Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

sábado, 31 de março de 2012

Demóstenes e os fundilhos da UDN

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

O senador Demóstenes Torres seria apenas mais um caso de promiscuidade entre políticos e interesses privados – criminosos ou “apenas” escusos -, somente um dos muitos que a gente sabe que há por aí.

Com bicheiros, com empreiteiros e – os mais sofisticados – com banqueiros e outros “financeiros”.

Seria, não fosse a evidente cumplicidade que se formava entre ele e dirigentes do Judiciário e com a mídia.

Demóstenes era um dos “cavaleiros da moralidade”, incensado pela mídia em geral e, como se sabe agora, com “canais particulares” com o núcleo do que Brizola chamava de “Comando Marrom”, a revista Veja, com a mesma intimidade de quem “quebrava galhos” de Carlinhos Cachoeira.

Ele esteve no centro de quase todas as “ondas moralizadoras” da imprensa desde o início do Governo Lula que, curiosamente, começaram com o caso Waldomiro Diniz – Carlinhos Cachoeira, que agora, sabe-se, era saudado por ele como um “Fala, Professor!”

Demóstenes, porém – o legado refere-se à sua auto-admitida morte política -, deixa uma lição para a política brasileira.

Uma lição que, mesmo sendo ensinada desde os anos 40 pela UDN, ainda não foi completamente absorvida pelo nosso pensamento.

Não é raro, nem é exceção que os cruzados da moralidade tenham, eles próprios, os fundilhos imundos.

E não é raro, nem exceção, que estejam sempre associados às causas mais desumanas, antipovo e antipaís, que se possa conceber.

Demóstenes era assim, ao ponto de dizer que conspurcar, sob convite oficial, a Suprema Corte brasileira, dizendo em seus salões que foram os negros os responsáveis pela escravidão e que as negras, no Brasil escravocrata, consentiam em fazer sexo com seus senhores.

Bem, não dá para dizer que essa visão de “consensualidade” entre escravo e senhor , infelizmente, esteja desentranhada dos nossos tribunais, não é?

Aliás, ela habita, nesta e em outras variantes, a cabeça da elite brasileira. Porque são assim as mentes que concebem uma modernidade onde exista fome, um cosmopolitismo onde existam colônias, um progresso que consuma gente, uma democracia onde exista uma gentalha inferior, que deva ser grata aos luminares que a condenaram, por séculos, ao atraso e à perda de autonomia.

É esse o mundo digno, honesto e ético que apregoam.

O exemplo dos fundilhos de Demóstenes, revelados – e ainda só parcialmente – num golpe do acaso e é eloquente como poucos.

Sigam-lhe os outros estreitos laços, além de Cachoeira, e outros se revelarão tão mal-cheirosos, a menos que a mídia se encarregue, como parece provável, de lançá-lo logo ao mar, como um estorvo.

O que nos ensina Demóstenes, pela enésima vez, é que não há moralidade possível em quem rejeita o primeiro princípio da honradez, que é o de que todos os seres humanos são iguais em direitos e que a política não é um jogo de nobres, mas uma ferramenta do bem e do progresso comuns.

Porque não há imoralidade maior que defender a exclusão, o atraso, a desumanidade.
(Blog do Miro)

Onde está Lorota?


No início da noite de 4ª feira, Simão Lorota era colocado pelo Repórter da Ditadura(70) como a estrela principal do encontro dos governadores da região; no dia seguinte, foi noticiado que ele, junto com D. Costa, havia fechado a parceria que vai permitir integrar o Ação Metrópole(estadual) e BRT(municipal), na busca de soluções para o tráfego da Região Metropolitana.
Como Lorota pouca é bobagem, a mesma coluna revela hoje que Simão foi aplaudido de pé, em evento ocorrido na University of Oxford. Quando? Na última 5ª feira, justamente a data em que ele estava na agradável companhia do temente a Deus, D. Costa, que jamais permitirá que se conte uma inverdade na sua presença, ou, usando a linguagem popular, uma... deixa pra lá!
Aliás, a nossa mídia precisa acertar previamente o paradeiro do nosso Wally no tucupi, já que essa não é a primeira vez que isso ocorre. Lembremos que, quando ocorreu aquela tragédia com o deputado Alessandro Novelino, foi informado que Simão estava em Brasília, porém, um dos nossos jornais anunciou que sua viagem só ocorreu no início da noite daquele domingo. Parece até estória de pescador!

sexta-feira, 30 de março de 2012

Bagunça

Hoje é o dia de pagamento da SEDUC, maior secretaria estadual. No entanto, as notícias que nos chegam aos ouvidos é que toda hora acaba o dinheiro nos caixas eletrônicos e tumultos são provocados, pois ninguém sabe informar a previsão de em quanto tempo o problema será resolvido. Há até informes, sem confirmação, de quebra de alguns desses terminais em alguns pontos.
Tomara que não, já que isto seria não só atestado de incompetência administrativa diante da evidência em suprir recursos suficientes ao pagamento, mas, também, um enorme desrespeito com a categoria que é sempre lembrada na hora dos discursos feitos para angariar votos, no entanto, nesse momento em que merecem o mínimo de atenção, acabam sendo tratados como gado no pasto. Lamentável!

Cretinice

Gilberto Dimenstein diz que desistiu de Lula. Deve ter sido na adolescência, quando olhou-se no espelho e viu que aquela cara de bundão nada tinha a ver com a saga de um líder operário fugido da seca do Nordeste. Lula tornou-se o maior estadista que o Brasil já conheceu; Gilberto ficou tristemente conhecido por ter traido a confiança da direção do Movimento de Emaús, ao expor em livro várias adolescentes que se encontravam sob proteção daquela instituição, já que estavam em situação de vulnerabilidade social.
A tal desistência(?) teria ocorrido porque Lula, ao receber a notícia da cura de seu câncer na laringe, em vez de sair por aí fazendo pregação de bom mocismo contra o fumo, contra hábitos desregrados, enfim, contra tudo aquilo que o politicamente correto determina; preferiu sair falando mal do Serra, falando bem do Haddadd, como ser político, falando daquilo que a massa deseja que fale. Ou seja, o oposto do que esperam esses apologistas do american way of life, ainda mais, incomodados com a crescente influência do ex- presidente em São Paulo, daí a sutil insinuação de chantagem contra Lula, que teria usado a própria doença de forma eleitoreira, aliás, coisa que só um cretino finge acreditar, pois, se a doença não fosse pra valer, claro que Lula não teria perdido tanto tempo com uma "encenação" que mais prejuizos do que dividendos traria.
Quanto à desistência, não fará falta, não será sentida, lamentada ou notada. Eventualmente, pode provocar uma breve frase a respeito dos temores do desistente. Só isso.

Privataria lorótica

Em tempos de portabilidade, quando os bancos só faltam carregar a clientela no colo para assaltá-la com o máximo de conforto possível, eis que surge Simão Lorota, uma espécie de Guy Fawkes(inspirador do personagem do filme "V de Vingança") às avessas, e resolve chutar o balde maltratando ainda mais seus clientes na hora de escorchá-los.
Com efeito, essa determinação de fechar os caixas eletrônicos do Banpará na capital, durante os finais de semana, mostra grande desapreço com o público usuário além de subrepticiamente confessar que Lorota faz de tudo para que a população confie na segurança pública de Luiz Fernandes, já que ele, Lorota, não confia nem um pouco.
Essa precarização, trará consigo uma debandada de clientes e consequente queda de receita no balanço do nosso banco estadual. Tudo que Simão Lorota sonha para transferi-lo ao Banco do Brasil, como fizeram os tucanos de São Paulo com a Nossa Caixa.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Perto da extinção, eis a próxima logo do DEM


(Cloaca News)

Aviso importante!

Atenção, ao ler hoje no Armazén de Secos e Molhados, O Liberal, matéria intitulada, "Bovespa condenada a pagar R$8,4 bi" rasgue o exemplar, antes que caia nas mãos de alguma criança, e corra para a blogsfera a fim de saber exatamente quem são os condenados por aquele gigantesco assalto contra os cofres públicos.
Aí, incauto leitor, você ficará sabendo que, além da Bovespa, entre os condenados está toda a quadrilha que dirigiu o Banco Central durante os tempos da privataria tucana, maior onda de assaltos contra o Tesouro Nacional na história do país. Francisco Lopes(ex-presidente); Tereza Grossi, Cláudio Mauch, Demóstenes(égua, outro!)Madureira e o mega bandido Salvatore Cacciola, proprietário do banco usado para perpetrar esse assalto do dinheiro público(o que é um assalto a banco diante do delito que é fundar um?)
É por isso que essas pocilgas têm tanto medo que seja criada uma espécie de vigilância sanitária que lhes cobre o mínimo de higiene nos produtos que oferecem à clientela. Credo!

Demóstenes ao tucupi

Com o prazo de quinze dias, concedido pela Primeira Vara da Fazenda de Belém, para que os onze denunciados pelo Ministério Público do Pará apresentem suas defesas das acusações de fraudes em licitações e malversação do dinheiro da Alepa, dentre esses o senador Mário Couto, assistimos dois dos mais furiosos oposicionistas do Senado Federal deixarem o ataque para preocupar-se com suas defesas, pois estão na incômoda posição de terem sido flagrados gritando, pega ladrão! com o produto do assalto em suas mãos.
Por ter dado à sua atuação um ar de seriedade, Demóstenes Torres parece bem mais encrencado; já Couto, nunca levado a sério, ainda tem o beneplácito de ver seu caso restrito aos muros estaduais.
No entanto, é bom lembrar que tramita no Conselho de Ética do Senado uma representação contra Couto, feita pela direção do Partido dos Trabalhadores, a partir justamente dos fatos referentes à sua atuação quando presidente do legislativo paraense. Portanto, basta apenas a bancada petista acionar aquela comissão instando-a, por exemplo, a acompanhar a tramitação do processo em tela, para que a situação do Couto fique igual a de Demóstenes.

Você pagou com traição a quem sempre...

Pelo que informa o blog da Franssinete, tudo leva crer que o PMDB desistiu de matar no nascedouro a candidatura de Pioneiro à prefeitura de Ananindeua. Pior, ainda, segundo a jornalista, já cogita ele, PMDB, não lançar concorrente, dadas as chances remotas de vitória. Então, como compensação, solicitará mais espaços no governo de Simão, aí não incluida a Secretaria de Pesca, Lazer, Exercício do Ócio e Contemplação prestes a cair no colo de Osório Juvenil, legítimo sucessor de Asdrúbal.
Caso isto se consolide, pode até ser que entre no cardápio da negociação a vice de Pioneiro, evidentemente indicação de Helder Barbalho, mas com o aval de papi e mammy. Se a decisão é familiar, o palpite é que o resultado também o seja, podendo recair sobre o vereador Lívio Jr.
Sem espaço nessa nova aliança, por repulsa mútua entre tucanos e petistas, ao PT, resignado aliado do barbalhismo nesses últimos oito anos, resta ir em busca da mola que se abriga no fundo dos poços da política e está sempre pronta a catapultar aqueles que já pareciam vítimas fatais do soterramento. A questão agora é saber se o PT ananin pisará na mola ou na bola, já que a pisada nesta, como é sabido por todos, só leva à mais queda.

quarta-feira, 28 de março de 2012

À beira de um ataque de nervos

Era assim que estava hoje o presidente do Grupo Rede com o anúncio da ANEEL de determinar um prazo para recuperação da Celpa, inclusive com a correção das falhas na qualidade dos serviços prestados, caso contrário, será determinada a caducidade da concessão.
Uma coisa é certa: não tem santo que consiga fazer a Eletrobrás enfiar dinheiro público em uma empresa privada que primou pela administração precária e chegou a essa situação por culpa exclusiva dos seus dirigentes. Segundo os diretores da estatal, seria constrangedor tornar-se sócio majoritário, salvar o Grupo Rede com este tornando-se sócio minoritário de uma empresa saneada, sendo que o principal responsável pelo prejuízo acaba tendo sua irresponsabilidade premiada com dinheiro público. Não dá!

Nazistas de merda!

A partir de hoje, suspenderei a compra da revista HISTÓRIA, editada por uma ONG intitulada 'Amigos da Biblioteca Nacional', pelo atentado praticado contra a livre manifestação jornalística.
Segundo o blog Aposentado Invocado, repercutindo comentário feito pelo jornalista Elio Gaspari, o jornalista Celso de Castro Barbosa havia feito uma resenha bem simpática ao livro 'Privataria Tucana'. De pronto, isto desagradou o jagunço Sérgio Guerra, nas horas vagas presidente nacional do PSDB, que pediu a cabeça do autor da dita resenha ao Conselho Editorial daquela publicação.
Foi atendido em dose dupla, pois, junto com o resenhista, mandaram embora também o editor Luciano Figueiredo.
Diante disso, para não experimentar a amarga sensação de cumplicidade com essa escumalha nazista, prefiro não mais comprar a HISTÒRIA, bem como aproveitar para fazer um humilde apelo ao MEC: desvinculem o nome da Biblioteca Nacional dessa chusma de celerados, pois eles abominam as luzes do livre pensar. A eles basta a claridade mortiça dos archotes inquisitoriais.

Ah, se fosse bandido pé de chinelo!



Observe que lá no pé da página do processo estão as iniciais DLXT, do bandidão DEMÓSTENES TORRES. Se fose um bandido qualquer, já teriam batido foto com um policial puxando pelo queixo do indigitado seu rosto para cima, mas, como se trata de notório meliante dos altos círculos políticos, dos maiores expoentes da direita brasileira, é tratado com toda a maciez. Da minha parte, sempre achei que aquela sua fisionomia de carrasco nazista de filmes do Fassbinder escondia algo.

Mulher compra calçado e leva homem de presente



Uma loja de Kuala Lampur (Malásia) está com uma promoção ousada: na compra de um par de sapatos, a cliente leva um homem de brinde. A promoção foi apelidada de "Shoe Dating". De sapatos novos, a compradora ganha também um encontro com um rapaz.
Funciona assim: Os homens se inscrevem em um site de namoros, apontando que tipos de sapato, à venda na Shoes Shoes Shoes, eles gostariam de ver nos pés das mulheres. A mulher que comprou um determinado par recebe uma lista de rapazes que o apontaram como um dos seus preferidos.
Se estiver interessada em algum deles, a compradora ganha uma noite com um homem cadastrado. O escolhido também se compromete a pagar entre 10% e 100% do valor que a mulher desembolsara pelo calçado.
(A Província)

UrbanoII rides again

Decididamente vergonhosa a postura assumida pelo ex-membro da juventude nazista, Joseph Ratzinger, tentando dar um tom de diplomacia à missão cruzada que se autoatribuiu, na visita a Cuba.
A coisa é mais grave porque permitiu que falasse por ele o fundamentalista de extrema-direita, arcebispo de Miami, viga-mestra da escumalha homiziada naquele balneário, que há 51 anos sonha com a invasão de Cuba por parte da maior potência bélica do planeta e a consequente dizimação da população da ilha, cujo único pecado é apoiar maciçamente o governo revolucionário instalado em 1959.

"Idealistas"

Acabou a hostilidade barbálhica, via Futrica(Diário), ao BRT de D. Costa. Agora o lema é, "Governo e PMB unidos pelo trânsito". Porra! Todo leitor dos jornais da terra sabem da volubilidade do jornal do dono do PMDB o que espanta, nesse caso, é a rapidez com que içou o cleptoalcaide do inferno do isolamento ao céu lorótico/barbálhico.
Priante deve ficar ressabiado, no entanto, Helder deve ter adorado pois poderá desempenhar seu papel de 'parrot pirate' sem enfrentar grandes concorrências, embora isso não constitua garantia alguma de que elegerá seu sucessor. Enquanto isso, como cantarolava o saudoso compositor Billy Blanco, "Na gafieira segue o baile calmamente, com tanta gente dando volta no salão..."Até a próxima rasteira. Credo!

Demóstenes, Veja e o mensalão

Marco Damiani _247– O Mensalão, maior escândalo político dos últimos anos, que pode ser julgado ainda este ano pelo Supremo Tribunal Federal, acaba de receber novas luzes. Elas partem do empresário Ernani de Paula, ex-prefeito de Anápolis, cidade natal do contraventor Carlinhos Cachoeira e base eleitoral do senador Demóstenes Torres (DEM-GO).

“Estou convicto que Cachoeira e Demóstenes fabricaram a primeira denúncia do mensalão”, disse o ex-prefeito em entrevista ao 247. Para quem não se lembra, trata-se da fita em que um funcionário dos Correios, Maurício Marinho, aparece recebendo uma propina de R$ 5 mil dentro da estatal. A fita foi gravada pelo araponga Jairo Martins e divulgada numa reportagem assinada pelo jornalista Policarpo Júnior.

Hoje, sabe-se que Jairo, além de fonte habitual da revista Veja, era remunerado por Cachoeira – ambos estão presos pela Operação Monte Carlo. “O Policarpo vivia lá na Vitapan”, disse Ernani de Paula ao 247. O ingrediente novo na história é a trama que unia três personagens: Cachoeira, Demóstenes e o próprio Ernani.

No início do governo Lula, em 2003, o senador Demóstenes era cotado para se tornar Secretário Nacional de Segurança Pública. Teria apenas que mudar de partido, ingressando no PMDB. “Eu era o maior interessado, porque minha ex-mulher se tornaria senadora da República”, diz Ernani de Paula. Cachoeira também era um entusiasta da ideia, porque pretendia nacionalizar o jogo no País – atividade que já explorava livremente em Goiás.

Segundo o ex-prefeito, houve um veto à indicação de Demóstenes. “Acho que partiu do Zé Dirceu”, diz o ex-prefeito. A partir daí, segundo ele, o senador goiano e seu amigo Carlos Cachoeira começaram a articular o troco. O primeiro disparo foi a fita que derrubou Waldomiro Diniz, ex-assessor de Dirceu, da Casa Civil. A fita também foi gravada por Cachoeira.

O segundo, muito mais forte, foi a fita dos Correios, na reportagem de Policarpo Júnior, que desencadeou todo o enredo do Mensalão, em 2005. Agora, sete anos depois, na operação Monte Carlo, o jornalista de Veja aparece gravado em 200 conversas com o bicheiro Cachoeira, nas quais, supostamente, anteciparia matérias publicadas na revista de maior circulação do País.

Até o presente momento, Veja não se pronunciou sobre as relações de seu redator-chefe com o bicheiro. E, agora, as informações prestadas ao 247 pelo ex-prefeito Ernani de Paula contribuem para completar o quadro a respeito da proximidade entre um bicheiro, um senador e a maior revista do País. Demonstram que o pano de fundo para essa relação frequente era o interesse de Cachoeira e Demóstenes em colocar um governo contra a parede. Veja foi usada ou fez parte da trama?
(Brasil Mostra Tua Cara)

terça-feira, 27 de março de 2012

Dedo na ferida

Agora que o governo fez, mais uma vez, sua parte abrindo mão de mais R$800 milhões em desoneração tributária a fim de incentivar a indústria nacional é hora de relembrar o que disse o bioquímico Jorge Almeida Guimarães, durante a 63ª reunião anual da SBPC, pondo o dedo na ferida da mesquinhez e provincianismo da classe industrial brasileira. Ele foi curto e grosso na análise do investimento do setor empresarial brasileiro em inovação tecnológica: “É mínimo e ridiculamente baixo.
A principal fonte de inovação na economia moderna são as patentes obtidas pelas indústrias. No Brasil, no entanto, as empresas não fazem patentes, porque a nossa indústria não é nossa ou, então, porque tem a estrutura muito familiar. Quando morre o patriarca, os herdeiros querem o dinheiro para viver a vida. Por isso, o investimento é muito pequeno.
As patentes asseguram faturamento às empresas além da venda direta dos produtos. O dinheiro também remunera inventores e laboratórios de desenvolvimento. Por essa razão, nas principais economias do mundo o investimento da iniciativa privada em pesquisa e desenvolvimento costuma ser muito maior que o do Estado.
Conforme dados do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), as empresas nos Estados Unidos investem um valor correspondente a 1,86% do Produto Interno Bruto (PIB), contra 0,75% do governo. Na Coreia do Sul, 2,46% são provenientes da iniciativa privada e 0,86%, do Estado. No Japão, a distância é maior: 2,68% vêm das empresas e 0,54%, do governo.
Os investimentos do governo do Japão são proporcionalmente iguais ao do governo brasileiro, mas a iniciativa privada aqui só investe 0,57% (incluído aí os gastos da Petrobras e de outras estatais)".
Será que de agora em diante aprenderão a lição, ou vão continuar dependendo apenas das iniciativas do governo?

Demóstenes deixa a liderança do DEM...Cadeia nele!

O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) pediu afastamento na tarde desta terça-feira da liderança do Democratas no Senado. Enfraquecido pelas denúncias de envolvimento com o contraventor Carlinhos Cachoeira, preso recentemente pela operação Monte Carlo, da Polícia Federal (PF), Demóstenes vem sendo pressionado pelo próprio partido para que apresente explicações sobre o caso.

Por meio de carta-ofício encaminhada ao presidente do partido, senador José Agripino Maia (RN), Demóstenes justifica o afastamento para que “possa acompanhar a evolução dos fatos noticiados nos últimos dias”. Na última sexta-feira, reportagem do jornal O Globo apontou que gravações da Polícia Federal indicam que o senador pediu dinheiro e vazou informações de reuniões oficiais a Cachoeira. Conforme a publicação, mesmo recebendo relatório em 2009, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, não tomou providências para esclarecer o caso. O documento aponta que os deputados Carlos Leréia (PSDB-GO) e João Sandes Júnior (PP-GO) também mantinham ligações suspeitas com Cachoeira.

Mais cedo, o presidente do DEM, Agripino Maia havia admitido que o partido está desconfortável e poderá expulsar da sigla Demóstenes, caso a Procuradoria Geral da República (PGR) apresente denúncias com “elementos fortes e claros” contra ele.

“Dependendo das gravidades e qualidades da denúncia, (…) o partido já tem atuação pretérita em cima de fatos como esses que estão mencionados. O Democratas é um partido que zela pela ética”, disse, ao ser questionado se a sigla pouparia a Demóstenes.

Ao responder questionamentos de jornalistas no Congresso Nacional nesta manhã, Agripino explicou que a situação é incômoda dentro do partido devido ao silêncio da PGR, o que gera dúvida no Senado Federal, cria desconforto para demais senadores e impossibilita a defesa de Demóstenes.

“A dúvida gera o incomodo, (..) é preciso dar o direito do contraditório. Tudo isso deve ser posto às claras para se dar ao senador o direito de se defender e apresentar justificativas que ele deve ter”, disse. “A PGR dispões de todos os elementos que precisa. Que esses elementos sejam expostos e o processo de investigação seja instalado, ou não. Acho que o Senado todo, que vive momento de constrangimento, aguarda pronunciamento da PGR.”

Na tribuna do Senado, Demóstenes se defendeu afirmando que não é investigado por nenhum crime ou contravenção e que a violação do seu sigilo telefônico não obedeceu a critérios legais. Apesar disso, o senador não negou que conheça Cachoeira, nem que tem uma relação próxima com o bicheiro. Nos bastidores, o mais cotado para assumir a liderança do DEM é o senador Jayme Campos (MT).
(Os Amigos do Brasil)

Enrolation é disciplina obrigatória do currículo lorótico

Passando a vista pelo programa Sem Censura Pará, da TV Cultura, me deparo com o secretário tapa-buraco, Celso Sabino, desfiando um rosário de frases feitas e empolgado com os investimentos previstos para o Estado, de R$130 bilhões nos próximos três anos, sendo mais de R$40 bilhões só na área mineral.
Aí um telespectador, pensando que aquela investidura é séria e não apenas a colocação de um pedaço da máquina governamental a serviço dos candidatos do PR-partido do secretário-para as próximas eleições, tratou de perguntar o que a SETER estava projetando em termos de qualificação de mão-de-obra para fazer frente a demanda?
Foi, então, que o enrolão embananou-se todo e saiu-se com essa pérola, "já vamos mandar fazer um estudo para criar um curso de guia turístico". Paidégua! O estado precisa de mão de obra no setor mineral, no setor da informática e mais algumas áreas técnicas e o bestunto está pensando em fazer um estudo, para criar um curso, quando no SENAC, através de convênio, isso pode ser resolvido em uma semana. Lorota deve estar orgulhoso desse rebento administrativo. Égua!

Os desafinados

No Repórter da Ditadura(70), está dito que "Jatene lançou a proposta de converter parte do pagamento dos juros da dívida ativa do Estado com a União-que hoje é de 18% ao ano- em projetos de âmbito social que tenham como pano de fundo o desenvolvimento sustentável". Já na 1ª página do caderno Poder está, "O governador do Amazonas Omar Aziz mencionou ainda a ideia de comutar a dívida ativa dos Estados do Amazônia em projetos sustentáveis. A proposta é promover políticas públicas sustentáveis com o dinheiro que serviria para pagar os juros escorchantes de 18% ao ano para a União".
Pelo visto, alguém se esqueceu de passar depois da reunião com o Orly para fazer a cópia do ditado. Resultado: um tremendo mico(mais um) do jornalismo porta-voz dos tucanos, que despreza fatos e cultiva factóides. Credo!

Campo de pelada

O radialista Paulo Fernando, também conhecido como Bad Boy, abriu o verbo ontem à noite na Rádio Clube sobre o deplorável estado do gramado do Mangueirão. Segundo Bad, quase todo santo dia ocorrem peladas animadíssimas naquele gramado sendo, com efeito, previsível que chegasse aonde chegou. E mais: disse que se encherem o saco dele ele dá os nomes dos ajuntamentos, bem como individualmente dos pernas de pau que os compõe.
Diante de defesa tão estapafúrdia daquele dupla que narrava e comentava o RexPa de domingo, pela TV Cultura, desmentindo a imagem de terra arrasada que todos viam, querendo fazer crer que o gramado estava maravilhoso, cabe até perguntar Será que os dois marotos estão entre os pernas de pau que ajudam a esculhambar o Mangueirão?

Alice no país das velhacarias(ou lorotas)

A secretária de administração, Alice Viana, fez uma conta para os jornalistas, a respeito do acréscimo dos gastos do estado para honrar o pagamento do piso salarial dos professores, que, se fizesse no Ver O Peso, os feirantes a amarravam e entregavam-na para os policiais que fazem a ronda.
No frigir dos ovos, ela diz que o novo piso importará em um acréscimo de R$12 milhões/mês no pagamento de pessoal. Torpe lorota, facilmente desmascarável a uma simples conta de multiplicar. Mutiplique os R$170 que faltavam para atingir o piso pelos 27 mil beneficiários e teremos um resultado de R$4.170 milhões, logo, desses doze milhões, mais de um terço saiu do próprio bolso do professor, pois esses R$170 faziam parte da gratificação do FUNDEB, que o governo lorótico surrupiou à luz do dia.
E mais: a gratificação era de R$260, importando esse desfalque em mais de R$7 milhões, tomando o caminho das nuvens loróticas cerca de R$3 milhões. Como a carga horária dos docentes aumentou em uma hora, a hora/atividade(remunerada) tomou o rumo das calendas gregas, importando em mais um desfalque nos salários dos mestres. E, de desfalque em desfalque, tudo ficará como dantes na medida em que tudo que Simão Lorota acrescentou com a mão esquerda ele já havia tungado dos contracheques com a direita. Lamentável!

segunda-feira, 26 de março de 2012

É Ele!

Anônimo disse...

"Na Ilharga, a propósito de tantas patifarias, seria muito bom comentares para conhecimento de muitos sobre o Barbalhão, que já está se enrolando cada vez mais. As Ações penais de nº 398 e 374 que tratam do desvio de verbas da Sudam e Banpará já estão nas mãos do Ministro Ricardo Lewandowisk. Dizem que a qualquer momento podem entrar em plenário. Assunta este assunto e nos informa por favor.Beijos"
Depois disso, espera-se que ele "entre" e tão cedo não saia.

domingo, 25 de março de 2012

Veja...quanta bandidagem!

Luis Nassif
Não haverá mais como impedir a abertura das comportas: a Operação Monte Carlo da Polícia Federal, sobre as atividades do bicheiro Carlinhos Cachoeira, chegou até a revista Veja.
As gravações efetuadas mostram sinais incontestes de associação criminosa da revista com o bicheiro. São mais de 200 telefonemas trocados entre ele e o diretor da sucursal de Brasilia Policarpo Jr.
Cada publicação costuma ter alguns repórteres incumbidos do trabalho sujo. Policarpo é mais que isso.
Depois da associação com Cachoeira, tornou-se diretor da sucursal da revista e, mais recentemente, passou a integrar a cúpula da publicação, indicado pelo diretor Eurípedes Alcântara. Foi um dos participantes da entrevista feita com a presidente Dilma Rousseff.
Nos telefonemas, Policarpo informa Cachoeira sobre as matérias publicadas, trocam informações, recebe elogios.
Há indícios de que Cachoeira foi sócio da revista na maioria dos escândalos dos últimos anos.
(Conversa Afiada)

Sabujice

Patética a tentativa do narrador e comentarista da TV Cultura de entoar loas ao gramado do Mangueirão, diante do aguaceiro que desabou na hora do RexPa obrigando o árbitro a suspender a partida por alguns minutos, fato inédito nesses mais de trinta anos de existência de nosso estádio estadual.
Enquanto isso, os dois sabujos, travestidos de radialistas, faziam de tudo para desmentir as imagens afirmando que a drenagem estava uma maravilha. Não estava, assim como o gramado está em estado lastimável, diga-se, por falta de manutenção e desde aquele amistoso entre Brasil e Argentina. De lá pra cá as coisas só pioraram chegando ao ponto em que chegou hoje.
E não adianta tentar transferir responsabilidades, principalmente para o encarregado da preservação do campo de jogo. Pelo menos nos últimos quinze anos, temos presenciado o trabalho do ex-jogador e engenheiro agrônomo Raimundo Mesquita e constatado ser esse trabalho da melhor qualidade. Mas, quando há condições para sua realização. Atualmente, o estádio todo é o retrato do abandono com banheiros fétidos, passarelas imundas, ali onde ficavam os bares tudo em ruínas e, evidentemente, o descaso chegou ao gramado de jogo, daí ser constrangedor assistir dois serviçais desajeitados tentando tapar a incompetência do patrão portando uma pequena peneira. O resultado foi uma enchente de sandices. Lamentável!

Enteada de Gilmar Mendes é assessora do mafioso Demóstenes



Os meus queridos leitores lembram do grampo montado por DemóstenesTorres e Gilmar Mendes no STF, para prejudicar a reeleição de Lula? .“A coisa toda foi montada, inclusive com a participação do Demóstenes e Gilmar que,queriam mostrar o governo Lula como ditatorial” ... Os leitores lembram que os grampos foram detectados pela empresa Fence Consultoria Empresarial Ltda, que prestou serviço para José Serra e hoje presta serviço para o governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB)..


Mais um capitulo da novela Demóstenes e Gilmar

Hoje na Folha de São Paulo, só para assinante ler

Enteada de ministro do STF é assessora de senador do DEM

Demóstenes Torres emprega em cargo de confiança em seu gabinete uma familiar de Gilmar Mendes

Senador é citado em apuração sobre jogo ilegal, caso que pode ir ao STF; ele e Mendes negam conflito de interesse

Sob risco de virar alvo do STF (Supremo Tribunal Federal), o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) emprega em seu gabinete uma enteada de Gilmar Mendes, um dos 11 ministros da corte.

Ketlin Feitosa Ramos, que é tratada na família como filha do ministro, ocupa desde setembro o cargo de assessora parlamentar de Demóstenes, posto de confiança e livre nomeação.

O senador passa hoje por uma crise política por ter seu nome envolvido na Operação Monte Carlo, que desmontou no mês passado um esquema de corrupção e lavagem de dinheiro na exploração de jogos caça-níquel.

Acusado de ser o chefe do esquema, o empresário Carlinhos Cachoeira é amigo de Demóstenes e teve 300 telefonemas com ele gravados pela polícia.

O senador confirmou que recebeu de Cachoeira um telefone antigrampo, um fogão e uma geladeira uma coziha planejada completa de presentes de casamento. Investigação mostrou que o senador também pediu ao empresário R$ 3.000 para pagar despesas de táxi-aéreo.

Como senadores possuem foro privilegiado (só podem ser investigados com autorização do STF), todo o material que envolve Demóstenes e outros políticos foi remetido para análise do procurador-geral da República, Roberto Gurgel.

Ele poderá pedir ao STF autorização para abrir um inquérito específico para investigar o senador. Gurgel não tem prazo para isso.

Se o pedido de inquérito for feito, o caso será distribuído automaticamente a um dos 11 ministros do STF, incluindo Gilmar Mendes, caso ele não se declare impedido.

A enteada do ministro é servidora de carreira do Ministério Público Federal, nível médio, e foi cedida para ser funcionária comissionada do gabinete do senador.

Segundo especialistas, o caso até poderia ser discutido no âmbito da regra antinepotismo porque súmula do STF impede a nomeação para cargos de confiança de parentes de autoridades dentro da "mesma pessoa jurídica".

No caso, a União seria a pessoa jurídica que engloba Judiciário e Legislativo. Ketlin, como enteada, é parente por "afinidade", hipótese contemplada na súmula.

Mas o caso dela é controverso porque há decretos, inclusive do Senado, interpretando que a súmula proíbe o nepotismo só em cada Poder.

No Senado, só parentes de senadores não poderiam ser nomeados. Além disso, Ketlin é servidora de carreira do Ministério Público e o texto do STF não esclarece o que ocorre nesse tipo de situação.
(Os Amigos do Presidente Lula)

E pra que servem essas unhas tão grandes?

Ler alguém que tem ligações históricas com a grilagem de terras e a violência no campo em nosso estado demonstrar preocupação com a baixa mobilização de segmentos sociais com a Rio+20 causa perplexidade.
À margem de qualquer bravata, lançada no ar contando com amnésia social capaz de diluir o real papel desse ator, uma simples remissão aos dados da época desnuda essa farsa e expõe claramente que o sal das lágrimas derramadas por esse crocodilo não passa do tempero que tornou mais saboroso o prato servido ás custas da degradação de grande parte de nossa floresta nativa. E não há jura de arrependimento que apague o que consta dessa triste página.

A lorota já está patenteada?

Segundo o Repórter Futrica(Diário), Simão Lorota saiu injuriado da reunião que teve com a ministra do Planejamento, Mírian Belchior, e o cleptoalcaide D. Costa, quando este teria prometido "fazer o BRT em sete meses de mandato".
Lorota, certamente, deve ter ficado frustrado ao ver o prefeito suplantar sua lorota de fazer de Belém sede da Copa América de 2015 com esse "parto prematuro" de obra tão complexa e nascida com surpreendente ligeireza. Agora terá que caprichar na próxima promessa mirabolante, pois não será fácil apresentar algo desse nível. Resta aquela, de construir um ginásio, do porte do Maracananzinho, no terreno do Mangueirão. Com uma boa dose de desfaçatez e alguns milhões de reais arrancados do contribuinte, será possível produzir uma maquete que encante incautos e revolte os realistas e escaldados pelas lorotas de Simão, Ah... ainda assim, será difícil triunfar sobre o golpe de mestre que D. Costa aplicou e que tanta ira causou ao tucano. Credo!

El calabacín

Pelo estado de abandono em que se encontra o Mangueirão, pode-se aquilatar que Simão Lorota não dava um tostão pela bravata da Copa América ter Belém como uma das suas sedes. Sabia ele que esse anúncio fazia parte da encenação para justificar os extravagantes gastos feitos a quando da realização do amistoso da Seleção Brasileira contra o time C da Argentina.
Com a confirmação de que o salafrário José Maria Marin fez acordo para transferir ao Chile a incumbência de sediar o evento, ficou claro o quanto vale a palavra de gente como Ricardo Teixeira, Marin, Antônio Carlos Nunes, Simão e outros. Aliás, Marin, ex-vice governador de Paulo Maluf, está próximo daquele movimento de extrema-direita intitulado "Cansei!" e coloca a politicalha em tudo, por isso pensa que contribui para desgaste do atual governo evitando que uma competição desse porte seja realizado em nosso país. De quebra, ainda tenta ajudar o direitista chileno Sebastian Piñera a superar seus altos índices de rejeição fazendo aquilo que os milicos faziam, com a ajuda de sabujos da laia de Marin, quando tentavam angariar popularidade, "onde a ARENA vai mal, um clube no Campeonato Nacional..."
Foi nisso que Simão acreditou, foi com essa corja que ele articulou o fracassado factóide. Agora su 'calabacín'(ou abobrinha, ou lorota) se fue a la mierda. Com todo o merecimento!

sábado, 24 de março de 2012

Lula e presidente nacional do PSB negociam aliança

O ex-presidente Lula deve receber o governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, no domingo. O encontro está previsto para acontecer no apartamento de Lula, em São Bernardo do Campo. Na pauta da conversa está o apoio do PSB ao pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad.
Segundo informações da assessoria do Instituto Lula, o ex-presidente tem se recuperado bem após o fim do tratamento contra um câncer na laringe. Lula já recuperou um quilo dos 18 que perdeu. Lula esteve ontem no Hospital Sírio Libanês para fazer sessão de fonoaudiologia e conversar com os médicos que o acompanham. Os exames que estavam programados para hoje foram adiados e devem ser realizados na próxima semana.
Com um quadro clínico mais estável, Lula marcou o encontro com Campos para articular a possível aliança entre PT e PSB na capital paulista. Haddad ainda não tem nenhum aliado na disputa municipal.
Entre dirigentes do PT paulista, o acordo com o PSB é visto como “provável”, já que o partido participa do governo federal com dois ministérios, mas o partido de Campos, em São Paulo, é mais próximo do governador Geraldo Alckmin (PSDB).
A possibilidade de acordo na capital paulista ganhou força depois que o secretário estadual de Governo de Campos, Mauricio Rands (PT), lançou-se como pré-candidato na disputa pela Prefeitura de Recife, desafiando a reeleição do prefeito João da Costa (PT), com apoio do PSB.
Político da confiança do governador de Pernambuco, Rands teria o apoio da Frente Popular, grupo de 16 partidos liderados por Campos, diferentemente de João da Costa, que tem restrições dentro do próprio PT.
Ontem, em entrevista à Rádio Capital, Haddad, que amarga a lanterninha nas pesquisas de intenção de votos, com 3%, voltou a dar seu voto de confiança na capacidade eleitoral de Lula. Ele comparou sua candidatura à da presidente Dilma Rousseff, em 2010, quando a petista era pouco conhecida pelo eleitorado.
Em articulação de Lula, os outros quatro petistas que tentavam lançar-se para a disputa municipal retiraram suas pré-candidaturas. “Ele [Lula] é uma pessoa que sente o faro e muda. Quando ninguém acreditava que a presidente Dilma pudesse se viabilizar eleitoralmente, e nós inclusive no governo pensávamos assim, ele dizia que ela ia cair no gosto popular”, afirmou ontem Haddad. “Ele [Lula] elegeu alguém que no primeiro ano de governo superou a sua própria popularidade. E eu penso que é isso que ele deseja fazer em São Paulo.”
Na entrevista, o pré-candidato procurou descolar-se de reclamações em relação às taxas do lixo e da iluminação criadas na gestão da petista Marta Suplicy. Haddad foi chefe de gabinete da Secretaria de Finanças, comandada na época pelo economista João Sayad, a quem atribuiu a responsabilidade pela política tributária.
(Os Amigos do Brasil)
A EXTREMA DIREITA E OS ATENTADOS NA FRANÇA

A polícia francesa se encontrava, na noite de ontem, mobilizada a fim de identificar o homem que matou quatro pessoas, entre elas três crianças, e feriu outras, em uma escola judaica de Toulouse. Houve, tanto em França, como em Israel, preocupação em culpar os demônios do momento, ou seja, os “terroristas muçulmanos”. Antes de qualquer manifestação das testemunhas, os meios de comunicação e os porta-vozes oficiais quiseram inculpar os islamitas. Coube aos próprios policiais relacionar o atentado contra a escola judaica de Toulouse à morte de dois paraquedistas franceses, e graves ferimentos em dois outros, na mesma região, nestes mesmos dias, e de forma semelhante.

O detalhe que Tel Avive esqueceu: os dois paraquedistas mortos em Montauban, a 40 quilômetros ao norte de Toulouse, quinta-feira passada, eram muçulmanos, do norte da África: Abel Chenouf e Mohamed Legouard. Um terceiro muçulmano, Imad Ibn Ziaten também militar e igualmente paraquedista, fora alvejado na mesma cidade de Toulouse, no domingo anterior. Em todos os atentados, o assassino usava uma motocicleta. A arma que matou os soldados franceses é do mesmo calibre da que foi usada na escola judaica, ontem pela manhã. Apesar disso, há ainda quem tente atribuir os dois atentados aos muçulmanos. Quando examinamos os fatos com ódio, ou com leniência, é difícil ver as coisas em sua clareza. E há quem atribua os crimes aos muçulmanos em razão de seu próprio e calculado interesse.

Tudo é possível, em atos semelhantes, mas os primeiros indícios relacionam a brutalidade do matador de crianças judaicas à rearticulação da extrema direita racista na Europa de hoje. O atentado de Toulouse lembra - ainda que o número de vítimas tenha sido menor - a chacina da Noruega, plenamente assumida por um neonazista. As elites européias repetem os mesmos movimentos econômicos, políticos e culturais que promoveram, nos anos 20 e 30, o nazifascismo no continente, com os resultados conhecidos. Quando perceberam que Hitler tinha seu próprio projeto de ditadura universal, era quase tarde. Só a resistência desesperada dos russos, na defesa de sua pátria, pôde conte-los e empurra-los de volta a Berlim, onde foram vencidos. É de se ressaltar, também, o heróico sacrifício dos ingleses, durante os ataques aéreos sistemáticos a Londres e a outras cidades.

Os novos nazistas são os velhos nazistas e já não se inibem em manifestar-se. Um membro do SPD, Thilo Sarrazin, nascido no mesmo ano da derrota alemã, 1945, publicou violenta proclamação racista contra os muçulmanos - por ironia, seu sobrenome, vindo do francês, significa Sarraceno. Não poupou, como bom nazista, os judeus, insistindo na tese de que eles têm um gene particular e único. Seu livro “Deutschland Schafft Sich Ab” (A Alemanha se destrói) está sendo dos mais vendidos nos país. Apesar do caráter nazista do livro, o SPD ainda não o expulsou de seus quadros. Depois da morte de Willy Brandt, muitos socialistas alemães em nada diferem de seus adversários da CDU.

O caso mais grave, neste momento, é o da Hungria, onde o primeiro ministro Viktor Orban retorna aos anos terríveis da ditadura de Horthy, com a censura à imprensa e o racismo ensandecido. As milícias de seu partido, o “Jokkib”, semelhantes às S.A. dos nazistas, estão caçando ciganos a porretadas e aterrorizando as aldeias do país. Na Itália, os neofascistas atuam com toda ousadia, desde que Berlusconi, à frente de seu partido de extrema direita, assumiu o poder.

Para eles, judeus e muçulmanos pertencem a um só grupo de “inferiores” que devem ser eliminados, em nome da pureza dos soi-disant arianos. Em nosso país há também os que defendem a pureza racial européia e o seu direito a nos dominar. É hora de contê-los, antes que se faça tarde. Não podemos tolerar nenhuma violência racista, seja contra judeus ou muçulmanos, negros ou nordestinos. Se outra razão não houvesse, a imensa maioria de brasileiros é constituída de mestiços, e temos nos dado muito bem com essa mescla de sangues e de culturas diferentes.
(Mauro Santayana)

Desemprego em baixa. Renda do trabalho em alta

São Paulo - A taxa de desemprego registrou 5,7% no país em fevereiro, o menor valor para esse mês desde o início da série, em 2002. Houve um pequeno aumento em relação a janeiro (5,5%), mas uma queda considerável ao apurado em fevereiro de 2011 (6,4%).

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

A população desocupada (1,4 milhão de pessoas) foi considerada estável no confronto com janeiro. Quando comparada com fevereiro do ano passado, recuou 8,6% (menos 130 mil pessoas).

O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado (11,2 milhões) não registrou variação na comparação com janeiro. Na comparação anual, houve uma elevação de 5,4%, o que representou um adicional de 578 mil postos de trabalho com carteira assinada em um ano.

A evolução da renda também é positiva. O rendimento médio real dos ocupados atingiu R$ 1.699,70, o valor mais alto desde o início da série. Ele aumentou 1,2% em comparação com janeiro e 4,4% sobre fevereiro do ano passado.

A massa de rendimento real dos ocupados (R$ 38,7 bilhões) aumentou 1,6% em relação a janeiro. Em comparação com fevereiro de 2011, a massa cresceu 5,8%. A massa de rendimento real efetivo dos ocupados (R$ 47,1 bilhões), estimada em janeiro de 2012, caiu 0,7% no mês e subiu 29,6% no período de um ano.

A Pesquisa Mensal de Emprego é realizada nas regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.
(Carta Maior)

sexta-feira, 23 de março de 2012

Os nossos sinceros votos são...

Diante de tanta alerta a respeito das condições da água que abastece nosso estado, assim como também diante da sanha tucano/privatista, espera-se que essas pungente matérias, veiculadas prioritariamente pela sempre instável Futrica Barbálhica(Diário do Pará), não sirvam de preparação do espírito da população para a privatização da COSANPA.
Claro que, diante do fiasco CELPA, assunto em voga na política local, significaria grande desgaste político anunciar esse tipo de decisão nesse momento. No entanto, diante do estilo "preciosas ridículas" com que o governo do estado trata o assunto- mais preocupado com a maquiagem do maior manancial de abastecimento da população da Região Metropolitana, daí projetar construir um aquário turístico- do que com o assoreamento daquele lago, a precisar de investimento pesado que melhore suas condições de higiene, proporcionando à população uma água de qualidade superior, coisa que pode muito ser feita imediatamente e sem a intervenção da SABESP, como parece sonhar Simão. Credo!

Piracema de lorotas

Há cerca de dois anos, o preço da pescada branca custava algo em torno de R$5. Hoje, custa quase o dobro, R$9,00.
Evidentemente que causas estruturais contribuem fortemente para que o estado segundo maior produtor de pescado do país, como é o Pará, não consiga fazer com que esse seja de alto consumo popular pela prática de um preço acessível. No entanto, o descaso politiqueiro com que Simão Lorota tratou o assunto, ao nomear um integrante da bancada ruralista para seu secretário estadual de pesca, atendendo conveniências fisiológicas, em muito contribuiu para que o Pará perdesse um tempo enorme na consolidação de uma política para o setor, inclusive com a concretização de um terminal que regulasse sua disribuição, ajudando a aumentar sua oferta com o consequente barateamento de seu preço. Lamentável!

Simão Lorota retira Rádio Cultura(OT) do ar

A Rádio Cultura do Pará, Onda Tropical, primeira emissora da Funtelpa (Fundação Paraense de Rádio Difusão) está fora do ar novamente. A rádio foi inaugurada em 1977 e foi desativada durante o governo tucano de Almir Gabriel, em 1988 e ficou fora do ar durante 11 anos. Foi reativada em 2009 durante o governo Ana Júlia Carepa, com um investimento de R$1,8 milhão, com recursos próprios e uma parte financiada pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Agora, novamente a rádio está fora do ar, sob alegação de “problemas técnicos”, na gestão de outro tucano, o governador Simão Jatene.
Governo do Pará reativa a Rádio Cultura Ondas Tropicais, anunciava o site da FAPESPA, em 06/10/2009. Veja na referida matéria o valor que essa emissora tem para a população do interior

O Governo do Estado, por meio da Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), reinaugura nesta terça-feira (06), no município de Marituba, na Região Metropolitana de Belém, a Rádio Cultura Ondas Tropicais. Depois de 11 anos desativada, a rádio, que foi o primeiro veículo da Funtelpa, reinicia suas atividades às 16h, com um programa ao vivo.

A Rádio Cultura Ondas Tropicais representa um investimento de R$ 1,18 milhão, com aportes financeiros do governo estadual e de um convênio firmado com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Com a maior capacidade de alcance comparada com as AMs e FMs, a Rádio Cultura OT diferencia-se pela proposta de atender principalmente o público do interior paraense, trazendo as notícias relevantes para o interior, comunicados e uma programação musical especial.

Os dois primeiros programas da grade da Rádio Cultura OT serão norteados por três princípios básicos: serviço, informação e música. A OT é uma ferramenta que se inclui na política de integração do estado defendida pelo governo Ana Júlia Carepa. Inicialmente, serão dois programas: “Nas Ondas do Rádio”, veiculado diariamente, das 16h às 18h; e o “Acorda, Pará”, das 6h às 8h da manhã. Estes horários foram escolhidos por serem os melhores horários de recepção da OT.

Capacidade - A Rádio Cultura OT reinicia suas atividades com dois transmissores: o principal, de 10 KHz, e o reserva, de 1KHz. Nas primeiras semanas, a potência do transmissor será avaliada e aumentada gradativamente, até alcançar sua potência máxima. Quando estiver no máximo, o transmissor terá capacidade para alcançar todos os 143 municípios do estado do Pará, e até mesmo outros países da América do Sul e outros continentes, como a Europa.

A Rádio Cultura Onda Tropical possui uma estrutura de transmissão, localizada em Marituba, na antiga Fazenda da Pirelli, e uma estrutura de estúdio, localizada no prédio sede da Funtelpa, em Belém. Em Marituba, estão localizados o transmissor e a antena, que serão interligados ao estúdio através de links.

Para a inauguração da rádio, foi montado em Marituba um estúdio de rádio, no qual entrará no ar, ao vivo, o programa “Nas Ondas do Rádio”. Início, fim e recomeço - A OT é um sistema que transmite ondas por meio de sinais enviados para a troposfera. O sinal é refletido e reenviado para a Terra.

A Rádio Cultura Ondas Tropicais nasceu em 1977 e a partir de 1978 entrou definitivamente em operação. A Rádio Cultura chegava aonde não chegava a televisão e nenhum outro veículo de comunicação, a não ser a emissora oficial do Governo do Estado. A emissora sempre foi um veículo com o objetivo de auxiliar os ouvintes onde que eles estivessem. Em abril de 1998, a Rádio Cultura do Pará Ondas Tropicais foi retirada do ar. Motivo: o Governo do Estado precisou do terreno onde estava instalado o transmissor, e prometeu levar os equipamentos para um outro local, o que não aconteceu, e não se sabe por que não houve interesse por parte das autoridades de dar continuidade de funcionamento à emissora.

A Rádio Cultura OT se calou e com ela toda a população paraense que tinha espaço garantido, serviço, informação, entretenimento, cultura e educação. Mas o que ficou calado durante 11 anos vai voltar a falar para a Amazônia, para o Brasil e para o mundo. A volta da Rádio Cultura Ondas Tropicais já é realidade. A nova administração da Funtelpa, quando assumiu, em 2007, procurou saber da situação da concessão da emissora e descobriu que havia a possibilidade de a mesma voltar a funcionar.

Após um trabalho árduo de muita luta e pesquisa, o que parecia um sonho está se tornando realidade: a Onda Tropical volta a funcionar já em 2009, graças ao esforço da presidência da Funtelpa, que conseguiu financiamento para a compra de equipamentos. A população paraense, em muitos municípios distantes onde nem a televisão e nenhum outro tipo de comunicação chega, voltará a contar com a presença da Rádio Cultura OT. Serviço: Inauguração da Rádio Cultura Ondas Tropicais, em Marituba (BR-316, Estrada da Pirelli, na Área de Proteção Ambiental - antiga Fazenda da Pirelli), nesta terça-feira (06), às 16h.

quinta-feira, 22 de março de 2012

A Globo e a ética da empulhação

Nenhum empresa das Organizações Globo aderiu ao Cadastro Nacional de Empresas Comprometidas com a Ética e a Integridade, uma iniciativa da CGU (Controladoria-Geral da União) e do Instituto Ethos que avalia e divulga as empresas voluntariamente engajadas na construção de um ambiente de integridade e confiança nas relações comerciais, inclusive naquelas que envolvem o setor público.

Tampouco a TV Globo levou em conta o fato da empresa de ambulâncias já estar sob sanções por supostos malfeitos no Instituto Nacional do Câncer, em informação tornada pública no Diário Oficial da União e mantida à disposição do público no Portal da Transparência: por que?
Porque a TOESA Service, empresa de aluguel de veículos denunciada no "Fantástico" por corrupção em licitações em hospitais públicos do Rio de Janeiro presta serviços à Globo. Serra, Kassab, TOESA e Globo tutti buona gente.

Justiça. Tardia, mas justiça!

A decisão do desembargador federal Catão Alves, suspendendo a tramitação do processo contra Jarbas Vasconcelos, presidente da OAB/Pa deposto à força, movido pelo Conselho Federal da OAB, começa a jogar luz sobre a sórdida trama movida pelo "cansado" Ophir, que oportuniscamente aproveitou a efetivação de uma transação irregular ocorrida no interior da entidade cá no estado para afastar o desafeto, depois de dele servir-se, pois, sem Jarbas, não estaria hoje comandando e desmandando na OAB nacional.
Jarbas vai continuar no seu exílio classista e o direitista Busato na agradável(para ele) condição de interventor. No entanto, a Justiça Federal, com a decisão do desembargador Catão, resgata a higidez do processo ao permitir ao presidente deposto a possibilidade de defender-se e desmascarar essa parcela de reacionários que sonha com um protagonismo maior da turma do "pijama" contra Dilma. Lamentável!

Modelo de (in)segurança

Com a volta de Simão Lorota, veio junto o hábito de retirar parcela do já minguado efetivo da PM para fazer a segurança particular de figurões, causando enormes prejuízos à segurança do conjunto da população.
O patético arrastão verificado ontem, em plena Pça. Batista Campos, é produto dessa mania típica do comportamento lorótico: o da mistura exacerbada do público com o privado, reduzindo-se o grau de satisfação de todos à manifestação de uma minoria, justamente os beneficiários diretos da presença do estado. Triste!

quarta-feira, 21 de março de 2012

Enigma tucano/psolista

Segundo o Repórter Futrica(Diário), o deputado Edmilson Rodrigues teria sugerido a Simão Lorota "que lidere uma frente suprapartidária para defender a população do Estado de ameaças políticas e socioeconômicas."
Independente do que seja essa divagação, Simão não lidera nem seu próprio governo, conforme constatou perplexa a população ao deparar-se com a segurança em chamas, a PM em greve, enquanto o governado flanava por pontos turísticos de Porto Rico em intermináveis férias.
No entanto, não deixa de ser lapidar a exortação do deputado psolista ao governador tucano cá no Pará, quando assistimos essa proximidade ocorrer também no Rio Grande do Sul, no caso da votação do reajuste dos professores daquele estado, proposto pelo governo petista, que uniu PSOL, PSDB, PSTU e DEM contra. Levando-se em conta, ainda, que há rumores de namoro entre tucanos e PSOL para a disputa da prefeitura de Macapá, então, mais do que a decifração de um enigma, podemos estar também diante de mais um bovino alado, fruto de mais esse insólito e inimaginável namoro político. Credo!

A hora é essa!

Diante desse momento de rara mobilização cívica, em que todos estão empenhados em combater as fraudes nos processos licitatórios na área da saúde, seria bom que aparecesse um deputado estadual que se propusesse encaminhar solicitação, ao Ministério da Saúde, para que este investigue a legalidade da aplicação dos recursos que repassa ao governo do Pará, principalmente aqueles que servem para remunerar a empresa paulista, recentemente instalada em Belém, de sigla RPR.
Ninguém está afirmando, antes de uma investigação minudente, que ela esteja para Simão como a TOESA está para Serra. No entanto, repita-se, como o momento é de mobilização nacional e o ministro Padilha declara reiteradamente que os recursos da saúde têm sido mal empregados por muitos entes federados, talvez essa fosse a ocasião de esclarecer relação nebulosa entre Governo do ParáxRPR, principalmente lá pela região do Marajó.

Ritmo de administrar não é o mesmo de campanha

A prefeitura de Ananindeua passou mais de oito dias para consertar o semáforo do cruzamento da MárioCovas/Três Corações. Agora, segundo o Portal ORM, desde 6ª feira quatro das cinco unidades móveis do SAMU estão em uma oficina de consertos, deixando os mais de 500 mil ananins sem aquele serviço.
Diante disso, não há como evitar uma interpretação mais conotativa do slogan "Aqui se Trabalha" entendendo-o como um aviso que o inoperante alcaide não faz outra coisa que não seja campanha eleitoral. Já administrar o município...

CPI do Carlinhos Cachoeira é a nona da fila

Brasília - O deputado Delegado Protógenes (PCdoB-SP) apresentou hoje (20) à Mesa da Câmara requerimento para criação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar a denúncia de relações ilícitas do contraventor do jogo Carlinhos Cachoeira e parlamentares, especialmente do estado de Goiás. O objeto da CPI, segundo Protógenes, é apurar essa espionagem política feita pelo bicheiro para tentar obter vantagens dos parlamentares.

Embora do requerimento constassem mais de 200 assinaturas, ao serem conferidas, foram consideradas validas 181 assinaturas. Para a criação de CPI são necessárias, no mínimo, 171 assinaturas de deputados. O requerimento ganhou o número 9, ou seja, existem oito pedidos anteriores de CPIs apresentados à Mesa da Câmara.

De acordo com o Delegado Protógenes, é preciso dar uma resposta à sociedade sobre os recentes desdobramentos da Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, ocorridos no mês passado, e que levaram à prisão Carlinhos Cachoeira.
(Agência Brasil)

terça-feira, 20 de março de 2012

Help!

Anônimo Anônimo disse...

Na Ilharga, são exatamente 19:54, e estamos sentindo o efeito do apagão. A energia está indo e voltando, destruindo aparelhos, tem gente presa em elevador. A cidade está um caos. Moro em São Brás e desde ontem que está esta patifaria. O que podemos fazer companheiro com esta situação cuja tendência é piorar cada vez mais?

Há recuperação?

Segundo informações prestadas pelo deputado Cláudio Puty, a Celpa deve para a Eletrobrás R$600 milhões; sabe-se lá quanto para o BNDES; R$135 milhões de ICMS ao Governo do Estado; R$141,1 milhões ao Bradesco; R$123,9 milhões ao BASA; R$87,1 milhões ao Banco Itaú BBA; R$76,1 milhões ao Banco do Brasil e R$443,6 milhões ao Bank of New York Mellon.
Ora, com um passivo desses fica bastante difícil acreditar em recuperação da energética do nosso estado, apesar do patrimônio que a celpa possui, conforme balanço publicado semana passada nos jornais da cidade, porém, insuficiente para fazer frente a esses débitos somente com as receitas de suas aplicações no mercado financeiro ou da venda de energia elétrica.
Assim, cada vez mais fica claro que essa questão não será resolvida pelo mercado ou a partir de algum acordo jurídico na medida em que é fruto de uma das mais infelizes medidas tomadas por um governante na história do Pará, seguramente do mesmo nível da demolição do Grande Hotel, para dar lugar àquele monstrengo que é o atual prédio erigido no local. Portanto, só com a presença da Eletrobrás, do Ministério Público Federal e Controladoria Geral da União será possível chegar-se a um encontro de contas realista, capaz de sentenciar claramente se há ou não recuperação e, a partir daí, apontar as portas de saida que mantenham o serviço sendo prestado de forma satisfatória ao usuário.

Ato em defesa da liberdade de expressão

Nesta quarta-feira, 21, às 10h, o Sindicato dos Jornalistas promoverá uma manifestação em frente à Câmara Municipal de Belém em repúdio ao vereador Gervásio Morgado. Na semana passada, ele obteve decisão liminar que impede a publicação de seu nome e até do apelido no blog da jornalista Franssinete Florenzano. Jornalistas, blogueiros e militantes das redes sociais estão convidados. O ato é um grito em defesa da liberdade de expressão, pela democracia nas redes sociais e pelo direito da população ter acesso a informações sobre quem ocupa funções públicas.
(Blog do Gerson Nogueira)

A volta do laranjal

Com umas quatro ou cinco candidaturas à prefeitura de Belém com chances de vitória começam a surgir os "laranjas", aqueles que entram em cena apenas para para fazer campanha sub reptícia para um deles esculachando os mais competitivos concorrentes de quem contratou o tal laranja.
Até agora, são doze nomes postos. Claro que nem todos que não têm chances entram como laranjas, no entanto, desses doze, pelo menos temos uns três que entraram não para disputar, mas para atrapalhar a vida de quem é competitivo. Todo cuidado é pouco!

Incômodo

Para quem é proprietário de um jornal que festejou o fato da Celpa ser escolhida, sabe-se lá por quem, a empresa prestadora de serviço do ano, não deve ter soado bem aos ouvidos do senador Barbalho o relato que dirigentes do Sindicato dos Urbanitários fizeram, mostrando o estado calamitoso em que se encontra nossa companhia de distribuição de energia elétrica pós-privatização.
Jader apenas prometeu ter outra audiência com o ministro e correligionário, Édison Lobão, no entanto, tudo indica, já com outra postura em relação à intervenção seguida de leilão, mudança essa, a bem da verdade, já esboçada no artigo do senador de domingo último, certamente atento ao desgate que é jogar no colo do contribuinte a responsabilidade de recuperar empresas privadas que quebram por má gestão. O desgaste mora ao lado do dono do PMDB.

"Mesada"

Inadvertidamente, o Repórter Futrica(Diário) colocou o vereador Augusto Pantoja(PPS) em uma inexistente 6ª Secretaria da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Belém.
Na verdade, a os cargos de direção da CMB são presidência, 1ª vice, 2ª vice, primeira, segunda, terceira e quarta secretarias quarta, por sinal, é a que Pantoja ocupa. Evidentemente, tudo não passou de um cochilo de redação, porém, com o orçamento alegadamente, pelo atual presidente, apertado é assustador, ainda que por hipótese, a criação de mais estrutura para não cogitados mais dois integrantes da direção. Ufa!

O que quer a Globo?

Com a reportagem mostrada no domingo último, no Fantástico; repisada ontem, por cerca de dez minutos no Jornal Nacional, a respeito de corrupção em hospitais públicos do Rio de Janeiro, quando um repórter disfarçou-se de diretor de um desses hospitais e até emitiu cartas-convite para uma licitação(por sinal, com preço bem acima do previsto para aquela modalidade), a Rede Globo ou deu tiro no pé, ou, então, não aposta mais em José Serra, ou, ainda, pensa em colocar à disposição da oposição material para um pedido de CPI a fim de contrapor-se aos já em tramitação, assinados pela base governista, pedindo investigações sobre a privataria tucana, bem como as relações promíscuas do bicheiro Carlinhos "Cachoeira" com notórias figuras da oposição.
De qualquer modo, a escolha global foi, no mínimo, infeliz na medida em que a mais notória de todas as corruptoras mostradas na reportagem, a TOESA, sempre esteve lado a lado com Serra e outros segmentos da oposição. esteve no escândalo da compra de ambulâncias, quando era ministro da saúde o tucano; esteve no escândalo das propinas de Brasília, envolvendo o larápio Arruda(DEM) e o assaltante Augusto Carvalho(PPS). E quando Serra elegeu-se prefeito de São Paulo(2004) a TOESA finalmente instalou-se na capital paulista onde está até hoje, com o salafrário Kassab.
Eis aqui alguns extratos de contratos que mostram as ligações perigosas do "privata caribenho" Serra com a malsinada TOESA, com todos os indícios de que formam a mesma quadrilha;


segunda-feira, 19 de março de 2012

Presos "bandidos de toga"!

ROMA - Dezesseis juízes de assuntos tributários de Nápoles recebiam dois salários. Um do Estado italiano, cada vez mais pobre. Outro, da Camorra - uma das maiores redes da máfia italiana - cada vez mais rica.
A Guarda de Finanças (polícia especial de delitos econômicos) os deteve nesta manhã junto com um elenco variado de industriais, funcionários, pessoas de alto escalão e até um advogado de renome que dava aulas em uma universidade. No total, 60 foram detidos por colaborar com um dos clãs da máfia napolitana, o dos Fabbrocino, na lavagem de dinheiro para envio a paraísos fiscais de Liechtenstein, Luxemburgo e Suíça.
A operação volta a demonstrar até que ponto a máfia tece suas redes desde a esquina onde se venda a droga ou se decide qual músico toca diante de um restaurante, até os despachos do Ministério da Fazenda. Passando, claro, pelos homens de negócios. Empresários da construção, do turismo ou da alimentação foram detidos na operação.
(Agência Globo)
P.S.- Espera-se que, em breve, podemos noticiar fato semelhante em nosso país, passando ter a certeza que as coisas estão mudando, inclusive na justiça, que passa a ser igual para todos. Assim seja!

Deputado do PSDB é acusado de chamar servidor negro de "macaco"

O deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO) foi acusado hoje de racismo praticado dentro do Congresso. A Polícia do Senado vai investigar a ocorrência, que teve como alvo um servidor público. O boletim de ocorrência informa que o Leréia chamou o policial de pele negra de "macaco" e que mandou que ele "procurasse um pau para subir", antes de se dirigir do plenário para o cafezinho dos senadores. As informações são da Agência Estado

A ofensa, de acordo com o documento, começou quanto o policial, que trabalha no Senado e não na Câmara, pediu ao deputado que se identificasse. Irritado, Leréia respondeu que o servidor deveria saber quem era ele ou que, então, "procurasse na Internet porque ele não iria se identificar". E repetiu a sugestão de "procurar um pau para subir", ofensa testemunhada de perto por dois senadores. Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) pediu ao policial que "não retornasse mais a falar com o cidadão que se dizia deputado". "Foi feio, o segurança usou a prerrogativa, mas ele não quis se identificar", lembrou Valadares. Já o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) entendeu que o policial falou com o deputado num tom elevado de voz e com o dedo em riste. "Eu teria dado voz de prisão" (contra o servidor), disse o senador peemedebista.

O boletim de ocorrência registra que não foi esse o primeiro envolvimento de Carlos Alberto Leréia numa ocorrência no plenário do Senado. Na ocasião anterior, ele teria mandado outro policial "tomar no c...".
(Os Amigos do Presidente Lula)

Evitando a grilagem

O ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo, assinou decreto prorrogando a presença de tropas da Força Nacional de Segurança nas regiões da fronteira brasileira, por mais noventa(90) dias, contados a partir de ontem.
Com isso, fica assegurada a continuação da operação que retira invasores e grileiros das terras dos índios Apyterewa, no município de são Félix do Xingu, iniciada pela Polícia Federal no final do ano que vem.
(Com informações da Agência Brasil)

domingo, 18 de março de 2012

Os hipócritas, falsamente indignados com os deslizamentos na região serrana do RJ, agem assim



Essa notícia não sairá no Jornal Nacional:

A família Marinho, dona da TV Globo, assim como outros milionários brasileiros, foram alvos de reportagem da Bloomberg, dizendo que "Ricos brasileiros não tem vergonha de construírem suas casas em áreas de preservação ambiental".

Um trecho diz que os Marinho violaram leis ambientais para construir, sem permissão, uma mansão de 1300 metros quadrados em Paraty (RJ), além de anexarem uma área pública na praia e desmatarem floresta protegida para construir um heliporto (local para pouso de helicópteros).

Graziela Moraes Barros, inspetora do ICMBio (Instituto Chico Mendes), que participou de uma autuação na propriedade movida pelo Ministério Público, foi ouvida na reportagem. Ela disse:

"Essa casa é um exemplo de um dos mais sérios crimes ambientais que nós vimos na região...

... muitas pessoas dizem que os Marinhos mandam no Brasil. A casa de praia mostra que a família certamente pensa que está acima da lei...

... Dois seguranças armados com pistolas patrulham a área, espantando qualquer um que tenta usar a praia pública", diz ela.

Um juiz federal, em novembro de 2010, ordenou a família para demolir a casa e todos os outros edifícios na área. Os Marinhos apelaram e o recurso na justiça ainda não foi julgado.
(Os Amigos do Presidente Lula)

Charge do Bessinha

Ninguém dá bola ao "coronel"

Do amontoado de sandices vomitadas no artigo de ontem/hoje, pelo coronel Barbalho, a que mais chama atenção é a defesa desajeitada do trapalhão fora de época e lugar, Simão Lorota, ao declarar com toda a empáfia, "...o governo do estado pode perder o financiamento da Jica- a agência japonesa de cooperação para o desenvolvimento no mundo- para um projeto que trata de forma mais ampla o mesmo problema. O inacreditável é que o governo do Estado ainda admita dialogar com a prefeitura sobre o projeto fantasma..."Refere-se ao projeto de D. Costa-BRT.
Fiel à sua postura autoritária, parece que ainda imagina serem os prefeitos da capital nomeados pelo governador, como em sua época de governador, quando nomeou 4 em três anos, por isso estranha que o atual governador dialogue com o prefeito de Belém. Depois, "esquece" que, desde seu segundo governo que se fala nesse projeto, persistindo a retórica nos sucessivos governos tucanos. Só saiu do papel com Ana Júlia Carepa(PT), conforme comprovam as obras do complexo do cruzamento Julio Cezar/Pedro Álvares Cabral e avenidas adjacentes, demais obras do entorno, tão apreciadas pela população; bem como as desapropriações de inúmeros imóveis na 1º de Dezembro, que permitirão mais rapidamente o prolongamento daquela avenida até o Viaduto do Coqueiro.
Depois, com a volta dos tucanos ao governo, o projeto tornou à gaveta abrindo espaço para que D. Costa, no uso de suas prerrogativas legais, concebesse um projeto de caráter emergencial a um setor da cidade. Queira ou não o coronel, até 31/12 próximo Dudu é prefeito e não pode ser deposto por uma canetada. O máximo que o dono do PMDB pode fazer é o que eu e os demais habitantes/eleitores da cidade podem: votar contra e trabalhar para que o "Nefasto" não eleja o seu sucessor. Mas, nem isso tenho certeza que Barbalhão fará, pois, a impressão que paira no ar é que ele tem mais simpatia pela primeira opção de D. Costa do que pelo candidato da legenda de sua propriedade. Credo!

"Cansei" cansado!

A julgar pelo fiasco da manifestação anterior, contra o desmonte dos galpões 11 e 12 da CDP, organizado por notórias e antipáticas figuras da direita ao tucupi, o abraço organizado pelo demo/edil Carlos Augusto Barbosa, previsto para ocorrer no dia 23 próximo, resumir-se-á a uma fugaz bitoca.
Quando a direita brasileira entenderá que a tragédia da "Marcha com Deus, Pela Família e Pela Propriedade", ocorrida no início de 1964, fundamental para que milicos depusessem João Goulart e instalassem uma ditadura militar, só se materializa como farsa, tal e qual vem ocorrendo com as inúmeras tentativas de mobilização do movimento "Cansei" e suas ramificações?

"Mané Garrincha" já é palco da 2ª Copa Solidária


Brasília – Antes mesmo de sua conclusão, o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha já é palco de jogos. Times formados pelos operários que trabalham na obra começaram hoje (17) a 2ª Copa Solidária que durante seis sábados vai levar 64 times ao gramado.

Em um campo instalado onde no futuro ocorrerão jogos da Copa do Mundo de 2014, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, deu o pontapé inicial de abertura do torneio. Os times foram batizados com nomes de países que disputam vagas para a Copa do Mundo. A partida inicial foi entre os Estados Unidos e a Nicarágua.

No dia da final masculina, quatro times formados por mulheres também vão entrar em campo. Ao contrário dos times masculinos, a maioria das “jogadoras” não é formada apenas de operárias, mas auxiliares de limpeza, técnicas de segurança e auxiliares administrativas.

O carpinteiro Edgar da Silva trabalha na obra há três meses e participa pela primeira vez dos jogos. Além dos momentos de descontração que o torneio proporciona, ele aponta a integração com os colegas de trabalho como o melhor do campeonato. “É bom para conhecer as pessoas de outros setores, de outros turnos de trabalho que não costumamos encontrar”, disse.

O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha tem 52% das obras concluídas e a previsão de conclusão é dezembro deste ano, de acordo com a assessoria de imprensa do consórcio de empresas responsáveis pela construção do estádio. Conforme programação da Federação Internacional de Futebol (Fifa) o estádio sediará sete partidas do Mundial de 2014 e o jogo de abertura da Copa das Confederações, em 2013.

A 2ª Copa Solidária é organizada em conjunto pelos trabalhadores e o consórcio responsável pela construção do estádio.
(Agência Brasil)

Alerta, coveiros, para as segundas intenções daqueles que fingem-se de mortos!

Tem gente que se faz de besta para fazer os outros de besta. Só isso explica a máscara de perplexidade, feita por alguns desses nada ingênuos, diante de dois estudos com conclusões tão opostas, em relação ao mesmo tema.
Estou me referindo ao caso dos estudos a respeito da profundidade do canal de acesso ao porto de Belém. Um estudo, datado de 1999, considerava o canal com profundidade insuficiente, impossível a expansão de suas áreas além de um lay out obsoleto; e o outro estudo, datado de 2005, afirma que nosso porto possui profundidade suficiente, a área está expandida, a muralha de contenção está em recuperação, o canal de acesso está balizado e seu lay out foi remodelado.
A diferença óbvia, embora alguns ainda tentem ocultar o óbvio, sempre com as mais nefastas intenções, é que o "estudo" de 1999 tinha o claro objetivo da estadualização da CDP. Após a estadualização da ENASA, também chamada de pilhagem, assalto, desmonte e quejandos, a bola da vez era a CDP, para isso, era preciso ao menos dar uma aparência de seriedade, daí a apresentação do tal estudo.
Desmentido pelo de 2005 não apenas na teoria, mas, a partir de certas medidas tomadas a partir de 2003, quando Lula assume a Presidência da República e evita que a privataria tucana consolide o processo de desmonte do porto de Belém.
Nesse momento, em que os tucanos continuam com o olho espichado para continuar transformando parte do porto em bares e restaurantes, causando um prejuizo incalculável às exportações e importações do Estado, é preciso pulso firme em defesa dos interesses do povo. Ninguém nega a beleza da Estação das Docas e sua já consolidada referência como point da cidade. Porém, enquanto o Porto de Belém movimenta bilhões em negócios; a estação até hoje ainda depende de recursos públicos para sua manutenção, embora aqueles bares e restaurantes vivam lotados, seguramente, como os bolsos de seus proprietários.

sábado, 17 de março de 2012

Marcha ré

Como era esperado, a inoperância de Simão Lorota faz o Pará retroceder e ir perdendo o fôlego verificado até o final de 2010, no quesito geração de empregos, quando experimentamos um saldo positivo de cerca de 70 mil postos de trabalho com carteira assinada gerados.
Nos dois primeiros meses deste ano, segundo o CAGED, tivemos um saldo positivo de 3.580 postos de trabalho com carteira assinada, significativamente menor do que o resultado verificado nos dois primeiros meses do ano passado, quando foi obtido um saldo de 5.005 postos de trabalho. Fruto, obviamente, da inércia lorótica, repita-se, responsável pela paralisação de todas as obras que se encontravam em andamento e vinham mantendo nossa economia em crescimento.
Retomar algumas delas, além de velada confissão de culpa por parte de alguém movido por mesquinhez política, acaba sendo mal menor e tábua de salvação para quem se apresentou ao eleitorado cheio de empáfia retórica, porém, totalmente vazio de qualquer objetivo digno do cargo a que se propôs assumir, provocando o desastre ora experimentado. Triste!

Barba, cabelo, bigode...e unhas

A semana que vai se encerrando entra para a história do Pará pela singularidade de, nela, termos tido a oportunidade de constatar greves nos três poderes. E ainda em uma ex-estatal, vendida a preço de banana, que não soube aproveitar a leniência de um governo anti-popular, e hoje encontra-se em graves apuros financeiros.
Evidentemente, Simão Lorota empreende outras "viagens" pelo mundo virtual que doura a pílula de seu desgoverno, no entanto, o que fica inscrito em nossa história é que foi sob sua batuta austera(?) que Judiciário, Legislativo, maior secretaria do Poder Executivo(Educação), além de ex-estatal, cuja venda simbolizaria a modernidade e a eficiência administrativa e hoje está à beira da falência, retratam fielmente a situação de terra arrasada que governantes mal intencionados provocam. Lamentável!

O rapace Curió ainda não está livre

Ao contrário do que afirma, hoje, o reacionário O Liberal, o jagunço Curió ainda não está totalmente impune em relação aos crimes que cometeu. Os procuradores do Ministério Público Federal que atuam no caso vão recorrer da decisão do juiz que negou o pedido de abertura do processo contra o sanguinário esbirro.
Esses procuradores, de São Paulo, Pará e Rio Grande do Sul, que atuam em conjunto no caso, pretendem citar a decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos, em 2010, que condenou o Brasil por este não ter investigado os crimes cometidos durante a Guerrilha do Araguaia. Também, alegarão que a denúncia não questiona a Lei de Anistia, mas segue os procedimentos verificados em outros casos julgados no Supremo Tribunal Federal, nos quais as vítimas continuam desaparecidas, ou seja, seriam sequestros ainda em execução. Cadeia nele!

Tenebrosas transações eleitorais


Eis os milhões de "motivos" pelos quais os tucanos são contra o financiamento público das campanhas eleitorais



Na expectativa de ser alvo de uma CPI na volta das férias dos deputados, por causa do livro-denúncia A Privataria Tucana, o PSDB começa 2012 com outra notícia embaraçosa. Depois de 14 meses da derrota na eleição presidencial, soube-se que o partido contou naquela campanha com uma generosidade milionária de uma socialite brasiliense cujo marido foi flagrado em vídeo pagando propina num esquema que derrubaria um governador do Distrito Federal.

Ana Maria Baeta Valadares Gontijo fez sete doações entre agosto e novembro de 2010 à direção nacional do PSDB, num total de R$ 8,250 milhões. Foi a maior contribuição de uma pessoa física naquela campanha, sendo que a última, de R$ 350 mil, foi informada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com data de 26 de novembro, quando a eleição já tinha terminado. A direção tucana declarou ao TSE ter arrecadado R$ 100 milhões em 2010.

Em tese, os recursos – os R$ 8,2 milhões de Ana Maria e os R$ 100 milhões no geral – podem ter sido distribuídos a todos os candidatos tucanos e a aliados do PSDB pelo país. Na prestação de contas do candidato do PSDB à Presidência, José Serra, entregue ao TSE, não há registro de contribuições da socialite. A maior parte foi carimbada como sendo contribuição do comitê nacional tucano.

O que há de potencial para aproximar Serra e Ana Maria é o governador que acabou defenestrado do comando do Distrito Federal por causa do “mensalão do DEM”. José Roberto Arruda, que era do DEM, perdeu o cargo depois de um auxiliar, Durval Barbosa, ter passado à imprensa gravações em áudio e vídeo que mostravam políticos recebendo e empresários entregando dinheiro. Um desses empresários era José Roberto Gontijo, sócio de empreiteiras que fazem negócios em Brasília.

A uma CPI que em 2010 investigou parte do esquema, Barbosa disse que a gravação com Gontijo mostrava o empresário pagando propina para políticos brasilienses em retribuição a uma empresa dele chamada Call Tecnologia e Serviços ter ganho licitações.

A propina recebida pelos políticos servia para comprar apoio ao então governador Arruda entre deputados do Distrito Federal, para custear a boa vida deles e para financiar campanhas futuras.

A denúncia sobre o mensalão do DEM veio à tona em dezembro de 2009. Naquele mesmo ano, Serra, que já era pré-candidato a suceder o ex-presidente Lula, mantinha boas relações com Arruda, o único governador do DEM na época e potencial candidato a vice.

Em um compromisso público em Brasília ao lado de Arruda pouco antes do escândalo, Serra chegou a brincar: “Se eu definisse algo no plano nacional e ele viesse junto, o lema seria ‘vote num careca e leve dois’”.

O tucano acabou tendo mesmo um vice do DEM na disputa presidencial, o então deputado federal Índio da Costa (RJ). Não há doações para Índio ou o DEM em nome de Ana Maria na prestação de contas que ambos entregaram ao TSE.
(Pragmatismo Político)

Inimigo público

Repudiado por jornalistas, execrado por ambientalistas, detestado por sindicalistas, odiado por lideranças do movimento popular e ignorado pela população de um modo geral, pois, se esta soubesse do que é capaz, já o teria linchado em plena via pública, o vereador Gervásio Morgado centrou toda ira contra a jornalista Franssinete Florenzano, talvez a primeira a fazer denúncia impactante em relação ao comportamento delituoso daquele que é contumaz agressor do decoro parlamentar.
Incrível como esse impostor, fruto da impunidade estranhamente tolerada e, no caso da jornalista Franssinete, até incentivada por um juiz contorcionista que, a pretexto de resguardar o direito individual, acaba desrespeitando o interesse coletivo ao dar guarida a alguém para que continue agredindo a lei. Revoltante!

sexta-feira, 16 de março de 2012

Morre um grande brasileiro

São Paulo – O geógrafo Aziz Ab'Saber morreu às 10h20 de hoje (16), segundo informou a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entidade da qual foi presidente e era conselheiro. Aos 87 anos, Ab'Saber desenvolvia até ontem (15) trabalhos no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP). O acadêmico morreu na casa dele, em Cotia (SP). O local e o horário do sepultamento ainda não foram definidos pela família, que aguarda a liberação do corpo pelo Instituto Médico-Legal.

Professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, foi premiado diversas vezes. Em 1997 e 2005, ganhou o Prêmio Jabuti na categoria ciências humanas e, em 2007, na de ciências exatas. Em 2001, foi agraciado com o Prêmio para Ciência e Meio Ambiente da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Também recebu o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia (1999), concedido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

Atento aos temas em discussão no país, defendia causas ambientalistas e era um dos críticos do texto do novo Código Florestal, em discussão no Congresso, por não considerar as diferenças físicas e ecológicas nas diversas regiões brasileiras.
(Agência Brasil)

Esse é o paradigma tucano de homem público


Antes de assaltar os cofres da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, Mário Couto já conhecia a fundo os bastidores do mundo da contravenção, portanto, não foi difícil transformar tapioca em material de construção e isto em produto do roubo.
Apesar de tudo, vai continuar apontando o dedo para os outros e acusar seus desafetos de corruptos. Até o momento que a justiça saia de sua inércia camuflada em diversas declarações de suspeição e o mande para traz das grades.
(Extraido do blog do Vicente Cidade, onde estão outros recortes do salafrário em questão atuando com afinco em prol da contravenção penal)

Vereadores vão enxugar gelo

A única forma de evitar que os motoristas dos coletivos que servem a Região Metropolitana de Belém "queimem" determinadas paradas é acabando com o sistema vigente até hoje, mas que vem desde os tempos em que tínhamos apenas as linhas São Brás/Jurunas; Antonio Baena; Circular e Souza, que consiste em cada viagem ter de ser feita em um determinado tempo, estabelecido pela direção da empresa.
Assim, diante desse nosso infernal trânsito, dane-se o interesse do usuário. O que conta é a realização do número de viagens suficientes para encher diariamente os bolsos desses gananciosos. Se baterem nessa ferida, muito já terão feito pela população nossos bravos edis.

Notas Esportivas

-O Flamengo escreveu ontem uma das mais vergonhosas páginas da história do clube quando, em pleno Rio de Janeiro, após construir o placar de 3x0 no Olímpia do Paraguai, acabou cedendo o empate, nos últimos 15 minutos. Lamentavelmente, a tão decantada garra rubro-negra, objeto de memoráveis crônicas de Mário Filho, parece ter sido vendida como marca comercial pela atual presidenta, a ex-tucana Patrícia Amorim.
-Não me incluo entre os que acham ter sido uma mancada da Tuna Luso a ascensão do dedicado preparador físico, Fernando Silva, à condição de treinador da equipe profissional. A grande mancada foi a contratação do maroto Arthur Tourinho para gerente de futebol, com a missão de captar os recursos necessários à manutenção do time. O dito cujo embolsou sabe-se lá quanto, não trouxe um centavo aos cofres tunantes e ainda afastou aqueles que estavam dispostos a colaborar. vergonhoso!
-Uma beleza a festa da natação da América do Sul, no Parque Aquático da UEPa, principalmente pela presença sempre alegre e educada do torcedor paraense. Por sinal, contrastando com aquele episódio vergonhoso, ocorrido em Florianópolis, durante uma partida pela Liga Nacional de Vôlei, quando um celerado gritou para uma jogadora cubana, que defende o Minas, "volta pra Cuba, sua macaca!" Imagine se não fosse crime inafiançável.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Cutucando a vara com onça curta

O senador tucano Flexa Ribeiro ficou furibundo com um comentário publicado no blog A Perereca da Vizinha chegando até mesmo insinuar um puxão de orelhas em Ana Célia, por ter publicado o referido comentário, segundo o senador, feito por uma anônima, logo, de difícil identificação para que se cobre a reparação judicialmente.
Lembro que, há mais ou menos um ano, quando este blog publicou a foto do então suplente do senador D. Costa algemado e sendo conduzido à carceragem da Polícia Federal, foi enviado para cá um comentário tomado por semelhante furibundismo, acusando-me de montagem e ameaçando-me de processo. Não digo que tenha sido o senador, mas pode muito bem alguém do seu staff ter enviado a ameaça que nunca se concretizou, até mesmo porque não havia montagem, apenas uma foto publicada em vários jornais brasileiros da época.
Assim como invariavelmente assino tudo que posto ou comento, acho que a tal anônima nem é tão anônima assim. Pelo menos colocou pistas para que se investigue a veracidade da origem do tal comentário. Usou o pré-nome Virgínia e identificou-se como esposa de um deputado.
Talvez não chegue a dez, o número de deputados casados com alguém que se chame "Virgínia", o que facilitaria o trabalho do senador que, em um dia, saberia se o nome é fictício, real, se procede a informação de que deputado e esposa, ou, ao menos essa, estavam de fato em São Paulo, mais precisamente no restaurante onde afirmou que se encontrava. Só de posse dessas informações é que o senador poderia afirmar tratar-se de alguém homiziado no anonimato para atingi-lo, contando com a conivência de Ana Célia.
Nos termos em que foi redigida, a nota do senador Flexa provoca mais dúvidas do que certezas de que o tal jantar não passou de mais uma "Batalha de Itararé". É o caso típico do esclarecimento que precisa ser esclarecido. Se é que este é o desejo do senador.

As peripécias de D. Costa

Uma administração calamitosa, como a a do cleptoalcaide D. Costa, só pode produzir os efeitos insólitos que produz, até na área da publicidade de seus atos.
É o caso do filme publicitário a respeito da revitalização do Palacete Pinho, na Cidade Velha, atualmente veiculado pelas redes de televisão. O texto do referido exalta, mas também critica o atual prefeito, no trecho em que diz, "depois de anos de abandono, o Palacete Pinho foi totalmente reformado..." Não se sabe se a autocrítica é consciente, no entanto, fato é que, quando assumiu o comando da PMB, em janeiro de 2005, D. Costa encontrou aquele patrimônio em obras, porém, interrompeu essas obras só retomando-as quando o Ministério Público assim exigiu, ressalte-se, já no início do segundo mandato do prefeito. Portanto, se alguém concorreu recentemente para o abandono do palacete, esse alguém chama-se Duciomar Costa.
Evidentemente, as trapalhadas administrativas e publicitárias não param por aí. O responsável pela peça, talvez tocado pela pungência da canção do Grupo Mosaico de Ravena, anuncia que o "Palacete Pinho agora é cenário de novela". Menos mal que ainda não é "albergue no novo filme do Spielberg", embora seja vergonhoso constatar que o prefeito, prestes a ter seu mandato encerrado, não tenha uma destinação a dar para um prédio tão importante na arquitetura cidade. Lamentável!

A propaganda enganosa da Futrica(Diário)

Segundo parecer do Tribunal de Contas dos Municípios, a Lei de Responsabilidade Fiscal, para efeito do cálculo que estabele o limite de gastos com pessoal, remuneração é a contraprestação pecuniária a serviço prestado, incidindo sobre esses imposto de renda e contribuição previdenciária, além de outros de caráter individual. Assim, vale refeição, vale transporte ou quaisquer outras benefícios indiretos destituidos desse caráter remuneratório não podem ser computados como gastos com pessoal.
Portanto, não passa de propaganda enganosa, travestida de notícia, a matéria que entoa loas ao inoperante alcaide ananin, publicada hoje na Futrica Barbálhica(Diário do Pará), que, utilizando-se do velhaco expediente de metamorfosear a exceção em regra, afirma que um professor em início de carreira ganha R$3.300 mil, desde que tenha entre seus títulos o doutorado. Como, em um universo de 1400 docentes, os doutores mal preenchem os dedos de uma das mãos; e a recomendação do TCM impede que o inoperante alcaide ananin inclua como remuneração o que a lei diz não ser, a dura realidade vivida pelos professores de Ananindeua é de uma remuneração bem abaixo daquilo que a enganosa propaganda estampa e a lei permite.

A graciosa proposta do "coronel" Barbalho

Mais indecente que o processo de venda da Celpa ao Grupo Rede é essa proposta do senador e dono do PMDB paraense, Jader Barbalho.
Sua excelência foi ao ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, propor intervenção federal da Eletrobrás na Celpa seguida de compra de ações até que a estatal torne-se acionista majoritária; após o que saneria o imenso passivo deixado pelo tal grupo, ou seja, injetaria sabe-se lá quantos bilhões de dinheiro público para apagar rastro dos malfeitos cometidos por um bando que teve todas as facilidades, inclusive passando por cima do interesse público, de tornar-se uma das maiores empresas do Pará, mas optou pela prática do parasitismo ao erário até dar com os burros n'água.
Agora vem Barbalhão, sempre generoso quando se trata de transferência de dinheiro público a bolsos privados, e afronta a população com tão indecorosa proposta, sem fazer qualquer referência à busca das causas que levaram a distribuição da energia chegar na situação em que se encontra, bem como punição aos que concorreram para que isso acontecesse. Credo!

A Câmara necessita de assepsia, não de maquiagem


Muito pior que as seguidas e deploráveis escaramuças verificadas no plenário da Câmara Municipal de Belém, sempre protagonizadas pelo mesmo vereador, são os fatos que dão causa aos tumultos. A persistir o comportamento atual dos vereadores, "muita roupa suja" ainda será lavada no tal Salão Vip, no entanto, tudo continuará como dantes enquanto adiar-se a solução do problema.
O parágrafo primeiro, do artigo 50, da Lei Orgânica do Município de Belém, determina ser incompatível com o decoro parlamentar "o abuso das prerrogativas asseguradas ao Vereador ou a percepção de vantagens indevidas". Ora, um jornal de circulação diária afirma que o vereador, o tal causador dos tumultos, tem "duzentos mil motivos" para tentar colocar em votação, nem que seja na marra, projeto de sua autoria que altera o Plano Diretor da Cidade, passando por cima de todas as condicionantes legais exigidas para esse tipo de alteração, por sinal, comportamento verificado anteriormente, quando o provocador de tumultos fraudou as exigências legais à alteração de um topônimo da cidade. De tão acintoso o delito, a Câmara teve que voltar atrás e "desvotar" o que havia aprovado, mas, deixou ileso o fraudador.
Será que nossos vereadores são tão ingênuos a ponto de achar que esses "duzentos mil" são apenas motivos retóricos, sem qualquer relação com papel impresso na Casa da Moeda?
Com efeito, essa ingenuidade induz ao mesmo erro e faz empurrarem com a barriga a decisão que já deveriam ter tomado, caso quisessem realmente moralizar seu funcionamento. Talvez, fosse hora do Ministério Público abrir uma investigação a respeito do óbvio cobrando dos edis que deixem de lado o corporativismo e pensem prioritariamente na solução dos problemas da cidade, afinal, para isso foram eleitos.