ajudá-los e apoiá-los”.

A principal ação em andamento é a Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste, maior obra de infraestrutura hídrica do Brasil, que se estende pelos estados do Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Além de apontar para a solução do problema da falta d’água, o empreendimento gera emprego e promove a inclusão social.

A Região Nordeste possui 28% da população brasileira e apenas 3% da disponibilidade de água, o que provoca grande irregularidade na distribuição dos recursos hídricos, já que o rio São Francisco apresenta 70% de toda a oferta regional.

Números impressionantes

Os números da Integração do São Francisco impressionam: são 11.462 trabalhadores e 3.929 máquinas que já executaram 62,4% da obra. Todas as etapas estão 100% contratadas e a previsão de entrega é até o final de 2015. Ao todo, o empreendimento tem extensão de 477 km organizados em dois eixos de transferência de água – Norte e Leste.

A Integração engloba a recuperação de 23 açudes e a construção de quatro túneis, 14 aquedutos, nove estações de bombeamento e 27 reservatórios, que funcionarão como pulmões de água para os sistemas de abastecimento do agreste, fornecendo 6 m³ por segundo.

Essa é a mais importante iniciativa da Política Nacional de Recursos Hídricos e beneficiará 12 milhões de pessoas, além de garantir segurança hídrica para mais de 390 municípios do Nordeste Setentrional.

“Essa obra abre o caminho como uma visão de como a gente tornará o Nordeste uma região extremamente estável e sustentável no que se refere à água”, destaca a presidenta Dilma Rousseff.

À Integração do São Francisco somam-se, em todo o Nordeste, obras estruturantes que vão mudar o perfil da oferta de água: o Eixão das Águas e o Cinturão das Águas (CE); as Adutoras de Piaus e Bocaina (PI); a Adutora do Alto Oeste e Seridó (RN); o canal da Vertente Litorânea
(PB); o Ramal do Agreste e as Adutoras do Agreste e do Pajeú (PE); o Canal do Sertão Alagoano (AL); a Adutora do São Francisco (SE); a Adutora do Algodão e a do Feijão (BA).

Mais benfeitorias

A segurança hídrica está mantida como prioridade no Programa de Governo para a reeleição da presidenta Dilma, que perseguirá a universalização do abastecimento de água tratada e a expansão, em todo o território nacional, do esgotamento sanitário e do seu tratamento.

E o governo federal continuará adotando medidas emergenciais para melhorar a convivência com a seca, como a instalação de cisternas, enquanto as grandes obras de segurança hídrica estão em andamento. “O Nordeste depende dos investimentos que o Governo Federal, junto com os estados e municípios, tem de fazer para proteger a população dessa região”,
garante Dilma Rousseff.

Além das obras, já foram entregues, no Nordeste, 937 mil cisternas, sendo 607 mil no governo da presidenta Dilma. O objetivo é alcançar a meta de concluir a instalação, até o final de 2014, de 1,08 milhão de cisternas na região. “É importantíssimo que o produtor tenha sua cisterna, para seu consumo, sua produção e que tenha condições de ter acesso a esse bem que é igual ao princípio da vida: a água”, destaca a presidenta Dilma.

(Portal Vermelho/Agência PT)

2 comentários:

Anônimo disse...


Na Ilharga, adverte em teu blog que ainda há tempo. Os Socialistas do PSB ainda não formalizaram no STE a candidatura de Marina. Diz para eles que ela está acabando com o partido. Vê a pronúncia de Neca Setúbal do Itaú. Ainda há tempo de implodir esta candidatura.Se o PSB não fizer isto, ou são masoquistas ou são loucos de pedra mesmo.

Na Ilharga disse...

Lamentavelmente, desconfio que não há tempo pra reverter essa tragédia continuada. O PIG, o REDE e a direita já tomaram de assalto a legenda socialista, a qual restará apenas o esperneio semelhante ao do seu secretário-geral.