Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quarta-feira, 31 de março de 2010

Será que agora sai?

O pedido de licença do vice-Prefeito de Belém, Anivaldo Vale, e a desincompatibilização do super-secretário ananin, Hildegardo Nunes, sinaliza que Jáder Barbalho pode ter chegado à fórmula da 3ª Via buscada há meses com o intuito de fragilizar o governo Ana Júlia e dar a Barbalho maior poder de fogo em um eventual 2º turno.
O desenho pode ser Anivaldo, gov. do Estado; Hildegardo, vice; Jáder, prioritário para o Senado, com a segunda vaga aberta para quem mais vier. Seria uma chapa bastante competitiva, principalmente porque teria fortes candidatos à Câmara Federal, causando um estrago muito grande no ninho tucano, já que o governo petista tem um patamar mínimo de 30% e é nome certo no segundo turno, caso haja 2º turno. Será que é isso? Ou, nem isso Jáder conseguiu? Vamos ver.

Receita Juvenil

O juiz federal Edson Grillo, com assento no tribunal Regional Eleitoral, suspendeu os efeitos da decisão do juiz Geraldo Leite, da 18ª Zona Eleitoral, por alegada incompetência deste para esse tipo de tomada de decisão.
O efeito prático da decisão do juiz federal é liberar a panacéia juvenil para a cura dos males da população altamirense, em troca miraculosa de votos na medida em que remédio grátis há, já almoço...

Dias melhores hão de vir

A anunciada desistência da entidade mantenedora do CESUPA de continuar administrando o Hospital Metropolitano é notícia alvissareira para a população desta região, que passa agora a contar com a perspectiva de um atendiento universalizado de fato.
Todos lembram que a escolha dessa tal ACEPA significou mais um presente tucano à iniciativa privada, à revelia de estudantes de medicina da UEPA, assim como à margem da opinião da comunidade acadêmica, que não foi ouvida a respeito da escolha de quem deveria dirigir aquele hospital.
Agora, com a tal desistência, que significa igualmente confissão de incapacidade para o exercício da função, surge a esperança de que uma gestão efetivamente pública devolva o HM ao atendimento de quem realmente precisa de saúde pública.

terça-feira, 30 de março de 2010

Sensacionalismo futriqueiro

A especulação, a respeito de um possível pedido de intervenção no Pará por contada negociação dos precatórios devidos, não passa de sensacionalismo barato de quem imagina o leitor tão idiota como quem escreve.
O Estado está amparado em Emenda Constitucional vigente, que lhe dá 15 anos para saldar a referida dívida. Ora, se a OAB vai ao Supremo para derrubar essa EC, só se a dita cuja cair é que o governo paraense terá de se adequar à norma que o STF declarar vigente, logo, que fique claro, a ação da OAB é contra a Emenda Constitucional que deu 15 anos de prazo para que os estados paguem seus precatórios e o Pará está seguindo essa diretriz. Quem não está são Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraiba e mais dois estados que têm 15 dias para se pronunciarem sob pena de sofrerem pedido de intervenção federal pedido pelo Supremo. Será que é tão difícil ser honesto?

Fazendo história

Amanhã a governadora Ana Júlia Carepa inscreve definitivamente seu nome na história deste estado, na solenidade de entrega da licença de operação da ALPA, dando início a um processo de industrialização do aço capaz de atrair um sem número de idústrias para o Pará que permitiá a verticalização desse produto e nos tirando definitivamente da condição de meros exportadores de matéria prima.
Pode ser que haja gente que ache isso pouco, porém a história não é escrita por acontecimentos efêmeros, mas é feita pelo legado que deixa para as gerações futuras. Eis, com efeito, algo a ser usufruido pelos nossos descendentes e que até um passado recente parecia inalcançável. Parabéns, Governadora!

domingo, 28 de março de 2010

Datafolha? Quá, quá, quá...

Prestes a lançar sua candidatura à Presidência da República e vendo sua tropa de moral baixa, Zé Pedágio Serra recorreu à FSP( que tanto pode ser Folha de São Paulo quanto Folha Serra Presidente) para inventar factóide e tentar dar nova motivação aos seus. Assim, surge a pesquisa Datafolha, publicada curiosamente ontem, fato nada usual pois pesquisas geralmente são publicadas aos domingos na FSP.
Obviamente que os números são plenamente favoráveis ao Zé Alagão, que subiu 4 pontos, em relação a última pesquisa, estando agora com 36%; enquanto Dilma caiu um ponto, em relação a anterior, estando agora com 27%, fato festejado até na futrica barbálhica(Diário do Pará) mais precisamente naquela coluna recheada de "notas", o que converge para o que está posto naquela pesquisa paraguaia encomendada por Ali Barbalho, de resto tão séria quanto essa do data da folha, como diz Paulo Henrique Amorim.
Infelizmente, para os eufóricos de ocasião, a FSP não destacou um fato que é pura água gelada nessa fervura momentânea. É que na pesquisa espontânea Dilma subiu de 10% para 12%, enquanto Zé Pedágio continua com os 8% da anterior; além do que, nessa espontânea, Lula tem 8%, o candidato de Lula tem 3% e o candidato do PT tem 1%, ou seja, tudo somado dá 24% para Dilma, enquanto Zé tem apenas 8%.
Quanto a essa disparidade entre espontânea e estimulada, certamente tem tudo a ver com manipulação grosseira e criminosa usual no comportamento desse delinquente veículo de comunicação e não causa mais estranheza.

sábado, 27 de março de 2010

Onde está a Esquerda.

Eis o belo artigo do Professor Emir Sader a respeito de determinadas posições, supostamente de esquerda, porém com resultados inversos aos buscados.
Cambalache? tudo é igual: Dilma ou Serra?
A candidatura da Marina, as do Psol, do PSTU, do PCB e outras eventuais do mesmo campo, têm algo em comum: tentar caracterizar que o PT e o PSDB seriam variações da mesma alternativa. Daí deduzem a necessidade de outra candidatura, buscando romper o que consideram uma falsa alternativa. Daí também, implicitamente, a posição de abstenção ou voto em um segundo turno em que se enfrentassem Dilma a Serra.

Essa tentativa de igualização das duas candidaturas é essencial para que se tente aparecer como superação do que seria uma falsa dualidade e aponta, entre outras coisas, para um voto branco em um eventual segundo turno entre Dilma e Serra, de forma coerente com essa análise. Foi o que aconteceu no segundo turno entre Lula e Alckmin.

Para nos darmos conta do absurdo dessa posição, basta fazer o exercício de imaginar o que teria sido do Brasil com quatro anos de mandato de Alckmin no lugar de Lula – incluindo o enfrentamento da crise internacional. Não se conhece nenhum balanço autocrítico dos setores de esquerda, o que supõe que a mantêm, agora com o agregado de Marina, que em 2006, ainda ministra do governo, fez campanha ativamente, no primeiro e no segundo turno, o que faz pensar que quando ocupava aquele cargo, sua posição era uma, quando teve que deixar o governo, mudou de avaliacao sobre o governo Lula e também sobre o caráter do bloco tucano-demista, haja vista suas fraternais relações com estes atualmente. (Fazendo temer até mesmo que os apóie, expressa ou veladamente no segundo turno.)

A incompreensão das diferenças entre as candidaturas da Dilma e do Serra decorre da incompreensão da realidade brasileira atual, o que permite esse e outros equívocos. Considerar que o bloco tucano-demista é similar ao bloco governista e que um governo da Dilma ou do Serra seriam similares para o Brasil corresponde a não dar valor à política internacional do governo atual, às políticas sociais, ao papel do Estado, à inserção internacional do Brasil – entre outros tantos temas.

Quem não sabe localizar onde está a direita, corre o grave risco de se aliar a ela. Um aliado moderado – um governo de centro-esquerda – é radicalmente diferente de um inimigo. Ao contrário da avaliação dos setores radicais que deixaram o PT, o governo mudou e mudou para melhor, desde que Dilma Rousseff substituiu Palocci como ministro coordenador do governo. Quem acreditou que o governo estava em disputa e que era possível um resgate seu pela esquerda, acertou, enquanto que os que tiveram uma avaliação puramente moral, acreditando que o governo tinha “mordido a maçã” do pecado da traição, caminhando para ser cada vez pior, erraram, se isolaram e desapareceram do campo político, lutando agora apenas por uma sobrevivência mínima no plano parlamentar.

Considerar que um governo da Dilma ou do Serra seriam a mesma coisa - assim como consideraram que o Brasil com Lula, nestes quatro anos, é o mesmo que teria sido com 4 anos de governo de Alckmin - é não valorizar o que significa a prioridade da integração regional e das alianças com o Sul do mundo, em contraste com os Tratados de Livre Comércio – a que o governo de FHC levava o Brasil – e com as alianças prioritárias com os países do centro do capitalismo, objetivo dos tucanos.

É não levar em conta as diferenças de enfrentamento da crise do governo FHC – de que Serra foi ministro nos dois mandatos – e a forma de enfrentá-la do governo Lula, com um papel ativo do Estado, com a diminuição e não o aumento da taxa de juros, com os aumentos salariais acima da inflação, com a rápida recuperação do nível do emprego, com a manutenção das políticas sociais.

É não considerar as diferenças substanciais entre o Banco do Brasil comprar a Nossa Caixa, mantendo-a como banco público, evitando que um banco paulista mais fosse privatizado pelos tucanos – o Banespa foi vendido a um banco espanhol e a Nossa Caixa teria destino similar, não fosse o atuação do BB.

Esses e outros aspectos ajudam a diferenciar e a projetar governos muito distintos no futuro – veja-se a equipe econômica do Serra, para se ter idéia, além dos ministérios que entregaria para o DEM.

Quando uma força de esquerda se equivoca sobre a polarização do campo político, querendo desconhecê-la, conforme seus desejos subjetivos, se torna intranscendente, não acumula capacidade de intervenção política. E, pior, a ação que logra obter, pode perfeitamente favorecer a direita, seja de forma explícita ou implícita.

A incapacidade de compreender a polarização política no Brasil de hoje entre dois blocos de forças claramente diferenciados inviabiliza uma política de construção de uma frente ampla de esquerda, com o sectarismo fazendo com que nem sequer entre si os grupos mais radicais da esquerda consigam coligar.
Postado por Emir Sader.

Casa de ferreiro, espeto de pau

O ex-contraventor penal e atual senador, Mário Couto, festejou sorrateiramente uma possível intervenção federal no Pará, naquele pedido gaiato da Miss Desmatamento, acompanhada do "conselheiro" para assuntos de Eldorado do Carajás, já rechaçado pelo Supremo Tribunal Federal.
Agora, é anunciado que o mesmo STF deu 15 dias de prazo para São Paulo, Rio Grande do Sul e mais quatro estados apresentarem um cronograma detalhado para pagamento de precatórios, caso contrário serão colocados esses estados sob intervenção federal. Assim, muito trabalho terá o ex-presidente da agremiação carnavalesca Arco Iris, junto com a bancada demotucana, para livrar os correligionários Zé Pedágio e a cleptogestora Ieda das garras da lei e permitir que continuem controlando politicamente os estados que governam(?). Que dureza, zoológico senador!

Eu odeio!

"Os Inquietos" da futrica barbálhica(Diário do Pará), o jornal da raiva humana, continuam laborando em equívoco colossal por dar crédito excessivo à fonte ressentida que os abastece de informações a respeito de situações envolvendo o PT eo Governo Ana Júlia. Não que a indigitada fonte seja totalmente desprovida de conhecimento dos fatos, não é isso. Acontece que, como ela carrega na mágoa ao passar adiante o que sabe, sua versão fica contaminada e a "dose" de raiva extrapola o limite da verossimilhança, contaminando a credibilidade da notícia.
Nesse caso da SEDUC, de verídico restou apenas o que foi observado em público, mas isso O Liberal já havia noticiado. Aí ficou a sensação de que, tanto a dita fonte ressentida quanto as "inquietas" repórteres passaram batidas nos fatos, restando para o noticiário da futrica(Diário) apenas o sensacionalismo costumeiro. Lamentável!

sexta-feira, 26 de março de 2010

Ressalva

O ex-Ministro da Saúde humberto Costa foi absolvido, ontem, pelo Tribunal Regional Federal da 5ª região, de qualquer envolvimento com a máfia do sangue, que resultou na Operação Vampiro da polícia Federal e gerou um inquérito que corre em segredo de justiça.
Como sempre, a tendenciosa imprensa brasileira não deu destaque à abssolvição de Humberto da forma como havia dado à suspeição. Agora, dará menos atenção ainda ao caso, simplesmente porque o petista foi excluído de qualquer culpa, mas Zé Pedágio Serra continua sendo suspeito de ter contribuido com aquela máfia, conforme declarou o sr. Vedoin, principal suspeito de ser o executor da trambicagem.

Ainda Cuba

Deu no blog do Miro e é sempre bom divulgar para que não fique apenas a versão da imprensa corrupta e vendida.
O terrorismo midiático contra Cuba
A “greve de fome” e a morte de Orlando Zapata desencadearam uma nova onda midiática contra Cuba. Jornalões decadentes e poderosas redes de televisão dos EUA e da Europa deflagraram a ofensiva e logo foram seguidos servilmente pelos barões da mídia colonizada do Brasil. Quase todos os dias, Estadão, Folha e Globo lotam páginas para satanizar o regime cubano, tentando fazer a cabeça dos tais “formadores de opinião”. Já as emissoras de televisão, em especial a TV Globo, massificam o terrorismo midiático para milhões de inocentes telespectadores.

A hipocrisia da mídia é repugnante. Ela tem o cinismo de transformar um deliquente comum em preso político. Zapata, o novo herói do imperialismo e da mídia, nunca sequer figurou na lista de “prisioneiros de consciência” do Conselho de Direitos Humanos da ONU, sempre tão rigoroso contra Cuba. Seus problemas com a justiça cubana eram antigos e sua folha corrida era imensa: “violação de domícilio” (1993), “lesões menos graves”, “furto”, “porte de arma branca”, “fratura do crânio de uma vítima com uso de machado” (2000) e “perturbação da ordem pública” (2002).

“Milagrosa metamorfose” de Zapata

Apesar dos crimes comuns, a justiça cubana ainda permitiu que Zapata fosse libertado sob fiança em março de 2003. Poucos meses depois, ele cometeria novos crimes, sendo detido e condenado a três anos de prisão. Mas a sentença foi dilatada devido à péssima conduta na cadeia. Foi neste período que o delinqüente comum foi abordado pela chamada “dissidência cubana”, financiada pelo Departamento de Estado dos EUA e pelas fundações de fachada da CIA.

Como relata o sociólogo Atílio Borón, “é neste marco que se produz sua milagrosa metamorfose: o meliante repetidamente encarcerado por cometer numerosos delitos comuns se converte em um ardente cidadão que decide consagrar sua vida à promoção da ‘liberdade’ e da ‘democracia’ em Cuba. Espertamente recrutado por setores da ‘dissidência política’ cubana, sempre desejosa de conta com um mártir em suas esquálidas fileiras, impulsionaram-o irresponsavelmente e com total desprezo pela sua pessoa a levar adiante uma greve de fome até o final”.

Mentiras sobre presos e torturados

A sua lamentável morte, ocorrida apesar dos esforços dos médicos cubanos para evitá-la, deu a senha para a nova ofensiva midiática contra a ilha rebelde. A desinformação é total. Fala-se em milhares de presos políticos e torturados em Cuba. Pura mentira. Até suspeitas ONGs de direitos humanos reconhecem que há “menos de 50 prisioneiros de consciência” no país – bem menos do que os 7.500 da Colômbia, que a mídia omite. Elas também nunca registraram casos de torturas em Cuba – a não ser na base militar dos EUA em Guantánamo, famosa por suas barbáries.

Além disso, a maioria dos “presos políticos cubanos” tem notórios vínculos com o imperialismo, recebe dólares da CIA e freqüenta assiduamente o Escritório de Interesses dos EUA em Havana. Em qualquer outro país, eles seriam condenados por alta traição. O Código Penal dos EUA, por exemplo, prevê pena de 20 anos para que proponha a derrubada do governo constitucional; de 10 anos de prisão para quem emita “falsas declarações com o objetivo de atentar contra os interesses da nação”; e de três anos para quem “mantenha relação com governos estrangeiros”.

O medo da revolução cubana

O veneno midiático contra Cuba, inclusive o destilado pela colonizada mídia nativa, tem vários motivos. Ela não tolera que esta ilha rebelde resista a 50 anos de criminiso bloqueio econômico, que já resultou em bilhões de prejuízos ao povo cubano. Ela não compreende porque mais de 640 tentativas de assassinato do líder da revolução, Fidel Castro, tenham falhado. Ela quer apagar os exemplos cubanos, que ainda animam as lutas de povos de vários países com as suas avançadas políticas sociais, sua heróica defesa da soberania nacional e sua solidariedade internacionalista.

Em síntese, como aponta Azaela Robles num didático artigo no sítio Rebelión, a mídia burguesa não aceita as conquistas da revolução cubana. “No autoproclamado ‘mundo livre’ (o mundo que sofre no sistema capitalista), a cada sete segundos uma criança de menos de dez anos morre de fome. Nenhuma delas é cubana. Segundo a FAO, 842 milhões de pessoas sofrem de desnutrição crônica. Nenhuma delas é cubana. No ‘mundo livre’, 200 milhões de crianças vivem e dormem nas ruas. Nehuma delas é cubana... Anualmente, quase dois milhões de jovens morrem no mundo somente por falta de água potável e saneameno básico. Nenhum morre em Cuba por esta causa”.

Manifesto “em defesa de Cuba”

Diante deste brutal terrorismo midiático, os movimentos sociais e as forças progressistas devem erguer a sua voz em defesa da soberania cubana e contra os novos intentos desastabilizadores do imperialismo. Como afirma o manifesto “Em defesa de Cuba”, assinado por intelectuais, artistas e lutadores sociais que integram a Rede Mundial em Defesa da Humanidade (RDH), é urgente se contrapor a esta nova ofensiva do imperialismo e de sua mídia venal.

“Pretender justificar a intromissão nos assuntos políticos internos do povo cubano manipulando midiaticamente o caso Orlando Zapata – deliquente comum e não um preso político – coincide com as políticas contra-insurgentes que se aplicam na América Latina para deter os processos de transformação emancipadora em curso na região... Ela se soma ao criminoso bloqueio imposto ao povo cubano pelo simples fato dele não aceitar imposições e defender o direito a decidir seu destino com dignidade e independência”, afirma o manifesto, que continua aberto às adesões.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Conluio Estadão/Tucanos esconde bandalheira

Zé Dirceu flagrou hoje como a cumplicidade entre as Organizações Serra(Globo, Veja, Folha, Estadão entre outros) e o conluio demotucano furtam dinheiro público e ainda fazem pose de paladinos da moralidade. Vejam só a bandalheira.
"Ao ver a manchete "Três executivos da Alstom são presos no Reino Unido" no Estadão de hoje, confesso a vocês que fiquei curioso sobre a acrobacia que o jornal dos Mesquitas faria para dar a notícia sem associá-la a seu editor-mór, José Serra, governador de São Paulo e candidato ao Palácio do Planalto.

Dito e feito: a matéria não traz para os leitores do Estadão uma única linha lembrando que a Alstom é processada pela Justiça na Europa (França e Suíça) acusada de ter pago milionários subornos aos políticos do PSDB paulista e aos integrantes dos governos tucanos de Mário Covas, Geraldo Alckmin e José Serra em troca de contratos com estatais.

Na matéria nada, absolutamente nada sobre os tucanos que receberam a propina dos executivos da Alstom! Todos foram ocultados pelo termo "funcionários públicos brasileiros", vejam: "Três executivos do Conselho da Alstom foram presos no Reino Unido por suspeita de pagar ou deter informações do pagamento de propinas a funcionários públicos brasileiros e de outros países em troca de contratos", diz o jornal.

Segundo as investigações, o dinheiro saía da multinacional na França, passava pelo escritório no Reino Unido e chegava às mãos dos tucanos paulistas que garantiam a vitória da Alstom em contratos públicos como os do Metrô, CPTM e Eletropaulo. Por mais que os tucanos queiram esconder e impeçam a instauração de uma CPI para apurar o caso, hoje todos sabem do episódio, bem como das suspeitas de superfaturamento do Metro de Brasília, no governo de José Roberto Arruda do DEM, o candidato a vice-presidente sonhado e agora preso na Polícia Federal.

Agora, o que nem o Estadão, nem os tucanos parecem saber é que o povo não é bobo. Sabe do conluio Alstom-PSDB-governos tucanos paulistas e da política do PSDB de controle da mídia - vide notícias como essa - e de impedir a criação de uma CPI."

O Show da Vida

Reabertura do Parazão, ontem, no Mangueirão, jogavam São Raimundo e Santa Rosa para um público de cento e sessenta testemunhas. O Santa sai na frente e mantém o resultado até o final do primeiro tempo.
No segundo tempo, o São Raimundo vai pra cima e empata o jogo. Já quase no final, o Pantera santareno faz o segundo e vira o jogo, quando acontece uma cena pitoresca. Ítalo, autor do segundo gol, dirige-se rumo às arquibancadas e faz o conhecido gesto que manda a torcida adversária fazer silêncio. Será que precisava?

Pará/Venezuela

Um dos maiores clientes dos produtos paraenses, a Venezuela, acaba de fechar um acordo comercial com o Pará inaugurando uma rota fluvial, a partir de maio, o que significará um novo marco comercial para o Estado.
Uma comitiva venezuelana com dois vice-ministros, presidentes de estatais e empresários esteve ontem (24) e nesta quinta-feira em Belém para debater, com autoridades e empresários paraenses, as tratativas encaminhadas em novembro passado, durante visita da governadora Ana Júlia Carepa àquele país. Os acordos abrangem as áreas da agropecuária, turismo, comércio e comunicações, entre outras.

Na tarde de ontem, começaram as reuniões dos Grupos de Trabalho formados para debater os principais pontos da cooperação (estas reuniões acontecerão hoje e amanhã). Na área do turismo, serão apreciadas rotas paraenses, que podem ser divulgadas na Venezuela, e também as rotas de turismo de lá, que possam ter interesse para o paraense. A Venezuela também tem escolas de referência em turismo, que podem desenvolver ações em cooperação com a Paratur.

A área do comércio tem dois itens principais: a definição da rota comercial de um navio venezuelano ao Pará, com as respectivas escalas e dias de partida e chegada. E também a importação e exportação de produtos paraenses e venezuelanos. O Pará deverá exportar massas, biscoitos e outros produtos alimentícios.

O Banco do Comércio Exterior (Bancoex) da Venezuela vai definir a pauta com empresários que foram àquele país em novembro passado, como os donos das empresas Hiléia e Mariza, ambas de Castanhal. Já os venezuelanos querem exportar ao Pará itens como cimento, fertilizantes e coque de petróleo.

O Bancoex fará um levantamento de volume, escalas, preços e prazos de entrega, com vistas a uma rodada de negócios que acontecerá em maio próximo, aqui em Belém, envolvendo empresários e autoridades dos dois países.

Na área da agropecuária, os venezuelanos têm interesse em ovinos, caprinos e bubalinos, soja, mandioca, palma e frutas tropicais.

Na área das comunicações, será apreciada a proposta de compartilhamento do satélite boliviano Simon Bolívar, com ações no âmbito do programa paraense NavegaPará, de inclusão digital e integração de órgãos públicos via internet de alta velocidade. Em troca, o governo venezuelano usaria programas de computador desenvolvidos pela Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa), como de avaliação de desempenho de funcionários e de controle de protocolos.

Também se espera a presença, não confirmada, do presidente da Telesur (estatal de comunicações venezuelana), Andrés Izarra, para ver a possibilidade de transmitir programas educativos (paraenses e venezuelanos) via streaming, ou seja: ao vivo. Entre os programas que a TV Cultura do Pará poderia compartilhar está o "Catalendas", que trata de lendas amazônicas, muitas comuns aos dois países.

De acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect), Maurílio Monteiro, "a visita da comitiva venezuelana se integra na estratégia do governo do Estado de ampliar o mercado para os produtos paraenses, em que se incluem visitas à China e também aos Estados Unidos".

O secretário acrescenta que, entre as ações no âmbito da secretaria, com o fim de ampliar mercados, está a criação da Diretoria do Comércio Exterior, parcerias com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e medidas de certificação de produtos e de proteção de direitos autorais.

Integram a comitiva venezuelana, entre outros, Francisco Javier Arias Cárdenas, vice-ministro para a América Latina de Relações Exteriores, Yvan Gil, vice-ministro de Circuitos Agroprodutivos e Agroalimentarios, e Maximilien Arvelaiz, embaixador da Venezuela no Brasil.

Ascom - Sedect

A do dia

O 1º de abril de hoje da futrica(Diário) vem em dose dupla. É sobre a potoca da não transmissão dos jogos do Parazão pela Tv Cultura, por uma falta de pagamento inventada na redação da própria futrica(Diário); e a respeito de um desmentido veemente do deputado Zequinha Marinho, vítima do outro boato.
Como de costume, os idiotas que redigiram as patranhas citadas, supondo serem os leitores iguais a eles, tratam essas vigarices como se fatos ocorridos fossem e, na maior cara de pau, inventam um desfecho bem trash como é do gosto por lá.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Popularidade Tucana

Polícia de Serra usa gás pimenta, cassetetes e prende professores que protestavam contra o governador tucano, em um de seus passeios eleitorais pela periferia de São Paulo. Uma jornalista foi agredida pela PM. No palanque, membros da comitiva foram atingidos pelo gás; assessores tossiam e esfregavam os olhos de forma constrangedora.
Serra foi vaiado durante o discurso; saiu do evento sem dar entrevista. É a segunda vez, em uma semana, que o candidato da coalizão demotucana enfrenta protestos quando tenta sair às ruas da capital para fazer campanha. No dia 17 foi vaiado e seu carro levou ovos.
No dia seguinte ele pensou melhor e não compareceu a um evento, para evitar manifestantes. O professorado paulista está em greve há três semanas por melhores salários e não é recebido pelo gover
no que se recusa a negociar.
(Agência Carta Maior)

Barbalho e sua pesquisa paraguaia

O PMDB encomendou nova pesquisa à uma empresa paulista chamada Feedback & Database Pesquisa de Mercado Ltda com a grife barbálhica de velhacaria, em que o nome do deputado aparece 21 vezes em 31 quesitos, antecedidos por um rosário de afirmações que até o mais bajulador dos escrevinhadores da futrica(Diário)tremeria os lábios ao pronunciá-las.
A respeito de Lula é dito, " o PT me decepcionou; a gente não está vendo nada dessas obras do PAC; dessa vez o Serra leva..." e por aí vai. Na questão fundiária, vem à tona toda a trajetória política de Jáder ligado à grilagem de terras, através de pérolas como essas, " a maioria das pessoas do MST são desocupados que invadem terras, vendem e vão invadir mais adiante; a Ana Júlia apoia os sem-terra porque quando vem a reintegração de posse ela não manda tirar"; e, quando se trata de Jáder, o pesquisador(?) antecede a apresentação do questionário com afirmações como, "o Jáder é um político que não fica parado(NR-principalmente no plenário da Câmara, já que é campeão dos gazeteiros); é o melhor governador que o Pará já teve; sem o apoio de Jáder, Lula não consegue eleger ninguém aqui no Pará; ninguém conseguiu provar nada contra o Jáder..."
Depois dessa lavagem cerebral, é apresentado um questionário sempre com o nome de Jáder à frente, seja para o Senado seja para o Governo do Estado, desrespeitando até a simples ordem alfabética, pois Ana deveria vir antes de Jáder.
Ainda assim, ele não é capaz de levar logo no 1º turno. Não seria mais exato e menos custoso fazer essa pesquisa nas "independentes" dependências da RBA, da Rádio Clube e da futrica barbálhica(Diário do Pará)? Ou haveria o risco de pensarem que seria pra valer e expressar a opinião sincera? Égua!!!

Reforma de escolas

Ontem, este blog observou que as críticas do Jornal do SBT são concentradas apenas na gestão atual do governo do estado, sem contextualizar o abandono de mais de mil escolas ao longo dos anos. Pois bem, um anônimo deu-nos a honra do acesso cobrando a relação dessas escolas reformadas. Aqui vão vinte, a título de citação. Se interessar, posso enviar via fax a relação completa, ou, se for solicitado, posso publicar em uma próxima postagem.
1-EEEFM Antonio Teixeira Gueiros;
2-EEEFM Dom Alberto Gaudêncio Ramos;
3-EEEFM Jornalista Romulo Maiorana;
4-EEEFM Acy de Jesus Barros Pereira;
5-EEEFM Rodrigues Pinagé;
6-EEEFM Profa. Graziela Moura Ribeiro;
7-EEEFM Dr. Ulisses Guimarães;
8-EEEFM Honorato Filgueiras;
9-EEEFM Vilhena Alves;
10-EEEFM Jonathas Athias Ponte;
11-EEEM Marluce Marisol(Parauapebas);
12-EEEFM 17 de Abril(Eldorado do Carajás);
13-EEEM Herculino Bentes(Magalhães Barata);
14-EEEM Eduardo Angelim(Aveiro);
15-EEEF Profa. Argentina Pereira(Bragança);
16-EEEFM Presidente Tancredo Neves(Melgaço);
17-EEEFM Prado Lopes(Curralinho;
18-EEEFM Pedro àlvares Cabral(Santarém);
19-EEEFM Charles Assad(Bonito);
20-EEEM Francisco Nobre de Almeida(Monte Alegre)

16-

A sigla encontra sua identidade

O Orçamento do Estado de São Paulo para o ano de 2010 é de R$125.705.696.614,00(cento e vinte e cinco bilhões, setecentos e cinco milhões, seiscentos e noventa e seis mil e sescentos e quatorze reais). É o segundo maior orçamento da América do Sul. Apesar dessa dinheirama, o Executivo paga, a título de Vale Alimentação para os professores da rede estadual paulista, R$80,00 mensais.
Isso confere total razão ao jornalista Paulo Henrique Amorim, que traduz a sigla PSDB como Piores Salários Do Brasil. Égua!!!

A viagem

Parece que há um imbroglio na linha sucessória da PMB, nesses tempos de pré inelegibilidades. O curioso é que só agora deram por falta do cleptoalcaide D. Costa, este, segundo noticiam os jornais, está no eixo Rio-São Paulo "tratando de assuntos de interesse do município".
Então tá, como diz o caboclo, aplica. Há uns seis meses, um excessivamente crédulo jornal da terra informou que D. Costa passaria mais tempo no Rio de Janeiro do que em Belém, empenhado que estava em reverter a situação das sedes da Copa do Mundo de 2014, fazendo com que a CBF(que não tem poder de decisão, é a FIFA que decide) volte atrás e inclua Belém entre essas sedes.
Com efeito, ele foi, mas, ao que tudo indica, a Copa não virá e não há ser humano no mundo que ponha fé nessa velhaca "Missão Dudu". Nem recebendo milhões de motivos para tal. Agora, quando se aproxima o três de abril, prazo fatal para desincompatibilização de quem pretende disputar mandato eletivo em outubro, surge o problema de quem vai ficar com a chave da cidade enquanto o ausente cleptogestor "namora", no Rio de Janeiro, com a possibilidade de sediar a Copa. Que situação!

terça-feira, 23 de março de 2010

Um autêntico farsante

O ex-detento e senador biônico Flexa vai à tribuna do Senado e reclama do abandono de uma estrada de 45km de extensão(PA-477), responsabilizando a governadora pelo dito abandono. E saiu-se, altivo, com essa pérola: o PSDB tinha projeto para essa estrada, mas não foi possível colocá-lo em prática, porém, ela era mantida em condições de tráfego.
E a cara do farsante nem tremeu. Doze anos de governo tucano e ficaram apenas em um projeto para asfaltar uma rodovia de 45km, enganando a população com esse eufemismo velhaco de mante-la em condições de tráfego. E o indigitado era dono de construtora, vindo a falir depois de inúmeros trambiques dados no erário até cair nas mãos da polícia. Agora quer voltar, na vã esperança de raspar o tacho e concluir a pilhagem iniciada em 2005. Certamente será repudiado nas urnas, aliás como de costume, fazendo com que o povo paraense volte a ter um representante digno desse nome no Senado.

Parcialidade

O Jornal do SBT, apresentado por Úrsula Vidal, age com extrema parcialidade quando mostra em forma de denúncia a precariedade nas instalações de inúmeras de escolas públicas no estado. Não é pela constatação dessa precariedade, algo inegável, mas pela forma como é abordada a questão, como se esse fosse um fato recente e de inteira responsabilidade da atual administração, o que contraria até o bom senso na medida em que pouco mais de três anos não são suficientes para provocar estragos dessa monta.
A Governadora entrega, hoje, a Escola Carlos Guimarães Pereira totalmente reformada, após 39 anos de existência da mesma sem que tenha tido nesse período direito a uma mão de tinta sequer; e a governadora enfatiza também que, quando assumiu há pouco mais de três anos, encontrou mais de mil escolas em situação precária, das 1200 existentes, e que já conseguiu reformar mais de 600, o que é um número muito bom para o tempo de governo.
Ainda mais quando recordamos que o governo anterior anunciou, em abril de 2006, a reforma de exatamente 600 escolas, ou seja, após 12 anos de governo e somente no último ano, convenhamos, um anúncio deveras tardio e que significou mais confissão de culpa do que não fez em tempo hábil, embora isso nunca seja lembrado pelas citadas reportagens.

Todo dia é dia

Na futrica barbálhica(Diário do Pará) todo dia é 1º de abril. Cargos são entregues gerando crises, pagamentos de bolsas foram para as calendas gregas pondo ponto final a programas, calote nos patrocinados encerra uma das mais vitoriosas ações de governo, enfim, todo dia cai o mundo e o caos se instala imediatamente.
Porém, no dia seguinte tudo volta ao normal(?) e aquela catástrofe anunciada dá imediatamente vez à próxima.

Pai dos burros nele!

Chamado de bípede anencéfalo por Almir Gabriel, forma polida(?) de qualificá-lo como
débil mental, o vice Governador deveria partir para o contra ataque e tascar no vetusto rebarbado alguns impropérios à altura(ou quase) das ofensas que foi vítima recorrendo, obviamente, a termos igualmente polidos.
Odair poderia, por exemplo, chamar o "Inesquecível" de ranfastídeo alcandorado, uma espécie de bicudo empoleirado, bem apropriado a emplumados; poderia, também, acusá-lo de ser um tunante alarvárico, que vem a ser alguém que está na ociosidade, mas não deixa de ser truculento; e poderia chamá-lo, ainda, de adurente adunco, ou seja, um narigudo de língua afiada. Evidentementemente não é a mesma coisa, mas pelo menos não deixava a ofensa tucana sem resposta. E com a vantagem de não dizer mentira.

O Médico e o Monstro

Almir Gabriel continua encarnando como ninguém a figura do clássico filme de terror da década de 50. Fora do poder, é um autêntico Dr. Jeckill estudioso, lúcido e antenado com a conjuntura em que vive.
O problema é quando chega ao poder e transforma-se em Mr. Hyde perseguindo quem lhe contraria, amesquinhando-se administrativamente, assumindo uma postura autoritária e fechando os olhos para os malfeitos de aliados.
Até sua volta a Belém tem cheiro de perseguição. Inconformado com o que considera traição de seus correligionários, principalmente "Bionicão" e "Pescador" a mando de Zé Pedágio e sob influência de Roger Agnelli, ligou o ventilador e tomou um laxante. É fatal esperar-se pelo "produto". Só não se sabe ainda o estrago que o mesmo será capaz de causar. Égua!!!

segunda-feira, 22 de março de 2010

Deputado voador(com dinheiro público)

E o deputado voador(com dinheiro público) parece não escolher aeronave para se sentir nas alturas. Pode ser avião, helicóptero, ultra leve, desde que custeada pelo dinheiro público, para ele o que interessa é flanar.
Porém, ultimamente o alado parlamentar vem dando a dica de que seu meio de transporte preferido é aquele trenó natalino que o leva às alturas(cruzes!), sem importar aonde esteja. Tanto faz de pom-pom no bumbum segurando o "cabo" do chicote, quanto entre as esfuziantes renas que conduzem aquele alegre veículo,é com esse que ele sonha ir sempre rumo às chaminés que o aguardam.

Matemática futriqueira

Sexta-Feira, sábado, domingo e segunda-feira= a três diárias. Segundo as contas da futrica barbálhica.
O correto é: sábado, domingo e segunda-feira= a três diárias.
Se continuarem a fazer trapalhadas dessa natureza, os redatores da futrica nem a concurso público para nível médio podem habilitar-se, pois Matemática e Legislação são disciplinas frequentes nas provas.

"Baenão", para sempre.

É digna de todos os elogios a atitude da Escola de Arquitetura da UFPA, em solicitar o tombamento do Pórtico do Estádio "Evandro Almeida". Ali está guardada uma boa parte da história do futebol paraense. Foi lá que Alcino, um desconhecido egresso do Madureira, estreou contra a Tuna fazendo o gol da vitória, em amistoso de apresentação do jogador(1972), e depois tornou-se o mais popular jogador de uma equipe que viria a representar o futebol paraense com grande dignidade, virando ídolo em uma época que jogador de futebol era visto sob o olhar preconceituoso por uma parte da sociedade, dada sua origem humilde.
E foi ali, também, o palco de uma das vergonhosas cenas do futebol paraense quando o então presidente do Clube do Remo, inconformado com a validação do gol que daria a vitória ao Paissandu, depois do árbitro Romualdo Arpi Filho(falecido) ter anulado dois gols bicolores legítimos, agrediu o bandeira Darcei Lucas com uma bofetada no rosto que ecoou por todo o estádio exigindo a marcação de impedimento. Como era deputado federal da ARENA, partido oficial da ditadura militar vigente, Ribeiro não foi moletado pela polícia e, ao contrário, postou-se no meio de campo de forma ameaçadora até que bandeirinha e juiz voltaram atrás e esboçaram a anulação do gol.
Aí foram os jogadores do Papão que não se conformaram e, sem querer, provocaram uma grande manifestação contra o regime ao chamar a torcida para invadir o gramado, sendo prontamente atendidos, virando o campo de jogo campo de batalha com muitos feridos de lado a lado e muita gente presa.
O jogo não terminou, mas o 0x0 imposto pela truculência da ditadura militar serviu também para mostrar a força popular quando se levanta.

domingo, 21 de março de 2010

Furarum ozóiu du assum preto

Talvez por ignorância, ou maldade que é pior, a futrica barbálhica(Diário do Pará) prefere ignorar o funcionamento da hierarquia das leis e não compreender que uma Mensagem do Poder Executivo pode muito bem revogar disposições em contrário, inclusive decreto governamental e até dispositivo de lei anteriormente vigente, agora revogada por iniciativa do Executivo com aprovação do Legislativo, por maioria simples.
Será que o efeito do Passiflorin está passando e a "raiva" voltando". Égua!!!

Pará/3

O mérito maior do posicionamento do deputado Zenaldo Coutinho Júnior, nesse debate a respeito da divisão do Pará para a criação de mais dois estados, é mostrar que a questão não se esgota na decisão política a ser tomada no parlamento com a posterior realização de um plebiscito.
É preciso que as universidades, o IBGE, o IPEA, o IDESP, o INCRA, Governo do Estado, prefeituras, tanto as que podem mudar de unidade federativa quanto os que fazem fronteira com essas, parlamentos e sociedade em geral discuta exaustivamente as consequências desse novo desenho geopolítico, afinal, a quem interessa o surgimento de dois estados, a partir de um, sendo que os três correm sério risco de nascer sob o signo de profundas desigualdades na medida em que suas riquezas já nascem concentradas em mãos de uma minoria benefiada a priori por um ordenamento institucional que não toca nessas questões.
Como bem enfatiza Zenaldo, o Estado do Tapajós surge com apenas 10% do PIB atual do Pará para ser distribuido por um território que significará 58% do provável ex-solo paraense. no entanto, terá três senadores, uns tantos deputados federais, outros estaduais, inúmeras câmaras de vereadores, tribunal de justiça, defensoria pública, MP, enfim, todos os custos capazes de fazer com que já nasça dependente da União; do Estado do Carajás, então, nem se fala, surge com cara e corpo de um Tocantins e suas mazelas, que proporcionam a existência de um estado rico, com uma população paupérrima e uma elite feliz que só Katia Abreu.
Portanto, é o debate que deve nortear a viabilidade dessa divisão, e não a ânsia por novas aventuras eleitorais de quem já não vê graça alguma representar o Pará. E esse debate não se esgota agora, como querem os "anciosos", mas, deverá demandar tempo suficiente para que se fabrique um ambiente institucional que permita o advento do progresso, em vez de volta ao passado.

sábado, 20 de março de 2010

O Panaca

De tanto atirar a esmo, o ex contraventor penal e atual senador, Mário couto, acabou acertando o próprio pé. Conforme nota da SEDUC, publicada pelo craque Bogéa, a ausência de licitação e de carta convite para reforma de uma escola não aconteceu neste governo, e sim em 2006, quando dirigia o Estado o tucano Simão Jatene.
Pior, como foi algo feito atabalhoadamente, está tendo que ser refeito para que ofereça condições minimamente dignas de funcionamento à comunidade escolar. Se fosse pessoa séria, o zoológico senador deveria levar adiante sua denúncia, acompanhada de rigoroso pedido de punição dos responsáveis pela traquinagem. Mas isso é hipótese remotíssima, que os próximos dias se encarregarão de mostrar impossível de concretizar-se.

Apuração, já!

Alguém mandou, como anônimo, um comentário a respeito do post de ontem dando conta de ato do prefeito de Ananindeua favorecendo indevidamente um empreendimento imobiliário de classe média. Lembra o tal anônimo que o referido ato tem as digitais do Secretário de Meio Ambiente do Município, Felipe Bastos.
Fora a histeria de uma oposição raivosa e de uma imprensa conservadora, que está há oito anos tentando desgastar Lula com denúncias que a justiça recorrentemente desqualifica, justamente por absoluta inconsistência, daí não merecer qualquer investigação partidária contra eventuais acusações sem fundamento contra seus militantes, a tradição do partido é não passar a mão na cabeça de seus filiados que descumprem os preceitos partidários, sendo considerável a lista de desfiliações por conta desses comportamentos. Logo, se a responsabilidade do titular da SEMMA de Ananindeua se caracterizar como ato de improbidade administrativa, ainda que por determinação de seu superior, deve a militância levar o caso à direção estadual para que seja apurado, obviamente garantido o amplo direito de defesa do acusado.
Este, com efeito, é o procedimento que a sociedade espera do PT e é a essa expectativa que o partido deve corresponder, afinal, o que está em jogo é a hegemonia de uma credibilidade construída ao longo de uma história de 30 anos, baseada justamente nessa postura democrática e transparente. E que não pode ser maculada por posturas eventuais e subalternas à usual política que vive da conveniência da mistura do público com o privado.

Se for a sério, não fica ninguém

Por que apenas Claudio Puty vai ser investigado por propaganda extemporânea? Será que só a atividade dele, aliás, por delegação da Governadora do Estado sua chefa funcional, se caracteriza como campanha antecipada?
As caravanas do Instituto Teotônio Vilela, não. São atividades científicas que levam a palavra de um "iluminado" à população mais carente dos interiores;assim como os artigos malufistas de Barbalho, repletos daquela lenga lenga do "foi Jáder que fez", é jornalismo aprendido subitamente e abrilhantador da futrica(Diário). Ou, ainda, as incursões do inoperante alcaide ananin, acobertado pelo álibi de dirigir uma associação de prefeitos que lhe toma mais tempo do que a tarefa para a qual ele foi escolhido pela população.
Fechar os olhos para essas atividades, significa repetir uma prática danosa à credibilidade da justiça: de aplicá-la com dois pesos e duas medidas.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Metamorfose Kafkiana

Se perder mais uma, domingo próximo, o glorioso Clube do Remo corre o risco de transfigurar-se como Leão, assumindo o formato de barata tamanha é a quantidade de "chineladas" que tomou no curto espaço de uma semana. Que desagradável!

Judas está chegando

No blog da Professora Edilza, sempre bem informado a respeito dos bastidores do PSDB, PMDB, PTB e outros, nos deparamos com a informação de que o tucanotraíra Megale ficou do lado de Juvenil e contra o diretório municipal do seu partido em Altamira.
Em tempos próximos da Semana Santa, o velhaco deputado sabe que seu destino é renegar alguém. Mas, ao contrário do personagem bíblico que o inspirou, não pretende virar objeto de chacota e malhação no sábado de aleluia, então, se é pra renegar, ele vai renegar quem não têm 30 mil motivos para livrá-lo do castigo eterno. Esperto esse Megale.

Ânimos serenados

Tudo leva a crer que no lote "juvenil", além dos medicamentos já listados, ontem, constavam também umas ampolas de Passiflorin para serem aplicadas com chá da casca do abiu.
Por conta dessa eficaz medicação, hoje a futrica barbálhica(Diário do Pará) ignorou totalmente assuntos como raiva humana e qualquer nota que faça referência a possíveis desvios de recursos previdenciários. Os mais antigos garantem que o efeito dessa injeção às vezes chega a durar uma semana, desde que o paciente procure guardar distância de situações embaraçosas. Será?

Não Veja

Eis o que diz o blog Amigos do Presidente Lula: MPF desmente revista Veja: tesoureiro do PT sequer é mencionado em processo do doleiro da Veja

O Ministério Público Federal do Estado de São Paulo, emitiu a seguinte nota:

19/03/10 - Documentação do inquérito do mensalão sobre Funaro não traz informações sobre tesoureiro do PT

O corretor Lúcio Funaro responde em São Paulo a processo por formação de quadrilha e lavagem de dinheiro

O corretor Lúcio Bolonha Funaro responde a ação penal 2008.61.81.007930-6, na 2ª Vara Federal Criminal de São Paulo, especializada em crimes financeiros e lavagem de dinheiro.

A denúncia que gerou a ação penal foi oferecida pelo Ministério Público Federal em São Paulo, em junho de 2008. Lucio Bolonha Funaro e José Carlos Batista respondem pelos crimes de quadrilha e por 33 infrações a artigos da Lei n. 9.613/98 (Lavagem de Dinheiro), em razão de fatos apurados nos autos da ação penal 470 (Mensalão), que tramita no Supremo Tribunal Federal.

Os documentos recebidos da Procuradoria Geral da República, que embasaram a denúncia, oferecida pela procuradora da República Anamara Osório Silva, em São Paulo, demonstram que, através da Garanhuns Empreendimentos, empresa de Funaro e Batista, se garantia a dissimulação da origem e do destino de valores que iam da SMPB ao antigo Partido Liberal. As transferências chegaram ao valor aproximado de R$ 6,5 milhões.

São sobre essas operações de lavagem de dinheiro que trata o processo, que tramita normalmente perante à 2ª Vara Federal. A última movimentação processual constante é de fevereiro de 2010.

O MPF em São Paulo não pode confirmar se o depoimento de Funaro, concedido em Brasília, se deu sob o instituto da “delação premiada”. De toda forma, o MPF não revela informações, nem o teor desses depoimentos, em respeito à legislação pertinente.

Entretanto, tanto na documentação remetida pela PGR à São Paulo, que embasou a denúncia, quanto na própria acusação formal remetida à Justiça pelo MPF-SP, em resposta a inúmeros questionamentos da imprensa, é necessário esclarecer, não há nenhuma menção ao ex-presidente da Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo (Bancoop) João Vaccari Neto, atualmente tesoureiro do Partido dos Trabalhadores.

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Estado de S. Paulo

Desabafo

O fotógrafo carioca Luiz Cesar Macepa enviou o seguinte desabafo.
"O jornal Diário do Pará realizou um concurso nacional de fotagrafia, Diário Contemporâneo, e premiou dois funcionários, Otávio Cardoso e Alberto Bitar, editores de fotografia do próprio jornal realizador do concurso. Você(?) como eu, acostumados a participar de concursos nacionais e internacionais, conhecemos os regulamentos e sabemos que:
Quando uma empresa é organizadora de um evento dessa natureza, é obrigatório vetar a participação de funcionários e parentes. o Regulamento, organizado pelo curador Mariano Klautau, e aval do Museu de Arte da UFPA previa o veto.
No entanto, sem modificar o regulamento, e publicar um novo com correção, que já seria errado, ele abriu inscrição aos fotógrafos do jornal Diário do Pará verbalmente, ferindo e passando por cima do Regulamento.
Não bastasse o relacionamento dele com os dois premiados, que participaram diretamente na Fotoativa. O certo é que não podemos nos calar diante de uma aberração desta(sic)!!!
Para os colegas da fotografia paraense e brasileira, ficou claro a falta de ética e profissionalismo, sem nenhum pudor, desrespeitaram os colegas do Diário e da fotografia do Pará. Como tenho grande respeito pelos fotógrafos do Pará, envio este desabafo, que não é só meu, e sim de todo um coletivo que preza a clareza e a ética na fotografia brasileira."
Eis aí um caso típico de adaptação barbálhica do provérbio, neste caso dito da seguinte forma: farinha pouca ou muita, o meu pirão é sempre por primeiro. Lamentável!

Universidade da bandalheira

Correm rumores, em Ananindeua, de que o empenho do ausente alcaide ananin( chegou de Brasília e já zarpou para São Paulo) nada tem a ver com levar ensino universitário a jovens carentes, conforme sua cantilena demagógica, nessa luta para implantar um polo universitário onde hoje está a Granja do Icuí. Obedeceria realmente(abenção, Chacrinha!) a razões "construidas" para a união do útil ao agradável em favor de uma classe social colocada bem acima na pirâmide social da que ele diz defender.
Na verdade, seria para beneficiar os futuros moradores do condomínio de classe média denominado "Viver Ananindeua" que, por sinal, já tem um congênere às margens do rio Maguari e vai operar sua expansão na área onde outrora funcionou o Clube Ipanema, às proximidades da granja governamental. Inclusive, segundo esses rumores, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ananindeua teria até expedido a licença ambiental do mesmo, como se este fizesse parte do programa do Governo Federal "Minha Casa, Minha Vida" o que, caso seja verdade, constitui-se em fraude para baratear custos desse licenciamento em favor de um empreendimento imobiliário que não se enquadra no programa governamental, na medida em que sua clientela possui rendimentos bem acima do exigido.
Talvez, seja o momento de o Ministério Público e a CMA solicitarem mais informações a respeito desse assunto, que vem predominando nas rodas políticas naquele município, dentro do mais puro espírito olímpico em que está posta a convicção de que perguntar não ofende.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Vassalagem

Nem no próprio blog, o inoperante prefeito de Ananindeua se dispôs a publicar a nota de esclarecimentos a respeito do sumiço do dinheiro da contribuição previdenciária dos servidores, determinando à sua sucursal na blogsfera que o fizesse.
Da mesma forma, como a referida nota visa colocar a posição da prefeitura em relação ao que foi publicado na imprensa, então, não inclui a futrica barbálhica(Diário do Pará), que ignorou a dita denúncia.

Desinfetando o ambiente

Não há Grimm que consiga produzir algo que transforme rato em mosca. Assim, o encontro do Partido dos Trabalhadores, no próximo final de semana em Mosqueiro, transcorrerá sem indesejáveis presenças, seja de insetos seja de roedores.

Milhares de carteiras de trabalho

O Ministério do Trabalho divulgou ontem o resultado do número de postos de trabalho criados com carteira assinada, no mês de fevereiro último. Foram exatamente 209.425 postos, o maior resultado para um fevereiro da história do país.
Aqui no Pará, foi gerado um saldo positivo de mais de 4 mil postos, que significa o melhor resultado para esse período, nos últimos dez anos, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados(CAGED), apesar de esse ser o mês campeão do desemprego. Para se ter uma idéia do significado desse resultado, basta compará-lo não com algum fevereiro dos tempos de FHC, mas com o período de janeiro a julho daqueles anos. Em 1995, houve um saldo negativo de 3.904 postos de trabalho; em 1996, saldo negativo de 614 postos; em 1997, saldo negativo de 603 postos; em 1998, saldo negativo de 3.123 postos; em 1999, saldo positivo de 1.931 postos; em 2000, saldo positivo de 2.293 postos; em 2001, saldo negativo de 417 postos e em 2002, saldo positivo de 3.097 postos. Juntando todo esse tempo, constataremos como saldo o fechamento de 1.340 postos de trabalho em todo o Pará, segundo o CAGED.

Cuba se defende

Eis a nota de escritores cubanos repelindo a "lição" de direitos humanos dada por colonizadores.

Enquanto a Feira do Livro percorria nosso país de ponta a ponta e centenas de médicos cubanos salvavam vidas no Haiti, foi se gestando uma nova campanha contra Cuba. Um criminoso comum, com um histórico comprovado de violência, tornou-se "prisioneiro político" e declarou-se em greve de fome para que lhe fossem instalados telefone, cozinha e televisão na cela. Incentivado por pessoas sem escrúpulos e apesar de tudo que se fez para prolonga sua vida, Orlando Zapata Tamayo morreu e foi transformado em um lamentável ícone da maquinaria anticubana.

Em 11 de março, o Parlamento Europeu aprovou uma resolução que "condena energicamente a morte evitável e cruel do dissidente e preso político Orlando Zapata Tamayo" e, em uma intromissão ofensiva em nossos assuntos internos, "insta as instituições europeias a darem apoio incondicional e incentivar, sem reservas, o início de um processo pacífico de transição política, rumo a uma democracia pluripartidarista em Cuba".

Com o título "Orlando Zapata Tamayo: Eu acuso o governo cubano", está circulando um apelo para recolher assinaturas contra Cuba. A declaração assegura que este detido foi "injustamente preso e brutalmente torturado", e que morreu "denunciando estes crimes e a falta de direitos e de democracia em seu país". Ao mesmo tempo, mente sem pudor algum quanto a uma suposta prática de nosso governo de "eliminar fisicamente seus críticos e opositores pacíficos".

Em 15 de março, um jornal espanhol mostrava na primeira página o rosto de Zapata Tamayo, no caixão, ao tempo que anunciava a adesão ao apelo de alguns intelectuais, que uniam suas assinaturas às de velhos e novos profissionais da contrarrevolução interna e externa.

Nós, escritores e artistas cubanos, estamos cientes da maneira em que se articulam, sob qualquer pretexto, as corporações midiáticas e os interesses hegemônicos e da reação internacional para prejudicar nossa imagem.

Sabemos com quanta sanha e morbo se deturpa nossa realidade e a forma em que se mente diariamente sobre Cuba. Sabemos também o preço que pagam os que tentaram se expressar, a partir da cultura, com matizes próprias.

Na história da Revolução, nunca se torturou nenhum prisioneiro. Não houve um único desaparecimento. Não houve uma só execução extrajudicial. Fundamos uma democracia própria, imperfeita, sim, porém muito mais participativa e legítima que aquela que nos pretendem impor. Não têm moral os que orquestraram esta campanha para dar-nos lições de direitos humanos.

É imprescindível deter esta nova agressão contra um país bloqueado e perseguido sem piedade. Portanto, apelamos à consciência de todos os intelectuais e artistas que não abrigam interesses espúrios sobre o futuro de uma Revolução que foi, é e será um modelo de humanismo e solidariedade.

Secretariado da União Nacional de Escritores e Artistas de Cuba (Uneac)

Direção Nacional da Associação Hermanos Saíz
-Extraído do blog Vermelho.

Cadê a grana?

Ao retornar do seu enésimo tour por Brasília, o inoperante alcaide ananin terá que explicar qual o rumo dos recursos financeiros descontados nos contracheques dos servidores da Prefeitura de Ananindeua, mas não repassados ao Instituto de Previdência do Município.
Desta vez, não dá pra culpar o Governo Federal, como aconteceu no caso da subtração do vale alimentação dos docentes, já que agora se trata de dinheiro descontado na fonte do salário do servidor para financiar aposentadorias e pensões desses servidores. Se os recursos desaparecerem, a previdência de Ananindeua corre o risco de quebrar e levar muita gente à uma situação de penúria inesperadamente, simplesmente porque um administrador público foi negligente. Lamentável!

Desculpas infantis

Essa longeva bondade dos "juvenis" é de difícil ingestão até com água. Distribuir medicamentos em ano eleitoral, fazendo as vezes do SUS que está quebrado segundo eles alegam, não convence nem a velhinha de Taubaté.
Além disso, 46 caixas de medicamentos comprados por R$3.500,00 correndo o risco de levar multa mínima de R$5.000,00 é prescrição que não cura doença alguma nem misturado a óleo de peroba. A não ser que nas caixas estejam outros remédios que não os indicados nas respectivas embalagens.
Apenas a título de conjectura, aqui vão alguns nomes de medicamentos que podem fazer parte desse "lote de bondades": Elixir Cabeça de Nego( excelente purificador do sangue); Fontol( indicado para dores de cabeça); Xarope de Marupá( para tosse, bronquite e rouquidão); Quinopódio(vermífugo); Linimento de Sloam( para baques, contusões e assemelhados); Neurobil( ótimo para a recuperação da memória);(Neuratol, o viagra de outrora) e por aí vai a tal lista que poderia muito bem patrocinar alguns desses bailes da saudade, muito em moda hoje em dia.

quarta-feira, 17 de março de 2010

O machado e a mentira

Como já era esperado, o Museu Emilio Goeldi soltou nota de esclarecimento em que "repudia de forma veemente o uso indevido e deturpado das informações que veicula". Descartando qualquer cumplicidade com a futrica barbálhica a respeito da potoca da raiva humana, talvez o Goeldi consiga levá-la à reflexão.
Caso contrário, a manchete de amanhã deve ser "Juvenil tropeça em medicamentos colocados indevidamente em sua residência e pensa em processar a Polícia Federal pelo ocorrido".

Sai ou não sai?

Nesse momento, em que Almir Gabriel reaparece em cena como palestrante, talvez fosse o momento de perguntar quando ele sacramentará sua revoada do ninho tucano. Aliás, fato anunciado desde 9 de novembro de 1999, conforme a coluna Painel da Folha de São Paulo.
Segundo a nota, "Almir Gabriel não foi à convenção do PSDB em Belém. É recado para FHC: sai mesmo do partido se o presidente não destituir o chefe das Docas do Pará, indicado por Eliseu Padilha(Trnsportes). Para colocar mais lenha nessa fogueira, outro emplumado, o paulista Aloysio Nunes Ferreira, definiu essa disputa como fisiologismo.
Depois disso, pelo menos mais uma vez Almir anunciou sua desfiliação sem nunca te-la concretizado. Vamos ver se sua reaparição em público o força a tomar uma decisão.

Tomou Doril, o post sumiu!

A informação mais bombástica da blogsfera paraense, hoje, sumiu como por encanto como diria Violeta Parra. Dava conta que a Procuradoria Geral da República havia aceito o pedido de intervenção no Estado e o encaminhado ao Supremo Tribunal Federal.
Mais ninguém havia dado tal notícia; a Procuradoria Geral do Estado não sabia de nada, muito menos a chefia de gabinete da governadora tinha qualquer indicativo disso, já que os cinco pedidos de intervenção deram entrada no TJE e este os encaminhou diretamente ao STF, que até já os arquivou.
Como o único pedido noticiado nos jornais foi o referente ao governo do Distrito Federal, então, deve estar aí o motivo do sumiço da "informação" sobre o governo, afinal, só deve ter graça se for para ferrar o governo do PT. Lamentável!

É muita raiva

Não há antídoto conhecido contra a "raiva" da futrica barbálhica(Diário do Pará). Dessa vez a machadada é desferida contra o Museu Goeldi, responsabilizando-o pela barrigada do jornal com esse primor de texto chacriniano "....Já em 2009, foram 830, segundo dados fornecidos pelo Museu Goeldi, a partir de palestras de especialistas em raiva humana. Essa quantidade se baseia no número de doses de vacinas aplicadas pelo Estado".
Que beleza de raciocínio! Quer dizer que as 60 milhões de doses de vacina contra a gripe suina significam a existência de igual número de portadores do virus? Francamente!
É lógico que é uma grande patacoada usar os pesquisadores do Goeldi como cúmplices dessa marmota jornalística, cada vez mais burlesca, por sinal, e cuja cura depende basicamente de cavalares doses de humildade, tomadas juntamente com o bom e velho Simancol.

Pra não dizer que não falei de...corruptos

A central de futricas barbálhicas(Diário do Pará), o jornal da "raiva humana", publica o milagre e esconde, convenientemente, o nome do santo. Diz assim, "PF faz busca em casa de deputado
Medicamentos teriam sido apreendidos por ordem da Justiça Eleitoral(está grafado "eleitotal", mas isso tanto pode ser erro de digitação quanto embaraçamento por ter que revelar malfeitos de um dos quarenta do Barbalhão) em denúncia feita por prefeita".
É verdade que, na página A-6, está revelado o nome de Domingos Juvenil, mas tudo dentro da maior cautela e posto como se ainda estivéssemos na fase de denúncias, e não já sob uma ação de apreensão de carga pela Polícia Federal, encontrada na casa de Juvenil, depois de tirada da Diretoria Regional SESPA. São 46 caixas de remédios enviadas pelo SUS, para distribuição à população. No entanto, provavelmente surrupiadas pelo diretor regional da Secretaria em Altamira, Waldecir Maia, por sinal filiado ao PMDB, foram desviadas seguramente para uso perto da eleição.
Ironicamente, toda essa cautela da futrica barbálhica, neste caso, contrasta com o tom assertivo e resoluto usado na manchete do jornal e na notícia oriunda desta, acusando a SESPA de fornecer um medicamento sem eficácia para pacientes com risco de rejeição a orgãos transplantados, "segundo a classe médica de vários estados"(?).
O mínimo que se espera é que a Justiça Federal abra processo contra o chefe do Poder Legislativo, bem como a SESPA exonere imediatamente o comparsa do deputado. Mesmo que, mais à frente, Jáder alegue tratar-se de mais um caso de perseguição política da DS a filiados do PMDB.

terça-feira, 16 de março de 2010

Totalmente diferente

Enquanto os ministros Franklin Martins e Miguel Jorge, barrados pela segurança do Parlamento Israelense protestaram indignados e foram embora, obrigando o cerimonial a ir atrás deles e desfazer a gafe da segurança, o sabujo Celso Lafer, que foi obrigado a ser revistado e tirar os sapatos em um aeroporto estadunidense aceitando subservientemente essa humilhação, aparece naquele jornal que cedeu seus veículos de reportagens para os gorilas de 64 perseguirem desafetos do regime, querendo dar lições de comportamento diplomático.
Nada além da usual subserviência que marcou indelevelmente seu comportamento à frente do Ministério das Relações Exteriores dos tempos de FHC. Por que essas múmias paralíticas insistem em vagar insepultos, quando o povo brasileiro já expediu seus atestados de óbitos políticos?

A vida é bela

É tão "bacana" a boa fé dos homens puros de coração, até quando se trata de acreditar em meninos malinos.
Infelizmente, a realidade não é tão bela quanto supõe Roberto Begnini e o singelo colunista. Na verdade, o cleptoalcaide D. Costa vive a viajar todos os dias para tentar achar alguém que tire do seu pescoço a corda colocada por Ali Barbalho, logo, essa conversa de recursos pra cá, articulações políticas pra lá não passa de conversa para camarão nadar de costas. A luta não é para se inserir novamente nos limites da legislação eleitoral, e sim para fugir dos (nem tanto) rigores da legislação penal. Que dureza!

Quase lá!

A denúncia, oferecida à justiça pelo Ministério Público Estadual contra o ex titular da SESPA Fernando Dourado, chega bem próximo a Valéria Pires Franco, ex-Super Secretária de promoção social e a quem Dourado era hierarquica e politicamente subordinado.
O programa "Presença Viva", comandado por Valéria, foi um autêntico rosário de malfeitos que não envolve apenas o caso da KM e o fornecimento de monômetros sem licitação. Há, também, os casos das ambulâncias adquiridas no esquema dos sanguessugas e o transporte de doentes de Altamira para Belém que, se investigados a fundo, por certo, renderão temporadas extensas atrás das grades para os patrocinadores das citadas falcatruas. Está chegando à porta de quem, de fato, deve à justiça.

Não deu outra

Este blog avisou, na sexta-feira passada, que a Emenda conjunta dos deputados Ibsen Pinheiro, ex-chefe da quadrilha dos "Anões do Orçamento", e Humberto Souto, ex-pefelista hoje abrigado no assemelhado de propriedade do ex-comunista sabujo de Serra, não passava de blefe eleitoreiro e tentativa de descaracterizar o marco regulatório do pré-sal. Talvez por esse motivo tenha encantado tanto o inoperante alcaide ananin, Hélder Barbalho.
Pois bem, a trapalhada é tão flagrantemente ilegal que até os autores da dita cuja já estão apelando ao Senado Federal para emendar a emenda que apresentaram, pois tunga recursos de royalties pagos anteriormente ao pré-sal, o que poderia gerar um efeito legisferante capaz de mudar o rito de cobranças desses royalties em outras atividades como a mineração.
O que seria um desastre para o Pará, ameaçado de ser seria submetido a um novo regime de partilha que tiraria recursos do nosso Estado para dividir com as demais unidades da Federação, causando efeito tão nefasto quanto dividir o nosso território neste momento.

"Filhos" de Geppeto

Tudo leva crer que o próximo homenageado pela central de futricas barbálhicas(Diário do Pará) deve ser Pinocchio, que não é paraense mas é muito cultuado naquela redação. A machadada aplicada domingo passado na verdade dos fatos, "informando" a ocorrência de 900 casos de raiva humana só ano passado,no Pará, é daquelas trapalhadas jornalísticas que só ocorrem quando o próposito do jornal é este que atualmente move a central: a prática contumaz da chantagem com fins eleitoreiros.
De acordo com as informações do Núcleo de Epidemiologia da SESPA, desde 2005 não há registro de nenhum caso de raiva humana no Estado. E não é dizer que a informação é suspeita porque se trata de orgão do governo, pois esse núcleo é supervisionado pela Organização Mundial de Saúde daí não poder manipular dados tão importantes; o que já não ocorre com o panfleto barbálhico, cuja verdade factual só o é se ajustar-se às conveniências políticas daquele coronelão.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Cavalgada para o fim

Segundo anúncio de um áulico, Jáder Barbalho só decidirá em abril seu rumo político. Outro vassalo exprime opinião de que o chefe deve candidatar-se ao Governo do Estado, pois o cavalo está passando celado.
E é aí que a porca costuma torcer o rabo e atrapalhar a cavalgada. O cavalo pode até estar passando celado, porém, se o cavaleiro não tiver habilidade de jockey para dar rumo ao trote acaba perdendo o rumo, o prumo e a rédea terminando a cavalgada no abismo.

Uma quadrilha

Dos vinte presos acusados de vandalismo em Tracuateua, seis já têm passagem pela polícia. Isto até agora, com a abertura de inquéritos, interrogatórios e demais procedimentos será possível saber o que está por trás daquela insólita manifestação, que levou à depredação da delagacia do município, mesmo depois da Polícia ter efetuado a prisão do criminoso que os "manifestantes" queriam linchar, o que teria levado à revolta e ao posterior quebra-quebra.
É isso. Em período eleitoral, é frequente acontecerem fatos aparentemente desconexos deste. Tudo leva crer que estamos diante de um caso exemplar dessa espécie, que precisa ser investigado a fundo pela justiça a fim de mostrar se aquilo foi manifestação popular motivada pela indignação por cometimento de crime bárbaro, ou tratou-se de "jogada ensaiada" com finalidade politiqueira, afinal, daqui a alguns meses, às vésperas da eleição, é oportuno mostrar uma delegacia destruída sem se importar porque está assim, basta dizer que é incompetência governamental já que o povo terá esquecido da origem dessa destruição.

domingo, 14 de março de 2010

Como nos velhos tempos

A semana do torcedor paraense será marcada pela rememoração dos tempos em que nossas equipes impunham respeito pelo Brasil afora, com dois RexPa neste e no próximo domingo, entremeados com jogos pela Copa do Brasil, do Paissandu enfrentando o Palmeiras, e o Remo enfrentando o time da hora, o Santos. Tomara que isso dê aos nossos clubes as reais dimensões de seus potenciais, fazendo-os novamente pensar grande, voltando a atuar com a altivez que a torcida merece.
Digna de registros é, também, a participação do Governo do Estado, que preparou condignamente nosso estádio estadual, e desde o ano passado patrocina o Campeonato Regional ajudando os clubes a enfrentar o sufoco gerado por anos de gestões atribuladas que os atolaram em dívidas quase impagáveis, levando-os a pensar em uma única alternativa: a venda de patrimônio. Hoje, já percebemos nossos clubes formando times mais competitivos, agindo de forma mais planejada e dando esperança de um horizonte com dias melhores.

Cheia da manguaça

De ressaca ou ainda bêbada, a intragável Lúcia Hipólit(r)o, aquela que foi chamada a opinar no ar, na rádio CBN, e não pode faze-lo porque estava completamente "mamada", tendo que ser retirada do ar às pressas, recuperou a pose, embora ao que tudo indique ainda não tenha recuperado a compostura(se é que algum dia teve), resolveu atacar Lula porque este não se curva diante dos EUA e mantém relações cordiais com Cuba.
Não que a etílica colunista não deva ter opinião. Não é isso. O que causa espécie é sua veemência só se manifestar de acordo com o que pensam seus patrões, cujo império midiático surgiu à sombra da ditadura de 64, como todo o Brasil sabe, no entanto abrem a boca sem a menor cerimônia para condenar aquilo que caracterizam criminosamente como ditadura, como faz agora a pinguça em tela, embora continuem praticando o mesmo jornalismo delinquente que faziam à época da redentora, quando chamavam dissidentes do regime imposto pela força de bandidos. Lamentável!

Gênese

Resistência não declarada por quem a faz e manifestada por terceiros sempre descamba para a futrica. Por isso foi dissecada com enorme familiaridade por quem é expert no assunto futrica, dando a esta o status de verdade como usualmente faz.
É isso! Esses cada vez mais prenhes de "verdades" continuarão tratando fatos com o mesmo desdém que seu guru tratou a coisa pública, mesmo fazendo parte de uma seita conhecida pela sua falta de credibilidade.

sábado, 13 de março de 2010

Cuba Libre

Eis aqui a opinião de quem tem autoridade para falar de Cuba e de liberdade: o professor Emir Sader.
Os fariseus e a dignidade

O que sabem os leitores dos diários brasileiros sobre Cuba? O que sabem os telespectadores brasileiros sobre Cuba? O que sabem os ouvintes de rádio brasileiros sobre Cuba? O que saberia o povo brasileiro sobre Cuba, se dependesse da mídia brasileira?

O que mais os jornalistas da imprensa mercantil adoram é concordar com seus patrões. Podem exorbitar na linguagem, para badalar os que pagam seu salários. Sabem que atacar ao PT é o que mais agrada a seus patrões, porque é quem mais os perturba e os afeta. Vale até dar espaco para qualquer mercenário publicar calúnias contra o Lula, para, depois jogá-lo de volta na lata do lixo.

No circo dessa imprensa recentemente realizado em São Paulo, os relatos dizem que os donos das empresas – Frias, Marinhos – tinham intervenções mais discretas, – ninguem duvida das suas posiçõoes de ultra-direita -, mas seus empregados se exibiam competindo sobre quem fazia a declaração mais extremista, mais retumbante, sabendo que seriam recolhidas pela mídia, mas sobretudo buscando sorrisinho no rosto dos patrões e, quem sabe, uns zerinhos a mais no contracheque no fim do mês.

Quem foi informado pela imprensa que há quase 50 anos Cuba já terminou com o analfabetismo, que mais recentemente, com a participação direta dos seus educadores, o analfabetismo foi erradicado na Venezuela, na Bolívia e no Equador? Que empresa jornalística noiticiou? Quais mandaram repórteres para saber como países pobres ou menos desenvolvidos conseguiram o que mais desenvolvidos como os EUA ou mesmo o Brasil, a Argentina, o México, náo conseguiram?

Mandaram repórteres saber como funciona naquela ilha do Caribe, pouco desenvolvida economicamente, o sistema educacional e de saúde universal e gratuito para todos? Se perguntaram sobre a comparação feita por Michael Moore no seu filme "Sicko" sobre os sistemas de saúde – em particular o brutalmente mercantilizado dos EUA e o público e gratuito de Cuba?

Essas empresas privadas da mídia fizeram reportagens sobre a Escola Latinoamericana de Medicina que, em Cuba, já formou mais de cinco gerações de médicos de todos os países da América Latina e inclusive dos EUA, gratuitamente, na melhor medicina social do mundo? Foi despertada a curiosidade de algum jornalista, econômico, educativo ou não, sobre o fato de que Cuba, passando por grandes dificuldades econômicas – como suas empresas não deixam de noticiar – não fechou nenhuma vaga nem nas suas escolas tradicionais, nem na Escola Latinoamericana de Medicina, nem fechou nenhum leito em hospitais?

Se dependesse dessas empresas, se trataria de um regime “decrépito”, governado por dois irmãos há mais de 50 anos, um verdadeiro “goulag tropical”, uma ilha transformada em prisão.

Alguém tentou explicar como é possivel conviver esse tipo de sociedade igualitária com a base naval de Guantánamo? Se noticiam regularmente as barbaridades que ocorrem lá, onde presos sob simples suspeita, são interrogados e torturados – conforme tantas testemunhas que a imprensa se nega em publicar – em condições fora de qualquer jurisdição internacional?

Noticiam que, como disse Raul Castro, sim, se tortura naquela ilha, se prende, se julga e se condena da forma mais arbitrária possível, detidos em masmorras, como animais, mas isso se passa sob responsabilidade norteamericana, desse mesmo governo que protesta por uma greve de fome de uma pessoa que – apesar da ignorância de cronistas da família Frias – não é um preso, mas está livre, na sua casa?

Perguntam-se por que a maior potência imperial do mundo, derrotada por essa pequena ilha, ainda hoje tem um pedaco do seu territorio? Escandalizam-se, dizendo que se “passou dos limites”, quando constatam que isso se dá há mais de um século, sob os olhos complacentes da “comunidade internacional”, modelo de “civilização”, agentes do colonialismo, da escravidão, da pirataria, do imperialismo, das duas grandes guerras mundiais, do fascismo?

Comparam a “indignação” atual dos jornais dos seus patrões com o que disseram ou calaram sobre Abu-Graieb? Sobre os “falsos positivos” (sabem do que se trata?) na Colômbia? Sobre a invasao e os massacres no Panamá, por tropas norteamericanas, que sequestraram e levaram para ser julgado em Miami seu ex-aliado e então presidente eleito do país, Noriega, cujos 30 anos foram completamente desconhecidos pela imprensa? Falam do muro que os EUA construíram na fronteira com o México, onde morre todos os anos mais gente do que em todo tempo de existência do muro de Berlim? A ocupação brutal da Palestina, o cerco que ainda segue a Gaza, é tema de seus espacos jornalisticos ou melhor calar para que os cada vez menos leitores, telespectadores e ouvintes possam se recordar do que realmente é barbarie, mas que cometida pela “civilizada” Israel – que ademais conta com empresas que anunciam regularmente nos orgãos dessas empresas – deve ser escondida? Que protestos fizeram os empregados da empresa que emprestou seus carros para que atuassem os servicos repressivos da ditadura, disfarçaados de jornalistas, para sequestrar, torturar, fuzilar e fazer opositores desaparecerem? Disseram que isso “passou de todos os limites” ou ficaram calados, para não perder seus empregos?

Mas morreu um preso em Cuba. Que horror! Que oportunidade para bajular os seus patrões, mostrando indignação contra um país de esquerda! Que bom poder reafirmar diante deles que se se foi algum dia de esquerda, foi um resfriado, pego por más convivências, em lugares que não frequentam mais; já estão curados, vacinados, nunca mais pegarão esse vírus. (Um empregado da família Frias, casado com uma tucana, orgulha-se de ter ido a todos os Foruns Econômicos de Davos e a nenhum Fórum Social Mundial.
Ali pôde conhecer ricaços e entrevistá-los, antes que estivessem envoldidos em escândalos, quebrassem ou fossem para a prisão. Cada um tem seu gosto, mas não dá para posar como “progressista”, escolhendo Davos a Porto Alegre.)

Não conhecem Cuba, promovem a mentira do silêncio, para poder difamar Cuba. Não dizem o que era na época da ditadura de Batista e em que se transformou hoje. Não dizem que os problemas que têm a ilha é porque não quer fazer o que fez o darling dessa midia, FHC, impondo duro ajuste fiscal para equilibrar as finanças públicas, privatizando, favorecendo o grande capital, financeirizando a economia e o Estado. Cuba busca manter os direitos universais a toda sua população, para o que trata de desenvolver um modelo econômico que não faça com que o povo pague as dificuldades da economia. Mentem silenciando sobre o fato de que, em Cuba, não há ninguem abandonado nas ruas, de que todos podem contar com o apoio do Estado cubano, um Estado que nunca se rendeu ao FMI.

Cuba é a sociedade mais igualitária do mundo, a mais solidária, um país soberano, assediado pelo mais longo bloqueio que a história conheceu, de quase 50 anos, pela maior potência econômica e militar da história. Cuba é vítima privilegiada da imprensa saudosa do Bush, porque se é possivel uma sociedade igualitária, solidária, mesmo que pobre, que maior acusação pode haver contra a sociedade do egoísmo, do consumismo, da mercantilizacao, em que tudo tem preço, tudo se vende, tudo se compra?

Como disse Celso Amorim, o Ministro de Relações Exteriores do Brasil: os que querem contribuir a resolver a situação de Cuba tem uma fórmula muito simples – terminem com o bloqueio contra a ilha. Terminem com Guantanamo como base de terrorismo internacional, terminem com o bloqueio informativo, dêem aos cubanos o mesmo direito que dão diariamente aos opositores ao regime – o do expor o que pensam. Relatem as verdades de Cuba no lugar das mentiras, do silêncio e da covardia.

Diante de situações como essa, a razão e a atualidade de José Martí:

“Há de haver no mundo certa quantidade de decoro,
como há de haver certa quantidade de luz.
Quando há muitos homens sem decoro, há sempre outros
que têm em si o decoro de muitos homens.
Estes são os que se rebelam com força terrível
contra os que roubam aos povos sua liberdade,
que é roubar-lhes seu decoro.
Nesses homens vão milhares de homens,
vai um povo inteiro,
vai a dignidade humana…

Mensagem enganosa

A Sky reagiu furibunda à proposta do governo, de exigir pelo menos 30% de programação genuinamente nacional na grade das emissoras de canal fechado, com uma mensagem tão verídica quanto uma nota de três reais. Dizia a mentirosa pregação: mande mensagens, proteste, não deixe que lhe imponham uma programação que você não deseja.
Grossa empulhação. É só ligar a televisão logo cedo para constatar: quase metade dos canais está passando propaganda de espremedor de frutas, escadas, aspiradores diversos, cortinas, grills e tudo mais que puderem vender, transformando sua cama em uma feira. Não satisfeitos, cobram duplamente para que você assista um jogo decente. No sábado passado, enquanto jogavam no Rio de Janeiro FlamengoxResende, a SPORTV transmitia o "eletrizante" OestexGrêmio Prudente, pelo campeonato paulista; hoje a emissora está passando PaulistaxGrêmio Prudente, que disputam as últimas colocações e diante de uma platéia de pouco mais de dez pagantes. Será essa a liberdade que eles defendem para o assinante? A de semanalmente ser convencido de que não vale a pena torcer por Flamengo, Corinthians, Vasco, São Paulo, entre outros. Agora a moda é torcer por equipes do porte dos grêmios prudentes da vida. Que engodo!

Dilma ultrapassa Serra

No blog Vermelho, declaração do jornalista Lauro Jardim antecipando o resultado da última pesquisa CNI/IBOPE, que deve ser divulgada na próxima quarta-feira, já trazendo Dilma Rousseff com 1 ponto à frente de José Serra.
Ainda no Vermelho, a informação de uma pesquisa para consumo interno, feita pelo Partido dos Trabalhadores e levada ao Palácio do Planalto, já trazendo Dilma com uma dianteira de três pontos percentuais sobre o careca sobrevivente da coligação demotucana. É a surra lulista assumindo contornos irreversíveis bem antes do esperado, deixando para os conservadores apenas o mantra de que o povo só irá pensar em eleição após a Copa do Mundo. Nessas horas até umas pílulas de autoengano aliviam certos males incuráveis.

Parece encenação

Se o inoperante Hélder Barbalho está mesmo interessado em ter um polo da UFPa em Ananindea, por que não doa o terreno onde iria construir um estádio municipal, em 2007, projeto que entrou para a imensa lista dos descartados ou que ficaram pela metade, para a construção desse espaço universitário? Afinal, a Universidade só deliberará em 2012 a respeito da construção de novos campi, logo, até lá teremos bastante tempo para que a burocracia seja vencida e o processo de desapropriação poderá ser feito sem atropelos.
Assim, por omissão, ele faria um dos melhores gestos como administrador ao não manifestar-se publicamente contra a construção de casas populares em uma cidade que tem um enorme déficit Habitacional, sem contar outros melhoramentos necessários que acompanharão a construção dessas casas, tais como rede de esgoto, pavimentação de vias, enfim, urbanização de parte de um bairro sistematicamente esquecido pelos vários prefeitos que se sucederam à frente de Ananindeua, dentre os quais se inclui o próprio Hélder. Ou seja, não atrapalhando Barbalhinho muito terá ajudado.

Efeito Arruda

Com tantos pedidos de prisão que carrega na bagagem e com a corda no pescoço, posta pelo TSE, que reformou decisão do TRE acatando a representação da Coligação "Melhor para Belém" que pede sua cassação por abuso de poder econômico, o cleptoalcaide D. Costa corre o risco de ser um eleitor tão desimportante quanto o gatuno brasiliense que até pouco tempo governou o Distrito Federal e agora vê o sol nascer quadrado.
Sabedor disso, Barbalho afastou o prefeito do comando das articulações e o colocou como refém da estratégia do PMDB, com aquela conversa de 3ª Via. Agora, quando a Copa do Mundo esquentar, o prefeito pode estar sendo retirado da cena eleitoral pela justiça, por todos os delitos que praticou. Quando a copa terminar e a eleição chegar ele será apenas uma página virada.

sexta-feira, 12 de março de 2010

No mato sem cachorro

É claro que Serra retardou o anúncio do seu rumo político em 2010, mais com medo da capacidade de Lula transferir votos à sua candidata do que se expor prematuramente. De qualquer modo, tudo conspirou contra o tucano. O tempo mostrou que a capacidade de transferência do Presidente da República é até maior do que se supunha; e a atitude vacilante do governador, aliada a uma gestão conturbada, permitiram à oposição articular-se para se tornar competitiva.
Segundo a revista Carta Capital, que deve chegar às bancas amanhã, Se Ciro Gomes mantiver sua candidatura ao Planalto a chapa de oposição ao PSDB será formada por Aloisio Mercadante para o governo, com o presidente da FIESP, Paulo Skaff, de vice; Marta Suplicy e Gabriel Chalita para as duas vagas ao Senado Federal. Uma chapa bastante plural e forte que encurrala Serra e o deixa sob a égide do "Se correr a Dilma pega, se ficar a oposição come". Que dilema!

Outro encrencado

Tramita desde o mês passado, no Supremo Tribunal Federal, o inquérito Nº2912, que investiga denúncia contra o ex 1º Secretário da Mesa, senador Efraim de Morais(DEM-PB), acusado de apropriação indébita de recursos daquele Poder para repassar a Grupos de Comunicação do seu estado. Se condenado, deverá pegar uma pena que varia de 2 a 12 anos de cadeia.
Como faz parte da famiglia demotucana, foi poupado de ver seu nome estampado nos abomináveis veículos das Organizações Serra(Globo, Veja, Estado de São Paulo, Folha de São Paulo e outros), embora isso não impeça a tramitação do inquérito que, caso venha a concluir pela culpabilidade do acusado, mesmo não sendo noticiado, gerará o efeito de varrer da vida pública mais um político nefasto parido no pútrido ventre demotucano. Cadeia nele!

Sugestão

Nessa guerra de dossiês, acusando o ex e o atual presidentes da Câmara Municipal de Belém de falcatruas diversas, o chamado legislativo mirim deveria dar o exemplo e abrir uma CPI para apurar os fatos determinados nesses documentos. São acusações bastante graves e que guardam algum nexo com denúncias anteriormente feitas, mas prontamente abafadas.
Transferir sua responsabilidade para o Tribunal de Contas dos Municípios pode ser interpretado pela opinião pública como falta de ânimo para se passar a limpo, pois aquela Corte nada mais é do que orgão auxiliar do Poder Legislativo Municipal, cabendo a este a fiscalização dos atos do Poder Executivo. Se for ciosa de suas responsabilidades, certamente a CMB esclarecerá a opinião pública da procedência ou não dessas escabrosas denúncias.

Festa inútil

Pelos cálculos feitos por economistas carioca e capixabas, a Emenda Ibsen Pinheiro/Humberto Souto, que redistribui os royalties do petróleo da camada conhecida como pré-sal, aprovada esta semana na Câmara Federal, retira do Rio mais de R$4 bilhões de receita e quase meio bilhão de reais do Espírito Santo, os dois estados que mais produzirão petróleo naquela camada, comprometendo seriamente suas finanças.
Diante dos dados, começa um movimento para reformar a decisão da Câmara quando esta chegar ao Senado, já havendo manifestação de senadores de diversos partidos nessa direção, o que não é tão fácil dado o desgaste político que pode provocar na medida em que enseja a acusação de terem os senadores votado contra os interesses de seus respectivos estados argumentação, por sinal, bem mais simpática em ano eleitoral do que a real situação em que estão no Rio e Espírito Santo 80% dessas reservas petrolíferas. Como royalties são compensações aos impactos causados por esse tipo de exploração nas regiões onde ocorrem, então, é lógico que a maior compensação deve ficar com os maiores produtores. Se o Senado não reformar, resta ainda a possibilidade de veto presidencial.
Fica a lição de que alguns pemedebistas nem no câncer são solidários, conforme se pode notar pelas reações diametralmente opostas de Sérgio Cabral Filho e Hélder Barbalho.

A democracia venceu

Sem o alarido verificado a quando dos pedidos de intervenção federal no Estado, feitos principalmente pela Miss Desmatamento e pelo "conselheiro" Xavier, os jornais locais mal fizeram referência à decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal, de arquivar esses cinco pedidos por considerar o cronograma de cumprimentos de decisões judiciais satisfatórios.
Com isso, a vontade do povo manifestada nas urnas triunfa sobre os intentos golpistas de meia dúzia de jagunços que só admitem o uso das leis quando lhes favorecem, bem como aponta para a perspectiva de espantar por um longo tempo a nefasta presença da presidenta da Confederação Nacional da Agricultura do Pará. Ainda bem!

quinta-feira, 11 de março de 2010

A novela da vida

Na primeira reunião que teve com os governadores da Amazônia, em Mato Grosso, no ano de 1995, o recém eleito presidente Fernando Henrique Cardoso autorizou o governador Almir Gabriel anunciar a escolha do engenheiro Fernando Flexa Ribeiro para a Superintendência da SUDAM, tendo este até dado entrevistas a respeito da investidura.
Dois dias depois do anúncio, Jáder Barbalho votou, no Senado, a favor do tabelamento dos juros em 12% anuais, algo que significava a verdadeira imagem do capeta para a política fiscal dos tucanos. Resultado, o engenheiro foi desnomeado, Jáder emplacou Artur Tourinho em seu lugar, Almir nunca mais deu as caras em reuniões do Condel, os juros saltaram a níveis estratosféricos naqueles tempos tucanos, agora com Barbalho tomando "chá de nem te ligo" para juros, só cuidando de juras. E assim foi escrito mais um capítulo do folhetim "A Chantagem".

Aliado não é subserviente

Essa conversa de que deputados não teriam gostado de uma entrevista concedida pelo ex-Chefe da Casa civil, Cláudio Puty, à uma emissora de rádio e isso contribui para o emperramento das tratativas entre governo e assembléia legislativa não tem sentido e aponta para uma postura de subserviência de quem imagina o governo encurralado pela bancada pemedebista.
Não ouvi a entrevista de Puty, mas ouvi parte da entrevista do semi-deputado Parsifal Pontes, concedida ao programa Nonato Cavalcanti, na Rádio Clube, ontem, desancando o governo, fazendo acusações e ofendendo integrantes deste mesmo governo, sem o mínimo de educação política. Tenho certeza que Puty, sempre muito educado, não passou nem perto da virulência do deputado Mandrake.
Enfim, não dá para engolir atrabiliaridades pemedebistas em nome de uma aliança pela qual grande parte de partidários de Jáder não demonstra nenhum apreço. Ainda hoje, a coluna do Ilimar Franco diz que, há duas semanas, o presidente do PT nacional tenta falar com Barbalho e este nem atende os telefonemas do presidente petista. Quem age com tal soberba é porque não gostou do que provou, então, que siga seu caminho, talvez na familiar companhia do cleptoalcaide D. Costa.

Mudança de hábitos

A eleição do Ministro Cezar Peluso, para presidência do STF, tira da oposição um grande trunfo na luta política ora travada. Gilmar Mendes sempre defendeu posições semelhantes às dos conservadores, muitas vezes agindo como se ainda fosse o Advogado Geral da União de FHC, como no caso da rápida decisão de liberar duas vezes o banqueiro Daniel Dantas, preso na Operação Satiagraha, assim como foi protagonista de um episódio até hoje não esclarecido, o do fantasioso grampo da conversa dele com o senador escravocrata Demóstenes Torres, levando-o ao desgaste que culminou com um bate boca inédito com o Ministro Joaquim Barbosa, no plenário daquela Corte.
Com a esperada despolitização da presidência do STF, devem reduzir também as inúmeras incursões de parlamentares oposicionistas insatisfeitos com decisões de maioria parlamentar resgatando, assim, o prestígio daquele tribunal, para alívio do Ministro Joaquim Barbosa.

Inaceitável.

A trajetória política de Lula não deixa dúvida alguma a respeito do seu compromisso com a democracia, inclusive quando amargou um tempo nas masmorras da ditadura militar de 64. Tempo em que, por sinal, a Rede Globo era porta voz daquele sombrio consulado castrense, que suprimiu as liberdades individuais e impôs um regime sangrento ao povo brasileiro.
Por isso, é impertinente o vassalo global Merdoval Besteira, que se assina Merval Pereira, querer dar lições de democracia a Lula. Não, pelo menos enquanto for um resignado serviçal dos interesses patronais que , por sinal, como é do amplo conhecimento do povo brasileiro, nada tem a ver com democracia.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Democracia

Lula falou, " Temos de respeitar a determinação da justiça e do governo cubanos. A greve de fome não pode ser um pretexto de direitos humanos para liberar as pessoas. Imagine se todos os bandidos presos em São Paulo entrarem em grve de fome e pedirem liberdade".
Decerto que haveria um massacre de proporções maiores do que aquele verificado no Carandiru, a julgar pelo histórico da PM paulista, truculenta sob Quércia, Fleury ou qualquer tucano de plantão, pois foi sob um governo tucano que o Pará presenciou o maior massacre de trabalhadores rurais de sua história.
Infelizmente, nossos democratas(não confundir com demos) se pautam pelo que a mídia propõe, eximindo-se de analisar todas as nuances que envolvem o tema da democracia. Recentemente, tivemos o exemplo mais boçal de desrespeito aos direitos da pessoa humana da história recente, patrocinado pelo governo estadunidense, a pretexto de caça a terroristas, tolerado em todos os paises por conta do fato que justificava a selvageria. Quando vieram à tona as atrocidades cometidas por Tio Sam a consequência foi o silêncio seguido da recorrente metamorfose verificada nessas ocasões: a democracia passa subitamente de substantivo a adjetivo, daí ao sistema de dois pesos e duas medidas. Paciência!

Outro(s)

Mais um, ou melhor, mais dois demogatunos foram pegos com a boca na botija e apeados da prefeitura de Araras(SP) por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação. Dessa vez, os comparsas do Vic são Eliseu Filho(?) e Agnaldo Píspico, eleitos prefeito e vice, em 2008, e já cassados por tratar-se de duas vasilhas ordinaríssimas.
Assim, as cadeias do país veem aumentar o risco de superlotação depois que toda essa chusma de demogatunos passar por sentença transitada em julgado demonstrando, infelizmente, que essa corja vive sugando o erário em qualquer circunstância. Lamentável!

Lépido

Nos tempos da tucanalha, era comum um caminhão com 500 grades de cerveja Cerpa fazer três viagens diárias a Porto Velho(RO). Detalhe: Rondônia fica a 3000km de Belém e, como costumava matutar intrigado Lúcio Flávio Pinto, nem de avião era possível fazer esse trajeto diária e repetidamente.
Na verdade, esse "milagre" ocorria porque essa cerveja mandada para outros estados recolhia 12% de ICMS, enquanto que na venda dentro do Pará pagava 25%. Certamente, foi esse esquema da Cerpasa que injetou ilegalmente R$46 milhões na campanha tucana de 2002, ensejando a declaração de inconstitucionalidade, pelo STF, da Lei de Incentivos Fiscais do Pará.
Hoje, o candidato tucano percorre alguns municípios do Estado, obviamente não com a mesma velocidade cerpiana, alegando querer saber o que o povo espera do governo. Não é difícil supor que as respostas devem ir na direção da esperança por algo nada parecido com essa veloz falcatrua, que lepidamente subtraiu o direito à moradia digna, escolas idem, salários idem idem ... E por aí vai.

A volta da bandidagem

A depredação da delegacia de Tracuateua têm as mesmas digitais da bandidagem que danificou os cabos de fibra ótica da PRODEPA, em São Félix do Xingu, e já havia depredado outras delegacias por motivos banais.
Urge uma ação da inteligência policial para matar no nascedouro o vandalismo eleitoreiro, pois que se não o clima de campanha será a base de vale tudo. Muito meliante teve interesses contrariados e não aceita a convivência republicana, porém, é preciso que o Estado não dê um passo atrás no bom momento em que está vivendo, já que isso significaria nos colocar novamente na posição desconfortável da qual fomos tirados. Com efeito, ninguém quer ver, de novo, o Pará como campeão do desmatamento, campeão em assassinatos de trabalhadores rurais, campeão em trabalho escravo, por isso alguma providência enérgica deve ser tomada na área da segurança pública agora, para proporcionar um pleito eleitoral tranquilo, democrático e limpo.

Ser desprezível

Verme Pires Franco muda o tom da fala em relação à ministra Dilma, subitamente passando a achar que o país está preparado para ser governado por uma mulher, que as mulheres estão preparadas para governar, coisas dessa natureza. Tudo pra agradar Ali Barbalho e pegar carona na chapa que o fugitivo do senado estaria montando em cumplicidade com o cleptoalcaide D. Costa.
Típico rastejar de verme. Quem não lembra da atitude furiosa do tal demovoador(com dinheiro público), a quando do depoimento da tresloucada Eunice acusando Dilma de interceder em favor do filho de Sarney? Nem um ser desqualificado como ele pode desdizer o que declarou à época. Está tudo devidamente registrado para ser mostrado à opinião pública, no momento oportuno em que esse camundongo preparar o salto para fora do navio que ora começa a fazer água. Afundarás junto, patife!

terça-feira, 9 de março de 2010

Paquera desvairada

Depois que o PMDB gaúcho deliberou apoiar a candidatura Dilma, agora é a vez dos pemedebistas de Santa Catarina dizer que não querem a companhia do DEM e do PSDB naquele estado, justamente para abrir caminho que leve ao palanque da Ministra.
Com isso, restam apenas Orestes Quércia e Jarbas Vasconcelos no barco serrista, assim como Requião como o último moicano pemedebista a pugnar por candidatura própria. Sem contar o trêfego Jáder Barbalho, cujo charme de "arroz de festa" presta-se a acompanhar quem quer que seja, desde que derrame seu "pirão" na indigesta terrina barbálhica.

(Não) esqueceram de mim

Não fosse pela velhacaria, travestida de notícia, veiculada pela central de futricas barbálhicas(Diário do Pará), ninguém tomaria conhecimento do rumo da caravana do "Pescador". Mas, como Ali Barbalho sonha em emparedar a governadora usando a vil tática da chantagem para tirar proveitos politiqueiros, vale até incensar a troupe do Instituto Teotônio Vilela, que tenta tocar a candidatura de Simão ao governo.
Não que um jornal tenha que omitir notícias, principalmente quando se trata da atividade de um postulante ao mais alto cargo do Estado, porém, está claro pelo texto que não é esse o propósito do jornal do campeão paraense de gatunagem. O que ele pretende é juntar-se com qualquer um que possa ajudar no seu projeto pessoal para se tornar senador. Como Simão corre sério risco de concorrer enfraquecido pela falta de aliados, então, nem que seja de forma camuflada, pode haver apoio recíproco entre ambos em algumas regiões do Estado, o que pode não trazer dividendos a Simão, mas muito ajudará Barbalho a voltar para onde já saiu fugido com medo da cassação.
Resta saber se esse "aliado" tucano faz parte da contabilidade feita por Jáder para apresentar no segundo palanque no estado para a candidata à sucessão de Lula, bem como o que pensa Dilma dessa artimanha. Estranho. Muito estranho!

Where is Paim?

O deputado Nelson Marquezelli(PTB-SP) deu entrada na Mesa da Câmara Federal em um requerimento, com 198 assinaturas- o mínimo são 179, com pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito(CPI) para investigar os efeitos deletérios da privatização(novidade) do Banco do Estado de São Paulo-BANESPA, vendido ao banco espanhol Santander.
Além dos já conhecidos prejuízos ao erário, marca registrada da privataria tucana, a referida CPI quer saber quem autorizou a liberação de títulos inegociáveis, que garantiam o poder aquisitivo de proventos e pensões de quinze mil ex-funcionários e pensionistas daquele banco paulista. Isto porque, depois de liberados esses títulos para fazer parte dos ativos do banco espanhol, os proventos dos aposentados e as pensões foram congeladas. É um desvio de R$7 bilhões que lesou 15 mil brasileiros.
Infelizmente, ainda não há data para a instalação dessa CPI, pois o Regimento Interno da Câmara só permite o funcionamento simultâneo de até cinco comissões dessa natureza, o que está a ocorrer no momento ficando, assim, a comissão Marquezelli na fila de espera. No entanto, isto não impede que o senador Paulo Paim(PT-RS) converse com o deputado paulista e chame para o Senado a instalação da Comissão, já que lá não está funcionando nenhuma, o que seria muito oportuno já que o senador gaúcho é considerado o maior defensor dos aposentados no país e entre esses, evidentemente, devem estar incluídos os 15 mil lesados pela criminosa privatização do BANESPA. ( Extraído do blog "A Máscara Caiu").

segunda-feira, 8 de março de 2010

A Farsa

O Promotor Público José Carlos Blat, que faz denúncia pela imprensa contra o PT, por um suposto esquema de desvio de dinheiro junto com a Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo, não é pessoa séria. Já teve seu carro apreendido em uma rodovia de São Paulo quando este era dirigido por um criminoso, foi denunciado por outros promotores à Corregedoria do Ministério Público paulista, pois suas ações contra oficinas de desmanches de carros roubados eram indicadas por uma seguradora de automóveis, foi sócio do filho do banqueiro do jogo do bicho Ivo Noal, este também envolvido com tráfico de drogas, e protegeu enquanto pode o contrabandista chinês Law King Chong.
Em uma denúncia com essa gravidade, não se pode simplesmente desqualificar o denunciante. Ocorre que o tal promotor vem fazendo alarde dessse caso desde 2006, e nunca entrou na Justiça solicitando a abertura de procedimento judicial para que haja investigação. Repetiu pela imprensa em 2007 e 2008 e agora foi ao Jornal Nacional da Rede Globo, no sábado passado, dizer que só daqui a três meses é que terá os elementos suficientes para formalizar a dita denúncia à justiça.
No mínimo é leviano, pois se ainda não têm os elementos para formalizar um procedimento judicial consistente como já está pedindo quebra de sigilos?
Tudo leva a crer que se trata de ação deliberadamente com fins políticos, para tirar o foco da opinião pública de cima da coalizão demotucana, envolvida até o pescoço com a roubalheira de Brasília. E nada melhor do que alguém com esse grau de envolvimento em falcatruas, como o tal Blat, para prestar-se a esse papel. Lamentável!