Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

"Raposas" vigiam galinheiros

Reduto de ex-políticos semiaposentados, Tribunais de Contas dos Estados são presididos por suspeitos envolvidos em operações da Polícia Federal e réus em processos que tramitam na Justiça.
Três presidentes desses órgãos de fiscalização tiveram que deixar seus cargos nos últimos meses por suspeitas de irregularidades. Em ao menos sete Estados, o atual comando do órgão também é alvo de questionamentos.A Procuradoria-Geral da República assinou há duas semanas o pedido de afastamento do presidente do TCE do Rio de Janeiro, Jonas Lopes de Carvalho, ao denunciá-lo por suspeita de envolvimento em irregularidades apuradas na Operação Pasárgada, da Polícia Federal.
Dezesseis prefeitos foram presos na ação, de 2008, que apurava facilitação de benefícios a municípios.A cúpula do TCE de Minas também foi alvo de suspeitas na mesma operação. Uma autorização do Superior Tribunal de Justiça permitiu à polícia ouvir o presidente Antônio Carlos de Andrada e outros membros. A investigação ainda não está concluída.A mesma corte mandou afastar há um mês o então presidente do TCE de Roraima, Marcus Hollanda, que virou réu em uma ação penal ligada à Operação Gafanhoto, da PF. Quem assumiu o cargo dele foi Essen Pinheiro, que também é réu em outro processo no STJ.No Acre, o chefe do TCE responde a processo por peculato. No Amapá, a PF fez ação de busca e apreensão na casa do presidente em maio. Os presidentes no Ceará e no Espírito Santo acabaram deixando seus cargos.
Criados para fiscalizar e julgar ações dos governantes nos Estados, os TCEs se tornaram atrativos para nomeações políticas. A maior parte dos integrantes é escolhida pelo Legislativo, o que garante presença de ex-deputados.O cargo tem status vitalício e salário de desembargador.O cientista político Bruno Speck, que fez estudo sobre os TCEs na Unicamp, diz que “alguém indicado pelo governador vai ter dificuldade de julgar de forma isenta as contas do governo".
(Amigos do Brasil)

Liberdade de expressão é diferente de liberdade de empresa

O 1º Encontro Mundial de Blogueiros encerrou-se neste sábado (29), com cinco prioridades agenda da blogosfera no próximo ano, listadas na Carta de Foz do Iguaçu. Seus 468 ativistas digitais, jornalistas, acadêmicos e estudantes, de 23 países e 17 estados brasileiros aprovaram o texto por aclamação ao final dos trabalhos.

Encabeça a lista de prioridades a luta pela liberdade de expressão plural, portanto, descolada daquela que é defendida pelos monopólios midiáticos. Os blogueiros também se uniram contra qualquer tipo de censura ou perseguição política, especialmente a que ocorre via judicial.

Os principais objetivos dos presentes para o próximo ano abrangem, ainda, uma nova regulação da comunicação, que estimule o caráter público, comunitário e diversificado dos meios de comunicação, combatendo e coibindo monopólios. E, por fim, o apoio ao acesso universal à banda larga de qualidade; e o combate a qualquer tentativa de cerceamento e censura na Internet.
(Blog do Zé Dirceu)

A voz do Brasil que nunca teve voz

Lula completou 66 anos esta semana: a metade deles emprestando a voz rouca e grave à defesa da democracia e da justiça social. Avant la lettre, ele deu voz à 'primavera árabe' brasileira. Mesmo quando lhe faltaram microfones, nas assembléias históricas da Vila Euclides, no ciclo das grandes greves do ABC paulista, nos anos 80, a voz rouca e grave ecoou através de outras vozes para se fazer ouvir em todos os cantos e lares mais humildes do país..

A economia e a sociedade que essa voz ajudou a construir hoje falam por ele. E torcem por ele, na certeza de que ele ainda falará por ela durante muito tempo, como líder político incontestável da grande frente progressista que deu voz a um Brasil que nunca antes teve voz nem vez na política nacional.

Na campanha de 2002, num discurso emocionado, quando a vitória ainda era incerta, Lula disse que se considerava uma obra coletiva do povo brasileiro. E que assim persistiria , fosse qual fosse o resultado daquela disputa. De fato. Lula se transformou no intérprete mais fiel das lutas e sonhos da gente brasileira, a ponto de o seu nome ter se incorporado ao vocabulário nacional ('agora é Lula!') como uma espécie de sinônimo do orgulho, da resistência e do discernimento de uma população que, ao seu modo, nele se enxergou como fonte de poder e de direitos .

Essa força tamanha não vai silenciar. Não apenas porque Lula em breve voltará a expressá-la, mas porque em qualquer tempo, e em qualquer lugar , sempre que interesses de uma elite anti-social e demofóbica ameaçarem as conquistas e anseios dessa gente, haverá quem cante, assovie, murmure ou mencione o refrão que enfeixa um punhado de significados e entendimentos, todos eles imiscíveis com a prepotência e a humilhação que encontrou nesta voz um contraponto de alteridade e hegemonia que as ruas dificilmente esquecerão: 'olê, olê, olê, olá, Lula, Lula...'

Postado por Saul Leblon(Carta Maior)

Führer

Comentarista deste blog lembra que o apologista do famigerado SNI, objeto de post ontem("Quanta asneira!") a partir de artigo publicado em O Liberal, recebeu na pia batismal o nome de Adolph Hitler. Isso é que é premonição paternal/maternal. Égua!

Traquinagens tucanas

A disputa entre Zenaldo Jr. e Flexa Ribeiro pela indicação tucana à disputa da sucessão de D. Costa está acirrando-se. Zenaldo comanda a campanha do "Não" à divisão do Pará, cujos recursos disponíveis provavelmente só se saberá, se souber o quanto entrou e saiu, ao término do plebiscito.
Já Flexa, com a vasta folha que tem de arrecadador de recursos, principalmente quando são públicos, tratou, segundo o Repórter da Ditadura(70) de ontem, de ir em fonte segura e generosa. Foi à Secretaria dos Portos solicitar que ceda ao governo do estado os galpões 4, 5 e 6 para ampliar a Estação das Docas, obviamente com projeto de Paulo Chaves.
Como é sabido por todos, a estação inicial tinha um custo previsto de R$6 milhões. Depois, com a torrente de termos aditivos ao contrato inicial, suspeita-se que tenha custado cinco vezes mais e sem passar por nova licitação, conforme determina a Lei nº 8.666, mas isso é só um detalhe. Para os tucanos, o que importa nesse momento é ver quem apresenta o maior "dote", coisa que Flexa tira de letra. Maroto!

O Brasil nos Jogos Pan-Americanos

No encerramento da participação brasileira nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, Solonei Rocha da Silva conquistou a medalha de ouro na disputa da maratona. Mesmo debaixo de sol forte e da altitude de 1.500 metros da cidade mexicana, ele completou os 42.195 metros do percurso em 2h16min37, superando os colombianos Diego Alberto Colorado e Juan Carlos Cardona, que foram prata e bronze. O outro representante do Brasil na prova, Jean Carlos da Silva, terminou em nono lugar (2h22min41).
Com a vitória de Solonei, o Brasil terminou o Pan de Guadalajara com um total de 141 medalhas, abaixo do recorde de 157 conseguido nos Jogos do Rio, há quatro anos. Dessa vez, foram 48 de ouro, 35 de prata e 58 de bronze, que deixaram a delegação brasileira na terceira colocação do quadro geral de medalhas da competição, atrás apenas dos Estados Unidos e de Cuba.
Ex-catador de lixo, Solonei começou a competir há apenas dois anos. Mesmo assim, já virou um dos principais maratonistas do Brasil, como provou a vitória deste domingo. Ele foi ao Pan com o segundo melhor tempo do ano entre os brasileiros (2h11min32), atrás do astro Marilson Gomes dos Santos (2h06min34), que competiu apenas nos 10 mil metros em Guadalajara.
Os Jogos de Guadalajara vão entrar para a história do esporte brasileiro como o melhor desempenho do País em um Pan fora de seu território. O Brasil encerra a competição, finalizada neste domingo (30), com 48 medalhas de ouro, 35 de prata e 58 de bronze (141 no total), desempenho bastante melhor que o do Pan de Santo Domingo, em 2003, quando os atletas brasileiros subiram o lugar mais alto do pódio 29 vezes e somaram 123 medalhas.
Por pouco o Brasil não superou também o desempenho que teve no Rio, quando competiu em casa. Na ocasião, foram 52 ouros, apenas quatro a mais do que os conquistados em Guadalajara. Assim, fizeram falta as medalhas certas que acabaram sendo desperdiçadas, casos do futebol e do basquete masculino (eliminados na primeira fase) e dos campeões mundiais Fabiana Murer (prata no salto com vara), Roseli Feitosa e Everton Lopes (ambos bronze no boxe). O judô feminino também não colaborou com nenhum ouro.
Por outro lado, o Brasil se destacou em alguns dos esportes olímpicos mais tradicionais, igualando ou até melhorando o desempenho do Rio na natação, no judô, no atletismo, na vela, no vôlei (quadra e praia) e nas ginásticas, modalidades, que, juntas, renderam 41 ouros e um total de 85 medalhas. Handebol, triatlo, tiro, tênis de mesa, levantamento de peso, caratê e patinação também deram um ouro cada ao Brasil.
O Pan também comprovou a evolução do Brasil em disputas importantes. No atletismo feminino e na natação masculina, as provas de velocidades foram dominadas por brasileiros. Na ginástica artística masculina, na ginástica rítmica e no tiro o Brasil também se mostrou um patamar acima do que vinha sendo apresentado em Jogos anteriores. No vôlei, os quatro ouros em jogo na praia e nas quadras ficaram com o Brasil, com direito à seleção masculina B vencendo com certa facilidade Cuba (vice-campeã mundial) na final do Pan.
(A Província)

Será que a Fundação Roberto Marinho resiste a esse exame?

Decreto suspende convênios com ONGs até avaliação de regularidade


Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff determinou a suspensão de contratos com organizações não governamentais (ONGs) e entidades privadas sem fins lucrativos até que seja avaliada a regularidade da execução do que foi contratado pelo governo até agora. Na semana passada, o ministro do Esporte, Orlando Silva, deixou o cargo após uma série de denúncias de irregularidades com ONGs contratadas pela pasta.

Segundo o Blog do Planalto, o decreto assinado pela presidenta, que deve ser publicado na edição de hoje(31) do Diário Oficial da União, prevê ainda prazo de 30 dias para que a avaliação seja concluída por todos os órgãos e entidades da administração pública federal. A revisão vale para os contratos firmados até o dia 16 de setembro deste ano, mas a suspensão de repasses de verbas fica valendo para todas as entidades privadas sem fins lucrativos, bem como a proibição de novos contratos nesse período.

As únicas exceções previstas no decreto referem-se aos programas de proteção a pessoas ameaçadas; contratos firmados há mais de cinco anos com a mesma entidade e cujas prestações de contas tenham sempre sido aprovadas; e a transferências do Ministério da Saúde relacionadas ao pagamento de serviços prestados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Nesses casos, contudo, um parecer técnico assinado pelo ministro da pasta deverá atestar que o contrato se enquadra em situação de exceção.

Após concluída, a avaliação poderá resultar em dois caminhos: contratos cuja execução foi considerada regular poderão novamente receber verbas públicas autorizadas pelo ministro; ou contratos que apresentem problemas em sua execução serão mantidos em suspenso por 60 dias para que as organizações sejam comunicadas. Em tal situação, as entidades poderão sanar os problemas apontados na avaliação ou ressarcir os cofres públicos pelo dinheiro investido e mal utilizado. Essas entidades podem ainda ser consideradas impedidas de celebrar contratos ou parcerias com a União pelo ministro da pasta à qual prestavam serviços ou pelo chefe da Controladoria-Geral da União (CGU).

Organizações sem fins lucrativos que não prestam corretamente contas dos contratos com o governo federal, que não cumprem o objetivo do contrato firmado, que praticam atos ilícitos na execução dos convênios ou que desviam injustificadamente os recursos pagos para outra finalidade poderão ser consideradas inadequadas na avaliação e sofrer as sanções previstas.

domingo, 30 de outubro de 2011

Quanta asneira!

Quando se pensa que já viu tudo em matéria de idiotice, empulhação, sabujice e reacionarismo, eis que O Liberal de ontem/hoje traz uma "pérola" de artigo(?), assinado por um parvo escrevinhador, de nome Linomar Bahia, exaltando o famigerado SNI e seu pseudo combate à corrupção e ao comunismo, como todos sabem, os motivos alegados pelo CIA e pelos milicos para interromper à força a ordem constitucional do Brasil.
Claro que o salafrário escrevinhador citado sabe muito bem o que veio depois: corrupção, endividamento do país e enriquecimento de uma casta de vassalos daquele infame regime, assassinatos, perseguições, fechamento de universidades, exílio imposto a grandes brasileiros como Florestan Fernandes, Josué de castro, Celso Furtado enquanto esbirros doutrinados deitavam falação assimilada às pressas do receituário da guerra fria, aplicado internamente contra brasileiros a pretexto da imposição de uma malsinada "pureza ideológica".
Curioso esse tipo de manifestação pipocar aqui e ali, como temos presenciado ultimamente. À medida que o país avança em suas conquistas sociais, fazendo ir às alturas a popularidade do governo nos últimos oito anos, também aumenta o ódio da direita que, através de seu braço mais barulhento, as corporações mafiomidiáticas, faz retornar o discurso moralista que imolou Getúlio, depôs Jango e impos ao país um dos governos mais corruptos e autoritários de nossa história. Parece que a saudade que esses patifes sentem dos tempos do "ame-o ou deixe-o" não cabe mais em seus peitos.
É preciso que o povo brasileiro reaja e demonstre a força que tem, assim como fez em 2005, quando José Agripino Maia, um jagunço com verniz dândi, acenou com a possibilidade de pedir o impeachment de Lula. Basta de assistir a invenção de fantasias sombrias, no intuito de atingir objetivos torpes e lesivos à nação. Não há ninguém herdeiro de direito divino , muito menos acima da lei. Enquadre-se à normalidade quem vive não aceita o jogo democrático e não respeita a vontade popular. Miremo-nos no exemplo de Cristina Kirchner.

sábado, 29 de outubro de 2011

Nota

Dirigentes e militantes petistas manifestam apoio e carinho a Lula

Nota do Diretório Nacional do PT sobre o estado de saúde do ex-presidente Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve na sexta-feira (28) no hospital Sírio-Libanês para exames, após queixas de dores na garganta.

Segundo nota do hospital divulgada neste sábado (29), os exames diagnosticaram um tumor localizado na laringe.

Por decisão dos médicos, o ex-presidente receberá tratamento quimioterápico de caráter ambulatorial a partir de segunda-feira (31).

Segundo a equipe médica que assiste o ex-presidente, ele se encontra em ótimas condições de saúde e as chances de cura são excelentes.

A direção nacional do PT, assim como todo o conjunto de dirigentes e militantes do Partido, contando com o seu pronto restabelecimento, conclama toda a nação brasileira a enviar uma calorosa mensagem de confiança e de energia positiva ao ex-presidente Lula neste momento de dificuldade.

Ex-presidente Lula, conte com o apoio e o carinho de todos os brasileiros e brasileiras!

Brasília, 29 de outubro de 2010.

Diretório Nacional do PT

Lula "está ótimo", diz médico.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva “está ótimo”, segundo o médico Paulo Hoff, um dos responsáveis pelo tratamento que o ex-presidente vai fazer contra o tumor que foi detectado em sua laringe. Em entrevista ao G1, Hoff, disse que Lula estava apresentando rouquidão acima do normal, o que levou a fazer os exames e detectar o tumor.

O hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, informou na manhã de sábado, dia 29, que o ex-presidente Lula, 66 anos, será submetido a um processo de quimioterapia para tratamento de um tumor na laringe. “Gostaríamos de começar o tratamento na próxima semana”, disse Hoff.

Lula estava apresentando “rouquidão acima do normal”, segundo o médico. “Ele fez os exames, detectou o tumor e agora vai tratar”, disse. Segundo Hoff, o presidente pediu que sua doença fosse tratada “com transparência”, mas preferiu não revelar a quantidade de sessões de quimioterapia pelas quais ele vai passar.

Segundo nota do hospital, exames realizados por Lula no sábado, em São Paulo, identificaram a doença. De acordo com os médicos, ele “encontra-se bem” e fará tratamento ambulatorial.

A laringe é um órgão situado na região do pescoço e tem funções respiratórias e relacionadas ao aparelho vocal.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, o câncer de laringe atinge principalmente homens e é um dos mais comuns na região da cabeça e pescoço. O site do instituto informa que fumantes têm dez vezes mais chances de desenvolver câncer de laringe que pessoas que não fumam.

O câncer de laringe representa cerca de 25% dos tumores malignos na região da cabeça e pescoço, segundo o site do Inca. O instituto informa que dois terços dos tumores do gênero ocorrem na corda vocal.

Na quinta-feira, dia 27, o ex-presidente comemorou no apartamento onde mora, em São Bernardo, o aniversário de 66 anos. Na segunda, dia 22, ele esteve em Manaus (AM), ao lado da presidente Dilma Rousseff, participando da inauguração de uma ponte sobre o Rio Negro.

Assim faz um governo popular: mais verbas p/a educação.

Depois de meses de trabalho de análise e negociações, o relatório do Plano Nacional de Educação (PNE) está em fase final de elaboração e deve ser apresentado na próxima semana na Câmara. O projeto de lei definirá 20 metas educacionais que o país deverá atingir até a próxima década. Ele estabelece que o país deverá aumentar o investimento público em educação dos atuais 5% do Produto Interno Bruto (PIB) para 8,29% nos próximos dez anos.
Esse era um dos pontos mais polêmicos do plano e alvo de boa parte das quase 3 mil emendas que o projeto recebeu. A proposta inicial do governo era de que esse nível fosse de 7%, mas houve grande pressão dos movimentos sociais para que se ampliasse o percentual para 10%. O relatório do deputado Angelo Vanhoni (PT-PR) encontrou uma solução intermediária para a questão: determina o aumento dos investimentos para 7% do PIB até o quinto ano de vigência do PNE e para 8,29% no décimo ano de vigência do plano.
Durante a tramitação na comissão especial criada para avaliar o PNE, diversos estudos apresentados por entidades e pesquisadores indicavam que 7% seriam insuficientes para atingir todas as metas de melhoria do acesso e da qualidade da educação previstas no plano.
Além da meta que define o nível de investimento, outras também sofreram alteração em relação ao projeto enviado ao Congresso pelo Executivo. A de número 11 falava, no texto original, em duplicar as matrículas da educação profissional. O relatório deve trazer a proposta de triplicar o número de estudantes nessa etapa. Já a meta 12 determinava o aumento da taxa de matrícula no ensino superior para 33% na população de 18 a 24 anos. Na nova versão a meta é mantida, mas com uma ressalva: 40% das matrículas devem estar nas universidades públicas. Hoje o setor privado é o responsável pela maioria (75%) dos estudantes do ensino superior.
Boa parte das emendas apresentadas ao PNE foi formulada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, que participou dos processos de negociação para elaboração da nova versão do projeto. Para o presidente da entidade, Daniel Cara, o relator foi muito aberto ao debate com a sociedade e ao mesmo tempo cumpriu seu papel de negociador dentro do governo. Caso se confirme o percentual de investimento de 8,3% do PIB, Cara avalia que é uma conquista e representa um viés de alta. “A vantagem é que se estabelece um novo piso de negociação. Não vamos aceitar nada menos do que os 8,3%”, diz. Ele ressalta, entretanto, que a entidade continuará lutando pelos 10% do PIB.
Depois da apresentação do relatório, os deputados da comissão terão novo prazo de apresentação das emendas. Só depois de aprovado o texto segue para o Senado que só deve iniciar a tramitação do novo PNE em 2012.
Um detalhe, apenas: o PNE foi concebido pelo Ministério da Educação, cujo titular, Fernando Haddad, tem sido bombardeado dia após dia pela imprensa nativa, muito provavelmente pelo fato de ele ter sido responsável pelos maiores avanços que o país vivenciou na área nas últimas décadas. Sob a sua gestão, a educação deixou de ser privilégio para apenas alguns e se tornou, como previsto na própria Constituição, um direito de todos os brasileiros - pobres, ricos, brancos e negros.
Para certas pessoas isso é inadmissível, um verdadeiro crime.
(Extraído do blog Crônicas do Motta- com informações da Agência Brasil)

Quando não é enchente, é obra de gente

Tem jeito de jabotti posto em árvore esse interesse excessivo do Repórter Futrica(Diário) na liberação da rua Diogo Móia, trecho em que fica situado o edifício Wing, aquele que pregou susto nos moradores com ameaça de abalo em sua estrutura e abalo de fato na credibilidade da família Jatene.
O Futrica chega a afirmar que nada foi encontrado no prédio, depois de várias inspeções feitas por orgãos técnicos. Será que tudo aquilo não passou de trote? Ou será que... bom, deixa pra lá.

Universidade para poucos

Continuam as ofensivas furibundas contra o ENEM. Ontem, O Liberal, que não é propriamente um exemplo a ser seguido, dado seu conteúdo profundamente reacionário, por conta de suas raizes, expansão e relações perigosas ao longo de sua história publicou um artigo do físico José Maria Bassalo, reconhecidamente um cientista de mão cheia, porém, alguém que acomodou-se ao funcionamento familiar da UFPA e parece conceber esse "modelo" como o mais adequado à nossa pesquisa.
O dia que o MEC fizer uma profunda investigação no modus operandi de vários departamentos de nossa universidade, encontrará casos escabrosos de transferência para descendentes da manutenção de linhas de pesquisa, através da reserva de bolsas; boicote sistemático a projetos de "estranhos no ninho" familiar; apropriação de equipamentos públicos, como se propriedade privada fossem; direcionamento de verbas de acordo com interesses pessoais e familiares.
Diante desse quadro, claro que a democratização e a massificação necessária de nossa maior instituição de ensino incomoda, afinal, para esses defensores de uma abstrata excelência os direitos foram conquistados no berço. Lamentável!

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Fofocódromo

Os bizus que correm na cidade dão conta que a PPP do D. Costa era para favorecer empresa de seu testa de ferro; que o milhão "esquecido" no aeroporto pertence a Flexa Ribeiro, o dono da Porte Engenharia, funcionário da Celpa, também seria testa de ferro de Jader Barbalho e Mário Couto vocifera na tribuna do Senado Federal pedindo cadeia para Ricardo Teixeira.
Será medo da solidão?

Cadê o Flexa Sujeira?

" O governo vai garantir ferramentas de financiamento para que os produtores possam se adequar a produzir o açai dentro dos padões sanitários"(Simão Lorota-hoje na Futrica Barbálhica(Diário do Pará)).
O mais puro trololó tucano. Não há padrões sanitários estabelecidos porque o senador Flexa derrubou os que estavam sendo votados no Senado federal, deu de costas para o estabelecimento de outros que substituissem os derrubados, fez propaganda dessa irresponsabilidade, elegeu-se senador e agora se esconde da população para não prestar esclarecimentos a respeito de sua ação criminosa.
Aí aparece Simão Lorota acenando com financiamento, como se fosse um "cala boca" social que mitigasse a gravidade do gesto de Flexa. Melhor faria se baixasse um decreto urgente estabelecendo parâmetros para a fabricação do açai, até o envio de um projeto de lei à Alepa que disciplinasse a matéria, seguido de outro que considerasse o Flexa Sujeira como personna non grata ao segmento, por todo o mal causado. mas aí já é esperar demais do nosso Rolando Lero ao tucupi.

Novo método

Secretário de Segurança diz que criminalidade caiu no Pará. Deve estar contando por cada um que tomba, vítima do extermínio feito por pistoleiros a serviço do tráfico de drogas. Como nunca tombam menos de cinco por dia, então, a "queda" da criminalidade se dá em números fantásticos. É o serviço de inteligência da polícia funcionado a todo vapor, depois que adotou a curva de Lorota em suas tabulações estatísticas.
"Minha pedra é ametista, lalará, larará, larará, larará....."

Dia de lamúrias

Hoje é dia do funcionário público, mas não será um dia de festas e sim de lamúrias e reivindicações diante de um governo estadual que vive em função de uma corte de áulicos, únicos agraciados com mimos dispensados com dinheiro público, enquanto a maioria só tem prejuízo.
Como diz Carlos Esdras, do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Pará, "O atual governo já está há 10 meses e, até agora, não encontramos espaço para sentar e conversar." E aponta uma perda salarial acumulada de 70%, ao longo de quase 13 anos de governos tucanos, só interrompida durante o governo Ana Júlia, período em que, além da reposição da inflação, havia um percentual de ganho real. Isto era possível porque foram congelados os vencimentos dos cargos de DAS, o oposto do que agora ocorre. Junte-se a isso a criação do vale alimentação para todos os servidores e constataremos que a vida do servidor estadual piorou com o "novo" governo. Paciência!

Agora vai!

O efeito mais significativo que o despejo, por falta de pagamento do aluguel do imóvel, da CTBEL de sua sede pode proporcionar é faze-la ir às ruas e executar sua tarefa de organizar o trânsito da cidade. E depois ainda tem gente que desdenha dos provérbios populares.

Secretária 1%

A secretária de administração do governo Lorota declarou que o atendimento ao pagamento do piso salarial do magistério integralmente impactaria a folha em mais R$12 milhões mensais. Típica frase de efeito, dita por quem tem histórico de desleixo com a educação pública. No frigir dos ovos, daria pouco mais de 10% do R$1,2 bilhão gastos até aqui sem licitação.
Se pretendesse ser levada a sério, deveria também divulgar em quanto impacta na folha o reajuste concedido ao governador, vice, secretários , adjuntos, secretários especiais em percentual superior a 60% dos salários percebidos até dezembro do ano passado; diria, também, quanto custa a brincadeira da criação do cargo de Assessor Especial III, somados aos anteriormente existentes, I e II. Poderia ir até mais além divulgando a quantidade e os nomes dos felizes ocupantes desses cargos e a origem de suas nomeações.
Evidentemente que não fará, pois correria o risco de cair naquela tristemente hilária constatação feita pelo grande juiz trabalhista José Maria Quadros Alencar, diante de um quadro de pessoal que lhe apresentaram de um determinado orgão público. Disse Alencar, "aqui não há organograma, mas árvore genealógica..." Tudo a ver.

Metamorfoses apocalípticas


RAPAZ SE DIZ LOUCAMENTE APAIXONADO POR UM BURRO
"Um zimbabuano contou a um tribunal que a prostituta que ele contratou por US$ 25 transformou-se, durante a noite, num burro e que agora ele está completamente apaixonado pelo animal, informou a imprensa local.
"Acho que também sou um burro. Não sei o que aconteceu quando eu deixei o bar, mas estou seriamente apaixonado pelo burro", contou Sunday Moyo ao tribunal, de acordo com o jornal The Herald.
Moyo, 28 anos, foi preso na cidade de Zvishavane (sul da capital Harare) no domingo acusado de fazer sexo com o animal. Foi indiciado por bestialidade e o tribunal ordenou que ele seja submetido a exames psicológicos."
Porra! Já tinha visto burro transformar-se em colunista. Em prostituta é a primeira vez. O fim do mundo se aproxima!
(Informações extraídas de A província)

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Olimpíadas(tucanalha) de assaltantes

"O ex-chefe da Casa Civil do governo Yeda Crusius, José Alberto Wenzel, depôs ontem, como testemunha, na 5ª Vara Criminal do Foro Central de Porto Alegre, no processo que o ex-secretário da Transparência, Francisco Luçardo, move contra o ex-ouvidor da Secretaria Estadual da Segurança Pública, Adão Paiani (foto). Luçardo acusa Paiani de ter cometido “crime contra a honra”, por tê-lo acusado de praticar crimes contra a administração pública, como prevaricação, advocacia administrativa e condescendência criminosa, ao não apurar administrativamente denúncias contra Walna Vilarins Menezes (assessora da ex-governadora) e Ricardo Lied (ex-chefe de gabinete de Yeda)."
Como na música de Chico, "Luçardo, que acusa Adão, que acusa Walna, que acusa Ricardo, que acusa Alberto, que acusa toda a quadrilha". Égua!
(Informações colhidas do blog Alfabetizados Políticos)

Porra!

Para-choque de blog
“Ninguém é tão feio como na identidade, tão bonito como no Orkut, tão feliz quanto no Facebook, tão simpático como no Twitter, tão ausente como no Skype, tão ocupado como no MSN e nem tão bom quanto no Currículo.” (Miriam Suminski)

Brasil-il-il-il!

IBGE: Desemprego em setembro tem a menor taxa em nove anos
Desemprego ficou em 6% em setembro, informou nesta quinta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

O desemprego no Brasil ficou em 6% em setembro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (27). É a menor taxa para o mês desde o início da série histórica, em 2002.

A população desocupada (1,5 milhão de pessoas) ficou estável em relação ao mês anterior. Quando comparada com setembro do ano passado, também apresentou estabilidade.

A população ocupada, estimada em 22,7 milhões, não apresentou variação significativa frente a agosto.

O rendimento médio real habitual dos trabalhadores (R$ 1.607,60) apresentou queda de 1,8% em comparação com agosto, mas frente a setembro do ano passado, o poder de compra dos ocupados ficou estável.
(Portal-PT)

Jornalismo? Não. Futrica. E barbálhica!

Se toda aquela massa de professores que ocupou a SEAD, em protesto contra o surrupiamento de seus salários, fosse composta de psolistas, seguramente Ed organizaria uma por dia. É o velho cacoete do jornalismo feito por encomenda: não contra argumenta, apenas desqualifica o interlocutor.
Assim fez a Futrica Barbálhica(Diário do Pará), preocupada com o desgaste que a greve causa ao "patrocinador". Tentou desqualificar quem briga para ter reconhecidos seus mais elementares direitos profissionais, classificando-os como oportunistas. É a verdade dos fatos sacrficada no altar do mais torpe fisiologismo político, cujo parâmetro principal é o deplorável, "quem dá mais?" Lamentável!

"Senador" de barranco

Coronel Barbalho estava ávido para comemorar seu natalício como senador. O STF frustrou tal pretensão. Pode-se afirmar, pela quinta vez: quatro tentativas rechaçadas e a de ontem, que nem foi a jugamento.
É provável até que fique pra 2012, pois estamos a menos de quarenta dias úteis do recesso do judiciário, abrindo espaço para novas argumentações a respeito da aplicação da lei no tempo, aumentando ainda mais a agonia barbálhica, exposta em sucessivos anúncios de meia ou página inteira do seu jornal. Como diria o filósofo contemporâneo Genival Lacerda, "mata o véio!"

Faça como Julinho da Adelaide

"É incrível, mas verdadeiro: o Governo do Estado já gastou neste ano quase R$ 1,2 bilhão sem licitação." É o que diz Ana Célia Pinheiro em seu blog a respeito das modalidades de gastos feitos até aqui por Simão Lorota. Isto, evidentemente, não merecerá uma linha dos nossos jornais, convencidos a priori da seriedade desse governo, pelos milhões de motivos já ofertados. Mas será do conhecimento de uma parcela considerável de nossa população, aqueles que não trocam um acesso a Perereca por horas de leitura de papeluchos que não gozam da mínima credibilidade.
Voltando às artimanhas loróticas, deve-se ressaltar que essa tática não é nova. Aliás, se Chacrinha tinha razão quando dizia que na televisão brasileira nada se cria tudo se copia; o mesmo vale para esse tipo de governante, que não inventa. Mas aumenta... e como!
No início dos anos 90, do século passado, o prefeito recém eleito nomeou um secretário de saúde, que fez uma encenação mexicana diante do que alegava ter visto no Pronto Socorro Municipal(naquela época só havia o da 14 de Março). De pronto, diante do caos encontrado, mesmo iniciando sua gestão, o maroto secretário nomeou um interventor, em vez de um diretor que auditasse as roubalheiras alegadas.
O resultado foi que, tudo que podia ter sido feito ao arrepio da lei anteriormente, era obra de Tereza de Calcutá, perto do festival de gastos sem licitação promovidos sob intervenção, por sinal, orquestrada por alguém já conhecido como farsante, pois tinha sido eleito vereador com um slogan que era o fino do moralismo("Basta. Sou brasileiro e exijo respeito!"). Depois descobriu-se as reais intenções do "exigente".
O festival lorótico, como se sabe, é filho do célebre decreto moralizador de janeiro, baixado em caráter(?)emergencial a fim de disciplinar os gastos governamentais. Deu nisso: o dinheiro público bateu suas wings rumo ao desconhecido dos orgãos de controle, sem que se tenha a perspectiva de redescobrir seu paradeiro. Égua!

Ao entrar, limpe os pés

Período de votação do Plano Plurianual do Estado do Pará(2012/2015), eis que volta a acampar na Alepa o inoperante e ausente alcaide ananin, Helder Barbalho. A última vez que o pimpolho do Zé da Silva, ops, Jader Barbalho, havia acampado por lá, deu-se aquela colossal cagada patrocinada por ele, Megale, Parsifal e Jordy quando resolveram dividir como butim dinheiro carimbado. Até hoje Simão não se explicou ao BNDES e a nossa mafiomídia mantem-se convenientemente silente, desde que foi desmascarada na sua tentativa de incriminar a ex-governadora Ana Júlia.
É cômoda a posição de Helder. Consiste em transformar a tal FAMEP em avalista de todas as ações que constem dos programas de obras daquela peça legal. Depois, aceitará o pagamento de tal bonomia com a "moeda" dos votos dos munícipes agraciados, evidentemente agenciados por alcaides eleitos graças ao seu empenho. Quem sai aos seus não degenera.

" Fonte categorizada"

Depois da "ressentida", agora surge um outro áulico barbálhico adjetivando sua fonte: a "categorizada". Deve ser tão crível quanto o celerado João Dias, utilizado pelas famiglias Marinho e Civita. Curioso é que o trapezista escrotal, ao contrário do que fizeram com o ministro Orlando Silva, trata de absolver aqueles que Jarbas Vasconcelos acusa de locupletarem-se com o dinheiro da OAB, antes mesmo que a denúncia tenha sido formalizada. Deve ser o ar de impunidade que se respira na casa que leva à essa conclusão: para alguns a lei passa à margem.
É o que dá viver preocupado com o apetite sexual do patrão. Chega um momento em que o cabra perde até a noção dos deveres éticos que sua profissão o impõe, obrigando-o a ter um olhar mais periférico sobre o que escreve a respeito dos outros, algo nunca levado a sério por esses escrevinhadores. Será decorrente de alguma impossibilidade de virar o pescoço?

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Muuuuuuuuuuuuuuu. Vai começar a pescaria!

a Adepará publica nos jornais de hoje edital abrindo licitação para aquisição de lanchas. Agora, até o nosso peixe deve ser vacinado contra a febre aftosa. Ou, então, nosso gado será vacinado até debaixo dágua. Égua!

Procurador pavão

Carmem Lúcia puxa a orelha de Gurgel, por só ler a Veja e ver o Fantástico
O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu nesta terça-feira inquérito para investigar a participação ou não do ministro do Esporte, Orlando Silva, nas denúncias veiculadas na imprensa.

O advogado do ministro lembrou que foi o próprio Orlando Silva quem pediu a investigação pela certeza de que as denúncias são mentirosas e os fatos narrados na revista nunca existiram, e disse: "Pedi a ela (ministra do STF, Carmem Lúcia) que fosse publicizado o inquérito. Para nós, é importante que venha a público, que se dê publicidade ao caso", disse.

A oposição solta foguetes porque o Procurador Geral da República (PGR), Roberto Gurgel, com medo de críticas, resolveu levar o pedido direto ao STF, sem avaliar a documentação previamente (o que poderia levar ao arquivamento no que diz respeito ao nome do ministro).

Simples inquérito no STF não quer dizer nada. Sem provas e sem fundamentos, será arquivado, como já ocorreu com a própria Presidenta Dilma Rousseff e Tarso Genro, quando eram ministros e foram alvos do denuncismo da oposição (*).

A ministra do STF, Carmem Lúcia, acatou em parte, mas não autorizou Gurgel sequer a colher depoimento do ministro.

Por que? Porque Gurgel só leu a revista Veja e assistiu ao Fantástico, em vez de fazer o dever de casa de reunir e ler previamente a documentação que a ministra Carmem Lúcia está pedindo:

- o inquérito da Operação Shaolin, que está no STJ;
- os relatórios do TCU (Tribunal de Contas da União) e da CGU (Controladoria-Geral da União), relativos ao programa Segundo Tempo;
- os documentos dos convênios do Ministério com as ONG's denunciadas na Veja e no Fantástico (vários deles o próprio Ministério do Esporte já divulgou ao público e à imprensa por conta própria).

De posse desses documentos, adivinhem o que Carmem Lúcia vai fazer?
Encaminhar à Gurgel, para que ele leia e apresente seu parecer!

Carmem Lúcia não deferiu (não autorizou) os pedidos de Gurgel para tomar depoimento de ninguém, inclusive Orlando Silva e Agnelo Queiroz

Resumo:

Todos estes documentos que Carmem Lúcia requisitou, o PGR poderia pedir diretamente sem precisar solicitar ao STF.

Só depois de ler e analisar, ele deveria resolver o que fazer: ou arquivar, se não encontrasse fundamento, ou só então solicitar ao STF tomar depoimentos de autoridades com fôro privilegiado, como o ministro.

Carmem Lúcia, com sua decisão, sem dizer explicitamente, praticamente puxou a orelha de Gurgel, como se dissesse que ele não fez o dever de casa.

Depois do parecer, Carmem Lúcia pode decidir por autorizar prosseguir o inquérito, ou decidir por arquivar as denúncias contra o ministro, se não encontrar fundamentos suficientes.

(*) Na CPI do "Caos Aéreo" a oposição também apresentou denúncia contra Dilma Rousseff e Tarso Genro, quando eram ministros, acusando-os de terem feito o que Álvaro Dias fez: um dossiê publicado na revista Veja. O STF apreciou o caso, e após analisar os fatos e a documentação, retiraram o nome dos ministros das investigações por falta de fundamentos.
(Amigos do Presidente Lula)

Proprietários privados da coisa pública

Segundo dados do MEC, existem no Pará 21 escolas públicas batizadas com o sobrenome Barbalho. Se você acha isso excessivo(e é), pior no Maranhão, em que a família Sarney dá nome a quase cem escolas. Recentemente, no Rio de Janeiro, a comunidade "desomenageou" um notório esbirro que dava nome a um anexo da tradicional escola D. PedroII por achar(com razão) que a homenagem era um escárnio com nossa história.
Nunca se parou pra pensar quantos orgãos públicos levam o nome de Tancredo Neves em todo o país, mas, certamente, o número está mais para Sarney que pra Barbalho, dado o boom emotivo após a morte daquele que passou a vida toda conspirando para chegar à Presidência da República, mas morreu na véspera de tomar posse.
De qualquer modo, diante do momento em que vivemos, com os modos republicanos chegando lentamente para substituir os coloniais, talvez fosse o momento de surgir uma lei mais severa disciplinando esse tipo de homenagem. De tal forma que a nomenclatura do patrimônio público não ficasse dependente da vontade do governante de plantão, e sim tivesse a perspectiva de retratar minimamente uma parte da nossa cultura. Não é possível continuarmos convivendo com a mentalidade que dá à uma rua o nome de 14 de Março(aniversário de uma das concubinas de D. Pedro), enquanto fatos importantes de nossa história são ignorados e alguns até desmerecidos, como ocorreu com a Aldeia Cabana, vítima da ignorância generalizada do cleptoalcaide que atualmente ocupa o Palácio Antônio Lemos, deve ter associado o maior movimento popular de nossa história ao marketing do seu antecessor, resultando essa confusão no cometimento da maior heresia que se tem notícia.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Sem autoridade

Nos tempos da ditadura militar pós golpe de 64, os milicos costumavam dar declarações, geralmente para seus porta vozes da mafiomídia global, em nome da nação, em nome do povo. Aboliram da política nacional o sufrágio universal, mas falavam em nome do povo que oprimiam.
Perduram até hoje os cacoetes jornalísticos(?)daquela corporação e de seus comparsas, que ainda posam de intérpretes da vontade popular, mesmo sendo rebentos asqueirosos daquele período . Hoje, durante o depoimento do minisro Orlando Silva na Câmara, pudemos assistir o salafrário Antônio Carlos Magalhães Neto, descendente genético e político do meliante Toninho Malvadeza, certamente um dos maiores celerados já produzidos na nossa história política, declarar que o Brasil não quer Orlando no ministério.
Quem conferiu autoridade ao patife em tela para falar em nome do povo brasileiro? Quando muito, fala em nome dos seus eleitores, porém, sua legitimidade é restrita a esse segmento. Quem tem legitimidade pra falar em nome do povo brasileiro é a presidenta Dilma, eleita para representá-lo e que, entre seus atos administrativos, está a confiança no ministro dos esportes, vale dizer, se ela quer o ministro e não há qualquer manifestação de massas em contrário, não é um rebento pútrido e remoto da ditadura que deslegitima tal escolha. Ainda que respaldado pelo espaço a ele concedido por uma organização midiática, principalmente porque esta tem uma longa trajetória de malfeitos e desserviços prestados ao povo brasileiro.

Não pode!

O Conselho da Justiça Federal (CJF) decidiu nesta segunda-feira que a paralisação dos juízes, marcada para 30 de novembro, e o atraso nas intimações de processos da União que deveriam acontecer até aquela data, são ilegais. Na prática, a decisão do CJF vai fazer com que as corregedorias monitorem os juízes que aderirem às duas medidas. Ela foi tomada a partir de processo administrativo aberto pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Ari Pargendler. O presidente da Associação dos Juízes Federais (Ajufe), Gabriel Wedy, foi notificado a respeito da ilegalidade do movimento e contestou-a. Estamos utilizando um meio democrático de sensibilização amparado por nossa Magna Carta, disse Wedy, referindo-se à Constituição. Os juízes federais serão defendidos administrativa e judicialmente porque nada temem. Para Wedy, a greve é necessária para que o governo federal concorde com o aumento do salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) de R$ 26,7 mil para R$ 30,6 mil. Esse reajuste levaria a elevações em cascata nos salários da magistratura. O governo é contrário aos aumentos, pois estima que eles podem custar até R$ 7,7 bilhões anuais. Fonte: Valor Econômico

La maladie de la vache follie

Renovam-se as esperanças do coronel Barbalho para que amanhã o Supremo Tribunal Federal lhe conceda um novo mandato que garanta por mais tempo sua impunidade e trânsito livre para novas e tenebrosas transações, marcas registradas de sua trajetória política. Jader já teve quatro recursos barrados, porém, todos a partir de decisões isoladas de ministros. Portanto, a primeira decisão do pleno será de fato amanhã, motivo suficiente na geração da expectativa do dono do PMDB local.
É sempre bom ressaltar que o STF já indeferiu o registro da candidatura do pemedebista, fato não ocorrido com nenhum dos que até agora obtiveram exito em seus recursos e isso pode pesar contra o recurso, pois, como diz o Procurador Geral da República, o julgamento de Jader já está esgotado.
Pode até ser, entretanto, depois que o STF determinou que o TRE amapaense desse posse imediata ao senador João Capiberibe, há uma semana, e o presidente do TRE preferiu seguir a ordem do senador José Sarney, permitindo-se "interpretar" aquela determinação, tudo pode acontecer. Aguardemos.

Traquinagens "gervásicas"

Ao que parece, a anulação da votação que modificou o nome da travessa Apinagés para Jerônimo Rodrigues está bem mais próxima do que se imagina. Rumores oriundos da Câmara espalham que a falcatrua do vereador Gervásio Morgado foi além da apresentação de um abaixo assinado fraudulento para burlar a exigência da Lei Orgânica. O parlamentar teria conseguido colocar em pauta seu projeto, mediante a apresentação de um requerimento baseado em norma do Regimento Interno que dá essa garantia, mas só em situações em que as comissões técnicas da Casa não deem parecer em quarenta e cinco dias, contados a partir da data de entrada do projeto.
Ocorre que, no caso do citado projeto, havia parecer da Comissão de Justiça. Só que rejeitando a proposta, logo, como ocorre nesses casos, a mesma teria que ter tomado o rumo do arquivo.
Porém, sabe-se lá como, Gervásio conseguiu manobrar e, mesmo contra a decisão da Comissão de Constituição e Justiça, o polêmico projeto foi parar no plenário, sendo aprovado e sancionado pelo prefeito aprovado.
Com os moradores daquela artéria em pé de guerra contra Gervásio e contra a mudança, é provável que o Ministério Público entre em cena e argua em juízo a anulação pertinente. Caso isso ocorra, ficará comprovado que Morgado agiu de má fé cabendo, a partir daí, representação contra si no Conselho de Ética da CMB, por quebra de decoro parlamentar. A cobra ainda pode fumar.

Tremei, PIG! Vem aí denúncia. E com documentos!

Senado ouve jornalista inglês sobre Ricardo Teixeira e ISL/Globo
O jornalista inglês Andrew Jennings desembarcou no Brasil e, na quarta-feira, será ouvido no Senado.

Jennings tem denúncias que assegura poder comprovar, com documentos, sobre as participações de Ricardo Teixeira (presidente da CBF), João Havelange (ex-presidente da Fifa) e Joseph Blatter (presidente da Fifa) em contratos fraudulentos da empresa ISL.

Jennings afirma que o trio esteve envolvido e recebeu propinas na época. Os documentos são guardados no tribunal de Zug, na Suíça, e a condenação foi mantida em sigilo porque, no último ano, os envolvidos devolveram as quantias recebidas.

O jornalista afirma ter tido acesso aos documentos e diz poder provar que Teixeira e Havelange estiveram envolvidos na falência da ISL. (Do portal Terra)

Em tempo: A denúncia no tribunal de Zug teve início com o pagamento pela TV Globo do sinal de US$ 60 milhões à ISL pelos direitos de transmissão da Copa-2002. A ISL desviou este dinheiro para o paraíso fiscal de Liechtenstein.

PF inicia outra investigação sobre Ricardo Teixeira


O presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, Ricardo Teixeira, será alvo de uma segunda investigação por parte da Polícia Federal, sobre crimes financeiros.

O dirigente brasileiro já investigado por conta de um inquérito aberto no Rio de Janeiro, a pedido do Ministério Público. As acusações do MP apontam para um envolvimento de Teixeira, junto com seu irmão, Guilherme, em um esquema de lavagem de dinheiro, que incluiria a sua empresa Sanud.

Já o Ministério Público de São Paulo pede a investigação de Ricardo Teixeira sobre a aquisição de um avião particular junto a empresa Cessna. Na nota da compra, o valor desembolsado pela aeronave teria sido de U$ 1, menos de R$ 2.

O esquema ainda poderia incluir a TAM, parceira da CBF, que entraria ao tentar adquirir o avião, cedendo em troca um jatinho para Ricardo Teixeira. O complexo esquema ainda envolveria a empresa Brasil 100% Marketing, que teria adquirido o avião por R$ 17 milhões.

Brasil pode iniciar produção de telas para tablets em breve

Governo estuda instalação de fábricas para produção do componente com transferência de tecnologia de empresas internacionais

Os Ministros da Ciência e Tecnologia, Aloísio Mercadante, e do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, anunciaram que está em estudo a instalação de fábricas de produção de telas sensíveis ao toque para tablets – tecnologia de ponta que pode começar a ser produzida no Brasil.

O assunto foi discutido em reunião com a presidenta Dilma Rousseff e contou também com a participação do empresário Eike Batista, que seria o parceiro nacional na empresa Foxconn Technology Group no empreendimento.

“Nós estamos evoluindo nas negociações em torno da montagem de fábricas de tela display no Brasil. Tivemos a visita do Terry Gold, da FoxConn, com equipe de 18 técnicos. Agora estamos formando a parceria com o capital brasileiro, o que é absolutamente decisivo para que haja transferência de tecnologia. Nós deveremos avançar as negociações agora com dois sócios tecnológicos, que são as empresas Positivo e Sempthoshiba. E um sócio estratégico, que é o grupo EBX do empresário Eike Batista”, disse Aloízio Mercadante.


O empreendimento prevê a instalação de duas fábricas para produção dos equipamentos de alta tecnologia, e o interesse do governo federal é promover a transferência de tecnologia para as empresas brasileiras e para os profissionais da área. “É um sonho para o Brasil poder entrar nesse mundo das telecomunicações e informática. O Brasil tem o potencial do mercado, um mercado crescente. O Brasil está crescendo, é um mercado super promissor e essa é a premissa básica para qualquer negócio.”, declarou o empresário Eike Batista após a reunião.

A reunião aconteceu na quinta-feira (13), no Palácio do Planalto, em Brasília.

(Apolos Neto e Jamila Gontijo – Portal do PT)

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Aviso ao PIG: cu de abelha é doce, mas tem ferrão

Folha foge de audiência na Câmara Federal
Do sítio do deputado Paulo Pimenta:

A Folha de S. Paulo se negou a participar da audiência pública que será realizada na próxima quarta-feira (26) pela Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados para debater o caso de censura imposto pelo jornal paulista ao blog Falha de S. Paulo. Por meio de nota, assinada pelo diretor de redação, Otávio Frias Filho, pelo editor-executivo, Sérgio Dávila, e pelo secretário de redação, Vinicius Mota, a Folha de S. Paulo informa “declinar” do convite por “discordar de seus pressupostos”. Também convocada para representar a Folha, a advogada que assina a ação contra o blog Falha, Tais Gasparin, alegou viagem ao exterior.

Autor do requerimento, o deputado federal Paulo Pimenta afirma que mesmo com a ausência da Folha aos debates a audiência será realizada. “Cada vez que um veículo jornalístico tem sua atuação limitada pela ação do Poder Judiciário, fala-se em censura, e a grande mídia e a Associação Nacional de Jornais (ANJ) bradam em favor da liberdade de expressão no país. É curioso, nesse caso, que a Folha, ao se sentir atingida, tenha buscado o caminho da justiça para calar a os irmãos Lino e Mário Bochini e, além disso, não se tenha visto qualquer tipo de movimento na imprensa contestando a ação da Folha”, critica o parlamentar.

O deputado Pimenta disse ainda “lamentar” que a Folha tenha se manifestado apenas por meio de uma nota, perdendo a oportunidade de prestar esclarecimentos à sociedade brasileira e promover um debate “qualificado” sobre liberdade de expressão. “Em mais esse episódio, fica revelada a postura contraditória do jornal paulista, ao se negar a dar informações de suas ações, justo a Folha que existe e sobrevive do ato de informar. Um jornal que diz estar a serviço do Brasil, não deveria agir como se estivesse acima dos brasileiros”, avalia o deputado Pimenta.

Para um dos criadores do blog Falha de S. Paulo, Lino Bochini, a atitude da Folha de S. Paulo já era esperada. “A Folha foge desse debate, eles dizem que defendem liberdade de expressão mas não suportaram ser criticados por um blog, como o Falha de S. Paulo. Parece que o autoritarismo ainda faz parte da marca deste jornal, que apoiou a ditadura no Brasil e se sente intimidada quando provocada publicamente”, diz Lino.

Folha x Falha

Em setembro de 2010, os irmãos Mário e Lino Ito Bocchini criaram o blog Falha de S.Paulo, uma paródia ao jornal paulista. Após um mês no ar, o jornal entrou na Justiça para tirar o blog do ar. Além de cassar o endereço na web, a Folha abriu um processo contra os criadores do site, pedindo indenização em dinheiro por danos morais.

A audiência será realizada nesta quarta-feira (26), ás 14h30, no plenário 3 da Comissão de Legislação Participativa. Foram convidados os criadores do blog Falha de S. Paulo, Lino Boccchini e Mario Ito Bocchini; o proprietário do jornal Folha de São Paulo, Otávio Frias Filho; o diretor de redação da Folha de São Paulo; Sérgio Dávila; a advogada do jornal paulista, Taís Gasparian; o secretário de redação da Folha de São Paulo, Vinicius Mota; e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e Associação Nacional dos Jornais (ANJ).

É escola, samba ou negociata?


Essa aparente boa intenção pode estar contaminada pelo vírus da negociata. Não há nada que indique que a UFPa tenha algum projeto para o local, no entanto, o IFPa. corre para apresentar um projeto. Lembrando que o "reitor" do IFPa. está sendo investigado pelo Ministério Público Federal por supostamente ter repassado ilegalmente recursos daquela instituição à prefeitura do Moju, à época em que esta era comandada pelo presidente da escola de Samba Bole Bole. Esta escola, para quem não sabe, é a do coração do "reitor".
Por sinal, no carnaval passado, a maioria das escolas de samba da elite do nosso carnaval recusaram-se a participar do concurso por suspeita do evento ser um jogo de cartas marcadas, com a vitória do Bole Bole sacramentada antes até do desfile, suspeita que perdura para o próximo desfile tanto que está sendo cogitada a importação de um corpo de jurados a fim de garantir a lisura do concurso.
Tomara que a desconfiança do santo com o tamanho da esmola não se justifique prevalecendo, com efeito, o espírito empreendedor e educacional daqueles que são responsáveis em levar adiante esse desafio. A educação paraense penhoradamente agradecerá.

Apesar de você, todo dia um novo dia

Mesmo tendo contra si uma campanha quase que diária, feita pelas gangues mafiomidiáticas que controlam a comunicação do país, o Partido dos Trabalhadores foi o que registrou o maior número de novas filiações neste ano, segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral. Foram exatas 155.715 novas filiações ao PT, que teve como vice campeão o PSD da dupla Kassab/Serra, com 149.586 filiados.
Evidentemente que os salafrários escrevinhadores dessas imundícies que circulam diariamente no país atribuirão o fato a um abstrato e forjado fisiologismo, por ser o PT o partido do governo. Para dar curso ao sibilino raciocínio, certamente ocultarão quaisquer explicações a respeito dos por quês da tucanalha mineira e paulista, mesmo tendo em mãos os dois maiores colégios eleitorais do país, crescerem politicamente como rabo de cavalo.

O "crime" do Ministro Orlando Silva

O Partido da Imprensa Golpista(PIG) detesta o ENEM

O ENEM, enquanto critério democrático de seleção para ingresso na universidade, veio para ficar. Quem andou pelas ruas ontem pode ver a intensa movimentação de milhares de estudantes indo, vindo, ingressando nos prédios onde seriam realizadas as provas e mesmo os ônibus circularam com um número incomum de passageiros para um final de semana. Tudo por conta dessa movimentação da estudantada.
No entanto, justamente por ser mais democrático e inserir o estudante de escola pública entre os aquinhoados com a possibilidade real de ingresso em uma boa universidade, o ENEM nos moldes em que está estabelecido atraiu a ira dos comerciantes da educação, que faturam fortunas com a indústria do vestibular e veem repentinamente esse filão esvaziar-se; bem como da imprensa servida por generosa publicidade estampada por esses mercadores. Ainda temos presente a publicação de páginas inteiras exaltando "as feras do vestibular" nos mais diversos jornais nos quatro cantos do país, algo que pode definhar em futuro muito breve.
Assim, temos assistido ao longo dos últimos anos uma ofensiva selvagem e delinquente contra o ENEM, desde o boicote feito pela gráfica de um desses jornalões mal intencionados, responsável pela confecção das provas, até artigos furibundos de "especialista" clamando pelo fim do exame, alegando que este não era seguro e traria o risco de deixar passar alguém que não tivesse qualificação. Certamente alguém da escola pública estranho ao ninho dessa "indústria".
Parece que nesse final de semana não foi diferente, com alguns orgãos de imprensa tentando bagunçar o coreto do exame de forma delinquente, apesar da aparência de trabalho investigativo. Em Pernambuco e no Ceará, fiscais tiveram que botar para fora do recinto das provas fotógrafos de jornais que queriam registrar as salas repletas de alunos; um candidato(será?) conseguiu comunicar-se com a redação do famigerado jornal O Globo a fim de vazar o tema da redação, ainda na primeira hora da prova.
Ou seja, se para os estudantes o desafio é realizar uma boa prova, para o MEC o desafio é livrar-se de uma série de armadilhas criminosas, feitas por quem não tem qualquer compromisso com a melhora da educação e recorre aos métodos mais imundos na viabilização dos seus intentos.
O Ministério da Educação deveria era processar o jornal do delinquente queridinho João Dias por mais esse mal feito. Quando nada, funcionaria como algo preventivo em relação às futuras armadilhas, que esses magarefes da educação brasileira de certo tentarão outra vez.

domingo, 23 de outubro de 2011

Cristina arrasadora!

Cristina Kirchner foi reeleita neste domingo (23) com uma vitória arrasadora para permanecer no posto de presidente da Argentina até 2015, dias antes do primeiro aniversário da morte de seu marido Néstor Kirchner (2003-2007), segundo pesquisas de boca de urna que dão a ela 55% dos votos.

Advogada peronista de 58 anos, Kirchner obteve a maior vantagem do primeiro para o segundo colocado em uma eleição presidencial desde a restauração da democracia em 1983.

Eufóricos, militantes governistas saíram às ruas minutos depois do anúncio da reeleição da mandatária pela TV e começaram a agitar bandeiras e a bater bumbos na Praça de Maio, diante da Casa Rosada, sede do governo.

"Somos a gloriosa Juventude Peronista!", cantavam os manifestantes na praça. O segundo mais votado foi o governador socialista de Santa Fe, Hermes Binner, com 16%, segundo pesquisas coincidentes.

Antes de votar em Río Gallegos (2.600 km ao sul de Buenos Aires), onde está enterrado seu marido, a presidente afirmou com lágrimas nos olhos: "Não posso dizer que é um momento de felicidade porque estaria mentindo, também não diria que é de tristeza. Onde ele estiver, deve estar muito feliz com o fato de as pessoas terem ido votar, todas em paz".

A mandatária assumiu o poder e o peronismo depois da morte de seu marido, no dia 27 de outubro do ano passado. A popularidade de Kirchner é apoiada, segundo analistas, na dinâmica da economia, no consumo e nas exportações agrícolas em um país com uma média de 8% de crescimento do produto interno bruto desde 2003.

"A razão da vitória é simples: 60% dos argentinos estão bem e dos 40% restantes que estão mal, a metade é peronista", disse à AFP o sociólogo Jorge Giacobbe, diretor da consultoria de mesmo nome e ex-assessor da Transparência Internacional.

Giaccobe disse que outros motivos são "a inexistência de oposição e a comprovação de que os meios de comunicação opositores (majoritários) não incomodam Kirchner".

Durante sua campanha, Kirchner ressaltou a redução dos níveis de pobreza, que hoje chega a 8,3% (2 milhões de pessoas nas 31 principais cidades do país).

Kirchner já tinha obtido 50,7% dos votos nas primárias obrigatórias de 14 de agosto. Quase 29 milhões de argentinos estavam habilitados a votar nestas eleições, em que também foram renovados a metade da Câmara dos Deputados, um terço do Senado e foram eleitos nove governadores.

Se os números forem confirmados nos cômputos oficiais que serão divulgados a partir das 22h, Kirchner manterá o quórum do Senado e vai recuperar a maioria na Câmara dos Deputados perdida nas legislativas de 2009.
(Informações-DOL)

Viva los hermanos!

Outro triunfo do modelo sulamericano
Se as pesquisas estiverem certas, os resultados eleitorais mostrarão um mapa político assombroso na Argentina. Os votos somados de Cristina Fernández de Kirchner e do socialista Hermes Binner representarão de 70 a 75% dos votantes. A direita não encontrou expressão partidária. Sua principal figura, o prefeito de Buenos Aires, Mauricio Macri, decidiu preservar-se de uma derrota e não concorrer. Sonha com o fim da onda de centro-esquerda em 2015. É uma eternidade: nesta data terão se completado 12 anos de governos baseados no modelo sulamericano de inclusão e reforma. O artigo é de Martin Granovsky.
Martín Granovsky
A Argentina chega a sua sétima eleição em 28 anos de democracia em uma situação inédita. Como diz o consultor Enrique Zuleta Puceiro, “desta vez não há crise no momento das eleições”. Por isso as eleições presidenciais não colocam em jogo como sair da crise nem como a Argentina pode escapar de um abismo. “Os cidadãos não entregam um cheque em branco a seus dirigentes, mas votarão com absoluta tranquilidade e expressarão que estão elegendo Cristina Fernández de Kirchner para que ela conduza a Argentina na solução dos problemas pendentes”, explica Zuleta.

A presidenta obteve nas primárias obrigatórias de 14 de agosto 50,2% dos votos. Segundo a empresa Poliarquía, que não trabalha para o governo, poderia obter entre 52 e 56% dos votos neste domingo. A diferença em relação ao provável segundo colocado, o socialista moderado Hermes Binner, poderia chegar a 40 pontos. Se esse for o resultado final, a Argentina viverá uma experiência inédita.

Cristina encabeçará o terceiro turno do kirchnerismo a frente de uma coalizão heterogênea, mas consolidada. Néstor Kirchner assumiu em 2003 depois de ter saído do primeiro turno das eleições com 22% dos votos. Não houve segundo turno. Carlos Menem abandonou a disputa quando soube pelas pesquisas que perderia por 65%. Desde aquele momento o primeiro governo eleito pelo voto popular após a crise do neoliberalismo de 2001 construiu legitimidade mediante a renovação da Corte Suprema, o pagamento da maior dívida da história financeira do país, uma política econômica baseada no crescimento da demanda popular e uma marcada sintonia com o governo Lula e o resto dos estados da América do Sul.

Kirchner terminou seu mandato com 70% de popularidade e, em 2007, Cristina o sucedeu com 45%, o dobro de votos obtido em 2003. A construção política kirchnerista cambaleou em 2008 com a disputa em torno dos direitos de exportação com os setores do agronegócio, que resultou na perda de apoio entre os setores médios da população. Em 2009, recebeu um alerta com a derrota legislativa no Estado de Buenos Aires, que representa mais de 35% do eleitorado. Mas Cristina conseguiu que a crise do Lehman Brothers não impactasse mortalmente a Argentina. E fez isso sem recorrer a ajustes. Pelo contrário: estatizou os fundos privados de aposentadoria e criou uma bolsa universal para cada criança, de efeitos reparadores e estimuladores.

Também enviou ao Congresso e submeteu à discussão nacional até conseguir a maioria parlamentar, uma nova lei de serviços de comunicação audiovisual. O regime legal, aprovado em outubro de 2009, determina o fim dos monopólios em televisão aberta, TV a cabo e rádios. A lei não regula conteúdos como faz a nova legislação do Equador, nem tem jurisdição sobre a imprensa escrita. Cristina, além disso, conseguiu que o Congresso aprovasse seu projeto de despenalizar as calúnias e injúrias dos jornalistas contra funcionários do governo.

Se as pesquisas estiverem certas, os resultados eleitorais mostrarão um mapa político assombroso. Os votos somados de Cristina e de Binner representarão de 70 a 75% dos votantes. A direita não encontrou expressão partidária. Sua principal figura potencial, o prefeito da cidade de Buenos Aires, Mauricio Macri, decidiu preservar-se de uma derrota e não está competindo. Sonha com o fim da onda de centro-esquerda para as eleições de 2015. É uma eternidade: nesta data terão se completado 12 anos seguidos de governos baseados no modelo sulamericano de inclusão e reforma.

Tradução: Marco Aurélio Weissheimer

Fita e lorota

Se a fonte do blogueiro Luiz Cavalcante estiver certa e o MEC legalmente desobrigado de repassar recursos adicionais do FUNDEB ao governo paraense, então, restará ao governo de Simão Lorota fazer companhia aos também governos tucanos de Minas Gerais e São Paulo no enfrentamento de greves que passam ou passaram dos cem dias.
Simão fez uma desastrada armadilha, que não deu certo, ao convidar uma comissão de professores para ir à Brasília solicitar esses recursos, só depois da óbvia recusa é que enviou o pedido, ou seja, já no final do exercício financeiro vigente, mesmo depois da promessa feita aos mestres em audiência no semestre passado, de que implantaria o PCCR no mês atual. O resto da história todos já sabem.
Ou o Ministério Público e a justiça assumem seus papeis institucionais e mandam o governo pagar o que deve, ou, então, não ultrapassaremos jamais o limite da retórica cínica da preocupação com a educação pública, afinal, já está mais que provado que esse governo, composto por felizes habitantes de prédios luxuosos, não tem nenhum compromisso com a educação pública de qualidade.

Nova posição

Pelé, Zico, Sócrates, entre outros, sempre foram considerados PONTAS DE LANÇA de primeira linha do futebol brasileiro. A crônica esportiva assim os chamava porque atuavam mais fora da área, mas com discernimento e rapidez suficientes para chegar na chamada "zona do agrião" e provocar estragos nas defesas adversárias.
Pois bem, muito tempo depois da consolidação dessa nomenclatura, eis que surge um saltitante colunista de amenidades e resolve inverter os papeis desempenhados magistralmente pelos aqui citados e "inventar" um outro tipo de atacante. Trata-se do LANÇA DE PONTA, provavelmente desconhecido de dez entre dez comentaristas esportivos até mesmo porque suas características até aqui são totalmente ignoradas.
E tem tudo para continuar sendo na medida em que os nomes dos dois exemplos citados pelo colunista só obterão concordância em uma característica que possuem: o oportunismo.Porém, ainda que este seja um predicado positivo no futebol, infelizmente é um defeito muito grave na política, daí persistirem sérias dúvidas a respeito dos bons propósitos da dupla de LANÇAS DE PONTA, tidos como pernas de pau políticos pela maioria do povo paraense. Credo!

Cadeia produtiva(de doenças)

Em algumas de nossas fronteiras, a febre aftosa ameaça espalhar-se e novamente confinar nosso rebanho no território paraense, sem contar a suspeita de um técnico da EMATER ter sido acometido da doença da vaca louca por ingestão de carne bovina; em relação ao açai, graças a esperteza e irresponsabilidade de um senador, proliferam-se os casos de "doença de chagas", desde que o setor ficou desobrigado legalmente de tomar maiores cuidados com a higiene.
Enquanto isso, o governador Simão Lorota continua investindo alto em hospitais de média e alta complexidade, mesmo que o povo continue sofrendo pela crônica falta de atendimento de urgência e emergência e da saúde preventiva. A pergunta que não quer calar é: quem será o feliz fornecedor de de materiais e equipamentos(certamente caríssimos) que faz fortuna às custas de vender para o Estado seu material?

A urgente democratização da mídia

Por Emir Sader, no sítio Carta Maior:

Nos meses transcorridos desde as acusações a Palocci até esta ofensiva contra Orlando Silva ficou clara a força da velha mídia para pautar a política nacional. A agenda política ficou periodizada pelos ministros que eram a bola da vez das acusações, numa sequência prolongada de “escândalos, que deu a impressão que essa era a cara mais marcante do governo.


A política econômica e sua articulação com as políticas sociais – o tema mais importante do governo, porque isso vai definir a capacidade do Brasil para resistir às consequências da crise no centro do capitalismo – não conseguiu o espaço essencial que deveria ter na agenda nacional. Ficou na sombra da pauta de denúncias produzida pela velha mídia.

Durante os últimos anos do governo Lula – e, em particular durante a campanha eleitoral – foi possível neutralizar relativamente o peso dos monopólios da mídia privada, com Lula – do alto da sua imensa popularidade e com sua linguagem de enorme apelo popular -, ainda mais que contávamos com os horários televisivos e os comícios da campanha.

Passadas essas circunstâncias, a velha mídia monopolista voltou a ocupar seu papel central na definição das agendas nacionais, pautando o governo com seu denuncismo, que visa enfraquecê-lo. Agem como um grande exército regular e nós, da mídia alternativa, como guerrilhas. Temos credibilidade, rapidez, acesso aos jovens – que eles não dispõem –, mas contamos com meios muito menores de difusão.

Temerosos do marco regulatório, difundem que haverá limitação à liberdade de expressão. Ao contrário, o objetivo não será calar ninguém, mas dar voz a milhões de outras vozes, que hoje, apesar de majoritárias no país, não se reconhecem e são excluídas da mídia tradicional.

Não haverá democracia real no Brasil enquanto não forem democratizados os meios de comunicação, enquanto algumas poucas famílias deixarem de querer falar em nome do país e da grande maioria da população, que vota contra e derrota sistematicamente os candidatos que essa mídia apoia.

É urgente iniciar o debate sobre o marco regulatório, mesmo que um Congresso infestado de donos de meios de comunicação privados resista ao máximo a qualquer forma de democratização da mídia. Defendem seus privilégios monopolistas, mas tem que ser derrotados, para que a formação de opinião pública no Brasil possa ser democrática e pluralista.

sábado, 22 de outubro de 2011

Linchamento midiático

Por Luis Nassif, em seu blog:

Virou uma loucura sem tamanho. Fui correndo ler a matéria, julgando que teriam identificado convênios entre o Ministério dos Esportes e a mulher do Ministro. Mas era pagamento de serviços prestados no âmbito do Ministério da Justiça.

Ora, a ONG de Mônica Serra é financiada por investimentos culturais da Sabesp, com Serra ainda governador, a de dona Ruth com transferências de governo - desde os tempos de FHC presidente e ainda hoje.

Nessas catarses e linchamentos, vale tudo. Jogam acusação do Ministro ter embolsado dinheiro. Não se comprova. Ainda jogam da compra da casa "negócio da China". Matéria furada. Aí identificam um contrato com o Ministério da Justiça. É uma acusação atrás da outra sem a menor preocupação. Qualquer informação sobre a vida do Ministro é escandalizada. Atribuem declarações a Dilma, que são mantidas mesmo depois de desmentidos formais da parte dela.

São tempos tenebrosos, esses que atravessamos, em que se suspenderam todos os filtros que separam o jornalismo da difamação pura e simples.

Briga de gangues

Revista Veja não trouxe provas, foi desmentida na PF e na Época, e sumiu com o faz-tudo Célio
A revista Veja desta semana não cumpriu o que prometeu: não trouxe provas das acusações que fez na semana passada contra o ministro Orlando Silva.

Pelo contrário, mudou de assunto, e enrola para atacar o ministro de com "novas denúncias" sem provas, de novo, agora dizendo que não é bem assim, seria contra assessores do ministro. Êta revistinha vagabunda e mentirosa.

Uma semana se passou, e o PM João Dias prestou depoimento de quase 8 horas na Polícia Federal. Não apresentou prova nenhuma contra o ministro.

Revista Época desmente a revista Veja

Duelo de porcões do PIG: na revista Época, João Dias demente a estória publicada na Veja, de que seu faz-tudo Célio Soares Pereira teria entregue dinheiro na garagem do ministério. Ele diz que "ouviu falar" de outra pessoa, que nega:
Apesar das ameaças, no depoimento que prestou à Polícia Federal, João Dias disse desconhecer o envolvimento de Agnelo com os problemas no Ministério do Esporte. Ele confirmou as denúncias contra Orlando Silva, mas disse a ÉPOCA não ter participado de entrega de dinheiro ao ministro. “Não entreguei e não vi. Quem me disse que por várias vezes entregou dinheiro para o ministro, inclusive na garagem do ministério, foi o Fredo (Ebling, dirigente nacional do PCdoB). O Fredo vivia lá em casa, deitava no sofá e falava do esquema de arrecadação do PCdoB no ministério”, diz Dias. A ameaça de denunciar Fredo como responsável pela arrecadação de dinheiro do PCdoB, em Brasília, foi a principal arma de João Dias para tentar engavetar os relatórios de fiscalização do Ministério do Esporte contra suas ONGs. “Contesto todas as acusações. Só estive uma vez na casa de João Dias, em 2006, para deixar material de campanha, pois nós dois éramos candidatos”, diz Fredo Ebling. “Nunca falei sobre arrecadação com ele e, depois da campanha, não estive mais com ele.”
Cadê o Célio Soares Pereira? Será o Célio do panetone do Arruda?

A revista Veja (e toda a imprensa) desapareceu com o faz-tudo Célio Soares Pereira. Nosso blog tem informações de que ele pode ser um ex-funcionário nomeado no governo de José Roberto Arruda, e exonerado após o mensalão do DEM.

Ah, sim!

Enquanto todos os belenenses maldosamente pensavam que o cleptoalcaide D. Costa apenas assaltava os cofres da PMB, eis que hoje surge no Repórter da Ditadura(70) a boa ação que o prefeito está fazendo. Em uma nota daquela surreal coluna está dito que D. Costa deixará para seu sucessor nada mais nada menos que R$800 milhões em caixa. Ou seja, essa dinheirama toda que julgava-se desviada e transformada em patrimônio pessoal, na verdade está guardada em lugar seguro para ser repassada ao feliz futuro inquilino do Antônio Lemos.
Se a outra promessa, feita ao panglossiano editor daquela coluna, não deu certo, quando D. Costa prometeu mudar-se pro Rio de Janeiro de lá só retornando quando tivesse conseguido convencer a CBF a fazer de Belém sede da Copa de 2014; essa tem tudo pra dar, afinal, é mais ou menos essa quantia que foi dada por falta nas contas da Prefeitura, durante esses sete anos. Portanto, vamos nos juntar à corrente do judicioso Repórter e esperar o dia da redenção, ou melhor, da devolução. Por cautela, sentados. Égua!!

Questão de intimidade

Pra quem trata o marginal João de Deus como "denunciante", nada mais natural que o abominável Repórter da Ditadura(70) trate o salafrário Arthur Virgílio como "diplomata". Na verdade, o assaltante dos cofres do Senado armado com cartão de crédito é apenas um funcionário do Itamaraty, que pediu para ser transferido pra Portugal porque não suportou a surra que o eleitor amazonense aplicou-lhe nas urnas, preferindo ir curtir sua comprovada antipatia longe daqui, não sem mandar escrevinhamentos para para pasquins brasileiros, aí incluído o repulsivo Liberal, uma aberração criada por um esbirro e depois cevado no mais sombrio período autoritário de nossa história recente. Que esperar dessa cumplicidade?

No rumo certo

Agiu corretamente a presidenta Dilma ao manter o ministro Orlando Silva no cargo, afinal, o celerado que o acusa até aqui não apresentou prova qualquer do que acusou, só gerando repercussão porque a tucanalha mafiopolítica e mafiomidiática trabalha obsessivamente para derrubar o governo petista, daí não interessar a elas os fatos, mas sua repercussão negativa que possa provocar desgaste do governo.
Infinitamente mais palpável é o caso da venda de emendas parlamentares na Assembleia Legislativa de São Paulo, no entanto, esses patifes que todo dia aparecem fazendo cara de indignados diante das câmeras da bandidagem silenciam e fazem que não é consigo porque a dita roubalheira foi protagonizada por seus comparsas de covil. Além disso, os diversos gangsters midiáticos espalhados por todo o país ocultam esses fatos da opinião pública, tentando fazer passar como algo de menor importância, embora seja um assalto de grandes proporções e indício de que é prática generalizada por onde essa quadrilha chefia, daí merecer uma atenção e investigação mais profundas.
depois disso, o que o governo deveria fazer era dar um passo à frente no rumo da cobrança de responsabilidades de quem acusa sem provas, principalmente orgãos de comunicação que são concessões públicas mas atuam como organizações que não devem satisfações à sociedade. Ontem mesmo o presidente da FIFA, Joseph Blatter, abandonou à própria sorte o assaltante Ricardo Teixeira, comparsa da Globo, e declarou para o mundo todo ouvir que "não é porque uma família tem um membro bandido que todos devam ser condenados", em clara admissão de que Teixeira delinquiu.
Diante disso, como país sede da próxima Copa, o Brasil deveria tratar o caso diplomaticamente e mandar um emissário para acompanhá-lo, pois envolve simplesmente o coordenador do grupo que organiza o evento e a rede de televisão que comprou, talvez de forma criminosa, os direitos de transmissão desse. E, caso fique comprovado o crime, cobrar punição exemplar dos criminosos, inclusive com a anulação do contrato exclusivo de transmissão. É o mínimo que se espera para esse momento.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Melhor assim

Ontem sacramentou-se a doação, feita pelo governo do estado ao município de Ananindeua, da Granja do Icuí. Lá, segundo se anuncia, serão construídos dois campi universitários, conforme desejo do atual alcaide daquele município, que desentendeu-se com a ex-governadora Ana Júlia, a primeira a ter a ideia de desapropriar aquele "elefante branco" governamental, porque ela planejava ceder o espaço ao Programa "Minha Casa, Minha Vida".
Ocorre que naquelas imediações está sendo concluído um empreendimento imobiliário(Viver Ananindeua) que, por algum motivo não muito transparente, goza de grande simpatia junto ao inoperante Helder, tanto que resolveu presenteá-los com universidades em seus quintais, ignorando o enorme déficit habitacional que acomete Ananindeua.
Melhor assim. Diante de todos os favorecimentos feitos à Corte de Simão, ficaríamos sob o risco de desvirtuamento do programa habitacional pela distribuição sem critérios dos imóveis que viriam a ser construídos. Taí o Xavante que não nos deixa mentir. Lamentável!

Aquilo que a mafiomídia brasileira oculta

Líbia, petróleo e democracia

Quatro semanas de bombardeios intensos dos caças da Otan precederam a captura e morte de Kadafi, nesta 5ª feira, na Líbia. Sirte, a cidade nuclear no centro das operações, foi reduzida a ruínas. Mais de 100 pessoas morreram nos últimos 10 dias. Há centenas de feridos e encarcerados.

A violência não se limita aos combates.Um relatório da Anistia Internacional, de 13 de outubro, "Detention Abuses Staining the New Libya", denuncia a persistencia de prisões arbitrárias, sem julgamento, por parte de milícias incorporadas ao governo provisório rebelde. A prática da tortura é generalizada nas prisões, seja por vingança, seja como método sancionado de coleta de informação.

Se o Conselho Nacional de Transição (CNT) não der mostras de "uma ação firme e imediata", diz o Relatório da Anistia, a Líbia corre "um risco real de ver algumas tendências do passado repetirem-se.O documento resume as conclusões de uma delegação da Anistia Internacional que, entre 18 de agosto e 21 de setembro, recolheu os testemunhos de perto de três centenas de prisioneiros em 11 instalações de detenção da capital, Tripoli, bem como de Zawiyah e outras regiões do país.

As imagens de Kadafi banhado em sangue, com o rosto desfigurado, morto após captura, ocuparam um espaço de destaque, algo jubiloso, em veículos tradicionalmente empenhados em cobrar o respeito aos direitos humanos, sobretudo de regimes cujos governantes, em sua opinião, não comungam valores democráticos.

Carta Maior repudia a tortura, o arbítrio e a opressão --política e econômica, posto que são indissociáveis-- em qualquer idioma e latitude. Não se constrói uma sociedade justa e libertária com o empréstimo dos métodos que qualificam o seu oposto.

A história dirá se o que assistimos hoje na Líbia atende às justas aspirações das etnias líbias por liberdade e justiça social, ou configura apenas uma cortina de fumaça feita de bombas e opacidade midiática para lubrificar o assalto das potências ao petróleo local.

Postado por Saul Leblon(Carta Maior)

De lorotas, placares e sedes

Depois do ôba ôba em torno da "maravilhosa" organização do amistoso da Seleção Brasileira contra o time B da Argentina, estamos de volta à dura realidade do futebol paraense, acrescida de dois novos dissabores: o engodo do placar eletrônico alugado( por quanto?), a ausência do que teria sido comprado(por quanto?) e a frustração pela preterição do Pará como sede da Copa das Confederações.
Curioso é o silêncio a respeito da promessa de Simão, que teria reunido com a cúpula da CBF e conseguido fazer de Belém sede daquela competição. Nada disso. Ontem foram divulgados os nomes das sedes e a mais próxima de Belém é Fortaleza, sendo que nossa cidade nem citada foi.
É verdade que a "bola da vez" na caderneta promesseira de Simão Lorota passou a ser a Copa América, a acontecer um ano depois da Copa do Mundo, portanto, daqui a quatro anos, tempo suficiente para a tal lorota cair no esquecimento, principalmente com a colaboração de dóceis escrevinhadores ditos especializados, que se derramarão em justificativas para explicar a preterição, certamente convencidos pelos milhões de argumentos ofertados aos seus patrões. Até lá, continuaremos sob essa alegre e malsinada retórica vigarista. Credo!

Bandidos inglórios

O salafrário Cláudio Humberto, ex-integrante da quadrilha Collor e atual lambaio do mafioso da construção civil, Zuleido Veras, sempre quando um ministro é exonerado, escrevinha em sua delinquente coluna que o PT está de olho no cargo, daí as relações entre o partido daquele ex-ministro e o Partido dos Trabalhadores viverem momento de grande tensão.
A "plantação" dessa vigarice nunca deu certo, mas o biltre continua repetindo a mesma tática. Pior é que ainda tem gente que continua pagando o dono(?) daquele lupanar/jornalístico travestido de coluna na vã esperança de auferir algum dividendo político disso. Quanta safadeza!

Entreguismo again

STF garante a José Agripino Maia seu BMW-2012 com IPI reduzido
Apesar de serem pagos com salários dos trabalhadores brasileiros para defender os interesses nacionais, o parlamentares do DEMos fizeram o papel de advogados de defesa dos interesses das montadoras de automóveis fabricados no exterior.

O DEMos ingressou no STF (Supremo Tribunal Federal) com uma ação contra o aumento do IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) para carros importados, determinado pelo governo Dilma.

Não deveriam ser os advogados das montadoras estrangeiras a fazer isso, em vez de parlamentares quinta-coluna?

A medida tomada pelo governo foi para enfrentar a concorrência desleal estrangeira, garantindo empregos para metalúrgicos da indústria automobilística e de auto-peças nacionais.

Segundo o STF, a Constituição prevê que o aumento só pode entrar em vigor após 90 dias da edição do decreto.

Porém, o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, alegou que o tributo é regulatório e, conforme o Decreto-Lei 1.191/1971, o IPI pode ser aumentado em até 30% para produtos específicos, quando é preciso corrigir distorções. O STF não acatou, por hora.

De janeiro a agosto deste ano, a balança comercial do setor automotivo atingiu um déficit de R$ 3 bilhões, devido à guerra cambial, o que justifica o aumento do IPI, conforme diz Adams.

Com a suspensão, o senador José Agripino Maia (DEMos/RN) conseguiu o IPI reduzido, se trocar seu BMW modelo 645 Cabrio no valor de R$ 300 mil, e mais um Mercedes CL 500 no valor de R$ 330 mil... ou...

.... Quem sabe, nem seja só o IPI mais baixo que ele ganha. Com os milhões que as fábricas no exterior ganharão, não é nada dar um possante importado zero Km de papai noel para o Agripino, Demóstenes, ACM Neto.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Isso vem de longe

Significados da campanha da mídia para derrubar ministros, por Elói Pietá
A denúncia passou a ser sua arma política poderosa, que incide sobre o maior capital eleitoral dos políticos ou dos partidos, que é a sua reputação

A recente campanha das grandes empresas de mídia para derrubar ministros no primeiro ano do governo Dilma é mais uma demonstração de que elas são fortes agentes autonomeados da política. Isso vem de uma longa tradição.

Quando da campanha para derrubar Getúlio Vargas, que terminou no seu suicídio, os grandes órgãos da imprensa brasileira atacavam sistematicamente o seu governo, exceto o jornal Última Hora. Batalha semelhante foi travada nos episódios que resultaram na deposição de João Goulart. Nas campanhas presidenciais recentes todos são testemunhas da parcialidade da grande mídia. O episódio mais lembrado ocorreu em 1989, quando após o último debate entre Collor e Lula, na véspera do segundo turno da eleição, a TV Globo editou as cenas do debate a favor de Collor. Três anos depois, a mesma mídia que ajudou a elegê-lo teve papel decisivo para derrubá-lo. Tais campanhas políticas foram de grande importância, seja na mudança de governos, e, portanto, na mudança das políticas governamentais, seja até na instalação da ditadura militar. Em 2005 e 2006 ficou evidente o enorme esforço desta grande mídia para impedir a reeleição do presidente Lula, e, em conseqüência, para mudar a política econômica e voltar às políticas neoliberais que elas apoiavam e que tinham sido derrotadas pelo voto popular.

Como se vê, há na vida nacional uma espécie oculta de organizações partidárias sob o manto de denominações de TVs, rádios, jornais, revistas, que são comandados por poderosos grupos privados, que detém a propriedade cruzada de diversos meios de comunicação de massa, exercendo uma enorme influência midiática em todas as regiões do país.

A denúncia passou a ser sua arma política poderosa, que incide sobre o maior capital eleitoral dos políticos ou dos partidos, que é a sua reputação. A grande mídia destrói liminarmente este capital. Ela parte da presunção de culpa, ao contrário do princípio constitucional de presunção da inocência. A si ela atribui o mandato de executar o juízo moral sumário. A mídia privada brasileira encontrou este caminho de uma forma não propriamente original. Ela bebeu nas fontes do jornalismo inglês e norte-americano a missão autoconcedida de corregedores gerais da pátria, de guardiães da moralidade dos governos. E, a partir daí evoluiu para se transformar em partidos reais não assumidos.

As grandes empresas de mídia protegem os políticos que se afinam com seu pensamento sobre a economia e a sociedade, e atacam duramente os que divergem delas. Qualquer observatório da mídia há de encontrar inúmeros episódios da recente história brasileira que provam isso. Este é o lado partidário da mídia. Mas, por se tratarem de empresas diferentes a disputar um mercado, o denuncismo também é fruto da concorrência entre elas por um público sensível a este estilo, especialmente nas classes médias.

Nem sempre os projetos políticos futuros destes partidos ocultos são traçados com antecedência e clareza. Mas, o desdobrar dos acontecimentos tende a levar a uma conjunção de fatores que favorecem a adoção de uma estratégia política. Vimos isso na trajetória que resultou na derrubada de Vargas em 1954, de João Goulart em 1964, de Collor em 1992, e na tentativa de derrubar Lula em 2005.

O mais recente plano destas empresas privadas na política é a derrubada sistemática de ministros. Quando conseguem a cabeça de um, entra outro na pauta, e abre-se nova campanha. Não perdem tempo em aprofundar os fatos que fizeram cair os ministros anteriores. O que importa é a sequência de quedas e seu resultado político (e, de lucro, o prestígio do órgão da mídia pai da denúncia no mercado da informação). Agora o alvo é o ministro dos Esportes, Orlando Silva.

Ao querer a queda do ministro, vários resultados são buscados: um deles, sempre almejado, é o sistemático desgaste do governo, que não é o governo que as grandes empresas de mídia querem, apesar de a maioria do povo brasileiro querer; outro resultado pretendido no caso é jogar lenha nas críticas sobre os atrasos para as obras da Copa do Mundo (quem olha em retrospectiva a ação dessas empresas de mídia neste tema há de notar que na verdade elas não querem o sucesso do governo nas obras da Copa); pode haver outro resultado desejado, talvez favorecer a FIFA na disputa com o governo brasileiro, para depois criticar o governo por ceder à FIFA.

Juntando o histórico, os fatos recentes, e os atuais, vê-se que há um fio condutor de política pensada na aparente individualidade de cada fato. Há uma associação com propósito específico de concorrentes no mercado da informação, o que se poderia chamar uma cooperação antagônica. Sem dúvida, as grandes empresas privadas de mídia, além de mirar pontos no mercado, miram mais adiante o centro do governo. E, talvez, mais profundamente, mirem a deterioração da confiança coletiva na política praticada pelos políticos e pelos partidos formalmente registrados (rivais alguns, aliados outros, dos partidos ocultos da mídia privada). Se for isso, há uma tentativa de preparar a consciência popular para governos fora das regras atuais, de qual tipo não se sabe hoje, pois só a aproximação das condições propícias poderá a eles mesmos esclarecer. Tal meta pareceria impossível, mas não é, porque já se viu ocorrer no passado. Várias destas empresas da comunicação, não faz muito tempo, contribuíram para o golpe militar, associaram-se à ditadura, abandonaram-na no momento em que esta não mais lhes serviu.

Quando o PT no seu recente 4º Congresso reafirmou a necessidade do debate sobre a democratização da comunicação no Brasil, de imediato a grande mídia procurou demonizar este debate. As poucas empresas que controlam a comunicação de massa, que não querem a democratização desta área essencial à sociedade moderna, atacaram a proposta do PT de abrir o debate no Congresso Nacional sobre um marco regulador da comunicação social que amplie as possibilidades de livre expressão do pensamento e amplie o acesso da população a todos os meios. O PT reafirmou que para si, como para nossa presidenta Dilma, é questão de princípio repudiar qualquer tentativa de censura à liberdade de imprensa. Por isso, só um projeto claro em debate público no Congresso Nacional é que vai esfumaçar os fantasmas que se criam para refrear qualquer tentativa de avanço da democracia na área da comunicação de massa. Os fatos recentes da campanha para a derrubada de ministros e a forma como notícias seletivas são alardeadas e notícias outras são sufocadas, reafirma a atualidade deste debate no Congresso Nacional e na sociedade.

Elói Pietá é secretário Geral Nacional do PT

Donos de tudo

Nas eleições do ano passado, Jatene declarou à Justiça Eleitoral bens inferiores a R$ 1,2 milhão.

A lista está aqui:

Edificio Francisco Barbosa

R$98.000,00
Terreno Edificado com casa

R$58.000,00
Banco Itau

R$15.364,00
Banco Do Brasil

R$63.389,00
Conta Corrente

R$35.040,00
Titulo Clube

R$24.000,00
Barco De Aluminio Com Motor

R$34.760,00
Terreno e construção de casa em São Caetano De Odivelas

R$110.000,00
Tres Salas Comerciais Conext

R$130.534,00
Banco Itau

R$59.152,00
Brasilprev

R$44.857,00
Veiculo Soretnto Kia

R$129.000,00
Banco Do Brasil Bb Lp Estilo

R$98.000,00
Banco Do Brasil Cc

R$40.894,00
Citroen C3

R$49.900,00
Fiat Strada

R$37.136,00
Em Caixa

R$10.000,00
Raphael Cunha (empréstimo)

R$23.338,00
Paracuri Comercio De Gas

R$68.984,00
Ed Xavante

R$45.000,00
Com todo esse patrimônio e algo mais, pois nem tudo que foi declarado consta desta lista, nada justifica que Simão tenha um imóvel no Conjunto Xavante construído para servidores públicos e distribuídos através de sorteio porque a procura era muito maior do que os imóveis disponíveis. Vejam o que diz a COHAB:
O PROHAB é dividido em dois programas:

2.1. IMÓVEL NA PLANTA - Programa destinado a funcionários públicos federais, estaduais e municipais com renda entre 6 e 20 salários mínimos. Até o momento já foram comercializados 63 unidades nos seguintes empreendimentos:

1 - RESIDENCIAL ARAÇARI
70 unidades
Conjunto Cidade Nova
Ananindeua

2 - RESIDENCIAL ULISSES GUIMARÃES
204 unidades
Rod. Augusto Montenegro
Belém

3 - RESIDENCIAL FERNANDO GUILHON
210 unidades
Av. Almirante Barroso (atrás da Setran)
Belém

4 - RESIDENCIAL JAÇANÃ
56 unidades
Conjunto da Cohab Nova Marambaia
Belém

5 - RESIDENCIAL XAVANTE I
16 unidades
Conjunto Catalina
Belém

6 - RESIDENCIAL XAVANTE II
96 unidades
Conjunto Catalina
Belém

7 - RESIDENCIAL XAVANTE III
136 unidades
Conjunto Catalina
Belém

Empreendimentos comercializados:
1 - RESIDENCIAL JOSÉ HOMOBONO I
168 unidades
Rod. Augusto Montenegro s/n em frente à Rede Celpa

2 - RESIDENCIAL ALOYSIO CHAVES I
100 unidades
Av. Bernardo Sayão, 2227

3 - RESIDENCIAL JOSÉ HOMOBONO III
84 unidades
Rod. Augusto Montenegro s/n em frente à Rede Celpa

4 - RESIDENCIAL JARDIM DOS GUARÁS
63 unidades
Av. Municipalidade s/n (totalmente vendido)
IMÓVEIS EM FASE DE ENTREGA:

1 - ALOISIO CHAVES I

IMÓVEIS EM COMERCIALIZAÇÃO:

1 - ALOISIO CHAVES II
2.2. PAR - Programa de Arrendamento destinado a servidores estaduais com renda de 3,5 a 6 salários mínimos, e 3,5 a 8 salários mínimos para funcionários da Segurança Pública , BM, PM, PC, SUSIPE e SEGUP com a comercialização dos seguintes empreeendimentos:

IMÓVEIS COMERCIALIZADOS:

1 - RESIDENCIAL TEOTÔNIO VILELA - BELÉM
192 unidades
Rod. Augusto Montenegro s/n (terreno da antiga Escola Ibifam)

2 - RESIDENCIAL MÁRIO COVAS I - BELÉM
152 unidades
Rod. Mário Covas, ao lado da fábrica de postes da CAVAN.
* Os Imóveis são constituídos de sobrado.

3 - RESIDENCIAL MÁRIO COVAS II - BELÉM
72 unidades.

4 - RESIDENCIAL ANÍSIO TEIXEIRA - I - BELÉM
136 unidades.

5 - RESIDENCIAL MARIA LAISE LIMA - CASTANHAL
68 unidades.

6 - RESIDENCIAL GERALDO VELOSO - MARABÁ
140 unidades.

7 - RESIDENCIAL TAPAJÓS - SANTARÉM
80 unidades.

8 - RESIDENCIAL PLÁCIDO DE CASTRO - SANTARÉM
112 unidades.
Somente a velha mania de governantes elitistas para justificar que alguém com um patrimônio tão alentado aproprie-se de um imóvel que certamente está fazendo falta para algum servidor morar.

Pegou mal

A decisão truculenta e inoportuna de Simão Lorota, cortar o ponto dos grevistas da área da educação na mesma semana em que a população fica sabendo que familiares do governador são professores, mas, ao contrário dos grevistas que lutam por mais R$60 em seus salários, são felizes proprietários de luxuosos apartamentos que custam a bagatela de R$1,6 milhão, pode ser interpretada como descaso com o ensino.
Ao cortar o ponto, o governador está desobrigando os descontados de repor as aulas na medida em que fica sacramentado o pagamento apenas dos dias trabalhados, vale dizer, para o governo é irrelevante a reposição. Com efeito, danem-se os alunos, os programas das disciplinas, os salários dos professores e tudo mais que diga respeito à escola pública. É o modo tucanalha de governar!

Assalto tucano precisa ser investigado

Em entrevista ao telejornal SPTV 2.ª Edição, o deputado estadual Roque Barbiere (PTB/SP), que denunciou o esquema de venda de emendas na Assembléia Legislativa de São Paulo, voltou à carga:
"Algumas pessoas vieram aqui voluntariamente e disseram: deputado, o que senhor disse é verdade, eu trabalhei com fulano de tal e vou lá depor... eu via chegar pacotes de dinheiro"
Depois completou: "... Fruto de venda de emenda."

Em seguida, disse que o governo tucano de Alckmin (e antes era de Serra) sabe e não faz nada:
"O governo fica de braços cruzados, porque é confortável para ele... porque mantém todo mundo refém, dependente destas emendas".
O vídeo do SPTV não é compartilhado, e o link é este:

http://g1.globo.com/videos/sao-paulo/v/deputado-ira-depor-apos-acusar-colegas-de-receber-propina-em-sp/1666936/

O deputado disse que irá denunciar em juízo aquilo que ele tem provas, e não diz nomes para proteger as testemunhas.

O promotor de Justiça Carlos Cardoso, que investiga o caso, informou que solicitará à Secretaria da Fazenda a relação de emendas ao Orçamento desde 2007.

Já faz 3 meses que ocorreu a primeira entrevista do deputado Roque, e o governador Geraldo Alckmin até hoje não disponibilizou a relação de emendas desde 2007. O que mostra, ou tentativa de abafamento, ou descontrole, ou maracutaia.

A cada ano saem R$ 188 milhões dos cofres públicos paulistas em emendas. É valor muito alto para não ter controle rigoroso na hora que precisa consultar.
(PT-Blog)

Chifre é como dente de leite: só doi quando está nascendo

Depois do rumoroso caso com a repórter global Mírian Dutra, que até exilada foi para a Espanha porque estava grávida dele, Fernando Henrique Cardoso, e isso poderia atrapalhar sua carreira política, eis que FHC vota ao fofocódromo como personagem, segundo os informantes, por estar namorando uma jovem de 34 anos, isto é, 46 mais nova que ele.
No affair com Mírian, mais de vinte anos depois ele reconheceu e deu seu nome ao filho que ela teve. Depois, um exame de DNA provou que ele não era o pai, levando os fofoqueiros de plantão a avaliar que ele pode não ter sido o presidente símbolo do país, mas certamente foi o corno símbolo.
Pior, agora tem recaida, podendo ser enquadrado, na vasta nomenclatura que a sabedoria popular dispensa aos praticantes, como "corno iô-iô"- aquele que vai e volta. Se tiver algum problema cardíaco e não poder tomar os viagras da vida, pode até ser enquadrado como "corno-morcego"- aquele que aparece no fim da noite, início da madrugada, dá uma chupadinha e volta pro seu sarcófago.
De qualquer modo, já vão longe os tempos das crises de ciúmes que tinha de Mírian quando começaram a namorar e hoje parece ter assimilado muito bem a sabedoria plebéia quando sugere que chifre é como dente de leite: só doi quando está nascendo, depois até ajuda a viver. Quer dizer, FHC mostrou-se muito perspicaz ao inserir o aprendizado prático à sua brilhante carreira acadêmica e hoje é só sorrisos.