Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Dependendo do impossível




Segundo o Conversa Afiada, Diretório Municipal do PSDB de Alvorada do Norte (GO), por maioria esmagadora, defendeu a substituição de Aécio Neves por José Serra. Trata-se de reprodução de mensagem tuitada no Goiás Século 21 (@goiasseculo21).

Paulo Henrique Amorim resume o fato em uma lapidar frase, 'Chuva morro abaixo, fogo morro acima e traição em política …

Porém, é mais que isso. A tempestade que se abate sobre a campanha de Aécio Neves, bem como o fogo que faz virar cinzas seus arraiais são intermitentes desde quando sua candidatura foi lançada. Desde então, nunca ultrapassou a faixa de 20% dos votos, mesmo após quase um ano ininterrupto de mimos midiáticos, contrabalançados com uma ofensiva virulenta e diária contra o governo. Tudo recheado com pesquisas enfeitadas com os mais mirabolantes números, fazendo crer que a situação é flagrantemente muito pior do que a mídia conservadora e os institutos de pesquisa mostram.

Serra também perderá? Provavelmente. No entanto, em um cenário de bombardeio como o atual, talvez a alta direção privata avalie que a performance do paulista seria bastante superior ao do mineiro vivente das noitadas cariocas. Ora, mesmo não ganhando a presidência da República, pelo menos uma quantidade de votos válidos na faixa dos 30% manterá o PSDB com uma bancada com o mesmo peso da atual no Congresso, assim como pode fazer com que o estrago seja menor nas eleições pra governador. Enfim, é hora de entregar correndo os anéis e salvar os dedos enquanto há tempo.

Lógico que Aécio não sairia ileso desse arranjo e isto comprometeria sua carreira daqui pra frente, inclusive uma provável volta ao comando do governo mineiro. Todavia, pior será uma derrota acachapante em outubro próximo, cujo estrago pode significar não só o fim de uma liderança, mas, o fim de uma sigla que já foi respeitada, até ser testada, como a mais qualificada para nos proporcionar o rito de passagem dos tempos do voto de cabresto à modernidade. Fracassada a missão, resta agora lutar pela sobrevivência. Fracassará novamente?

Nenhum comentário: