Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Politicagem. .Desde que foram enxotados do poder, de quatro em quatro anos privatas caribenhos fazem CPI da Petrobras

De 4 em 4 anos tem eleições, e o PSDB introduziu uma CPI que atinge a Petrobras no seu calendário eleitoral.

Em 2009 teve uma CPI como faz agora. O requerimento foi de Álvaro Dias. Contou com as assinaturas de apoio dos então senadores Demóstenes Torres (que era do DEM) e Eduardo Azeredo (PSDB-MG).

Observe que metade da Refinaria de Pasadena já havia sido comprada pela Petrobras em 2006. Em 2008 já havia a disputa judicial com a sócia Astra Oil. Ninguém na CPI de 2009 tocou no assunto. Também não despertou o interesse da velha imprensa.

Se a compra da metade da Refinaria em 2006 tivesse algo errado, os tucanos sequer fizeram o dever de casa na CPI de 2009.

A CPI atual repete a anterior quando coloca como um dos objetos investigar obras da Refinaria de Abreu e Lima. Assim, a oposição fica parecendo um aluno repetente que não passa de ano e repete a matéria a cada eleição.

Não se questiona a necessidade de qualquer órgão de Estado ou empresa estatal esclarecer dúvidas levantadas. Mas o que estamos vendo é um esforço dos principais telejornais em não informar pelo menos as partes que já foram esclarecidas. Uma entrevista do ex-presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli ao Jornal Nacional foi mutilada na edição de forma a confundir o telespectador em vez de levar ao ar os trechos mais esclarecedores.

A CPI de 2009, no ano anterior às eleições deu em nada. O Ministério Público e o TCU que tem dedicação exclusiva para trabalhar em horário integral sobre Pasadena já investigam isso há um ano. O que leva a imaginar que uma CPI neste ano, criada há seis meses das eleições, com parlamentares em campanha, ficando menos tempo em Brasília, levaria a algum resultado edificante?

A compra da refinaria de Pasadena é fato consumado. São contratos executados. Os número já estão escriturados nos balanços da Petrobras dos anos anteriores. Não tem mais volta e não há mais o que interromper. Não há dificuldade nem para o TCU, nem para o Ministério Público atestarem se o valor da compra foi o adequado na época, se é que já não o fizeram.

Se houve eventual ilícito pontual de algum funcionário em torno deste processo, que denuncie os autores. O que não é razoável é deixar em aberto boatarias que difamem uma empresa que é patrimônio do povo brasileiro e que alimentam especulações contra a empresa, inclusive nas Bolsas de Valores.

Se há motivo para uma CPI sobre a Petrobras são outros. Um é a CPI da CPI de 2009. Outro é investigar o uso eleitoreiro deste instrumento que deveria ser mais sério. Outro são os interesses privados que pressionam pela privatização da empresa e pela entrega das grandes reservas de petróleo apenas ao lucro privado.
(Os Amigos do Presidente Lula)

Nenhum comentário: