Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

domingo, 15 de setembro de 2013

Além de ditador sanguinário, era um vil larápio!

Uma subcomissão de inquérito do Senado norte-americano confirmou que o antigo ditador chileno Augusto Pinochet tinha 125 contas em bancos nos Estados Unidos, incluindo numa subsidiária do Banco Espírito Santo (BES), na Flórida. Na sequência deste relatório, o Conselho de Defesa do Chile processou as instituições financeiras Banco Chile, Santander, Banco Espírito Santo e PNC (antigo Riggs), nos Estados Unidos, precisamente por ocultarem informações de contas secretas que o ex-ditador mantinha no exterior.
O relatório da comissão de investigação indica que o ex-ditador chileno recebeu transferências no montante de 3,91 milhões de dólares (2,9 milhões de euros) entre 1991 e 2000 nas contas abertas no banco português.
A investigação foi liderada pelos senadores Carl Levin (democrata) e Norm Coleman (republicano). No relatório afirma-se que esta é "uma história sórdida de lavagem de dinheiro" e as instituições não escapam a duras críticas: "a informação mostra que a rede de contas de Pinochet nos Estados Unidos era mais extensa, durou mais tempo e envolveu maior número de bancos do que se pensava. Alguns bancos ajudaram-no ativamente a esconder o seu dinheiro".
(Carta Maior)

Nenhum comentário: