Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Protesto

O governo brasileiro reagiu energicamente contra o governo genocida de Israel, que bombardeou em águas internacionais uma frota humanitária que levava suprimentos à população da faixa de Gaza, matando cerca de vinte tripulantes, havia uma brasileira no comboio humanitário, e ferindo outras dezenas de pessoas e provocando repulsa mundial.
Acobertados pela diplomacia desastrada de Miss Hillary Clinton, esses assassinos ainda se comportam com extremo cinismo, quando afirmam que houve reação. Espera-se, agora, que a ONU tome medidas imediatas em favor da paz e dos mais altos sentimentos humanitários, começando por abrir as fronteiras da Faixa de Gaza e assim impondo a esses carniceiros um diálogo que resgate a perspectiva da construção dessa paz duradoura no Oriente Médio.

Ah, como seria bom!

O staff governista ameaça pedir de volta os cargos ora ocupados pelo PMDB, caso este insista em lançar candidatura própria ao governo do estado. Entendem, os articuladores de Ana Júlia, que esse gesto dá sobrevida à candidatura tucana, que atualmente só conta com a colaboração do deputado Arnaldo Jordy, já que até o DEM não engole até hoje o abandono da dobradinha demotucana, por Simão, que disputou a prefeitura de Belém.
Se isto de fato ocorrer, é porque o governo petista já tem bala na agulha para disputar uma eleição sem precisar de Barbalho como fiel da balança, vale dizer, têm parceiros suficientes para fazer com que a 3ª Via seja um grupamento tão insignificante eleitoralmente que nem a eleição do coronel pemedebista conseguirá garantir.
Caso esse cenário se concretize, será a maior derrota política do PMDB local, principalmente do seu eterno presidente. Maior até do que a renúncia à presidência do Senado, seguida da renúncia ao mandato, após briga com o finado ACM, fomentada por FHC, que queria se ver livre dos dois; na medida em que, agora, Jader ficará sem mandato, sem imunidade e provavelmente sem o comando do partido, pois Wladimir Costa terá uma eleição tranquila para deputado federal e mantém relações bastante cordiais com os governos petistas-federal e estadual.
Mas, tudo isso está no terreno das conjecturas, com nada indicando até aqui ser a candidatura Juvenil pra valer, muito menos que Barbalho tenha deixado o epicurismo de décadas de lado e tenha repentinamento se transformado num estóico de carteirinha. Aguardemos, com serena paciência, o desfecho desse embate "filosófico". 

Crença ingênua

Mesmo com a governadora disputando a reeleição e o ex-governador Simão Jatene entrando no páreo da disputa, muita gente ainda acreditou no blefe barbálhico de que disputaria o governo do estado. Deve ser por conta da crença no tal cartesianismo, que determina que 2+2 é sempre igual a 4.
No entanto, na política nem sempre é assim. Barbalho jamais ia tomar sua decisão levando em conta apenas suas chances, ignorando as dos adversários que eram semelhantes as dele. Como tinha garantida a candidatura senatorial, deu-se ao luxo de colocar no tabuleiro possibilidades que só serviriam para incautos fazerem suas elocubrações, embora jamais fizessem parte dos seus planos.
A candidatura de Jader Barbalho ao Senado Federal já está consolidada há muito tempo, mas seu arsenal de blefes está longe do fim. Por isso, cuidado com "análises" diárias, como se estas fossem a partir de fatos consumados, que no dia seguinte transformam-se em matéria volátil, induzindo o(a) analista a tantos contorcionismos verbais a ponto de dizer o oposto do que falava tempos atrás , o que derruba qualquer credibilidade.

O que ele é, de fato!

Juvenil não é laranja, não é lima e muito menos é limão. Na verdade o papel dele é semelhante ao do cruzado El Cid que, mesmo já morto, foi colocado nas linhas de frente da sua tropa para dar moral a essas.
A comparação termina aqui, pois, enquanto Cid era imprescindível para a vitória dos espanhóis, Juvenil descerá do cavalo da encenação e ressuscitará para a disputa de mais um mandato de deputado estadual, talvez, sem que muita gente se dê conta do papel que desempenhou

sábado, 29 de maio de 2010

Sinal amarelo

Acendeu para o mais querido do Brasil, que empatou há pouco com o Grêmio por 1x1, no Maracanã. Não é pelo empate, pois o time gaúcho é osso duro sempre. O problema é o Fla ser dependente do sérvio Petckovic, 37 anos, que joga muita bola... por trinta minutos no máximo, depois abre o bico e o time se perde, mandando às favas a aplicação tática, que não passa de empolgação passageira.
Além disso, enquanto quase todas as equipes estão crescendo na competição, o rubro-negro da Gávea será desmanchado com o fim do contrato de vários jogadores, inclusive seu maior ídolo Vagner Love, até o meio do ano. Para montar uma base já, fazendo as trocas necessárias, sem que haja queda de rendimento, após a Copa do Mundo, é fundamental que o jovem e valoroso Rogério Lourenço tenha apoio total da diretoria para montar esse esqueleto e encaixar os reforços sem comprometer o entrosamento, principalmente recrutando gente que seja mais profissional, caso contrário a coisa ficará ruça.

O que ele quis dizer?

Frase "bacana"(atchim! Saúde, chefe, lembram?) "O PMDB mostrou pelo menos uma coisa com toda essa história(sic), tem candidatos de sobra para disputar o Governo.
Sobra dos mais competitivos, sobra na disputa e sobra para a próxima.
Depois dessa, ele fica de joelho no milho e fica obrigado a escrever mil linhas com os seguintes dizeres: não devo pensar, não devo pensar, não devo pensar.... e por aí vai.

Insanidade

Entre 2007 e 2010, o Governo concedeu reajuste de 46,57% no vencimento base do professor que trabalha em regime de 200 horas; realizou concurso público e nomeou cerca de 20 mil aprovados nesses concursos, fora os quase dois mil que desistiram; garantiu auxílio alimentação a todos os profissionais da educação e enviou à Assembléia Legislativa do Estado o Plano de Cargos Carreira e Remuneração do Magistério, principal reivindicação da categoria ao longo de anos e agora, finalmente, atendida pelo atual governo, ressaltando-se que ainda entrará em discussão, portanto, podendo ser melhorado.
Portanto, a quem interessa a manutenção dessa greve que deixa fora da escola 800 mil estudantes? Ao ensino pago, que mete a mão no bolso de quem, com muita dificuldade, prefere enfrentar outras carências, mas mantém o filho em uma escola, ainda que precária, para proporcionar a perspectiva de um futuro melhor para os filhos? Ao crime organizado, que vê aumentado seu "exército de reserva " na hora que precisar de mão de obra para a distribuição da "mercadoria"? Ou, a certos segmentos políticos que dominam a direção sindical e, licenciados há décadas da sala de aula, perderam(talvez, nunca tenham tido) a sensibilidade do papel social do educador?
Na verdade, esses três segmentos podem até obter vantagens Pontuais. Porém, isto se dá em prejuízo do interesse geral. Assim, é hora do poder público atuar em defesa deste interesse, deixando de lado principismos estéreis e tomar medidas que defendam o direito ao ensino público gratuito e à busca da qualidade deste ensino preservando, com efeito, nossa juventude dos riscos que o modelo neoliberal impôs e que curiosamente virou instrumento camuflado na mão de esquerdistas.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Mais outro

O delator da bandalheira brasilense demotucanopepessista, Durval Barbosa, revelou o nome de mais um que faria parte daquela "irmandade". Dessa vez, nada mais nada menos que o presidente nacional do Demo, Rodrigo Maia, deputado federal e filho do ex-prefeito do Rio de Janeiro, César Maia.
Como o explosivo Durval anunciou que ainda vem mais por aí é possível que, ao final da investigação, se alguém resolver por para tocar aquele samba que tanto sucesso fez na década de oitenta, quando chegar na hora do refrão já não restará de fato mais nenhum. Égua da bandalheira!

Já pensou?

Já pensou, por exemplo, o PTB comandando o DETRAN, a JUCEPA ou a SEOP, entre outros?
Pois é. Talvez por isso a 3ª Via barbálhicoalmirista ainda seja vista como mais um blefe na mesa do jogo. Na verdade, a tal via só terá sucesso se todos os seus participantes agirem como os mosqueteiros de Dumas, isto é, um por todos e todos por um. Como eles se entreolham e, em vez de ver Athos, Aramis ou Porthos, veem le cardinal Richelieu, então, o tal blefe tende a se desmanchar até 30 de junho e o que for revelado surpreenderá não por ser exótico, mas pelo fato de pensarem que haviam ocultado o óbvio.

Olha quem está falando

Profissionais do Grupo Liberal leram a manchete de hoje de O Liberal com um misto de raiva e esperança, por se sentirem parte do quadro adverso revelado. Diz a tal manchete, "Nunca o Pará empregou tanto pagando tão pouco", abordando a seguir que a média salarial paraense é  de 2,8 mínimos.
Como a maioria dos que lá trabalham recebe uma remuneração bem abaixo dessa média, têm esses profissionais a vã esperança de que seus patrões adotem, daqui pra frente, uma postura de quem tem autoridade moral  para fazer críticas dessa ordem. Caso contrário, perceberão que tudo não passa de encenação de quem apoiou governos que muito contribuiram para que se chegasse a essa situação de arrocho salarial, fazendo profissão de fé na mais odiosa exploração do trabalho alheio. Quanta cara de pau!

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Contas

Ao aprovar, por unanimidade, o parecer favorável à prestação de contas do Governo do Estado, o Tribunal de Contas do Estado deu ao governo a munição necessária para rebater eventuais acusações de malversação, mesmo porque, os conselheiros fizeram referências elogiosas ao aprimoramento das peças apresentadas, principalmente no que toca a transparência de suas apresentações.
Como já são três anos seguidos de aprovações, a de ontem era referente ao exercício de 2009, tudo leva a crer que o governo Ana Júlia passará sem sustos pelo exame de avaliação a respeito da correta aplicação dos recursos públicos. Apesar do estardalhaço feito por alguns setores,  certamente movidos por fatores mais políticos do que técnicos, o que é legítimo em uma democracia, desde que não descambe para o achincalhe.

Alvíssaras!

Decididamente, essa foi uma semana de boas notícias para o governo Ana Júlia. A de hoje dá conta que a governadora estará livre da incômoda presença em seu palanque de Parsifal, aquele que desvia recursos da educação para finalidades outras e sonega impostos.
Quem anuncia a boa nova é o próprio Parsifal, através de nota publicada no Repórter da futrica(Diário), em tom ameaçador, porém, recebido nos arraiais governamentais como fato tranquilizador, dada a perniciosidade da referida companhia.

Xi!

Parece que o Repórter da Ditadura(70) andou invejando o Repórter da futrica(RD) e resolveu cometer trapalhada do mesmo nível.
Em uma nota, hoje, diz que o candidato da terceira via ao governo do estado será lançado amanhã pelo PR, às 16 horas "e é quase certo que lançarão o presidente estadual e vice-prefeito licenciado de Belém, Anivaldo Vale". Mas, em outra, diz que "Anivaldo Vale não quer ver na sua frente o vereador Luiz Pereira, que anunciou que ele se lançaria ao Governo do Estado, o que o presidente do PR desmente vigorosamente".
É o que dá montar coluna Franknstein com todo mundo colocando um pedaço. Acabam colocando um olho só e duas bocas. Que desagradável!

Visões

A fonte ressentida da futrica(Diário) anda enxergando demais. Jura ter visto o deputado Paulo Rocha cair de um tablado num evento em que o deputado nem estava presente; e viu, também, da Augusto Montenegro, que a platéia do meeting de atletismo estava sonolenta nas arquibancadas do Mangueirão. Égua! Vá enxergar bem assim lá no bar do Gilson!

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Que feio!

Não é nada "bacana" ficar fazendo suspense para divulgar algo que já vazou pra todo mundo. Até bobo de corte deve ter dignidade e desempenhar seu papel com altivez, pois, que, senão, acaba sendo mandado às masmorras do castelo. Lamentável!

Retorno às aulas

Pelo visto, esse dia chegará em breve e por conta da intransigência desvairada de uma direção sindical dessintonizada com a tendência da comunidade escolar. Alunos querem o retorno, grande parte dos professores quer, pais e mães sabem o quanto é prejudicial seus filhos ficarem sem as atividades escolares, principalmente  nas escolas localizadas em áreas consideradas de risco social.
Talvez o secretário de educação tenha achado a fórmula para quebrar a intransigência da direção do SINTEPP,condicionando o pagamento das reposições das aulas ao efetivamente ministrado, e não o faz de conta de anos anteriores. Com isso, aquele grande contingente que não quer a greve, mas o PCCR aprovado o mais rápido possível, terá oportunidade de se manifestar e mostrar que a posição da direção vai na contramão das aspirações da categoria.

Falha nossa

O blog errou feio, ontem, ao afirmar que a justiça tinha aceito o pedido de tombamento do Baenão. Na verdade, quem aceitou foi o Departamento de Patrimônio Histórico da SECULT, a quem cabe encaminhar processos dessa natureza. Admitido, sua consolidação demorará ainda alguns anos e só depois pode, digamos, ser "destombado" na justiça. De qualquer maneira, as negociações para a venda daquele patrimônio devem pelo menos, para os próximos cinco anos, entrar em compasso de espera.

Como era esperado

Se as especulações feitas por radialistas da Rádio Clube, hoje pela manhã, estiverem no rumo certo, o reatamento da aliança entre PT e PMDB está quase consolidado. Os comentários ali feitos apontam todos nessa direção, aliás, um desfecho que este blog dava como o mais provável há meses, julgando que Jader Barbalho não abriria mão do cobertor da aliança nacional entre os dois partidos, bem como não inspirava confiança nas legendas que ele projetava ter como aliados para formar um segundo palanque para Dilma. Assim, só restou a volta para o aconchego, embora, na mala tenha muito ressentimento e, ao que parece, nenhuma saudade.
Tanto que a futrica(Diário) segue reverberando blefes, como o que dá conta de que os liderados de Parsifal (?) são radicalmente contrários a qualquer aproximação com os petistas. Por esse recado, fica claro que Parsifal representará a ponte, em caso de necessidade de travessia urgente. Tudo dentro do script habitual.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Edições caranguejo

Provável próxima manchete da futrica barbálhica(Diário do Pará), "Zacharias de Assumpção fraudou urnas no TRE, para derrotar Magalhães Barata".
Ao tentar, de uma só tacada, atingir o jornal dos Maioranas pela repercussão dada, ontem, à matéria da Veja contra Jader Barbalho; ao Governo do Estado, por resistir às chantagens barbálhicas e massagear o ego do orfão político Vic Pires Franco a futrica(Diário) produziu a mais patética reportagem dos últimos tempos, e com direito a manchete.
Claro que a Funtelpa pagou R$37 milhões à TV Liberal, mas foi o atual governo que desfez esse negócio lesivo, de resto, ao interesse público, embora conveniente aos tucanos que o bancaram. Tentar confundir a opinião pública está dentro daquilo que é o maior pecado do pasquim barbálhico: julgar os leitores tão idiotas quanto os redatores de sandices dessa natureza. Lamentável!

Bomba, bomba!

A Rádio Liberal, através do repórter José Maria Trindade, acaba de informar que a justiça aquiesceu o pedido de tombamento do estádio Baenão do Clube do Remo, ajuizado pelo promotor Benedito Wilson. Com isso, praticamente está sepultada a venda daquele patrimônio na medida em que perde a serventia para a construtora que estava no negócio, já que o imóvel não pode ser modificado em suas linhas originais.
As consequências imediatas para o Clube do Remo são o fim de uma novela desgastante, bem como a necessidade de repactuação imediata do seu passivo com uma administração que deva seguir o figurino atualmente adotado, sem grandes investimentos que possibilitem o aumento dessa dívida; para a maioria da torcida representa um alívio de ver mantido como patrimônio do clube um imóvel de valor histórico e sentimental inestimável; embora represente frutração de planos para o atual presidente azulino, tanto do ponto de vista administrativo quanto do político. Sem os recursos financeiros da comissão pela venda a que faria jus e sem o mote do saneamento das finanças, ficou mais difícil o caminho até à Assembléia Legislativa. Paciência! 

segunda-feira, 24 de maio de 2010

É todo domingo

"É risível a manchete do jornal Diário do Pará de hoje(ontem). A caneta a serviço da candidatura de seu proprietário é capaz de inventar fatos e criar versões.
Reitero que quem não aceitou o acordo foi o sindicato......"
Palavras do secretário Luís Cavalcante a respeito da manchete(inventada) pela futrica(Diário), tentando passar a idéia de intransigência do Governo do Estado, na negociação do PCCR com o SINTEPP, recorrendo até à uma fantasiosa desautorização ao titular da SEDUC.
Com o desmentido, percebe-se claramente que a mentirosa manchete é uma orquestração que envolve, além de jornalistas descompromissados com os fatos, dirigentes sindicais que berram em público palavras ofensivas e furibundas contra o proprietário do jornal, mas, nos bastidores, aliam-se a ele para produzir factóides políticos que se prestam muito bem aos fins politiqueiros de Barbalho, embora só tragam prejuízo ao conjunto de trabalhadores da educação, pois  retardam a concretização de uma conquista histórica da categoria. Lamentável!

Lembras?

No mês passado, este blog  já  havia adiantado o gesto de aproximação do inoperante e ausente alcaide ananin com o marqueteiro tucano Orly Bezerra, o mesmo que produziu peças publicitárias que achincalhavam o pai do prefeito, em 2002, quando foi preso pela Polícia Federal.
Ontem, na futrica barbálhica(Diário do Pará), saiu  publicidade da prefeitura de Ananindeua assinada pela agência do tucano. Não se sabe se haverá reações por parte daqueles que concorreram e venceram a licitação para dar publicidade aos atos oficiais daquela prefeitura, muito menos quanto dinheiro será dispendido para a Griffo. Por enquanto, a única coisa perceptível é a tentativa de "desbarbalhização" de sua imagem, operada pelo prefeito.

domingo, 23 de maio de 2010

Fugindo da cruz?

Depois do resultado da pesquisa do Datafolha, francamente desfavorável ao candidato tucano, voltaram os emplumados a falar em pressão sobre Aécio Neves para que aceite a vice de Serra
Como isso é pouco provável, por tudo que rolou de intriga entre ambos até Aécio anunciar sua candidatura ao Senado, essa pressão pode fazer parte de um plano de fuga do próprio Serra. Sem uma chapa competitiva para enfrentar a candidata petista, ele renuncia à candidatura presidencial e disputa a reeleição. O day after disso não se sabe como será no plano nacional, mas no estadual, em São Paulo, prevalecerá o célebre provérbio "mais vale uma pomba nas mãos do que duas voando". Vamos aguardar as convenções.

Campeão da década

Com a vitória do Águia sobre o Remo, eliminando o time de Belém da disputa pelo título estadual, o Paissandu sagra-se campeão da década, mesmo que perca a final para o time marabaense, pois têm cinco campeonatos contra quatro do Remo.
Quanto ao jogo Águia e Remo, se tivessem mais noventa minutos o Leão não reverteria o placar. Com o rebarbado Landu, que só procura confusão e não joga bola, e o Marciano com a cabeça no Icasa não dá para confiar na força ofensiva remista. A impressão que dá é que se o Águia não tivesse optado por administrar o resultado, tirando um atacante e colocado um lateral, mas colocado o Garrinchinha, talvez o resultado fosse ainda mais dilatado.

Silêncio

A imprensa direitista brasileira quase não têm falado das eleições presidenciais colombianas, marcadas para o próximo dia 30.
Talvez seja porque o candidato da direita, apoiado pelo atual presidente Uribe, Juan Manuel Santos(Partido Social da União Nacional) esteja em maus lençóis. Ganha no primeiro turno por 34% a 32% de Antanas Mockus(Partido Verde), mas perde deste no 2º por 45% a 40%.
Certamente, se esses números se confirmarem, a Colômbia ver-se-á livre de um dos mais subservientes governos aos ditames estadunidenses refreando, com efeito, a expansão de bases militares do Tio Sam em nosso continente, o que vinha ocorrendo por conta da posição avassalada de Uribe. Tomara!

Saudade do arrocho

Segundo dados do Ministério do Trabalho e Renda, a média salarial dos servidores públicos do Pará cresceu 17%, nos últimos cinco anos, englobando servidores federais, estaduais e municipais, bem como os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Apesar desse crescimento, a média paraense ainda é 41% mais baixa do que a média nacional, isto seguramente por conta dos doze anos de arrocho promovido pela política salarial(ou ausência dela) dos tucanos.
Pelo visto, tem direção sindical com saudades desse tempo em que não se manifestavam em público, mas choravam baixinho diante da categoria que, penalizada, renovava seus mandatos à frente daquela entidade sindical. A gente vê cada coisa!

sábado, 22 de maio de 2010

Não tem moral

Parsifal Pontes é um delinquente da política. Como ex-prefeito, responde a processo por desvio de recursos da educação; e como deputado beneficia-se de uma gambiarra partidária que agride a lei e o bom senso, pois ocupa lugar de um deputado licenciado para tratamento de saúde que aparece frequentemente apresentando programa na televisão.
Portanto, o referido malfeitor não tem moral para desqualificar a pesquisa interna do Partido dos Trabalhadores, até mesmo porque silenciou a quando do vazamento de dados de pesquisa assemelhada, encomendada pelo PMDB. Natural, então, que apenas uma desacreditada coluna de baboseiras da futrica barbálhica(Diário do Pará) dê eco à fala de indivíduo tão nocivo à sociedade.

Internazionale campeã

A equipe italiana derrotou, na final da Champions League, o Bayern da Alemanha por 2x0 e completou a tríplice coroa, pois foi campeã nacional, campeã da Copa Itália e campeã européia. O detalhe que chama a atenção é que o time não contou com nenhum italiano no time titular, nesta temporada.
Outro fato importante a ressaltar é o bolão que estão batendo os brasileiros e argentinos que atuam na equipe milanesa. Assim, é possível termos, na África do Sul, uma partida que colocará frente a frente, de um lado Julio César e Lúcio; e do outro Diego Milito(autor dos dois gols ialianos, hoje) e o craque do Barcelona Lionel Messi. Ao contrário do que pensam alguns, essa Copa do Mundo promete. 

Mais piada

Depois do "Não se brinca com dinheiro público", de Ali Barbalho; do festejo parsifálico pela aprovação do Ficha Limpa, a semana pemedebista da piada termina com a tonitruante declaração do inoperante e ausente alcaide ananin, assegurando que o "PMDB tem um comando só. Que a governadora venha a público e diga onde estão as dissensões no PMDB".
Ora, se tem um só comando não precisa que a governadora tire de seus cuidados para apontar eventuais divergências nos quartéis alheios. Como tem todo o tempo do mundo, pois abandonou a função para a qual o povo o elegeu, Hélder deve também ter paciência e aguardar a "voz de comando" e ver todos marchando na mesma direção. Mais pano, mais gargalhadas prolongadas.

A fúria da futrica(Diário)

A futrica barbálhica(Diário do Pará) reagiu furiosa à pesquisa, encomendada para consumo interno do PT, que atesta a liderança de Ana Júlia para o governo do estado. O próprio Partido dos Trabalhadores não fez estardalhaço e nem procurou registrá-la, justamente para evitar eventual uso indevido.
Ao contrário das pesquisas encomendadas por Ali "Não se brinca com dinheiro público" Barbalho(quá, quá, quá), verdadeiras comédias pastelão em que têm pérolas como essa em forma de quesito, "você considera ter sido Jader o melhor governador da história do Pará". Pano para mais gargalhadas prolongadas.

Pesquisas e pesquisas

A mídia serrista, Folha à frente, ficou furibunda quando os institutos Sensus e Vox Populi  constataram a liderança de Dilma Roussef, ultrapassando José Serra que era dado como líder com margem folgada por IBOPE e Datafolha. O caso foi parar na justiça eleitoral, que acabou atestando a lisura das pesquisas pró- Dilma e o burburinho foi serenado.
Hoje, o Datafolha  divulga uma pesquisa  em que Dilma aparece com nove pontos a mais do que na anterior, enquanto Serra permanece estagnado. Resultado de hoje: Dilma 37% e Serra 37%; na anterior Serra tinha 37% e Dilma 28%.
No intervalo entre uma pesquisa  e outra do Datafolha, não houve qualquer fato político de grande relevância que levasse a uma subida tão vertiginosa da candidata petista, em detrimento da estagnação do tucano, embora um dos muitos serrocolunistas da Folha justifique a movimentação como fruto do programa do PT na televisão.
Pouco provável. O mais certo é que o instituto paulista tenha revisto seus critérios e peso eleitoral das respectivas regiões brasileiras, resultando disso números mais próximos dos revelados por Sensus e Vox Populi, revelando quem estava equivocado.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Eu era assim

Parsifal, aquele que desvia recursos da educação para finalidades outras e sonega impostos, faz observações pouco airosas a respeito dos prefeitos paraenses. Insinua que só declaram apoio à governadora por interesse de usufruir das benesses da máquina governamental.
O pior é que ele não livra a cara de ninguém. Ao que parece, julga todo mundo a partir do próprio comportamento. Lembremos quando ele era do PSB e só chamava Jader Barbalho de ladrão, ao contrário do que ocorre agora, quando disputa arduamente espaço  na região escrotal do coroné pemedebista com outros vassalos. Lamentável!

A mentira é branca

O Sindicato dos Médicos, aquele que publica anúncio de clínicas particulares em todas as páginas de sua revista, denunciou um suposto mau uso dos aparelhos para tratamento de câncer do Hospital Ophir loyola. Foi desmentido pela Secretária de Saúde e, na reunião do Conselho Estadual de Saúde, o sindicato preferiu não tocar no assunto.
Pior é que, convidado pela secretária para fazer visita ao hospital, saiu com a seguinte desculpa esfarrapada: um estava viajando e outro estava em cirurgia. Será que esse sindicato só têm dois dirigentes  aptos a representá-lo? Certamente, se não quiserem ser alcunhados de "máfiosos de branco" devem esses sindicalistas vir a público e mostrar aquilo que denunciam através de imagens, hoje algo tão fácil de conseguir.

Partido Livre

Segundo informa o blog Vermelho, já está em processo de legalização a 28ª legenda nacional. Trata-se do Partido Livre, que surge de uma dissidência do PV em quinze estados, inconformada com a candidatura da senadora Marina Silva à Presidência da República.
O novo partido já teria obtido cem mil assinaturas de adesão à sua fundação e espera estar legalizado até o final deste ano. Antes disso, fará Encontro Nacional para declarar apoio à candidatura de Dilma Roussef.

Bandidos em pânico

A demopatifaria continua tendo várias baixas, graças a ação da polícia e da justiça que não tem dado refresco para essa quadrilha. Depois dos demogatunos que assaltavam a Assembléia Legislativa do Paraná e foram pilhados com a mão na massa, agora foi a vez de Cássio Taniguchi, ex-prefeito de Coritiba que foi condenado a seis anos de cadeia por ladroagem.
Enquanto isso, por aqui, aquele deputado que assaltava a SESPA em família continua fazendo pose como se honesto fosse. Só que ninguém acredita, afinal, quem em sã consciência engole que uma empresa proprietária de helicópteros que, só de Altamira tenham sido feitas mais de 200 mil remoções de pacientes, em apenas um ano? Será que ele pensa que todo mundo é Natal Silva?

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Um "autor" em busca de personagens

Dizem algumas línguas bem informadas da cidade, que a logística ofertada ao protesto do SINTEPP contra a governadora, no domingo passado, foi de responsabilidade do alheio e inoperante alcaide ananin; assim como a viabilidade de acesso às galerias da Assembléia, a quando da Audiência Pública que debateu o PCCR da educação, proporcionado a algumas delegações de professores vindas do interior, também teria tido o dedo pemedebista
Reforçando esse flerte clandestino entre psolistas e o barbalhismo, constatamos no blog do Bacana, aquele que está sempre a postos para dizer "saúde" quando Ali Barbalho espirra, espaços generosos à agenda do ex-prefeito Edmilson e sempre de forma muito simpática.
Será que isso tudo faz parte da encenação da ópera-bufa "Todos contra uma ", de autoria justamente de Ali Barbalho?

Quanto cinismo

Ao ver demotucanos comemorando o aumento de 7,72% nos proventos dos aposentados e pensionistas que ganham acima de um salário mínimo, aprovado ontem no Senado Federal, a primeira reação é de revolta pelo extremo cinismo que está por trás dessa encenada euforia. Foram eles que  chamaram aposentados de "vagabundos", e criaram as regras do fator previdenciário que garfavam 30% do poder aquisitivo no ato da aposentadoria; foram eles que arrocharam o salário mínimo, limitando o seu poder de compra ao valor equivalente ao preço de uma cesta básica e foram eles que fizeram tudo isso passando à opinião pública, com a ajuda de uma imprensa corrupta e reacionária, que isso era necessário para não quebrar a previdência social.
Quanta patifaria, essa euforia! Logo eles, que inventaram os sombrios tempos dos PDVs-Planos de Demissão Voluntária- única alternativa oferecida aos que não se conformavam com o arrocho salarial imposto; agora querem surfar na onda dos mais de dez milhões de empregos criados nos sete anos e meio de Governo Lula, como se fossem aliados daquilo que sempre chamaram de demagogia, assistencialismo e falsas promessas. E, não aguentando mais a orfandade das benesses do poder, mimetizam essa pantomima enganadora na vã esperança que o povo os acolha novamente. Quanto cinismo!

A de hoje

Depois que Ali "Não se brinca com dinheiro público" Barbalho(quá, quá, quá) protagonizou a piada de ontem, o praticante contumaz da ordenha escrotal no chefe, Parsifal, aquele que desvia recursos da educação para finaliades outras e sonega impostos, resolveu contar a piada de hoje ao festejar a aprovação do projeto Ficha Limpa, pelo Senado federal, ontem.
Disse o usurpador da vontade popular à futrica(Diário), "Hoje estabelecemos um marco importante na legislação brasileira"...É apostar todas as fichas na capacidade do coronel Barbalho, ícone nacional da corrupção, de burlar os efeitos dessa nova lei como se a mesma fosse apenas modismo que logo cairá no esquecimento, ficando tudo igual ao que é agora, principalmente depois de duas ou três emendas que logo virão.
Que a sociedade brasileira fique atenta para esse tipo de manobra, por parte de quem sempre teve comportamento político indecoroso e, não mais que de repente, virou paladino da ética e do transparente procedimento político.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Quem dá mais?

No Espaço Tucano, há bizu de pesquisa que coloca Jatene, aquele poste ungido em 2002 e hoje usado por seu criador da mesma forma que cachorro usa, uma "mijada" atrás da outra, à frente da governadora; no Bacana, Ali "Não se brinca com dinheiro público" Barbalho lidera pesquisa para governador, senador, deputado, síndico, reitor da UNIP, presidente da FPF, latin lover do ano(promoção do Pierre), pai do ano(promoção da FAMEP), ex-marido do século(promoção Valter Guimarães), entre outras.
É o Datafolha fazendo escola e mostrando que pesquisa eleitoral é como venda de peixe na feira. O cliente é que escolhe como quer levar. Égua!!

Muito trovão e pouca chuva

Frequentemente, vemos pascácios da laia do abominável Arnaldo Jabor vociferar, ante as câmeras da rede Globo, contra o bolsa família do Governo Federal ao qual acusam de ser um programa assistencialista e sem uma porta de saída que permita aos beneficiários uma perspectiva de vida independente da muleta governamental.
Pura balela. Das mais de 11 milhões de famílias beneficiadas, cerca de um terço delas já não depende mais desse cobertor governamental, o que mostra ter o governo programas que indicam a tal porta de saida.
Bem ao contrário do que faz a Globo, conforme se nota pelo próprio balanço social da emissora (2009), quando o badalado Criança Esperança arrecadou R$11.600  milhões e beneficiou apenas 11.003 crianças, adolescentes e jovens. e olha que os artistas, segundo tarja lida no vídeo, não cobram cachê. Vai te roçar nas ostras, Jabor!

Quem disse?

O ex-deputado Zeno Veloso declara, peremptório, " Se os documentos estão na Casa do Povo, por quê o povo não pode ter acesso a eles?"
O que? Na Casa do povo? Qual, sr. Zeno?
O senhor ignora que a deputada sem decoro parlamentar surrupiou esses documentos públicos e intocou não se sabe onde?
Seria bom que o senhor também falasse publicamente alguma coisa a respeito desse furto, já que os documentos não pertencem a ela, que os está usando de forma criminosa, divulgando a cada dia um pedaço de análises parciais de exames que a AGE fez em contratos firmados pelas respectivas secretarias estaduais.

Mão no bolso

Simão "Pescador" acaba de ficar R$25 mil mais pobre. Por decisão da Juiza Auxiliar Maria do Céu Maciel Coutinho, foi condenado a pagar multa nesse valor e ainda teve cassado o direito de transmissão das inserções partidárias cinco vezes.
O motivo foi propaganda ilícita e antecipada, promovida através de veículo de comunicação, enaltecendo suas qualidades de postulante a cargo eletivo. A referida sentença foi motivada por representação movida contra o pré-candidato tucano pelo Partido dos Trabalhadores e é datada de 12 de maio deste ano.

Piada do dia

Saiu na futrica barbálhica(Diário do Pará), "Jader critica uso eleitoral de recursos". Quá, quá, quá, quá, quá, quá, quá, quá, quá... e por aí vai a gargalhada.
Enquanto isso, na revista Carta Capital desta semana, em um trecho de carta abordando o projeto Ficha Limpa, enviada pelo deputado Chico Alencar(PSOL-RJ), le-se o seguinte:
"Duvido que não deem candidatura a Maluf, Roriz, Jader et caterva...." Ou seja, continua ostentando o "galardão" de símbolo nacional da corrupção, embora, na planície, arvore-se a dar lições de comportamento ético. Lamentável!

terça-feira, 18 de maio de 2010

O ciume é uma merda

Levy! O deputado apaixonado e não correspondido parece acometido de violenta crise de ciumes. Tudo porque o "muso" dispensou atenção à uma bela blogueira.
Recomenda-se ao romântico parlamentar que mergulhe fundo nas obras de George Sand, Casimiro de Abreu e outros bambas da maladie de siècle. Oh! Mon Dieu!

Será?

A respeito do comentário de dois prefeitos pemedebistas, que  Hiroshi Bogéa publicou ontem em seu blog, a respeito da intenção de Jader lançar Parsifal, aquele que desvia recursos da educação para finalidades outras e sonega impostos, como candidato laranja ao Governo do Estado apenas para garantir sua eleição ao Senado, eis aqui os versos de Mário Lago que definem bem esse "arranjo".
"Laranja madura, na beira da estrada,
Tá bichada, Zé ou tem marimbondo no pé".
Faz todo sentido!

Tem mais

A cobrança parcial por transparência significa cerrar fileiras em favor da politicagem. Assim, na Assembléia Legislativa, não é só a emenda que destina 7% dos recursos emprestados pelo BNDES ao Estado àquele Poder que devem ser melhor detalhados.
Igual ou mais detalhada deve ser a emenda Parsifal, que destina uma montanha de recursos para o município que o autor da emenda foi prefeito. Não que Tucuruí seja um mar de rosas que se dê ao luxo de prescindir de recursos. O problema é que a dita emenda foi feita nas coxas, apenas para atrapalhar a vida do governo e mostrar a força que aquele parlamentar fabricado por circunstâncias escusas tem em plenário, já que não houve um planejamento prévio para a aplicação desses recursos. E como o deputado tem histórico de encrencas com a justiça, exatamente pela aplicação incorreta de recursos públicos, então, urge expor detalhadamente como o deputado tenciona que esses recursos sejam gastos.

Quadrilha

Como já era esperado, o furto de documentos oficiais operado pela indecorosa deputada Simone Morgado já está servindo aos seus propósitos torpes.. Quem abrir, hoje, o blog do ladravaz Vic Pires Franco, aquele que assaltou a SESPA em família e desviou passagens aéreas da Câmara Federal para familiares e agregados, verá publicados documentos daqueles relatórios parciais.
O pior é ver esse pupilo do finado ladrão ACM, e parceiro do bandidão José Roberto Arruda, fazer ares de indignado como se fosse a pessoa mais séria do mundo. Nessas horas ele esquece aquela foto, publicada na revista Carta Capital, edição de dezembro do ano passado, em que aparece a sra. Vic toda sorridente ao lado do gangster brasiliense. Uma corja!

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Os caras de pau

A futrica(Diário) não toma jeito, mesmo. Depois de estampar a deputada Elcione, o deputado Jader e o prefeito Helder distribuindo equipamentos repassados através de convênios pelo Governo Federal,  como pás mecânicas e ambulâncias, no caso do prefeito a 800km de distância do município que administra; resolve sugerir que a inauguração do complexo viário da Julio Cezar foi em clima de campanha.
Tudo porque a governadora percorreu em carro aberto toda a extensão de uma obra, construída em seu governo, e foi saudada por populares e mototaxistas.
Já Hélder participa da entrega de uma ambulância em Marabá, sem que um centavo da prefeitura de Ananindeua tenha sido gasto na compra dessa ambulância; Elcione faz pose em cima de trator, sem que tenha qualquer delegação da Câmara Federal para representá-la, e muito menos do Governo Federal que comprou a dita máquina, e tudo isso é saudado pela futrica(Diário) como se fosse o suprassumo da operosidade de políticos detentores de mandatos eletivos. É muita cara de pau!

domingo, 16 de maio de 2010

Levianos

Para a desvairada deputada Simone Morgado e para o trêfego blogueiro Bacana, o prédio da Assembléia Legislativa do Estado é um local em que não se pode confiar para guardar documentos. Por isso, a primeira surrupiou documentos oficiais enviados à comissão permanente que ela preside ocultando-os em local incerto e não sabido; conforme noticia o segundo, justamente usando a criminosa desculpa da parlamentar.
Por sinal, a deputada Simone é reincidente nesse tipo de acusação à segurança da AL. Em outra ocasião, ela já havia denunciado o sumiço de documentos da sala da comissão de Economia e Finanças. Pena que não tenha cumprido o seu dever omitindo-se, com efeito, de mandar investigar o tal sumiço da vez anterior, bem como não providenciou guarda adequada dessa vez, optando pelo sequestro espetaculoso. Lamentável! 

Eterna intolerância

Enquanto os bem nascidos de Ipanema fincavam seis mil pares de mãos de papelão em tom negro nas areias da praia, em protesto pela visita do presidente Lula ao Irã, cujo presidente teria negado o holocausto judeu, Israel impedia a entrada do notável linguista Noam Chomsky na Cisjordânia onde deveria fazer uma palestra em uma universidade.
  O curioso é que Chomsky, além da respeitabilidade que inspira no mundo todo é de origem judaica. Do jeito que se comporta essa direita hidrófoba que atualmente governa Israel, daqui a pouco ela mesma provoca um holocausto em seu território. Provavelmente, contando com a omissão conivente da "nação" ipanemense.

Choque

Como raramente tem a decência de ouvir a quem acusa, a futrica barbálhica(Diário do Pará) sentiu o golpe ao ler a entrevista do secretário Edilson Rodrigues no Liberal, desmascarando a farsa do escândalo simonesco. Ficou comprovado que o arsenal argumentativo de que dispõe resume-se ao que a parlamentar de comportamento indecoroso produziu.
Esse episódio deve, agora, necessariamente ter como desdobramento um processo, justamente por quebra de decoro por parte da parlamentar, que apresentou requerimento pedindo informações à AGE e, ao receber a documentação solicitada, desviou a mesma para local incerto e não sabido, desrespeitando as prerrogativas do Poder que a acolhe, demonstrando cabalmente que não está preparada para o exercício da representação popular.  

sábado, 15 de maio de 2010

E agora, Zé(Pedágio)?

Eis aí o resultado da última pesquisa Vox Populi, que já vem com Dilma liderando as intenções de voto para a Presidência da República. Lembrando que esse levantamento é anterior ao programa do PT, apresentado na 5ª feira passada.

Dilma fez o "X" na pesquisa sobre Serra, mesmo com a saída de Ciro


Dilma fez o "X" na pesquisa sobre Serra, isto é, estava atrás na pesquisa anterior e está na frente agora, formando no gráfico o desenho de um "X".

Outro detalhe importante é que em pesquisas anteriores quando faziam o cenário sem Ciro, com apenas 3 candidatos (Dilma, Serra e Marina), os demo-tucanos falavam que Serra poderia vencer no primeiro turno. Pois essa lorota acabou.

O gráfico acima mostra a evolução de Dilma e Serra, nas pesquisas Vox Populi, de dezembro para cá, no cenário com 3 candidatos.

"Grazie Léo"

A despedida do brasileiro Leonardo da função de treinador do Milan da Itália, além de emocionante, foi também exemplo de relação entre pessoas dignas. Ao final da partida contra a Juventus, que marcava também a despedida do futebol do goleiro Dida e do defensor Favalli, os jogadores do time milanês fizeram questão da presença de Leonardo no gramado para participar daquela tocante confraternização entre atletas, treinador e torcida.
Em um esporte onde a regra é o treinador sair pela porta dos fundos e execrado pelos ex-pupilos, eis aí um exemplo singular de relação profissional e humana civilizada, que deveria servir de parâmetro para todos. Grazie Léo(obrigado Leonardo). Apesar de Silvio Berlusconi.

"Espaço Mário Couto"

De vez em quando, Brasília ainda sofre as consequências da cleptogestão do bando demotucanopepessista com fatos desagráveis vindo à tona.
Agora, descobriram na Câmara Distrital uma sala reservada a um, digamos, corretor zoológico que ficava à disposição dos "sonhadores" que costumam fazer uma fezinha para faturar um extra.Tudo leva a crer que, pela atenção dispensada a esse assíduo agente da zoologia, eram muitos os devotos da seita criada pelo Barão de Drummond. Só não se sabe, ainda, se vinham adeptos de outros orgãos públicos, como do Senado Federal, por exemplo, para engrossar a legião dos adeptos dessa tão concorrida fé.

Eis aí o verdadeiro quadro

Marcos Coimbra, presidente do Instituto de pesquisas Vox Populi, delineia este quadro eleitoral, para os próximos meses. Está na revista Carta Capital desta semana:
por Marcos Coimbra, em Carta Capital

Há uma diferença que assume, neste ano, maior proeminência: a existente entre os que conhecem os candidatos e os que (ainda) não sabem quem são

Os eleitores podem ser divididos e agrupados de várias maneiras. Podemos falar de distinções demográficas, de gênero ou idade, por exemplo. Ou de diferenças socioeconômicas, como as que existem entre as pessoas em função de renda, escolaridade ou situação ocupacional.

A diversidade regional é importante. Na última eleição, houve uma nítida geografia no voto, com o Sul indo para um lado e o Norte/Nordeste para outro. Nesta, algo parecido acontece, ao menos por hora, com José Serra à frente onde Geraldo Alckmin havia ido bem e Dilma Rousseff se distanciando nos lugares onde Lula venceu.

As variações entre cidades pequenas e grandes, especialmente as metrópoles e as capitais, fazem parte de nosso folclore político. No interior, votava-se mais à direita, enquanto o voto urbano tendia a ir mais para candidatos de esquerda e para as oposições. Em seus primeiros anos, isso acontecia claramente com o PT. Hoje, mudou.

Todas essas diferenciações jogam seu papel nestas eleições. Olhando as pesquisas, vê-se que existem diferenças entre o que pensam fazer homens e mulheres, nordestinos e sulistas.

Mas há uma diferença que assume, neste ano, uma proeminência maior que no passado: a que existe entre os que conhecem os candidatos e os que (ainda) não sabem quem são. Essa é uma dimensão sempre fundamental na interpretação das pesquisas pré-eleitorais, mas nunca foi tão importante quanto agora.

A razão para isso é simples e tem a ver com três fatores. Primeiro, que temos um presidente que termina seu mandato com uma aprovação popular que nunca houve em nossa história. Segundo, que esse presidente indica uma candidata e assegura que ela encarnará a continuidade de seu governo. Terceiro, que ela é pouco conhecida, pois só existe, por enquanto, uma candidatura (até pouco tempo atrás, duas) que os eleitores conhecem bem.

Ao contrário das outras diferenciações, a do nível de conhecimento dos candidatos tende a desaparecer ao longo da campanha. À medida que ela avança, a desinformação cai, se aproximando de zero, enquanto se amplia a informação. No dia da eleição, teremos, desejavelmente, o universo de eleitores em condições semelhantes de escolha: todos podem optar entre todos os candidatos, pois têm deles um conhecimento parecido.

Enquanto estivermos distantes dessa situação de homogeneidade, as pesquisas de intenção de voto devem ser lidas com cuidado. Não que sejam menos válidas, mas por misturarem pessoas diferentes em um aspecto essencial da eleição.

É possível, no entanto, contornar esse problema. Basta considerar, em separado, as respostas dos que conhecem e dos que não conhecem os candidatos, de quem sabe e quem não sabe que Dilma é a candidata indicada por Lula. É o mesmo que se faz para comparar o que pensam jovens e velhos, ricos e pobres, moradores de áreas rurais e urbanas e todas as outras diferenciações.

Na última pesquisa publicada do Vox Populi, feita há um mês, a intenção estimulada de voto (considerados apenas três candidatos) do conjunto dos entrevistados foi de 38% para Serra, 33% para Dilma e 7% para Marina. Nesse resultado médio estão, naturalmente, tanto as repostas das pessoas que acertaram a identificação de Dilma como candidata do presidente quanto das que erraram ou não souberam fazê-lo.

Quando, porém, se analisam separadamente as intenções de voto dos dois segmentos, vê-se um quadro diferente.

A tabela mostra que, se levarmos em conta as intenções de voto dos eleitores que sabem que Dilma é a candidata de Lula (que são 70% do total), ela está 11 pontos porcentuais na frente de Serra. O ex-governador lidera no agregado apenas por ter uma imensa vantagem, de 43 pontos, entre os eleitores que não sabem quem ela é (e que são 30% do universo).

Um dia, esses que não sabem vão desaparecer e todos (ou quase todos) vão saber. Para Dilma, a boa notícia é que os que não a conhecem são ainda mais propensos a votar nela que os que já o fazem. Para Serra, só haverá boas notícias se tudo que está em curso mudar.

Aviso e lembrete

Atenção, Espaço da Tucanalha! Já está lá o viaduto da Julio Cezar/Pedro Álvares Cabral. Ao contrário do estardalhço feito anteriormente, a pavimentação é de boa qualidade e o dinheiro público, tudo indica, foi muito bem aplicado.
Agora só resta o recurso à histeria udenista, como forma de minimizar o impacto positivo daquela obra, a fim de evitar o reconhecimento da população ao trabalho meritório do governo. Afinal, assim como o show, o mantra das grandes e exclusivas realizações tucanas deve continuar já que a situação política dos emplumados encontra-se agropastoril, isto é, por demais complicada.

Cortando o "mal" pela raiz

Além de emparedar o governo Ana Júlia, tudo leva crer que a futrica barbálhica(Diário do Pará) mira, ainda, livrar-se de outro incômodo, com a fabricação desse escândalo orquestrado por uma deputada incompetente e indecorosa.
Trata-se de golpear de morte o Portal da Transparência, ativado no atual governo, e devolver a Auditoria Geral do Estado ao papel decorativo que desempenhava até 2007. Todos sabem, inclusive Elias Pinto Jr., que Jader Barbalho foi um verdadeiro recordista mundial no cometimento de delitos enquanto governante. Conforme documentos enviados pelo TCE à Assembléia Legislativa, à época da boicotada CPI das Empreiteiras, chegou até a "construir" (e pagar) um estádio estadual no município de Bragança, como concluídas, e obviamente pagas(pra quem?) foram considerados o trevo da estrada que leva à praia do Atalaia(Salinas) e a Rodovia dos Trabalhadores, obras sabidamente concluídas anos depois de Jader deixar o governo.
Evidentemente que essa fome barbálhica de ontem não tem sido saciada no atual governo, daí a campanha da futrica(Diário) por mais ração, campanha essa agora também desferida contra a AGE, vista como um incômodo moderador de apetites, tudo que esses insaciáveis áulicos pemedebistas locais abominam. Dieta neles!  

A ratio futricae

Dissemine-se o boato, antes que os fatos venham à tona!
A máxima(?) mafiojornalística que orienta o procedimento da futrica barbálhica(Diário do Pará), funciona como uma espécie de realidade autônoma que prescinde da análise dos acontecimentos para desenvolver-se. Na Grécia antiga, poderia até estar inserta na mitologia, pela relação causal estabelecida entre essa explicação autônoma e o desfecho tràgico para algum personagem desse enredo.
A diferença entre a mitologia grega e a barbálhica não está apenas na gigantesca distância, que separa o talento daqueles que conceberam uma narrativa alegórica para explicar os desdobramentos históricos dos grandes feitos dos seus heróis, e até hoje são cultuados por conta da beleza dessas narrativas; em comparação com resignados asseclas produtores desse fast food pseudo jornalístico de tempero repugnante.
Heráclito( filósofo grego pré-socrático) dizia que o oráculo de Delfos não revela nem oculta, mas significa..."Sentindo a insuficiência do sistema linguístico para desvendar o mistério do mundo, desenvolveu uma linguagem ambígua, alusiva, multissignificativa, apta a apanhar a complexidade da realidade apenas entrevista, discurso que gera outros discursos em corrente sem fim determinável..."(Daniel Schüler).
Na mitologia barbálhica, a empreitada visa a ocultação(dos fatos), a revelação( do engodo). E o discurso tem caráter dogmático comportando apenas uma conclusão, já que não busca apanhar a complexidade dos fatos, muito pelo contrário,  é a narrativa simplificada como atalho para atingir o objetivo belicoso da destruição do inimigo.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Transparência tucana



Tucanos adoram cobrar transparência dos outros, porém, quando se trata deles, é assim que se comportam.

Páreo duríssimo

Segundo o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, de 2000 até agora já foram cassados 623 políticos acusados de prática de corrupção. Os partidos campeões são o DEM-ex-PFL- com 69 cassados , seguido de perto por PMDB, com 66 cassados, e PSDB com 58 cassados.
Como ainda falta o julgamento de 1100 processos, ainda é cedo para prever quem será o "campeão", até mesmo porque, quando se está cassando um, já têm outros celerados sendo flagrados com a boca na botija.

Lula e o pós-traque

Vejam o que revela o site Carta Maior, a respeito da missão de Lula na Rússia e no Irã, e compare com a desastrada postura do candidato tucano que se considera "pós":


Rússia apoia esforço do Brasil pela paz no Irã; Sarkozy endossa tentativa brasileira de um acordo que evite sanções contra o Irã; alto funcionário do Departamento de Estado norte-americano reconhece: 'Lula é a última chance para que o Irã retorne negociações". O embaixador dos EUA no Brasil, Thomas Shannon, ao Financial Times:  ' À medida que o Brasil se torna mais afirmativo globalmente e começa a afirmar sua influência, vamos trombar com o Brasil em novos temas - como o Irã, o Oriente Médio, o Haiti; embora positiva de uma maneira geral esta postura brasileira está nos desafiando porque significa que temos de repensar a forma como entendemos nosso relacionamento". E Serra? Aspas para sua declaração  em entrevista à RBS essa semana: 'Como presidente, não receberia nem visitaria Ahmadinejad'. 
(Carta Maior e o confronto entre duas visões de mundo e soberania; 14-05)

Ocultamento

Eis o que a direitosa imprensa brasileira omite para favorecer seu candidato, conforme o blog "Amigos do Presidente Lula".

Notícias que a imprensa brasileira esconde...NYT: "My Home My Life"

Na capa do "Wall Street Journal"  a  manchete, "Na Amazônia, florestas dão lugar a ratos de shopping". De Rio Branco, John Lyons mostra o avanço dos shoppings nas maiores cidades, parte da "ascensão do consumidor amazônico", que sublinha "o tamanho do boom interno".

Na Amazônia, "Lula fez chover dinheiro no esforço de elevar o padrão das classes pobres", com Bolsa Família, crédito subsidiado às empresas e projetos hidrelétricos. Agora "o desafio, diz o ex-governador Jorge Viana, é criar o modelo sustentável de desenvolvimento".

Com a foto, a AP ecoou por Yahoo, Google e o site do Jornal New York Times "NYT", entre outros, com um longo relato do "ambicioso" programa brasileiro "My Home My Life", tornado "modelo" para África e outras regiões.

Olha o "jornalixo" aí, gente!

A futrica barbálhica(Diário do Pará), cumprindo seu figurino mafiomidiático e fazendo uma leitura açodada de relatórios parciais, fabricou um escândalo com aquela finalidade deletéria para a qual foi criada: auferir dividendos políticos para a famiglia proprietária dessa famigerada pasquinada.
A ânsia por tititis é tamanha que, na parte de baixo da capa, tem a seguinte chamada: "mulher é pivô de assassinato no Tapanã", tendo ao lado uma imensa foto da modelo Gisele Bundchen, que nem no Brasil se encontra, quanto mais fazendo lambança no Tapanã. Lamentável!

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Traição no ninho

O ex-contraventor penal e sócio do meliante Aniz Abraão Davi, senador Mário Couto, acaba de defender a aprovação do projeto Ficha Limpa imediatamente e tal e qual ele veio da Câmara Federal. Com isso, o ex-detento e biônico Flexa Ribeiro corre o risco de nem submeter-se ao vexame das urnas.
Mário pode até dizer para o aplicador do conto do vigário em Zenaldo que tenha calma, pois os efeitos legais do dito projeto não entrarão em vigor imediatamente. Porém, se entrarem, azar. É melhor livrar-se agora desse peso morto e ver, quem sabe, se pinta lá adiante alguém capaz de arregimentar votos que ajudem a legenda a sair da enrascada em que se encontra.

Tudo errado

Quem serviu de fonte ao blogueiro Bacana o empanturrou de inverdades, a respeito do então vereador, agora titular da SEDUC, Luiz Cavalcanti. Que não foi vereador à época em que Pioneiro foi prefeito. Durante o primeiro mandato deste, o PT tinha como vereadores Antonio Carlos, Luís Freitas e João Amorim. No segundo mandato de Pioneiro, a bancada petista ficou reduzida a um membro, Juscelino Lisboa, com nenhum da legislatura anterior sendo reeleito.
Cavalcanti, ao contrário do que diz Bacana, era bastante combativo a ponto de ter contra si a ira dos demais pares, que tudo fizeram para cassar seu mandato. A relação era tão tensa que, certa vez, Luiz tirou licença e o suplente petista que assumiu tentou dar o golpe no titular impedindo-o de reassumir, dizem, motivado por milhares de razões oriundas de uma conta bancária. Portanto, é preciso ir mais a fundo na biografia do secretário para constatar sua grande contribuição para o engrandecimento do PT no estado. 

Todos por um(se o "um" não é por todos)

Algumas centenas de trabalhadores do Distrito Industrial de Ananindeua fecharam uma rua no município, em protesto contra uma obra de saneamento que começou em novembro último e foi abandonada pela Prefeitura, causando inúmeros prejuízos, pois, quando chove, a lama invade os comércios daquela área.
O que causa estranheza é que a tal rua passa ao lado da sede do Executivo e do Legislativo municipal, tudo indicando que não tenha havido qualquer reação de ambos à situação. Para alguns, a explicação desse alheamento dos políticos locais se dá por sua pouca frequência ao local. O prefeito não para em Ananindeua, preferindo as atividades perambulantes que lhe proporciona a presidência da FAMEP; e os vereadores adotaram a semana relâmpago de um dia de trabalho, daí não tendo como perceber o que se passa ao redor do imóvel onde deveria ser seu local de trabalho. De qualquer modo, caso o protesto obtenha êxito, todos serão beneficiados e a comunidade do DI saberá quem realmente foi responsável pelos melhoramentos que porventura ocorrerem.

Ele é um "gênio", mas não lembra

Deu na coluna de fofocas de O Globo, assinada por Ancelmo Gois, essa nota que retrata fielmente como o nosso representante biônico e ex-detento é prestigiado na cena política nacional:
"Do senador Flexa Ribeiro, tucano do Pará, ontem, numa audiência pública sobre o pré-sal, no Congresso:
eu... eu... eu tenho... uma...uma pergunta para fazer... muito importante para o debate... mas... mas... me fugiu agora."
Não é informado se o Senado Federal suspendeu suas atividades. À espera de que Flexa recupere o juízo.

Elevado Daniel Berg

A quem parece estar insatisfeito com o nome do novo equipamento público no cruzamento da Julio Cezar c/ a Pedro Álvares Cabral, a ser entregue à população no próximo domingo, é preciso esclarecer que a Lei Orgânica do Município de Belém determina ser a toponomástica municipal prerrogativa da Câmara Municipal de Belém e esta aprovou em plenário o diploma legal que homenageou um dos fundadores da Assembléia de Deus para aquele elevado. Aliás, como já havia ocorrido na antiga avenida 1º de Dezembro, que virou Papa João PauloII por decisão legal da CMB.
Portanto, que fique claro não ter o Governo do Estado nenhuma ingerência na denominação de locais públicos na cidade de Belém, embora possa sugerir que seja feita essa ou aquela homenagem, como, tudo indica, irá ocorrer no trecho que prolongará a avenida Independência, que virará avenida Dalcídio Jurandir.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Corrida contra o tempo

Um milhão e seiscentas mil pessoas assinaram as petições e um milhão e setecentas mil pessoas assinaram pela internet o projeto Ficha Limpa que, caso já estivesse em vigor, já estaria causando encrenca para 127 congressistas.
Porém, mesmo depois de aprovado sem qualquer emenda que o descaracterizasse, o referido projeto ainda estrá sujeito a uma decisão judicial que determinará se ele já vale para as eleições de 2010, ou se barrará apenas os candidatos a alcaides de 2012. Fica a impressão que "ficha suja" é parece vilão de novela: só é derrotado no último momento.

O futuro de Flexa

O ex-detento e senador biônico Flexa Ribeiro já tem pra onde ir assim que expirar o prazo de validade do mandato de Duciomar Costa no Senado federal.
Irá para o "Refúgio dos Derrotados", instalado na SABESP, onde fará companhia ao pernambucano Roberto Freire e ao matogrossense Antero Paes de Barros. O primeiro, repudiado pelo eleitor do seu estado, transformou seu partido em linha auxiliar dos tucanos, em troca dessa sinecura que lhe rende alguns milhares de reais/mês para nada fazer; o segundo, enxotado pelo eleitorado por suas ligações perigosas com o comendador Arcanjo, notório delinquente trancafiado em penitenciária de segurança máxima, homiziou-se naquela companhia paulista a fim de usufruir das mesmas benesses dispensadas ao ex-comunista.
Com Flexa, formar-se-á um trio de desocupados altamente oneroso ao contribuinte de São Paulo, fruto da insensibilidade tucana, que muito fala contra empreguismo, mas, como demonstra esse revoltante exemplo, o pratica da forma mais sórdida. Lamentável!

Combate à privataria

Eis aqui algumas revelações do criador do Plano Nacional de Banda Larga(PNBL), Rogério Santanna, que é também Secretário de Logística do Ministério do Planejamento, rememorando o aspecto deletério da privataria patrocinada pela tucanalha, seguramente o mais audacioso assalto aos cofres públicos realizado no Brasil.
Pinçado do sempre oportuno blog Conversa afiada, do jornalista Paulo Henrique Amorim.
- A banda larga brasileira é cara, lenta e localizada. Concentra-se nas classes A e B e ignora a classe C.
- O Brasil dispõe de uma rede paralela à das privadas, que é a infraestrutura de Eletronet, da Eletrobrás e da Petrobrás. A partir dessa rede, a Telebrás poderá entregar, em 2014, banda larga a 4278 municípios. Hoje, as telefônicas privadas declaram que só estão interessadas em 148 municípios.
- As telefônicas privadas cobram, hoje, em média, segundo o IPEA, R$96 mensais pela banda larga. Elas não querem sair do bembom do monopólio em que vivem - em dez anos de privatização não foram capazes de uma única inovação.
- O PNBL quer uma banda larga a R$30- R$35 mensais. O Zé Pedágio Serra é contra o Plano Nacional de Banda Larga, segundo PHA, é contra porque é filhote de FHC. Precisa dizer mais?

terça-feira, 11 de maio de 2010

Jogando pra platéia

Aturdido com a proximidade das eleições, quando o período da usurpação chegará ao final, Parsifal, aquele que desvia recursos da educação para finalidades outras e sonega impostos, tenta fazer média com a população do município de Tucuruí, apresentando emendas ao pedido de empréstimos feito pelo Executivo, destinando recursos para aquele município.
No entanto, como se trata mais de demagogia do que preocupação legítima, o deputado não eleito achou de usar a Santa Casa de Misericórdia como bode expiatório da malsinada média, desviando recursos de obras importantes, já em andamento naquele hospital, pois não consta que há projetos previamente elaborados para recebimento desses recursos em Tucuruí. É a velha tática de disponibilizar recursos públicos à finalidades não especificadas a fim de desviá-los para abastecer patrimônios pessoais e campanhas políticas. Tão ao gosto de certas figuras de nossa cena eleitoral.

Respirando( por aparelhos?)

D. Costa ainda respira. Parece que os pemedebistas apostavam na presença do juiz Paulo Jussara como garantia de celeridade. Não combinaram com os russos e acabaram tendo diante de si a juíza Vera Araújo, que pediu mais tempo para conhecer o processo e foi fator decisivo para o adiamento tão indesejado.
Assim, se forem pedidas vistas do processo, na semana que vem, o julgamento corre o risco de ficar até para o segundo semestre. Com isso, aquele desequilíbrio da balança, tão sonhado por Jader, motivado pela nova correlação de forças políticas, que daria ao PMDB o comando de Belém e Ananindeua, provavelmente ficará para outra ocasião.

João "Sem Medo"

Ante esse clima de consternação pela não convocação de Fulano ou Sicrano, para fazer parte da Seleção Brasileira, é sempre bom lembrar duas frases de João Saldanha, técnico que montou a seleção campeã de 1970.
Dizia ele, para evitar esse tipo de tiroteio pela não convocação de A ou B, " No Brasil, há noventa milhões de treinadores escalando a seleção. Vai jogar a que eu escalar"; e quando o ditador Médici manifestou simpatia pela escalação de Dario Peito de Aço, Saldanha retrucou, " Eu não me meto na nomeação de ministros, por isso não quero pitaco na seleção que eu escalo".
Por não aceitar esse tipo de interferência, Saldanha saiu antes da bola rolar, mas deixou um timaço e um grande exemplo de como montá-lo para ser campeão. E sem a presença de Dadá Maravilha, que foi convocado por Zagallo mas não jogou uma partida sequer, demonstrando que João Sem Medo tinha razão, ao contrário do carniceiro fardado.

A lenga lenga do jornalismo maluco e mentiroso

A futrica barbálhica(Diário do Pará) não se cansa  de praticar o jornalismo de empulhação. E o pior é que a coisa evoluiu de tal modo que já tem o desmentido do desmentido da mentira, entende? Não? É mais ou menos   como o avesso do avesso do avesso do avesso.
Ontem o RD "informava" o que todo o Brasil sabia ser mentira, de que o parto na porta do  Abelardo Santos ocorreu por falta de leitos naquele hospital. Hoje há a reposição da verdade(no RD), através do esclarecimento da SESPA, de que havia leito, mas a gestante fugiu do consultório, pois não queria submeter-se a parto normal, preferia cesariana com laqueadura.
No entanto, na página A5, em matéria assinada pela repórter Paloma Tavares, está dito " Recentemente, uma grávida que não foi atendida por falta de leito no Abelardo Santos deu à luz em uma praça em frente ao hospital..." Paloma deu uma pedrada nas asas da verdade e o jornal deu guarida à maldade. Fiel ao estilo delinquente tão bem definido por Edir Gaia: "Se os fatos não se adequam à versão, danem-se os fatos". Lamentável! 

segunda-feira, 10 de maio de 2010

From me to futrica barbálhica(Diário do Pará), entre outros tantos.

Eis aí o Dicionário de Sandices da mafiosa imprensa brasileira, magistralmente revelada no blog Cinema e Outras Artes:

Novo Dicionário da Imprensa Brasileira

Censura – Refere-se a toda e qualquer regulação que afete o sagrado direito da imprensa de difamar, mentir e agir como máfia.

Checagem de informação – Hábito dispendioso e supérfluo. Pode perfeitamente ser substituído pela publicação da seguinte nota: “Não foi possível confirmar a informação, tampouco desmenti-la”.

Diploma de Jornalista – Papel pintado e sem valor. Deveria ser vendido em papelarias.

Direito à informação - Direito assegurado ao público de receber as versões dos fatos tais como auferidas, editadas e formatadas pela imprensa de modo a moldá-las aos interesses desta.

Direito de Resposta – Extinto pelo venerando Gilmar Mendes após o fim da famigerada “Lei de Imprensa”, foi substituído pelo direito da mídia de continuar reiteradamente produzindo acusações, mesmo sem provas (ver verbete Presunção de Culpa).

Expert – Como a etimologia do termo sugere, jornalista que se destaca por ser especialista em sua área. Ou seja, especialista em justificar ou defender, em linguajar a um tempo acessível e pseudo-técnico (para simular conhecimentos superiores, inacessíveis aos demais mortais) políticas econômicas, administrativas e fiscais que interessem à corporação midiática para a qual trabalha.

Imparcialidade – Diz-se da capacidade de um órgão de imprensa (e, em decorrência, de seus jornalistas) de apoiar determinado candidato ou partido político sem assumir tal apoio.

Jornalista profissional – Serviçal mal remunerado, cuja função é repercutir os interesses da empresa em que trabalha. Servilismo, capacidade de bajulação, pouca bagagem cultural e ausência de espírito crítico são suas principais qualidades, ao lado da falta de caráter.

Liberdade de expressão – Diz-se do direito da imprensa de publicar o que quiser e como quiser, de acordo ou não com parâmetros éticos e deontológicos consagrados. Inclui o direito de omitir, reduzir a trecho(s) ou editar de forma manipulatória - inclusive para produzir sentido contrário ao que foi dito ou constatado - relato de atos, fatos, discursos e falas de terceiros.

Liberdade de imprensa – Segundo tese defendida publicamente pelo ministro do STF Carlos Ayres Britto, sumarizada em artigo de Eugênio Bucci, “A liberdade de imprensa deve ser entendida como um direito não limitado por outros direitos. Ela é um direito absoluto.” Estando acima da lei, a imprensa se considera, portanto, livre para publicar o que lhe der na telha, mesmo se mentiroso, difamante, criminoso ou racista. Não deve satisfações a ninguém.

Pesquisa eleitoral – Se feita por instituto correlato à empresa de comunicação, trata-se de evidência inquestionável do que acontecerá nas eleições. Se efetuado por terceiros, trata-se de uma simulação não confiável e tendenciosa, que deve ser posta sob suspeita e questionada judicialmente.

Presunção de Culpa – Inovação cívica trazida pela mídia ao anacrônico modelo jurídico do país. Ao invés de seguir o artigo 5º., inciso VLII da Constituição (“ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória”), a imprensa, como Primeiro Poder que é, se dá ao direito de exigir que o acusado prove que não é culpado. Foi identificada pelo professor da UnB e crítico de mídia Venício A. de Lima.

Tendências – Quesito particularmente importante na área econômica e em pesquisas eleitorais, deve ser auferido através da consulta a fontes, porta-vozes do mercado e eleitores em potencial que tenham em comum o fato de vocalizarem as tendências que o órgão de imprensa quer ver divulgadas em prol de seu próprio interesse.

Migração

Atenção, companheiro Rui Baiano! Será que o processo eleitoral dos bancários teve como efeito, entre outros, a migração do companheiro Marlon George do PT para o PSTU? Será que ele vai só ou vai acompanhado, melhor dizendo, vai acompanhando quem o incentivou a romper com a CSD bancária?
Caso saiba de alguma coisa, e você sempre sabe, conte, Rui, é preciso "ruminar" sobre esse fato inusitado.

Estilo demotucano

Modo demotucano  de governar, um apanhado pedagógico:
(I)
Serra alardeia a excelência de sua gestão na Saúde [ seu maior feito foi ter se apropriado da criação dos genéricos, obra do ministro Jamil Hadad que assinou o decreto no governo Itamara Franco). Sob seu governo, SP registra este ano um nível recorde de mortes por denge: 64 vítimas fatais desde janeiro,  o maior número desde 1990 (informações Folha, 10-05). Motivo? Falta de prevenção. Em 2008, a gestão Serra deixou de atender 2,2 milhões de pessoas em ações preventivas; o treinamento de profissionais também ficou aquém do planejado: 6.000 quando a meta eram 9.000. A 'gestão eficiente' rebate:  a culpa é da chuva e do calor... Em tempo: ações de prevenção visam justamente evitar o agravamento do quadro no verão tropical.

(II)
Serra diz que vai manter, até ampliar o Bolsa Família. Em São Paulo recursos destinados ao congênere tucano,‘Renda Cidadã,  tiveram um corte de apreciáveis 38%  de 2008 para 2009. No ano eleitoral de 2006, o programa atendia a 160 mil famílias; caiu para 137,3 mil em 2009; poderá crescer agora de novo, em sintonia com a eleição de outubro; o efeito sanfona reflete o ‘senso de oportunidade' ,digamos assim, do candidato do conservadorismo brasileiro  (com informações FSP, 09-05)
(III)
Serra diz que vai resolver a questão da violência com energia, além de prometer um novo Ministério da Segurança Pública -- 'separado da Justiça' . Em São Paulo, a polícia tucana matou  40% a mais neste 1º trimestre; o total de furtos caiu, mas a maior  violência, o homicídio,  cresceu 7% no Estado e assustadores 23% na capital.

(Serra diz qualquer coisa; e se desdiz em cada uma delas; Carta Maior)
 

domingo, 9 de maio de 2010

Não basta ser honesto... tem que parecer

Os gritos de protesto da torcida do Paissandu, acusando ter sido marmelada o RexPa de ontem que deu ao Remo o direito de decidir o 2º turno com o vencedor da outra semi final, pode até ser fruto de descontentamento com o desempenho da equipe bicolor, porém, eles significam também perplexidade diante do duplo comportamento de um time que entrou arrasador, fez logo um gol e depois caiu numa apatia total, quando não desinteresse no jogo a ponto de não chutar a gol no segundo tempo.
Como se trata de reincidência, justamente nos momentos em que o maior rival mais precisa, então, mesmo que não tenha sido obra delas, à torcida bicolor foi dado o direito a achar que houve interferência das bruxas. Paciência!

Fome insaciável

Trezentos e oitenta cargos na estrutura governamental do Executivo estadual, R$500 milhões disponíveis no Orçamento do ano que vem, fora as sinecuras plantadas em dois mandatos como governante, quando nenhum parente próximo ficou "desprevenido", não foram suficientes para matar a fome pemedebista por benesses do erário do Estado, este visto como uma presa a ser devorada.
Eis aí a explicação para tanta queixa. Eis aí o Raio X de um comportamento nocivo ao interesse público, externado com ares de indignação de quem se sente traído por não lhe ser permitido delinquir. Que cara de pau!

sábado, 8 de maio de 2010

Manifesto

O blog recebeu do Coletivo Treze Socialista, coordenado pelo valoroso reverendo Fernando Ponçadilha, cópia do manifesto à sociedade paraense, do qual publicamos o trecho a seguir:
"O atual governo está sendo cínicamente cobrado como se estivesse governando há décadas como disse um expert marqueteiro e, por conta da condição feminina da gestora, lá se vão toda sorte de preconceito e discriminação, com ácidas e desrespeitosas críticas, às vezes com charges de efeito, feitas em postagens do estardalhaço ou em notas de jornais atacando pessoalmente a governadora por pura discriminação de gênero e flagrante aviltamento.
E isso por conta dos interesses contrariados da "confraria privê" que durante mais de uma década impôs ao Estado um estilo predatório para carrear recursos públicos na atenção de demandas opulentas e faraônicas, cujo desdém com a coisa pública era tão abominável a ponto de se fazer obra para colocar borboletas em ar condicionado, construir rodovia em charco a peso de ouro, desativar o porto de Belém para construir bucolismos, vender a maior estatal de energia elétrica da região pra satisfazer a iniciativa privada, desativar o sistema público de saúde em conluio com particulares, tratar a questão da violência como "sensação de insegurança"...
De fato, um governo que criou o Bolsa-Trabalho, o Navegapará, o PTP, Via Metrópole, que promove a reorganização fundiária do estado, uma política habitacional voltada para a baixa renda só podemesmo é preocupar quem fragilizou a máquina pública durante anos em favor de interesses menores e agora tem medo do comparativo, por conta de um governo que está trabalhando a inversão de prioridades, na medida em que o foco de um governo popular deve ser esse mesmo: melhorar a vida das pessoas.
Isto posto, é hora de arregaçar as mangas partindo de maneira firme e decidida fazendo a hora e não esperando acontecer."

Interesse nacional resgatado

A entrega do primeiro navio da frota da Transpetro para transportar petróleo, feita ontem em Recife por Lula, constitui-se em mais uma bordoada na corja neoliberal demotucanopepessista, que destruiu a indústria naval brasileira e pagava milhões de dólares anualmente para alugar navios no exterior e, ainda, gerava empregos fora do Brasil pois contratava tripulações estrangeiras para conduzir esses navios. Agora, a construção desses navios( está prevista a entrega de mais dez), bem como seu uso comercial, proporcionará a geração de empregos para brasileiros, assim como as tripulações que conduzirão esses navios, além dessa economia de recursos com aluguel.
Com isso, Lula vai demonstrando que empresas como a Petrobrás, a Eletrobrás e aprópria Transpetro são parceiras de qualquer governo decente que queira o desenvolvimento nacional, com inclusão social.Quem se sente incomodado com o papel delas, predominantemente compostas por brasileiros que querem o melhor para a pátria, é justamente aquela elite que governa privilegiando interesses de uma minoria e de grupos de fora do país. Por isso, esse resgate do papel soberano do estado brasileiro pilotando um modelo de desenvolvimento que reduziu a miséria como nunca dantes em cinco séculos, não pode ser misturada à retórica velhaca de oportunistas que se apresentam dissimuladamente como continuadores, mas construiram sua trajetória política cevando o entreguismo que Lula derrotou. 

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Pescando nos gramados

Segundo o Repórter da Ditadura(70), foi graças ao "Pescador" que Paulo Henrique Ganso despontou para a fama, merecidamente alcançada no cenário futebolístico nacional.
Curioso é que o craque santista participou de um programa, domingo passado, na Rede Bandeirantes, que passou inclusive para Belém através da RBA, quando discorreu sobre o início de sua carreira em Ananindeua, na Tuna e no Paissandu, mas  não fez nenhuma referência ao "anzol" descobridor de talentos longe das águas. Será que é mais uma estória de pescador?

A nobreza de rapaces

Asdrúbal Bentes foi um autêntico campeão em responder processos, quando foi prefeito, e hoje só é deputado federal porque foi beneficiado por fazer parte de uma coligação vitoriosa.
Assim, suas lições de mnemônica devem ser relativizadas porque estão sob o império da Lei de Gerson( aquela que manda você sempre tentar levar vantagem em tudo), ou seja, manipulam a verdade dos fatos sem cerimônia.
O desastrado parlamentar tenta calar parlamentares do PT, atirando-lhes ao rosto uma insólita obrigação de silenciar ante as aleivosias e manobras pemedebistas contra o governo petista, pois há uma dívida de gratidão que ele(o deputado) julga ser maior do que qualquer "rebeldia". Esquece o beldroegas em tela que essa diretriz é restrita apenas aos vassalos do dono de seu partido não cabendo, com efeito, a qualquer membro de outro partido que se dê a respeito cumprir essa insolente norma.
Ademais, se o momento é de reminiscências, é bom lembrar que Jader Barbalho só se empenhou em juntar-se ao PT depois que ficou sabendo ser Almir Gabriel o candidato do PSDB ao governo do estado. Se fosse Jatene, a quem Barbalho se aliou, em 2002, para derrotar a candidata petista, seguramente o PMDB teria marchado com o "Pescador", pois obteve muito espaço naquele governo.
Já com Almir, que era o Governador do Estado quando Jader Barbalho foi preso, tudo indica que a relação seria outra. Como diz o adágio popular, cachorro mordido por cobra corre até de linguiça, provavelmente daí tenha surgido toda a generosidade pemedebista em contribuir para a vitória de Ana Júlia Carepa. O resto é manipulação oportunista de quem parece ter entrado em estado de tensão pré-eleitoral. 

Pra quê?

Enquanto os moradores de comunidades como os do residencial Olga Benário, em Águas Lindas, e do Icuí-Guajará, município de Ananindeua, rezam pela suspensão do período chuvoso, pois só assim poderão novamente andar pela ruas sem pisar em lama e água contaminada; o inoperante alcaide ananin, Hélder Barbalho, exercita, em Marabá, sua retórica demagógica apreendida desde tenra idade declarando, " Nós estamos juntando a vontade do povo brasileiro em trazer para a legalidade toda uma multidão de empreendedores, e a vontade do município de arrecadar mais."
Arrecadar mais pra quê? Para custear as constantes viagens de um prefeito alheio e ausente, que trata a segunda maior cidade do estado, e seus mais de 500 mil habitantes, como se fosse ainda um território composto apenas por chácaras que a elite visita aos finais de semana?
Pensando bem, só resta aos moradores de Ananindeua caprichar mais na reza não só pedindo que as chuvas deem um tempo, mas, também, para que esse tempo acelere um pouquinho seu ritmo fazendo com que chegue logo o período em que se tenha a oportunidade de escolher um novo prefeito. 

Insensatez

Se for, de fato, verídica a declaração de um professor, publicada hoje na coluna do jornalista Guilherme Augusto, a respei to do Projeto de Lei, enviado pelo Executivo ao Legislativo, dispondo sobre o Plano de Carreira do Magistério, ela retrata uma visão totalmente equivocada e profundamente populista do tal Plano.
Aliás, como a própria ementa indica, o disposto é sobre" O Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério Público da Educação Básica da Rede de Ensino do Estado do Pará", ou seja, disciplina as atividades fins específicas ao magistério e não se imiscui nas atividades meio, exercidas por agentes administrativos e apoio operacional, entre outros, esses regidos pelo Estatuto do Servidor Público, vale dizer, o servidor de nível médio ou operacional da SEDUC ou das escolas estaduais, faz parte da mesma categoria funcional de um servidor de qualquer outra Secretaria.
O objetivo principal desse PCCR que vai tramitar  na AL tem que estar pautado no reconhecimento da importância da carreira e na valorização dos seus agentes constituindo-se, com efeito, em fato preocupante a incompreensão de setores de dentro da própria categoria da importância de garantir que se afirme esse reconhecimento como conquista. 

quinta-feira, 6 de maio de 2010

A comparação necessária.

Feita pelo site Carta Maior e reproduzido pelo blog Viomundo, essa comparação entre a reta final do governo FHC com a do governo Lula é algo esclarecedor para contornar a lábia de malfeitores travestidos de sérios. Vejam só.

Carta Maior: O contraste entre o fim de dois mandatos

Contrastes entre dois finais de mandato:
da Carta Maior
Dia 6 de maio de 2001:
a) Brasil vive crise dramática de energia e aguarda o pronunciamento do Presidente Fernando Henrique Cardoso que anunciará o racionamento à Nação;
b) Folha Online: “Além de sofrer com o aumento das tarifas de energia elétrica, o brasileiro  ainda terá de gastar mais dinheiro para acender uma vela, em caso de apagões”.
c) preço do produto será reajustado devido ao aumento de 5,5% no valor da parafina,  vendida mais cara pela Petrobras desde o último dia 1º.
d) acidente com a plataforma P-36 que explodiu e afundou na Bacia de Campos  dia 20-03, causando 11 mortes, reduziu produção nacional de petróleo em  84.000 barris/dia
e)Agência Nacional de Petróleo (ANP) afirma que acidente foi causado por ”
“não-conformidades quanto a procedimentos operacionais de manutenção e de projeto” por parte da Petrobrás.
f) Folha On line: “Se os aumentos de tarifa não forem suficientes para reduzir o consumo de energia elétrica, brasileiros poderão ficar até quatro horas por dia no escuro”.
Dia 6 de maio de 2010:
a) governo anuncia o Plano Nacional da Banda Larga para garantir acesso de alta velocidade à Internet a 40 milhões de domicílios até 2014; a estatal Telebrás é capitalizada para assumir o comando da rede de transmissão.
b) Governo cria Eximbank para incentivar exportações e define incentivos fiscais com devolução rápida de tributos para alavancar vendas brasileirsas ao exterior;
c) Indústria de máquinas e equipamentos registra o melhor março da sua história este ano com faturamento de R$ 7,2 bilhões
d) IBGE: crescimento de 18% da produção industrial no 1º trimestre deste ano é a maior expansão trimestral desde o início da série histórica, em 1991.
e) Petrobrás prepara-se para realizar mega-capitalização destinada a investimentos da ordem de US$ 174 bilhões na exploração das reservas brasileiras do pré-sal, a principal descoberta de petróleo do mundo nas últimas décadas;
f) Oposição no Congresso  boicota votação das regras do pré-sal que garantem soberania nacional no controle e exploração das novas jazidas;
g) Serra, ex- ministro da Saúde e do Planejamento Econômico de FHC, apresenta-se novamente como candidato anti-Lula à Presidência da República; tucano, agora, diz que vai resolver problemas da economia com ‘tesão’.
.

Preocupações em demasia

Se já não bastasse a instalação da ALPA, em Marabá; da fábrica de biodiesel, em Tomé-Açu, agora volta a rondar o espaço da tucanalha o fantasma da possibilidade do Pará voltar a sediar a Copa do Mundo de 2014. Como defender tascas de luxo como genial modelo de gestão, diante da possibilidade de um outro que promove desenvolvimento econômico com inclusão social? Que coloca para  hoje a industrialização que nos governos anteriores não passava de lábia para iludir o eleitorado? E ainda prova que nossa exclusão como sede foi mais política do que outra coisa.
No fundo, o bestunto sabe que essa pescaria têm poucas chances de prosperar porque o "genial modelo" nem de longe é percebido pelo povo e o ex-dono dos postes está de saco cheio dos mesmos, conforme se pode inferir por suas declarações públicas. Então, só resta ao espaço seguir a sugestão daquele interessante filme alemão: corra torpe, corra!

Ao contrário.

É isso. Ao contrário do que pensam certos delinquentes da política profissional, o que está em baixa é um certo tipo de político que relaciona-se com o poder apenas para tirar proveito pessoal dessa relação. Como demonstra hoje o site Vermelho, aquelas organizações partidárias que gerenciaram por oito anos o projeto neoliberal demotucano definharam enormemente a ponto de hoje dependerem da atuação partidária da mídia que o sustenta, como bem frisou a chefa Judith.
Assim, apenas os resignados vassalos ainda pensam que os coronéis que os sustentam têm o poder que alardeiam ter. Na verdade, esses coronéis não passam de uma anacrônica tropa de "sargentos Getúlio" incapazes, como o personagem de João Ubaldo Ribeiro, de perceber a dinâmica política. Por isso, essa pantomima desses vassalos não causa preocupação. Apenas provocam hilariedade.

Porretada na privataria

A reativação da Telebrás gerindo o Plano Banda Larga, anunciado ontem pela ministra Erenice Guerra, é um duro golpe na privataria tucana e na mídia safada, que tira proveito das benesses oferecidas pelo governo FHC.
O governo promete internet rápida e barata para 39,8 milhões de lares brasileiros, até 2014, bem como oferece, já para este ano, esse serviço a cem cidades inclusive as capitais.
Abrindo mão de uma receita de R$25 milhões em impostos sobre a prestação desse serviço, o governo oferecerá banda larga às classes C e D a um preço que variará entreR$15,00 e R$35,00 e com uma velocidade até duas vezes maior do que a oferecida hoje.
É mais um mito neoliberal desmentido pela ação de um governo democrático e popular, demonstrando que serviços prestados à coletividade devem ser baseados na possibilidade de acesso oferecido a todos, e não a uns poucos que podem pagar por um serviço caro e elitizado.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Aviso importante

Amanhã, o inoperante alcaide ananin, Hélder Barbalho, estará em Marabá. Semana passada ele foi visto rapidamente em Belém, mais precisamente nas dependências da Assembléia Legislativa do Estado, daqui rumando para Brasília, de onde retornou para compromissos em alguns municípios da Região Nordeste do Estado.
Atenção povo de Ananindeua: fique atento para o noticiário de alguma rádio do hinterland paraense, pois, a qualquer momento, poderá ser noticiada alguma fortuita passagem do indigitado por essa cidade da qual, por acaso, ele é o prefeito.

Amigo urso

Em São Paulo, o PMDB está contra o PT e apoia o candidato tucano; nos estados do Acre e Bahia, os pemedebistas tentarão tirar diretamente o PT do poder; em Pernambuco, nem os tucanos levam tanta fé no Serra quanto os pemedebistas; no Paraná,  o PMDB também marchará com os tucanos; no Amazonas, tudo leva a crer que o companheiro de chapa do pemedebista Eduardo Braga para o Senado Federal será o já moribundo político tucano Arthur Virgílio; no Pará, a futrica barbálhica(Diário do Pará) dá bem a dimensão da "simpatia" que pemedebistas nutrem por petistas. E, pra não dizerem que só falei de espinhos, no Piauí parece que finalmente sairá um acordo entre PTxPMDB, após oito anos de cipó de arueira na mão do então pemedebista Mão Santa, para dar no lombo petista com a ajuda do demo Heráclito Fortes.
Com o aconchego de um aliado desses quem tem tempo para se preocupar com adversários?

Ainda, a copa do mundo

Sobre  o atraso nas obras para a Copa de 2014, o colunista gobal Ancelmo Gois revela hoje que a governadora Ana Júlia Carepa colocou o Pará à disposição da CBF, caso esta perceba que alguma das escolhidas não terá condições de cumprir com os compromissos assumidos ante a FIFA, pois o nosso estado, mesmo sendo preterido, não paralisou as obras viárias que facilitarão o acesso do público ao estádio, estando algumas dessas obras até para serem inauguradas.
Segundo declarações do Ministro dos Esportes Orlando Silva, a CBF tem como outra alternativa reduzir o número de sedes para oito, em vez de doze. Porém, esta pode ser uma declaração visando não ferir suscetibilidades de quem se sentir frustrado por não ter o seu dever de casa, na medida em que oito é um número muito reduzido para abrigar jogos de 32 seleções, por isso, a substituição de uma ou duas venha ser o remédio mais indicado para resguardar a saúde do evento. 

"Especialistas"

Primeiro foi o secretário de saúde de Belém, o "engenheiro-obstetra" Sérgio Pimentel, que garantiu ser autêntica a gravidez da jovem Lana Pimenta, que acusa terem raptado seu bebê; agora é a "delegada-psicóloga" Maria Cristina, que encerra o caso sentenciando que não existe gravidez alguma, pois tudo não passou de fantasia da dita jovem.
Assim a futrica barbálhica(Diário do Pará) vai "informando" seus leitores a partir das mais abalizadas opiniões de especialistas inovadores, deixando para trás vozes anacrônicas que se preocupam em demasia com a ciência e deixam de lado esse frisson jornalístico que dá tempero à vida. Como é inovadora essa futrica(Diário).

terça-feira, 4 de maio de 2010

Dignidade

Parabéns ao companheiro Fábio Castro, ex-secretário de comunicação do governo Ana júlia, pela recusa em fazer parte de um juri montado pela revista Veja a fim de avaliar bares e restaurantes da cidade.
Claro, se não acreditamos na idoneidade de tal publicação por quê participar de um concurso que ela promove?
Mesmo se tratando de um concurso que tem por finalidade premiar quem melhor oferece serviços de diversão e gastronomia, nada indica que devemos chancelar esse tipo de "autoridade" que a priori determina o que presta e o que não presta.

"Inovador"

Matéria veiculada há pouco, pelo jornal da Tv Liberal, mostra que o inoperante e prejudicial alcaide ananin, Hélder Barbalho, está instalando no conjunto Cidade Nova uma espécie de "caçapódromo", tal é a quantidade de buracos que prolifera naquele conjunto.
Obviamente que isso se dá por absoluta omissão, já que até hoje essa mesma população espera alguma ação do mal afamado prefeito que, tudo indica, adotou o estilo do cleptoalcaide de Belém D. Costa, o de gestão a distância. Quanto mais longe melhor. Para eles. Lamentável!

Promete

Se a popularidade for confirmada nas urnas, deveremos ter como futuros legisladores federais e estaduais nomes como os de Romário, Edmundo, Vampeta, Dedé santana, Tati quebra Barraco, Mulher Melão, Kleber Bambam, entre outros.
Vejamos se esses ídolos populares surpreendem positivamente, ao tomar o lugar de políticos profissionais, contribuindo para que o Poder Legislativo priorize os interesses do seu patrão(o povo),  acabando com as mazelas tipo uso indecente de passagens aéreas, frete de jatinhos, tráfico de influência, gazeta, nepotismo e outros que tais que fazem atualmente o parlamento brasileiro ser uma das instituições mais desacreditadas pela população. 

Chamado de concursados

A edição de hoje do Diário Oficial do Estado traz oito decretos tornando sem efeito a nomeação de quase 130 concursados, que forma nomeados " mas não tomaram posse dentro do prazo previsto em lei". A grande maioria desses que desdenharam o ingresso no serviço público, estava nomeada para municípios como Tailândia, Nova Ipixuna, Aveiro, Trairão, Belterra, Portel, Breves, Itaituba, São João da Ponta, certamente, onde há flagrante necessidade de mão de obra qualificada que preste um serviço público de qualidade àquelas populações.
Infelizmente, aquela associação chinfrim que vive a protestar por nomeações dessa natureza esqueceu-se de prestar um serviço mais relevante à população, qual seja, o de conscientizar os pleiteantes a cargos públicos de que o principal papel do funcionário é bem servir o público, não importa em que município, pois só assim a sociedade verá a meritocracia consolidada como critério fundamental para ingresso no serviço público.

Copa do Mundo outra vez.

A "mijada" que o secretário-geral da FIFA, Jerome Valcke, deu no presidente da CBF, Ricardo Teixeira, ontem, enfatizando que não adianta chorar, e sim colocar mãos à obra para preparar os estádios nas sedes escolhidas para a Copa de 2014, desnuda a farsa do tal critério técnico que teria sido adotado, bem como desmascara o proselitismo dos boquirrotos da imprensa que foram atrás dessa conversa fiada, muito repetida pelos senadores Mário "Contravenção Penal" e Flexa "Sonegação Superfaturamento", que torceram mesquinhamente para que Belém ficasse de fora, pois achavam que a inclusão de nossa capital favoreceria politicamente a reeleição da governadora Ana Júlia Carepa.
Vamos ver como Teixeira se mexe para manter sedes como Natal, cuja escolha teria sido um voto de agradecimento ao senador Agripino Maia, por este sido decisivo na barração da convocação de Ricardo para depor na CPI do Futebol. Está provado que esses conluios só dão prejuízos, jamais receitas, e é a mágica dessa transformação que o ex-genro de Havelange terá de fazer para evitar o vexame.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Doença

Ontem, na futrica barbálhica(Diário do Pará), foi publicada uma declaração do ex-Governador Almir Gabriel que deve ter deixado muita gente intrigada. Dizia Almir que Jatene não será o candidato tucano ao governo do estado, pois está com a saúde combalida para tocar uma campanha desgastante como a que teremos pela frente.
No entanto, Jatene é sempre notícia frequentando bares, restaurantes e eventos relativos à pescaria. Ora, se isso não exige saúde de Hércules, também não é programa para quem inspira cuidados médicos e preocupação de familiares e amigos. A não ser que Almir esteja falando no sentido metafórico e o "mal" que acomete Simão seja tardiamente o mesmo que dizimou uma plêiade de certa corrente literária. Provavelmente, Gabriel sabe coisas que o povo não sabe e pretende revelar em doses homeopáticas. Que interessante! 
 

Tolice

É uma grande bobagem achar que a governadora dependerá do PMDB, caso ela imploda a 3ª Via sonhada por Barbalho para derrotá-la. Se puxar o PR e o PTB, a sigla de propriedade de Jáder vem por atração natural, mesmo que esperneando, pois um candidato laranja não garante a eleição de um senador pemedebista, ainda que esse candidato seja Jader Barbalho.
Quanto ao que sai na imprensa, aqui e alhures, mais que análises, são, na verdade, manifestações da vontade de caciques inconformados com os rumos que a política toma, já não tão dependentes de suas vontades e muito menos do que escreve essa imprensa tendenciosa e conservadora.

sábado, 1 de maio de 2010

Bela imagem!

A mais bela imagem deste 1º de Maio foi quase proibida ao povo brasileiro, passando na tela da televisão uns poucos segundos e acompanhada por um texto discretíssimo.
Trata-se da celebração feita em Cuba, reunindo um milhão de pessoas, para lembrar que se trata de um país pobre, mas que pode reunir trabalhadores e governantes em um evento dessa magnitude e, o que é melhor, sem a presença de patrões, seja neste ou nos outros dias subsequentes. Quem sabe, um dia, esse não será o grande barato do mundo, em que as pessoas viverão, trabalharão e amarão livres das amarras da opressão.

Fala o roto do esfarrapado......

A futrica barbálhica(Diário do Pará) traz matéria, hoje, a respeito da indigência de dezenas de municípios paraenses no que diz respeito à disponibilização de bibliotecas à população.
Para ser coerente, deveria expor a situação do município de Ananindeua, onde pululam tascas, biroscas, ocupação desordenada dos espaços públicos, mas não dispõe de uma biblioteca digna deste nome para atender uma população de mais de 500 mil habitantes; assim como não conta com cinemas, teatros ou quaisquer outros equipamentos culturais que contribuam para formar consciência crítica na juventude do município. Uma pena!

Traíra

Jáder Barbalho elegeu-se governador, em1982, porque usou a máquina do estado disponibilizada pelo governador que o antecedeu, Alacid Nunes. Depois de empossado, deu um pontapé como agradecimento e fez tudo diferente do que havia prometido em palanque; depois, elegeu Hélio Gueiros seu sucessor, mas não conseguiu fazer deste marionete que obedecesse cegamente as ordens barbálhicas. Brigaram e a acusação mais amena que trocaram foi a de gatuno, por sinal, dita com tanta ênfase e robustecida por tantos fatos citados que a população percebeu que ambos estavam cobertos de razão nas acusações.
Em 1990, Barbalho volta ao governo ajudado por uma coligação de "probos", que comportava de representantes da contravenção penal(Mário Couto) à de grileiros(Vavá Mutran) passando por figuras sombrias, tipo Márcio Rambo, Wirland Freire e outros grandes contribuintes, tanto da campanha barbálhica quanto para fazer do nosso Estado o detentor do título de terra sem lei.
Desde então, para conviver com a hostilidade da maioria do eleitorado, adotou a tática da onipresença em quantos palanques houvessem, chegando ao cúmulo de concorrer ao governodo estado, em 1998, mas celebrar acordos com o adversário que garantissem a ele uma boquinha no futuro governo.
Hoje, inconformado com o profundo corte operado em suas asas, escancara seu modus operandi bandido negociando, por um lado, o reatamento da aliança com o atual governo e, por outro, fazendo eco à insólita revolta de Simão "Pescador" contra a justiça que o flagrou em delito e o mandou reenquadrar-se aos princípios que ele teima em burlar há quase dez anos.
Inegavelmente, Jáder ainda é um dos mais importantes atores da cena política paraense. Mas, quem quiser te-lo como aliado, deve sempre estar ciente de que isto se trata de uma espécie de travessia do lago por parte da rã(sem vínculo com a SUDAM) dando carona ao escorpião.