Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Chá de sumiço.

A sessão de hoje do Senado federal começou às 14hs e terminou às 16hs. Não contou com a participação de nenhum integrante da bancada do DEM-Pefelê. Por sinal, o trêfego Mão Santa e Cristovam Buarque acertaram apresentar um requerimento para a instalação de uma CPI, que provalmente será conhecida como a CPI do panettone.
Isto se sair do papel, já que tanto Mão quanto Cristovam tem algum vínculo com essa roubalheira. O primeiro, pela posição fechada com a oposição da qual o DEM é peça chave; e o segundo porque seu partido fazia parte do governo(?) Arruda, assim, nada nos livra de uma conversa que venha a convencer os dois de que não é hora de aprovar investigação contra a oposição, pois isso só favoreceria a candidatura ligada ao presidente Lula.
De qualquer maneira, parece que "são" Gonçalo (o Duarte) baixou na seara oposicionista com sua máxima " desgraça só quer começo" que não param de pipocar malfeitos. Começou com o relato devastador do ministro Joaquim Barbosa, a respeito do mensalão mineiro, continuou com a queda das vigas do Roboanel, passou pelo propinoduto da Camargo Corrêa para o chefe de gabinete do Serra entre outros, culminando com o Panettonegate.
Não é pouco, porém não é tudo. Como os tempos são outros,espera-se que o" limite da irresponsabilidade" venha à tona com toda a podridão que contém.

Justiça seja feita.

A sentença dada pelo juiz Antonio Carlos Campelo, rejeitando pedido de indenização de R$680 milhões em processo que envolve o nome do fantasma Carlos Medeiros, deve ter como efeito imediato livrar Lúcio Flávio Pinto de uma série de acusações acatadas pela justiça paraense, afinal, a justiça federal desconsidera a existência deste que seria o procurador do dono da C. R. Almeida.
É o mínimo que se pode esperar do TJE, reconhecer que cometeu um erro corroborarando o que decidiu a justiça federal e encerrar as demandas contra Lúcio oriundas das denúncias feitas, pois elas estão provadas como verazes, logo, o titular do Jornal Pessoal não é réu. É denunciante.

Idiotices.

O Diário do Pará sofre do mesmo mal daquele menino personagem do livro "O Tambor", que diante das atrocidades nazistas recusa-se a crescer e desenvolve o dom de destruir vidraças, copos e vidros em geral, através de gritos.
No caso do Diário, ainda não desceu do palanque de 1982, teimando em cultivar a doentia crença de que Jáder foi ungido (sabe-se lá por quem) para salvar o Pará (sabe-se lá de quem). É como se o tempo não tivesse passado e, igualmente, não tivessem ocorrido os escândalos do Banpará, dos falsos títulos de terra, do ranário e tantos outros. No grito, o jornal insiste, convenientemente, em parar no tempo e pintar uma imagem do seu proprietário que o tempo e os seus malfeitos encarregaram-se de destruir.
Só isso explica as atrocidades jornalísticas, como as cometidas pelo ex-assessor de Jatene, juntamente com o ex-candidato arenista à vereança, fantasiando uma acusação desprovida de dados concretos e depois cobrando explicações, procedimento típico de patifes, que acusam sem provas e depois querem que o acusado mostre as provas.
Não é à toa que o jornal estranha que o INCRA tome medidas urgentes contra as terras adquiridas ilegalmente pelo banqueiro bandido Daniel Dantas. Afinal, o DP também esteve presente à homenagem a Carlos Rodemburg como pecuarista do ano. O indigitado vem a ser o testa de ferro do banqueiro. É tudo boa gente, em bom português.

domingo, 29 de novembro de 2009

Hipocrisia e canalhice.

O Ananindeua em Debates estranhou a contradição do deputado Zenaldo, que protestou contra a visita do presidente iraniano ao Brasil, mas foi omisso a quando do massacre de Eldorado do Carajás, perpetrado por governante do mesmo partido de Zenaldo.
Isto provocou uma débil e velhaca crítica ao posicionamento ananin arrematada com uma frase lapidarmente calhorda, "o discurso dos direitos humanos serve a conveniências hipócritas.." É a variação do tema direitos humanos só defende bandidos, difundido pela ditadura militar para encobrir seus crimes e até hoje, como se vê, ainda com muitos adeptos.
Nessa linha de raciocínio, se Hitler tivesse ganho a guerra seria válido afirmar a hipocrisia de quem o condenou pelos métodos utilizados. Além disso, esse desdém com os direitos humanos nada mais é do que um revoltante desprezo pela autodetrminação dos povos, que para esses boçais é justificativa para que o governo israelense cometa as mesmas atrocidades com os palestinos que Hitler usou contra os judeus.
Por isso, foi bastante oportuna a manifestação de Rui Baiano ao cobrar solidariedade sem limites, pois, se ssim não for, não passa de encenação demagógica.

É o mesmo Barbalho.

Apesar de tentar reciclar o discurso, aplicando parcimoniosamente um verniz desenvolvimentista que mitigue seu histórico de aliado da reacionária FAEPA(UDR no tucupi), Jáder Barbalho não ilude porque os fatos teimam em desmenti-lo.
Entre 1985 e 1990, portanto, pegando dois anos de seu primeiro governo, já que o sucessor eleito em 86 só tomou posse no início do ano seguinte, 67,4% dos assassinatos de trabalhadores rurais ocorreram na Amazônia, mais da metade no Pará; entre 1964 e 1990, foram assassinados 1630 trabalhadores rurais sendo 503 só no Pará. Nesse período, não houve juri popular para nenhum desses crimes, só ocorrendo para 13 posseiros e dois padres, justamente aqueles padres franceses que a polícia de Jáder espancou.
Portanto, à margem de qualquer maquiagem que se faça, o Barbalho de hoje é o mesmo de antanho.

sábado, 28 de novembro de 2009

Cotó das pernas.

Nem pra mentir o deputado todo maculado pelo péssimo histórico como defensor público presta, assim como quem nele acredita. Ao lado da passagem provisória de madeira, precária é certo, podemos observar uma estrutura de concreto totalmente pronta faltando apenas ser colocado o piso para que possa ser liberada ao tráfego.
Mas isso não interessa ao Ítalo Nódoa, mentiroso contumaz e politiqueiro descarado.

Cobre dos seus.

O presidente da FENAJ está obrigado moralmente a exigir da Folha de São Paulo explicações a respeito da porcaria que aquele pasquim imundo pubicou acusando, sem provas, o presidente Lula de tentativa de estupro, quando esteve preso.
Ainda que a acusação tenha partido de um salafrário chamado Cesar Benjamin, se a Folha fosse coisa que prestasse não teria publicado sem antes checar a veracidade de acusação tão torpe. Lamentavelmente, quem tem razão é o ministro Juca Ferreira: "jornalistas são pagos para mentir", e a FENAJ devia pedir desculpas à nação brasileira e ao Presidente da República por representar uma categoria que comporta tantos patifes em suas fileiras.

É Simão.

Tucanos marajoaras de alta plumagem garantem que o candidato deles ao governo já foi escolhido. É Simão Jatene, com quem Mário Tapiocouto até já teria fumado o cachimbo da paz, isolando o romântico Almir. Este, tudo leva a crer, carrega de ódio e amor no coração a mesma quantidade, por isso está sendo colocado para escanteio.
Resta saber o que os muitos almiristas pensam a respeito desse ostracismo a que seu líder foi relegado. Na verdade, em 2010 Simão pode colher tudo aquilo que plantou em 2008, tendo o dissabor de presenciar aliados históricos virando-lhe as costas, em represália às suas ambiguidades recentes. É esperar para conferir.

Não peça, Ministro!

O presidente da Federação Nacional dos Jornalistas(FENAJ), declarou-se indignado com o desabafo do Ministro da Cultura, Juca Ferreira, para quem "os jornalistas são pagos para mentir". O jornalista garantiu que vai exigir um pedido formal de desculpas.
Diante do comportamento tendencioso e manipulatório da imprensa brasileira, principalmente depois que o presidente Lula foi escolhido e aclamado pela esmagadora maioria do povo brasileiro, salvo raríssimas e honrosas exceções, sempre dando eco à uma oposição irresponsável e inconformada com o prestígio internacional que o país tem hoje, penso que o Ministro não tem nenhum motivo para pedir desculpas.
Ao contrário, deve ratificar tudo que já falou e detalhar aquela afirmação. Quem tem que pedir desculpas é a própria imprensa, que mente diariamente ao povo brasileiro, travestindo nossa realidade em um cenário que se presta a ser conveniente para certos segmentos ávidos de poder.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Santo de casa não faz milagre.

Enquanto a Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas aprova votos de aplauso à governadora Ana Júlia Carepa, juntamente com o governador daquele estado Eduardo Braga, por terem assumido a direção da força-tarefa que executará o plano de ação conjunta dos estados e províncias envolvidos no encontro sobre clima, em Copenhaguen, substituindo Arnold "Conan" Schwarzenegger, aqui ela é constrangida por um malsinado pedido de intervenção federal acatado pelo TJE, seguido do silêncio de nossa brava AL. Isso sem contar com a nada discreta comemoração da turma dos desmatadores, capitaneada por Flexa e Mário. Depois não sabem porque o Amazonas desmata menos que o Pará.

D. Costa, The Best.

Deve ser mera coincidência, ou coisa do PT, que no dia em que D.Costa foi escolhido o melhor prefeito do norte do país o flutuante da CTBEL, em Icoaraci, tenha ido ao fundo. Ao contrário do incensado(sabe-se lá por quem) alcaide, de flutuante só ficou o nome. O resto foi a pique, só não levando junto incautos usuários porque a solidariedade humana fez-se salva-vidas e evitou o pior.
Que não está totalmente descartado, diga-se, por conta da incúria do agente distrital, bastante ressaltada por usuários. Cabendo , com efeito, ao "laureado" D. Costa uma providência urgente: ou demite o agente ou manda construir uma outra estrutura que, pelo menos, faça jus ao nome que ostenta, sob pena de ser submetido a um pertinente "rebatizameno", passando a atender pela alcunha de "Afundante" o que, convenhamos, pega muito mal para o agraciado alcaide.

O Futuro do Pará.

É possível afirmar que o futuro do Pará foi delineado ontem, com o compromisso firmado entre o Governo do Estado, Vale e Grupo Aço Cearense para diversificar a produçaõ e industrialização de uma gama de laminados que passarão a ser fabricados em Marabá, permitindo que nossa indústria experimente um novo ciclo, até bem mais consistente e virtuoso do que o chamado "Ciclo da Borracha".
A partir dessa produção de laminados a frio e aço galvanizado, fabricaremos tubos, telhas, vagões, barcaças, botijões de gás, toda a parte metálica de móveis, eletrodomésticos da linha branca e embalagens. Como a governadora solicitou que, pelo menos 90% da mão de obra usada na construção, operacionalização e funcionamento do novo empreendimento seja paraense, então, reforça-se a perspectiva de um extraordinário boom de empregos gerados no estado.
E isto já tem data data marcada para o pontapé inicial. Segundo o diretor de siderurgia da Vale, a partir de janeiro do ano que vem começa o treinamento para 12 mil pessoas que estarão envolvidas na construção daquela siderúrgica.A previsão é de que, ao todo, sejam criados 18 mil postos de trabalho no período de implantação da siderúrgica, além de 3 mil empregos diretos e 12 mil indiretos na fase de operação.Tudo dentro do Pará.

Dieta forçada.

Quando dezembro chegar, provavelmente o SINDTAF, ora dirigido pelo ex- Chefe da Casa Civil do Estado, Charles Alcântara, poderá passar por um processo de emagrecimento forçado com a perda de parte substancial da sua base sindical.
É que os servidores dos níveis médio e operacional sentem-se em segundo plano e alegam que a direção só prioriza as demandas dos auditores e fiscais de tributos. Diante disso, esses servidores menos graduados estão fundando um sindicato dessas categorias que se sentem desprezadas.
A gota d'água foi quando a tensão entre a direção do Sindicato e o comando da SEFA chegou em seu ponto máximo, culminando com a paralisação das atividades dos fiscais e auditores. Durante a troca de petardos entre as partes beligerantes, Charles teria entrado na justiça com uma ação denunciando desvio de função na SEFA, ou seja, teriam sido usados servidores não qualificados para fazer o serviço dos que haviam cruzado os braços.
Acontece que, mesmo mesmo a demanda sendo contra a Secretaria, acabou atingindo individualmente servidores que supostamente prestaram-se à substituição, tendo esses servidores que submeter-se a processo administrativo disciplinar, podendo até vir a perder o emprego.
Ora, devem ter pensado, com um sindicato desses nos representando nem precisamos de outros inimigos, surgindo assim uma nova entidade sindical na Secretaria de Fazenda.
Estranho é ver alguém com o talento e a expertise inegáveis de Charles cometer um equívoco nesse nível de primarismo. Pior de tudo é que , com esse definhamento de sua base, mínguam igualmente as chances das candidaturas legislativas por ele indicadas para 2010.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Olvido.

E ainda há quem ache exagero quando Paulo Henrique Amorim chama a grande imprensa de PIG- Partido da Imprensa Golpista.
Depois que foi consumada a cassação de Jackson Lago, no Maranhão, que havia derrotado Roseana Sarney nas urnas e perdeu a "revanche" no tapetão, os jornalões deixaram de lado o assunto processos contra quem está sendo acusado de ter ganho às custas de um comportamento delituoso.Por isso, não tem repercussão o adiamento do julgamento do ainda governador Ivo Cassol(RO) e a absolvição, pelo TRE, do prefeito de Manaus Amazonino Mendes. Depois ainda vociferam hipócritamente que a política brasileira precisa de renovação. Mas assim?

"Competência" tucana.

Com o ego inflado pela constante bajulação da grande imprensa, tucanos costumam posar arrogantemente de grandes gestores públicos. Ledo engano. Veja-se o exemplo de Zé Pedágio Serra.
Em seu governo cai viga de obra, cai parede, livros didáticos vêm com mapas aberrantemente errados, a população paga fortunas de pedágios, enfim, tudo funciona às avessas. Pra completar, temos mais um caso que ilustra bem essa incompetência camuflada pela mídia.
Segundo o diretor de articulação institucional da educação profissional do Ministério da Educação, Gleisson Rubin, entre os estados do Sudeste, São Paulo foi o único que não enviou nenhuma documentação referente à construção, ampliação e aquisição de equipamentos pedagógicos para escolas técnicas, no entanto, solicitou ao MEC R$78 milhões justamente para esse fim. Não demora e aparece alguém acometido de "flexite" reclamando de discriminação, pela não liberação de recursos.
Em tempo, até 2002, o Brasil possuía 140 escolas técnicas; em 2010, quando Lula deixar o governo, o país terá 354 escolas técnicas, 154% a mais do que foi construído em cinco séculos. Nada mais a acrescentar.

O que dá pra rir dá pra chorar.

O que seria sonho para a galera azulina parecia pesadelo para o presidente do Remo. Landu chegou, treinou, fez juras de amor eterno à torcida e quando o romance parecia reatado, dessa vez para sempre, eis que hoje vem a decepção. O serelepe do Baenão partiu, provalmente não retornando antes de 2011.
Para a galera, frustração. Para o presidente Amaro Klautau, alívio. Pelo menos de um concorrente ele conseguiu se livrar, nas eleições do próximo ano. Amaro, que é do PSDB, pode até ter um refresco partidário, já que Landu é filiado ao PT. Porém, caso o Remo repita as pífias campanhas dos últimos anos, o presidente remista pode estar dando tiro no pé, privando o Leão de um reforço extraordinário para redimir-se, refletindo-se, por certo nas urnas a provável revolta da galera.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Pires Franco, tremei!

Segundo o Rede Blogo, o Ministério Público Federal está apurando possíveis falcatruas do ex-ministro da saúde e atual governador de São Paulo, José Serra, cometidas durante a compra de ambulâncias para prefeituras, esquema esse desmontado durante a chamada "Operação Sanguessugas" , já estando indiciadas por improbidade administrativa 48 pessoas.
Como se recorda, essas ambulâncias foram adquiridas com dispensa de processos licitatórios e com preços comprovadamente superfaturados a uma empresa chamada Guararapes, que aqui no Pará, durante o governo Jatene, teve grande aceitação através de um malsinado programa intitulado "Presença Viva", sob responsabilidade da Secretaria Especial de Estado de Proteção Social, cuja titular era a então vice-governadora Valéria Pires Franco.
Diante do rosário de denúncias que envolve o tal programa, talvez o mais certo fosse chamá-lo de "Presença de Vivaldinos". e, por certo, muito trabalho dará ao MPF e à justiça.

Inferno Zodiacal

Jáder Barbalho está naquela fase em que se comprar um circo o anão cresce e foge com a mulher barbada. Depois das enormes trapalhadas cometidas, que o estão empurrando para a condição de refém político, enquanto ele arquitetava ser o condottiére no início das costuras visando as eleições do ano que vem, agora surge mais esse imbroglio envolvendo seu nome com um possível desvio de finalidade no uso da verba indenizatória da Câmara Federal.
Será que o excesso de malabarismo o aproximou demais de quem pode estar carregado de energias negativas e o expos a emanações dessa natureza? Te cuida, Barbalho!

O sangue ou a vida.

Semana passada aconteceu um caso que passou quase desapercebido da população, mas que deveria merecer mais atenção, pois envolve indiretamente uma batalha entre quem fez um juramento de dedicar sua vida profissional para salvar vidas contra quem quer impedir que isso ocorra por motivos de crença religiosa.
O juiz Marco Antonio Castelo Branco julgou improcedente uma ação, movida pelo Hospital Ophir Loyola, contra uma paciente que se recusava a se submeter a uma transfusão de sangue por ser da religião Testemunhas de Jeová, que não permite esse tipo de procedimento em seus fiéis. Em tempo, o hospital considerava o caso da paciente grave, por apresentar quadro hemorrágico, daí ser fundamental para sua segurança uma transfusão de sangue.
A consequência óbvia da decisão do juiz, além de se omitir ante o risco à vida da paciente, é induzir à negligência profissionais que têm como missão assegurar a saúde das pessoas. Nunca é demais lembrar que o estado é laico, consequentemente, quando um paciente procura um hospital público o faz para ser submetido a tratamento médico-cirúrgico embasado em procedimentos científicos, sem a intromissão de elementos estranhos a esse procedimento.
Neste sentido, seria prudente que existisse uma lei que determinasse a submissão de quem desse entrada nesses hospitais aos procedimentos médicos neles adotados, como garantia da integridade de um tratamento mínimamente seguro. Com isso, estaria assegurado o direito do prestador do serviço público defender-se, bem como à sociedade de cobrar eficiência na prestação desse serviço.

Mais um freguês.

Frequentemente, o Diário do Pará estampa em suas páginas matérias explosivas a respeito da situação da saúde em nosso estado e, invariavelmente, desce a lenha na SESPA e na SESMA.
Se a intenção é fazer jornalismo de verdade, então, aumentou o número dos Judas candidatos à malhação do jornal. É que o Ministério da Saúde acaba de publicar portaria suspendendo a transferência de recursos dos programas Saúde da Família, Saúde Bucal e Agentes de Saúde para 18 municípios do estado, dentre os quais, Ananindeua, por cometimento de irregularidades no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, ou seja, podem ter cadastrado quem não estava habilitado, incorrendo na velha prática do favorecimento a áulicos.
Para que a justiça seja eficaz, espera-se que o jornal comece fazendo o dever de casa descendo o malho no alcaide ananin.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Cine Lula.

Pesquisas, no Brasil, sempre foram vistas com grande reserva por serem acusadas de mais refletir os desejos de seus proprietários do que as tendências eleitorais apuradas.
No entanto, quando se trata de medir a popularidade de alguém como o presidente Lula, não propriamente um queridinho dos institutos ou da mídia, é provável que os números apresentados representem, de fato, aquilo que é a manifestação da sociedade.
Por isso, soa como uma patetice inominável alguém gastar tinta, papel e tempo para produzir uma matéria jornalística(?) especulando a respeito de uma provável ajuda do filme sobre a vida de Lula na eleição da ministra Dilma Roussef. O filme ainda não estreou para o grande público, e mesmo quando estrear, se ficar entre os campeões de bilheteria, será visto por no máximo 5 ou 6 milhões de pessoas, ou seja, nem 5% do eleitorado.
O que turbina a candidatura de Dilma é a gigantesca popularidade de Lula, medida por todos os institutos de pesquisa, como a feita pelo Instituto Sensus, sob encomenda da Confederação Nacional dos Transportes, que atesta a aceitação do Presidente por 78,9% dos brasileiros; da mesma forma, é importante também o dado da pesquisa em que mais de 50% dos eleitores declaram que pretendem votar no candidato, no caso candidata, de Lula. Esse é o filme que passa diariamente na cabeça de todos os brasileiros e que reflete o bom ciclo vivido pelo país, cada vez mais próspero e mais justo, e que não depende de ser exibido em salas escuras. Está claro como o dia.

É tanto assim?

Foi criada há três meses uma Associação Paraense Contra o Erro Médico já tendo, desde então, 100 casos graves catalogados. Por sinal que a dita entidade realizou uma grande manifestação, no domingo último, o que demonstra ser a situação mais grave do que aparenta.
A preocupação é tamanha que aquela associação está operacionalizando a criação de um disque-denúncia e promete trabalhar pela instalação de uma delegacia exclusiva para acompanhamento desse tipo de, digamos, crime.
De qualquer maneira, é prudente que os cursos de medicina ministrados em nosso estado tratem de refletir a respeito desse problema sob pena de ver os profissionais que formam passarem pelo mesmo constrangimento experimentado pelo engenheiros paraenses, nas décadas de 50 e 60 do século passado, quando anúncios de jornais de outros estados ofertando empregos para esses técnicos solicitavam que não se apresentassem os originários do Pará e do Maranhão.

Darwinismo.

Em se tratando do alcaide D. Costa, estava bom demais pra ser verdade aquela história de que seriam retirados todos out-doors irregulares da cidade. Pois bem, agora o R-70 anuncia que o prefeito promoverá uma reunião com os empresários para ordenar a colocação das ditas placas, no próximo dia 15 de janeiro.
É isso. O próximo é ano de eleição, sendo necessária a "seleção natural" pela qual é garantida a sobrevivência dos mais capazes. Esse D. Costa é um craque em matéria de Darwin.

Interesse público.

Levando em consideração "as alegações do Estado, o qual pontou que a suspensão das obras causaria transtornos irreparáveis à administração e à economia públicas, e traria prejuízos ao serviço público de transporte e a seus milhares de usuários." O presidente do Superior Tribunal de Justiça(STJ), ministro Cesar Asfor Rocha, negou seguimento à tentativa do Ministério Público do Pará de reverter a decisão do Tribunal de Justiça do Estado(TJE), que autorizou a continuidade das obras do projeto Ação Metrópole.
A autorização tinha sido concedida pelo presidente do TJE, desembargador Rômulo Nunes, que cassou a liminar concedida pelo juiz Marco Antonio Lobo Castelo Branco suspendendo as obras alegando falta de EIA-RIMA. O presidente mostrou que a aludida suspensão traria lesão à ordem pública, pois impediria o governo do estado de dar prosseguimento a obra, autorizada pela lei instituidora do Plano Diretor Municipal.
O curioso é que o promotor autor dessa ação é o mesmo que ingressou com outra ação determinando à Prefeitura de Belém que libere o trânsito da cidade de certos veículos a fim de que flua melhor. Ou seja, ele exige fluidez por um lado, mas, por outro, tenta embargar obras construídas para garantir essa fluidez.Como se trata de alguém que, semanalmente, escreve artigos contundentes em jornal, com pretensas análises políticas semelhantes às que fazem políticos oposicionistas, conclui-se que sua incoerência não é resultado de eventual desatenção, mas claro uso de prerrogativas constitucionais desviadas para uso eleitoreiro.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Fora de órbita.

Estranho o comportamento da vice-prefeita de Ananindeua, a neo petista Sandra Batista. Ignora o momento mais rico da vida de seu partido, não comparecendo para votar no processo de eleições diretas, no entanto acompanha Hélder Barbalho à Assembléia legislativa numa agenda tipicamente pemedebista, pois faz coro a outras vozes que tentam pressionar a governadora a abrir os cofres para segmentos de poder comandados pelo partido de Jáder.
Se fosse uma agenda político-administrativa, tudo bem. Até apontaria para um entrosamento elogiável que deve presidir as relações entre o titular e o substituto legal.
Ocorre que a agenda era tipicamente de articulação partidária e, mais grave, ofensiva à governadora. Não por coincidência, ocorrida um dia após a ex-deputada Ann Pontes entregar a direção da Paratur, com críticas ácidas do depuado Parsifal Pontes ao governo e em defesa da atitude de Ann.
Infelizmente, talvez tenha faltado uma reflexão mais consistente, por parte da vice e sua assessoria, a fim de avaliar as referidas ausência e presença de Sandra. Faz parte da tradição petista celebrar orgulhoso seu processo eleitoral, inclusive com a participação de suas maiores lideranças. Quando isto não ocorre, agravado pelo empréstimo desse prestígio à agenda de outro partido, então, isso atesta que essa liderança está fora de alguma órbita. Trata-se de descobrir qual.

A Farsa da Miss Desmatamento.

Agora se sabe que a histeria da patroa de Flexa Ribeiro e Carlos Xavier, a sra. Kátia Abreu, presidente da Confederação Nacional da Agricultura, não passa de um modus operandi truculento, próprio de quem se acha acima da lei para assaltar humildes camponeses usurpando-lhes suas terras.
O agricultor Juarez Vieira Reis foi expulso da terra onde nasceu, em 1955, vítima de monstruosa reforma agrária às avessas, cuja beneficiária foi exatamente a Miss Desmatamento, conforme denuncia a revista Carta Capital, em matéria publicada esta semana.
Não adiantou "seu" Juarez ir à Brasília, comer restos de comida para sobreviver, exibir documentos comprovando ser proprietário da fazenda Coqueiros. Sua fazenda fazia parte de um monstruoso plano, intituladoProjeto Agrícola Campos Lindos, do então governador do estado do Tocantins Siqueira Campos, que consistia em doar terras de pequenos agricultores para uma verdadeira confraria de latifundiários, entre os quais a Miss Desmatamento, que as mantém nuas e improdutivas.
A esperança é que essa bandidagem está sendo investigada pelo Ministério Público Federal, que pode reverter na justiça federal aquilo que a justiça de Tocantins e as elites rurais fizeram.

domingo, 22 de novembro de 2009

Revoada.

Muito mais que uma revoada de tucanos, do ninho sabe-se lá pra onde, esse movimento pode significar o princípio do fim. E justamente começando aqui pelo Pará. Pelo menos, só aqui é que é noticiada a debandada de tantos emplumados de uma só vez. E com repercussão nacional.
Zenaldo Coutinho Jr. não resistiu ao nó que lhe aplicou Flexa Ribeiro e anunciou o desejo de pular fora; Almir Gabriel já disse que sai, caso o candidato tucano ao governo do estado seja Simão. E ainda leva Couto, além de outros literalmente menos votados e alguns até nem votados.
Ainda é cedo para especular-se que rumo tomarão os prováveis futuros ex-tucanos, porém, uma coisa é certa. Como nenhum nasceu tucano, metamorfosearam-se ao longo do tempo, este senhor das conveniências políticas, provávelmente em algum aconchego do passado hão de se sentir bem no futuro. Couto e Almir, por exemplo, passaram por isso na vida pessoal, recentemente. O primeiro como recém-casado e o segundo com casamento marcado para breve, o que lhes dará, por certo, alguma familiaridade com recomeço.
Almir entrou na vida pública pelas mãos do coronel Alacid, depois virou jaderista até chegar ao tucanato; Mário era funcionário de confiança da ARENA, que o transformou em bicheiro e presidente de escola de samba, daí em figura popular até chegar a deputado estadual pelas mãos de Jáder; Zenaldo ainda tem trajetória mais saltitante: começou jarbista, virou alacidista, depois helista, até chegar ao tucanato.
Portanto, em comum eles têm algo mais: a facilidade em abandonar barcos com ameaça de naufrágio.

Ainda não foi.

É comum ler, principalmente em colunas sociais, que Flexa Ribeiro vai tentar a reeleição para o Senado. Na verdade, ele vai tentar eleger-se pela pimeira vez, já que o mandato que ora exerce foi herdado do atual prefeito D. Costa. Como, para o legislativo, não há limite de mandatos e sonhar não custa nada, então, ao desastrado senador biônico é dado o direito de tentar atuar na Câmara Alta exercendo um mandato outorgado pelo povo, hipótese remota mas legal.
Antigamente, quem quisesse participar de eleição tinha que ter voto, fosse para suplente fosse para o cargo de vice. Atualmente, o modelo é aquele montado pelo general Golbery e surgiu para criar a figura do biônico como artifício para manter o partido dos milicos com maioria legislativa, já que o povo votava na oposição.
A "transição transada", da auto intitulada Nova República, manteve aquelas regras que até hoje permitem a políticos paradigmáticos na arte da malversação continuarem em evidência. De vez em quando vem à tona uma proposta para a mudança dessas regras, porém, esses beneficiários travam qualquer possibilidade de se votar alterações nessas regras vergonhosas. Até quando?

sábado, 21 de novembro de 2009

Me Deixem Só!

É vísivel o desconforto de Jáder Barbalho com a possibilidade da disputa para o Senado ocorrer entre vários candidatos competitivos, o que aumenta suas chances de concorrer a deputado federal, hipótese abominável, mas para a margem de segurança que ele almeja no momento é a mais viável.
As constantes bordoadas em D. Costa, a tentativa de ligar o nome de Paulo Rocha a algo negativo e agora essa entrevista de Simão no Diário de amanhã( já nas ruas, embuste que a CONFECOM deveria por em sua pauta de discussões), praticamente iniciando com a declaração de que não será candidato ao Senado, expressam bem a tentativa de Jáder de afastar todos os concorrentes que ele julga que podem tomar-lhe a vaga.
Mas, para seu desespero, não é certo que Jatene seja o escolhido para a disputa ao governo do estado. Todos sabem que a simpatia de Simão, em 2008, pendeu visivelmente para a candidatura de D. Costa, embora seu partido estivesse coligado com o DEM. Agora, Vic está disposto a dar o troco e dificulta, com o incentivo de Barbalho, diga-se, fechar a aliança. Como esta é nacional, Almir utiliza isso para desconstruir a candidatura Jatene, oferecendo-lhe o senado como consolação. E jáder, vendo que apostou errado usando Vic para rachar os tucanos, agora tenta dar uma forcinha na candidatura de Simão tentando reparar o erro que cometeu.
É isso. Excesso de esperteza acaba transformando-se em ingenuidade. Como dizia Jorge Ben, "...Se malandro soubesse como é bom ser honesto,
Seria honesto só por malandragem...."

Campeonato Brasileiro

Com a subida do Ceará Sporting, a Região Nordeste manterá ao menos dois representantes na elite do futebol brasileiro, já que o Sport do Recife caiu e o Náutico respira por aparelhos. Para 2010, o Nordeste será representado por Vitória da Bahia e o próprio Ceará.
Melhor para o estado de Goiás, que ganhou o seu segundo representante, o Atlético Goianiense, que irá fazer companhia ao Goiás, que sempre termina a competição entre os dez, doze melhores. Com isso, Goiás continua sendo o digno representante da Região Centro Oeste, pois os dois mato-grossos não figuram nem na série B e Brasília, que já teve dois na série A, agora transita entre a B e a C.
Infelizmente, atualmente o campeonato não é totalmente nacional porque carece de um representante do Norte. Desde de 2005, quando o Paissandu foi rebaixado para a série B que nenhuma equipe nortista nos representa, situação que perdurará pelo menos até 2011, pois as nossas equipes melhor colocadas disputam a série C. Curioso é que Manaus, a sede amazônica para a Copa de 2014, nem na série C está, o que, para a CBF parece não ser problema.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Faz sentido.

Vic, em seu blog, elogia um dia sim outro também Jáder, logo, pode ser considerado do PMDB do B. Assim, nada demais que sua patroa faça a indicação para a Paratur, conforme especula Hiroshi, sempre muito perspicaz.
Agora, para o governo ficar mais, digamos, governista, poderia muito bem devolver Chicão à Assembléia e deixar para o Wlad indicar o novo titular da SEOP. O federal do povão já declarou publicamente apoio à reeleição de Ana Júlia, enquanto outros continuam dançando na penumbra, esperando a hora oportuna para ver em barca embarcam, portanto, a hora é propícia para o navio abandonar os ratos, certo?

Não tem beijo.

Como o blog antecipou ontem, continuam três bicudos, e não dois como chegou a ser anunciado, na disputa. Soluções à vista? Nenhuma.
Ainda, segundo o noticiário, frequentemente inconfiável por expressar mais desejos do que informar, a direção nacional declara que só tomará uma decisão quando os tais bicudos se beijarem, por sinal, contrariando o dito popular, um mau presságio para gente tão superticiosa como eles.
Nesse clima de vaca não reconhecer bezerro, não será surpresa se o critério "porrinha" voltar a ser pensado para decidir essa lotérica questão, como diria Rolando Lero.

Me dá um dinheiro aí!

2010 é ano de eleição e o PMDB não perde tempo e começa a correr atrás de dinheiro porque aquele é este, entende? Não? O PMDB sim.
Ann Pontes deixou a Paratur justificando que não havia money. Na verdade, não ela, mas o marido, ao que parece, porta-voz do casal para assuntos dessa natureza; Domingos Juvenil foi ter com a governadora para solicitar mais recursos para colocar seu trem nos trilhos da campanha; Hélder Barbalho voltou a lembrar do tamanho da população de Ananindeua e foi pedir mais dinheiro, em nome desta, no orçamento estadual, para os deputados; e a mega financista, Simone Morgado, preside a Comissão de Finanças, é relatora da proposta orçamentária e campeã na apresentação de emendas, pra variar, destinando recursos para seus currais eleitorais.
Pior é que eles não aceitam "não" como resposta. Se não tem grana o pau canta, pelo DP, um dia sim outro também e a criança só para quando recebe o "cala a boca". Credo!

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Tucanos místicos.

Agora se sabe que a aparência vampiresca de José Serra não é mera coincidência. O blog Cloaca News divulgou extrato de contrato, firmado entre a prefeitura de São Paulo e a Fundação Cobra Coral, cujo objeto era a prestação de serviços de "informações prévias em casos de calamidade, tais como secas, geadas, vendaval, tornado, granizo ou qualquer adversidade climática". O serviço seria prestado por uma espécie de filial da Cobra chamada " Agência de Meteorologia Tunikyto meteorology Atmosphere and Ocean Ltda." O ano do contrato é 2005.
Coincidentemente, ou não, de lá pra cá, São Paulo têm experimentado diversas turbulências climàticas causadoras de inúmeros contratempos à população. Da mesma forma, Rio Grande do Sul(governado por uma tucana); Paraná(tem apoio dos tucanos) e Santa Catarina(governado por um pemedebista de alma tucana- o vice é legítimo tucano), contrataram os mesmos serviços e tem passado por contratempos semelhantes.
De qualquer modo, há algo errado com o uso desse recurso por parte dos tucanos, não se descartando nem mesmo a interferência do anjo da guarda da família Kennedy nesse circuito, pois o efeito é sempre o inverso do desejado. Vide aqui o que aconteceu com o ex-governador Almir Gabriel, que nunca mais foi o mesmo depois da aproximação com a pajé marajoara Zeneida Lima e seus caruanas. Toc, toc, toc.

Pífia empáfia.

A empáfia do deputado Parsifal Pontes não resiste a um espirro e a acusação que ele faz, de que o governo não cumpre acordos, é uma grande empulhação.
Na verdade, Parsifal só é deputado porque a governadora Ana Júlia mantém secretário de obras o realmente deputado Francisco das Chagas (Chicão), em nome justamente de um acordo feito com o PMDB e que vem sendo religiosamente cumprido, nesses quase três anos de governo. Parsifal não foi reprovado apenas nas contas, quando foi prefeito municipal de Tucuruí, acusado de desviar recursos públicos para outros fins que não os especificados no orçamento municipal.
Parsifal foi reprovado nas urnas e não passou no teste popular, portanto, só é deputado porque a governadora cumpre acordos, caso contrário estaria "gozando" as delícias do ostracismo, agora na companhia da esposa.

Cálculo equivocado.

Nem toda soma é benéfica e toda subtração maléfica. Às vezes, livrar-se de objetos pesados para manter o rumo de uma nau pode ser a solução para que ela chegue ao seu destino. Talvez, os troianos não tivessem perdido a guerra contra os gregos se não tivessem colocado para dentro de suas muralhas, até então intransponíveis, aquele enorme cavalo.
E se alguém toma uma atitude, é esta pessoa que agiu a responsável por explicar o porquê da ação. Querer transferir para quem sofreu os efeitos daquela ação a obrigação de explicar porque ela foi tomada é inverter a ordem lógica dos acontecimentos. Tornando-se mais grave, ainda, quando o que está por trás dessa cobrança indevida é a manutenção de uma "soma" quantitativamente alentada, mas qualitativamente nefasta.
Vale dizer, essa quantidade só terá sentido se for intrinsecamente qualitativa e produzir efeitos que beneficiem a todos. Enquanto forem benéficas no varejo e prejudiciais no atacado, não servem. Constituem-se soma enganosa a produzir um único efeito: frustração.

A Trilha das Aves (capítulo final)

Novela é um troço extremamente sacal porque vive de tomar um tempo que as pessoas podiam usar para realizar coisas mais úteis. Na verdade, só servem para que esses monopólios de comunicação, que deseducam, aumentem seu faturamento por conta da grande audiência que esse gênero de baixo nível ainda possui.
E se torna mais chata quando é protagonizada por políticos muristas e arrogantes, que imaginam ter um mundo de gente à disposição dos seus humores e de suas conveniências. Trocando em miúdos, perdem o que em futebol é chamado de "o tempo da bola" e aí, quando querem dominá-la, ela já quicou e está longe.
O que era para o início de setembro, ficou para o começo de outubro, daí para o dia 25 daquele mês e não foi possível. Virou porradal, foi sugerida a jogatina, para uma tomada de decisão, e nada. Era pra semana passada e não foi, restando a crença que será ainda em novembro, segundo a torcida dos nostálgicos das generosas verbas de publicidade.
No páreo, o que já disse que não quer mas continua no jogo, o que só quer se os outros não quiserem e o que quer mas não o querem. E nesse clima de letra de bolerão, vai-se pondo termo a uma das mais patéticas, desastradas e demagógicas disputas políticas já vistas por essas bandas. Seu desfecho será irrelevante. Foi abortado prematuramente, acometido de forte retundimento.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Panela velha etc...

Tudo leva a crer que Almir ganhou a queda de braço contra Jatene, na disputa pela indicação do candidato do PSDB às próximas eleições para governador. Deve ter pesado em favor do "Inolvidable" o fato de ele ser o único capaz de manter a aliança PSDB-DEM, a julgar pelos esculachos quase diários que Vic dispara, em seu blog, contra Jatene ao mesmo tempo em que elogia o cacique Barbalho.
Com Almir no páreo, provavelmente o trêfego blogueiro e parlamentar retorna à aliança conservadora que governou o estado por 12 anos. Pior para Jáder Barbalho, que vem usando Vic para operar políticamente no sentido de verificar qual o melhor cenário é montado para colocar seu projeto em cena. Sem esse aliado circunstancial, resta agora Barbalho partir para negociações diretas, sem a possibilidade de fabricar os ardis costumeiros que sempre rendem frutos.
E o velho Almir, dado por muitos como acabado para a política, ressurge como uma espécie de Jason para ajustar as contas com aqueles que ele julga responsáveis por suas desditas. A vingança será maligna?

Chamem o Flexa!

A participação de São Paulo no PIB do país vem caindo, desde que os tucanos passaram a governar aquele estado. Aos números: em 1995, começo do tucanato, a fatia de São Paulo era de 37,3% do PIB nacional; atualmente essa participação está em 33,9%.
Para dissimular sua manjadíssima incompetência, sugere-se que os tucanos paulistas chamem o "pesquisador" Flexa Ribeiro que ele produz um diagnóstico. Provável, a julgar pelo "trabalho científico", publicado domingo desses em O Liberal , a culpa é do Lula que, gastador como ele só, mantém a federação com 27 estados e um distrito federal subtraindo, com efeito, recursos que deveriam ir para o Zé Pedágio cavar buracos e erigir trapizongas que posteriormente desabam.

Dedo na ferida.

Depois de admitir a possibilidade de intervenção federal no Pará, o Tribunal de Justiça do Estado volta ao centro do debate sobre a questão fundiária, desta vez como réu. O Conselho Nacional de Justiça questiona o nosso TJE o porquê de ele manter engavetados cerca de duzentos processos referentes a crimes contra trabalhadores rurais.
Por outro lado, o governo do estado acusa o nosso judiciário de ignorar, também, os inúmeros pedidos de anulação de títulos de terra que teriam sido griladas. Ou seja, paira no ar a sensação de que o tratamento dispensado não prima pela equidistância, fundamental para a função de julgador, quando o assunto é a questão agrária usando-se de dois pesos e duas medidas. Pelo posionamento do CNJ, percebe-se que a nota do PT, em solidariedade ao MST, não era tão improcedente quanto acusaram as entidades empresariais que contestaram a nota e solidarizaram-se com o TJE. Antes, ao contrário, a dita nota cobra do nosso tribunal o mesmo que o conselho cobra e pelo qual o tribunal deve se manifestar prestando os esclarecimentos pertinentes. Não ao PT, mas à sociedade paraense.

O dilema barbálhico.

A pesquisa encomendada pelo DEM, que dá a Jáder Barbalho a preferência do eleitorado paraense, tanto para o Senado quanto para o governo do estado, divulgada inicialmente pelo Bacana há cerca de dois meses, foi bater na coluna de circulação nacional do jornalista Ilimar Franco hoje.
Sob o risco da defasagem, a menção do colunista vale mais pela dissimulação exposta e menos pelos números que revela. É insinuada uma tendência de Jáder a disputar o Executivo, já que no Senado será alvo de pesadas críticas.
Há controvérsias. Ninguém foi mais espinafrado na história recente da política nacional do que Collor de Mello, no entanto, hoje ele é senador e até presidente de comissão permanente, sem ser incomodado. Isto qualquer cidadão comum constata, se tiver disponibilidade para assistir a Tv Senado, logo, não é crível que Barbalho ignore esse fato.
Outro fator nada desprezível é a alta taxa de rejeição do eleitorado ao nome de Jáder, não divulgado pelo Bacana e nem por Ilimar, mas algo que terá um peso enorme na sua decisão. Mesmo que se consolide a trégua com os maioranas, hoje verificada, esta sempre será vista como a trégua entre o escorpião e a tartaruga: na primeira oportunidade, quem puder inoculará seu veneno no desafeto, mandando a dita trégua para o espaço.
Como se constata, nada de novo no font. Apenas o uso lúdico de espaço no jornal de sua propriedade para que brinque de candidato favorito ao governo do estado, papel desempenhado com muita empáfia e nostalgia. Contudo, na hora da onça beber, Barbalho anunciará sua candidatura ao parlamento sem qualquer referência ao executivo.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

O que é isso, magistrado?

O que quis dizer o presidente da Associação dos Magistrados, Paulo Vieira, com a frase "... atacar a magistratura é atentado ao Judiciário, última trincheira das garantias do cidadão e do Estado Democrático de Direito"?
Será que ele quis dizer que só o Judiciário é digno de crédito decretando, por conta própria, a falência do Legislativo e do Executivo? Será que ele ignora que Rocha Matos, Lalau e Murrieta sairam do Judiciário?
É legítimo que ele defenda a sua categoria, mas que não o faça às custas de agressões aos outros poderes. Isto sim é um precedente perigoso para a democracia, afinal, o digno magistrado sabe que é a harmonia e a independência entre os poderes é, de fato, o esteio de um verdadeiro Estado de Direito.

O saco do patrão.

Não tem jeito, enquanto houver o saco do patrão sempre há de ter um "trapezista" nele pendurado.
Na coluna de hoje, de um contumaz ordenhador escrotal, publicada no Diário do Barbalho(está sempre falando dos feitos de um Barbalho, ou contra um desafeto deles), parece que tudo vai mal por todos os cantos. Em Mosqueiro, o bucolismo está acabando por culpa dos sem-terra, em Salinas falta luz e as prais estão sujas, enfim, nada funciona se não houver o dedo(ou seria a "mão"?) de um Barbalho.
Já em Ananindeua tudo está uma maravilha. O lixo e lama, espalhados pelo município, não passam de ilusão de ótica; a grande quantidade de obras paradas após a eleição do ano passado é fofoca de maledicentes; o possível desvio de dinheiro do FUNDEB para uso em outros fins não é responsável pelo aspecto caraquento das escolas municipais e nem pelos péssimos salários pagos aos professores. Nada disso. A realidade quem demonstra é a propaganda veiculada.
E o puxador em tela demonstra a operosidade do Barbalhinho. Este, em convênio com a Celpa, dará luz a 14 ilhas do município, mesmo sendo o "Luz para todos" um programa do governo federal. Para o subserviente escriba,não. Tal como o pai vem malufisticamente afirmando, foi Barbalho que fez. Fez o que não fez, fez o que outros fizeram, não fez mas é como se tivesse feito e, finalmente, fez o dinheiro sumir de tudo que não foi feito. Mas disso o colunista não trata, óbvio.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Os mesmos.

Os subscritores da solidariedade à decisão do TJE são os mesmos que clamaram pela desobstrução a qualquer preço, no caso, o preço foi a vida de 19 pessoas na curva do S, em Eldorado do Carajás; são os mesmos que não tugiram nem mugiram, durante décadas, diante dos projetos aqui implantados à revelia da nossa sociedade e que tanta destruição causaram às nossas riquezas naturais; são os mesmos que não fizeram qualquer manifestação, contra o governo passado, a respeito do não cumprimento de mais de 200 mandados de reintegração de posse porque aquele governo fechava os olhos para a ação criminosa dos pistoleiros, que matavam impunemente e faziam sua própria lei sem ser incomodados.
A paz que eles almejam é a dos pântanos e o estado de "direito" que construiram foi o que nos levou a inúmeras condenações em tribunais internacionais. E nos levou, também, a conquistar títulos que não nos orgulham, mas, envergonham como campeões em ocorrências de situações de trabalho escravo, assassinatos de trabalhadores rurais e religiosos que defendiam esses trabalhadores.
Portanto, se eles estão do lado de lá, age corretamente o PT ao ficar do lado de cá, afinal, o desenvolvimento que essas entidades sempre defenderam exclui algo que é muito caro ao partido: o povo.

domingo, 15 de novembro de 2009

Parcialidade

Ao adjetivar as atividades do PT, a nota do Tribunal de Justiça demonstra que os membros daquela Corte têm lado, o que pode comprometer a credibilidade de suas decisões. Uma coisa é a defesa da decisão que tomou, através da tréplica que o TJ precisava dar dar ao partido. Tudo bem, esse debate é saudável e esclarecedor.
Agora, quando o poder que julga a legalidade dos conflitos surgidos na sociedade demonstra maior ou menor simpatia a respeito desse ou daquele segmento, e expõe publicamente essa preferência ou ojeriza, temos, então, um problema criado para a democracia na medida em que a aplicação da lei fica no segundo plano, em desfavor de uma circunstancial empatia subjetiva por parte de quem não tem o direito de te-la.

Made in Pará

O dado mais alvissareiro para a economia do estado, com a divulgação do crescimento de 11,01% nas suas exportações, é ter aumentado o número de parceiros comerciais e diversificado a quantidade dos produtos importantes nessa pauta. Com efeito, deixamos de ser dependentes do comércio com Japão e EUA e passamos a ter outros importantes compradores para os nossos produtos, inclusive a China, hoje compradora de 33,01% de tudo que o Pará exporta.
É digno de registro o aumento de mais de 100% da exportação de produtos não tradicionais da nossa pauta, este ano, demonstrando que nossa economia busca o caminho da diversificação, constituindo-se isto no fator mais importante na superação da crise que se abateu sobre o mundo, no segundo semestre do ano passado, e que nos causou fortes contratempos, felizmente já sendo superados.
A perspectiva para 2010 é bastante positiva com forte incremento na geração de emprego, na consolidação de obras almejadas há décadas, finalmente concluídas, assim como o maciço e inédito investimento na economia desenvolvida em outras regiões historicamente relegadas ao abandono, que nos leva a crer que teremos um ano como bastante proveitoso para o nosso povo, com o Pará retomando o seu destino de um dos mais importantes estados da Federação.

Não pode e não deve.

A sugestão da cobrança de ingresso, na Feira Pan Amazônica do Livro, é estapafúrdia e incoerente com um dos propósitos do evento, despertar o gosto pela leitura. É como reduzir o número de vagas nas escolas públicas em que é elevado o número de evadidos.
Por trás dessa visão elitista está posta a concepção preconceituosa de que aquele deveria ser um evento restrito aos apreciadores, já que lá o povão só comparece para bagunçar. A inspiração seriam aqueles salões literários do início do século passado onde madames e escritores, muitas vezes até de talento discutível, se reuniam para a troca do autoelogio.
É óbvio que nem todo adolescente ou jovem sairá da Feira amando a literatura, até mesmo porque o preço do livro não permite. No entanto, é visível o aumento da frequência a cada ano que passa. E esse aumento, evidentemente, não é apenas no número de bagunceiros. Certamente há mais pessoas interessadas na leitura. Seria bom que a SECULT e a SEDUC criassem formas de mensuração desse aumento, bem como mecanismos, desenvolvidos na sala de aula ao longo do ano letivo, para incentivar o gosto pela leitura. Seria bem melhor do fazer votos de pobreza... de espírito.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

O clero, jornalistas e tucanos.

A respeito da postagem "O jornalismo e o clero", estranhando o fato de o autor da matéria publicada domingo passado no DP, diante de fato tão grave, omitir-se completamente em nominar criminosos confessos, hoje o jornal admite subliminarmente que o verdadeiro autor da referida matéria foi o deputado tucano Ítalo Mácola, e não o repórter Carlos Mendes, como saiu assinado(deveria, no caso, chamar-se Carlos Mentes).
Eis o que o Diário diz, hoje: "A denúncia veio a público após trabalho do deputado estadual Ítalo Mácola(PSDB), que já realizou diversas audiências públicas sobre o tema, tanto na Assembléia Legislativa como em municípios onde há irregularidades, como Igarapé-Miri". E o senador tucano Flexa Ribeiro solicitou informações "sobre a destinação da verba".
Ora , se nem Flexa acreditou totalmente na investigação do correligionário, preferindo recorrer ao INCRA, como executor do programa, para melhor informar-se, não passa de mico gigantesco do jornal barbálhico dar ares de reportagem investigativa à uma ação de um deputado oposicionista. Lamentável!

Curva do S.

As 400 famílias que estavam acampadas à margem da PA-150 foram escoltadas pela PM até o acampamento Maria Bonita. Pelo acordo, o MST se compromete a não bloquear as estradas da região e interromper as ações sobre as fazendas da região. A Polícia continua investigando e cumprindo mandados de reintegração de posse.
É o que registra o Portal do Governo. Hei, Almir! Hei, Carlos Xavier! Hei, tucanos e demos! Nenhum tiro disparado. Nenhuma vida ceifada. Nenhuma família privada de um membro seu porque lutava pelo seu sagrado direito de ter onde morar e trabalhar. Tudo resolvido com negociação e dentro dos marcos estabelecidos pela civilidade. É isso.

Reporcagem.

Não dá para não repercutir o registro feito pelo blog Cloaca News, a respeito da lambança da repórter global Delis Ortiz, na quarta-feira.
Com a palavra o Cloaca:
"Depois de registrar as cobranças do demo José Carlos Aleluia e do tucano Arthur Virgílio, o mais inútil parlamentar brasileiro, Delis interpelou o senador Aloizio Mercadante, à guisa de contraponto. Antes, porém, que o bigode do petista entrasse em cena, a sra. Ortiz tascou o seguinte:
-O líder do PT, senador Aloizio Mercadante, reconheceu que falta investimento e culpou o mau tempo pelo apagão.
ato contínuo, temos em quadro o próprio Mercadante que, olhando para a lente da verdade, sentencia:
-Não há risco de oferta de energia, ninguém vai ter que fazer racionamento, não vai faltar energia. O Brasil está preparado para crescer com oferta abundante de energia."
Terminou a reportagem, sem que o senador petista reconhecesse a falta de investimento ou culpasse o mau tempo pelo ocorrido.
E aí o Cloaca ressaltou " o nascimento de uma nova era no jornalismo, em que, antes de ouvir o entrevistado, o repórter diz o que o entrevistado vai dizer e o entrevistado não diz o o entrevistador disse que ele diria. Entendeu?"
Não? Nem eu. Deve ser a tal da reporcagem, produto típico do jornalismo de esgoto, praticado à exaustão pelo PIG-Partido da Imprensa Golpista.

Cai o Desmatamento

Apesar da Miss Desmatamento, do Mister Desmatamento e seu nefasto Projeto de Lei 6424, que pretende acabar com nossas florestas. Apesar da FAEPA e seus criadores de gado em reservas extrativistas e áreas indígenas o índice de desmatamento no Pará caiu 35%. Em 2008, a área desmatada foi de 5606Km2, contra 3687Km2, este ano.
Contra os males da insensatez e vilania, causados por aqueles destruidores que veem o progresso atrelado à depredação de nossas riquezas, que triunfem os antídotos do Cadastro Ambiental Rural, o Plano de Proteção, Combate e Alternativas ao Desmatamento, o Bolsa Floresta e, sobretudo, a vontade política do Governo do Estado em provar ao Brasil e ao mundo que não somos problema, mas solução.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Lula, O Poderoso.

"Lula é o analfabeto de Fernando Henrique Veloso. Lula é o "apedeuta" do jornalismo de esgoto. Lula é o homem dos quatro dedos nos adesivos da classe média paulistana. Lula é o "subperonista" de FHC.
A revista Forbes-afoita e despreparada- não consultou FHC, nem Caetano, nem o jornalismo de esgoto brasileiro.
A revista Forbes, por isso, comete essa gafe lamentável: inclui Lula na lista dos homens mais poderosos do Mundo.
A Forbes deve ter entrado na lista da imprensa que faz o jogo lulista por receber verbas publicitárias do Planalto, como choramingou dia desses um articulista da Folha, antes, as verbas iam só para os barões da imprensa".
Esta postagem do blog Escrevinhador, do jornalista Rodrigo Vianna, a respeito da lista dos homens mais poderosos do mundo, segundo a revista inglesa Forbes, merece reprodução por sua ironia e poder de síntese sobre o que pensa(?) uma fração conservadora de brasileiros, que acredita que a falta de energia, terça-feira, ocorreu porque Lula permitiu a queda no preço de eletrodomésticos.

Merda, again.

Guilherme Augusto não se emenda. Depois da canalhice machista, em parceria com o senador-contraventor penal, volta ele à escatológica e usual prática da desinteria escrita.
Desta vez, a tentativa é de colocar o belíssimo artigo de José Celso Martinez Corrêa, publicado terça passada na Folha, na mesma linha grosseira da entrevista de Caetano ao Estadão.
Que mentira sem-vergonha! Aqui vão alguns trechos do que escreveu Zé Celso, para quem não teve a oportunidade de ler. "Lula tem phala e sabedoria carnavalesca nas artérias, tem dado entrevistas maravilhosas, onde inverte, carnavaliza totalmente o senso comum do rebanho. Por exemplo, quando convoca os jornalistas da Folha de S. Paulo a desobedecer seus editores e ouvir, transmitindo ao vivo a phala do povo..." Mais adiante: "...Essa sabedoria filosófica reflete-se na revolução cultural internacional que Lula criou com Celso Amorim e Gilberto Gil, para a política internacional. O Brasil inaugurou uma política de solidariedade internacional. Não aceita a lógica da vendetta, da ameaça, da retaliação. Propõe o diálogo com todos os diabos, santos, mortais, tendo certa ojeriza pelos filisteus como ele mesmo diz..." E arremata. "Eu abro o meu voto para a linha que vem de Getúlio, de Brizola, de Lula: Dilma..."
Talvez, Guilherme não tenha gostado do trecho em que Zé Celso exalta a exortação de Lula aos repórteres contra os patrões. Paciência! Nem todo mundo extasia-se com o dedo do chefe. Há os que preferem a visão da lua.

Mas, logo tu?

Flexa Ribeiro, da tribuna do Senado, exige do governo do estado o cumprimento da lei. Risos! Logo ele que, de tanto descumpri-las, acabou atrás das grades. É muita cara de pau. Além do mais que lei cumpre o fora-da-lei, Flexa Ribeiro? A da Miss Desmatamento, que contratou uma pesquisa fraudulenta ao IBOPE para tentar desqualificar a agricultura familiar, e foi prontamente desmoralizada pelos dados do censo agopecuário?
Ou, o citado fora-da-lei quer seguir a própria lei, que ele tenta aprovar no Senado, um monstrengo capaz de causar asco até na Mírian Leitão porque propõe anistia a quem desmatou algo em torno de 34 milhões de hectares na Amazônia e no Cerrado, inclusive em áreas de preservação permanente. É esse o tipo de "lei" que Flexa exige que se cumpra?

Pegos com a mão na "massa".

Alguns ex-secretários de estado, do governo Jatene, estão sendo acusados pelo Ministério Público Federal de cometer irregularidades na construção e contratação da organização social para gerenciar o Hospital Metropolitano. O rombo é de R$18,8 milhões.
Entre os acusados está o notório Paulo Chaves, também bastante criticado a quando da construção da Estação das Docas, que teria custado 5 vezes mais do que foi anunciado inicialmente contrariando, assim, a Lei 8666. Agora, vamos ver que explicações darão esses tucanos para essas prováveis falcatruas.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Deu no Carta Maior.

"O apagão elétrico tirou o foco da escuridão política que se espalha na coalizão demotucana. Breu1- a economia cresce à velocidade de 8% a 10% ao ano neste final de 2009; Breu2- a aprovação ao Presidente Lula sobe de 65% para 68% da população; Breu3- Dilma cresce na pesquisa Vox Populli e soma 19% de intenções de voto; Serra ainda lidera mas perde 4 pontos; Breu4- o arestoso governador de São Paulo perde, sobretudo, espaço no PSDB nacional: "Aécio é mais amplo políticamente que o governador José Serra". A avaliação é do presidente do partido, Sérgio Guerra, na UOL". É isso aí.

Desvio de finalidade.

Fundo de Desenvolvimento da Pecuária é para ser usado em atividades que melhorem a qualidade do nosso rebanho com fins comerciais. Desviar recursos desse fundo adquirindo projéteis para armas de calibre 38, é um criminoso desvio de finalidade que está a merecer uma rigorosa investigação.
O Pará é um estado com um histórico recheado de crimes de pistolagem, prática de trabalho escravo, índices alarmantes de grilagem de terras daí não ter o direito de tolerar esse tipo de ação , que só permite uma reação: punição exemplar aos culpados.

Jabuti subiu na árvore.

No dia em que a pesquisa Vox Poppuli atesta que a ministra Dilma subiu 4 pontos e o Zé Pedágio desceu outros 4, um blecaute atinge 9 estados dos mais populosos, além do Distrito Federal, transformando-se em assunto único de nossa imprensa conservadora. Detalhe: não se pode falar em apagão e muito menos em falta de investimentos, até mesmo porque o problema já está resolvido.
O que o governo deve fazer é uma apuração rigorosa a fim de descobrir as causas do estranho blecaute. Nesse momento, segundo o presidente da Itaipu Jorge Sameck, as termelétricas estão funcionando, os reservatórios estão cheios e o nível das represas é bom, logo, a causa pode ter sido uma falha(?) mecânica ou humana. Lembrando sempre que jaboti não sobe em árvore. Se ele está lá ( na árvore) é porque foi coisa de enchente ou de gente.

Boa, Jordy!

O RD de hoje anuncia que as bancadas estadual e municipal do PPS vão ao MP solicitar que este impetre uma ação na justiça, visando a anulação da sessão da Câmara Municipal de Belém que anistiou as dívidas de ISS, dos empresários de ônibus.
Só há dúvidas se a hiposuficiência alegada se deu pelo consumo demasiado de cerveja, não houve bafômetro mas há foto, ou se deu por completa anulação da vontade dos edis, que aprovaram o tal perdão ante os milhares de convincentes motivos apresentados por D. Costa, prevalecendo a vontade deste e dos empresários. De qualquer modo, essa ação vem em boa hora.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

A derrota de D. Costa.

Essa derrota imposta a D. Costa é a revanche do povo mais de dez anos depois da privatização da Celpa. O mais estarrecedor é encontrar ainda quem advogue essa venda, dando como exemplo a melhora do atendimento da Celpa após sua privatização.
É um discurso que além de ocultar engana, na medida em que hoje milhares de pessoas têm acesso a esse bem fundamental mediante o pagamento de uma tarifa compatível com o seu modesto poder aquisitivo, enquanto a energia elétrica, não fosse o Luz Pra Todos, por certo condenaria outros milhares às trevas.
Com efeito, a votação de ontem na CMB, além do que impediu, serviu também para devolver à catacumba da história esse cadáver neoliberal que em péssima hora tentava tornar. E os vereadores souberam dizer: Vade Retro privatistas!

Universidade Federal do Pará.

Palmas para o Diário do Pará de hoje, extensivas ao repórter Elck Oliveira, pela reportagem a respeito da grandeza da nossa UFPa, um remédio contra o constante baixo astral veiculado, em que tudo daqui é inferior.
Bastam os números da reportagem para nos encher de orgulho. "São mais de 32 mil alunos em 144 cursos de graduação; cerca de 40 programas de pós-graduação, os quais envolvem 41 cursos de mestrado e 22 de doutorado; mais de mil doutores e pelo menos 800 grupos de pesquisa em atividade". Tudo isso em 52 anos de uma bela história que só nos enche de orgulho.

Democratização da publicidade.

Não se pode dizer que chegamos a uma posição ideal, porém, segundo o jornalista Altamiro Borges postou em seu blog, o governo Lula deu um salto gigantesco em direção à democratização da verba de publicidade do governo federal.
Em 2003, apenas 499 meios de comunicação recebiam verbas para divulgar propaganda governamental; em 2008, foram5297 veículos a divulgar essa publicidade governamental. Mais importante, em 2001, o pico do gasto do governo FHC, foram dispendidos R$1100 bilhão, enquanto no ano passado o governo Lula gastou R$1027 bilhão.
Diante desses dados, não é difícil concluir porque os maiores veículos de comunicação do país torcem o nariz para Lula, ou, como diz Miro, esses barões da mídia que abocanham polpudos recursos públicos são os mesmos que pregam golpes, desestabilizam governos, criminalizam as lutas dos trabalhadores e idolatram o "deus-mercado". E ainda reclamam. Por que será?

Caerolando lero

Sobre as pavonices do Caetano Lero, digo, Veloso, vale a pena visistar os blogs aqui ao lado: Abobrinha Psicodélica e Abuda Canalha.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

De batráquios e política.

O "Abraço" da vice do DEM na deputada Simone Morgado, estampado hoje no blog do Bacana, é claramente extensivo ao coronel Barbalho. Definitivamente o brejo secou, o ranário morreu e o tempo agora parecer ser de perigosas peruas. Há muito que isso vinha sendo sinalizado. Era o blog do Vic estampando pesquisa favorável a Jáder, era o Bacana jogando confete no deputado demo, enfim, uma troca de figurinhas tão pueril que não dava para ocultar as ligações perigosas.
A política é uma atividade inerente ao ser humano, logo, todos os segmentos da sociedade têm legitimidade para nela se inserirem. Agora, que é estranho ver ações que mais parecem programações de patronesses selarem acordos políticos, abrindo mais uma frente do famigerado patrimonialismo que nos atormenta há séculos, não tenham dúvida que é.

E agora, Zé?

O blog Cloaca News, que mostra "as últimas do jornalismo de esgoto" que se pratica no país, denuncia o vazamento da prova do SARESP, que vem a ser o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, cujos resultados implicam diretamente no Índice da Educação do Estado de São Paulo.
Neste ano, participarão do SARESP alunos das escolas da rede privada, bem como alunos da rede municipal, estes tendo sua adesão bancada pelo governo do estado de São Paulo. Ao que tudo indica pela fonte do Cloaca, trata-se de uma ação com contornos de crime organizado, pois o material vazado foi deixado em um ônibus que vinha de Barueri, para ser apanhado por um contato na capital, fazendo-se a seguir a distribuição, provavelmente para quem viesse a pagar.
Diante do estardalhaço feito pela imprensa conservadora a quando do vazamento da prova do ENEM, por sinal, confeccionada na gráfica da Folha de São Paulo, espera-se que essa imprensa faça, ao menos, a célebre pergunta drummondiana ao impune governador paulista.

UFOPA

Segundo informações do Ministério da Educação, foi a partir de um projeto de indicação do deputado Zé Geraldo(4821/2005) que surgiu a Universidade Federal do Oeste do Pará. Como se constata pela data de entrada-2005- nossos representantes no Senado, à época, eram Ana Júlia Carepa, Duciomar Costa e Luís Otávio Campos.
Portanto, qualquer senador interino que queira assumir a paternidade da iniciativa da criação daquela universidade está mentindo descaradamente. E uma mentira bem mais grave do que a contada para o deputado Zenaldo Coutinho Jr.

Então tá!

Após as reações indignadas contra seu artigo golpista do domingo retrasado, FHC reaparece declarando, "Tudo o que eu tinha a dizer, já disse. Eu não estou em campanha eleitoral, estou discutindo o que eu acho relevante e o meu compromisso com certos temas da democracia". Vale dizer, a julgar pelo que foi proposto no seu famigerado artigo, democracia para ele é uma espécie de "autoritarismo de elite", por sinal, bastante praticado nos seus oito anos de desgoverno.
Como ele mesmo sugeriu, num raro momento de lucidez, vamos esquecer o que ele escreveu.

Justiça rápida

Em artigo publicado ontem, no jornal de sua propriedade, Jáder Barbalho prega:"A justiça tem que que ser firme, rápida e acessível a todos". Risos, ou melhor, gargalhadas prolongadas.
Se a justiça fosse, de fato, tudo o que deveria ser e não é, Barbalho talvez nem tivesse tido a oportunidade de escrever o hilárario artigo, ou, talvez, o tivesse feito de um lugar bem mais recôndito do que o que usou para aplicar suas recomendações éticas.

Na ilharga estava certo.

A respeito da produção industrial do estado, o repórter70 reconhece a estabilidade e adota um tom mais sério e realista do que o verificado na reportagem do sábado último. Diz o repórter:"em relaçao ao trimestre imediatamente anterior, ainda na série com ajuste sazonal, a indústria paraense aumentou 1% no terceiro trimestre de 2009".
Como se vê, bem diferente do "Produção industrial no Pará estagnou", de sábado. É isso aí.

Parlamento.

Em uma democracia, o parlamento é o poder que mais interage com o povo(em tese), dada a ação política permanente que coloca povo e parlamento em constante diálogo. Veja-se, por exemplo, a votação que ora acontece na Câmara Municipal de Belém do projeto sobre a venda da concessão do abastecimento de água da capital, sempre acompanhada de perto porque mexe com o interesse mais imediato da comunidade.
Por isso, quando o Legislativo age nas sombras transformando-se em um espaço de usufruto particular de seus membros, em prejuízo do interesse coletivo estão, esses parlamentares, maquinando em proveito próprio e contra a democracia. Pagamento de décimo terceiro salário para vereador e criação de trem da alegria para atender interesses escusos não são, evidententemente, ações prioritárias para a sociedade que, sentindo-se traída, faz a clássica e perigosa pergunta: prá que serve o parlamento?

domingo, 8 de novembro de 2009

Perspectivas.

Alguns dados que demonstram como o nosso estado desenvolve-se descentralizadamente. Vanderlei Luxemburgo investe no ramo hoteleiro em Parauapebas; o Hilton Belém obteve o melhor desempenho da rede nas Américas, com crescimento de 14,9%; o Aeroporto de Belém registrou um incremento de 23,12% no número de passageiros, no mês de outubro, em relação ao mesmo período do ano passado; escritório de arquitetura já começa a projetar as futuras instalações do shopping Pátio, em Marabá e a geração de empregos vem apresentando resultados positivos há quatro meses consecutivos.
Isso aliado a programas sociais, como o Bolsa-Família do governo federal e o Bolsa-Trabalho do governo estadual, junto com expansão da nossa indústria e comércio nos colocará, em pouco tempo, entre os estados mais prósperos do país.

A Trilha das Aves.

Piada pronta em "Ninho Tucano". Sabe como é o nome do pacificador do porradal entre SimãoxCouto, ZenaldoxFlexa?Guerra. E sabe onde ele foi buscar inspiração para pacificar os brigões? Em Los Angeles, assistindo a luta de vale-tudo entre Lyotto Machida e Maurício Shogun.
Zenaldo declarou que acredita na palavra de Flexa. E Flexa respondeu: então é o único. Aí Zenaldo disse: Flexa vai me transmitir a presidência em uma quinta-feira de novembro, às 18horas. E Mário Couto emendou, de 2010.
Flexa disse: a gente só marca data e hora para parto quando é cesariana. Aí Zenaldo perguntou: você é normal? Claro que sou, respondeu Flexa: leio todo domingo a coluna do Pierre, não perco um programa Bacana, não saio de casa sem ler o horóscopo de O Liberal, esteja onde estiver não deixo de assistir a Hebe. Quer mais normalidade do que isso?
E terminou arrematando triunfalmente: o partido não tem dono, por isso declaro prorrogado meu mandato. Pronto, agora já tem.

sábado, 7 de novembro de 2009

A produçação industrial no Pará.

O tom pessimista adotado por O Liberal , a respeito da produção industrial do estado, é mais fruto da insatisfação de certas corporações simpáticas ao jornal que perderam espaço na nossa economia, do que por uma situação concreta em que se constate um horizonte sombrio.
A queda acentuada do setor extrativista, por exemplo, bastante enfatizada pela matéria , é fortemente puxada pela retração do setor madeireiro, um dos mais atingidos pela crise que assolou o mundo capitalista.
Em compensação, o forte crescimento das indústrias de alimentos e bebidas(12,6%), teve um impacto consistente nessa produção e, mais que isto, o crescimento de 7,9% da indústria metalúrgica básica, no terceiro trimestre deste ano, demonstra claramente que a crise de alguns setores não contamina a boa saúde do conjunto de nossa produção industrial.
Como diz o diretor da SEDECT, Adejard Cruz, graças às medidas fiscais adotadas pelo governo do estado e a sua inserção em novos mercados, como China e Venezuela, o Pará caminha para a recuperação da sua economia, "Haja vista os saldos positivos na geração de empregos formais desde julho de 2009 e o desempenho das exportações, que cresceram em setembro 28,67%". É isso aí.

Diálogo.

Como o mais importante movimento social do país, na atualidade, o MST precisa dialogar sempre com o governo e estabelecer uma comunicação maior com o conjunto da sociedade, caso contrário, perderá para a UDR a primazia da simpatia da população. Não se trata de ser simplesmente agradável, mas de convencer a massa da justeza de sua luta junto com denúncias do modo de agir dos ruralistas, frequentemente ao arrepio da lei.
Confronto puro e simples com o governo do estado terá como efeito prático imediato o isolamento deste. Enfraquecendo-se um governo de diálogo, sai fortalecido o projeto conservador que promoveu o massacre de Eldorado, consequentemente, quem leva vantagem são aqueles que vivem da criminalização do movimento.
Ministério Público e orgãos de governo já mostraram o deplorável mapa da grilagem, em nosso estado, algo que desmoraliza sobejamente o discurso de defesa do direito à propriedade, muitas vezes entoado por vis ladrões de terra.
Ora, por que o MST não estabece um diálogo com o MPF, Justiça e essas esferas de governo, para que seja feito um mutirão da legalidade em que se descortine a perspectiva de um mega processo de confisco de propriedades adquiridas de forma fradulenta, destinando-as à reforma agrária?

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Foi Maluf que fez.

Jáder Barbalho, falando em uma emissora de rádio de sua propriedade a um assecla, alardeou sua onipresença em tudo aquilo que é positivo, feito pelo poder público. Interiorização da universidade, foi Jáder que fez; regularização fundiária, foi Jáder que fez; construção de conjuntos habitacionais, foi Jáder que fez. E por aí foi a autolouvação do cacique pemedebista, obviamente sem que nenhuma pergunta embaraçosa fosse formulada pelo assecla acima referido.
Depois de décadas de acusações contra si, de desvios de recursos públicos usando os mais variados ardis, pelos quais responde dezenas de processos, Barbalho resolve autopurgar-se elencando uma série de feitos memoráveis como governante, principalmente alegando que esses feitos eram em favor dos mais humildes, daí a perseguição que sofre,apresentando-se como grande realizador.
Qualquer semelhança com o mega processado paulista não é mera coincidência. Ambos são herdeiros de uma linhagem política marcada pela má fama no trato da coisa pública que, quando confrontada com o questionamento judicial, criou um mote transformado em mantra da absolvição de seus delitos :"rouba, mas faz".

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Foi mais.

Segundo os jornais noticiam hoje, o IBGE divulgou o resultado definitivo das contas nacionais, referentes ao ano de 2007, concluindo que o PIB daquele ano cresceu 6,1%, e não 5,7%, conforme divulgado anteriormente.
É a maior taxa de crescimento da economia nacional, desde de 1986, ano em que foi lançado o Plano Cruzado. Enquanto que a taxa anterior(5,7%) era a maior desde o lançamento do Plano Real.
Como se vê, as taxas anteriores de crescimento de nossa economia que têm a significação das verificadas atualmente, ocorreram no momento em que era lançado um determinado plano econômico. Nos casos desses planos, suas taxas de crescimento inicial foram seguidas por enormes frustrações, após esses planos, ou fazer água ou terem sua operacionalização desvirtuada para atender interesses menores.
Agora, sob o governo Lula, nenhum plano foi concebido para que a economia crescesse continuadamente. Com efeito, o grande mérito de Lula foi ter atrelado esse crescimento a uma consistente distribuição dessa riqueza gerada, fazendo com que melhorassem os nossos indicadores sociais, assim como contribuiu para a destruição de uma enorme quantidade de mitos que tentavam fazer a população crer serem incompatíveis crescimento econômico e distribuição de renda.

Devo não pago. Negarei enquanto puder!

Liquidando a PMB, como se sabe, o alcaide D. Costa não está pagando ninguém corretamente, só vendendo. Os servidores, cedidos pelo município ao estado, ficaram a ver navios e não receberam a parte que lhes é paga pela prefeitura. Dudu alega que essa obrigação só pode ser saudada depois que o estado ressarcir o município.
Como há mais servidores estaduais cedidos ao município do que vice-versa, é provável que estejamos diante de outra "enrolação" na medida em que, por motivos óbvios, o município teria mais a gastar do que a receber, portanto, se não paga o faz por motivos outros que não um necessário e esclarecedor encontro de contas.

O jornalismo e o clero

Há um filme, de Alfred Hitchcock, intitulado "Tortura do Silêncio", em que um criminoso revela em confissão a um padre o crime que cometeu. Como a revelação foi feita no confessionário, pelas leis da igreja católica o padre estava impedido de denunciar tal crime. No final, a polícia identifica o assassino, este é preso, julgado e condenado, mas sai do tribunal acusando o padre de ter atentado contra as leis clericais, portanto era tão pecador quanto aquele criminoso.
A julgar pela matéria publicada domingo,no Diário do Pará, a respeito de supostas fraudes cometidas na concessão de seguro de pesca no Pará, jornalistas estão tão desobrigados quanto padres de denunciar crimes. Só na aludida matéria, o jornal cita o caso de um ex-dirigente da colônia que "dá a dica de como funciona a máquina montada para fisgar verbas públicas..." e de um outro que embolsa salário de pescador "sem nunca ter molhado os pés num rio".
Ora, diante de um delito tão grave, não estaria o repórter obrigado moralmente a dar, à polícia, o nome desses dois fraudadores?
Tomara que a Conferência Nacional de Comunicação tenha respostas para esse tipo de indagação. Caso contrário, o DP já tem em mãos um argumento para virar roteiro, e daí um filme, cujo título pode muito bem ser "A Tortura da Chantagem".

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Não, Jordy!

Ao declarar que a SEDUC é um "elefante branco", em um programa da TV local, o deputado Arnaldo Jordy demonstra pouco apreço pela sala de aula. Não que o ilustre deputado tenha que silenciar suas críticas ou que aquela secretaria esteja acima delas. Longe disso. Agora, achar inútil a presença daquele que talvez seja o orgão principal da estrutura administrativa do estado porque não está funcionando a contento, a juízo do deputado, é o mesmo que cortar os dedos dos pés para que estes se adequem aos sapatos apertados.
A Secretaria de Educação já reformou quase 500 escolas, de 2007 pra cá, já realizou concursos públicos através dos quais contratou mais de dez mil professores, fora outros profissionais da educação, realizou a I Conferência Estadual de Educação, enfim, tem feito o seu papel de orgão gestor educacional intervindo de forma significativa para a melhora do ensino público, ainda que isto não invalide as críticas legítimas do deputado.
No entanto, se compararmos com o que foi feito nos doze anos anteriores, constataremos que a atual gestão ganha de goleada. E é isto que causa estranheza na fala do ex-comunista: durante todo o período do governo anterior ele guardou um silêncio obsequioso a respeito do abandono a que foi relegada a escola pública e agora, de forma até anárquica, pretende simplesmente destruir a Secretaria de Educação.

Liquidação!

A ser verdade o que diz a nota "Desmonte", publicada hoje no RD, o alcaide D. Costa passou a perna nas lojas de departamento da cidade e promoveu a maior liquidação já vista em Belém.
Segundo a nota, de uma só tacada, o desonesto Costa pôs à venda a concessão do abastecimento de água e esgoto; arrecadação tributária; transporte público (definitivamente); serviços funerários e administração de cemitérios; fiscalização do trânsito; construção de instalações turísticas; de lazer; náuticas; culturais; científicas e tecnológicas; construção de equipamentos urbanos e o estacionamento de veículos.
Vale dizer, se a Câmara Municipal de Belém autorizar o falso médico a "torrar" tudo que ele intenta, corre-se o risco de a próxima eleição para prefeito da capital prescindir do TRE e do eleitorado, devendo ser realizada nos âmbitos da FIEPA, CDL e demais entidades de classe empresariais, incluindo as do estado de São Paulo.
Quem deterá a voracidade desse vendilhão?

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Sonho ou pesadelo?

Segundo o sempre bem informado blog do jornalista Hiroshi Bogéa, o suplente do senador Couto, empresário Demétrius Ribeiro, revelou com quem sonham os tucanos para a disputa majoritária de 2010: Mário Couto-governo do estado; Simão Jatene-vice-governador; e Almir Gabriel-Senado Federal. Ainda, segundo o empresário, já estariam em conversa adiantada para fazer parte desse "dream team" de araque o prefeito de Belém D. Costa e o vice Vale.
Fora o caráter puro-sangue dessa chapa, sem que se saiba que papéis desempenharão Costa e Vale, muito menos o que será feito dos demos, históricos aliados dos tucanos e, nesse caso, alijados; o que chama a atenção é a mudança de rota de prefeito e vice de Belém, até pouco tempo fechados com o governo do estado.
D. Costa foi ao Palácio dos Despachos, fechou acordo-pelo menos a imprensa assim noticiou-estabelecendo-se que indicaria o vice na chapa de reeleição da governadora, consolidando-se o acordo.
Ao que parece, a SABESP entrou no circuito político com milhões de motivos que tocaram fundo o coração volúvel de Dudu, levando-o de volta aos braços tucanos, levando junto a concessão do abastecimento de água de Belém para ficar sob responsabilidade daquela empresa paulista.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

"Pedranos"

Parece ser essa a melhor definição a ilustrar o comportamento dos tucanos, em relação às mulheres: mentalidade da idade da pedra em homens de aparência civilizada.

Primeiro foi a descompustura com que o senador-contraventor, Mário Couto, dirigiu-se à governadora Ana Júlia Carepa, no plenário do Senado Federal, com um linguajar digno dos piores ambientes; agora é o governador-farrista, Aécio Neves, que espanca a namorada em público e tenta abafar o caso. Anteriormente, tinha sido FHC que engravidou uma jornalista das Organizações Globo e tratou de "exilá-la" na Espanha, em um episódio digno de romances sobre coronéis de barranco.

Será que já não está passando da hora dos diversos movimentos femininos, existentes no Brasil, atirarem a Lei Maria da Penha na cara desses trogloditas disfarçados de bons moços?

Nazista

A charge que ilustra o artigo de FHC, no Globo de ontem, é tão podre quanto o texto. Custa-se a crer que um jornal de circulação nacional seja capaz de publicar algo tão torpe. Mesmo sendo esse jornal O Globo, cuja história é entrelaçada com os mais vergonhosos episódios da cena brasileira, ainda assim, não era esperado que descessem tão profundamente ao esgoto das baixarias humanas.
O artigo de FHC prega abertamente a ruptura institucional(ver o que foi postado no blog, sob o título "O incômodo de um crápula") e a charge reforça essa má-intenção: é uma placa de trânsito com a inscrição STOP e, dentro dela, uma mão com quatro dedos em clara alusão ao defeito na mão do Presidente da República, após o acidente que o mutilou quando era operário numa fábrica na região do ABC paulista.
Se a um ano das eleições eles já chegaram a esse nível de baixarias, imagine quando chegarmos mais perto de outubro de 2010. Serão capazes até de "sacrificar" um deles e tentar jogar o cadáver no colo de Lula. Até porque é pouco provável que consigam fazer com Lula o que fizeram com Getúlio Vargas

Homenagem.

Na próxima quinta-feira(5), o presidente Lula recebe, em Londres-Inglaterra- prêmio concedido pela Chatham House, como forma de reconhecimento de sua atuação nas relaçoes internacionais e na condução da política econômica e social do Brasil.
Esse instituto de assuntos internacionais londrino destaca a atuação do presidente brasileiro na redução da pobreza no país, bem como a atuação da missão de paz no Haiti. Lula ainda terá encontros diplomáticos com a rainha Elizabeth II e o primeiro-ministro Gordon Brown.

Taí o que você queria.

Eis aí algumas reações de brasileiros indignados com o despudorado artigo golpista de FHC, publicado ontem em O Globo, e aqui transcrito por O Liberal. São milhares de mensagens emitidas para os mais diversos blogs ,unanimemente condenando o famigerado texto.
"FHC, o ex-presidente-agente: o governo mais corrupto da história do Brasil. Subornou até congressistas para aprovar a reeleição".
"A volição de FHC está claramente delineada pela ânsia de quem se afoga no seu último estertor. Certamente o seu grunhido possui o DNA plasmado em princípios de lacaios do grande capital".
"FHC nunca passou de um vendido aos interesses estrangeiros...Comprou a reeleição e endividou o país".
"Tenho pena de quem sofre de "invejite aguda". Dói pra caramba... tadim do Fernandim"
"Como ele chamou os aposentados de vagabundos e ele está aposentado, logo..."
"Sinceramente, achei que esse vigarista político tinha se recolhido à sua insignificância"
"O uso continuado de maconha leva à demência, esquizofrenia, mania de perseguição... o fhczinho(diminutivo mesmo pela estatura política desse indigente moral) tá abusando de substâncias tóxicas".
Como esse FHC é "querido"

domingo, 1 de novembro de 2009

Não minta pro papai!

O Liberal pode até ter sido persuadido por milhões de motivos apresentados pelo alcaide D. Costa, para defender a venda da concessão da água de Belém à SABESP do Zé Pedágio.
Agora, dizer que 1,5 milhão de pessoas vivem sem água, na capital, é canalhice da grossa, como canalhice é afirmar que esse abastecimento vai melhorar com a venda daquele bem público. Não vai. Vide o caso da Celpa e seus medidores surrupiadores, que furtam o povo paraense com uma conta de luz astronômica.

A Trilha das Aves.

Nada acontece em "Ninho Tucano". Desde o porradal no terreiro do Guerra, que fugiu para assistir um outro porradal bem mais interessante em Los Angeles, tudo é marasmo no ambiente. Bem que O Liberal dá uma forcinha, publicando fotos de Simão como se fossem posters de candidato, assim como o Diário do Pará repercute as baboseiras de Flexa e Couto como se fossem manifestações políticas decentes. Nem isto, porém, é capaz de movimentar o cenário.
Em homenagem ao Dia de Finados, deixemos que eles descansem e busquem o melhor dia para as "exumações", afinal, como diz o compulsivo comedor de farofa e senador Heráclito Fortes, até no fundo do poço tem mola. É, pode ser.