Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Novo salário mínimo

Pela proposta orçamentáriapara 2012, entregue hoje pela ministra do Panejamento, Mírian Belchior, ao Congresso Nacional, a partir de 1º de janeiro próximo, o salário mínimo deverá ser de R$619,21, equivalente a U$387. Portanto, muito acima do pago nos tempos tucanos, quando nunca chegou sequer a U$100.
Ainda assim, vai aparecer parlamentar tucano fazendo demagogia e propondo U$700. Como sabem que não passa, porque as regras do reajuste foram votados no início deste ano, tranquilizam seus prefeitos e governadores que adoram a prática do rude esporte do arrocho, e posam para a população de defensores do bolso da patuléia. Uma camarilha!

Desafio

Segundo ranking publicado pelo jornal Valor Econômico, dentre os bancos pequenos e médios, o nosso Banpará foi o segundo do país com maior estabilidade operacional e equivalência patrimonial, com 45% de seu patrimônio líquido, ficando á frente de bancos como o Oportunitty, por exemplo, que durante muito tempo utilizou-se de recursos da Previ. O nosso Banpará foi, também, o quarto mais rentável sobre seu patrimônio líquido num ranking de vinte, ficando à frente de bancos como o próprio Oportunitty, Bonsucesso, BVA, entre outros.
Ressalte-se que esses números são referentes ao desempenho de 2010, portanto, governo do Partido dos Trabalhadores. Resta saber se Simão terá competência e interesse para manter esse bom desempenho do nosso banco, afinal, governos tucanos declaram-se devotos da missa da eficiência, mas estão sempre de olho no padre da transação.

Nelson Rodrigues e a Futrica Barbálhica(Diário do Pará)

Na peça Os Sete Gatinhos, Nelson conta as desventuras de um funcionário público que vive a condenar o comportamento de todas as colegas de repartição. O que não sabe é que suas sete filhas têm um comportamento igual ao que condena em suas colegas. Então, revoltado, ao tomar conhecimento, resolve montar seu próprio bordel ofertando as próprias filhas como "mercadoria" do sexo.
Nesse caso do projeto D. Costa, que disciplina a coleta e tratamento do lixo, a Futrica(Diário) fez papel semelhante ao do funcionário da peça rodrigueana. Falou mal de todas as bancadas, acusando-as de estarem vendidas ao prefeito. Quando despertou da sua maledicência crônica, constatou que quase toda a bancada pemedebista estava alugada a D. Costa. A diferença é que o local de aluguel já existia. Impressionante!

Não à anistia aos desmatadores!


Brasil será cobrado na Rio+20 por desmatamento na Amazônia, diz Izabella Teixeira

A ministra do Meio Ambiente fez o alerta ao comentar o Novo Código Florestal discutido no Senado, que altera a lei em vigor, de 1965, anistia desmatadores e reduz a proteção de áreas de preservação.

SÃO PAULO – A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse nesta terça-feira (30) que o mundo “espera que o Brasil demonstre sua liderança” no debate ambiental durante a Rio+20, conferência da ONU marcada para junho de 2012, no Rio de Janeiro, mas que o país deve se preparar para ser “cobrado pelo desmatamento na Amazônia”.

A ministra fez o alerta ao comentar o Novo Código Florestal discutido no Senado, que altera a lei em vigor, de 1965, anistia desmatadores e reduz a proteção de áreas de preservação. “Seremos cobrados 20 anos depois [da Eco-92]. Daí a responsabilidade da sociedade brasileira com o novo código”, disse ela, ao participar de oficina do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) sobre o tema.

O Ministério do Meio Ambiente corre contra o tempo para emplacar alterações no projeto, já aprovado pela Câmara em maio. Izabella tem dito que o texto da nova lei “sinaliza” para novos desmatamentos e não beneficia pequenos produtores – um dos argumentos usados pela bancada ruralista para defender o projeto.

Ainda nesta terça, o relator do projeto na Comissão de Constituição e Justiça, senador Luiz Henrique (PMDB-SC), divulgou seu parecer. Como esperado, o ex-governador de Santa Catarina, não alterou nenhum item polêmico do texto e ressaltou a proposta de que a União compartilhe ainda mais com Estados e municípios o poder de legislar sobre meio ambiente.

Nesta quarta, Silveira apresenta oficialmente seu relatório à CCJ. A apreciação do parecer pelos outros senadores, porém, só deve ocorrer em setembro. Outras três comissões do Senado – Agricultura, Ciência e Tecnologia, e Meio Ambiente – analisarão o projeto.

Rio+20
De acordo com Izabella Teixeira, a Rio+20 terá três grandes temas para discussão: economia verde, redução da pobreza e governança ambiental. Essas questões serão debatidas não apenas pelos chefes de Estado, mas também por representantes da sociedade civil e de empresas – é que a Rio+20 promete ser uma conferência mais aberta do que a Eco-92.

Ainda que o debate sobre o legado do primeiro encontro do Rio, há duas décadas, tenha de ser feito, a ministra defende que a nova conferência “trate do futuro e olhe para frente”.

“A Rio+20 precisa terminar em ações concretas, e não fazer apenas um debate político que interessa só aos políticos”, disse ela, destacando que é preciso atingir uma “nova sociedade em que os atores estão conectados, se comunicam em 140 caracteres e muitos se mobilizam sem cultura política”.

A ministra afirmou também que já existe uma divergência de propostas sobre a gestão ambiental global, que poderá ser afinada durante a conferência. Países europeus, por exemplo, defendem a criação de uma nova agência internacional para cuidar do assunto, enquanto outros acreditam que basta reformar instituições da ONU.

Segundo Izabella, todo esse debate será influenciado por uma nova configuração do poder global, diferente do de 1992, quando os países emergentes ainda não existiam. “Hoje há grupos como os Brics e o G-20 que exercem influência”, afirmou.

A ministra lembrou ainda que a “diplomacia ambiental de 92”, ao trabalhar essencialmente com metas, fracassou. “Para a natureza pouco importa se a meta diz 2015 ou 2020, ela já está batendo à nossa porta”, alertou.

Com esse sentido de urgência, ela defendeu que o Brasil assuma o protagonismo na Rio+20. Além da possível persistência da crise financeira internacional, que diminui a sensibilidade de muitos atores para o tema ambiental, países como Estados Unidos e França estarão envolvidos com eleições nacionais.

Izabella Teixeira é co-presidente da Comissão Nacional da Rio+20, ao lado do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. A comissão, criada pela presidente Dilma Rousseff em junho, é responsável por promover o diálogo entre órgãos federais, estaduais, municipais e da sociedade civil que participarão da conferência

Lula em visita à Bolívia reitera união da América Latina

“Não haverá solução individual para os países da América do Sul. Temos que estar cada vez mais juntos”, diz Lula.


Em viagem a Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na segunda-feira (29) de um evento em agradecimento à integração regional promovida por seu governo. Com a presença do presidente Evo Morales, o ginásio Real Santa Cruz foi lotado por jovens e participantes de movimentos sociais brasileiros e bolivianos. A reunião foi transmitida ao vivo na TV pelo governo do país.

“Não há nada que represente melhor a integração entre Brasil e Bolívia do que este ginásio cheio de brasileiros e bolivianos”, afirmou o ex-presidente.

Lula relembrou que a primeira ponte que ligou o Brasil ao país vizinho foi construída em seu governo. Antes disso, disse o ex-presidente, o Brasil estava “de costas” para a América do Sul, e só olhava para a Europa e América do Norte. Hoje, porém, o comércio com a América do Sul é maior que o comércio com a Europa ou com os EUA.

“O Brasil, por ser a maior economia, ter a maior população, o maior território e mais tecnologia, tem a obrigação de ajudar no desenvolvimento da Bolívia, do Paraguai e do Uruguai. Mas sem hegemonia, construindo parcerias. Porque o desenvolvimento do Brasil está ligado ao da América do Sul”, afirmou. “Não haverá solução individual para os países da América do Sul. Temos que estar cada vez mais juntos.”

Fonte: Instituto Lula

"Eu só quero chocolate"

Seguindo a linha de indagações, feita ontem pelo deputado Bordalo em seu blog, gostaria de saber que fim o governo Lorota deu à fábrica de chocolates construída pelo governo Ana Júlia. Será que está fazendo companhia ao Terminal Hidroviário da Arthur Bernardes e se acabando por abandono?
Se isto ocorre, trata-se de um crime hediondo contra a economia paraense, pois significa a perda de receitas, bem como desdem com a geração de empregos em nosso estado, justamente em um momento de grandes tensões na economia mundial, quando podia ser mais uma atividade econômica contribuindo no enfrentamento da crise. Hoje, Medicilândia é o maior produtor de cacau do mundo, com 30 mil hectares de área plantada, produzindo 3 milhões de sementes e perspectiva de chegar aos vinte milhões de sementes.
Infelizmente, parece que as 36 mil toneladas de amêndoas produzidas no ano passado foram agregar valor fora do nosso estado, a julgar pelo deboche da propaganda eleitoral de Simão. Ou seja, temos a fábrica e temos a matéria prima. Mas não temos um governo capaz de incentivar que essa riqueza potencial transforme-se em divisas que enriqueçam nossa receita. Lamentável!

"Os 300 picaretas" e o voto secreto

Dessa vez, faltaram 34 votos para completar o quorum dos 300 picaretas da Câmara Federal. Mas, os 266 apurados foram suficientes para absolver a cleptodeputada Jaqueline "Joaquina" Roriz, com brazão familiar e certidão de antecedentes delinquentes.
Mais uma vez, triunfou o silêncio dos indecentes, pois ninguém subiu à tribuna para defender Jaqueline, porém, na hora do voto secreto, prevaleceu a vontade daqueles que não estão nem aí pro decoro do cargo e muito menos pra opinião pública. Acobertados por um monstruoso salvo conduto constitucional e regimental, puderam manifestar todo o seu banditismo, sem que a sociedade tenha ao menos a possibilidade de saber quem são esses parceiros da ladroagem. Vejamos se, depois disso, surge de fato um movimento legislativo, de âmbito nacional, que ponha fim a essa excrescência.

Samba enredo

Com a anunciada saída de Zenaldo Coutinho Jr. da Secretaria Especial sabe lá de quê, para retomar seu mandato de deputado federal e comandar eleitoreiramente uma frente em defesa da integridade territorial do Pará, que já conta com outro "peixe fora dágua", Celso Sabino, que não foi eleito mas está deputado por força de conveniências político/loróticas, o governo cria mais um tipo de secretário: o secretário a distância.
Depois do secretário sem pasta, pasta sem secretário, secretário ventríloquo, secretário relâmpago agora temos essa nova modalidade de exercício administrativo. Não por acaso, o substituto formal de Zenaldo é o vice Helenílson. Vices, como é sabido por todos, é aquele que apenas decora, logo...E assim Lorota vai tocando pra frente fingindo êxito. Parafrasendo o próprio samba em que é co-autor, "Com dez metros de esperteza, vai tocando o seu mandato,
Com um trem da alegria, na camisa da "folia", Quem são eles? Quem são eles? O esperto tucanato!"

terça-feira, 30 de agosto de 2011

A verdadeira "lição" tucana

Antes de vender as empresas telefônicas, o governo FHC investiu R$21 bilhões no setor. Vendeu tudo por R$8,8 bilhões de entrada, ainda financiada, e o resto a perder de vista; vendeu o Banerj por R$330 milhões, ficando o governo do RJ responsável por endividar-se em R$3,3 bilhões para pagar direitos dos trabalhadores; a Companhia Siderúrgica Nacional foi vendida por R$1,05 bilhão, sendo que R$1,01 bilhão pago com "moedas podres".
Antes de privatizar, FHC promoveu demissões em massa. Por exemplo, 10.026 funcionários da empresa ferroviária de São Paulo e deixou pendurado no governo paulista o pagamento de 50 mil aposentados da ferrovia; demitiu 6.200 dos 12000 funcionários do Banerj. Antes das privatizações, as tarifas de algumas empresas foram reajustadas em 100%, 300% e 500%. Quando a Vale foi privatizada, havia R$700 milhões no caixa da empresa, que foi vendida por R$3,3 bilhões e cerca de R$1 bilhão no caixa da Telesp à véspera de sua privatização.
Portanto, qualquer lição que tucanalhas queiram dar ao país de como fazer para enfrentar a crise que assola países do primeiro mundo, podendo atingir economias emergentes como a nossa, deve ser recebida com boletim policial de ocorrência contra eles, bem como suas sugestões interpretadas à luz do Código Penal Brasileiro.

Revista Veja é Suspeita de Espionagem

Escritório de advogados diz que Veja é versão tupiniquim de tablóide inglês

Nota à imprensa

A revista Veja perpetrou uma série de atos atentatórios ao regular exercício profissional do escritório Tessele & Madalena – Advogados Associados, numa atabalhoada tentativa de invasão de domicilio ao apartamento 1606 do Hotel Naoum, locado para uso privativo do nosso escritório, na qual o jornalista Gustavo Nogueira Ribeiro, se utilizando de ardis e subterfúgios, passou-se por seu hóspede, para fins da retirada de objetos pessoais daquela unidade.

O caso já é objeto de apuração pela Polícia Civil do Distrito Federal (Ocorrência 4658/2011-0), que investiga também se a revista Veja foi a responsável pela instalação de equipamentos de espionagem nas dependências do prédio. Posteriormente, para adentrar nas dependências do nosso escritório, dito jornalista fez-se passar por assessor do prefeito de Varginha/MG.

Mantemos com o escritório Oliveira e Silva e Ribeiro Advogados, de São Paulo, desde dezembro de 2007, um acordo de cooperação técnica, regularmente registrado no Conselho da OAB/DF, e que prevê, dentre outras obrigações, o uso comum de instalações, estrutura, logística, recursos humanos e técnicos, aos advogados associados a ambos escritórios, em trânsito em São Paulo e Brasília. A suíte que a Veja tentou violar está alugada desde setembro de 2010, para Tessele & Madalena – Advogados Associados e faz parte desse rol de utilidades disponíveis aos advogados, quando em trânsito em Brasília.

Trata-se de uma relação legal e transparente. Não existe nada de misterioso ou suspeito, como insinua a revista. Já os métodos empregados pela Veja, que, neste episódio, abandonou todos os critérios jornalísticos e se enveredou em uma operação típica de polícia política privada, atropelam os preceitos básicos do Estado Democrático de Direito.

Com relação ao caso Boris Berezovski, o sócio Hélio Madalena repele qualquer insinuação ou vínculo com tais fatos e buscará na esfera judicial a recomposição da verdade.

A revista Veja se escuda nos fundamentos legítimos da liberdade de imprensa para atacar e difamar aqueles que elege como seus adversários políticos. A versão tupiniquim do tablóide News of the World, do empresário Rupert Murdoch, que pratica um jornalismo de teses independente dos fatos, se superou nesse episódio na medida em que lançou mão de práticas, que, esperamos, sejam severamente condenadas pela Justiça.

Tessele & Madalena – Advogados Associados

Fonte: Viomundo

Os verdadeiros caloteiros

Todo mês, os jornais publicam que os bancos registram que a taxa de inadimplência aumentou e a todo momento repete que os juros praticados são altos, entre outras razões, porque o “spread” – diferença entre o que pagam pelo dinheiro e o que cobram para emprestar – é alto porque tem de cobrir os prejuízos que sofrem com o calote de maus pagadores.
E só hoje – antes tarde do que nunca – a Folha registra que, caloteiro mesmo, e de bilhões, é o sistema bancário, que “infla” as perdas com inadimplência para reduzir a incidência de importo sobre suas operações. Sonegação, mesmo, é a palavra
Só que sonegação de rico tem outro nome: planejamento tributário. E uma outra palavra incomum: elisão fiscal. As operações ganham contabilmente, nomes e formas para isentarem-se de imposto.
Segundo a Folha, só em 2011, as autuações chegam a R$ 5,9 bilhões, englobando sonegação de impostos em fusões, em aquisições e em empréstimos entre bancos. Em 2010, foram R$ 6,9 bilhões, valor maior do que o dos três anos anteriores somados.
E são estes senhores que nos falam em carga tributária elevada, recomendam cortes nos programas sociais, etc, etc, etc…
(Blog do Amoral Nato)

Esqueceram de ti

No domingo último, o serrista Elio Gaspari publicou a lista dos governadores de estado "que nada fizeram para retirar o ICMS cobrado aos usuários de serviços de banda larga popular." A ausência sentida, na lista daquele que considerava o ditador Geisel estadista, foi Simão Lorota, que cobra 30% daquele imposto nas contas telefônicas.
A omissão deve ter sido apenas esquecimento, já que a lista abrange nomes de todas as legendas e nada indica que o patrono da coluna tenha feito qualquer esforço para poupar seu afilhado desse desgaste(mais esse). Será?

Ligeiro como Flexa!

Essa anunciada ida do salafrário prefeito de Salinas para o PR dá toda pinta de trapalhada de Simão, que deu com a língua nos dentes ao anunciar muito cedo que seu candidato, em 2012, naquela estância é Di Gomes. Então, o oportunista alcaide, magoado, em vez de tomar o rumo do PSD dos acepipes pegou a trilha no rumo de Alfredo Nascimento.
E levou a tiracolo o perigoso Antônio Fontelles, que não deixa enganar pela voz claudicante, já que demonstra grande agilidade no trato do dinheiro público, conforme ficou comprovado naquele episódio do seguro cobrado dos servidores estaduais. Veio e foi, diga-se, sem que esses servidores tenham qualquer seguro e muito menos notícia daquele dinheiro arrecadado. Égua!!

Fofoca

Pelo que se ouve dos vereadores que não rezam pela cartilha de D. Costa, ao contrário do que diz aquela coluna de amenidades e idiotices domingueiras, o que impressionou foi a repulsa que causou a presença do prefeito na área. Uma moradora chegou a imprensar o cleptoalcaide na parede dirigindo-lhe uma enorme quantidade de impropérios na lata.
Só restou, então, ao escorregadio gestor voltar ao ônibus e dar por encerrada sua participação na visita.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

"Imunda" perde outra!

Vicentinho ganha direito de resposta na revista Veja

Petista também entrou com ação por danos morais contra a publicação


O deputado Vicentinho (PT-SP) encaminha nesta segunda-feira (29), resposta à matéria intitulada “Terror e Poder”, publicada no dia 11 de abril, no site da revista Veja. A matéria liga sua imagem a organizações terroristas e foi motivo de ação judicial movida e ganha pelo deputado.

A decisão da Justiça contra a revista foi proferida pelo juiz de direito Enilton Alves Fernandes, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), no dia 22 último. “A Procuradoria da Câmara dos Deputados entrou com duas ações na justiça: direito de resposta e indenização por danos morais. A decisão da justiça não é uma vitória minha, mas do PT que foi atingido na reportagem da revista”, afirmou o deputado.

Segundo decisão do juiz, a resposta deve ser publicada na edição da Revista Veja “imediatamente à intimação da ré, com o igual destaque concedido àquela matéria, na mesma seção, com fonte idêntica, devendo o requerente limitar-se a fazer afirmações objetivas, vedando-se a emissão de opiniões depreciativas ou acusações ao requerido”.
Para o caso de descumprimento da obrigação, foi fixada pena de multa diária de R$ 2 mil.

Site Liderança do PT/Câmara

4º Congresso do PT discutirá reforma do Estatuto e Conjuntura
Evento será realizado no Brasil 21, na capital federal

Confira a pauta, programação e credenciamento da imprensa


A Etapa Extraordinária do IV Congresso Nacional do PT começa nesta sexta-feira (2) e vai até o domingo (4), no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília.

O evento reunirá os mesmos 1.350 delegados participantes da primeira etapa realizada em 2010 e que, entre outras decisões importantes, referendou o nome de Dilma Rousseff para disputar a Presidência da República pelo PT.

Nesta etapa, os delegados irão discutir e aprovar as alterações no Estatuto do PT, que atualmente estão sendo debatidas pelo conjunto do partido. Além disso, o IV Congresso do PT vai aprovar resolução política sobre Conjuntura.

Programação

02 de Setembro (Sexta-feira)
10h00 – Abertura do Credenciamento
18h00 –Leitura e Aprovação do Regimento interno
19h00 - Abertura Oficial
21h30 –Atividade Cultural

03 de Setembro (sábado)
09h00 – Conjunturae Resolução Política
12h00 –Almoço
14h00 – Reforma Estatutária- Apresentação dasemendas pela comissão de sistematização
15h00 – Reforma Estatutária- Grupos de Discussão
18h00 - Lanche
20h00–Apresentação, debate e votação das emendas de Resolução Política

04 de Setembro (Domingo)
09h00 – Apresentação, debate e votação das emendas ao Estatuto
14h00 – Encerramentoe Almoço

Credenciamento da imprensa

O credenciamento da imprensa para a sessão de abertura oficial do 4º Congresso poderá ser solicitado à Secretaria Nacional de Comunicação do partido, através do e-mail flavia.ribas@pt.org.br

Serão credenciados um profissional ou uma equipe por veículo de comunicação: no caso de jornais e revistas um jornalista e um fotógrafo e para as emissoras de televisão um repórter e um cinegrafista. As emissoras de rádio e os portais de notícia na internet só poderão credenciar um profissional.

Para se credenciar, os interessados deverão informar o nome, função e o nome do respectivo veículo. As credenciais deverão ser retiradas na sexta-feira (2), no próprio local do evento.

O prazo para o credenciamento começou na sexta-feira (26) e vai até a terça-feira (31).

Devido ao local destinado à imprensa estar localizado ao fundo do Plenário, a SNC aconselha a fotógrafos e cinegrafistas que levem equipamentos de longo alcance.

A organização do 4º Congresso do PT também informa que no sábado (3) e no domingo (4) as atividades serão fechadas aos profissionais da imprensa, que terão acesso apenas à parte externa do Centro de Eventos Brasil 21 e à sala destinada ao exercício do seu trabalho.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Nacional de Comunicação do PT, pelos fones (61) 3213-1358 / 1309.

Participação restrita

Devido ao local onde ocorrerá o evento comportar um público de apenas 1.500 pessoas, a comissão organizadora faz um alerta sobre a necessidade de se restringir a participação de não delegados durante os três dias do IV Congresso.

O credenciamento de convidados e observadores será feito obedecendo critérios estabelecidos no regimento interno da etapa extraordinário aprovado pela direção nacional. Os organizadores do IV Congresso solicitam a compreensão de todos para o bom andamento das atividades internas do IV Congresso.

Apuros dos lorotas com a lei continuam

Justiça tocantina processa secretário do Pará


Atual Secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Regional do Pará, Márcio Godói Spíndola responde a processo no Juízo Criminal de 1º Grau de Palmas (TO) por suposto desvio de documentos públicos da Secretaria de Habitação do Estado do Tocantins, da qual era titular até ano passado. A denúncia envolve ainda o então Superintendente de Habitação do Estado, Luiz Cajazeira.
Por conta de notícia dada pela Srª. Rita de Cássia Rodrigues Pereira, de que em residência situada Capital haveria diversas caixas contendo documentos oficiais pertencentes à Secretaria Estadual da Habitação, foi determinada pelo Judiciário uma busca e apreensão nas casas identificadas como pertencentes a Márcio Spíndola e Luiz Cajazeira.
Contudo, diante da circunstância de ambos os envolvidos possuírem, à época, no exercício de suas funções, o chamado foro privilegiado, o juiz de primeiro grau reconheceu de ofício a incompetência do juízo e encaminhou os autos ao Tribunal, onde foram recebidos pelo Desembargador Moura Filho no plantão judiciário. A busca e apreensão foi deferida.
De acordo com o Diário de Justiça do Estado de Tocantins, de 22/03/2011, recebidos os autos a Procuradoria de Justiça manifestou-se pela remessa deles ao Juízo Criminal de 1ª Instância, “considerando a perda de foro privilegiado do representado Márcio Godói Spíndola”, o que deve ser feito conforme decisão publicada no Diário de Justiça de 27 de agosto em curso.
(Quaradouro)

As eternas segundas intenções da Futrica Barbálhica(Diário do Pará)

A Futrica Barbálhica (Diário do Pará) prega princípios para ocultar traquinagens. Nos últimos dias, vem insinuando que a bancada petista na Câmara Municipal de Belém estaria mancomunada com o cleptoalcaide D. Costa para votar um projeto de privatização da coleta do lixo em Belém. Como se sabe, há muito que a coleta de lixo é terceirizada em Belém. Felizmente, o povo sabe disso, embora os idiotas escrevinhadores daquele papelucho repugnante atuem tentando fazer crer no contrário. Portanto, apesar disso, o projeto do Executivo não conta com o apoio da bancada petista porque necessita de maiores esclarecimentos, bem como algumas modificações que o melhore.
Assim como precisa ser melhor esclarecida a briga de bastidores que travam D. Costa e o inoperante Helder Barbalho, de Ananindeua, pelo comando do consórcio que vai atuar na coleta e destinação dos resíduos sólidos da região Metropolitana, conforme protocolo firmado a quando de evento para esse fim ocorrido na sede da FAMEP.
Evidentemente, esse brusco surto de seriedade que acometeu a Futrica(Diário) tem por objetivo forçar os vereadores a assumir o discurso equivocado feito por pemedebistas com o intuito de emparedar D. Costa, abrindo caminho para derrotar seu projeto de Parcerias Público Privadas e deixar o caminho livre para fazer triunfar o projeto do não menos ladino Helder Barbalho.
Espera-se que isso venha a público a quando da votação dessa proposta, com a dita votação ocorrendo em um ambiente de transparência e marcada pela defesa dos interesses da população, e não de interesses escusos de quem realmente deseja trazer para si as benesses de um serviço que é do interesse de todos.

Quem és tu tatu?

Com 9 anos de atraso, FHC afirma: “O país cansou da roubalheira”
Faça o que eu digo, não faça o que eu faço (fiz)

Fernando Henrique Cardoso, o ex-presidente que herdou o plano real do governo Itamar e conseguiu reduzir a inflação brasileira para níveis razoáveis, além, claro de ter entregue quase todo o patrimônio público brasileiro, ter arroxado salários e gerado enorme problema social para o país, como o aumento expressivo da miséria, do desemprego em massa e maior desproteção social para os desamparados, entre outras credenciais inequívocas de seu legado presidencial, resolveu chamar para si o papel de menestrel pela decência nas coisas públicas e na condenação, veemente, da corrupção.
FHC cunhou a seguinte frase: “O país cansou da roubalheira”.
O ex-presidente está certo em sua afirmação, há que lhe parabenizar pela "sua tese".
Confira, trechos de sua nota, publicada no site “Observador Político”, entremeada com singelos comentários deste blog sobre a legitimidade do cidadão que redigiu tais frases em nome da sociedade brasileira:
(Blog da Dilma)

domingo, 28 de agosto de 2011

É muito pouco.

Depois do jogo de hoje à tarde, o técnico do Paissandu disse que o que a torcida quer é ver o time jogar bonito e isso é uma utopia na série C. Talvez, ele devesse esclarecer o que é que ele acha o que seja jogar bonito pra se fazer entender porque o problema do Papão passa longe da apresentação de um jogo vistoso.
Um time que mal troca três passes, que passa da defesa ao ataque fazendo ligação direta entre a defesa e o ataque, que está sempre mal posicionado, por isso não pega rebotes, joga sem lateral esquerdo, pois esse Jean é seguramente o pior que já passou por aqui nos últimos dez anos, e olha que passou muito jogador medíocre, enfim, um time em que os jogadores não se movimentam, limitando-se a olhar quem está com a bola pra ver o que vai fazer está longe da eficiência, quanto mais da beleza.
E se não fosse a entrada acidental do "velho" Sandro tudo seria muito pior porque o treinador não consegue fazer com que o meio campo do Paissandu controle o jogo, mesmo estando em casa. Não há nenhum time que consiga se dar bem dando tanto espaço pro adversário jogar como o Bicolor oferece. Não sei se é problema de preparo físico, no entanto, é nítido que o Papão se movimenta pouco e fica sempre na dependência de jogadas individuais. Aí, quando esse jogador encarregado de resolver tudo sozinho perde a bola o time passa sufoco.
Ou o treinador impõe um padrão em que os jogadores assimilem que também terão que cumprir funções quando estão sem a bola, justamente para recuperá-la, bem como mexam-se para valorizar sua posse, ou, então, será sempre esse sufoco com alto risco de repetição dos dissabores desses últimos anos.
Não precisa jogar bonito. Basta jogar o jogo. Coletiva e objetivamente. Como está, nem combinando com os "russos". Até mesmo porque, Tiago Potiguar não é nem a sombra do Garrincha.

Meu poste, meu arrependimento.

"Administrativamente, ele(Jatene) é pequeno e, como governador, não existe hoje. É medíocre como governador." Palavras proferidas por Almir Gabriel a O (nada) Liberal de ontem/hoje. Todos recordam que Simão foi o poste que Almir escolheu para sucede-lo, em 2002, rompendo um acordo que tinha com o PFL para apoiar Hildegardo Nunes.
Mesmo que jure não estar arrependido, é visível a amargura que carrega em suas palavras por conta da traição do "amigo" Lorota, que esperou a hora certa para dar o troco, ao ser preterido em 2006 em favor da candidatura do próprio Almir.
Agora, não adianta chorar sobre as penas espalhadas pelo ninho. O mal já foi feito e Almir tem grande responsabilidade nisso, afinal, tudo começou com ele. Enfim, de inesquecível ao ostracismo, deixa um sucessor que provoca indignação e perplexidade não por não existir, como pensa Almir, mas, por se fazer notado como alguém nefasto ao conjunto da sociedade paraense. Que seja o fim de um ciclo marcado por políticas de exclusão da maioria da população.

Governador tucano Beto Richa usou helicóptero emprestado por empresário . A imprensa vai ficar em silêncio?


O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), também utilizou aeronave emprestada por empresário para um deslocamento em São Paulo no dia 4 de maio. O fato passaria despercebido se o helicóptero Bell 206L, prefixo PP-JFR, não tivesse sofrido uma pane técnica, necessitando fazer um pouso forçado no Campo de Marte. Segundo o governo, o helicóptero tinha sido emprestado pelo empresário Jair Rosa, de Cornélio Procópio, no norte paranaense, mas radicado na capital paulista.

Richa tinha saído de Curitiba para uma reunião no banco de investimentos BTG-Pactual, que não tinha sido divulgada antecipadamente. Ele aproveitou para realizar exames médicos no Hospital Sírio-Libanês. Durante o deslocamento à sede do banco o helicóptero apresentou problemas técnicos. Ninguém ficou ferido. Na época do incidente, a assessoria do governo informou que o empréstimo tinha sido feito sem custos para o Tesouro estadual.
(Amigos do Presidente Lula)

Cretinice!

A Semana Simão Lorota, marcada pela explosão da violência, extermínio e perseguição a bebês na Santa Casa, terminou com um factóide digno de medalha de ouro em qualquer olimpíada de cretinice que se faça. Simão gastou uma pequena fortuna em propaganda pra dizer que o cheque moradia também contempla pessoas com deficiência física.
Ora, a Constituição Federal, já no caput do seu artigo 5º, determina que "Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza...", logo, não há motivo algum para festejos diante de um ato que nada mais é do que o estrito cumprimento do dever que o cargo que ocupa lhe exige, portanto, não há porque gastar tanto dinheiro pra uma festa que não deveria nem ser realizada.

sábado, 27 de agosto de 2011

Assaltantes!



Enquanto esses dois gângsters da escrevinhação sentenciam criminosamente que Lula destruiu o formoso sistema educacional que aqui se instalou após 1808, um macuqueiro colega de organização criminosa deles tentava arrombar um quarto de hotel, certamente em nome dos mais escusos interesses da quadrilha.

Repórter da Veja é flagrado em atividade criminosa contra José Dirceu
Ex-ministro José Dirceu

Ex-ministro denunciou em seu blog a ação criminosa da revista


Denúncia publicada por José Dirceu em seu blog nesta sexta-feira (26):

Repórter da revista Veja é flagrado em atividade criminosa contra mim

Depois de abandonar todos os critérios jornalísticos, a revista Veja, por meio de um de seus repórteres, também abriu mão da legalidade e, numa prática criminosa, tentou invadir o apartamento no qual costumeiramente me hospedo em um hotel de Brasília.

O ardil começou na tarde dessa quarta-feira (24), quando o jornalista Gustavo Nogueira Ribeiro, repórter da revista, se registrou na suíte 1607 do Hotel Nahoum, ao lado do quarto que tenho reservado. Alojado, sentiu-se à vontade para planejar seu próximo passo. Aproximou-se de uma camareira e, alegando estar hospedado no meu apartamento, simulou que havia perdido as chaves e pediu que a funcionária abrisse a porta.

O repórter não contava com a presteza da camareira, que não só resistiu às pressões como, imediatamente, informou à direção do hotel sobre a tentativa de invasão. Desmascarado, o infrator saiu às pressas do estabelecimento, sem fazer check out e dando calote na diária devida, ainda por cima. O hotel registrou a tentativa de violação de domicílio em boletim de ocorrência no 5º Distrito Policial.

A revista não parou por aí.

O jornalista voltou à carga. Fez-se passar por assessor da Prefeitura de Varginha, insistindo em deixar no meu quarto “documentos relevantes”. Disse que se chamava Roberto, mas utilizou o mesmo número de celular que constava da ficha de entrada que preencheu com seu verdadeiro nome. O golpe não funcionou porque minha assessoria estranhou o contato e não recebeu os tais “documentos”.

Os procedimentos da Veja se assemelham a escândalo recentemente denunciado na Inglaterra. O tablóide News of the World tinha como prática para apuração de notícias fazer escutas telefônicas ilegais. O jornal acabou fechado, seus proprietários respondem a processo, jornalistas foram demitidos e presos.

No meio da tarde da quinta-feira, depois de toda a movimentação criminosa do repórter Ribeiro para invadir meu apartamento, outro repórter da revista Veja entrou em contato com o argumento de estar apurando informações para uma reportagem sobre minhas atividades em Brasília.

Invasão de privacidade

O jornalista Daniel Pereira se achou no direito de invadir minha privacidade e meu direito de encontrar com quem quiser e, com a pauta pronta e manipulada, encaminhou perguntas por e-mail já em forma de respostas para praticar, mais uma vez, o antijornalismo e criar um factóide. Pereira fez três perguntas:

1 – Quando está em Brasília, o ex-ministro José Dirceu recebe agentes públicos – ministros, parlamentares, dirigentes de estatais – num hotel. Sobre o que conversam? Demandas empresariais? Votações no Congresso? Articulações políticas?

2 – Geralmente, de quem parte o convite para o encontro – do ex-ministro ou dos interlocutores?

3 – Com quais ministros do governo Dilma o ex-ministro José Dirceu conversou de forma reservada no hotel? Qual o assunto da conversa?

Preparação de uma farsa

Soube, por diversas fontes, que outras pessoas ligadas ao PT e ao governo foram procuradas e questionadas sobre suas relações comigo. Está evidente a preparação de uma farsa, incluindo recurso à ilegalidade, para novo ataque da revista contra minha honra e meus direitos.

Deixei o governo, não sou mais parlamentar. Sou cidadão brasileiro, militante político e dirigente partidário. Essas atribuições me concedem o dever e a legitimidade de receber companheiros e amigos, ocupem ou não cargos públicos, onde quer que seja, sem precisar dar satisfações à Veja acerca de minhas atividades. Essa revista notoriamente se transformou em um antro de práticas antidemocráticas, a serviço das forças conservadoras mais venais.

Lerdeza e agilidade convenientes

Em dezoito dias o governo não teve capacidade para tomar providências que amenizassem o problema da superlotação na Santa Casa, mas produziu um laudo atestando a morte dos bebês em 24 horas. É possível até que o secretário Hélio Franco seja transformado no principal responsável e pague com a perda do posto que ora ocupa, por tudo que ocorreu de tragédia nos últimos dias na saúde do estado.
Mas, não será com a saída de Hélio que as coisas se resolverão. Continuarão comandando o funcionamento daquele hospital os mesmos grupos familiares e partidários responsáveis por acontecimentos como os que se verificaram recentemente. Tudo indica que, para esses grupos, a vida de uma criança de origem humilde nada significa perto do embate diário pelo controle administrativo, pelo poder exercido. Na visão fria desses carreiristas, haverá sempre um desafeto para ser responsabilizado pelo infausto.
Como o governador empenha-se apenas em salvar a própria pele, pouco importando a ele a origem do problema. E, se não sabe a origem, também não está interessado em soluções, principalmente se estas contrariarem interesses de cabeças coroadas do seu esquema de poder, tudo vai ficando como está até que ocorra a próxima tragédia e mais sacrifícios inúteis aconteçam. Mas os verdadeiros responsáveis certamente continuarão incólumes e impunes. Lamentavelmente!

Presidente do PT esclarece

Ananindeua-Pa, 26.08.2011.

NOTA DA PRESIDÊNCIA DO PT DE ANANINDEUA



Sr. Redator do Blog Na Ilharga,

A Presidência do PT solicita que Vossa senhoria a publicação desta NOTA com os seguintes esclarecimentos:


1. A Sra.Vice-Prefeita Sandra Batista continua filiada no PT de Ananindeua e qualquer duvida ou informação oficial sobre desfiliação de militantes do Partido a Direção Executiva estará pronta para informar a sociedade, aos seus filiados (as) e a imprensa.
2. A Vice Prefeita Sandra Batista tem honrado seus compromissos com a atual direção pagando sua contribuição partidária;
3. O PT não foi despejado de sua sede (o PT não tem uma sede própria), ocorreu que tínhamos um contrato de aluguel por um ano com imóvel localizado na Cidade Nova 5 (abril de 2010 a abril de 2011) e com o final do contrato, resolvemos não renová-lo com a Imobiliária devido o espaço não oferecer condições estruturais de abrigar o escritório do PT;
4. Por decisão da Direção Executiva, resolvemos alugar outro imóvel no início desde segundo semestre, o que já estamos providenciando;
5. O PT em seu Encontro Municipal em maio deste ano, aprovou como estratégia eleitoral lançar candidatura própria para as eleições de 2012 e vai buscar junto as forças do partido, a direção estadual e nacional apoio político para incidir na disputa eleitoral no 2º maior município do Pará e na 3º maior cidade da Amazônia.

Repudiamos qualquer falsa informação que venha denegrir a imagem do Partido dos Trabalhadores que legitimamente tem um compromisso político e social com as transformações da sociedade brasileira.

PT Saudações
José Oeiras
Presidente

26 de agosto de 2011 18:40

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Exclusivo : José Sérgio Gabrielli

PETROBRÁS: MAIOR QUE A LÍBIA E ATENTA AO RISCO DA HOLANDA


'Em 2020, a Petrobras vai estar produzindo no Brasil 4,9 milhões de barris por dia. Vamos exportar 2,3 milhões de barris. A produção total da Líbia hoje é 2 milhões de barris. Nós investíamos, em 2003, em torno de US$ 5 bi. Hoje, estamos investindo US$ 45 bi por ano (...) US$ 224 bilhões até 2015 (...) mais de R$ 2,3 mil por segundo, nos próximos cinco anos.(...) Para evitar o risco da doença holandesa, é absolutamente fundamental intensificar o investimento na cadeia produtiva de suprimento de bens e serviços para petróleo e gás (...) Se não houver o crescimento dessa produção no Brasil, e nós vamos precisar de alguns equipamentos críticos que não tem capacidade de produção mundial, podemos ter problemas com o desenvolvimento brasileiro. Só para fazer uma conta: 2,3 milhões de barris por dia de exportação, a US$ 80 o barril, são 67 bilhões de dólares de exportação. Sabe o que impacta isso no câmbio?

(Carta Maior; 6º feira, 26/08/ 2011)

Penúria política e financeira

Despejado da sede por não honrar o pagamento do aluguel do imóvel e caloteado pela vice-prefeita, que nunca pagou sua contribuição ao partido e acaba de desfiliar-se, o PT de Ananindeua só não está literalmente na rua porque o companheiro Favacho, em ato de extrema generosidade, abrigou-o provisoriamente.
Como diz aquele misterioso comentarista que sente Pinto, esse quadro é o atestado do perfil paroquiano que o partido assumiu no segundo maior colégio eleitoral do Pará e acaba contribuindo decisivamente para que o município seja laboratório das experiências maléficas que PMDB e PSDB fazem, revezando-se no governo. Tomara que acordem ainda a tempo de fazer ao menos uma campanha que honre as tradições do partido nas próximas eleições.

Por que no te callas?

Do alto do seu comportamento mal educado, Marinor Brito, tem solução para a educação. Feito a antiga canção de Mariozinho Rocha, que criticava a geração "Paissandu", o cinema na zona sul do Rio de Janeiro, não o papa-títulos do Norte, que tinha solução pra todos os problemas do país mas não arredava pé daquele pedaço em que vivia; Marinor já sentenciou: só com 10% do PIB aplicados à educação, esta terá qualidade.
E nem adianta vir com essa conversa de atingir esse patamar através do estabelecimento de metas que ela não aceita. Ou 10% ou le dèluge. Com direito a raios, trovões e feitiçarias contidos na sua raivosa verborragia.
De nada adiantam os avanços no ensino técnico e as centenas de escolas profissionalizantes construídas para capacitar a mão de obra que o país precisa; de nada adianta a construção de novas universidades públicas ou os mecanismos criados a fim de permitir o ingresso na universidade de jovens oriundos das classes subalternas. Se não estiver de acordo com os ditames da bitola psolista, porrada!É cada demagogo(a) que aparece!

De sonhos e pesadelos

Assombrado com a dureza do ministro Joaquim Barbosa, Barbalho sonhou com uma (im)provável bonomia do ministro Luís Fux, só porque este deu seu voto decisivo invalidando a aplicação da Lei da Ficha Limpa, por conta do respeito ao princípio da anualidade na sua aplicação para as eleições de 2010. Rechaçado por Fux, que em recente decisão barrou pela quarta vez a pretensão de Jader assumir uma cadeira no Senado Federal, o dono do PMDB paraense agora coloca todas as suas esperanças nas mãos do ministro Ricardo Lewandowsky.
Pode ser que venha aí mais uma expectativa frustrada e o Senado continue longe de Barbalho. Lewandowsky é o atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral, tendo sempre contribuído com sua voz e voto para que o paraense fosse sempre derrotado. E na votação do STF em que a Lei da Ficha Limpa foi considerada inaplicável ao último pleito, Lewandowsky foi um dos cinco que votaram contra o entendimento que prevaleceu por força dos seis votos obtidos.
Portanto, é bom que Jader vá se preparando para o pior na medida em que a decisão do STF não significa adesão mecânica àquela decisão. Como ensinava Kant, "um juízo é a afirmação ou a negação da realidade de um objeto pela afirmação ou negação de suas propriedades", logo, tanto a procedência do reclamo barbálhico quanto seu oposto estão no horizonte interpretativo da lei.

Factóide velhaco

Dada a escassez de fatos positivos que incensem a inoperante administração Helder em Ananindeua, a Futrica Barbálhica(Diário do Pará) resolveu apostar "na fé no que virá" e festejou uma provável inauguração de um campus da UFPa. no município. Mas teve a cautela de anunciar que isso só ocorrerá final de 2012. Ou seja, qualquer reação negativa à pouco provável inauguração nesse prazo não demandará responsabilidade de explicação ao atual gestor do município que já não estará mais no cargo, tudo indica, para a felicidade geral do povo ananin.
De fato, para que expectativas exacerbadas pela propaganda barbálhica não se frustrem, seria bom que a reitoria da UFPa. viesse a público esclarecer se o polo ananin terá sua construção iniciada simultaneamente aos campus anunciados pela presidenta Dilma, semana passada.

Governo quer punir operadoras que restringem acesso à internet

Governo de olho nas operadoras
Operadoras de telefone e provedores de conexão que restringem o acesso de usuários a alguns dados e serviços da internet vão ser punidos. O governo decidiu aplicar sanções definidas pela “neutralidade da rede”, presente no Marco Civil da Internet, enviado nesta quinta-feira, 25, ao Congresso.

Segundo o governo, a prática já é comum no mercado. Uma exemplo do caso é quando a conexão a velocidade da conexão é diminuída por causa de um alto índice de download de vídeos, outros conteúdos e utilização do Skype.

Consta no projeto de lei que o "responsável pela transmissão, comutação ou roteamento tem o dever de tratar de forma isonômica quaisquer pacotes de dados, sem distinção por conteúdo, origem e destino".

As fiscalizações e punições serão regulamentadas depois, por decreto presidencial ou por norma da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

O Ministério da Justiça ainda incluiu no marco que sites, blogs, e-mails e outros "provedores de aplicações da internet" tem de armazenar por até 60 dias registros de acesso de usuários quando houver solicitação de autoridades de investigação.

E não para por aí. Para ficar mais fácil de chegar ao usuário, provedores vão ter de guardar por um período mínimo de um ano os registros de conexão de um usuário à internet, incluindo data, início e término de conexão, além do número de IP.

Nos dois anos de discussão do projeto, companhias têm reclamado da medida. Segundo a Folha, o Planalto prevê que empresas não vão ficar muitos satisfeitas no Congresso e lutarão para derrubar a “neutralidade da rede”.

De acordo com críticos, o Estado deve se manter longe da questão e deixar o assunto para leis de direito do consumidor e a livre concorrência. Já para o Planalto, o governo está sendo inovador. Nos EUA, a neutralidade da internet também está sendo discutida.
(Blog da Dilma)

Pajelança criminosa

Índio Costa, ex-deputado, ex-candidato a vice-presidente da república na chapa de José Serra, ex-genro do larápio Salvatore Cacciola e também conhecido como Cacique Merendinha, por ter desviado parsifalianamente a merenda escolar quando foi secretário municipal, está prometendo dar um curso em que, depois de uma aula de três horas e pagamento de R$10,00, o aluno vai estar apto a ganhar uma eleição.
Diante dos antecedentes do "mestre", bem que a tal escola podia chamar-se Centro de Formação Salvatore Cacciola. Quanto cinismo!

A tendência é piorar!

Os trabalhadores em educação pública do estado tiraram ontem indicativo de greve, a ser deflagrada provavelmente em outubro. Mesmo diante da estranha apatia da direção sindical, a categoria sente que o atual governador é despido de qualquer sensibilidade política que o faça respeitar direitos tão arduamente conquistados. Vale dizer, piso salarial e Plano de Cargos e Carreira não estão entre as prioridades do atual governo, principalmente próximo ao fim do ano, quando 4 folhas de servidores terão que ser pagas em três meses e logo após a criação de seis super secretarias, que trouxeram, entre outras novidades e mais despesas, a figura do Assessor Especial III, certamente, objeto de cobiça da base parlamentar do Lorota, independente de qualquer limite de gastos.
Assim, o que era ruim tende a ficar insuportável com a saúde dirigida "espiritualmente" por Herodes; a segurança perdendo o status de "sensação", dada a brabeza do que ocorre no campo e na cidade; o Poder Legislativo em chamas, depois que bandoleiros explodiram o banco para surrupiar o cofre; a educação paralisada por causa do descaso da atual gestão e assim por diante. E ainda não completou nem o primeiro ano. Credo!

"Decretada" a sobrevivência da direita.

Impregnado da ideia conservadora de que o mercado deve ser regulado o mínimo, porque é movido pela racionalidade do lucro, e de que a política, destituída de racionalidade e de bons propósitos, precisa de intervenções constantes que inibam a ação de interesses individuais e malfeitos coletivos, o senso comum brasileiro tende a apoiar as interferências constantes da Justiça nas regras eleitorais e a clamar por mais restrições legais à vida partidária.

A história da democracia recente do país, todavia, é a prova cabal de que são no mínimo discutíveis os efeitos de uma legislação draconiana, no que se refere a partidos politicos; e que o direito divino autoassumido pelo Supremo Tribunal Federal de regular coisas "mundanas e sujas", como o voto e os políticos, independentemente do que dizem as leis, é incapaz de resolver, por decreto, as limitações de um sistema partidário jovem, porém fundado em práticas tradicionais. Em suma, não existe lei partidária que mude, por si, uma realidade histórica.

Um exemplo de como são estéreis regras rígidas em um quadro partidário pouco maduro é o debate sobre a fidelidade partidária. No julgamento da consulta do antigo PFL (hoje DEM), sobre se o mandato parlamentar pertence ao eleito ou ao partido, o relator, ministro Gilmar Mendes, teceu considerações sobre um sistema que é, no seu entender, intrinsicamente corrupto, e em socorro do qual uma decisão favorável à fidelidade partidária - independente de o instituto estar claramente definido por lei - viria a atuar de forma favorável. A decisão do Supremo segurou as migrações partidárias nos últimos quatro anos, mas foi incapaz de resolver um problema estrutural da direita brasileira: com poucos vínculos ideológicos com o eleitor e sustentada em políticas de clientela, esse segmento ideológico não tem fôlego para sobreviver na oposição por muito tempo. Os dois mandatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) foi mais do que quadros do DEM poderiam suportar na oposição.

Em vez de uma migração partidária média de 30% que tradicionalmente ocorria entre a eleição e a posse dos deputados federais desde 1982, segundo cálculo do cientista politico Carlos Ranulfo de Melo (Retirando as cadeiras do lugar: migração partidária, 1985-1998), e que era fracionada entre diversos partidos, a porteira fechada pelo STF em 2007 resultou na formação de um novo partido, o PSD, e no total destroçamento do ex-PFL, aquele que pediu a Gilmar Mendes para colocar grades nas agremiações partidárias. O PSD não vai se beneficiar da média histórica de defecções anterior à decisão do Supremo, mas o prefeito Gilberto Kassab, que inventou a história do novo partido, atirou no que viu e pegou no que não viu.

A legislação partidária prevê como exceções à regra da fidelidade a fusão ou incorporação de um partido a outro (os incomodados com o processo podem tomar o rumo que desejar) ou a formação de um novo partido. A criação de uma legenda é o máximo da liberalidade permitida na lei endurecida pela ação do STF: sai de qualquer partido quem quer participar da fundação do novo. Isso Kassab viu. O que não viu é que o chamado "partido-bonde", teoricamente constituído para permitir as defecções partidárias, poderia tornar-se, de fato, partido político - não apenas governista, mas com poder de barganha maior do que os pequenos partidos de direita, aliados de primeira hora mas com pouca bancada, e com parlamentares excessivamente despreocupados da repercussão de seus atos como participantes do governo.

O PSD se configura, hoje, como a única porta de saída para políticos marcados para morrer nas próximas eleições, ou por falta de espaço em seus partidos, ou por impossibilidade de manter a fidelidade de eleitores fora do governo. O prefeito Gilberto Kassab, sem querer, conseguiu ser o catalisador das dificuldades políticas impostas aos parlamentares abrigados no DEM e no PPS, que amargam oito anos na oposição, e dos pequenos partidos de direita, que estão no governo mas terão maior poder de barganha se se juntarem ao novo partido. A necessidade vai transformar um "partido-ônibus" numa legenda de fato. O PSD tem potencial para ser a terceira bancada na Câmara e ganha poder de fogo não apenas por apoiar o governo, mas por enfraquecer drasticamente a oposição.

Segundo um integrante do novo partido, o DEM deve perder de 11 a 13 parlamentares de uma bancada de 43 deputados federais (vai ser maior do que um PDT e menor do que um PSB). Ainda na oposição, o PPS, antigo Partidão, perde proporcionalmente mais bancada do que qualquer um para Kassab: 4 deputados em 12, ou seja, um terço dos eleitos em 2010 - uma defecção que não desmente a regra de que os partidos de direita são menos coesos, já que o ex-PC rumou fortemente para o conservadorismo, acompanhando a guinada do grupo tucano de José Serra.

Na bancada governista, perdem massa parlamentar os pequenos partidos com os quais o governo Dilma Rousseff vem acumulando problemas, como o PR e o PP. Por razões estratégicas - até para não inviabilizar coligações nas eleições municipais -, o PSDB foi poupado. O partido kassabista pode ganhar uma bancada federal com dois deputados a mais do que o PSDB e 12 a mais do que a bancada do DEM. Na sua frente, permanecem o PT e o PMDB.

A ilustrada decisão do STF não mudou em nada o quadro: os partidos de esquerda mantêm uma lealdade relativa de seus eleitos; os de direita acumulam defecções. Quando Luiz Inácio Lula da Silva conquistou o seu primeiro mandato de presidente, em 2002, com o apoio apenas de partidos de esquerda e pequenos partidos de direita, as legendas que apoiaram seu adversário tucano, José Serra, perderam deputados como se perde agulhas: entre a eleição e a posse, o PMDB passou de 75 para 69; o PSDB, de 70 para 63 federais; o PFL, de 84 para 75. O PPS, que era da base de apoio de Lula naquela eleição, engordou 6 deputados: sua bancada passou de 15 para 21 parlamentares. O PTB, governista sempre, aumentou sua bancada de 26 para 41 às custas das bancadas dos partidos derrotados no segundo turno das eleições presidenciais.

O Supremo Tribunal Federal (STF) conseguiu provar, com sua decisão sobre a fidelidade partidária, que a história política não se constrói por decretos. Um avanço mais significativo na distribuição de renda pode ser muito mais efetivo para a modernização política do país do que uma canetada da Suprema Corte.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011


Sindicalista é morto por pistoleiro em Marabá, diz a Comissão Pastoral da Terra

Crime aconteceu às 10h desta quinta-feira (25),
Este é o quarto trabalhador rural morto na região em 2011, afirma entidade.

Glauco AraújoDo G1, em São Paulo

O sindicalista Valdemar Oliveira Barbosa, conhecido como Piauí, foi morto a tiros às 10h desta quinta-feira (25), em Marabá (PA). Segundo a Comissão Pastoral da Terra (CPT), ele estava andando de bicicleta quando foi cercado por dois homens encapuzados e que estavam em uma motocicleta preta. O crime aconteceu no Bairro São Félix. O crime aconteceu três meses após a morte do casal de extrativistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo, ocorrida em maio deste ano.

Mapa de Marabá (Foto: Editoria de Arte/G1)

Barbosa era casado e integrante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marabá. Ele foi responsável por coordenar por vários anos um grupo de famílias que ocupou a fazenda Estrela da Manhã, na cidade. Como a fazenda não foi desapropriada, ele voltou a morar em uma ocupação urbana que ajudou a organizar em Marabá.

Segundo João Batista Afonso, advogado da CPT, Barbosa coordenou um grupo de famílias que ocupou a fazenda Califórnia, em Jacundá (PA), há um ano. No fim de 2010, o grupo foi retirado do local em uma ação da Polícia Militar. De acordo com a pastoral, o sindicalista pretendia retomar a ocupação da fazenda.

Em nota, a CPT informou que o assassinato de Barbosa pode ter ligação com a tentativa de reocupação da fazenda. A Polícia Civil de Marabá está investigando o caso. A vítima não tinha passagem policial e não estava envolvido em qualquer procedimento policial. "Ele não tinha relatado ameaça de morte, mas a situação aqui é de fogo cruzado. Não há paz", disse Batista.

A morte do sindicalista ocorreu, também, um dia após a Força Nacional anunciar que reforçou a segurança no assentamento Praialta Piranheira, em Nova Ipixuna.

Segundo a pastoral, apenas o assassinato do casal de extrativistas José Cláudio da Silva e Maria do Espírito Santo, ocorrido em uma emboscada em Nova Ipixuna (PA) foi parcialmente investigado. De acordo com Batista, ninguém foi preso por envolvimento nos crimes. "O comportamento da Polícia Civil do Pará tem sido de investigar as vítimas e não os responsáveis pelas mortes, quando se trata de crimes no campo", disse o advogado.

Desocupação recente
Ainda segundo a pastoral, 150 famílias organizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST/PA) foram despejadasda Fazenda Nova Era, em Eldorado dos Carajás (PA), na noite desta quarta-feira (24), pela Polícia Militar. O grupo estava na área desde terça-feira (23).

Segundo o documento, a polícia teria chegado ao local acompanhada de grande número de fazendeiros e, sem estabelecer diálogo com as famílias acampadas, deu ordens para que todas as famílias se retirassem em 30 minutos da propriedade. De acordo o MST, se houvesse ordem judicial, a constituição estabelece que, o cumprimento teria que ser cumprido durante o dia.

Casal de extrativistas morto a tiros em estrada no Pará (Foto: Divulgação/Arquivo CNS)Casal de extrativistas morto a tiros em uma
emboscada estrada no Pará, em maio deste ano
(Foto: Divulgação/Arquivo CNS)

Emboscada
O casal de extrativistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo foi morto em uma “tocaia” em uma estrada na Zona Rural de Nova Ipixuna, em 24 de maio deste ano. A polícia indiciou três pessoas por envolvimento no crime, mas não prendeu ninguém após três meses do crime.

Outros atentados
Familiares do casal de extrativistas José Cláudio e Maria, mortos em emboscada em 24 de maio deste ano, relataram ter sofrido um novo atentado a tiros, na madrugada desta quinta-feira (18), em Nova Ipixuna. O ataque, desta vez, deixou ferido um dos cachorros da família, que vivia em uma fazenda vizinha da de onde morava o casal morto.

Em outro caso de violência na região, duas famílias de agricultores que estavam sobre proteção policial desde que escaparam de um tocaia em 18 de junho, em Nova Ipixuna, voltaram para seus estados de origem. Após o ataque, eles ficaram sob proteção da Força Nacional. Em julho, a Defensoria Pública do Pará informou que os trabalhadores rurais, que focam colocados em um programa de proteção à pessoa, optaram por sair do Pará porque achavam que estariam mais seguros em suas cidades natais.

Inércia investigativa e judicial
Um levantamento feito pela CPT sobre a violência no campo no Brasil apontou que cerca de 8% dos casos de assassinatos ocorridos desde 1985 devido a conflitos agrários foram julgados pelo menos em primeira instância até abril deste ano.

Os 1.186 casos monitorados pela organização, com 1.580 vítimas, resultaram em 94 condenações pelo menos de primeira instância até abril, sendo 21 de réus acusados de serem os mandantes e 73 de serem os executores dos homicídios.

Os foram contabilizados com base em informações de fontes diversas obtidas pela CPT, como relatos e notas da imprensa. Muitas das mortes sequer resultaram em inquéritos.