Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

De aviões, de reforma política e dos fantasmas engavetadores


Quanto mais Beto Albuquerque e Marina se manifestam a respeito do avião fantasma(na prestação de contas do PSB) mais fica a certeza da urgência à vedação do financiamento privado de campanhas eleitorais. Depois da cavalar dose de cinismo do deputado Márcio França, recorrendo ao célebre 'cliente morto não paga', os integrantes da chapa presidencial socialista escusam-se de explicar um episódio que envolve o cometimento de vários delitos penais.

Enquanto isso, ninguém pressiona o ministro Gilmar Mendes para que libere o seu inútil voto, inútil no sentido de não poder reverter a situação do julgamento, já que o placar está em 6X1 a favor da ação impetrada pela OAB, mas que ensejaria o pontapé inicial para uma reforma política, ainda que em período eleitoral.

Nesse caso, até seria bom na medida em que as suscetibilidades estão à flor da pele e todo mundo evita ser alvo de acusações, logo, seria o momento propício de aprovar-se uma Constituinte exclusiva, empenhada na tarefa de dotar o país de uma legislação eleitoral mais atual e livre daquelas práticas corriqueiras e fisiológicas que agridem a sociedade e deslegitimam a atividade política.

Quanto ao ministro Gilmar Mendes, que já foi vítima de pedido de impeachment, já foi desmentido publicamente por declarações politiqueiras, no caso da conversa com Lula e no episódio do grampo de sua conversa(ao que parece inexistente) com Demóstenes Torres e agora será processado criminalmente por uma das vítimas do protegido do ministro, o celerado Roger Abdelmassih, é hora de entender que o cargo de ministro do STF não é uma redoma que o blinda contra qualquer coisa que faça. Como servidor público, deve satisfações à sociedade brasileira que dele certamente espera muito mais do que vem oferecendo. Ou, então, que renuncie ao cargo e volte a advogar diretamente para os que lá o colocaram, à época, ressalte-se, sob desconfiança do mundo jurídico a respeito do seu compromisso. Desgraçadamente, até aqui parece que seus críticos estavam cobertos de razão.

Nenhum comentário: