Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

domingo, 31 de janeiro de 2010

Volta aos meus braços.

A fonte-Repórter70- não é lá muito confiável, mas, de qualquer maneira, como Rede Celpa e Lib andam tão juntinhos, pode ser que seja verídica a informação.
Ao que parece, até abril, a Eletrobrás terá 49% de participação acionária na concessionária de distribuição de energia elétrica no Pará, atualmente está em cerca de 34%, o que faz crer que, muito breve, poderemos ter reestatizado esse serviço, em nosso estado.
Não é por nada, não, mas os tucanos venderam a Celpa pela metade do preço que a empresa valia; os compradores vão revende-la, sabe-se lá por quanto, de volta ao poder público e, até hoje, os tucanos não deram satisfação do que foi feito do dinheiro daquela tenebrosa transação, coisa de arrepiar cabelo de careca, obviamente menos do Flexa e do Simão por motivos largamente conhecidos.

E, no Pará?

Diante da perspectiva da ministra Dilma Roussef ultrapassar Serra logo, logo, obviamente esse cenário influenciará as composições que se estão costurando em nosso estado. O que chama a atenção, como o fez a Professora Edilza na 6ª feira, é a perspectiva de Simão sair em dobradinha apenas com o PPS e nada mais.
Até mesmo o DEM, aliado nacional já de longa data, tende a incentivar a 3ª Almirista, abrigando Valéria e Vic nessa muito provável chapa envolvendo PTBxPDTxPRxDEM e outros menos representativos, abandonando o barco de Simão, aliás, "retribuindo" a Simão o que este tinha feito com o empavonado casal, nas eleições de 2008, fazendo cair como uma luva nessa situação o que dizia secular provérbio oriundo do latim vulgar: pimens annus autrem refrigerum est.

Águas de março

O staff político do presidente Lula previa para março Dilma Roussef ultrapassar José Serra, na corrida presidencial. Pelo visto, isto acontecerá bem antes à medida que a disputa vai caindo no gosto do povo e este passa a identificar quem é quem.
A pesquisa Vox Populi, publicada hoje no jornal Estado de São Paulo, atestando ter Dilma reduzido em 14 pontos percentuais a dianteira que o governador de São Paulo mantinha sobre ela, aponta essa tendência para mais cedo, mesmo porque os números regionais indicam essa tendência de virada de jogo. Enquanto Dilma subiu 9%, desde a última pesquisa; Serra caiu 5%, sendo que em estados como Pernambuco e Bahia Dilma já tem quase o dobro das intenções de voto do seu adversário, enquanto estados como o Rio de Janeiro onde, graças ao recall de seu nome , Serra tinha liderança folgada, hoje há empate técnico com a tendência de queda do tucano e ascensão da petista.
Assim, seguramente em meados de fevereiro, o tucano deva estar anunciando a decisão que tomará quanto ao seu futuro político, que pode ser a desistência da corrida à sucessão de Lula, o que significaria mudança radical de planos, tanto em relação à data do anúncio quanto em relação ao cargo que disputará. Ou seja, descortinado o cenário de derrota certa de sua candidatura presidencial, antecipe-se o lançamento da candidatura à reeleição, antes que apareça algum aventureiro e lance mão da última jóia que resta na coroa tucana. Tá feia a coisa, Serra!

"Obra de Arte"

Osmar Pinheiro era, reconhecidamente , um grande artista que soube romper barreiras para levar o nome da arte em nosso estado bem mais longe.
Agora, aquilo que estava pintado na Palmerinha não passava de um registro singelo do trabalho(meritório) de um prefeito e um secretário municipais. Querer fazer disso cavalo de batalha para, a partir daí, mover céus e terra contra o obscurantismo stalinista que destrói a arte pré-revolucionária, deem licença, é ofício de náufrago político que está se agarrando a qualquer salva vidas para evitar o desastre de quem é incapaz de atravessar a tormenta usando seus próprios engenhos.

sábado, 30 de janeiro de 2010

Questão de opção

Tucanos preferem classificar como grandes obras aquelas no estilo área climatizada para borboleta. Mas, sinceramente, levar água potável à 1300 famílias em ilhas que circundam Belém é, sem dúvida, algo bem mais significativo para a população do nosso estado; assim, como, entregar 136 casa à comunidade do Taboquinha em Icoaraci, agrega muito mais benefício social àquilo que os ressentidos chamam de pífio.
Questão de opção. Hoje, todo mundo diz que é fácil fazerm mas, quando tiveram 12 anos para experimentar essa "facilidade", preferiram fabricar miséria e desalento.

Tempos de civilidade

Não há nenhum indicativo de parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Belèm, porém ambos promovem eventos que incentivam o carnaval a ser animado como há muito não se via.
Bem diferente dos tempos em que o PT governava a cidade e os tucanos faziam de tudo para impedir que houvesse carnaval em Belém. Até partidarizaram parte das escolas de samba, inventando uma briga delas com a prefeitura e levando-as para desfilar na Cidade Nova.
Hoje o clima é de harmonia, com cada qual fazendo sua parte, e Belém vive um dos mais animados carnavais dos últimos tempos. É isso aí!

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Manipulação caluniosa

Dizer que a governadora prometeu construir 100 mil casas é má fé. Dizer que as 28 mil já entregues, ou prestes a ser entregues, é um resultado pífio constitui simulação de amnésia com o fito de praticar o engodo.
Quem se der o trabalho de ler apenas o material de prestação de contas da COHAB, constata que a meta são 50 mil casas em 4 anos. Proporcionalmente, muito mais do que foi construído em 44 anos de existência daquela companhia, 70 mil. Pra se ter uma idéia, em 12 anos, os tucanos construiram menos de 15 mil. E mais. 4.675 dessas unidades habitacionais estão sendo construídas nas doze regiões de integração do estado, algo inédito no Pará.

Rotina

Pelo terceiro dia consecutivo, o Repórter70 "informa" que o deputado Zenaldo Coutinho Jr."tenta adiar a entrada em pauta do plebiscito" que pretende esquartejar o Pará. Por enquanto, ainda está muito longe das recordistas " Jatene será anunciado candidato..." e " Até o meio da próxima semana será anunciado o nome do novo Arcebispo de Belém", porém, como o recesso da Câmara Federal ainda está longe do fim, é possível que o Zenaldo também venha a emplacar como um dos mais chatos ecos do repórter. Haja saco!

Gangues

O banditismo midiático reentoa sua desgastada melopéia udenista a fim de atazanar o presidente Lula. Agora, o motivo é a inclusão do Anexo VI no Projeto de Lei Orçamentária à revelia do Tribunal de Contas da União.
O Anexo VI, esclareça-se, é um conjunto de obras de construção de refinarias em quatro estados, considerado irregularmente grave, daí o pedido de paralisação, pelos suspeitíssimos ministros(?) Aroldo Cedraz, ex-deputado do PFL baiano que iconografou suas digitais na parte escrotal do falecido coronelão ACM; e José Jorge, outro ex-pefelista que foi senador, Ministro das Minas e Energia de FHC na malsinada época do "Apagão Tucano" e vice de Alckmin em 2006.
No caso, chamá-los de suspeitos é atitude até elogiosa na medida em que suspeita não há, e sim certeza, de que suas intenções são cristalinamente deletérias aos interesses do país.
Paralisar as obras no estágio em que se encontram implica no fechamento imediato de cerca de 25 mil postos de trabalho e prejuízos mensais da ordem de R$268 milhões, destacando que parte dos contratos incluídos no referido Anexo já apresentam 90% de sua execução física já concluídas e sua interrupção geraria atraso no início da operação das unidades em construção, com perda de receita mensal estimada em R$577 milhões, e dificuldade no atendimento dos compromissos de abastecimento do país com óleo diesel de baixo teor de enxofre.
Até o deputado Carlos Melles(DEM-MG), coordenador do Comitê de Obras Irregulares da Comissão Mista de Orçamento, do Congresso Nacional, expressou opinião de que essas obras poderiam ser liberadas, o que significa dizer que as "graves irregularidades" apontadas pelos dois ministros citados não passa de uma engenhoca política de profundo mau gosto, que deveria voltar-se contra os mesmos exigindo que tenham mais pudor no exercício de suas atribuições. A propósito, se fossem homens sérios, teriam condenado as obras do Rodoanel na capital paulista, obra tão flagrantemente irregular que teve uma de suas pernas desabada, sem que o TCU tenha feito qualquer manifestação.
É óbvio que a ação é orquestrada entre setores daquele tribunal que ainda operam como militantes direitistas, e a camarilha que dirige as Organizações Serra(Globo,Veja,Folha,Estadão,Band e outros), com o intuito de criar um quadro de instabilidade, propício a que eles incensem o malafamado governador paulista a salvador da pátria. Olho nessas gangues!

Não é comigo!

A Prefeitura Municipal de Belém, através do programa Farmácia Nativa, foi selecionada e finalista do Prêmio de Tecnologia Social, ofertado pela Fundação Banco do Brasil, Petrobrás, Ministério da Ciência e Tecnologia, entre outros, oferecido às melhores praticas desenvolvidas em favor da comunidade nessa área.
Estranhamente, o alcaide D. Costa não tugiu nem mugiu quanto a esse reconhecimento, provavelmente por se tratar de uma política criada antes de ele ser prefeito(e tem alguma criada por ele?). Certamente, Dudu prefere dar publicidade ao título (comprado) de melhor prefeito do Norte, por tratar-se de promoção pessoal. E as boas práticas e o o interesse público que se lasquem. Lamentável!

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Salve-se quem puder.

Esse processo que o Zé Panetone pretende mover contra o jornalista serrista Ricardo Noblat, corre o risco de detonar(ainda que camufladamente) o conluio demotucano, que já rasteja na política brasileira há quase duas décadas, conforme analisa o FBI-Festival de Besteiras da Imprensa.
Zé Pedágio está por trás do Arrudagate, pois queria livrar-se da possibilidade de ter o (ainda) governador de Brasília como vice e o Demo fortalecido, bem como forçar Aécio a aceitar ser seu vice. O clima voltou ferver porque Noblat denunciou que Arruda subornou os deputados distritais para livrá-lo do impeachment, então, segundo o FBI, o processo que Arruda vai mover tem um componente a mais: dizer para o Zé Pedágio, me aguarde! E nós, também, aguardamos os próximos e ferozes rounds desse vale-tudo, bem ao gosto do "babaca" Sérgio Guerra.

Agenda cheia.

Diante do sumiço de Simão, anônimo manda uma provável agenda do candidato para o próximo sábado.
9hrs- Pontapé inicial da partida de abertura do Peladão da Florentina;
11hrs-Saudação aos participantes de torneio de Dominó na sede do Palestra, na Condor;
16hrs-disputa de Torneio de Pesca no Espaço Pesque e Leve, na Rodovia Mário Covas;
19hrs- Participa, como debatedor, da Mesa em que o senador Mário Couto faz palestra sobre as regras da porrinha.
Domingo é dia de descanso, que ninguém é de ferro.

A Fonte

Quase a coluna Repórter Diário traz uma estrela vermelha na testa, hoje, tal era a quantidade de notas a respeito de articulações dos bastidores petistas vazadas para o Diário do Pará.
Pelo jeito, a fonte ressentida que abastece a dita coluna continua apostando que o circo só pega fogo se jogar gasolina na sua lona. É a velha forma de fazer política em cima de um trator, supondo que levita em um tapete mágico. Credo!

Caixa Morto, Caixa Posto

Conforme o previso, depois que furou o caixa da SABESP, o voraz D. Costa foi à luta e já anuncia um novo aumento no preço das passagens do transporte coletivo da capital. Depois do escandaloso perdão às dívidas tributárias dos empresários desse setor à margem, diga-se, de qualquer respeito à decência que deve presidir os atos de um gestor público, pois a justificativa era a necessidade de renovação da frota, e o que se comenta é que a frota já é comprada sucateada, agora vem o aumento no preço das passagens, o segundo em pouco mais de um ano depois de sua reeleição, coisa que não se via há muito tempo.
D. Costa continua apostando todas as suas fichas na impunidade, daí continuar delinquindo à luz do dia, aprontando toda sorte de tramóias que propiciem a engorda de seu butim. Desde o biônico Mauro Porto, uma das muitas invenções da ditadura militar, que dizem ter surrupiado até os coretos da Praça Justo Chermont, hoje CAN, que não se tinha um prefeito em Belém tão envolvido com tantas acusações contra si. Pior, todas consistentes.

Evoluiu.

Para quem, durante a gestão do prefeito Hélio Gueiros, explorava de forma vergonhosa o trabalho infantil, fazendo com que menores de dezesseis anos vendessem o jornal desde a madrugada fantasiados com uniformes pagos pela PMB, O Liberal evoluiu bastante, como se pode constatar na coluna Responsabilidade Social, hoje, defendendo com unhas e dentes o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Como nem tudo é perfeito, o leitor sente a falta daquilo que se convecionou chamar dar nome aos bois. Assim, o vício homenageia a virtude sem fechar ao jornal a porta de um eventual patrocinador que viesse a se sentir magoado com acusações diretas. Responsabilidade Social, pero no mucho.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

A palmada no bumbum errado.

Ao anônimo das 17:15 de ontem, que nos honrou com sua visita, devo dizer que passei na rotatória, ontem, por volta das 20:30, e hoje, por volta das 16:00, e não notei a presença de buraco algum que cause transtornos ao tráfego.
Por outro lado, perguntei a um outro engenheiro sobre terraplenagem nas condições que estão sendo feitas naquele elevado, e ele garantiu que não vê nenhum problema, até mesmo porque as chuvas que têm caído ainda não se constituem obstáculo. E disse mais.
Desperdício de dinheiro público pode ser constatado na Av. Marquês de Herval, onde, depois de todo preparado o canteiro central, agora está sendo quebrado para o preparo de retornos. Passe lá, meu caro. Muito obrigado!

Provincianismo

A (falsa) polêmica, sobre a repintura do painel da Palmerinha, não passa de tique nervoso de adoradores de ídolos de fancaria, que teimam em exaltar as poucas obrigações cumpridas por passageiros administradores, em feitos memoráveis que deveriam torná-los grandes vultos históricos.
Com efeito, os dois personagens que compunham a pintura anterior, diga-se, feita com o intuito de promoção pessoal, portanto, ilegal, já estão inscritos em nossa história. Não como desejavam, mas como merecem, em função do que fizeram como agentes públicos. Se suas biografias não são nada edificantes, paciência! Não serão gravuras nas paredes que ocultarão os milhões superfaturados na Estação das Docas, ou a vergonha de Eldorado do Carajás. Ademais, equipamentos públicos são ferramentas de serventia da sociedade, e não propriedade de quem os projetou ou inaugurou, para que fiquem reféns de suas idiossincrasias, portanto, vamos parar com esses chiliques descabidos, pois isto só piora a situação de quem o povo retirou de cena.

Jambu do Kaveira

O bloco Jambu do Kaveira é, de fato, um grande acontecimento a marcar o carnaval de rua de Belém, neste ano. Quem já participou sabe que se trata de folia pura cercada de grande tranquilidade. Aliás, seguidamente o André Kaveira vai ao microfone e agradece o apoio do Governo do Estado, que disponibiliza contingente policial e dos bombeiros a fim de garantir boa parte dessa tranquilidade até aqui experimentada.
Portanto, padecem de veracidade as reclamações feitas por alguns colunistas locais sobre essa suposta falta de apoio.

Presente!

Hei, Liberal! Na cerimônia de posse do Dr. José Raimundo Trindade, na presidência do IDESP, entre os especialistas que participaram da abertura do ciclo de debates estava o jornalista Lúcio Flávio Pinto, LÚCIO FLÁVIO PINTO, nome que o jornal se recusa a publicar como se não existisse, mas existe e presta inestimáveis serviços ao estado do Pará.
E é bem maior do que esses editoriais hipócritas, como o de hoje, que pretensamente defende a liberdade de expressão, assunto sobre o qual O Liberal não tem nenhuma autoridade moral para sobre ele discorrer, dado o seu longo histórico de ligações com o obscurantismo e o desrespeito às liberdades cidadãs.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Deu no Azenha

Como os jornais locais dificilmente noticiarão, eis aqui o resultado da pesquisa Vox Populi, encomendada pela Rede Bandeirantes, que a noticia a conta gotas e no Jornal da Noite, já de madrugada, e divulgada no blog Vi O Mundo, do jornalista Luiz Carlos Azenha.
Em Pernambuco, Dilma Roussef tem 45% de intenções de voto, enquanto Zé Pedágio tem 23%, Ciro Gomes 9% e Marina Silva 3%. Ainda, segundo essa pesquisa, 53% dos eleitores pernambucanos declaram que votarão no(a) candidato(a) apoiado(a) por lula. A virada não esperará março.

Fim do sonho?

A SABESP, Companhia de Saneamento de São Paulo, foi obrigada a refazer seu balanço de 2008 resultando disso a redução de seu lucro de R$1oo8 bilhão para R$68 milhões. O motivo dessa brutal queda foi uma decisão judicial, que determinou àquela companhia que pague a complementação dos benefícios dos seus aposentados e pensionistas, ao contràrio do que pretendia a direção da SABESP, jogar esse pagamento na conta do tesouro do estado.
Com essa ninharia em caixa, é pouco provável que o voraz alcaide D. Costa ainda pense vender o SAAEB para a SABESP na medida em que o preço a ser pago não elegeria sequer um vereador, quanto mais um governador. Então, é hora de D. Costa trocar o pneu com o carro em movimento. Aguardemos o próximo artigo do Raul Meirelles.

É mentira, Terta?

Os membros da Paróquia da Aparecida ofereceram, ontem, um jantar ao padre João Maria Von doren, após o que o levaram em carreata até o Aeroporto, para sua viagem até Belo Horizonte onde vai morar, segundo informações prestadas a este blog por uma integrante daquela comunidade.
Portanto, tem cheiro de futrica as notas publicadas hoje, no Repórter Diário, dando conta que o padre João Maria teria sido despejado e vivia à mercê da caridade pública.

Os Trapalhões

O desastrado vereador Orlando Reis disse, na Cãmara Municipal de Belém, que D. Costa fez mais por Belém do que Antônio Lemos.
Vendo as fotos da Praça da República, hoje, em O Liberal, somos obrigados a concordar com o leviano edil. Fez. Destruiu um dos mais belos monumentos do nosso estado e do Brasil, transformando-o em um asqueiroso pardieiro. Por sua "obra" deveria ser premiado com uns dias em um presídio de segurança máxima, até o julgamento final de uma das inúmeras ações movidas contra ele.

Patranha

É preciso que o PT e as forças progressistas deste estado se unam em defesa do mandato do prefeito Vagner Curi, de Salinas, ameaçado de cassação por um conluio de malfeitores inconformados com a derrota nas urnas, ano passado, querendo agora usar a Câmara Municipal daquele município para consumar o delito tentando, inclusive, modificar a Lei Orgânica de Salinas através de uma lei ordinária, desqualificando o quorum para esse tipo de votação.
Certamente, há interesses economicamente poderosos por trás dessa bandidagem, daqueles que se acham donos da cidade estando, assim, desobrigados de honrar seus compromissos tributários. A notícia criminosa, do ponto de vista jornalístico, publicada hoje na central de futricas barbálhicas(Diário do Pará), assinado por um delinquente que alcunhado Clemente Schwartz, é a senha da quadrilha para consumar o delito. Olho neles!

Igual a nada

A decisão do juiz da 2ª Vara da Fazenda, Marco Antônio Castelo Branco, em resposta à ação civil pública do Ministério Público Estadual, que pedia a proibição da circulação de veículos com capacidade superior a quatro toneladas na cidade, entre 6hrs e 21hrs,tentou ser salomônica e acabou sendo tucana na medida em que ficou em cima do muro.
Proibir veículo desse porte de circular da São Pedro até o centro histórico constitui-se medida inócua, pois as próprias transportadoras já não os usam mais naquela área. No entanto, em avenidas como Nazaré, José Malcher, Gentil, José Bonifácio e, principalmente, Almirante Barroso, onde tudo continuará como dantes, os engarrafamentos continuarão, pois são corredores de movimento intenso, frequenmente obstruídos por aqueles enormes veículos.
Uma pena que tenha sido perdida oportunidade tão singular de tomar-se uma medida importante para melhorar o trânsito da cidade, tão esculhambado sob a égide da CTBel do inoperante D. Costa.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Minha terra tem palmeiras...

Depois de ver invadido o apartamento em que estava hospedado, no luxuoso resort Four Seasons, em Punta Mita, México, quando perdeu dinheiro, jóias, objetos pessoais, o sossego e certamente o restante das férias, o casal de apresentadores Luciano e Angélica Huck deve estar pensando lá com seus botões: " o Rio de Janeiro sim, é uma ilha de tranquilidade".

Tragédia?

Neste momento, corre na cidade a informação de que um avião Bandeirantes, que ia no rumo do município de Senador José Porfírio, caiu. Segundo essa informação, estavam na aeronave o empresário da REICON Luiz Rebelo e mais oito executivos. Não há ainda informações a respeito de sobreviventes.

Ai meu cotovelo

Acometido de fortes dores no ponto de articulação do braço com o antebraço, o Espaço Tucano resolveu investir contra a obra viária do cruzamento das avenidas Júlio César/Pedro Álvares Cabral, denunciando(?) que o asfalto de má qualidade vai comprometer o acabamento da obra.
Oh cabra mentiroso! Para ir ao aeroporto, passei duas vezes, ontem, pelo local e o trânsito fluia normalmente porque a rotatória, ainda que uma solução provisória, está satisfatoriamente pavimentada sem qualquer buraco que a atrapalhe, assim como a obra flui normalmente e tudo indica que será entregue dentro do prazo anunciado, para desespero do cretino em tela, confesso admirador de 'grandes obras". Muita gente passa por lá e constata essa obviedade.

Sujou!

Era pra ser tudo bem Bacana, ao festejar-se a capacidade do patrão de resgatar a alegria do povo paraense, perdida desde que o pai do patrão deixou o governo.
Desgraçadamente, por obra do acaso ou um ato falho, a louvação acabou virando grave denúncia e a sacada(à margem do que possa parecer, nada a ver com saco) acabou assumindo ares de denúncia grave por trazer adesão da Celpa, Cerpa e Bando-isso mesmo-Bando da Amazõnia. Isto é, o Orgulho do Pará tem o apoio financeiro de um bando amazônico, que vem a ser o mesmo que quadrilha, pelo menos na linguagem penal. Aguarda-se o desdobramento da dita denúncia.

sábado, 23 de janeiro de 2010

Duas serpentes na relva

A central de futricas barbálhicas(Diário do Pará) cobrou comportamento oposicionista da bancada do PT, mas votou com o prefeito D. Costa, na Câmara Municipal de Belém. No melhor estilo populista assimilado ao pai, o inoperante alcaide ananin informou à professora Edilza Fontes que isto se deu porque o PMDB levou em conta os altos interesses da capital(risos).
Até os escombros das praças de Belém sabem que esses "altos interesses" que o PMDB leva em conta são os empréstimos aprovados naquele plenário e a sua repartição, após o conluio, durante a campanha eleitoral que se avizinha. São R$300milhões a captar e distribuir, no mesmo estilo que Dudu vem imprimindo nessas tenebrosas transações, agora contando com a cumplicidade de Ali Barbalho.
Ali fez sua bancada na CMB aprovar os empréstimos que embalarão os projetos do falsário e deve ter apresentado, com uma das condicionantes para tal, uma atuação conjunta das bancadas do PTB e PMDB para rejeitar pedido assemelhado pelo governo do estado.
O que aproxima Ali e D. Costa é o que os afasta do governo do estado. Para os dois, o butim vem antes. Na base do, aquilo que sobrar, faça-se algumas obras de fachada. Como o Estado tem feito um considerável volume de obras de obras e isso torna o povo mais exigente, não interessa a farsantes daquele naipe, que acabam juntando forças para delinquir juntos.

"Sutileza"

A central de futricas barbálhicas(Diário do Pará), faz loas à sutileza do dono. Tal e qual um orangotango em loja de cristais, Barbalho discorre o script da chantagem, da dissimulação, do engodo. E o serviçal escalado para exaltar essa fanfarronice tenta convencer o leitor de que se trata de algo decente.
É curioso como políticos com longa folha policial corrida chegam à terceira idade apresentando um comportamento semelhante, embora, em alguns momentos das suas acidentadas trajetórias, tenham seguido trilhas diferentes. O Maluf que fez, o Painho ACM e o Jáder "quando governei este estado..." comungam a representação dessa farsa pirandellianamente, só que, ao contrário de personagens que os adotem, portam-se como se fossem autores em busca de personagens que aceitem sua retórica, pois este é o caminho de volta à dominação.
Na dramatização política dessa peça, esses "autores" apresentam-se como pais(governantes)laborando a expiação de seus desatinos contra os filhos(povo),na vã tentativa de reconquistar a autoridade perdida, usando como ardil a desconstrução da memória coletiva, reaparecem sempre como os curadores dos males que eles próprios causaram. Fantasmas, vivos ou não, que causam medo e esperança.
Painho já saiu de cena, Maluf tenta manter-se ao menos como coadjuvante e Jáder tenta desesperadamente impor um roteiro ultrapassado a um enredo que já não depen
de dele. O resultado são afirmações patéticas e escandalosamente inverídicas, mais apropriadas a um pastelão desajeitado.
Professores, urbanitários e servidores em geral em constante atrito com o governador Jáder, mas ele diz que manteve permanente mesa de negociações com os servidores; patrocinador da grilagem, da violência contra trabalhadores rurais, mas refere-se à uma fictícia política ambiental que teria havido em seu governo; fala em programa de governo, e a CPI das Empreiteiras da Assembléia Legislativa constatou o mais audacioso assalto feito aos cofres públicos mediante o uso desse expediente, só não havendo punição porque a bancada pemedebista acumpliciou-se com a delinquência varrendo-a para baixo do tapete. E por aí vai...
Mas, como se fosse um Barão de Münchausen, continua contando bravatas a uma embevecida platéia de áulicos.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Pirataria

Quando chegou a um tribunal para representar contra o governo, o trambiqueiro Roberto Freire deveria ser abordado pelo guarda da portaria e instado a explicar porque comparsas seus foram flagrados, em Brasília, pedindo propina em seu nome.
Deveria explicar, também, porque um outro celerado, deputado Alírio Neto, tentou obstruir as investigações contra a quadrilha do panetone, ao determinar o encerramento da CPI da Câmara Distrital do DF que apura aquele escândalo. Já é insólito ver um malfeitor como Freire à solta, ve-lo como paladino da justiça, então, chega a ser revoltante.

Tema oportuno

O jornal Expresso Cabano, na coluna Primeira Leitura, divulga dados interessantes a respeito da Operação Castelo de Areia,da Polícia Federal contra executivos da Construtora Camargo Corrêa, quando foi aprendida uma lista de doações ilegais a partidos políticos(PSDB,DEM,PPS,PSB,PMDB,PDT e PP) e a parlamentares, como os senadores Fernando Flexa Ribeiro(PSDB-Pa), José Agripino Maia(RN) e deputado Jáder Barbalho(PMDB-Pa).
Em uma das gravações divulgadas,o ex-diretor da empreiteira Pietro Francesco Giavina Bianchi diz para o diretor Darcio Brunato,"Foram R$300 mil para o Agripino e partido e R$200 mil para Flexa Ribeiro". O Ministério Público pediu novas investigações que, infelizmente, deverão demorar um pouco porque o STJ trancou o curso da investigação, que corria célere e prometia grandes emoções.
Porém, se for levado à campanha eleitoral, provavelmente constituir-se-á em tema candente até com a possibilidade de revelações que esclareçam quem é quem nesse "castelo". Aqui e alhures, pois, tudo leva a crer, o panetone brasiliense em vez de trigo parece ter levado é areia desse castelo.

Chuva de mentiras

As Organizações Serra(Globo, Bandeirantes, Folha, Veja, Estadão entre outros) anunciam que as "chuvas já mataram 59 pessoas em São Paulo, desde de dezembro último.
Ora, como nada indica que seja chuva ácida, logo, não pode ser responsabilizada por essas mortes, fruto, seguramente, da incúria administrativa de quem governa há tanto tempo e negligencia suas atribuições, preferindo a comodidade dessa torpe "absolvição" sentenciada por essa camarilha midiática, embriagada de sectarismo e interesses escusos, a cumprir sua obrigação pública assumida cinicamente em palanques.
Portanto, a culpa por essas diversas tragédias familiares ocorridas e por ocorrer não é da chuva, mas de ímpios que infelicitam São Paulo há quase duas décadas, aliás, como fizeram com o país durante oito anos, sendo, oportunamente enxotados, aquartelando-se posteriormente no mais rico estado da federação brasileira, de onde pretendem sair em bandos para praticar novos delitos contra a nação. Todo cuidado é pouco.

É o "Colosso" (ou "Barbalhão"?)

Informa Jeso Carneiro,
Pelo menos por ora, o Colosso do Tapajós continuará com a denominação oficial de Jáder Barbalho. O juiz Sílvio César dos Santos Maria indeferiu medida liminar, requerida no bojo de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público, com o propósito de alterar a denominação do estádio.
Para justificar o indeferimento, o magistrado alegou não vislumbrar a ocorrência de dano irreparável ou de difícil reparação, mas determinou que o município de Santarém e o estado do Pará-réus no processo-façam a devida contestação no prazo legal sob pena de revelia e confissão.
Ou seja, a manutenção do nome do cacique pemedebista no estádio santareno depende de Ana Júlia e Maria do Carmo. Se elas silenciarem, aquela praça esportiva não mais poderá relacionar Barbalho a colosso. Uma coisa passará a ser uma coisa e outra coisa passará a ser outra coisa. E de Barbalho o Colosso só será um registro do passado. É asim mesmo, quem com João PauloII fere com Colosso será ferido.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Nuvens negras no céu

Se o clima belicoso verificado em São João de Pirabas, como revela o sempre bem informado jornalista Hiroshi Bogéa, entre o prefeito Cláudio Barroso(PMDB) e a vice-Prefeita Lúcia Mercês(PT), espraiar-se para Ananindeua é bem provável que complique-se ainda mais o já sombrio horizonte político do prefeito Hélder Barbalho, que seria obrigado a concluir o seu segundo mandato.
De qualquer maneira, embora o clima entre o prefeito e sua vice em Ananindeua seja bem mais ameno do que em Pirabas, é grande a possibilidade de Barbalinho ficar até o fim , justamente para não dar, de mão beijada, o comando do segundo maior colégio eleitoral do Estado ao ex-aliado, hoje adversário. Que rabo de foguete,hein Hélder!

Acerto

A repentina mudança de comportamento da bancada do PMDB, na Câmara Municipal de Belém, saindo de uma postura de oposição intransigente para uma de adesão ao alcaide D. Costa, é indício de que PMDB e PTB estão mais próximos do que deixa transparecer a central de futricas barbálhicas(Diário do Pará).
Como diria Adoniran Barbosa, D. Costa prefeito e Barbalho deputado federal são as lâmpadas com um monte de políticos de menor expressão funcionando como mariposas ao redor. Isto dá sentido à uma especulação que circula pela cidade dando conta da formação de uma possível chapa majoritária, naquela linha 3ª Via desejada por Almir, formada por D. Costa-Governo; Valéria Pires Franco-Vice; Jáder-Senado.
Consequências: isto pressupõe uma coligação envolvendo PMDBxPTBxPDTxPRxDEM, deixando a governadora Ana Júlia com PTxPPxPRBxPCdoBxPSB e o PSDB trocando figurinhas com o PPS, pois o PMN não é trouxa de entrar nessa barca furada. Resta ainda o PV, que integra o governo do estado e do município não estando claro, nesse momento, que rumo tomará.
É mais uma nuvem que se forma. Vamos ver se, amanhã, essa nuvem terá a mesma configuração.

Charlatão

O mês de dezembro último, foi marcado pela interrupção de um ciclo virtuoso na geração de empregos com carteira assinada, iniciado em 2003. Em todo o Brasil, foram fechados mais de 400 mil postos de trabalho, desses, cinco mil no Pará.
Além do natural fechamento de postos temporários, muito comum no período, houve, ainda, a retração na atividade industrial, esta atingida fortemente pela crise econômica mundial e igualmente um fator a contribuir para o fechamento desses postos.
Alheio a essa conjuntura e vendo-a como ocasião propícia para espicaçar o Governo do Estado, o serviçal da Miss Desmatamento e conselheiro de Almir Gabriel para assuntos de massacre, Carlos Xavier, resolveu reabilitar sua cantilena reacionária com um diagnóstico de charlatão, apontando como a causa para as citadas demissões uma possível falta de segurança no Estado, o que afastaria investidores.
É um discurso bem aos moldes de jagunços que não se conformam com a atitude republicana da autoridade pública e laboram para fazer voltar o tempo em que prevalecia a vontade truculenta desses coronéis de barranco. Até ao Papa esse biltre ameaçou queixar-se, em um grave delírio psicótico. Felizmente, essas vozes já não ecoam na sociedade como antes e esse autêntico sargento Getúlio, aquele personagem de João Ubaldo Ribeiro que não admite o avanço do processo civilizatório, vai ficando apenas como (má) lembrança, para a felicidade geral.

O "Colosso" sou eu

O ex estádio Jáder Barbalho, em Santarém, por determinação judicial, agora é chamado de "Colosso do Tapajós".
Huumm! Não sei, não . Do jeito que Barbalho anda, nessa sua fase malufista(foi Jáder que fez!) Corre o risco de pensar que não houve mudança de nome, mas apenas o uso carinhoso de um de seus muitos apelidos para(mais uma vez)driblar os rigores da lei. Todo cuidado é pouco.

Robin Hood derrota o xerife de Nottingham

A vitória, obtida por Pará e Rondônia contra São Paulo no CONFAZ, é não só o triunfo de dois estados pobres submetidos aos rigores de uma lei tucana(Lei Kandir), que tira dos humildes para dar aos ricos, mas significou livrar o bolso do povo paraense da sanha arrecadatória do mais rico estado da federação brasileira, coincidentemente dirigido por um indivíduo alcunhado de Zé Pedágio.
Se fossem derrotados, os dois estados da Região Norte teriam que cobrar ICMS, retroativo a 2000, já a partir do dia 31 próximo, de produtos que compõe refeição popular, de insumos agrícolas, medicamentos, material de construção entre outros. Isto teria como consequência o aumento do preço desses produtos para o povo paraense, e o aumento da arrecadação daquele imposto por São Paulo, onde são fabricados em sua grande maioria.
Espera-se que situações dessa natureza contribuam para fazer andar a reforma tributária, que ora adormece no Congresso Nacional, capaz não só de acabar com essa anacrônica guerra fiscal entre os estados, mas, mais que isso, inaugure um sistema baseado na justiça fiscal que cobre impostos mais da renda e menos dos salários, invertendo a perversa lógica hoje vigente.

Fidelidade canina

O Repórter70 continua fiel ao nome e ao seu significado, sempre praticando a masturbação direitista por meio do destaque dado a frases idiotas de notórios reacionários, como se fossem grandes tiradas filosóficas. Um dia é a aparvalhada senadora Marisa Serrano, digna representante do mais atrasado coronelismo sertanejo; outro, é o cangaceiro Sérgio Guerra, aquele que jura ter votado em Lula contra algum candidato tucano; e, frequentemente, tem o fascistóide Reinaldo Azevedo embalando os sonhos onanistas do Repórter, com a promessa da volta da direita ao poder.
Ao lado da famigerada coluna, editoriais pífios fingindo defender a democracia. Quanta farsa!

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Ponto de vista (cego)

Entre 2008 e 2009, a economia internacional viveu uma crise equivalente a de 1929, com recessão e demissões em massa em vários paises; o Brasil, no ano passado, criou 995 mil empregos com carteira assinada.
Manchetes nas Organizações Serra(Globo, Veja, Folha, Estadão, entre outros). Globo-"Mercado de trabalho no ano passado foi o pior desde 2003"; Estadão-"País fecha 415 mil vagas em dezembro";UOL-"Brasil abre 995 mil vagas, o pior saldo desde 2003".-(Site CARTA MAIOR).
Corte rápido para o blog Brasil Mostra A Tua Cara.
"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá o prêmio de Estadista Global do Forum Mundial, em Davos(Suíça), na primeira edição desta homenagem, criada para marcar o aniversário de 40 anos do Forum. Segundo Klaus Schwab, presidente do Forum, o objetivo da premiação é destacar um líder político que tenha usado seu mandato para melhorar a situação do mundo".
Aflora o complexo de vira-lata dessa mídia porca, que congrega as Organizações Serra. Danem-se infames!

Eu não minto. Só omito

A explicação da prefeitura de Ananindeua sobre o calote no vale alimentação dos professores omite um dado importantíssimo. É que o repasse dos recursos se dá proporcionalmente ao número de alunos matriculados no município.
Desde a gestão Pioneiro, ainda quando era FUNDEF, o MEC já suspeitava de superavaliação do número de alunos, exatamente para receber mais recursos e desviá-los para outras finalidades.
É o que pode ter ocorrido agora. Depois de duas previsões e sem ter como comprovar o número de alunos que corresponderiam ao repasse dos mais de R$47 milhões, a prefeitura ananin optou por sacrificar o rango dos docentes e tucanou o calote, chamando-o de cessação temporária do vale alimentação. Lamentável!

Cadê ele?

O Diário Oficial de Belém publicou, ontem, edital para a contratação de 404 servidores temporários para a Fundação Papa João XXIII. O que chama a atenção é a opção preferencial do alcaide D. Costa por servidores temporários para cargos que devem constar do quadro permanente daquela fundação, como assistente social, psicólogo, pedagogo, advogado, técnico em enfermagem, arte educador, motorista etc...
Porta aberta para o favorecimento, em demérito da competência, deveria merecer da parte da tal associação dos concursados, caso fosse séria, manifestação de repúdio pelo descumprimento do comando constitucional que determina ser o ingresso no serviço público através de concurso público.
D. Costa inverte o preceito constitucional, transformando a regra em exceção, e vice-versa, e nada acontece no reino das trampolinagens em que o repudiado alcaide transformou Belém. Nem Ministério Público, nem justiça e muito menos a malsinada associação tomam qualquer atitude. Vejamos quantos temporários ficarão de "herança" para o próximo prefeito.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Sujeira

Os jornais de hoje informam que a diretora da Organização Mundial de Saúde, Margaret Chan, admite rever os critérios que orientam a instituição a declarar a existência de uma pandemia. O motivo da dita revisão é que foi denunciada a presença de alguns cientistas da OMS na folha de pagamento das empresas que atualmente vendem remédios contra a temida gripe suína,fraude detectada pelo Parlamento Europeu.
Ou seja, a tal gripe teve seus efeitos superdimensionados para que fosse declarada pandemia, provavelmente de forma manipulada por meio de quem teria colocado seu saber a serviço de interesses escusos, mais precisamente, fizeram porcaria para ganhar dinheiro com ela. E não foi só no Brasil. Lamentável!

Medalha de Bronze

Durante a gestão do prefeito Hélio Gueiros, foram colocadas inúmeras lixeiras de ferro em toda a capital paraense, sendo essa atitude até motivo de protesto da oposição, que acusava o prefeito de mandar fazer essas lixeiras no estaleiro denominado EBAL, de propriedade dos seus filhos.Salvo um número reduzido de destruição pela ação de vândalos, a grande maioria foi a ação do tempo que destruiu.
Durante a gestão de Edmilson Rodrigues, centenas de conteiners foram espalhados pela cidade e ajudaram em muito a população belenense a manter a cidade limpa chegando, ao cabo de quase oito anos da gestão então petista, a iniciar a coleta seletiva através de conteiners de cores diferentes, no bairro do Umarizal.
Diante desses exemplos, fica comprovada a farsa do "Melhor do Norte", o alcaide D. Costa, cuja medalha de bronze na condição de 3ª capital mais suja do país, conquistada domingo último no Fantástico, é pessoal e intransferível para a população, como tenta fazer de forma cínica o desastrado Dudu.
Essa "premiação" é, sim, fruto não só da sua reconhecidade incapacidade gestora, mas, é fruto, também, da relação promíscua que o prefeito mantém com a principal empresa que coleta o lixo na cidade, conforme foi demonstrado em reportagens publicadas no Diário do Pará.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Vale a pena ler de novo

Bem que o Repórter Diário poderia, de quando em vez, adotar o procedimento de hoje e republicar notas antigas. Por exemplo, poderiam ser republicadas algumas notas da edição do dia 13/06/1996, cujos títulos eram "Maracutaia", "Pergunta", "Resposta" e "Constatação". Versam sobre as peraltices de um empresário que o acaso transformou em senador, mas não o livrou dos hábitos antigos.

Lembrete

Vendo o vídeo da comentarista Lúcia Hipólito, mamada querendo esculachar com o Lula, em seu programa na rádio CBN, veio à memória a situação semelhante vivida por Fernando Vannuchi e a advertência feita ao dito apresentador por um diligente telespectador: o orifício circular corrugado, localizado na parte ínfero lombar da região glútea de um indivíduo em alto grau etílico deixa de estar em consonância com os ditames referentes ao direito individual de propriedade.
Creio que não precisa traduzir.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Ele é o espetáculo

no início dos anos sessenta, o comediante José Vasconcelos lançou um show humorístico que fez muito sucesso à época, chamado "Eu Sou O Espetáculo". Nele, contava uma anedota que era mais ou menos assim. Sujeito quebra as ripas da cerca do vizinho e rouba do quintal um leitãozinho. quando vai escapulindo com o bicho nas costas, o proprietário chega e diz: miserável! Roubando meu porco. E o dissimulado larápio responde. Porco. Que porco? Tira esse bicho daí! tira esse bicho daí!
Quem quiser entender a graça dessa anedota leia a entrevista do alcaide D. Costa, hoje, no Diário do Pará.

O pé na cozinha

Filhos de Jatene, Orly Bezerra, Sérgio Leão, Antonio Fontelles têm algo mais em comum do que ter governado o Pará por doze anos. Todos são donos de badalados e chiques restaurantes.
Coincidentemente, em todos esses restaurantes são servidas iguarias à base de peixes muito deliciosas. Talvez tenha sido essa a proverbial cadeia produtiva inventada por Simão "Pescador". Ele, Simão, deslocava-se do Palácio dos Despachos até o Pesque e Solte, trazia os peixes e os auxiliares preparavam no capricho as iguarias que hoje agregam valor(ao bolso deles). Realmente, o jatenismo é mais singelo que o fordismo.

Tucanalha Eriçada

O Espaço da Tucanalha repercute reportagem da repugnante revista "Fora de Época", supondo um possível envolvimento petista com os acontecimentos da Operação Castelo de Areia, que acusa executivos da construtora Camargo Corrêia de pagar propina a políticos, funcionários públicos, juizes do TJE-SP, MP paulista e muitos outros.
A referida operação ensejou a abertura de processo na vara penal de São Paulo sob a responsabilidade do juiz Fausto De Sanctis, que já havia mandado para trás das grades o mega bandido Daniel Dantas, e acusa figuras de alta plumagem do tucanato, inclusive Aloisio Nunes Ferreira-Chefe da Casa Civil do governo de Zé Pedágio Serra- e o pule de dez nas milhares de roubalheiras tucanas descobertas e abafadas, Fernando Flexa Ribeiro.
A propósito, semana passada, o STJ suspendeu as investigações da Castelo de Areia, sob a esfarrapada alegação de que é baseada em suposições, o que tem indício de grossa empulhação, pois, nas gravações feitas pela PF, é nítida a referência ao pagamento de propina aos senadores Flexa Ribeiro(PSDB-Pa) e José Agripino Maia(DEM-RN).
Se quiser ser sério, o que é pouco provável, o Espaço da Tucanalha procura o juiz de Sanctis e a procuradora Karen que eles prestarão informações que vão muito além do que especula aquela abjeta revista. E aí terá a oportunidade de constatar quem, de fato, está envolvido nessa roubalheira.

sábado, 16 de janeiro de 2010

Pedra no caminho

Percebendo a sujeira que toma conta de Belém, mãe natureza tentou homenagea-la em seu aniversário mandando uma chuva tão torrencial que fosse capaz de assea-la em toda toda sua extensão.
Não deu. No meio do caminho tinha o empecilho D. Costa e seus monturos estrategicamente postados, capazes de provocar o efeito contrário ao pretendido pela chuva ontem desabada. O resultado todos conhecem. As gotas caídas do céu, que deveriam purificar a morena aniversariante, foram contaminadas pelo toque impuro desse "Dédalo" tupiniquim, que se destaca através do tormento que provoca em sua aldeia.

Virão mudanças?

Na 4ª feira passada, a SEDUC fez publicar, no Diário Oficial do Estado, uma Resolução do Conselho Estadual de Educação dispondo sobre a regulamentação e a consoliação das normas aplicáveis à educação básica. Trazendo como propostas, dentre tantas, o preparo do alunado para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, tendo como base o acesso em igualdade de condições, liberdade de aprendizado, ensino e pesquisa, pluralismo de idéias, gratuidade, gestão democrática e vinculação entre a educação escolar, trabalho e práticas sociais.
Chama a atenção, ainda, a meta bastante ambiciosa do curriculo do ensino fundamental, contendo a obrigatoriedade de nele constarem conteúdos a respeito de direitos das crianças e dos adolescentes, língua estrangeira, educação ambiental, estudos paraenses, informática, educação para o trânsito, filosofia, sociologia, informação sexual, educação para a cidadania, política de igualdade(p ex, racial e social) estética da sensibilidade etc...
Depois de décadas de currículos pautados em conteúdos abstratos, que apartavam o mundo da escola do mundo vivido pelo discente, principalmente aquele oriundo das classes sociais subalternas, pois esses currículos privilegiavam o ensino do que interessava às elites temos, finalmente, uma proposta que elenca temas tabus para as classes dominantes, porém familiares ao dia a dia do conjunto da população, colocando como nunca antes a perspectiva real da democratização da escola brasileira.
Colocá-la em prática é um desafio, como bem ilustra uma carta publicada hoje na coluna do jornalista Elias Pinto. Mas, é de desafios que deve viver a educação em um país que tem 510 anos. Mas, seu Ministério da Educação menos de cem.

3ª Via

As repercussões do artigo de Raul Meireles não foram boas, segundo se pode deduzir pelos comentérios feitos no blog da professora Edilza Fontes, que postou na íntegra o artigo publicado em O Liberal. Não que se pretendesse, ingenuamente, uma adesão maciça à terceira via proposta por Meireles pela engenhosidade de seu conteúdo, afinal, o visitante daquele blog é predominantemente o militante político mais à esquerda, não propriamente admirador de Dudu.
Porém, esperava-se pelo menos que provocasse um debate de fundo teórico a respeito das possibilidades colocadas no tabuleiro, e essa militância de esquerda é tradicionalmente muito sensível a esse tipo de pauta. Ao contrário, o que se viu foi reações indignadas só com a simples menção do nome de D. Costa enquanto alternativa para o governo do estado.
É o que reforça a convicção deste blog, ao avaliar que o que prejudicou o texto de Raul foi ter permitido que a vontade suplantasse a análise. Talvez fose o caso de sugerir humildemente que, em um provável próximo texto, tenha mais realismo e menos SABESP.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

A Terceira Via de Raul Meireles

É primorosa, no atacado, a análise que o advogado Raul Meireles faz, n'O Liberal de hoje, do quadro sucessório no Pará. Porém, quando vai para o varejo, por limitações auto-impostas, ele derrapa feio ao desejar mais do que avaliar.
De qualquer modo, como neo-petebista e conselheiro de D. Costa, parece ter autoridade suficiente para chamar Jáder Barbalho a dançar esse minueto político contando com o engate de um namoro antes do terceiro tempo. Mas, embora não diga, Raul sabe que essa não é a única possibilidade, assim como tem cheiro de blefe a afirmação de que jáder não apoiará, em hipótese alguma, Ana Júlia, no primeiro turno.
Se o PT aceitar as exigências de Barbalho é óbvio que este terá melhores perspectivas de obter êxito no seu projeto junto à governadora, do que aliando-se a um prefeito desgastado e com a corda no pescoço, por conta de um transatlântico de processos contra si, uns tocados até pelo próprio PMDB de Jáder.
Na verdade, Raul sabe que a situação de D. Costa não é tão tranquila assim. Nem política nem financeira. Politicamente desgastado pelas sucessivas denúncias de corrupção administrativa e sentenças condenatórias em primeira instância, Dudu já não é mais, aos olhos do subproletariado, o paizão de antes.
E financeiramente, diante de tantos contratempos com convênios assinados e não realizados, seguramente Dudu não terá tantas torneiras assim jorrando o líquido que irrigará seu sonho de governar o Pará. Com isso, o desejo de atrair o PP, entrar na Região Sul/Sudeste, onde a presença do governo do estado está, ao contrário do que diz Raul, é bastante forte pelo volume de obras em andamento, não será tão fácil como Meireles supõe.
Raul deu um belo pontapé inicial. Vamos ver qual será o próximo passo, ou a próxima manifestação posta no tabuleiro político, para que o grande público tenha condições de perceber por onde se encaminhará o jogo sucessório, nunca antes tão intrincado.

Enrolando a bandeira

Quando a governadora Ana Júlia tomou posse, em janeiro de 2007, haviam mais de 18 mil servidores temporários no estado. Hoje, são pouco mais de 2300 com a perspectiva de serem 1500, a partir de segunda-feira.
Sintomaticamente, o desocupado que preside uma tal de Associação dos Concursados declara à central de futricas(DP) que não acredita que a justiça homologue esses distratos. Não é que ele não acredite. Ele não deseja, pois isto significa deixá-lo sem bandeira para empunhar durante essa sua cruzada politiqueira. E deve ser duro perder o estandarte durante o carnaval.

Que alívio!

O Superior Tribunal de Justiça suspendeu temporariamente o andamento das investigações da Operação Castelo de Areia, que investiga diretores da Construtora Camargo Correia acusados de pagar propina a parlamentares, membros do MP paulista, juizes do TJE de São Paulo e funcionários públicos.
Essa suspensão constitui-se um grande alívio para o biônico e ex-detento Flexa Ribeiro, citado em escutas telefônicas policiais como um dos beneficiários desse propinoduto.
Agora, Flexa bem mais tranquilo, poderá continuar bancando a Scherezade e prosseguir contando 1001 contos ao sonolento e resignado Zenaldo Jr., até chegar o dia deste assumir a presidência do PSDB-Pa.

Driblando a chantagem

A sinceridade da nota "Exclusão", publicada hoje no Repórter Diário, principal coluna do Diário do Pará ( ou central de futricas barbálhicas), pode muito bem ser trocada por uma nota de três reais, dado o valor e a semelhança.
Servidores municipais de educação, no município de Ananindeua, tiveram surrupiados pelo alcaide Hélder seus tíquetes alimentação e o DP não escreveu um monossílabo em sua defesa; vereadores do PMDB votaram em Válter Arbage para presidente da Câmara de Belèm, segundo as línguas que falam pelos olhos que enxergam o que sepassa debaixo dos panos, em troca de inúmeras benesses recebidas de D. Costa, incluindo dezenas de cargos na PMB. Só depois, quando Jáder percebeu que Dudu era uma ameaça às suas pretensões de voltar ao Senado, é que os vereadores pemedebistas foram obrigados a ir para a oposição ao prefeito.
Portanto, essa "preocupação" com o funcionalismo público de Belém é movida por dois motivos que de nobres não tem nada. Um, a articulação do governo do estado para garantir a aprovação do empréstimo de R$366 milhões, sem depender do PMDB; o outro, conexo a este primeiro, consolidar uma aliança com PTB e PR, independente de qualquer entendimento com o próprio PMDB. O resto é uma encenação canastrona que não comove nem a mais ingênua velhina noveleira nascida em Taubaté.

Nem é preciso!

O vereador Carlos Augusto apresentou emenda ao Orçamento da PMB propondo a construção de mais cinco unidades de saúde, em bairros carentes, bem como o funcionamento 24 horas de todas as unidades já existentes.
A primeira parte da emenda é bastante meritória, pos teria como efeito imediato o desafogo dos PSMs, a partir desse atendimento descentralizado; agora, quanto ao funcionamento das US, nem precisaria de emenda. Bastaria pegar a gravação do que foi prometido em campanha, pelo prefeito D. Costa, e constatar que entre as inúmeras promessas feitas, essa estava lá claramente assumida. Se não está sendo cumprida cabe ao Ministério Público averiguar o porquê e enquadrar o alcaide promesseiro.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Servidores Públicos

Até 2007, menos de dez mil servidores estaduais tinham direito ao benefício do vale-alimentação, hoje são mais de noventa mil; de 2007 até 2009, o governo do estado já nomeou cerca de 30 mil novos servidores aprovados em concursos públicos; até 2007, as perdas salariais chegavam a 75% e, de lá pra cá, estão zeradas para todas as categorias; depois de quase dez anos, o efetivo da Polícia Militar aumentou 30% com esse recrutamento ocorrendo através de concurso público.
Diante desses dados, é possível avaliar como eram tratados os servidores públicos nos 12 anos anteriores a 2007. E comparar com o tratamento atual, que não é nem um favor, mas dever do governante na prespectiva de prestar um serviço público de qualidade, dotando seus servidores de condições decentes de vida, para que prestem esse bom serviço à população. Quem negligencia essa condição básica, nem deveria pleitear o cargo na medida em que está mais para mistificador do que para alguém que preza sua missão.

"Beiradeu"

A falência da Empresa Beiradão, que durante muitos anos explorou em regime de monopólio a concessão do transporte coletivo para a ilha do Mosqueiro, atesta, mais uma vez, o fracasso de um tipo de condução de empresas que prestam serviço ao público, mas teimam em valer-se da sua condição privilegiada para maltratar aquele que o sustenta: o usuário.
Desde que o monopólio foi quebrado e a Beiradão passou a enfrentar a concorrência do transporte alternativo para a ilha, pela metade do seu preço, que seu serviço começou a deteriorar-se. Mas isso nem ao menos serviu de alerta. Primeiro, valendo-se da relação privilegiada mantida com governos passados, tentou impedir a concorrência do alternativo. Frustrada essa tentativa pela pressão popular, a empresa continuou a recusar-se mudar sua forma arcaica de tratar o usuário entrando, então, em processo de decadência até a falência hoje anunciada.
Lamentavelmente, é mais um caso de empresa que desaparece porque não consegue praticar aquilo que prega e trata a concorrência não como um bem para a sociedade, mas, como um estorvo a atrapalhar seus planos.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Vida dura de "pescador"

Há três semanas que O Liberal vem diariamente anunciando que, "no início da próxima semana terminam as férias de simão Jatene e ele volta a botar o bloco tucano na rua".
Não sei, não. Pela disposição do indigitado e pela repetição ad nauseam da notícia parece que esse bloco não sairá neste carnaval. É um caso típico da notícia que vem antes do fato, assim como de bloco que só desfila após o carnaval. Não é nenhum "Mamãe o que é que eu vou dizer em casa"? Longe disso. Mas que é um bloco fora do tom, ah... isso é.

Inveja mata!

O Espaço da Tucanalha entrou em parafuso, por conta das comemorações promovidas pelo governo do estado, alusivas aos 394 anos de Belém.
Deve ter sido mais um surto osmótico, em reciprocidade com o dondoca Paulo Chaves, inconformados com a presença do povo no Hangar. Por sinal, se este fosse administrado por essa malta elitista, certamente já estaria proibida a presença de menores de dez salários.
No surto anterior, a tucanalha já havia vaticinado a destruição do Hangar, durante o show de Zeca Pagodinho. Como o povo comportou-se educadamente, agora mudaram o disco e acusam esse tipo de evento de ter um caráter alienante para desviar a atenção da má administração, pois nenhuma obra foi inaugurada, na data. Mais uma viagem na nave dos ressentidos.
No dia 12, a governadora entregou infocentros no Guamá, distribuiu títulos de propriedade na Terra Firme e Canudos, antes da festa que tanto incômodo causou. Se não está de acordo com o paladar tucano, paciência!Está, por certo, dentro daquilo que se espera de governantes sérios: que sejam fiéis ao que prometem em campanha.

Decifra-me.....

Quem assistiu a entrevista da governadora Ana Júlia, no programa Argumento, deve ter percebido que S. Exa. mandou um recado claro. A prioridade política do PT, em 2010, é a continuação do partido no comando do Estado. Por isso ela expôs ao apresentador Mauro Bonna que as vagas de vice-governador, bem como as duas vagas para o Senado Federal estão em aberto e podem ser negociadas na perspectiva da ampliação de um leque de alianças capaz de neutralizar as forças adversárias e decidir a eleição ainda no primeiro turno, se possível.

MST desmascara a nojenta "Não Veja"

Eis a nota do MST desmentindo a Veja, que denunciou o movimento por uma falsa invasão de uma fazenda, no município de Tailândia. ( Transcrita do Conversa Afiada- de Paulo Henrique Amorim).
O Conversa Afiada reproduz a nota do MST sobre a Veja:
Como VEJA está depredando o jornalismo e a verdade
12 de janeiro de 2010
NOTA DO MST-PA SOBRE REPORTAGEM DA REVISTA VEJA
1-O MST do Pará esclarece que não tem nenhuma fazenda ocupada no município de Tailândia, como afirma a reportagem da Revista Veja “Predadores da floresta” nesta semana. Não temos nenhuma relação com as atividades nessa área. A Veja continua usando seus tradicionais métodos de mentir e repetir mentiras contra os movimentos sociais para desmoralizá-los, como lhes ensinou seu mestre Joseph Goebbels. A reportagem optou por atacar mais uma vez o MST e abriu mão de informar que o nosso movimento não tem base social nesse município, dando mais um exemplo de falta de respeito aos seus leitores.
2-A área mencionada pela reportagem está em uma das regiões onde mais se desmata no Pará, com um índice elevado de destruição de floresta por causa da expansão do latifúndio e de madeireiras. Em 2007, a região de Tailândia sofreu uma intervenção da Operação Arco de Fogo, da Polícia Federal, e latifundiários e donos de serrarias foram multados pelo desmatamento. Os madeireiros e as empresas guseiras estimulam o desmatamento para produzir o carvão vegetal para as siderúrgicas, que exportam a sua produção. Por que a Veja não denuncia essas empresas?
3-Na nossa proposta e prática de Reforma Agrária e de organização das famílias assentadas, defendemos a recuperação das áreas degradas e a suspensão dos projetos de colonização na Amazônia. Defendemos o “Desmatamento Zero” e a desapropriação de latifúndios desmatados para transformá-los em áreas de produção de alimentos para as populações das cidades próximas. Também defendemos a proibição da venda de áreas na Amazônia para bancos e empresas transnacionais, que ameaçam a floresta com a sua expansão predatória (como fazem o Banco Opportunity, a Cargill e a Alcoa, entre outras empresas).
4-A Veja tem a única missão de atacar sistematicamente o MST e a organização dos camponeses da Amazônia, para esconder e defender os privilégios dos verdadeiros saqueadores das riquezas naturais. Os que desmatam as florestas para o plantio de soja, eucalipto e para a pecuária extensiva no Pará não são os sem-terra. Esse tipo de exploração é uma necessidade do modelo econômico agroexportador implementado no Estado, a partir da espoliação e apropriação dos recursos naturais, baseado no latifúndio, nas madeireiras, no projeto de exportação mineral e no agronegócio.
5-Por último, gostaríamos de comunicar à sociedade brasileira que estamos construindo o primeiro assentamento Agroflorestal, com 120 famílias nos municípios de Pacajá, Breu Branco e Tucuruí, no sudeste do Estado, em uma área de 5200 hectares de floresta. Nessa área, extraímos de forma auto-sustentável e garantimos renda da floresta para os trabalhadores rurais, que estão organizados de maneira a conservar a floresta e o desenvolvimento do assentamento.
DIREÇÃO ESTADUAL DO MST DO PARÁ

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Respostas

A governadora desmascarou definitivamente, ontem, no programa Argumento, a mentira pregada pelo Espaço da Tucanalha de que foge das respostas. Assim como já havia feito anteriormente na entrevista concedida ao Diário do Pará, Ana Júlia respondeu a todas as perguntas e sem subterfúgios.
E não poderia ser de outra forma, afinal, ela governa um estado em uma situação como há muito tempo não se via: 33474 contratos de financiamento da agricultura familiar, com desembolso de R$293,5 milhões, no biênio 2007/08, contra 8984 contratos e um desembolso de R$76,5 milhões, no biênio 2002/03, espelhando um crescimento de fantásticos 283,7%; 637967 famílias atendidas pelo Bolsa-Família, a um investimento(aquilo que tem retorno social não é gasto)anual de R$800,4 milhões; de janeiro de 2007 a setembro de 2009, foram criados no Pará 110182 postos de trabalho, numa variação positiva de 15%, no período e apesar da crise que assolou o mundo, a partir do segundo semestre de 2008.
Diante desses dados, por que a governadora ia esquivar-se de responder perguntas?

Rides Again

Um avião estadunidense, cheio de drogas e que circulava livremente pelo espaço aéreo norte-americano, é interceptado pelo governo por ter invadido ilegalmente o espaço aéreo venezuelano; a direita rural e urbana tenta derrubar Cristina Kirschner, usando todo tipo de artifício para desgastar a presidenta argentina; a própria Venezuela está cercada por 13 bases ianques postadas na Colômbia, Panamá, Aruba e Curaçao; o dedo dos EUA já aparece na articulação do golpe que derrubou o presidente hondurenho Manuel Zelaya e aqui, no Brasil, a direita retoma o discurso pré-64, contra o Programa Nacional de Direitos Humanos.
Tudo isso será mera coincidência?

Campeonato Paraense

O campeonato paraense começa na próxima semana e nada indica que será menos atrativo do que o de 2009. Recordando, ano passado não faltaram comentaristas esportivos vaticinanado o fracasso daquele e dos próximos campeonatos, por conta da iniciativa do governo do estado, que patrocinou os clubes em troca da transmissão ao vivo das partidas. O presidente do Paysandu chegou até a ameaçar impedir a equipe da Tv Cultura de ingressar no estádio da Curuzu, em flagrante ação de quebra de contrato que, felizmente, acabou não ocorrendo.
Hoje, ao ler em O Liberal o mesmo presidente bicolor destacar as vantagens usufruidas pelos clubes com esse patrocínio, confesso que dá vontade de perguntar se não era hora das cassandras fazer um mea culpa, reconhecer que erraram e colaborar para o sucesso do campeonato, usando seus espaços em jornais ou microfones de rádio e televisão, tentando sensibilizar empresários da ajuda que podem dar colocando anúncios à beira do gramado, além de venderem seus produtos. É o mínimo que podem fazer, caso tenham humildade para reconhcer o tamanho da besteira que fizeram.

Hipocrisia.

O Liberal passou o tempo que ela durou defendendo a ditadura militar que, entre outras atrocidades cometidas, suprimiu a liberdade de expressão, Por isso, seu editorial de hoje não passa disso: hipocrisia.
E não é porque jornalistas ingênuos não saibam estabelecer nexos entre liberdade e diversos direitos individuais, dentre os quais, o à informação. O referido editorial bate nessa tecla em todo o texto, como comprova um trecho bem curioso em que é dito, "Quando a imprensa descobre e divulga, por exemplo, um caso de corrupção, está diretamente contribuindo para promover os direitos humanos".
Certíssimo. É esse o procedimento padrão que se espera de veículos de comunicação. O problema é quando o interesse comercial da empresa sufoca a voz que deveria informar o cidadão, a cidadã, do que se passa a seu redor e aquilo que era para ser informação vira deformação dos fatos, para atender as conveniências de quem paga regiamente para estar acima do bem e do mal.
E aí? A quem a sociedade deve recorrer para ver garantido o seu direito fundamental de ser corretamente informado? Será que esses veículos, que atuam graças a outorga que o poder público lhes dá para que prestem um serviço, têm o direito de decidir pela sociedade o que deve ser ocultado e o que deve ser revelado? Em nome de que interesse O Liberal encobriu diversos casos de corrupção?
Evidentemente, sem esclarecer esses pontos, falta a esse e a outros jornais autoridade moral para temer tentações autoritárias, por todos os exemplos nada edificantes que assistimos no dia a dia longo de suas histórias. Ademais, na ordem jurídica do país, não há instituição que não se submeta ao controle social, exceto os meios de comunicação, embora a Constituição Federal preveja esse controle. Tentar evitá-lo é lutar pela manutenção do atual status quo que só tem uma serventia: manter o povo brasileiro espectador de um discurso e de uma prática que atendem aos interesses patrimoniais, há séculos. Só mudando os ramos de negócios desses senhores, porém permanecendo suas condições de herdeiros de uma espécie de direito divino, que o povo já começa a identificar como impunidade.

Calhordice.

É muita calhordice do prefeito D. Costa estampar o bondinho na propaganda institucional veiculada hoje pela Prefeitura Municipal de Belém. Logo ele que, no início do seu primeiro mandato, ridicularizou aquele equipamento caracterizando-o, com a colaboração de alguns pascácios da nossa imprensa, como uma inutilidade, chegando até a inviabilizar seu roteiro inicial enchendo de ambulantes um trecho da avenida João Alfredo, por onde ele iria circular.
Hoje, o tal bondinho é uma verdadeira atração circulando no renovado carnaval da Cidade Velha, passando lotado de foliões, durante o desfile do animado bloco Jambu do Kaveira, do ex-vereador André Lobato, demonstrando cabalmente que poderia muito bem integrar a paisagem do mais antigo bairro de Belém durante o ano todo, e não somente durante o carnaval.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

o voto tucano

Sérgio Guerra, presidente nacional do PSDB, declarou publicamente que votou várias vezes em Lula; Almir Gabriel, ex-senador pemedebista e ex-governador tucano, declarou ter votado em Jáder para vereador.
A julgar por essas declarações, o voto tucano costuma ser tão autêntico quanto uma nota de três reais. No caso do Guerra, salvo 82 e 86, quando Lula foi candidato ao governo de São Paulo e deputado federal, sempre tivemos embates entre o atual Presidente da República contra um candidato tucano. Obviamente, se ele votou em Lula deixou de votar em um tucano.
Em relação a Almir, se ele enfatiza que votou em Jáder em 1968, é porque não o fez em 82, quando era secretário saúde do então governador Alacid Nunes, que apoiava o candidato do PMDB- Jáder Barbalho. Assim como não deve ter votado, em 1986, em Jáder seu companheiro de chapa para o Senado Federal. Diante de tão surpreendentes revelações, será que é procedente supor que a venda do ônibus do senador Couto é que prenuncia mais um caso desse voto tucano, do que outra mudança de hábito empresarial do ex-dono do Arco -Íris?

Direitos Humanos

A Ordem dos Advogados do Brasil declarou apoio ao Programa Nacional de Direitos Humanos, elaborado pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República. Entidade com vários serviços prestados à luta pela democracia no Brasil, não se esperava outra posição da OAB que não a defesa dos princípios que devem nortear um estado democrático de direito, inclusive com a punição "de quem cometeu crime de lesa-humanidade", conforme defendeu Cezar Britto, presidente da Ordem.
Neste momento, em que a direita e os segmentos da midia que defenderam o golpe de 64 articulam-se em uma campanha nacional para desgastar o referido plano, é necessário que outras entidades da sociedade civil, que tenham a mesma representatividade e credibilidade da OAB, deem eco à manifestação desta a fim de que a sociedade brasileira não fique refém de veículos de comunicação reacionários, muito menos de partidos políticos que estão paulatinamente sendo enxotados da cena nacional pelo povo e usam essa ocasião para tentar repetir a história como asqueirosa farsa. É hora ,pois, da sociedade brasileira dizer para o srs. Nelson Jobim, Gilmar Mendes, entre outros, 64 nunca mais!

domingo, 10 de janeiro de 2010

Concursados

Na semana que ontem se encerrou, o Governo do Estado nomeou mais de 200 concursados elevando o toal desse número para quase 29 mil em três anos, fato inédito ao longo dos últimos 50 anos, pelo menos.
No entanto, a central de futricas barbálhicas, vulgo Diário do Pará, mancomunado com o fantoche desocupado, João Emílio Almeida, continuam tentando ofuscar a consolidação dessa conquista da sociedade através de torpes factóides a respeito da manutenção de algumas centenas de temporários, absolutamente necessários para a cotinuidade de certos serviços, como se essa fosse a prática do atual governo. Ressalte-se que a atual gestão encontrou 18 mil temporários, milhares desses até nomeados por Ali Barbalho, e os reduziu a pouco mais de 2 mil, o que por si já comprova que , tanto o patife que se acha liderança de concursados, embora suas manifestações não coloquem mais do que 2 ou 3 incautos, e o jornal do Barbalho estão só praticando o seu esporte favorito: o safadobol.

Privataria

Ainda não cessaram todos os efeitos da malsinada era da privataria, quando FHC e sua quadrilha assaltaram o estado brasileiro, mancomunados com bandidos da laia de Daniel Dantas.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres(ANTT) pretende retomar para o poder público alguns trechos da malha ferroviária, pois, dos 28 mil quilômetros existentes, doze anos depois das famigeradas privatizações, apenas 10% funcionam satisfatoriamente, sendo que a maioria desses trechos transporta mercadorias, enquanto a utilização desse tipo de transporte para passageiros é de uma precariedade de dar dó, aliás comprovando o que já se sabia: a iniciativa privada jamais iria transformar esse modal em alternativa em favor da população.
É preciso que os orgãos de fiscalização do país cobrem responsabilidades desses gestores nefastos pelos imensos prejuízos causados, tanto ao erário quanto à população. Não é mais possível tolerar que ardis desse natureza, concebidos unicamente para dilapidar, sejam considerados planos de governo proporcionando aos seus artífices o doce gozo da impunidade.

sábado, 9 de janeiro de 2010

Energia seletiva

A ação do CEDECA-EMAÚS foi rápida e eficiente na condenação da manutenção de uma adolescente em uma cela por 22 dias, junto com outras detentas de maioridade, provavelmente fruto da barbeiragem do IML, que atestou ser a menina de maior, sabe-se lá por que tipos de exames feitos.
Pena que não tenha demonstrado a mesma eficiência no caso da adolescente flagrada no banheiro da Escola Ulisses Guimarães fazendo sexo com um colega igualmente adolescente. Àquela altura, de forma repugnante, o Diário do Pará deu a dica de como entrar na Internet e acessar as imagens daquelas cenas de sexo, em grave violação ao ECA. E o CEDECA passou batido. Lamentável!

Fome e vontade de comer

Juntando no mesmo texto o Espaço Tucano e Carlos Mentes, resignado serviçal barbálhico, só pode dar um produto(?) jornalístico digno dos piores textos das Organizações Serra(Globo, Veja, Estadão, Folha e outros). Oculta-se o principal para manipular a avaliação a respeito do aspecto particular, chegando-se sempre a uma conclusão conveniente com a (má) intenção.
Depois não venham esses embusteiros reclamar que a cultura, nesta terra, é tratada com desprezo. Que jornalismo porcaria, ou, como se costuma dizer, jornalixo!

Toma que o filho é teu

No Ananindeua Em Debates, tomamos conhecimento das explicações da Secretaria de Cultura de Ananindeua do porquê não estar sendo pago o vale alimentação dos professores, desde de novembro por sinal. A justificativa da Secretaria é que o MEC não estaria repassando os recursos que bancam essa despesa.
Pouco provável. se fose esse o motivo já teríamos uma grita generalizada em todo o país, pois, quado esses recursos são transferidos, o são para todos os mais de 5000 municípios do país, e não individualmente, no entanto, o único que apresentou essa desculpa foi Ananindeua. Barbalhinho lembra aqueles técnicos de futebol que tem sempre uma explicação pra tudo, e sempre eximindo-se de responsabilidades na linha eles perdem, nós empatamos e eu ganho. Coisa de farsante.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Saltos

Com recursos da ordem de R$142 mil, oriundos dos orçamentos da Sepof e Uepa, A Escola Superior de Educação Física concluiu a reforma da piscina com reparos nos filtros e conserto nas suas instalações. Com isso, a enorme clientela que pratica esportes naquele espaço volta a utilizá-lo em condições decentes e adequadas para as práticas das diversas modalidades ali desenvolvidas.
Pra variar, Liberal e Diário, que tanto bateram nas péssimas condições da piscina quando ela foi fechada para reparos, como se o descaso que levou àquela situação fosse de 3 anos pra cá e não fruto do abandono de décadas, nada falaram a respeito da recuperação demonstrando, mais uma vez, que a intenção não era em favor da comunidade, mas parte daquele cardápio que provoca engulhos pela péssima receita jornalística dos seus ingredientes.

Que mancada!

Como é que, com tanto orgulho de ser paraense, o Diário do Pará foi o único jornal da terra a ignorar o septuagésimo sexto aniversário do aprazível município de Santa Izabel?
Será por que, lá foi inaugurada uma unidade do Programa Saúde da Família, totalmente equipada com clínica médica, pediátrica, ginecológica e odontológica?
Ou terá sido porque foram entregues 360 casas no Residencial Jardim das Garças para famílias com renda de até 3 SM?
Ou, ainda, porque foram entregues à população obras de asfaltamento de 8km de vias daquele município?
Ou terá sido por tudo isso acima, apenas porque esses são melhoramentos feitos pelo governo do estado e ocultá-los presta-se aos propósitos chantagistas do proprietário do jornal?
De qualquer modo, esse "esquecimento" reflete um pouco o caráter peçonhento desse amor bandido que vem sendo amiudemaente declarado às coisas do Pará, muito mais um ardil demagógico com finalidade eleitoreira do que um sentimento elevado e desprendido por parte de quem sempre usufruiu da generosidade e boa fé do nosso povo.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Fora, Agnelli!

Diante das graves denúncias, feitas pelo ex-governador Almir Gabriel, a respeito de uma possível relação promíscua entre a Vale e o também ex -governador Simão Jatene, é preciso que o governo do estado acione o governo federal para, na qualidade de acionista majoritário daquela companhia, mandar apurar essas denúncias que, se comprovadas, devem ter como consequência a demissão de toda a diretoria daquela ex- estatal.
Com efeito, esses dirigentes demonstraram total falta de preparo para o cargo, ao supor que o Pará é uma terra sem lei devendo ter seu destino político traçado de acordo com o interesse e a vontade do poder econômico, como se fosse uma propriedade feudal. Simão é reincidente como fraudador eleitoral e a Vale tem um longo histórico de parasitismo em território paraense, logo, é chegado o momento de uma ação conjunta dos governos federal e estadual, escudados no seu perfil democrático e popular, para limitar a ação da companhia aos seus estritos marcos legais.

Embusteiro

O Governo Federal, através do Ministério da Saúde, comprou 33 milhões de doses de vacina contra a gripe A H1N1 e já recebeu 600 mil, que ficaram guardadas no Instituto Butantan, em São Paulo devendo, posteriormente, ser levadas para o MS.
Pois bem, numa atitude típica de embusteiros, o governador paulista Zé Pedágio Serra convocou uma equipe de filmagens de sua propaganda e fez-se filmar recebendo o tal lote, como se o mesmo tivesse sido adquirido pelo governo paulista. Igual como fez com os medicamentos genéricos, uma criação do saudoso Jamil Haddad, ministro da saúde do governo Itamar e verdadeiro criador daquele tipo de medicamento, posteriormente usurpado, com a ajuda dos venais da imprensa, pelo governador de São Paulo.
Essas atitudes têm nome e o Código Penal Brasileiro as identifica de forma cristalina.

Concursados

O Diário Oficial do Estado publica, hoje, a nomeaçao de dezenas de concursados da SEDUC, com chamado para mais de dez municípios. Fazem parte da lista de aprovados no concurso C-130, que prevê o recrutamento para cargos de nível médio e operacional. Com isso, vai se esfarrapando mais a bandeira de um andarilho contumaz, desfraldada contra o governo sob a absurda acusação de que os concursados não são nomeados. O famigerado desocupado em tela já teria, por certo, desistido dessa malsinada empreitada se não tivesse esta obtido eco no desprezível noticiário dos dois maiores jornais em circulação na capital, cuja falta de assunto e preparo jornalísco os leva a brindar o público com qualquer sandice de ocasão. Lamentável!

Idiotices

Jáder Barbalho, do alto de sua vivência na política, devia puxar as orelhas dos redatores do Repórter Diário evitando que falem tantas asneiras. Tudo bem que a intenção é chacriniana para passar à opinião pública um clima de instabilidade entre "aliados" ou adversários e desse situação tirar proveito através da chantagem.
Porém, isso é feito de forma tão rudimentar que o efeito causado acaba sendo o inverso do pretendido pelo dono do jornal. Quem lê esse tipo de coluna é um público que conhece razoavelmente os meandros da política paraense e percebe claramente o tom deformado dessas pseudo análises. Por isso, no dia seguinte, o jornal é obrigado a engolir desmentidos, como o feito pelo ex-deputado Zé Carlos, que passou a maior parte da sua trajetória política na oposição e foi caracterizado como um adesista vulgar caracterizando-se, com efeito, tal "análise" do reles redator grossa empulhção com a finalidade única de manipular.
O mesmo ocorre hoje, quando o indigente texto do primeiro tópico do RD tenta passar a idéia de que, se a governadora não nomear o prof. Mário Cardoso para o TCE, ele se lança candidato a deputado federal e atrapalha os planos do chefe da Casa Civil. Nada mais descabido. Se o prof. Mário sair candidato é com o aval do grupo a que pertence, não cabendo à governadora, internamente no PT, interferir. É o mesmo que dizer, a candidatura de Asdrubal Bentes atrapalha a de Elcione Barbalho. OU não?

Cabanagem

Ao contrário do que supõe o alcaide D. Costa, faz 175 anos,hoje, que os Cabanos mataram o governador nomeado pela coroa portuguesa, o irmão do terrível Marquês de Pombal, Lobo Mendonça, e colocaram no comando da Província do Grão-Pará Félix Malcher, constituindo-se este o episódio mais edificante da história do nosso estado. Depois, a Regência que governava o Brasil reagrupou suas forças e reprimiu violentamente aquele movimento, derramando muito sangue de nossa gente.
De qualquer maneira, como essa história nem sempre é contada levando em conta sua enorme dimensão popular, vale a pena registrá-la para resgatar os fatos verídicos, bem como para purgar temores infundados, como os que assolam nosso prefeito, cujo desejo de eliminação da memória popular das homenagens prestadas pela gestão que o antecedeu o leva a cometer verdadeiras atrocidades contra os nossos heróis cabanos.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Lista suja

Dentre os integrantes da lista dos praticantes de trabalho escravo, aqui no Pará, encontra-se o vereador Miguelito, da Câmara Municipal de Marabá, proprietário da fazenda Miguelito, em Itupiranga, também um notório militante contra a instalação da Aços Laminados, fábrica que será construída em Marabá para agregar valor ao nosso minério, já apartir deste mês e que gerará, só na sua instalação, doze mil empregos.
Quer dizer, como são empregos formais, o vereador delinquente toma isto como ofensa e investe furibundo contra a legalidade. Cadeia nele!

Bocudo não tem vez

Os jornais de hoje noticiam que o "corrupipão" (era assim que o saudoso vereador Fernando Morais cunhava o aumentativo de corrupto), José Roberto Arruda, pediu desligamento da Loja do Grande Oriente da Maçonaria de Brasília, "por infringir um dos princípios básicos da ordem, que deve ser voltada para o resgate da dignidade das pessoas", segundo esse noticiário.
Discreta como de costume, é provável que a Maçonaria tenha se eximido de expor ,publicamente, um outro motivo para livrar-se do meliante em tela. Todos sabem que o segredo maçônico é secularmente um dos bens mais preciosos daquela organização. E como esse segredo poderia ser guardado com segurança por um indivíduo que vendeu o governo de Brasília, quanto mais um segredo? Faz sentido.

Mercenários

Mercenários do Sindicato dos Médicos do Pará assumem cínica e publicamente que esperam a instalação do caos na Santa Casa de Misericórdia, torcendo para que haja um morticínio na Unidade de Terapia Intensiva pediátrica e neonatológica. E tudo por causa de R$180, que eles esperam incorporar aos seus vencimentos de qualquer maneira, nem que para isso tenham que torcer, ou contrbuir, para a morte de, sabe-se lá, quantas crianças.
Lamentavelmente, é o que se pode esperar de um sindicato cuja revista, que deveria ser um instrumento de fortalecimento da categoria é, na verdade, um autêntico caderno de anúncios de clínicas particulares. Lamentável!

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Boa notícia

A notícia da morte do vira lata Erasmo Dias é, seguramente, a melhor notícia deste início de ano. Quem viveu, à época em que esse jagunço foi secretário de segurança de São Paulo, lembra de suas atrocidades em nome do combate ao comunismo cometidas em ambientes estudantis, invadiu a PUC e a USP de São Paulo, espancando e prendendo dezenas de professores e estudantes, encerrando sempre suas sessões de selvageria e sadismo prometendo mais.
Pena que tenha ido ajustar contas com o diabo, antes de ajustar as contas com a justiça cá da terra, por conta do importante protagonismo do partido que deu sustentação à ditadura na transição desta à democracia, o que ajudou a manter protegidos pelo manto da impunidade esse e outros celerados da mesma laia. Paciência. Resta o consolo de saudar a ida de mais um que já vai tarde.

Batendo na porta errada

Em boa hora, o deputado Arnaldo Jordy propôs uma CPI para apurar grilagem de terras, morte de trabalhadores rurais, trabalho escravo, entre outras mazelas que acometem o nosso campo. Não esquecer que vivemos um momento em que pousou na nossa sorte a indefectível Miss Desmatamento e sua cruzada infame para criminalizar os movimentos sociais. Com essa CPI, Jordy criou um excelente espaço de contraponto político ao reacionarismo da presidente da CNA.
Porém, se for verdade a nota do Repórter70 de hoje, de que o deputado pepessista terá, no próximo dia 18, uma audiência com o presidente do STF, Gilmar Mendes, é procedente temer-se pelo desvirtuamento da proposta inicial.
Não se trata de pré julgamento, mas de avaliação dos posicionamentos mais recentes da maior autoridade judiciária do país, principalmente em favor do mega larápio Daniel Dantas, que continua solto graças a Gilmar, resultando dessa impunidade a consolidação de Dantas como o maior criador de gado do Pará, mesmo que sob suspeita de lavagem de dinheiro.Que a dita comissão não sofra contaminações é tudo que se espera para o bem da paz tão perseguida pelos paraenses de boa fé.

Depredador

Entidades de defesa do meio ambiente, alerta! Credenciada fonte tucana informa os planos do senador contraventor Mário Tapiocouto(co) para 2010. Inclui a venda do luxuoso ônibus adquirido para a campanha eleitoral, caso ele fosse o vencedor da porrinha tucana; a venda de uma lancha e a aquisição de uma outra lancha, maior e mais possante.
Segundo essa fonte, o objetivo é intensificar a pescaria( mais um tucano metido em pescaria,arghh...) a que tem se dedicado em Cuiarana. E é aí que reside o perigo, pois o ex-dono do Arco-Iris usa uma rede que captura tudo e impede que os pescadores artesanais tirem seu sustento daquela atividade. Ou seja, no Senado Federal ele é inútil, porém, como pescador ele é nefasto, daí ser necessária e urgente a vigilância da lei sobre sua nova atividade(?), antes que provoque estragos ainda maiores dos que já provocou, ao longo de sua carreira de homem público.

Dedo na ferida

O senador Cristovam Buarque tem tramitando um projeto de lei interessante, a respeito de mandatos eletivos. Propõe releição apenas uma vez para qualquer mandato conquistado em urnas, de presidente da república a diretor de clube, passando por governadores, prefeitos, parlamentares de todos os níveis, sindicalistas e tudo mais.
Vamos ver como se posiciona e vota aquela chusma de conservadores, travestidos de democratas, nessa proposta. Eles que do alto de quatro, cinco e até mais mandatos, fazem discursos irados contra Chaves, Fidel e outros líderes vociferando contra a eternização no poder.Será que demonstrarão elevado desprendimento e incomensurável espírito democrático abrindo mão de seus currais? Vamos ver.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Os tucanos e os números

É largamente sabido que tucanos não gostam de números, mas de numerologia, ou seja, trabalham a manipulação oculta dos números e sua significação para iludir incautos. Caso recente e gritante, um tópico da coluna de ontem do jornalista Elio Gaspari, aqui publicada em O Liberal, a respeito das grandes conquistas sociais do governo FHC, por sinal, tão ocultas que o povo nem chegou a senti-las e enxotou a tucanalha do poder.
Aqui, o Espaço Tucano vai na mesma direção ao exigir da governadora que exiba dados nas áreas da saúde e da segurança, e não tem nem pudor em admitir que os quer para comparar. Comparar com quais? Com os dos tucanos?
Impossível, cara pálida! Almir extinguiu o IDESP quando não gostou dos números apresentados sobre seu governo; rescindiu o contrato que havia firmado com o DIEESE quando este mostrou o brutal arrocho salarial a que estavam submetidos os servidores estaduais; e quando foi implantado o regime de "sensação de insegurança", os tucanos praticamente extinguiram o registro de ocorrências nos finais de semana, sabidamente quando aumentam esses registros inviabilizando, com efeito, essa comparação entre números e numerologia. Tente com a pajé Zeneida.

Má companhia

Depois que Almir Gabriel ordenou, a qualquer custo, a desocupação da curva do S, em Eldorado, que resultou no tristemente célebre Massacre de Eldorado do Carajás, dizia-se que FHC evitava vir ao Pará, e se viesse corria léguas de Almir para não ter sua imagem(?) associada à do "Inolvidable".
Agora, que Almir não é mais tucano e pretende atormentá-los através da política, surgiu uma boa ocasião para dar o troco no Boca de Suvaco. É que o celerado Alberto Fujimori acaba de ser condenado, pela Suprema Corte peruana, a 25 anos de cadeia pelas atrocidades cometidas quando foi presidente daquele país.
Lembrando, aquele meliante pseudo peruano(até sua certidão de nascimento era falsa) foi agraciado com a mais alta comenda brasileira por FHC, em um ato tão desastrado que o Senado Federal teve que cassá-la. Nada como um dia atrás do outro. E com uma noite no meio.

Ananindeua,66 anos

Ananindeua fez aniversário, ontem, e hoje foi alvo de duas reportagens. Uma, de O Liberal, ressaltando os imensos problemas que os ananins enfrentam concluindo que eles nada tem a comemorar. Vamos ver se essa veia crítica se mantém pulsando até o dia 12, quando Belém aniversaria, ou , se a maviosidade dos sons emitidos pelo caixa de D. Costa amolecerá esses corações liberais.
A outra, do Diário do Pará, francamente efusiva por motivos óbvios, denuncia-se pela timidez do registro, uma discreta entrega de títulos de propriedade urbana no Curuçambá. E nada mais, afinal, como dependente financeiro, político e administrativo dos governos federal e estadual Hélder Barbalinho não pode exercitar seu personalismo se for mostrar as obras relevantes que estão em curso no município, justamente porque elas são bancadas, predominantemente, por Estado e União sendo preferível ocultá-las a dar o crédito a quem de direito. À noite, diante da multidão de incautos que se acotovelará para assistir a Banda Calypso, o prefeito bravateará seus grandes feitos em um exercício recíproco e inglório de engano e autoengano.
Lamentavelmente, mais uma vez, perde-se uma excelente oportunidade de discutir os rumos econômicos e sociais da segunda maior cidade do Estado porque quem poderia levantar problemas e apontar caminhos para as suas soluções opta pela lógica das antigas torcidas das cantoras Emilinha Borba e Marlene. Só é permitido ser contra ou favor, de acordo com simpatia e conveniências circunstanciais, jamais relevando a necessidade de uma discussão honesta e consequente. Lamentável!

Alerta, Pará!

Esse movimento, alcunhado de Alerta Pará, com Carlos Xavier, Jáder Barbalho,Edson Franco e outros do mesmo naipe tem todo o jeito de ser um movimento nostálgico e lactente: nostálgico, pela imensa saudade que seus integrantes sentem dos bons tempos em que a "mamãe" SUDAM e "papai" BASA não lhes deixava nada faltar; e lactentes porque sentem falta daquelas tetas que os "engordaram" durante décadas.
Agora, quando se aproxima uma nova eleição, essas crianças correm atrás do "leitinho" eleitoral que sacie sua sede de poder.

sábado, 2 de janeiro de 2010

Enigma

Curiosa nota do Repórter Diário de hoje, clamando por aplicação mais amiúde do Código de Posturas contra comerciantes insensíveis que privatizam o espaço público.
Em se tratando do Diário do Pará, sabe-se que é prego metido com a devida proteção da estopa, tudo indica, no caso, contra o Supermercado Nazaré, que passou a ser um contumaz patrocinador de eventos promovidos pelo concorrente maior do jornal do Barbalho, e dá uma grande contribuição para tornar o trânsito da 14 de Março c/ a Gov. José Malcher o pandemônio que é.
De qualquer modo, o que chama a atenção é a forma anacrônica de se fazer jornalismo. No melhor estilo, aos meus anunciantes loas, como se constata ao ler uma outra nota, na mesma coluna, exaltando a Rede Celpa por consultar a lista suja do Ministério do Trabalho para escolher fornecedores, o que soa como escárnio em se tratando de Celpa, uma contumaz desdenhosa dos direitos de seus consumidores. E, aos que não mantém relações comerciais, os rigores da crítica. Lamentável!