Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Fora, gorilas!

Nesse momento, parece que o povo equatoriano está nas ruas para defender a ordem constitucional do país e o mandato limpamente conquistado pelo presidente Rafael Correa, contra a direita raivosa que não aceitou a escolha livre e soberana do povo.
Assim como o povo venezuelano frustrou o golpe contra Chaves; assim como o povo boliviano frustrou o golpe contra Evo Morales; assim como o povo argentino rechaçou as artimanhas da UDR e do PIG de lá, certamente o povo equatoriano saberá ratificar nas ruas a sua vontade e repudiar a manobra golpista dessa direita salafrária da América do Sul. Felizmente, no Brasil, temos um governo democrático e popular que apoia todos esses governos do continente frutos da vontade das suas populações.

Enfim, o grande escândalo

Sabe aquele escândalo que a oposição, em conjunto com o PIG(Partido da Imprensa Golpista), procurava desde que Dilma Rousseff tomou a dianteira nas enquetes dos institutos de pesquisa para derrubá-la?
Finalmente saiu e se trata de conduta hedionda de autoridade pública. Só que prejudicará mais a quem teve o intuito de beneficiar. Foi revelado por um repórter da Folha, que teria presenciado o telefonema de um assessor de José Serra para o ministro Gilmar Mendes e, a partir dessa ligação, Mendes teria pedido vistas da ação movida pelo PT contra a exigência da apresentação de dois documentos na hora da votação do próximo domingo. Lembrando que o placar no STF, até a hora do malsinado telefonema, estava em 7x0 pelo provimento do recurso. Sem muito alarde ou pantomima, o que se espera é que o Conselho Nacional de Justiça abra procedimento contra o ministro sensível a telefonemas de amigos e, de acordo com a gravidade do caso, puna exemplarmente Mendes, que costumeiramente achincalha a justiça com suas atitudes sombrias. E que os meios legais disponíveis alcancem também aquele que vendeu a alma ao diabo para tentar ser Presidente da República, má sorte que o povo brasileiro não está a merecer.

É o Porco, meu!

Pelo andar das marolinhas, que as oposições munchenhauseanamente veem como tsunamis, onda verde por enquanto só as três vitórias seguidas do Palmeiras, em arrancada que faz lembrar o linguajar épico de narradores esportivos dantanho, descendentes de italianos, quando exaltavam o espetacular desempenho da esquadra periquita. Êpa!

Sujeito oculto

O xerife ananin, Rui Baiano, vai no calo provocado pelo mau uso do molinete e "pesca" a razão do nervosismo exacerbado. Aliás, diante de tantas "encomendas" paraguaias, nada melhor do que o diálogo com os próprios botões de carne e osso para expor aquilo que o candidato sente, embora finja ser euforia a preocupação que deveras sente.

Justiça tardia, mas justiça.

Li com muita alegria que a justiça mandou reintegrar os servidores demitidos, em 2000, da Câmara Municipal de Belém à época para garantir a incolumidade de comissionados, em detrimento de servidores com até 25 anos de Casa.
Rendo minhas homenagens a todos, na pessoa do amigão Elias Ribeiro Pinto Jr. um dos casos mais revoltantes de injustiça funcional, pois, como podemos constatar nas páginas do jornal em que assina coluna, trata-se de texto dos melhores que se tem por aqui. E essa qualidade era emprestada à redação dos debates travados no plenário da CMB, por isso o prefeito da época, Edmilson Rodrigues, o requisitou para coordenar o trabalho de reedição das obras de Haroldo Maranhão.
Criminosamente, Elias foi dado como um reles trânsfuga funcional e mandado embora como se não o notável funcionário que era, e deverá voltar a ser, naquele Poder. E, assim como o Elias, há muitos outros casos em que a injustiça politiqueira optou pela mera troca de figurinhas, em detrimento de um serviço de melhor qualidade. Bem vinda, justiça tardia!

Demagogia escancarada

Ao contrário do que diz, até de forma eleitoreira e irresponsável, o deputado Arnaldo Jordy a saúde no Pará não é nenhuma tragédia, bem como os casos que são estampados de forma sensacionalista em jornais de baixa qualidade estão longe de ser o paradigma atual do atendimento à população de baixa renda.
O fortalecimento da gestão democrática do SUS, com a desão de 80% dos municípios do Estado ao Pacto de Gestão do Ministério da Saúde, gerando a criação de 19 colegiados de Gestão Regional; a contratação de mais 256 equipes do Saúde da família, incluindo o recrutamento de 1532 agentes comunitários e a realização de algumas conferências temáticas da saúde são algumas das ações fortalecidas na perspectiva de superar a lógica da concentração do atendimento mais imediato em Belém, procedimento que só penaliza a população mais carente. Assim como o funcionamento efetivo dos hospitais regionais diminuiu significativamente essa peregrinação de moradores de outros municípios pela capital.
Hoje, Santarém, Marabá, Altamira, Castanhal, entre outros, contam com serviços dignos de terapia renal substitutiva reduzindo a procura por esse tipo de tratamento em Belém.
Curiosa é a omissão do Sindicato dos Médicos em alguns desses debates, postura que indica o desejo de resguardar a boa relação histórica daqueles que dirigem esse sindicato com os donos de clínicas particulares, estes os maiores interessados em impedir a consolidação da gestão plena do SUS pela perda do "filé" dos recursos públicos. Como a direção do Sindicato dos Médicos é predominantemente composta por militantes do partido de Jordy, logo, essa omissão é extensiva ao deputado, daí considerar-se nefasta aos interesses dos mais humildes sua fala contra o atual modelo de gestão.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Refrescando a memória

Das tantas citações a respeito das lorotas do Simão, feitas ontem na rádio Liberal por Anivaldo Vale, duas merecem destaque especial por serem emblemáticas na tradução da empulhação que foi o crescimento do nosso estado durante os doze anos sob governos tucanos.
A primeira, foi a lembrança da lorota da construção das 30 mil casas populares, exigência que Jatene encenou pela imprensa que faria à Vale como compensação a danos causados na região de Parauapebas, mas que na prática não passou disso: performance de canastrão totalmete inconvicente, tanto que foi ignorada pela companhia e pela população hipoteticamente beneficiada, dada a ausência de credibilidade do promesseiro.
A segunda, foi em relação à destinação dos recursos provenientes da venda da Celpa, que Jatene disse terem servido para a construção da Alça Viária, mentira infelizmente não contestada pelo combativo mas ingênuo Cleber. Ontem, Anivaldo mostrou que os recursos para a construção da Alça são oriundos do Ministério da Integração Regional, conforme este blog já havia antecipado, comentando até sobre a contrariedade de FHC por conta da qualidade duvidosa da dita obra, em relação ao seu alto custo. Com isso, ficou novamente provado que, mais que uma lorota, Simão oculta fato mais grave a respeito do qual o Ministério Público Estadual guarda um injustificável e ensurdecedor silêncio.

Pesquisa "encomendada"

Corre um boato na cidade dando conta que, mesmo antes do término das entrevistas, o IBOPE já tem o resultado da pesquisa a ser publicada no jornal O Liberal do próximo sábado/domingo. E diz mais o inusitado boato: a diferença do primeiro para o segundo colocado estará no entorno dos vinte pontos percentuais, sugerindo liquidação da fatura já no primeiro turno na medida em que os demais não terão percentual suficiente para suplantar a diferença.
"Faturas" à parte e deixando de lado o histórico de trapalhadas do instituto global por aqui, essa situação está mais a lembrar o que aconteceu em 2006 na Bahia, quando o candidato do PFL era tido como eleito já no primeiro turno e quem acabou vencendo foi o petista Jacques Wagner, no primeiro turno, quando eram projetados para si nas pesquisas míseros 20% de intenções de votos. Credo!

Se não é lorota, é saudade.

Se a previsão do crescimento do PIB paraense tende a ficar em torno de 8%, taxa superior ao do crescimento do PIB brasileiro, então, de que crescimento fala Simão Lorota? Não queremos crer que seja a volta do crescimento dos rendimentos familiares às custas do Tesouro Estadual, como ocorreu de 2003 a 2006, quando, segundo informação corrente nos blogs, a família do ex-governador embolsou R$5 milhões resultado do pagamento de salários comissionados a mais de duas dezenas de parentes, além do aluguel de imóveis de familiares ao poder público. A Superintendência e o Departamento de Identificação da Polícia Civil em Castanhal, por exemplo, eram imóveis pertencentes a um sobrinho de Jatene e o contrato de locação foi repartido em dois para burlar a exigência de licitação.
"Números é para quem sabe lidar com eles", disse ontem Simão no debate entre candidatos na TV Liberal. Pior do que a maestria com a lida dos números é a transformação desses em numerário familiar sob a macabra aparência de elevação do bem estar comum, de resto, prestidigitação sobejamente desmentida pela realidade dos fatos.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

A ética da lorota

A dois dias do fim da propaganda eleitoral, ficou a impressão que Simão Lorota fez da mentira o seu principal trunfo eleitoral. Primeiro, mobilizou carros som para espalhar pela cidade que Lula não viria mais a Belém participar do comício da Frente Acelera Pará(Ana Júlia); depois, fez em seu programa televisivo pungente matéria a respeito de um suposto truque da governadora a respeito da fábrica de chocolate, segundo Simão desativada.
Vendo a imagem, na blogsfera, da governadora deixando barras de chocolate na cadeira vazia onde o tucano sentaria ontem, no debate em que não compareceu, penso que essa imagem deveria ser mais divulgada para combater a mentira. Mesmo que não gere votos, que não seja eficiente eleitoralmente. Mas servirá para mostrar que, de fato, como disse há tempos ao jornal A Província do Pará, Simão é capaz de meter a mão na lama para alcançar seus objetivos.

"É a volta do cipó de arueira..."

Conheço o deputado Arnaldo Jordy há pelo menos 25 anos e não creio que as acusações de um ex-assessor magoado tenham a dimensão que foi dada ao caso, tratando o deputado pepessista como se fosse um lobo travestido em pele de cordeiro.
Mas, creio, também, que para além das rusgas pessoais que levaram o advogado Tibúrcio Nascimento a tomar a atitude que tomou, pesou contra Jordy a postura de vestal assumida durante a campanha, colocando-se, sem que alguém o tivesse questionado, como impoluto, incorruptível e até acima do bem e do mal, uma espécie de Quixote tão acima dos semelhantes que até pode prescindir de sanchos ou dulcinéas por medo de eventual contágio.
Com efeito, ao ressaltar sua meritória ficha em décadas de militância política, Jordy atira às feras companheiros de sigla e candidatos no atual pleito, uns até com os bens em indisponibilidade, dando a entender que só ele está acima do bem e do mal, o resto serve tão somente para angariar votos que permitam sua unção e consequente perenidade no comando da sigla. Agora terá de enfrentar o mais difícil tipo de levante que se conhece, aquele que começa entre correligionários e não deixa claro quem está disposto ir até o fim ou quem tem comportamento de roedor em movimento rumo ao mar.
Enfim, fica a lição, mais uma vez, de que o moralismo aplicado à política é credencial tão inadequada quanto as desculpas de Ratzinger ao tentar apagar o rastro da pedofilia praticada a tripa forra pelo clero. Para ambos os casos, sobra a lição a respeito dos modos e aparência da Rainha: se não convecerem a sociedade, nada importarão. É isso!

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Simão pedágio e Zé Lorota, ops Zé simão e Pedágio Lorota, enfim, é tudo a mesma coisa!

Eis o que dizia a propaganda tucana, em 2002:"O Governo do Pará, em parceria com o Governo Federal, está investindo R$170 milhões em projetos de saneamento básico, beneficiando 57 sedes municipais e 44 localidades. Outros quatro municípios receberão obras de esgotamento sanitário e 57 serão atendidos com melhorias sanitárias domiciliares.
Foi com esse pensamento que o Projeto Alvorada foi concebido pelo então ministro da saúde, senador José Serra, hoje candidato à Presidência da República pelo PSDB, aprovado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso e que já vem sendo implantado em todos os Estados da Federação."
No segundo semestre daquele ano, era noticiado e documentado com fotos que os equipamentos do referido projeto foram abandonados pelos municípios que seriam beneficiados, restando apenas um prejuizo de cerca de R$70 milhões que o atual governo teve que renegociar para poder obter financiamentos para obras de infraestrutura. E a dupla "Pouca Telha" nem ao menos é criativa e inventa outras lorotas. Prefere o remake surrado daquelas que em passado recente só trouxeram prejuizo e frustração. Uma vergonha!

Barra (nada) Pesada

Pena que o entrevistador Ronaldo Porto tenha se comportado mais como empregado do que como entrevistador do candidato pemedebista ao Senado Federal, Jader Barbalho, perdendo-se com isso a oportunidade de ver esclarecido como será o segundo voto de Barbalho, pelo menos publicamente declarado, e o por quê de ele não ter sido candidato ao Governo do Estado, pois, como ele enfatizou, terá uma votação maior que a de qualquer outra e para qualquer cargo.
Infelizmente, essa hierarquia militar, aplicada na RBA(Rede Barbálhica de Aleivosias), que colocou o jornalista submisso ao patrão quando quem estava ali era um candidato, que deveria ser colocado em igualdade de condições com os demais, mas seguramente não será porque o apresentador do programa confundiu papéis e preferiu preservar a própria pele. lamentável!

Porteira que passa um boi passa uma boiada

O presidente regional do Partido Verde no Pará, Zé Carlos Lima, acusa o PSDB de Simão Lorota de pagar pessoas para agitar bandeiras do partido de Zé Carlos nos eventos dos tucanos. Essa acusação deveria merecer, por parte do Ministério Público Eleitoral, uma investigação rigorosa pois se trata de estelionato eleitoral a fim de mostrar uma musculatura política baseada em ilusionismos.
Grave, porém, muito pouco perto do perdão criminoso à sonegação da CERPASA, uso de aeronaves e assinatura de convênios eleitoreiros. Até quando a justiça eleitoral do nosso estado coniverá com as traquinagens do Lorota?

Boataria

A morte anunciada(depois desmentida) de Romeu Tuma, em São Paulo, e as(falsas) renúncias de Jader Barbalho e Paulo Rocha, no Pará, demonstram que sem votos os tucanos apelam para boatos a fim de tentar eleger seus candidatos ao Senado Federal. E tudo veiculado pelo que há de mais facinoroso na mafiomídia tupiniquim. Que canalhice!

domingo, 26 de setembro de 2010

O voo do tempo

Lendo notícia sobre o Salão do Humor é que me dei conta que faz dez anos que o Chembrinha se foi. Talvez, essa falta de noção exata do tempo da perda seja pela sua não aceitação, o que nos leva a aqui e alhures, nas melhores e piores casas etílicas, lembrar e brindar sempre a presença do amigão em nossos papos, recordando alguns fatos ocorridos em algumas carraspanas itinerantes que costumávamos fazer, como da vez em que a amnésia alcoólica nos fez esquecer seu endereço-seria o primeiro a desembarcar- e tivemos que ficar rodando pelas transversais da Generalíssimo Deodoro até lembrar que ele morava na Diogo Móia. Apesar de tudo, era paidégua.

Será uma grande força

Não será nem rima nem solução, porém, a inauguração do prolongamento da Av. Independência, que no trecho que vai da Augusto Montenegro à Julio Cezar receberá o nome de Dalcídio Jurandir, constituir-se-á em grande reforço para o desafogo do trânsito no Entroncamento, ao retirar de circulação naquela região cerca de 1.700 carros por hora.
Como diz a governadora Ana Julia, pena que essas obras tenham ficado no papel por vinte anos, pois se algo tivesse sido feito por governos anteriores ao seu no âmbito do Ação Metrópole, certamente hoje já estaríamos tratando do prolongamento da 1º de Dezembro até o Viaduto do Coqueiro, dos terminais de integração e corredores exclusivos para ônibus e com o bilhete único já implantado. É por isso que causa espanto ver narizes empinados reaparecerem com canhestras encenações de que estão preocupados com os menos favorecidos. Acautelem-se, falsários! Em vocês esse surto é superado no dia seguinte ao das eleições. Sempre foi assim!

Rapaces da madrugada

Quantas conversas madrugada a dentro devem ter sido consumidas por Zé Pedágio Serra e seu consultor mafiomidiático, o gerontocrata Elio Gaspari, para produzir esse primor de empulhação publicada hoje na coluna do último?
Garatujas claramente destinadas ao eleitorado da Região de Campinas, esta, até 2014 beneficiada com uma estação do trem bala que ligará o Rio de Janeiro a São Paulo. Incomodados com a boa repercussão que a obra causou, Gaspari faz verdadeiro contorcionismo verborrágico para tentar mostrar que se trata de promessa eleitoreira extensiva , aliás, a outras regiões o que atestaria por si só sua inviabilidade. Conversa fiada de quem teme por seu candidato. O fato de outras rotas serem pensadas não desviará o foco do principal, que é o trecho acima referido, por sinal, com edital já lançado conforme divulgado. O que vier depois será lucro, como dizem os pragmáticos. E que que lucro: será a redenção de um transporte rápido e mais barato, que a boçalidade fardada mancomunada com a direita interesseira ajudaram a afundar e agora, por motivos eleitoreiros, não querem que volte.

Já foi pior!

Em entrevista à futrica barbálhica(Diário do Pará), Simão Lorota declara encenando preocupação, "...2,5 milhões vivem com menos R$4 por dia. É uma realidade dramática."
Mira quien habla, diria indignado o ator Pedro Armendariz para os ianques, naqueles westerns em que só os mexicanos eram malvados. No tempo em que Simão era governador, segundo o DIEESE, o número de paraenses nessas condições dramáticas eram exatamente 3.439.999. Ou seja, no pós tucanismo cerca de um milhão de paraenses deixaram de viver isso que o loroteiro chama acertadamente de realidade dramática, embora nada tenha feito para mudá-la.
Outra lorota digna de ser ressaltada, pois revela o caráter elitista do modo de administrar tucano, e só está realçada como meia verdade, é a bazófia de que o PIB paraense cresceu, de 2003 a 2006, mais que o PIB brasileiro. Com o seu papo de vendedor de tapete mágico da "robauto" do PAAR, convenientemente omitiu que nesse período o PIB per capita paraense era o 21º, atestando a forte cocentração da riqueza nas mãos de poucos, daí a geração de cerca de 3,5 milhões de miseráveis quadro, conforme já ressaltado, só passível de redução após o apeamento dos tucanos do poder.
E assim segue Simão Lorota, labioso como o boi que pretende seduzir a donzela, tentando engambelar o eleitorado paraense. Credo!

sábado, 25 de setembro de 2010

A guerra da mídia e Leonardo Boff

A MIDIA COMERCIAL EM GUERRA CONTRA LULA E DILMA
Leonardo Boff*
Sou profundamente pela liberdade de expressão em nome da qual fui punido com o “silêncio obsequioso” pelas autoridades do Vaticano. Sob risco de ser preso e torturado, ajudei a editora Vozes a publicar corajosamente o “Brasil Nunca Mais” onde se denunciavam as torturas, usando exclusivamente fontes militares, o que acelerou a queda do regime autoritário.
Esta história de vida, me avaliza fazer as críticas que ora faço ao atual enfrentamento entre o Presidente Lula e a midia comercial que reclama ser tolhida em sua liberdade. O que está ocorrendo já não é um enfrentamento de idéias e de interpretações e o uso legítimo da liberdade da imprensa.
Está havendo um abuso da liberdade de imprensa que, na previsão de uma derrota eleitoral, decidiu mover uma guerra acirrada contra o Presidente Lula e a candidata Dilma Rousseff. Nessa guerra vale tudo: o factóide, a ocultação de fatos, a distorção e a mentira direta.
Precisamos dar o nome a esta mídia comercial. São famílias que, quando vêem seus interesses comerciais e ideológicos contrariados, se comportam como “famiglia” mafiosa. São donos privados que pretendem falar para todo Brasil e manter sob tutela a assim chamada opinião pública.
São os donos do Estado de São Paulo, da Folha de São Paulo, de O Globo, da revista Veja, em que se instalou a razão cínica e o que há de mais falso e chulo da imprensa brasileira. Estes estão a serviço de um bloco histórico, assentado sobre o capital que sempre explorou o povo e que não aceita um Presidente que vem deste povo. Mais que informar e fornecer material para a discussão pública, pois essa é a missão da imprensa, esta mídia empresarial se comporta como um feroz partido de oposição.
Na sua fúria, quais desesperados e inapelavelmente derrotados, seus donos, editorialistas e analistas não têm o mínimo respeito devido à mais alta autoridade do país, ao Presidente Lula. Nele vêem apenas um peão a ser tratado com o chicote da palavra que humilha.
Mas há um fato que eles não conseguem digerir em seu estômago elitista. Custa-lhes aceitar que um operário, nordestino, sobrevivente da grande tribulação dos filhos da pobreza, chegasse a ser Presidente. Este lugar, a Presidência, assim pensam, cabe a eles, os ilustrados, os articulados com o mundo, embora não consigam se livrar do complexo de vira-latas, pois se sentem meramente menores e associados ao grande jogo mundial. Para eles, o lugar do peão é na fábrica produzindo.
Como o mostrou o grande historiador José Honório Rodrigues (Conciliação e Reforma) “a maioria dominante, conservadora ou liberal, foi sempre alienada, antiprogresssita, antinacional e não contemporânea. A liderança nunca se reconciliou com o povo. Nunca viu nele uma criatura de Deus, nunca o reconheceu, pois gostaria que ele fosse o que não é. Nunca viu suas virtudes nem admirou seus serviços ao país, chamou-o de tudo, Jeca Tatu, negou seus direitos, arrasou sua vida e logo que o viu crescer ela lhe negou, pouco a pouco, sua aprovação, conspirou para colocá-lo de novo na periferia, no lugar que contiua achando que lhe pertence (p.16)”.
Pois esse é o sentido da guerra que movem contra Lula. É uma guerra contra os pobres que estão se libertando. Eles não temem o pobre submisso. Eles têm pavor do pobre que pensa, que fala, que progride e que faz uma trajetória ascendente como Lula.
Trata-se, como se depreende, de uma questão de classe. Os de baixo devem ficar em baixo. Ocorre que alguém de baixo chegou lá em cima. Tornou-se o Presidene de todos os brasileiros. Isso para eles é simplesmente intolerável.
Os donos e seus aliados ideológicos perderam o pulso da história. Não se deram conta de que o Brasil mudou. Surgiram redes de movimentos sociais organizados de onde vem Lula e tantas outras lideranças. Não há mais lugar para coroneis e de “fazedores de cabeça” do povo.
Quando Lula afirmou que “a opinião pública somos nós”, frase tão distorcida por essa midia raivosa, quis enfatizar que o povo organizado e consciente arrebatou a pretensão da midia comercial de ser a formadora e a porta-voz exclusiva da opinião pública. Ela tem que renunciar à ditadura da palavra escrita, falada e televisionada e disputar com outras fontes de informação e de opinião.
O povo cansado de ser governado pelas classes dominantes resolveu votar em si mesmo. Votou em Lula como o seu representante. Uma vez no Governo, operou uma revolução conceitual, inaceitável para elas. O Estado não se fez inimigo do povo, mas o indutor de mudanças profundas que beneficiaram mais de 30 milhões de brasileiros.
De miseráveis se fizeram pobres laboriosos, de pobres laboriosos se fizeram classe média baixa e de classe média baixa se fizeram classe média. Começaram a comer, a ter luz em casa, a poder mandar seus filhos para a escola, a ganhar mais salário, a melhorar de vida, enfim.
Outro conceito inovador foi o desenvolvimento com inclusão social e distribuição de renda. Antes havia apenas desenvolvimento/crescimento que beneficiava aos já beneficiados à custa das massas destituidas e com salários de fome.
Agora ocorreu visível mobilização de classes, gerando satisfação das grandes maiorias e a esperança que tudo ainda pode ficar melhor. Concedemos que no Governo atual há um déficit de consciência e de práticas ecológicas. Mas importa reconhecer que Lula foi fiel à sua promessa de fazer amplas políticas públicas na direção dos mais marginalizados.
O que a grande maioria almeja é manter a continuidade deste processo de melhora e de mudança. Ora, esta continuidade é perigosa para a mídia comercial que assiste, assustada, o fortalecimento da soberania popular que se torna crítica, não mais manipulável e com vontade de ser ator dessa nova história democrática do Brasil.
Vai ser uma democracia cada vez mais participativa e não apenas delegatícia. Esta abria amplo espaço à corrupção das elites e dava preponderância aos interesses das classes opulentas e ao seu braço ideológico que é a mídia comercial. A democracia participativa escuta os movimentos sociais, faz do Movimento dos Sem Terra (MST), odiado especialmente pela Veja faz questão de não ver, protagonista de mudanças sociais, não somente com referência à terra, mas também ao modelo econômico e às formas cooperativas de produção.
O que está em jogo neste enfrentamento entre a midia comercial e Lula/Dilma é a questão: que Brasil queremos? Aquele injusto, neocoloncial, neoglobalizado e no fundo, retrógrado e velhista? Ou o Brasil novo com sujeitos históricos novos, antes sempre mantidos à margem e agora despontando com energias novas para construir um Brasil que ainda nunca tínhamos visto antes?
Esse Brasil é combatido na pessoa do Presidente Lula e da candidata Dilma. Mas estes representam o que deve ser. E o que deve ser tem força. Irão triunfar a despeito das má vontade deste setor endurecido da midia comercial e empresarial. A vitória de Dilma dará solidez a este caminho novo ansiado e construido com suor e sangue por tantas gerações de brasileiros.
*Teólogo, filósofo, escritor e representante da Iniciativa Internacional da Carta da Terra.

A censura da mídia e o HOL

Quando o presidente Lula resolveu falar sobre a manipulação da mídia brasileira, a reação das famílias que controlam os meios de comunicação e seus prepostos foi imediata. Reagiram demonizando o líder mais bem avaliado pela opinião publica brasileira. Para esses “deuses” , a mídia pode falar o que lhe convém, sobre tudo e sobre todos. Se alguém critica a falsa neutralidade, é censor, é ditador. Toda crítica à imprensa é vista como um atentado à liberdade de imprensa, à liberdade de expressão. Um bom exemplo de que para eles tudo vale e para quem se sente atingido, nada, é o comportamento da direção da Futrica Barbálica. A coluna que reflete a opinião dos donos sentou o malho na direção do Hospital Ophir Loyola (HOL), pautada por uma tucana conhecidíssima nos meios jornalísticos. A direção do hospital contestou a informação, mas a nota não foi publicada no mesmo espaço e foi diluída no meio de uma outra matéria, sem tratar da questão principal, que foi o processo judicial contra a Simens Ltda. Quando é a imprensa que age assim, não é censura. A mídia não admite que erra. Só o cidadão comum erra. Só as instituições (e seus dirigentes) que não rezam pela cartilha dos barões da imprensa, erram. Só quem censura é quem está fora da mídia.
Leia a nota que o jornal da família Barbalho não publicou na sexta-feira, dia 24 de setembro. :
“O Hospital Ophir Loyola (HOL) esclarece que o exame de angiografia sofreu descontinuidade por descumprimento de contrato da empresa Siemens Ltda, exclusiva no mercado para manutenção desse tipo de equipamento. O HOL está tomando todas as providências, inclusive jurídicas, para agilizar o serviço. A propósito, foi concedida liminar, publicada no Diário Oficial de Justiça do último dia 22 de setembro, intimando a Siemens a garantir a manutenção do equipamento, sob pena de multa no valor de R$ 10 mil por dia. Além disso, os frequentes picos de energia causados pela Celpa têm provocado transtornos e danificado componentes, prejudicando o andamento de diversos serviços no HOL. O Ophir Loyola atende cerca de 17 mil pacientes por mês de todos os 144 municípios paraenses e estados como Amapá, Maranhão, Amazonas e Tocantins. A SESPA, por sua vez, é responsável pela autorização dos exames e pelo encaminhamento dos pacientes que precisam realizar a angiografia ao Hospital de Clínicas ou Santa Casa, até que a empresa SIEMENS entregue o aparelho funcionando plenamente”.

A quem pertence?

Seria bom que o Governo do Estado viesse a público e esclarecesse se é ou não proprietário do antigo clube da Petrobrás. Assim, daria ciência ao grande público que a pretensão do Remo, de comprar aquele imóvel, procede ou se trata de apenas de mais enchimento de linguiça nessa novela interminável.
A presidência do Remo afunilou a situação para forçar uma decisão em dez dias, em negociação com a justiça do trabalho, entretanto, há outras pendências que não passam por lá, como o caso daquela casa estranhamente chamada de santa. Enquanto isso, é evidente a dificuldade para aquisição de um terreno bom e barato e pairam muitas dúvidas a respeito se o dinheiro da venda do Baenão será suficiente para erguer uma arena compatível com os sonhos e necessidades azuis.
Diante disso, só resta uma conclusão: quanto mais a coisa evolui no noticiário, mais parece não sair do lugar e o Remo continua endividado, ameaçado de perder seu patrimônio, comprometido com a JT e justificadamente receoso de que mais perderá do que ganhará com a aventura(cada vez mais sem volta) do atual presidente do clube. Que situação!

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Novos ataques

Novamente o infame papelucho futrica barbálhica(Diário do Pará), através de seu mais notório bandido escrevinhador Carlos Mentes ataca de forma sensacionalista uma secretaria do governo, sem dar a esta quelquer direito de se defenfer na reporcagem. Ao lado, o não menos infame repórter futrica, fiel a dobradinha detenta formada por Jader e Flexa, tenta fazer chacota com o nome do candidato ao Senado pelo PT, Paulo Rocha.
A velha tática para incensar a candidatura do ex-detento e biônico, clara e compreensivelmente considerada a companhia ideal de bancada pelo dono do papelucho em questão. A finalidade: manter viva a tropa de choque do fisiologismo, diante da perspectiva de renovação e guinada mais à esquerda da bancada paraense, seguindo tendência nacional. Olho nessa corja!

Cadê a grama?

Por motivos alheios à vontade dos organizadores, bem como da professora Edilza Fontes, que anunciou tão emocionada que seria hoje, ficou adiada e sem data marcada a inauguração do Parque Ambiental de Ananindeua.
Por não se tratar de fato inédito na atual gestão, mas algo rotineiro, o anúncio não causou maiores espantos sendo recebido até com naturalidade sendo, com efeito, motivo de espanto quando for anunciado e cumprido. Paciência!

Brasil grande

Com a venda de ações ordinárias e preferenciais atingindo a cifra de R$120 bilhões, a maior já registrada no mundo, a Petrobrás passou a ser a segunda maior companhia petrolífera do mundo, avaliada em U$$270 bilhões, à frente da Petro China, avaliada em U$$266 bilhões e atrás apenas da EXXON, avaliada em U$$313 bilhões.
O êxito nas vendas de ontem constitui-se uma porrada na moleira de tucanos e globais, que passaram as suas existências entreguistas fazendo campanha contra a gigante brasileira; além de contribuir com a perspectiva de ver o Brasil erradicar a miséria antes de 2015, conforme meta estabelecida por Lula e Dilma.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Rito futriqueiro

É sempre assim: o repórter futrica(Diário) publica uma fofoca, evidentemente, sempre a respeito de coligações alheias já que a do juvenil cítrico navega em águas tranquilas(quá, quá, quá).
Vem o desmentido e, ato contínuo, o escrevinhador aciona sua recorrente fonte ressentida. Esta(a fonte) afirma que ouviu a cunhada da prima da avó de alguem que ia passando, por acaso, na porta do local da reunião e percebeu que o clima estava tenso. Então, o repórter futrica reafirma sua "verdade". E assim caminha o "jornalismo verdade" da futrica barbálhica(Diário do Pará). Lamentável!

Nesse caso, perguntar ofende?

Se a nossa mafiomídia anda tão ávida por escândalos, por que não rastreia o que há dois dias é revelado(?) na coluna do Cláudio humberto, a respeito da empresa Quallix que teria pago propina de Joaquim Roriz a José Roberto Arruda, de Rodrigo Maia a josé Agripino Maia, de José Serra a Roberto Freire e até ao Flexa Ribeiro?
Por que não dispõe um pedaço do seu noticiário para falar daquele candidato que se lançou um dia ao lado do tucano Geraldo Alckmin e, no dia seguinte, foi preso sob a acusação de levantar fundos para o Comando Vermelho, organização criminosa que os tucanos juraram ter extirpado, mas que continua mais viva do que nunca e até contando com o apoio de aliados tucanos?
Por que mantém incomunicável o prefeito de Dourados(para que não abra a boca?), principalmente agora que o 1º Secretário da Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul(deputado tucano) foi flagrado em conversas cujo conteudo é capaz de fazer corar de vergonha até o celerado Arruda?
Medo de que disso resulte um noticiário tão cabeludo que só possa ser ser exibido após as 23hrs, certamente não é, então, é perfeitamente plausível concluir-se que quem deu status de empresário ao marginal Rubnei Quícoli pode muito bem ocultar fatos dessa natureza sem a menor culpa. Vale dizer, prática recorrente do jornalismo bandido.

Mãos ao alto!

E o banditismo liberal manifestou-se hoje em toda sua plenitude, ao extravasar um desejo desejo deletério e contrário aos fatos.
Foi estampada na capa daquele papelucho criminoso uma possível queda da candidata Dilma em cinco pontos percentuais, após os escândalos fabricados pela mafiomídia. Porém, a euforia de um eventual desinformado que porventura colha "informações" naquilo durou pouco. Já na capa do caderno Poder vem a queda na real: "Dilma cai dois pontos". Depois, Zé Golpista sobe apenas 1 e Marina sobe 2. Tudo dentro da margem de erro e cristalinamente com o intuito de manter a campanha do tucano funcionando a fim de evitar um colapso financeiro.
Quanto à situação eleitoral, tudo como dantes no quartel de Abrantes. Para desespero do PIG, PARTIDO DA IMPRENSA GOLPISTA.

Indóceis

Essa exumação, em período eleitoral, da turma do Cansei nada mais é do que o transbordar do copo até aqui de mágoa contra o presidente Lula por os manter à distância das benesses do Estado, que eles querem que volte a ter o tamanho da exclusividade que eles reivindicam há séculos; bem como traduz insatisfação com o rigor fiscalizatório que mandou para trás das grades centenas de bandidos engravatados ou de tailleur.
Estão mais para a marcha de 64. Só que vivemos em tempos que a dignidade chegou aos lares de dezenas de milhões de brasileiros. Que não voltarão pacificamente às senzalas, como sonham esses parasitas da elite paulista, pois demonstram gostar da vida que passaram a ter e, tudo indica, querem mante-la. Seja pelo voto, seja pela resistência.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Do metrô de São Paulo ao Lixão do Aurá

É sabido que tucanos são péssimos administradores. De Amaro klautau a FHC, o que tocam vira escombro e terra arrasada, o que vale do Baenão até a ENASA, só para citarmos exemplos marajoaras.
No entanto,merece alguma referência a farsa montada ontem a respeito da pane no metrô de São Paulo,que provocou pandemônio entre os usuários. E foi tratada pelo governador tampão, Goldman, e pela ex-petista e hoje assecla serrista, "Sonsinha", como sabotagem, sendo que esse "diagnóstico", como não poderia deixar de ocorrer, virou motivo de deboche por parte da opinião pública, tal o elevado nível de idiotice que encerra.
De 2007 para cá, 34 panes já ocorreram e talvez esses números não tenham paralelo no mundo. Além disso, o metrô transporta mais de 3 milhões de pessoas por dia, sendo que 11 por metro quadrado em pé, quando o recomendável é de seis, no máximo. Por isso, frequentemente o usuário escorrega entre a plataforma e o trem transformando esse tipo de acidente em rotina.
Rotina de acidentes no metrõ, queda da viga de sustentação do rodoanel, alagamento de partes da periferia de São Paulo, mesmo um mês após passadas as chuvas, enfim, por onde passam causam estrago, daí ter ido o Remo para lá para as bandas do Lixão do Aurá. Égua!

Deu no Blog do Planalto

Em cerimônia improvisada, realizada na divisa dos estados de Goiás e Tocantins, o presidente Lula anunciou de cima de uma cadeira que a ferrovia Norte-Sul chegará até Belém do Pará. Tudo leva crer, não tinha paraense no local, portanto, não foi promessa para agradar aliado político e sim visão de estadista, que entende a eficácia do desenvolvimento de uma região somente quando abrange todos os seus cantos.
Lançada em 1987, em 17 anos a Norte-Sul andou apenas 215km. Até 2012, ela terá uma extensão de 6 mil km atravessando todo o país, formando aquilo que Lula chama de "espinha de peixe".

Ministra Carmem Lúcia de olho na farra


<,

Repórter Eremildo

O Repórter da Ditadura(70) manifesta estranheza porque entre os títulos irregulares que o Conselho Nacional de Justiça mandou o Tribunal de Justiça do Estado anular encontram-se uns datados de 1889, na ilha do Marajó.
E daí? Será que o repórter desconhece como os donos do poder neste país apropriaram-se do seu solo, como se fossem beneficiários de uma espécie de direito divino?
Por sinal, historicamente os municípios daquele arquipélago estão entre os que têm o pior IDH do país exatamente por retratarem fielmente o tipo de domínio feudal lá estabelecido desde priscas eras, com fazendas pomposas em convívio com a mais absoluta miséria, algo que não escandaliza a vetusta coluna, evidentemente.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

"Imprensa livre"

A americana Sarah Shourd, que ficou 410 dias presa no Irã acusada de espionagem, se encontrou ontem com o ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, para agradece-lo pelos apelos que o Brasil fez por sua libertação, que aconteceu na semana passada.
Ela se reuniu com Amorim, que está em Nova York para os debates da Assembleia Geral da ONU, também para pedir que o país continue a interceder pela soltura dos outros dois americanos, Josh Fattal e de Shane Bauer-seu noivo, presos ao lado dela no dia 31 de julho do ano passado.
"Agradeço pela oportunidade de falar com o ministro, pelo interesse e pelo envolvimento do Brasil."
Evidentemente, a mafiomídia tupiniquim que anda de braços com o celerado Rubinei Quícoli não dará uma linha de registro a respeito desse êxito da diplomacia brasileira. Certamente, seguirá na trilha traçada pelo eminente "conselheiro".

Lorota viu isso?

"Por onde a polícia anda, a bandidagem não se expõe.
Nas Folhas(bairros) mais perigosas da Nova Marabá, a presença de viaturas da PM instalou a tranquilidade à população.
A polícia está nas ruas, literalmente."
É o que constata Hiroshi Bogéa, em post feito hoje.

Que desembarque?

A respeito do desembarque de parte do PR da Coligação Acelera Pará, é pouco provável que isso tenha ocorrido por um motivo bem simples. Não há quem possa afirmar que houve um embarque maciço da legenda do candidato a vice. Basta seguirmos o óbvio para constatar tal fato.
Por exemplo, um dos candidatos que mais exibe propaganda na Região Metropolitana de Belém, de nome Claudionor, não tem um panfletinho sequer que faça alusão à coligação da qual sua legenda faz parte; a candidata Gisela, cria do deputado tucano Manoel Pioneiro segue a mesma linha. Será que a ingenuidade é tão tolerante que aceita a livre opção do eleitor como explicação de todos esses casos?

E o mistério persiste

A primeira pergunta feita a Simão Lorota foi mortal. Talvez, nem o ingênuo candidato do PSTU tenha noção do estrago que fez no tucano que, embaraçado, recorreu ao usual: a lorota. Afirmou ter sido o dinheiro da venda barata da Celpa aplicado nas obras da Alça Viária.
Mentira. A Alça foi construída com recursos federais e a um preço 3 vezes maior do que o contratado, à época foi até especulado que FHC mal assistiu o descerramento da fita inaugural, virando, após isso, as costas e saindo furibundo com o fato de uma obra viária orçada em R$90 milhões ter dispendido aos empreiteiros mais de R$200 milhões. Ainda assim, se tivesse a venda da Celpa custeado a Alça Viária, teria havido uma sobra de R$200 milhões, sem que Simão tivesse aproveitado a oportunidade de dizer onde foram parar. Mistério!

Peripécias

A avacalhada quer transformar Marinor Brito em Valéria Pires Franco. Não que esteja induzindo a candidata psolista à uma guinada direitista, mas atribuindo-lhe um percentual de intenção de votos superstimado.
Na eleição passada, o IBOPE manteve Valéria o tempo todo à frente dos demais candidatos como se já estivesse eleita ou garantida em um eventual 2º turno. Agora, atribui um percentual difícil de engolir a Marinor, que teve pouco mais de 14 mil votos, números significativos para uma eleição sindical, porém, jamais expressivos para eleição que ia escolher o prefeito de uma cidade que tem quase um milhão de eleitores.
O resultado das eleições de 2008 todos conhecemos. Valéria amargou um quarto lugar, bem mais próxima do quinto do que do terceiro, algo decepcionante para a candidata, mas muito mais desabonador para o instituto global, de resto, contumaz praticante da manipulação. Por isso, com todo respeito, seria bom que alguém do ramo viesse a público e esmiuçasse os dados da pesquisa de domingo.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Fenômeno da avacalhada

Paulo Braga, candidato ao Senado pelo PSTU, é o grande fenômeno de popularidade da avacalhada pesquisa montenegrina publicada anteontem/ontem pelo Lib. Com registro de candidatura deferido há três semanas, já desponta com 7% das intenções de votos do eleitorado paraense projetando, pelo andar da lorota, uma votação em torno de 21% dos votos.
É por isso que as tais pesquisas são mais curtidas como elemento de dramaturgia das eleições, do que um indicador científico a revelar tendências da preferência do eleitorado. Como ocorre com toda boa telenovela, sua trama melosa está sempre pedindo a participação de novos personagens. Que acabam desaparecendo de acordo com as expectativas de seus autores. Pena que seus resumos sejam impublicáveis.

Impunidade

O Repórter da Ditadura(70) voltou a dar destaque para o foragido de justiça Diogo Mainardi, manjado delinquente da nossa mais excremental mafiomídia e habitué naquela abominável coluna. Nada mais natural para quem tem em grande conta o celerado Brícoli. Tutti buona gente. Vade retro!

Crescer pra quem, cara(de pau)pálida?

Os dados divulgados pelo IDESP, semana passada, mostrando que as taxas de crescimento da economia paraense, a partir de 2008, estão entre as maiores verificadas no país, estão a exigir do programa televisivo da Governadora que faça uma interpelação a Simão Lorota, quando este bazofia que vai fazer o Pará crescer de novo.
Recordemos que muito do que o IDESP atestou é fruto da melhora do poder aquisitivo de nossa população e do maior crédito a esta concedido, na perspectiva do aquecimento de nossa economia. Então, se voltar a crescer para o "Pescador" significa a volta da concentração da renda das riquezas geradas nas mãos da elite do Estado, volta da grilagem, da convivência com o trabalho escravo, sucateamento das escolas públicas e outras mazelas que recheiam o azedo cardápio tucano, isto deve ser imediatamente cobrado, em nome dos mais altos interesses do povo paraense.

Elementar

Ao conceder à governadora o direito de rebater as mentiras veiculadas no blog do escorregadio Parsifal e em um programa que provoca engulhos na hora do almoço, veiculado pela RBA(Rede Barbálhica de Aleivosias), o Tribunal Regional Eleitoral nada mais fez do que ratificar o que até o reino mineral sabe. Os meios de comunicação de propriedade do coronel Barbalho nã são para informar, mas para tecer enredos que sejam encenados com a perspectiva de trazer algum ganho político para Jader.

Turismo aquecido

deu no blog do Bacana, "Juvenil percorre o interior do Estado".
Depois ainda dizem que não há turismo no Pará.

domingo, 19 de setembro de 2010

Angústia e canalhice

No Jornal das Dez da Globo News, ontem, uma entrevista com Zé Pedágio encerrou com o candidato declarando, " no meu governo isto não ocorrerá..."; n'O Liberal de ontem/hoje uma musiquinha exaltando o ex-detento Flecha Ribeiro é exibida descaradamente como se fosse notícia de interesse público, pois o candidato tucano é também o do jornal ao Senado, mesmo não tendo a ficha que o Lib exige de outros.
É o velho Sistema Globo, sustentáculo midiático da ditadura, expondo-se em defesa de seus candidatos à margem da lei, pois sabe que os partidos que dão sustentação ao seu monopólio privado estão à beira da extinção e as perspectivas de regulamentação dos artigos da Constituição Federal que disciplinam a política de comunicação do país, resgatando a decência, responsabilidade e democratização, nunca estiveram tão próximas. Por isso, os veículos globais mandam à merda seus escrúpulos(?) de consciência e partem para um depravado vale tudo para conservar o que aí está. Olho neles! É fundamental exigir ficha limpa da mídia direitosa e de seus candidatos descompromissados com os interesses populares. Como não podem exibir o que não possuem, só resta ao eleitor mandá-los de volta pra casa.

Debandar!

Pelo andar da trairagem, corre o risco de só o inoperante alcaide ananin ainda posar no palanque do juvenil cítrico. E isto apenas para para atender os desígnios do "Papi".
Corre o bizu de que todos os demais prefeitos pemedebistas bateram em retirada abandonando a candidatura do partido. Por isso, nesse momento, se perguntarem pelo interior do Estado o significado da sigla PMDB os alcaides jaderistas responderão, Prefeitos Mudando De Banda. Égua!

Avacalhação

Do jeito que essas pesquisas estão avacalhadas, com nomes de não candidatos constando na relação dos que estão no páreo, corre o risco de na próxima termos o Cheira Éter com 5% das intenções de votos; o Espanhol empatado tecnicamente com aquele, com 3%, dentro da margem de acerto, ops, de erro; a profa. Graziela, popularmente conhecida como Arara, com 2%; Engole Cobra(epa!), mesmo aguardando o recurso ora tramitando no TSE, com 2%. E assim por diante.
Égua da esculhambação! Mas, não dava para esperar outra coisa desses institutos "pagou levou". A senha da cachorrada foi dada no final do ano passado, quando o presidente do IBOPE afirmou que Zé Pedágio Serra estava eleito e que a capacidade de trnsferência de votos de Lula para Dilma batia em um teto de 15%. Quem falou uma sandice desse nível é capaz de qualquer coisa.

sábado, 18 de setembro de 2010

A ida dos que nem vieram

"Faz de conta que eu não vim", disse o truculento Zé Pedágio Serra à jornalista Márcia Peltier incomodado com pergunta feita pela jornalista a respeito do sigilo de Verônica Serra ter sido quebrado antes da deflagração do processo eleitoral, o que excluiria a priori qualquer responsabilidade de Dilma, conforme acusam os tucanos. Agora é o guru indiano Ravaih Tard, contratado a peso de ouro por ser mago da internet, para neutralizar a blogsfera que desmascara as canalhices da imprensa bandida, que parte sem deixar saudade muito menos alguma contribuição que tirasse o ex-Zé do atoleiro em que se encotra.
Nesse caminhar célere para o brejo, antes que ele fizesse de conta que não estava, o povo já havia estabelecido um pacto pela sua ausência nas urnas, elegendo-o como o maior blefe eleitoral dessa temporada, enfim, uma não existência para o eleitorado. Com guru, mafiomídia e o escambau.

"Gente magoada"

Dessa vez, não foi fonte ressentida que plantou boatos, mas "gente magoada" interessada em desestabilizar o trabalho da agência baiana Link na campanha de Ana Júlia. Por conta disso, a futrica barbálhica(Diário do Pará) pagou um grande mico ao dar o furo "Porcina", aquilo que foi sem nunca ter sido, ainda assim, o jornal preferiu morrer espetado na cerca a largar a galinha do vizinho. Sustentou a versão fantasiosa e deu um tímido registro a respeito do fato.
Enfim, tudo bem no nível de fofoca, bem provinciano e conservador, portanto, nada vanguardista. Que coisa!

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Parabéns, camarada!

Gostaria de parabenizar o Jorginho Panzera pelos belos momentos oferecidos no horário eleitoral, especialmente aquele da multiplicação das imagens, demonstrando que tempo não é problema quando se tem o que dizer.
tenho certeza que, onde estiver, Neuton Miranda está feliz com o desempenho daquele que foi escolhido para levar adiante seu legado.

Razão e sensibilidade

A Carta Capital da semana que vem trará matéria de capa a respeito do futuro político de Aécio Neves, anunciando que o mesmo sairá do PSDB e fundará um novo partido que permita o surgimento de uma oposição mais moderada, longe desse golpismo demotucano abastecido pela grande corporação mafiomidiática.
Caso isto se confirme, será provavelmente a mais sutil bofetada aplicada pela circunstância política na arrogância cosmopolita. Mais até do que a que o PSD aplicou em Cristiano Machado, deixando como legado a lição de que política é um tecer coletivo convergente sendo, por óbvio, estéril aquele onanismo a que se referia Sérgio Mota quando falava da retórica dos tucanos paulistas.

Quem é bandido nessa história?

Lobby na Casa Civil fracassou, ao encontrar pela frente uma muralha instransponível

Fabio Baracat não é dono de empresa, não trabalha nas empresas que disse atuar, e aparentemente tentou azeitar negócios entre empresas e governo fora dos caminhos regulares. Então é lobista.

Seu lobby para a empresa Via Net Express, cujo contrato foi exibido na revista Veja, é uma fraude, segundo a empresa, que o está processando.

Outra empresa acusada de ser beneficiada, a MTA (Master Top), em vez de ganhar um contrato no Correio, perdeu para a segunda colocada na licitação, por desclassificação técnica. Briga na justiça contra os Correios para manter sua vitória na licitação. Então se houve tentativa lobby, o efeito foi o contrário: em vez de ganhar contratos, perdeu.

O ex-presidiário Rubnei Quícoli, também não é sócio da empresa EDRB e só tem vínculos nebulosos com a empresa, então é lobista.

Seu lobby era conquistar um mirabolante empréstimo de R$ 9 bilhões no BNDES para um projeto de geração de energia solar. Foi vetado, logo o lobby fracassou.

É preciso observar que empréstimo de R$ 9 bilhões do BNDES é coisa para empresas do porte da Vale, ou consórcio de empresas. Portanto é inverossímil que a EDRB tivesse acesso à um volume de empréstimos destes. A hidrelétrica de Jirau está orçada em menos do que isso. Se o projeto de energia solar gerasse um volume de Mega-watts semelhante e a tarifas competitivas, faria sentido a CHESF receber o empréstimo do BNDES e comprar produtos e serviços da empresa EDRB e de outras empreiteiras.

A coisa começa a ficar clara, quando junta-se o que ele disse em uma entrevista na "Folha" e as trocas de emails (descritas no jornal demo-tucano O Globo) onde o ex-presidiário faz ameaças e chantagens ao ex-assessor demitido da casa civil Vinícius de Oliveira Castro.

O ex-presidiário diz que:

- se aproximou de Marco Antonio Oliveira (ex-diretor dos Correios), que o apresentou ao sobrinho, Vinícius de Oliveira Castro, que trabalhava na Casa Civil.

- Vinicius teria blefado, se apresentando aos lobistas como se tivesse influência para aprovar projetos, desde que o interessado assinasse contratos com a empresa Capital Assessoria (segundo disse o ex-presidiário).

- o ex-presidiário pediu o contrato insinuando que estaria interessado em fechar;

- com o contrato em mãos, o ex-presidiário passou a ameaçar Vinícius com escândalo, caso o tal empréstimo do BNDES não fosse aprovado (a nota abaixo dá os detalhes);

- Após ameaçar e estabelecer um prazo limite até 1 de fevereiro, senão denunciaria o contrato à imprensa e ao Serra.

Desde 2 de fevereiro que o ex-presidiário não cumpriu a ameaça, e seu lobby e chantagens não surtiram qualquer efeito. O projeto da empresa EDRB não foi aprovado pelo governo, por critérios técnicos.

Isso só vem a comprovar que Dilma nada tinha a ver com essa gente, e que se houve tentativa de lobby querendo infiltrar na Casa Civil, bateu de frente com Dilma, como uma muralha intransponível.

Ficou o forte cheiro de que o ex-presidiário lobista, se achando esperto demais, esteja querendo eleger Serra, para conseguir liberar a mirabolante quantia de R$ 9 bilhões para ele, num hipotético governo do Zé Baixaria.

O jornal não mostra respostas de Vinicius (se houveram) e dos demais envolvidos, por isso a reportagem fica comprometida e não dá para tirarmos conclusões definitivas, se haveria também um "conto do vigário" aplicado sobre lobistas.

Mas, se estes email forem como diz o jornal, já tem o suficiente para o ex-presidiário voltar a ser presidiário, por chantagem.

É este ex-presidiário que gravou e atuou no programa do Zé Baixaria, e que o Jornal Nacional em vez de chamá-lo de lobista (o que nem deprecia), o reverencia ora como empresário, ora como consultor.
Do blog "Amigos do Presidente Lula".

Acelerando

O PIB paraense de 2008 alcançou sua maior taxa de crescimento desde que esta começou a ser medida, em 2002: 7,3%, superior à taxa de crescimento do PIB brasileiro que, no mesmo período, foi de 5,1%.
Os dados são da parceria IDESPxIPEA, que devem estar nesse momento divulgando em maiores detalhes a referida pesquisa, inclusive com os números da geração de empregos com carteira assinada, já para este ano, o maior registrado na década. Ou seja, o IDESP não "inventa" números. Ele apenas os sistematiza e divulga para a população saber a quantas anda nossa economia. Se, de 2006 até doze anos atrás, ela- a economia- ia mal cabia ao instituto apenas revelar a fotografia. Maquiagem, certamente é tarefa de loroteiros que pensam ser os números instrumento de manipulação para vender mercadorias bizarras.

Estranho enigma

Curiosa a conclusão do Repórter da Ditadura(70), a respeito dos números da pesquisa do Veritate. Garante que haverá 2º turno pro governo do estado, no entanto, pelos números apresentados no final da tarde de ontem, a situação ficaria muito longe disso já que há uma distância de cerca de dez pontos do primeiro colocado para a soma dos demais candidatos.
Das duas uma:ou houve descuido na hora da avaliação, ou, mais provável, os números que o Repórter dispunha eram bastante diferentes dos divulgados, coincidentemente, a poucas horas do início do comício com a presença de Lula, refletindo uma outra situação e bem diferente da que foi divulgada. De qualquer modo, pesquisa continua a ser aqui por essas bandas fator de mais nebulosidade, independente do orgão que a realiza, em vez de um instrumento que indique com transparência uma tendência. Lamentável!

Golpismo sujo

"Pela primeira vez, os golpistas midiáticos associaram diretamente o nome de Dilma Rousseff a um suposto delito.
o Golpe veio em "cadeia nacional", pelo JN, da boca de um criminoso comum, julgado e condenado. Era receptador de cargas roubadas e lidava com dinheiro falsificado. Já passou dez meses atrás das grades. Admite que no passado foi filiado ao PSDB.
Esse bandido virou celebridade na Folha de São Paulo, que exibe dele uma foto posada, produzida por Letícia Moreira num chiaroscuro ao estilo Van der Goes.
No horário jornalístico da TV, foi tratado como demiurgo.
Ganhou cerca de um minuto para desfiar acusações confusas contra Erenice e Dilma. Ou seja, Folha e Globo se transformaram em canal de locução do crime. Mesmo assim, não serão processados. Nenhum policial, procurador ou magistrado se levantou, até agora, para questionar a conversão de veículos de comunicação em arma de destruição moral.
O cidadão tampouco pode contar com o Governo Federal e com o PT, sempre tímidos e incapazes de agir contra as gangues midiáticas e seus novos atores, agora recrutados no sistema carcerário.
O episódio da demissão de Erenice constituiu-se em grave erro estratégico. tolerar o avanço da bandidagem midiática pode ser trágico, mesmo que se vença a eleição.
Ou destruimos o golpismo midiático ou o golpismo midiático vai destruir o Brasil."
Mauro Carrara- O Esquerdopata.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Um patife cara de pau

Deu num desses jornais ordinários, Roberto Freire exige explicações de Dilma. Quem é esse meliante para exigir explicações de alguém?
Logo ele, que foi acusado de beneficiário da ladroagem capitaneada por Arruda, em Brasília, e tinha um assecla do seu partido (Augusto Carvalho) bem no centro do covil. Freire é um parasita sustentado pelo contribuinte paulista, que lhe paga salário para dizer o que Zé Pedágio quer ouvir, por isso não tem autoridade moral para cobrar nada de quem quer que seja. Não passa de um patife.

Tropeço

No melhor estilo Simone Morgado, o repórter futrica (Diário) publicou ontem nota especulando a respeito de suposta nebulosidade envolvendo um extrato publicado anteontem no Diário Oficial do Estado, dando conta de um repasse de R$34 milhões a um instituto sediado em Belo Horizonte.
Hoje o futriquento teve que desmentir-se, pois foi informado que o dito extrato era referente ao resultado de uma licitação para administrar o Hospital Regional de Breves, prestes a ser inaugurado, e o instituto mineiro foi o vencedor. Casa de ferreiro, espeto de pau. Se possui uma escola de jornalismo, por que o Diário(futrica) não recicla alguns de seus açodados escrevinhadores, para que não cometam esse tipo de mancada?

Lorota

Simão Lorota esteve impagável hoje, no Jornal Liberal 1ª edição. Mesmo diante de um casal de parvos que fingiam entrevistá-lo, mas em nenhum momento o incomodaram, ainda assim, atrapalhou-se e justificou não ter instalado o acelerador linear, que ficou quase todo o tempo do seu (des)governo encaixotado, no Ophir Loiola porque isso iria paralisar os serviços de radioterapia naquele hospital. Talvez por isso é que ele não tirou do papel as obras do Ação metrópole, para não causar transtornos no trânsito.
Típico papo de vendedor de tapete mágico na Feira do Barreiro. Não fez nem uma coisa nem a outra porque é inapetente para o trabalho, por isso recorre agostinianamente-não referente ao santo, mas ao personagem da série A Grande Família- a números para tergiversar e tentar engambelar a população.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

As águas vão rolar, garrafa cheia......

Pelo andar da sucessão de gafes, em O Liberal, é possível que brevemente o bafômetro se transforme em equipamento jornalístico na 25 de Setembro. Só a manguaça explica a coluna de hoje da agenda dos candidatos ao governo do estado "casar" Ana Júlia Carepa com Simão Jatene e produzir a candidatura Ana Júlia Jatene.
Ou, então, alguém anda lendo aquelas edições do Pasquim em que Millor, Jaguar, Ivan Lessa e outros tiravam sarro com as mancadas verificadas em muitos dos seus textos, atribuidas à companhia do "mé" na hora de escreve-las. Como o leitor pode constatar, a diferença não está no etilismo, mas no talento.

Zé Pedágio e Simão Lorota in road movie

O apaspalhado Zé Pedágio Serra cometeu gafe, ontem, em Altamira, ao mostrar toda sua alienação com que ocorre fora de São Paulo. Foi quando manifestou estranhamento pelo fato da Transamazônica ainda não estar asfaltada. Obviamente, que isso deve ter servido de gancho para mais uma de suas desastradas pregações demagógicas, que só servem para derrubá-lo ainda mais ante o povo brasileiro.
Mas, deve ter provocado uma onda de pigarros em muitos dos presentes ao evento tucano, principalmente em Simão Lorota e no ex-detento e biônico, partícipes da troupe que assaltou verbas públicas destinadas para o asfaltamento daquela rodovia, mal feitos tempos depois bloqueados pelo Tribunal de Contas da União, em função de uma série de falcatruas verificadas, tanto nas licitações quanto na remuneração de empreiteiras apadrinhadas por tucanos, que o TCU percebeu que recebiam fábulas de dinheiro por um asfaltamento que não saia das pranchetas da medição. Aliás, ressalte-se, só tem o ex-secrtário de transportes tucano Pedro Abílio encrencado, mas que tinha mais gente envolvida, ah isso tinha.
Sobre o Zé, como foi a primeira vez que ele viu a Transamazônica, pois, como bem ressaltou em sua lenga lenga politiqueira, só sabia dela através de notícias veiculadas nos EUA, o que mostra que, mesmo morando em São Paulo há trinta anos, sempre ignorou essa parte do Brasil, é preciso informar a ele que a conclusão do asfaltamento da rodovia está previsto para o ano que vem. E uma das garantias para isso é, evidentemente, os tucanos longe do governo.

Malandros em ação

A respeito de postagem feita aqui, anteontem, comentando um possível projeto, a ser apresentado pelo dep. Domingos Juvenil, que encerra o regime de comodato e doa definitivamente todo o maquinário que o Governo do Estado repassou às prefeituras, anônimo reforça a opinião deste blog e cita dois casos graves de possível mau uso desse maquinário.
Em Ponta de Pedras, o prefeito estaria usando o caminhão até para transportar cerveja para um clube de sua propriedade; e, em Salvaterra, a pá carregadeira abastece a caçamba de areia que vai ser utilizada em obras que não são da Prefeitura(serão obras Particulares?)
A se confirmarem tais denúncias, é mais um caso em que o gatuno põe-se a correr no meio da multidão gritando, pega ladrão! Com o produto do furto em suas mãos. Lamentável!

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Simão LorotaxZé pedágio

Assim que Zé Pedágio botou os pés em Belém, Simão Lorota o pegou pelo braço e rumou para o município de Altamira. Lá, a também tucana prefeita Odileida Sampaio, altamente suspeita, já tendo sido até ameaçada de prisão pelo Ministério Público, deve ter colocado a máquina municipal à disposição de um evento que convencerá Zé Pedágio de que Simão Lorota é muito competitivo, o que justificaria um acerto de "patrocínio".
Não se vê Lorota pedir um mísero voto para o Zé, porém, na hora de aplicar o golpe da competitividade, não hesita em montar uma farsa que lhe traga dividendos financeiros às custas do candidato moribundo que, com a corda no pescoço, é capaz de patrocinar até rallye de carroça. Impressionante!

Dito e feito

Como já esperado, Simão Lorota foi muito mal ontem no programa Argumento. Aliás, como havia ocorrido no debate entre os candidatos ao governo, na mesma emissora. Todo aquele arroto de administrador competente ruiu diante de questionamentos frequentemente abafados pela tonitruante propaganda tucana, mas desnudados na entrevista com Mauro Bonna.
Mas, o que mais chamou a atenção foi o desmonte da história(ou seria estória?) da construção dos hospitais regionais, entregues prontos e equipados segundo Lorota, sabendo-se, no entanto, ontem, que foi o atual governo que concluiu, equipou e botou pra funcionar tais hospitais, pois Simão só fez as edificações e , repita-se, não pagou.
Felizmente, à medida que o processo eleitoral avança a população vai recordando o pão que o diabo amassou servido pelos tucanos durante 12 anos. E aí lembra que Simão Lorota era um dos principais artífices desse pão virando-lhe as costas e mandando que vá cantar em outra freguesia. Taí Marabá que não nos deixa mentir.

Antipático

A três semanas da eleição, Zé Pedágio Serra deve estar torcendo para que chegue logo o dia que porá fim ao mico diário que vem pagando, que o transforma no mais desastrado candidato a Presidente da República, desde 1989.
Na pesquisa SENSUS/CNT, publicada hoje, Serra tem 26,4% de intenção de votos e 41,3% de rejeição, ou seja, se forem contados apenas os votos válidos Serra já está perto dos 49% de rejeição, virtualmente derrotado. Exatamente porque sua exposição ao publico desnudou sua figura. E aí o eleitor pode ver que se trata de um político incompetente, arrogante, desonesto e golpista. Tudo ao contrário do que a corporação mafiomidiática vendia do candidato tucano. É mais um que já vai tarde.

Genial!

Do alto da sua competência jornalística, Rodrigo Vianna definiu espetacularmente o que é a candidatura tucana e suas estranhas mutações.
Diz Rodrigo, "Serra virou Tiririca, pior que tá não fica...". Égua!

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Neo udenista

Triste o papel da outrora respeitada Marina Silva, fazendo coro com o Zé Pedágio e as organizações mafiomidiáticas que querem ganhar a eleição no tapetão e vivem de inventar as mais absurdas "denúncias" para criar o clima de golpe, como se a filha do Zé não fosse uma vigarista internacional, conforme será provado oportunamente pelo livro do repórter da Rede Record, Amauri Ribeiro Jr., e como se a revista Veja não fosse o mais nojento excremento atirado contra a opinião pública.
Marina poderia muito bem expor suas divergências com a ex-ministra Dima Rousseff de forma menos oportunista. Preferiu o brilho fácil dos holofotes da mafiomídia e perde boa oportunidade de mostrar que sua candidatura, de fato, trás alguma novidade. Uma pena!

Muito trovão e pouca chuva

Através da distribuição de generosas verbas publicitárias, a Rede Celpa conseguiu que aqueles indigestos programas televisivos locais da hora do almoço difundissem a crença de que o maior problema da distribuição de energia elétrica em nosso estado é o excesso de ligações clandestinas. Afogados no colesterol da manipulação, esses fast-foods eletrônicos passam propositadamente ao largo do problema principal, que foi a venda da Celpa à iniciativa privada, optando por atacar uma questão menor como causa principal quando, na verdade, ela não passa de consequência do triunfo do lucro sobre a prestação de um serviço essencial à população.
Felizmente, tal crença não é unanimidade na sociedade e entre os insatisfeitos está justamente o Ministério Público Federal que, segundo oportunamente informa(como sempre) Franssinete Florenzano, acaba de reduzir à metade o generoso percentual de reajuste com que a Celpa foi estranhamente obsequiada pela ANEEL. À margem de qualquer comentário bombástico, feito por apresentador "destemido", parabenize-se o consumidor por essa vitória na medida em que isso significa o chamamento da empresa à responsabilidade, bem como a descriminalização daquele consumidor humilde, tratado como fora da lei apenas por querer ter acesso a um bem essencial que é seu direito como cidadão.

O híbrido loroteiro

Simão Lorota inventou mais uma em seu horário eleitoral. De que aprendeu na vida não valer a pena vencer a qualquer custo.
Curioso porque, tempos atrás, em entrevista à Província do Pará, declarou enfaticamente que se fosse preciso meter a mão na lama para juntar a pedra preciosa ele o faria.
Não sabemos qual metáfora aplica-se, atualmente, a Simão. Até mesmo porque entre ambas está o caso CERPASA, que jogou um monte de dinheiro em sua campanha de 2002, em troca de um perdão/sonegação tributária que desfalcou o erário estadual e mereceu até reprovação do STF. Certamente, Simão tem razão quando fala que falsas promessas têm consequências que vão além dos atos praticados por seus responsáveis, coisa que os paraenses experimentaram como duro aprendizado de doze anos. Trata-se apenas de votar com essa história na mão.

Comovente

É impressionante o repentino aflorar do sentimento de solidariedade que se abateu sobre latifundiários, em relação aos pequenos agricultores, conforme revelou a futrica barbálhica(Diário do Pará), ontem. Só faltou explicar como pequenos proprietários sofrem os efeitos Pedro Melgaço, ou seja, como a grilagem de terras, muitas vezes usurpadas desses pequenos agricultores, seria benéfica a eles.
Na verdade, tudo não passa de mais do mesmo. A velha retórica de que o desconhecimento de nossa realidade é que levou o Conselho Nacional de Justiça a determinar que o TJE anule os títulos de terras flagrantemente irregulares. Quando é exatamente o inverso: INCRA, ITERPA e MPF fizeram um trabalho nunca dantes feito e desnudaram o mapa que reflete uma triste história que nos fez conhecidos como habitantes de uma terra sem lei, justamente por conta da continuada ação de quem sempre sentiu-se acima da lei e a tudo recorre para preservar tal situação. Até à mais deslavada chantagem. Constrangedor!

Papo de malandros

Juvenil cítrico e o inoperante alcaide ananin representam o "novo" PMDB. Este postou em seu twitter que aquele apresentará proposta na Assembléia Legislativa obrigando o Executivo a doar definitivamente aos municípios o maquinário cedido em comodato, para obras de infraestrutura. A justificativa, preservar de supostas pressões políticas prefeitos de cidades beneficiadas.
Típico papo de flibusteiros fazendo negociatas no porto de Tortuga. A própria futrica(Diário) sempre foi farta em registros de candidatos pemedebistas empoleirados nessas máquinas, como se esses dadivosos tivessem dispendido de seus bolsos recursos para essas aquisições. Então, diante disso, fica claro que a intenção do cítrico infante é exatamente oposta ao apregoado pelo inoperante. Daí, cria-se uma lei que institucionaliza essa "troca" entre candidato e eleitor. Impressionante essa "novidade"!

domingo, 12 de setembro de 2010

É a vez do Pará

Com a vitória do Águia sobre o São Raimundo e o empate entre Fortaleza e Rio Branco, ontem, ficou muito próximo de dois representantes paraenses classificarem-se à próxima fase da série C e com grandes chances de ascenderem à série B no próximo ano.
É o bom momento vivido pelo futebol paraense, ainda com resultados tímidos, é verdade, mas com boas perspectivas de viver dias melhores em um futuro imediato. Contando, diga-se a bem da verdade, com o decisivo apoio do Governo do Estado, que vêm incentivando nossos principais clubes nas competições nacionais e bancando grande parte dos custos do campeonato regional a ponto de já estarmos há dois anos sem ouvir falar em atrasos salariais, como acontecia frequentemente até pouco tempo atrás.
Apesar do revés do São Raimundo, de volta à série D, há boas chances do Remo subir à C mantendo-se nossas quatro principais equipes em disputa de torneios nacionais. Isto pode ajudar a Tuna voltar a formar uma grande equipe e consolidar ainda mais nossa força não só regional, mas com possibiidades de ser também nacional.

Campo de provas

Bem que o juvenil cítrico poderia testar seu miraculoso plano de segurança pública em sua própria "sala de segurança", assim, talvez, tivesse evitado a morte do sargento Raimundo Santa Brígida, lotado na Assembléia Legislativa, mas agregado à casa do candidato pemedebista.
Não o fazendo, viu perder-se uma preciosa vida e provar ao povo paraense que está enganado quando dá de ombros às promessas juvenis, conforme atestam as tendências eleitorais.

sábado, 11 de setembro de 2010

Uma justa homenagem

Como a nossa mafiomídia colonizada está o dia inteiro carpindo pelos mortos do atentado em New York, este blog associa-se ao Biscoito Fino e a Massa e rende suas modestas homenagens a Salvador Allende, presidente chileno deposto e assassinado por um animalesco golpe militar comandado pelo facínora Augusto Pinochet, há exatos 37 anos.
Depois do golpe, seguiu-se uma das mais sangrentas ditaduras já vistas no continente, que matou cerca de quatro vezes mais gente do que a queda das Torres Gêmeas e levou ao poder uma das mais torpes criaturas que a humanidade já produziu, felizmente, hoje, ardendo no fogo dos infernos. Que o fogo em teu rabo seja constante vilão!

Números díspares

Segundo o numerólogo do futebol paraense, Carlos Ferreira, o Remo já marcou 895 gols no Campeonato Brasileiro, enquanto o Paissandu marcou 7.950 gols. E olha que Remo começou a disputar, em 1971, e o Papão só começou no ano seguinte.
Lembremos que, naquela época, a escolha não era por critério técnico, já que o campeão daquele ano foi o Bicolor e o do ano anterior foi a gloriosa Tuna Luso Brasileira. Prevalecia uma espécie de mantra que determinava, onde a ARENA vai mal um clube no Campeonato Nacional. Como a cartolagem azulina da época era a cara do partido dos militares e Jarbas Passarinho seu mais ilustre torcedor, daí, não é difícil concluir porque a opção pelo Leão Azul.
Que, diga-se, foi muito bem nos primeiros anos representando um verdadeiro tormento para as equipes dos chamados grandes centros que nos visitavam, ou eram visitados pelo Remo. Infelizmente, depois do fim das eras Alcino e Bira, o Remo entrou em decadência a ponto de hoje exibir números tão modestos ante os apresentados pelo rival. Por sinal, desenvolvendo trajetória inversa, já que seu desempenho inicial foi quase sempre pontuado pelo vexame, recuperando-se parcialmente a partir do anos noventa e adentrando esta década como a nossa maior referência.
Talvez, por isso, as declarações do benemérito Ronaldo Passarinho devam ser entendidas como algo que vai além do posicionamento contrário à venda do Baenão. Devem ser entendias como um alerta de que, se as coisas continuarem nessa toada, daqui a pouco o Paissandu terá que procurar outro rival, pois já não terá oportunidade de medir forças com o outrora glorioso Leão Azul. Preocupante!

Fim de linha

Com 49% das intenções de voto, o governador baiano Jaques Vagner caminha para uma reeleição tranquila, já no primeiro turno. A essa altura da disputa, esse fato não causa mais nenhuma estranheza pois se trata de um governante que soube assumir o comando político na boa terra, sem exceder nas concessões ao outro líder ascendente Geddel Vieira, que aproximou-se de Lula para disputar com Vagner esse comando, depois da morte de ACM.
A vitória do petista certamente deixará algumas sequelas naturais de uma disputa eleitoral. Porém, nada indica que isto seja suficiente para levar o PMDB à oposição e o mais provável é uma reaproximação entre as duas legendas, assim que a vacina "carguite" for aplicada na turma de Geddel.
Derrotados mesmo serão os herdeiros do carlismo já que até sua cria, Cesar Borges, caso confirme sua reeleição ao Senado Federal, há muito vem se afastando do grupo do ex-padrinho. Como o ACM Jr. nem tentou, restará apenas o Neto na Câmara Federal, pois, tudo indica, Aleluia será violentamente malhado pelo eleitor baiano. Enfim, tudo indica que a Bahia depositará junto com os restos mortais do "Painho" seu pernicioso legado político que tanto atraso causou àquela população.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Foi mal enquanto durou

"Quando FHC assumiu o projeto neoliberal, com o Plano Real, olhava para a França e a Espanha, suas referências ideológicas, para acreditar que esse seria o caminho da "modernização" no Brasil. FHC se deslumbrou com a globalização-"o novo Renascimento da humanidade"- e a vitória eleitoral de 1994 lhe confirmou que a via era abandonar o Estado desenvolvimentista pelo da estabilidade monetária e do ajuste fiscal.
Foi o auge do PSDB e o começo do seu fim. sem lugar para políticas sociais, acreditando que o simples controle inflacionário levaria à distribuição de renda, teve um efêmero sucesso no primeiro governo FHC, mas saiu derrotado nas eleições de 2002, de 2006 e agora de 2010.
Foi uma vida breve, uma glória efêmera e uma morte prematura, para quem nasceu supostamente como social democrata, assumiu o projeto neoliberal no Brasil e foi repudiado pelo voto popular. Nasceu do anti-quercismo e terminou indo ao fundo abraçado com Quércia. Triste fim de um partido das elites do centro-sul, repudiado pelo governo mais popular que o Brasil já teve".
Esses são os três últimos parágrafos de um artigo do sociólogo Emir Sader, intitulado "Vida(falta de), Paixão e Morte dos Tucanos". Realmente, tudo a ver. Verdadeira crônica do suicídio político anunciado.

Aqui não vale

Dos 242 registros de candidaturas indeferidos pelos tribunais regionais eleitorais até aqui, os dois únicos estados em que não houve punição foram Pará e Acre. Salvo engano, por o Tribunal Regional Eleitoral desses estados adotarem a tese da anualidade, então, não aplicam a Lei da Ficha Limpa na hora do julgamento do registro de candidaturas.
Curioso é que o Tribunal Superior Eleitoral presidiu seus julgamentos adotando tese oposta, modificando diversas decisões do nosso TRE, por sinal, sempre muito afinado ao TSE e agora resolvendo seguir carreira solo, mesmo com o risco de tre de submeter-se ao gongo que pune os desafinados. De qualquer modo, resta ainda o STF, onde o placar a respeito da aplicabilidade ou não da Ficha Limpa será decidido. E, com ele, o acerto ou não da decisão do nosso TRE.

Estelionato eleitoral

A propaganda do ex-detento e senador biônico é puro estelionato eleitoral, ao reivindicar para si iniciativas que não são de sua autoria. Foi assim com o seguro defeso, na área da pesca, com a criação da UFOPA e agora com o reajuste de 7,7% para os aposentados.
Além disso, constitui-se autêntico escàrnio contra o povo paraense a imagem cândida do falsário em questão, cujo líder maior chamou aposentados de "vagabundos", criou o fator previdenciário e nunca concedeu qualquer reajuste acima da inflação sob o vil pretexto de que isso quebraria a Previdência Social, posar como se fosse um convicto defensor de direitos. Só é porque está na oposição. Se tivéssemos o dissabor de ver os tucanos novamente governando o Brasil, teríamos a desagradável prova dos nove de como eles agem matreiramente votando a favor da PEC 300, que equipara os salários das polícias militares ao da PM do Distrito Federal, mas entra no Supremo com uma ação contestando a legalidade de tal medida; vota, também, a favor do salário mínimo de R$900,00 para professores de nível médio e depois vão à justiça para anular esse piso. Um bando de farsantes!

Eis o que importa

BRASIL SIGILOSO
SERRA E MARINA QUEREM SER PRESIDENTE DO BRASIL SEM TRATAR DE EMPREGO, CONSUMO, INFLAÇÃO E PRODUÇÃO. POR QUÊ?

EMPREGO industrial sobe 5,4% em julho, tem maior alta anual em nove anos e a sétima alta consecutiva em 2010, divulgou o IBGE nesta sexta-feira, 10. Na comparação com julho de 2009, o emprego na indústria registrou expansão de 5,4%, o maior aumento ante igual mês de ano anterior desde o início da série histórica, em 2001. No ano, o emprego na indústria acumula alta de 2,9% e em 12 meses, queda de 0,5%; o valor da folha de pagamento dos trabalhadores da indústria teve aumento real de 1,9% em julho; na comparação com julho de 2009, o aumento foi de 11,2%, com expansão acumulada de 5,6% no ano;

CONFIANÇA do consumidor brasileiro atinge a marca recorde de 155 pontos em agosto, superando os 150 pontos registrados em abril e maio. Acima de 100 pontos indica otimismo dos consumidores. Nas regiões Norte e Centro-Oeste a marca bateu no teto máximo desse indicador:200 pontos. Na sequência, a região Sul, registrou 163 pontos e o Sudeste, 159 pontos, acima até dos 130 pontos do Nordeste;

INFLAÇÃO MEDIDA pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou próximo de zero em agosto, subindo apenas 0,04% . Em 12 meses, o IPCA acumula alta de 4,49%, a menor variação desde dezembro de 2009; o resultado reforça a expectativa de que o ciclo de alta da taxa dos juros acabou. Agosto marca uma sequência de três meses com inflação igual ou próxima a zero; trata-se da segunda melhor sequencia da história do Índice em 12 anos

PRODUÇÃO EM ALTA --em julho, segundo a CNI, as horas trabalhadas na produção avançaram 2,6%, a massa salarial real teve alta de 3,6% e o rendimento médio subiu 3,1%. A tendência do setor industrial para o terceiro trimestre é de expansão; a CNI elevOU de 13,2% para quase 14% a projeção de crescimento do PIB do setor para 2010. (do Site Carta Maior)

Chatos de galocha.

Paulo Henrique Amorim tem razão quando sugere, se você é cidadão de bem mas dorme com William Waack e acorda com Mírian Leitão, então, peça asilo à embaixada do Haiti. Desesperada com os sucessivos números positivos da economia brasileira, só falta a Globo protestar colocando o Alexandre Garcia, para dar seus infames pitacos, trajando a mesma "indumentária" com que posou para a revista masculina(?) Ele/Ela sendo, por isso, exonerado da função de porta-voz pelo ditador Ernesto Geisel.
Ontem, a sigilomania serviu de artifício não apenas para içar o náufrago tucano, mas foi usado para ocultar que 4,3% dos brasileiros, cerca de um milhão de pessoas, atravessaram a linha da pobreza; que a renda média dos mais pobres avançou 3,15%, enquanto a dos mais ricos avançou 1,09%, feito que se torna ainda mais notável por ter ocorrido no ano passado, quando a crise mundial dos papeis sem lastro fez nossa economia reduzir o ritmo de crescimento e arrefecer as taxas de geração de emprego.
Para rapaces tipo Waack, Leitão e Garcia só resta cantarolar os últimos versos da hilária "Nostradamus", de Duardo Dusek, pedindo a seus auxiliares que sirvam um café, pois o mundo deles de manipulação, empulhação e enaltecimento da preservação dos privilégios da elite acabou. Nosso povo nunca mais será o mesmo depois que experimentou tomar café, almoçar e jantar.

SOS, professores de Mocajuba

Os professores da rede municipal de Mocajuba encontram-se em greve e chama a atenção sua pauta de reivindicações não apenas pela sua justeza, mas também pela paciência até aqui demonstrada e muito mais pela falta de apoio do sindicato estadual, que há menos de um ano fez greve e não colocou entre os problemas que afigem a educação em nosso estado o caso de Mocajuba.
Da pauta constam os seguintes itens;
I-Reajuste salarial que contemple a toda categoria, prometido desde de maio e até agora não cumprido.
II-Pagamento dos salários de dezembro e 13º salário de 2004(credo).
III-Regularização no pagamento dos triênios.
IV-Regularização no pagamento dos salários referentes ao ano de 2008.
V-Regularização no pagamento da pós-graduação.
VI-Realização de um Forum que debata a situação da educação no município.
A julgar por essa pauta, portanto, constata-se que não se trata de exigências estapafúrdias, mas apenas tentativa de livrar-se de um longevo calote aplicado pelo poder público municipal.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Receita do "Dr. Lula"

Contra os efeitos perversos da overdose das quebras fajutas de sigilos de figuras altamente suspeitas, previna-se com uma boa quantidade de informações contidas na Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio Familiar(PNAD). Resultado: choque de realidade acompanhado de saúde social.

A inútil fábrica de escândalos

O programa "Minha Casa, Minha Vida" já acumula 630.886 contratos assinados para financiamento da casa própria, para famílias das classes C e D. Por outro lado, durante o governo Lula, 25 milhões de pessoas ascenderam à classe média, passando a viver mais dignamente. Enquanto isso, entre 1998 e 2003(tempos tucanos), a renda média dos domicílios brasileiros caía a uma taxa de 4% ao ano.
Ante resultados tão diametralmente opostos aos interesses populares, quantos escândalos a mafiomídia serrista terá que fabricar diariamente para persuadir milhões e milhões de brasileiros a votar no candidato da direita, pois, com ele e seu conluio no poder, estarão garantidos vida longa aos privilégios dos já privilegiados e sacrifícios aos que, desde tempos imemoriais, só a isto tiveram direito: a sacrifícios.

Em alta

Interessante o post do Hiroshi Bogéa, em seu blog, a respeito do bom momento político vivido pela governadora nos 38 municípios do sul do Pará. demonstra que, ao contrário do que fala a propaganda oficial e oficiosa do candidato tucano, sua aparente tranquilidade eleitoral não passa de encenação canastrona para dar moral à sua tropa.
Todos recordam que Simão foi tratado como poste fabricado por Almir, durante toda a campanha que o levou ao governo do estado. Agora, quando assume o comando, após a debandada do decano do tucanismo parauara para os lados do juvenil cítrico, nota-se claramente que o candidato inexiste. O que predomina é o "produto" que se quer vender. Sem elos políticos nacionais, sem história pra contar, sobrevivendo de pueris relatos de meia dúzia de bravatas que não trouxeram nada significativo ao Pará.
Assim, à margem do oba oba midiático local, que já deu com os burros n'água em 2006 e 2008, quando arvorou-se fazer às vezes da igualmente fracassada Dinah, é pouco provável que o ex-poste venha a realizar o sonho de meia dúzia de nefelibatas tresloucados e arrebate a votação que as bazófias alardeiam. A conferir.

"Meus inimigos desesperados"

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, confirmou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral e manteve indeferido o registro da candidatura de Joaquim Roriz(PSC) ao governo do Distrito Federal, com base na Lei da Ficha Limpa. Ainda cabe recurso ao Pleno daquela Corte.
O que chama a atenção nessa decisão é que Britto é o terceiro ministro do STF a interpretar que os efeitos da citada lei já estão em vigor. Como Joaquim Barbosa deu, em outras oportunidades, declarações que seguem essa mesma linha esse número aumenta para quatro, em um colegiado de dez. Isto significa que os "desesperados inimigos" do Barbalho do TSE não estão só. Talvez eles estejam na companhia dos "desesperados" do STF. Será?

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Malignos

O melhor, no direito de resposta de Ana Júlia no programa de Simão "Pescador", foi desnudar a incorrigível propensão do tucanismo à prestidigitação. Passaram doze anos vendendo a imagem falsa de um Pará próspero, enquanto mais de 3 milhões de pessoas viviam abaixo da linha da pobreza; passaram doze anos falando de austeridade fiscal, e praticaram uma política de incentivo fiscal delinquente, derrubada no STF pelo flagrante favorecimento à CERPASA, em troca de recursos financeiros para a campanha de Simão; passaram doze anos arrotando honestidade, mas desviaram recursos do Projeto Alvorada o que muito contribuiu para que ainda tenhamos um dos piores índices de serviços de abastecimento de água potável e saneamento básico.
Pior é ver o "Pescador" declarar que passou quatro anos discriminado pelo governo Lula. Mais um ato vil de ilusionismo, pois foi justamente depois de 2003 que o Pará começou a melhorar seus indicadores com ações do governo petista por essas bandas, como o Bolsa-Família, o Luz Pra Todos e o PRONAF, sem contar o Hospital Metropolitano, cuja construção começou ainda nos anos 90, mas só concluido depois que Lula liberou recursos, embora a placa da obra omitisse a origem dos recursos. Infelizmente, essa é a marca registrada de quem nunca levantou a voz contra a Lei Kandir, instrumento monstruoso inventado pelos tucanos paulistas para desviar recursos do nosso estado a fim de perpetuar uma elite parasita no comando da nação. Ainda bem que esse modelo deu com os burros n'água.

Pero no mucho

O que de melhor há na carta de agradecimento de Lúcio Flávio Pinto à homenagem a ele prestada no Encontro Nacional dos Blogueiros é o desnudamento da ética de conveniência do presidente Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, o paraense Ophir Cavalcante Jr., que prferiu classificar de "rixa familiar" a brutal agressão de Ronaldo Maiorana,e truculentos servidores públicos a serviço de particular, contra Lúcio.
Ophir chegou em Brasília pontificando como nova vestal da institucionalidade tupiniquim,logo solicitado por redes de televisão pois tinha na ponta da língua o discurso moralista da hora.
O ressabiamento dos mais críticos veio imediatamente após a investida do presidente contra o ínclito ministro do STF, Joaquim Barbosa, bem como a partir da omissão da OAB em relação a ADIN, de autoria do notável jurista Fábio Konder Comparato, que tenta regulamentar artigos da Constituição Federal que preveem a quebra do monopólio privado dos meios de comunicação do país. De volta à cena cotidiana, foi percebido que a circunstância que produziu Ophir jamais o faria maior que ela. Mesmo com todo o verniz que o lustrou para brilhar fora da "aldeia", ficou claro que o seu efeito não resistiu ao sol da complexidade da conjuntura nacional. e tudo voltou à sua opacidade original.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Onde estão os formadores de opinião?

No sétimo dia seguido das medições do tracking Vox Populi/Band/IG( pesquisa que ouve 500 eleitores por dia e é totalmente renovada quando atinge 2000), Dilma atingiu 56%(subiu 1%), José Serra 21%(caiu 4%), Marina 8%(não variou).
Vamos ver se os formadores de opinião, tábua de salvação para tentar ganhar de forma menos suja as eleições, viram esse jogo. Caso contrário, só a bala de prata salva. Que dureza!

Até o TCU sabe

Vira mexe, volto ao tema sede da Copa do Mundo para mostrar como a articulação mafiosa do presidente da CBF foi nociva não só ao Pará, mas às finanças do país. Acabo de ver na ESPN matéria em que o Tribunal de Contas da União declara que os estádios a serem construídos no Amazonas, no Rio Grande do Norte, no Mato Grosso e em Brasília são candidatos a futuros elefantes brancos. Evidentemente, porque após a Copa de 2014 serão subutilizados na medida em que o futebol praticamente inexiste nessas praças.
Toda vez que faço isso é para modestamente lembrar que não passava de vigarice o que dizia o mafioso Ricardo Teixeira, de que os critérios de escolha das sedes seriam eminentemente técnicos. Claro está que essa escolha estava longe disso, conforme até o TCU sabe. Pior, que o farisaismo da tucanalha, até hoje, insiste em responsabilizar a governadora pela exclusão do Pará, quando todos sabem que foi Zé Serra, mancomunado com Teixeira, que armaram contra o Pará porque isso era conveniente eleitoralmente a eles. Pura bandidagem!

Quá,quá,quá,quá,quá!!!!!!

Salafrários direitosos de todos os matizes, de jornalistas a parlamentares-mesmo aqules que não foram eleitos, resolveram aproveitar o 7 de setembro para praticar o autoengano e sairam comemorando uma fantasiosa queda das intenções de voto em Dilma Rousseff entre uns tais formadores de opinião. Deve ter sido pesquisa realizada com Ali Khamel, a famiglia Civita, a Marinho, a Frias, a Mesquita, a Sirotsky e outras menos votadas.
Para essa malta de celerados, um lembrete escatológico e pertinente feito a quando da tentativa de golpe contra Lula, em 2005. Hoje, quem decide a eleição é quem se limpa com jornal, não quem o lê. Procede.

Lamentável!

É pura manipulação a reporcagem da futrica(Diário) que registra a entrevista da governadora ao programa Argumento. Certamente que ninguém esperava a bonomia dispensada ao candidato juvenil, porém, por se tratar de matéria a respeito de um programa assistido por milhares de telespectadores, esperava-se um mínimo de dignidade na abordagem.
Qual nada. O tom farsesco, dando a entender que a governadora apenas dissimulou com acusações genéricas aos antecessores é apenas um termômetro daquilo que é manipulado pelo jornal do coronel Barbalho. Se isso é feito quando há testemunhas, imagina quando se trata de notícia desconhecida do grande público.
A governadora falou da instalação da primeira fábrica de chocolate na Amazônia, graças ao esforço do seu governo, inclusive com a criação do FUNCACAU; falou da nota do IDEB, demonstrando que ela é quase o dobro da dos tempos tucanos; falou do Ação Metrópole, que estava há vinte anos no papel; da interligação de 600 escolas estaduais ao NavegaPará, com internet gratuita e de qualidade; a produção de aço ter iniciado em seu governo com a Sinobrás e vai acelerar com a ALPA. Tudo isso foi omitido, perdendo-se até uma oportunidade para que se fizesse cobranças futuras. O tom foi o do achinalhe com falsas acusações, como "contornou a abordagem"; "demora em iniciar os investimentos propostos"; "baixos indicadores sociais" e outros que tais.
Semana que vem, será a vez de Simão "Pescador". Vamos que tipo de registro fará a futrica(Diário). Se bondosa como ocorreu com a candidatura cítrica do infante, ou se em tom adverso, usado hoje contra a governadora.

Arredio

Meu bom camarada Elias, o Lacerda está presente só que disfarçado de peruca calva. Mas, agora falando sério, como diria o Chico após dar um chute no lirismo, fica tranquilo que o ranço partidário tem fronteira bem definida. No nosso terreiro só existe espaço para a "itinerância aguardentícia", infelizmente, coisa que tenho feito bem menos por questões de bolso e falta de companhias.
Por sinal,domingo retrasado, estive aí pelo teu setor e senti a tua falta. Perguntei para o Antonio José se era possível te encontrar e ele não soube me responder, então, atracamos no K-Delícia e tomamos umas e outras. Eu e o Paulo Renato Bandeira, que fique claro, pois o "Português" está temporariamente fora de combate.
Não tem importância, na próxima vez tomaremos umas em homenagem à "seita de cigana embriaguez".
Um abraço

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Como ele sabe?

É, no mínimo, impertinente a segurança com que Jader Barbalho antecipa o resultado de uma decisão da mais alta Corte da Nação que ainda nem tem data para acontecer. Poderia até demonstrar confiança em que a situação atual seja revertida, é um direito que o assiste como réu no processo que indeferiu o registro de sua candidatura.
O que não pode é passar a ideia de que está um degrau acima da lei sua vontade de "coronel de barranco". Mesmo porque, entre os seus julgadores futuros, estão dois que o condenaram recentemente. E não é pouca coisa em um tribunal em que provavelmente estarão aptos a votar apenas mais oito, além desses dois.

Fonte privilegiada

Realmente, a fonte do repórter futrica(Diário) parece ter de fato "acesso privilegiado a conversas do círculo restrito ao prefeito". Não dá pra afirmar que é ressentida, mas que é privilegiada, disso não há dúvida.
O curioso, nesse imbroglio, é terem avisado o Secretário a tempo para que pegasse o beco, deixando o diretor-geral para ser o "anfitrião" que recepcionou a chegada da comitiva da PF. Justamente ele que, recentemente, disputava ser a maior liderança dos advogados no Estado e agora depende desesperadamente de um para ter o direito de ver o sol nascer nas mesmas condições permitidas a qualquer pessoa honesta.
Quanto a ressentimentos, é bem provável que o enjaulado diretor da SESMA o desenvolva, caso não venha a ser regiamente recompensado pela "bravura" de assumir o posto que deveria ser ocupado pelo secretário Pimentel, na carceragem do Corpo de Bombeiros, o que só saberemos mais adiante se a fonte do futrica(Diário) se dispuser a revelar, sem ressentimento.

Desistência

A desistência do pemedebista Orestes Quércia, em favor do tucano Aloysio Nunes Ferreira, quando se encontrava em situação de empate técnico, embora em queda, com o comunista Netinho de Paula parece tentativa desesperada de fazer com que a bancada paulista no Senado Federal tenha ao menos um integrante do PSDB.
Mas, a tarefa parece inglória já que a desistência do pemedebista não garante automaticamente a subida de Aloysio, pois à frente dele ainda está o senador Romeu Tuma com o dobro das intenções de voto.
Na verdade, Quércia sabia que perdia terreno e já sentia que não tinha chances, então, economizou dinheiro evitando continuar com uma campanha fadada ao fracasso e deve ter negociado algum espaço generoso em um provável futuro governo Alckmin, o que o faz ainda forte no PMDB de São Paulo, capaz de disputar a hegemonia estadual com Michel Temer. É o instinto de sobrevivência manifestando-se para preservar uma longevidade política demonstrando, neste caso, ser até mais forte do que o de sobrevivência física. Impressionante!

domingo, 5 de setembro de 2010

Repescagem é a salvação

Marinor Brito e Flexa Ribeiro comportam-se como torcedores de times modestos que, sabedores da inexistência de chances para ganhar o campeonato por suas próprias pernas, torcem para que os times mais cacifados tropecem em fatores que sejam obra do imponderável.
Flexa transpira falsidade e demagogia, não tendo nenhuma inserção social seu poder de competitividade será sempre débil. Marinor não extrapola o gueto político em que autoconfinou-se, por isso, seu discurso genérico, herdado do da beata Heloisa Helena, não agrega interesse fora de sua "tribo".
Nesse sentido, caso Jader Barbalho e Paulo Rocha tenham impugnados seus registros de candidatura ao Senado Federal, ainda assim, PMDB e PT ainda serão favoritos. O PMDB porque conta com Elcione Barbalho, que substitui Jader com pouca perda de densidade eleitoral, mesmo com o tempo conspirando contra; e o PT tem a força de sua legenda, disparada a mais simpática ao eleitorado brasileiro, não sendo diferente cá no Pará, então, nomes como os do deputado Zé Geraldo, da deputada Regina Barata, entre tantos outros, seriam competitivos mesmo nesse momento de sufoco. Na política, tal e qual ocorre no futebol, a força das massas opera verdadeiros milagres, coisa que só as lideranças de si mesmos ignoram. Por conveniência ou incompetência, não importa, ignoram. E isso é um equívoco imperdoável.

Mão única

Na semana em que tucanos e pemedebistas, estes capitaneados pelo escorregadio Parsifal e pela indecorosa Simone, uniram-se na Assembléia Legislativa para derrubar veto da governadora, a futrica barbálhica(Diário do Pará) houve por bem reclamar que petistas quase põe a perder a mambembe aliança entre PT e PMDB em Ananindeua porque o movimento estudantil, inconformado com a tunga operada pelo inoperante alcaide ananin, protestou diante da PMA contra a administração do único município de Pará que tenta inviabilizar a meia passagem estudantil.
Interessante essa lógica da conveniência operada por pemedebistas, aquilo que contraria a vontade do rebento do coronel é considerado ofensivo à boa convivência política entre as duas legendas, no entanto, a patranha operada no legislativo, com finalidade meramente politiqueira e agravante de enfraquecer o governo do estado, ah... isso é tratado como a coisa mais natural do mundo. Lamentável!

sábado, 4 de setembro de 2010

Hilários

A anedota do dia, pra variar, vem da futrica barbálhica(Diário do Pará), que ecoa pungente protesto do sorridente ex-detento e senador biônico Flexa Ribeiro, que mostrou-se indignado(quá, quá, quá) contra o que classificou como pirataria de propostas entre os poderes Legislativo e Executivo.
Claro que tal indignação tem a autenticiade de uma nota de três reais, pois Flexa é talvez o maior flibusteiro nessa pirataria congressual. Se não, vejamos, se intitula autor do projeto que criou a Universiddade do Oeste do Pará, algo impossível já que a prerrogativa desse tipo de iniciativa é privativa do Poder Executivo; também bravateou ser autor da lei que trouxe segurança jurídica à atividade da pesca, outra inominável lorota de pescador(sem alusão a outro loroteiro), pois Flexa foi apenas relator da proposta do Executivo no Senado.
Mais remotamente(e bota "mente" nisso), Flexa já havia se autointitulado guardião da Bandeira Nacional. Pelo andar da carruagem, muito breve Joaquim Osório Duque Estrada e Francisco Manuel da Silva correm o risco de ganhar um novo parceiro no Hino Nacional. Como trabalha esse Flexa!

Balela

Ao contrário do que diz o repórter futrica(Diário), não há caos fundiário no Pará e os investimentos estão em expansão, conforme atestam os dados fornecidos pelo IDESP, bem como diminuiu o número de invasões, o atual governo superou os anteriores em ações de reitegração de posse e ainda revelou o mapa da grilagem de terras que nos fez ser, durante muito tempo, vergonhosamente um estado de "três andares".
Bem diferente dos tempos tucanos, quando o bárbaro massacre de Eldorado do Carajás diz tudo; e diferente dos tempos pemedebistas no governo estadual, quando dois deputados estaduais e inúmeros líderes de trabalhadores rurais foram brutalmente assassinados sem que as autoridades demonstrassem qualquer indignação pelas tragédias e muito menos empenho para colocar a polícia no encalço dos assassinos. Triste!

Desajeitado

No debate realizado entre os candidatos ao Governo do Estado, Simão "Pescador" falou com desdém das taxas de crescimento da economia brasileira, segundo ele, muito inferiores as de países mais pobres que o Brasil. Com a divulgação, ontem, da taxa de crescimento do PIB brasileiro no segundo trimestre, 8,8%, muito próximo aos 9% verificados no primeiro trimestre e maior da série histórica para o período desde que esta foi criada, conclui-se que o "Pescador" estava apenas tentando enrolar o telespectador na sua desajeitada tentativa de desqualificar o momento excepcional que vive a economia brasileira sob Lula, ao contrário do tempo em que o partido dele governava, quando o Brasil crescia a taxas medíocres que mal passavam de 1%.
É sempre bom fazermos essas referências na medida em que elas revelam o nível de compromisso dos candidatos, pois, enquanto uns lutam para inserir nosso Estado nessa locomotiva que viaja célere rumo a um futuro próspero, outros têm apenas projetos pessoais de poder pouco importando para eles os interesses maiores da população.

Melhorou pouquinha coisa, mas vigarice continua

Hoje, o Repórter da Ditadura(70) reconhece que "Resultou positiva a produção industrial do Pará de julho a julho- do ano passado a este ano-". Arrematando que, apesar desse crescimento, ficou abaixo da média nacional.
Esse desajeitado mea culpa, desmentindo a desacelaração alardeada ontem, ainda trás em si o cacoete da manipulação, pois ontem a matéria falava dos sete primeiros meses do ano e hoje fala do acumulado de um ano, inserindo seis meses do ano passado, justamente aqueles em que a crise mundial mais repicou na nossa produção.
Menos mal que, apesar de todo o contorcionismo para desmerecer o desempenho de nossa indústria, pelo menos há o reconhecimento da positividade do trabalho desta. O resto fica por conta do viès jornalístico que premia uns e pune outros, independente do que façam. Ou seja, a travessia da lagoa do escorpião no costado do sapo sempre acabará em tragédia. Paciência!