Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

sábado, 31 de outubro de 2009

O incômodo de um crápula.

Se ainda fossem vivos, brasileiros valorosos da estirpe de Leôncio Basbaum, Gondim da Fonseca e até mesmo Monteiro Lobato chamariam FHC como chamavam os entreguistas de antanho: de pulha, que é o que ele é.
Depois de conceber a maior operação de desmonte do estado, montando simultâneamente o maior esquema de pilhagem das riquezas nacionais, em favor da perenização no poder de um grupo político que, às custas desse assalto, pretendia mandar nos brasileiros por pelo menos 30 anos, conforme declaração pública de um membro desse bando, vem, agora, o ressentido ex-presidente mostrar-se preocupado com o que ele chama de "subperonismo lulista".
Até os termos usados pelo salafrário em tela remetem àquele passado que culminou no golpe de 64, justamente porque era preciso evitar que João Goulart instalasse no Brasil uma república sindical nos mesmos moldes do peronismo argentino, segundo justificativa para o golpe, dada pelos janízaros golpistas. Como se vê, nem original o patife é.
É preciso que a sociedade civil organizada repudie esse tipo de atitude vil e irresponsável e quebre o ovo dessa serpente repugnante. Na prática é exatamente isto que prega o tucano: um golpe de estado que impeça forças populares de contribuirem para a geração de riqueza neste país. Aniquilando essas forças e devolvendo a movimentação da nossa economia ao dirigismo externo abre-se novamente a possibilidade de gente da laia dele voltar ao poder.
O que cabe fazer nesse momento é encaminhar uma queixa-crime, para o Supremo Tribunal Federal, subscrita por milhões de brasileiros que acreditam no regime democrático, denunciando a atitude golpista de alguém que um dia exerceu o mais alto posto existente no país ungido pela vontade popular, fazendo-o recuar desse seu intento sinistro de voltar ao poder na marra. Mire-se no exemplo de grandeza dado por Lula que, com 80% de aprovação popular, recusou-se a mudar a Constituição da República para submete-la à vontade pessoal, ao passo que o senhor, em vez de viver sua velhice com dignidade, prefere terminar seus dias remoendo a frustração de ver seu sucessor, sem a sua cultura, é verdade, mas com a dignidade e capacidade de mostrar que esse deverá vir a ser um grande país, desde que maus brasileiros não atrapalhem.

É o povo, estúpida!

A intragável comentarista global, Lúcia Hippólito, garatuja um artigo idiota hoje reclamando porque a CUT reivindica a concessão de um canal.
Omite, a antipática escrevinhadora, que esses canais são concessões públicas, isto é, para atender as necessidades do povo brasileiro. Como a CUT é uma central sindical que representa milhões de trabalhadores brasileiros, nada mais justo que tenha essa oportunidade de vir a público dialogar com os seus representados.
É preciso que esses reacionários paladinos da direita entendam que a nação brasileira constrói dia-a-dia a democracia e, como disse o presidente Lula, não mais vai atrás do que dizem os tais formadores de opinião, até mesmo porque esses não formam coisa nenhuma só deformam, logo, não são dignos de credibilidade. Essa casta regiamente paga , incluindo a tal Hippólito, para defender interesses que não se coadunam com as mais legítimas aspirações populares deveria ter vergonha de defender esse monopólio camuflado. Deveria, também, perceber a tendência mundial de repúdio a esse procedimento abominável, vide o que vem ocorrendo nos EUA, Venezuela, Argentina e que se espera que chegue por aqui e alhures.

Invasões... e invasões

Se suas intenções fossem dignas de crédito deveria, o presidente da FAEPA Carlos Xavier, levar, junto com o levantamento que diz ter das ações possessórias que tramitam nas varas agrárias, o mapa gigantesco da grilagem de terras no estado, que multiplica o tamanho do Pará e enseja a formação de centenas de quadrilhas, cujo resultado mais visível de suas ações é a destruição de nossas riquezas naturais.
Só assim Xavier estaria somando realmente seu esforço ao da governadora Ana Júlia, do procurador-geral do Estado Ibrahim Rocha e do secretário de segurança Geraldo Araújo em defesa do Estado, principalmente contra matadouros clsndestinos, criação de gado em reservas florestais entre tantas outras práticas que depõe contra a nossa agropecuária.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

O stand do chinês

Quem visita a Feira da Madeira, ora realizada em Belém, não deixa de dedicar especial atenção ao stand montado pelo representante chinês no evento. Original, apenas sugere sutilmente que há formas variadas de derrubar madeira, através de práticas milenares, porém nem sempre demonstradas em público.
Pode até não ser lá, nesse stand do chinês, o espaço onde se faça os melhores negócios, porém, com certeza é lá que estão sugeridas as práticas mais lúdicas na derrubada de toras.

Tiro no pé.

Foi o que o ex-contraventor penal e atual senador Mário Couto deu, ao divulgar uma pesquisa da CNT dando conta que 97% da malha rodoviária em território paraense estão deterioradas.
Feriu de morte o que disse a caríssima propaganda de Jatene, publicada por O Liberal, em 01/01/2007, afirmando que tinha deixado pavimentados 2928km de rodovias e construído 14529 metros de pontes.
Das duas uma: ou Jatene mentiu ao não fazer tudo que bravateou; ou fez um serviço tão porco que, menos de três anos após de realizado, já "derreteu". De qualquer maneira, seria bom que Jatene viesse a público e esclarecesse o que, de fato, o PSDB fez com as estradas paraenses nesse período. E informasse ao tresloucado senador.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Inútil e prejudicial

Como bom reacionário que é, o biônico Flexa Ribeiro manifestou-se contrário á entrada da Venezuela no Mercosul, fazendo coro aos demais reacionários do conluio demo-tucano. Foi agora pela manhã , na Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal.
Detalhe: 80% do gado que o Pará exporta é para a Venezuela com tendência a aumentar, caso caiam algumas tarifas aduaneiras, o que ocorrerá com essa entrada da Venezuela, baixando-se preços e consequentemente aumentando a quantidade de gado a ser exportado. Como mau senador, mau paraense e mau político Flexa é contra.

Sabe por que?

Quem quiser saber porque o senador tucano Flexa Ribeiro certa vez foi preso, algemado e dormiu na cadeia é só ler o artigo da Mírian Leitão, de O Globo, aqui publicado pelo Liberal, a respeito de como esse senador biônico labora em favor dos crimes cometidos contra as nossas riquezas naturais. Se quiser mais, acesse o site do Senado e tome conhecimento do teor do PL6424. É monstruoso!

Banditismo jornalístico

O Liberal, com a canalhice costumeira, "informa" que o titular da CGE foi incluído como réu na ação da compra dos kits escolares. e diz que a compra "gerou um prejuízo de R$40 milhões". Prejuízo pra quem? Se os kits foram entregues e os preços são os praticados no mercado.
A não ser que alguns puxa-sacos tenham se sentido prejudicados porque não foram favorecidos, daí ter surgido essa ação, que não vai dar em nada, servindo apenas de munição politiqueira para os megales da vida.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Help, Odorico Paraguassú!

Há poucos dias, os jornais mostraram os preparativos para dotar o cemitério de Santa Izabel de condições decentes para receber visitantes, no Dia de Finados. Lembrando que ali grande parte da clientela é originária da classe média.
Pois bem, hoje, o Diário do Pará publica oportuna reportagem mostrando as (péssimas) condições do cemitério do Tapanã, na periferia da cidade, completamente tragado por um denso matagal, capaz de impedir a identificação das sepulturas, mas atestando o flagrante tratamento privilegiado dispensado aos do centro da cidade, em detrimento do desrespeito com que trata aqueles das áreas mais humildes.
Como, segundo a reportagem, ninguém da prefeitura quis se manifestar o jeito é invocar o espírito do prefeito da fictícia Sucupira a fim de que inspire o seu colega D. Costa a tratar com equidade seus semelhantes, pelo menos depois que passam desta para outra.

"Aniversário do Papai"

"Papai aniversaria,
papai hoje é seu dia
o dia é todo seu"
Inspirado nesses versos do saudoso palhaço Carequinha, o prefeito Hélder Barbalho antecipou o dia do funcionário público para o dia do aniversário de seu pai, Jáder Barbalho, e facultou o ponto no município de Ananindeua.
É a versão mais aconchegante do "l'etat cest moi". No caso de Hélder, "l'etat cest papá".

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Não deu no jornal.

Relatório da Aeronáutica concluiu que a tragédia com o avião da TAM, que matou 199 pessoas em Congonhas, foi motivada pela posição errada em que estava o freio da aeronave; em vez de ponto morto encontrava-se em posição de aceleração.
Todos lembram que, à época, uma enxurrada de reportagens sensacionalistas e tendenciosas tentaram passar como causa a falta de investimentos do governo federal na Infraero. Hoje, quando o relatório do orgão autorizado, ao apontar as causas diz que foi uma falha humana ou mecânica(não especifica esse dado), nenhum desses veículos irresponsáveis tem a dignidade de fazer um registro que amenize a calhordice jornalística que cometeram. Quanta patifaria!

O nat do patrão

É tão "bacana" o chefe estar gripado no dia do seu aniversário porque, além de parabéns e muitas felicidades, o puxa-saco ainda tem a oportunidade de repetir trocentas vezes "saúde". Decididamente, o saco do chefe é o trapézio que impulsiona para o sucesso.

Besteira!

Ao contrário do que pensam alguns paspalhos, o excesso de exposição de Jáder em seu próprio jornal pode significar tudo, menos candidatura ao governo do estado. Barbalho pode ser narcisista, personalista, autoritário e centralizador. Mas não é burro. Por isso vai ficar despistando até o dia de tomar a decisão, alimentando nos outros a convicção de que ele vai fazer o que não passa pela sua cabeça.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

É uma farsa!

A matéria da Agência Globo, publicada hoje pelo Liberal, é um primor de infâmia e mistificação ao tentar mostrar que o tratamento dispensado pelo governo Lula ao funcionalismo público é estratégicamente para formar um grande contingente de eleitores.
Como sempre ocorre nessas situaçoes, aparecem "pesquisadores" com seus esfarrapados estudos dispostos a provar como se dá essa relação. Em um passe de mágica, todos os servidores recebem benesses imerecidas(na opinião desses embusteiros disfarçados de "pesquisadores") e ficam aguardando a hora de retribuir. Geralmente no período eleitoral.
Quanta canalhice! Só um jornal vira-latas como O Liberal para veicular tamanha patifaria.Durante esses quase sete anos de governo Lula, já tivemos dezenas de greves pipocando nos mais variados âmbitos do serviço público, sendo que algumas categorias, como profissionais do INSS e delegados da Polícia Federal, já grevaram mais de uma vez. Assim como, muitas dessas greves, foram feitas como uma espécie de recall, depois de oito anos de tratamento calhorda, dispensado pelo desgoverno FHC, essas categorias foram vítimas de um achatamento salarial tão vergonhoso que acabaram recorrendo à greve.
Mas, é verdade, também, que Lula não reprimiu, negociou; não recorreu ao ardil velhaco da falta de caixa, repôs, e não ficou refém das ordens do FMI, enfrentou e enfrenta o discurso salafrário demo-tucano a respeito da ameaça do estouro das contas públicas, promovendo substancialmente o aumento do poder aquisitivo não só dos funcionários públicos, como também da população mais humilde por isso tem aprovação de mais de 80% da população brasileira. Se isto é eleitoreiro, é de eleitoreirismo que o Brasil precisa, e não dos coveiros que passaram oito anos empobrecendo o conjunto da nação, enquanto enricavam seus áulicos.

Uma pra Deus, outra para o Diabo.

O Jornal Liberal, primeira edição, veiculou hoje uma reportagem mostrando como é fácil desmatar e transportar madeira extraída ilegalmente, no município de Tailândia. Quem visse pela primeira vez, sem conhecer a linha adotada pelos veículos do Grupo, diria que se trata de orgão informativo sério.
Porém, se formos historiar como esses orgãos das ORM têm se comportado veremos que tudo não passa de manipulação do noticiário, veladamente favorável aos predadores e só registrando esse tipo de situação porque tem a clara intenção de atribuir incompetência a quem combate esses criminosos.
Durante a Operação Arco de Fogo, por exemplo, a linha editorial foi francamente favorável aos desmatadores, sofismando a respeito de como seria danoso para a economia daquele município aquela operação, ou seja, era como se dissessem: deixem esses delitos bobos pra lá, eles não são nada perto dos benefícios que geram. Tudo sob as bençãos dos senadores Flexa Ribeiro e Mário Couto, do prefeito Macarrão e do deputado Vandencolck Gonçalves os grandes guardiões do desmatamento naquele município, bem como principais fontes do Grupo Liberal.
É só o leitor-telespectador ficar atento se alguma providência porventura venha a ser tomada pelo poder público para ,no dia seguinte, iniciando pelo Repórter 70, e passando pelo noticiário impresso e televisivo a veiculação de matérias condenando a morosidade na liberação de planos de manejo florestal, atribuindo a essa morosidade o cometimento desses crimes ambientais. Quer ver aguardem.

A Justiça também!

O Liberal diz que a Assembléia Legislativa é "um caso de justiça" porque vai voltar a trabalhar somente na terça-feira da semana que vem,após juntar feriados, pontos facultativos e os enforcamentos de praxe.
Ora, como é ingênuo esse Liberal, de achar que se queixa ao Judiciário e encontrará neste guarida ao seu reclamo. Não vai não, Lib. Procure tomar conhecimento da portaria que liberou os servidores da Justiça e constatará que a folga deles é semelhante à dos colegas do Legislativo. A rigor, somente o Executivo demonstrou vontade de trabalhar, trazendo a data alusiva ao dia do funcionário público para hoje, junto com o Recírio, suspendendo o expediente por todo o dia, mas trabalhando normalmente os demais dias da semana e toda a semana que vem excetuando, obviamente, o Dia de Finados.

Falsário farsante

A declaração destacada no Repórter 70 de hoje, do alcaide D. Costa, é digna de quem trata a administração pública como um jogo de interesses para ver quem tira mais vantagens pessoais desta, ou seja, típica do falsário que ele é.
Cobrar celeridade dos outros ele sabe, inclusive considerando 15 dias, um mês, dois meses tempo muito longo quando se trata da COSANPA, que ele quer descartar pra vender a concessão do abastecimento da água de Belém para a de São Paulo que tem tarifas escorchantes, a fim de angariar recursos para sua campanha de governador ou senador. Agora quando se trata dos prazos que ele tem que cumprir, então, é tudo normal.
A ciclovia da Augusto Montenegro arrasta-se há mais de dois anos, o tal Portal da Amazônia é mais antigo ainda, a passarela em frente ao shopping Castanheira nem se fala, a Vila da Barca só concluiu a primeira etapa porque começou na gestão passada, o "novo" Pronto Socorro da 14 de Março, objeto de polêmica em 2008, enfim, não há nada que D. Costa faça que não tenha uma segunda e escusa intenção. Só O Liberal, depois, depois de uma visita de cortesia e o Cláudio Guimarães acreditam no citado embusteiro.

domingo, 25 de outubro de 2009

A Trilha das Aves

Nem porrinha, dominó ou pif-paf. Como já era esperado, a decisão foi adiada não se sabe pra quando. Guerra foi ver porrada, ninguém abre mão de nada e Flexa e Zenaldo estão cada vez mais irredutíveis.
A novidade dessa vez foi a intromissão do Pinto(êpa!) para alertar que esse tipo de decisão não deve ficar condicionada a uma data previamente marcada, buscando-se primeiramente o entendimento e depois anunciar o que foi decidido, sem preocupação com a data em que vai ser anunciada. Tudo leva a crer que o parâmetro seguido por Pinto é o do Vampiro Anêmico, logo, essa novela tende a esticar-se ainda por muitos capítulos.

Factóide

Assim como a demagogia é a deturpação da democracia, com a finalidade da obtenção de dividendos escusos, o factóide não passa da repercussão de fato aparentemente relevante, mas que o tempo mostra ser totalmente insignificannte.
Esse alarido todo, em volta do lançamento do nome de Jáder Barbalho ao governo do estado, para 2010, é um fato de inspiração chacriniana vendido como decisão definitiva, tomada bem antes do prazo fatal, apenas com o intuito de manter oculta a real disposição pemedebista. Priante até gostaria de mandar Jáder para esse sacrifício inútil, só que Barbalho não é tolo de ficar sem mandato e, lá adiante, sem o comando do partido, que está sob suas ordens desde a fundação.

Não compre, Governadora!

A fonte não é lá muito confiável, mas, de qualquer maneira, é sempre bom ficar alerta. Diz o RD de hoje que a governadora Ana Júlia terá um tête a tête com o presidente da Assembléia Legislativa, Domingos Juvenil, para acertar como destrancar a pauta e votar projetos de interesse do Executivo.
Mas, e com o PMDB sempre tem um "mas", Domingos vai levar à governadora uma mercadoria que pretende vender a fim de amealhar recursos visando o próximo ano, eleitoral como todos sabem.
Provavelmente, esse mercadoria atende pelo número 32/187 e vem sendo embrulhada há muito tempo para ser imposta goela abaixo do erário, a um custo financeiro elevado e decorrente de uma tramóia repleta de golpes baixos. Não vale o preço que está sendo pedido, provavelmente talvez não valha preço nenhum, já que contém apenas ectoplasmas, afilhados, aderentes e outros que tais.

sábado, 24 de outubro de 2009

Sensacionalismo

A cobertura do jornal Diário do Pará, hoje, a respeito do triste ocorrido na escola Ulisses Guimarães, envolvendo três adolescentes, é vergonhosa e ofensiva ao Estatuto da Criança e do Adolescente, merecendo do CEDECA-EMAÚS uma manifestação pública que condene tal aberração.
A imensa foto da primeira página, mostrando um grupo de estudantes de celular em punho como se estivessem assistindo aquele malsinado vídeo e a "orientação" de como é usado o youtube para esse tipo de postagem, são atos atentatórios ao direito à inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral, assim como colabora para expor aqueles adolescentes a tratamento vexatório e constrangedor.
Pior, como jornalismo abandona o dever de informar e opta pelo sensacionalismo barato, que chama a atenção pelo impacto que causa no leitor, podendo até aumentar a vendagem, porém, contribui decisivamente para reforçar uma visão torpe da mulher como mercadoria disponível para consumo nesse maldito mercado de televendas.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Delirando

O teratológico senador Mário Couto é a versão masculina ao tucupi da republicana Sarah Pallin. Esta senhora, que foi candidata a vice presidente dos EUA na chapa de John Mc Cain, em um de seus vários delírios reacionários, inventou que Barack Obama planejava raptar seu filhinho.
Couto condenou a ministra Dilma Roussef, por ter assistido o Círio ao lado da governadora Ana Júlia, que ele considera a maior pecadora do Pará. É curioso perceber como esses surtos paranóicos se manifestam de forma semelhante na política, aqui e alhures, frequentemente em forma de pregação apocalíptica contra uma ameaça que se abaterá sobre incautos assumindo, esses perturbados mentais, o papel de porta-vozes da salvação.
Provavelmente, no próximo pronunciamento que fizer da tribuna do Senado, o furibundo parlamentar marajoara arranjará um jeito de culpar a governadora pelo episódio ocorrido no banheiro da escola Ulisses Guimarães, quando três adolescentes registraram, através de uma câmera de celular, as cenas de sexo que praticaram.
Mário,ao que tudo indica, só ainda não rasga dinheiro.

Perguntar não ofende

Será que a justiça que pôs em liberdade o traficante e homicida "Dote" é a mesma que queria por na cadeia a Secretária de Saúde?
Será que os antecedentes de "Dote" são melhores que os da Secretária?
Será que o "delito" cometido pela Secretária é tão mais grave que o de "Dote", a ponto de fazer com que ela corresse o risco de ficar seis meses na cadeia, enquanto ele não ficou nem quatro?
Será que o destemido e eficiente delegado Éder Mauro ainda terá motivação para acreditar que seu trabalho ainda vale a pena?
Será que há respostas plausíveis a essas dúvidas que angustiam a população?

Vale-Nada

Receoso de outra invasão de tucanos paraoaras ao seu gabinete, o presidente nacional do PSDB Sérgio Guerra escafedeu-se para Los Angeles, segundo os jornais de hoje, foi assistir à final do campeonato mundial categoria meio-pesado de vale-tudo entre os brasileiros Lyoto Machida e Maurício Shogun.
Tá certo, presidente! É melhor gastar um pouco(?) mais para assistir profissionais realmente competentes no ofício de dar porrada, do que ficar arbitrando pugilato desastrado de leigos. Deixe que eles resolvam suas pendências na porrinha, dominó ou pif-paf. No final, tudo acabará em samba. Ou não?

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Jornalistas acusam Zenaldo Coutinho

O Boletim eletrônico da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) acusa o deputado federal Zenaldo Coutinho de boicote ao Projeto de Emenda Constitucional (PEC) que torna obrigatória a exigência do diploma de jornalismo.Vejam o tópico do boletim da Fenaj:
DIPLOMA
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal - interrompeu a reunião desta quarta-feira, quando seria votada a PEC 386/2009, de autoria do Deputado Paulo Pimenta (PT-RS), em função da Ordem do Dia, no Plenário. A votação foi transferida para a próxima quarta-feira, dia 28 de outubro. A FENAJ solicita que os dirigentes de todos os sindicatos, façam contato com os membros da CCJ dos seus estados e solicitem apoio. O Deputado Zenaldo Coutinho (PSDB-PA) está trabalhando contra a PEC e a favor das empresas de comunicação. Portanto é fundamental um mutirão nos estados para garantirmos a aprovação.

Perda de credibilidade

Muito ineressante a nota publicada no blog do Darci Lemer, Pauta Cidadã. Mostra as ligações de dois jornalistas famosos com o PSDB e alinhamento com o esquema de José Serra.É por isso que a mídia cada vez mais perde credibilidade perante a opinião pública.

Podridão de Origem

Acredito que meus leitores devem ter lido alguma coisa sobre a entrevista à revista VALOR de Luiz Gonzalez, aquele marqueteiro do Zé Serra (PSDB), fazendo críticas desrespeitosas a Lula, Dilma Roussef, Ciro Gomes e Marina Silva.

Só para atualizar, quem não leu: o pau-mandado de Serra se referiu arrogantemente a Dilma como “aquela mulher”, além de tecer uma série de ironias sobre Marina e chamar Lula de preguiçoso.

Esse Luiz Gonzalez, para quem não sabe, é sócio de Gilnei Rampazzo, que vem a ser marido da jornalista Eliene Castanhêde, Chefe da Sucursal de Brasília da Folha de São Paulo, especializada em escrever artigos virulentos contra Lula e o PT.

Gilnei e Luiz Gonzalez são donos da GW, produtora que faz campanhas eleitorais de Zé Serra e Geraldo Alckmin há vários anos.

Eliane Catanhêde é uma crítica feroz do Governo Lula, pelos interesses pessoais a que tudo isso representa pra ela e sue marido. Já serviu à oposição manipulando o que chamava de crise do apagão aéreo. Um de seus serviços cômicos ao patrão PSDB foi criar pânico na mídia ao inventar uma inexistente epidemia de febre amarela.

Na Folha de São Paulo há vários colunistas que fazem oposição cerrada ao governo Lula. E se opõem não por serem contrários ao projeto político petista, mas para manter seus espaços econômicos e financeiros preservados.

Um deles é o jornalista Clovis Rossi, radical anti-Lula e anti-PT.

Por que?

Simples.

O colunista é casado com Catarina Clotilde Ferraz Rossi, que vem a ser a presidente do PSDB MULHER. Clóvis Rossi já foi um crítico feroz do PSDB. Com o tempo, esqueceu tudo.

No mínimo, esses dois profissionais de Jornalismo deveriam comunicar aos seus leitores serem casados com pessoas que exercem cargo de influência dentro do PSDB e que suas opiniões podem ou não sofrer interferências dos interesses maiores de seus representados.

Fonte: pautacidada.blogspot.com

O Flexa não viu ( nem o Lúcio).

O Navegapará tem ajudado bastante os paraenses na medida em que tem encurtado distâncias e facilitado o acesso a serviços públicos essenciais.
Talvez, agora, depois que o apresentador da Rede Globo, Luciano Huck, tenha declarado que twittou à vontade de Belterra, "no meio da Amazônia. É inacreditável!" Céticos de plantão percebam que grandes obras não precisam ser, obrigatoriamente, cartões postais. Para tal, basta que elas colaborem para diminuir as dificuldades na vida das pessoas, mesmo que não sejam obras visíveis.
Como disse, certa vez, Almir Gabriel a respeito de obras de saneamento básico, "O folclore político diz que os governantes detestam investir dinheiro em obras de esgoto, água encanada e saneamento básico porque ficam escondidas sob a terra e, por isso mesmo, não são percebidas pelo eleitor". O diagnóstico é perfeito, embora a prática tivesse sido, durante seus oito anos de mandato, dentro dos marcos do "folclore" que a sua retórica parecia condenar. Ainda bem que seus seguidores são, cada vez mais, em menor número.

Não disse!

Em 2 de outubro, este blog já havia dito que a choradeira da Assembléia Legislativa por mais recursos era mais um ardil do PMDB para pressionar o governo politicamente do que falta de recursos, de fato.
Com efeito, o Decreto Legislativo 32/09 prova que quem está de pires na mão não cria 187 cargos no penúltimo mês do ano, com um incremento de despesa de R$500 mil, segundo o noticiário de hoje sendo, seguramente, esse o incremento mensal o que dará, até o final do ano, uma despesa adicional em torno de R$2 milhões, uma cortesia semelhante a feita pelo "bondoso" Valter Arbage, na CMB.
Depois não entendem porque a população execra tanto parlamentares.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

O Pará tem comando

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, declarou, em entrevista coletiva prestada hoje pela manhã no Hangar, antes da abertura do VII Curso Internacional de Criminologia, que não vê razão para ser decretada intervenção federal no Pará.
Isto, por certo, sepulta a expectativa criada pelo noticiário do Diário do Pará, no último final de semana, principalmente para a miss Desmatamento, FAEPA, senador Mário Couto e outros menos votados. O Pará tem um governo legitimamente eleito que só pode ser destituído pela vontade popular. Assim é que funciona na democracia. Pode até provocar ódio, rancor e destempero. Mas não pode ser desrespeitada.

Mesmo de longe, aqui mando eu.

Corre um boato na cidade dando conta que o prefeito D. Costa fixou residência no estado do Rio de Janeiro. Como isto é difícil de provar e o blog não pretende bancar o detetive para investigar se isso é verdade ou não, até mesmo porque a presença ou ausência do alcaide tem dado no mesmo, deixemos para quem de direito demonstrar qual é, de fato, o domicílio do Dudu.
Mas, uma coisa curiosa chama a atenção, hoje, em O Liberal. Eis que surge Duciomar em visita ao jornal prometendo que irá, justamente ao Rio, "tentar trazer os jogos da Copa de 2014 para Belém por conta das dificuldades enfrentadas por Natal(RN) e Campo Grande(MS) para sediá-los".
Como essa decisão não é tomada na Cidade Maravilhosa, e sim em Zurique, provavelmente, esse pode ser um álibi para justificar uma longa estadia do titular da PMB por lá. A visita ao Lib pode ter servido, também, para que Dudu solicitasse aos irmãos Maioranas que trocassem o nome de uma das obras premiadas no Salão Arte Pará. É largamente conhecida a aversão de D. Costa pela expressão "cabano", que ele julga ter sido inventada pelo ex-prefeito Edmilson. Como o nome de uma das obras premiadas intitula-se "Tempos Cabanos", provavelmente Dudu deve ter sugerido a troca para "Tempos Amazônicos".Esse Dudu é tão criativo.

A baba do hidrófobo

Muito pior do que aquela baba fisiológica expelida, fruto da apoplexia que acometia o senador Mário Couto, ontem, no plenário daquela Casa, foi seu vômito verbal contra a governadora Ana Júlia Carepa e ministra Dilma Roussef. Expressões chulas, frases preconceituosas, ofensas gratuitas rechearam um discurso vulgar e inadequado para o local em que foi feito. Mesmo que o Senado enfrente um longo processo de desgaste, não é, certamente, local para aquele tipo de destempero verbal e gestual.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

campanha contra a reforma agrária

Muito oportuno o artigo do Gilson Caroni Filho, publicado na Agência Carta Maior (WWW.cartamaior.com.br) e que reproduzimos abaixo:

Os desejos ocultos dos donos da terra

Gilson Caroni Filho (*)

A nova operação da direita para viabilizar a instalação de uma CPI para investigar supostos repasses de recursos públicos a entidades vinculadas ao Movimento dos Sem Terra (MST) nada mais é que um embuste com objetivos nítidos: a criminalização dos movimentos sociais e, com um claro viés eleitoreiro, o desgaste do governo visando ao processo eleitoral de 2010.

O eixo central da ação da senadora Kátia Abreu (DEM-TO), presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO), ex-presidente da UDR, é retroceder o processo democrático a níveis anteriores ao do governo petista. Com apoio da grande imprensa, o que se pretende é o estabelecimento de uma agenda que aceite a imposição dos que gritam mais forte e que por mais de 500 anos mandaram no país.

Um projeto de poder que abandone o país moderno, dos segmentos novos da cidade, do operariado urbano e rural, dos pequenos e médios proprietários das classes médias, dos empresários modernos e progressistas para abraçar uma opção pelo passado. No que ele tem de mais retrógado, no que ele garante a preservação de práticas clientelistas e oligárquicas.

A pesquisa do Ibope, encomendada pela CNA, “que constata a favelização dos assentamentos rurais do INCRA" não vai de encontro apenas aos dados do Censo Agropecuário de 2006 que demonstram que a agricultura familiar é mais produtiva do que a tradicional e em grande escala. Vai além. Vai contra todas as classes e frações que sabem que sua sobrevivência depende de um país igualitário, solidário, a ser construído por uma intervenção decidida na questão da terra. Uma estrutura social equânime é o inferno de Caiado e Kátia Abreu. Para eles, o paraíso é o Estado Patrimonial que, como no tempo do Império, funcione como repassador de terras e do dinheiro do setor público para o privado. É com essa restauração que sonham diariamente.

Sob os holofotes da CPI o que se quer manter é a luta contra a Reforma Agrária por parte de pecuaristas e dos que ganham com monoculturas extensas. Nos casos de desapropriações já decididas, apela-se, como sempre, para os amigos cartoriais, transferindo gado de uma fazenda para outra enquanto se pede revisão dos processos.

O "aggiornamento" da imprensa é peça fundamental dessa estratégia. Há mais de duas décadas, durante a eleição de Caiado para a presidência da UDR, o então vice-presidente da entidade, Altair Veloso, garantia que “os jornalistas da imprensa escrita são todos vermelhos. Os da televisão são todos homossexuais".

Hoje prevalece a afinidade de classe, e os "vermelhos" carregam nas tintas contra movimentos organizados, enquanto os "homossexuais" divulgam, no horário nobre de uma emissora paulista, "editoriais" contra Lula e o MST. O amadurecimento de pessoas e instituições é surpreendente. Revela pulsões que nunca ousaram dizer o nome.

Em entrevista para a Agência Ibase, o líder sindical José Francisco da Silva, ex-presidente da Contag, disse que “houve avanços com o governo Lula, justiça seja feita. Fernando Henrique investiu R$ 2,3 bilhões no Pronaf. Lula já alcançou R$ 13 bilhões no decorrer de seis anos. Foi um bom investimento, mas é bom que se diga que o agronegócio recebe quase R$ 70 bilhões do governo e é a agricultura familiar que abastece o país, que gera empregos." É uma distorção a ser corrigida.

Para Kátia e Caiado a correção aponta para outra direção: a da redução dramática da população rural, da formação de um contingente de semicidadãos entregues à própria sorte. Para eles, essa é a democracia possível. O padrão estético é coerente com a história dos antigos donos do poder.

Eldorado de Carajás é uma imagem a ser esquecida. Pés de laranja arrancados, um crime imperdoável.

(*) Gilson Caroni Filho é professor de Sociologia das Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha), no Rio de Janeiro, colunista da Carta Maior e colaborador do Jornal do Brasil

Desarmamento

Parabéns à Delegacia de Conflitos Agrários de Marabá pela prisão de três pistoleiros, na fazenda "Bom Jesus", no município de Novo Repartimento, sudeste do Estado, suspeitos de fazer parte de uma das tantas milícias espalhadas por nossa zona rural, formadas para executar desafetos de fazendeiros com o espírito de assassinos.
Como se trata da operação de um orgão governamental, e não uma ação isolada, em parceria com a Ouvidoria Agrária Nacional visando pacificar o campo, temos certeza que essa operação diminuirá significativamente as tensões verificadas no campo.

O prédio está cercado. Mãos ao alto!

Mais do que uma sentença, o juiz Aloisio Sérgio Rezende, da primeira zona eleitoral de São Paulo, mostrou que o conluio demo-tucano era uma quadrilha disfarçada de bancada de vereadores.
Segundo a decisão judicial, os delinquentes receberam doações ilegais na campanha eleitoral de uma associação de fachada, com o interesse específico de legitimar uma desapropriação em benefício desses "doadores". É o caso típico do macaco que não olha para o próprio rabo.
Tucanos e demos gastam muita energia na tentativa de desmascarar o governo e suas relações com os movimentos sociais. Se fossem honestos e ciosos de suas responsabilidades, os dirigentes dessas siglas deveriam ter começado pelos seus, evitando esse tipo de delito. Aí sim, estariam autorizados moralmente a investigar os outros. Cadeia neles!

No espeto

Segundo o noticiário, hoje haverá um churrasco na Granja do Torto em que possivelmente será fechada a aliança PTxPMDB. Para nós, cá na planície, interessa saber se Barbalho estará presente ou se continua sonhando com a parceria do " Pescador" e suas "traíras ao molho do tucumã".

Quem estava lá?

A nota " Sem entusiasmo", publicada hoje no RD, a respeito de uma conversa do ministro Tarso Genro com seus companheiros da Mensagem, peca pela obviedade, alude que ficaram de fora os integrantes da DS. Lógico, assim como ficaram os da Unidade na Luta, PT pra Valer, MPT etc... era uma conversa de tendência e o redator da nota, velhaco como ele só, sabe disso.
E peca, também, pela dissimulação. Deveria esclarecer se, além da Edilza, do Charles, do Arroyo havia um prefeito presente à reunião citada. E mais: se esse prefeito, na ocasião, concedeu uma entrevista exclusiva ao blog da professora, conjecturando sobre os rumos que o PMDB pode tomar, em 2010. Talvez, essa omissão se dê por conta da campanha pelo "boi na linha", adotada pelo jornal, daí não haver interesse em dar destaque a "boi voador".

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Ainda, a respeito das mentiras divulgadas pela UDR, com ampla cobertura de cúmplices na imprensa, cabe observar o seguinte.
Segundo o Censo Agropecuário de 2006, das 5200 milhões propriedades rurais brasileiras, 4368 milhões são propriedades familiares. Representam 24,3% das terras dedicadas à agropecuária, mas são 84,4% do total de unidades rurais existentes. Produzem a maioria dos alimentos que chegam à mesa do nosso povo, como 87% da mandioca;70% do feijão;46% do milho;58% do leite;59% da carne suína;50% das aves;30% da carne bovina e 21% do trigo.
Além disso, 74,4% dos trabalhadores rurais de todo o país estão empregados nos pequenos estabelecimentos agropecuários, um contigente de 12300 milhões num universo de 15567 milhões de trabalhadores rurais.
Desmentindo o que diz a miss Desmatamento, foi nas grandes propriedades rurais que explodiu o plantio da soja, monocultura símbolo da devastação da nossa floresta, um crescimento de 88% de 1996 a 2006, prova insofismável de que os grandes predadores dos nossos recursos naturais são aqueles que fazem parte da curriola da miss em tela.
Portanto, essa balela de mil propriedades invadidas, intervenção no Pará e a indigência da produção em assentamentos conforme pesquisa do IBOPE deve ser veementemente repudiada pela população brasileira na medida em que não passa de velhacaria, tramada por um segmento atrasado inconformado com o tratamento equânime dispensado pelo poder público a todos os atores dessa cena. Acostumados com uma vida de privilégios, não aceitam a situação e apelam para as atitudes mais torpes ao seu alcance.

Medalhas

Apenas para efeito de registro, já que a parte negativa sempre merece realce, estudantes brasileiros conquistaram uma medalha de ouro, três de prata e duas de bronze na Quinquagésima Olímpiada Internacional de Matemática. O País ficou em décimo sétimo lugar entre os cento e quatro participantes.
Para a imagem que se tem da nossa educação, não deixa deser uma boa colocação e um prenúncio de que estamos evoluindo. Lentamente, é verdade, mas se move.

Melhorou

Apesar do tom negativo dado à notícia, de fato não muito boa, de que a média salarial dos professores da rede pública no Pará é inferior à nacional-R$1527,00 a nacional e R$1400,00 a local- O Liberal "esqueceu" de ressaltar um detalhe importante e positivo: tanto a média nacional quanto a local subiram significativamente, após o fim da era tucana.
Para ficar apenas na realidade local, segundo queixas formuladas pelo próprio SINTEPP, o Pará pagava até o final do (des)governo Jatene o pior salário da Região Norte e um dos piores do país, R$600,00 , menos da metade da média atual paraense. Portanto, mesmo ainda não sendo o desejado, inegavelmente já melhorou bastante.
Espera-se que o jornal preocupe-se, igualmente, com a evolução do gasto público por aluno matriculado em escola pública. Até mesmo porque, nessa era tucana, tínhamos a terceira pior média do país, com R$504,00, enquanto a média nacional era de R$701,00. Sem termos esses dados ampla e amiudemente divulgados, certamente a sociedade não terá como pressionar governantes. Muito menos terá elementos para diferenciar quem age de quem apenas fala.

domingo, 18 de outubro de 2009

A Trilha das Aves

No capítulo passado, a comunicação se dava através de sussurros quase imperceptíveis. Neste capítulo, já é possível perceber alguns grunhidos e rosnados que parecem indicar a proximidade da hora fatal.
A "Novidade" reapareceu, quando já era dado como fora da trama. Por outro lado, o Senador Jogatina parece que teve a sua proposta rejeitada e, tudo leva a crer, o jogo será bem mais pesado do parecia há um tempo atrás; enquanto que o Pescador continua com a célebre " dança de rato e sapateado de catita", como se diz lá pelas bandas do Jurunas.
Por sinal, além do noivinho, é claro, a outra novidade é que houve um outro adiamento para a escolha do preferido, passando de 25 para 26 a decisão. Segundo creem os que vão tomar essa decisão, o dito adiamento não representa absolutamente nada, perto de uma outra situação verificada na novela do Vampiro Anêmico. Diante desse exemplo, é pouco provável essa tomada de decisão, bem como aquela outra que vai indicar nova ou manter a mesma direção para essa intrincada trama. Tão intrincada que corre o risco de terminar sem que o público tome conhecimento do porquê de tanta embromação, O que não trará preocupações, pois os envolvidos na trama nutrem um colossal desprezo pelo público.

Caravana da Cidadania

A ActionAid, uma organização não governamental com trabalho desenvolvido em mais de quarenta países a respeito da fome no mundo, constatou que o Brasil é o líder no combate à fome, entre os países em desenvolvimento, destacando o Bolsa-Família e o Fome Zero.
" O Fome Zero lançou um pacote impressionante de políticas para lidar com a fome- incluindo tranferências de dinheiro, bancos de alimentação e cozinhas comunitárias. O projeto atingiu mais de 44 milhões de brasileiros famintos e ajudou a reduzir a subnutrição infantil em 73%".
É por isso que Lula passa nos braços do povo e os cães ladram ressentida e raivosamente.

Saudades do passado

Só isso explica a repentina campanha do jornal do mega-corrupto Jáder Barbalho contra a administração republicana do governo do estado, nas questões agrárias.
Barbalho tinha fortes ligações com a grilagem de terras no município de Vizeu, daí a implacável caçada até à morte do gatilheiro Quintino; mandou a PM espancar os padres franceses François Goriou e Aristides Camiou porque estes denunciavam grilagem de terras; foi acusado de concorrer para a execução de Márcio Rambo,no Castelo dos Sonhos, enfim, tem todo um histórico político ligado à consolidação de um modelo fora-da lei na área rural paraense.
O mesmo se aplica à sua cria Carlos Xavier, acusado pelo PSB de mandante do assassinato do deputado João Batista, pois era o primeiro suplente do socialista e inimigo da organização dos trabalhadores, o cerne da atuação de Batista.
Esses dois malfeitores unidos à miss Desmatamento, esta flagrantemente a serviço do banqueiro bandido Daniel Dantas, só pode dar em desatino e a uma séria ameaça de volta ao passado cabendo, com efeito, à polícia, à justiça e à população rechaçar as intenções malévolas dos malfeitores em tela.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Palanque

O ex-detento e senador biônico Flexa Ribeiro, visivelmente ressentido com o excelente desempenho da governadora Ana Júlia, no Roda Viva da TV Cultura, resolveu bazofiar uma série de asneiras, em um plenário deserto, dentre as quais a de que a governadora ainda não descera do palanque.
Pior é ele, que sequer teve a oportunidade de subir em um, exercendo um mandato por obra do acaso, sem a mínima chance de chegar ao Senado pela vontade popular, já que esta, por certo, caso consultada, repudiará sempre essa figura tão nefasta à sociedade paraense.
Quanto a não ter o que mostrar, deve-se relativizar essa rematada tolice, pois se trata da "visão" do pior tipo de cego que há: o deficiente visual político. Caso contrário poderia constatar que, pelo quarto mês consecutivo, o emprego formal apresentou saldo positivo, no estado; que a nossa balança comercial, no acumulado de janeiro a dezembro deste ano, obteve o terceiro melhor saldo do país; além de ter programas sociais reconhecidos nacionalmente, como o Bolsa-Trabalho, que já colocou no mercado de trabalho mais de dez mil jovens, e o Navega Pará, maior programa de inclusão digital do país, resultado do trabalho de um governo profundamente empenhado em resgatar melhores condições de vida para nossa população, bastante maltratada durante os doze anos de desgoverno do partido de Flexa.

"Jornalixo"

Matéria intitulada "Demora no atendimento desespera pacientes do HOL", assinada pela repórter Fabiana Batista, publicada hoje no Diário do Pará, deveria servir de exemplo pedagógico-religioso para explicar o que ocorreu na Torre de Babel à hora da confusão das línguas.
O sinistro retórico tenta informar o caso de uma paciente, que procurou aquele hospital tentando tratar-se de um câncer, porém, vítima da incúria daqueles que lá trabalham, segundo a matéria, acabou tendo que retornar pra casa sem o atendimento.
Lá adiante, tentando dar sentido àquela confusão, percebe-se que em 2008 a dita paciente fez, sim, uma cirurgia, por sinal no próprio Ophir Loyola, além de dez sessões de quimioterapia. O passo seguinte seria uma radioterapia, que a reportagem afirma estar sendo negada à paciente. Nem nisso podemos acreditar, pois, mais adiante, a mesma matéria afirma ter ido aquela pessoa ao hospital "buscar sua documentação para fazer o tratamento no estado do Maranhão", o que não teria sido fornecido, sem se explicar os motivos do não fornecimento muito menos quem proporcionou esse tratamento no vizinho estado.
Na verdade, todos sabemos que a saúde pública, no Brasil, é acometida de vários problemas, principalmente de gestão. Que não serão resolvidos enquanto essa gestão estiver nas mãos de administradores ligados à rede de medicina privada. Por isso é fundamental o papel da imprensa na denúncia dessas mazelas que atormentam aqueles mais humildes dependentes dessa rede pública. Mas isso só terá credibilidade, bem como só contribuirá para que a sociedade pressione por mudanças se guardar respeito à verdade dos fatos.

"Sensação", coisa nenhuma!

O tucanês, enxurrada de eufemismos usados para disfarçar a incompetência, criou a "sensação de insegurança" a fim de justificar o fiasco que era a gestão da segurança pública durante os doze anos de governo do PSDB , aqui no Pará.
Obviamente, que a população não digeriu essa balela e os mandou pra casa, reprovando-os nesse e em outros setores da ´governança.
Agora, através de uma pesquisa da ong Viva Rio a respeito dos números de óbitos por arma de fogo no país, são revelados os dados reais da catástrofe tucana: de 1996 a 2006, houve um acréscimo de 197,6% nesse tipo de ocorrência, muito acima da média nacional(23%) e segunda pior situação, só ganha do Piauí, cujo acréscimo chegou a 229,1%, o que não chega a surpreender na medida em que, durante boa parte desses dez anos, aquele estado nordestino foi governado pela figura ajagunçada alcunhada de Mão Santa, seguramente não um inspirador da calmaria, muito pelo contrário.
Aqui, tentaram sublimar a violência concreta como se ela fosse algo abstrato, cretinice desmascarada pelos números acima referidos.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Viva o ghost-writter

Há blogueiro na praça copiando o exemplo do Vic e recorrendo ao "fantasma" para melhor se fazer entender. É flagrante como melhorou a qualidade do texto, podendo-se afirmar sem medo de errar que ficou bacana.

A PGE marcou um belo gol

A Procuradoria Geral do Estado, um orgão governamental recôndito por natureza, demonstrou que governar deve significar sempre a busca pelo atendimento às demandas sociais, sem perder o norte do papel que representa.
A instalação de um escritório na rodovia Arthur Bernardes, para facilitar vida das famílias que terão que recuar seus imóveis por causa do traçado da via evitando o deslocamento até o centro da cidade, é exemplar não só por conta dessa facilitação, mas porque significa celeridade nas negociações refletindo-se essa celeridade no cronograma da própria obra.
Medida simples, econômica, discreta e eficiente.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

É calhordice!

Quando inúmeras pessoas reagiram indignadas , vendo na charge e no título publicados na coluna do jornalista Guilherme Augusto maldade e falta de ética profissional, à informação de que a governadora Ana Júlia foi a um bar, no mês de julho ùltimo, ele defendeu-se transferindo para o senador Couto a responsabilidade pela interpretação salafrária daquilo que ele tinha escrito sem maldade.
Refrescando a memória, o título da aludida nota era "Locomotiva", nome de uma casa de shows onde marcam presença garotas de programa; ilustrada por uma charge em que a governadora é desenhada usando trajes semelhantes aos dos usados pelas frequentadoras daquela boite, quase afogada por um "mar" de garrafas e como se estivesse esperando algum "freguês". De tão vulgar e desrespeitosa, a nota até gerou esse benefício da dúvida, em relação às intençôes do escriba.Afinal, ninguém com essa responsabilidade chegaria tão perto da sarjeta.
Enganaram-se todos. Guilherme Augusto é, sim, um jornalista indigno de assim ser chamado, pois reincide na sua canalhice, incompetente que é de manifestar sua antipatia de forma honesta e decente.
Quem ler as notas a respeito da participação da governadora Ana Júlia, no programa Roda Viva da TV Cultura de São Paulo, pode até sentir uma certa satisfação do colunista com o bom desempenho da governadora no programa.
Mas, o título "Sem medo de dar fora" não passa de desnudamento da reincidência de um meliante que parece detestar mulher que exerça papel de liderança, principalmente quando essa mulher desbanca caciques acostumados a ter a seu redor bajuladores que sempre viveram do elogio fácil a esses caciques.

Como será?

O repórter70 de hoje anuncia que " Se os dois lados em conflito dentro do PSDB não chegarem um acordo quanto ao candidato ao governo, a indicação do nome pode partir da executiva nacional."
Assim como Greta Garbo, quem diria acabou no Irajá, o postulante tucano ao governo do Pará que sairia de prévias; de um amplo entendimento; "porrinha; sorteio. Agora será empurrado goela abaixo dos tucanos paraenses pelos emplumados da nacional. Não faltarão discursos, certamente, enaltecendo o clima de harmonia e entedimento político que presidiu a escolha. Até a primeira pesquisa com resultado adverso. Depois, salve-se quem puder.

Xenofobia

Insólito o argumento do Diário do Pará, na tentativa de desqualificar uma circunstancial crítica da deputada Bernadete Ten Catten ao ex-governador Jáder Barbalho, que teria,segundo a deputada, reprimido manifestações estudantis. Diz o jornal, "Oriunda de outra região, Catten foi eleita deputada pela generosidade do povo paraense". Ou seja, por ser de outra região, mesmo exercendo seu mandato no Pará, a deputada estaria impedida de criticar políticos aqui nascidos, devendo omitir-se nesses casos.
Além da falta de lógica e amparo legal, esse argumento é recheado de xenofobia com o intuito de intimidar pessoas desprezando-se, com efeito, o direito da deputada manifestar-se, bem como o de Barbalho replicar, seja diretamente seja através de seu jornal. Mais realista que o rei, o autor da nota desprezou a expertise política do deputado, que teria feito bem melhor, certamente, poupando o jornal de fazer um voto de fé no obscurantismo.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Roda Viva

Além do bom desempenho da governadora, no programa Roda Viva da Tv Cultura, ontem, o que chamou a atenção foi a falta de civilidade dos jornalistas que a entrevistaram. Jornalistas não são para perguntar o que o entrevistado quer responder, mas devem ter a serenidade de tolerar o contraditório. Como não era permitida a resposta completa, ficou a sensação de que bons questionamentos não chegaram a ser respondidos porque não foram ouvidos.
Por exemplo, as ações que contestam a venda por particulares a terceiros de terras aforadas pelo estado poderiam ter sido objeto de um debate mais proveitoso, inclusive com o esclarecimento a respeito do estabelecimento do banqueiro Daniel Dantas no sul do estado, sob forte suspeita de ter vindo parar por aqui com a malévola intenção de lavar dinheiro. Parece, também, que não havia nenhum interesse em entender as razões da governadora em crer que é possível criar-se gado e simultaneamente preservar nossa floresta. Estabeleceu-se a confusão e se impediu que a governadora demonstrasse como ela pensa essa convivência.
Ainda assim, percebemos que a governadora tem o inegável mérito de estabelecer um diálogo com a Vale na perspectiva de fazer com que aquela empresa assuma um papel de parceiro fundamental para que se consolide um novo modelo de desenvolvimento que agregue valor a nossas riquezas. Dito dessa forma até parece simples, no entanto, há décadas falamos nisso sem ter a capacidade de passar do discurso à ação. A hora parece que chegou.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Foi duro. E continuará duro!

Leio no respeitável blog do Gerson Nogueira que o apoiador argentino Xavier Mascherano pediu ao jogador peruano Palácios que não corresse tanto, pois o Peru já não tinha mais como entrar. Quer dizer, já estava desclassificado.
Beneficiados com a moleza do Peru, em 1978, os argentinos queriam uma reedição daquela vegonha. No entanto, o Peru endureceu o jogo todo e os argentinos só ganharam a partida graças a um gol impedido do Palermo aos 48 do segundo tempo.
Por sinal, a dureza deve continuar para o time de D. Diego, que enfrenta o Uruguai em Montevidéu, na quarta, sem poder clamar por moleza, já que ambos disputam vaga; e ainda tem que se preocupar com o que vai acontecer em Santiago, quando um Chile já classificado enfrenta um Equador disputando vaga. Como a lenda reza que chileno odeia argentino, e vice-versa, protagonizaram a única pancadaria que se tem notícia de ter ocorrido no aristocrático tênis de quadra, decerto, se pedido houver, não será em favor dos argentinos.

Painel de Torpezas.

A coluna Painel, da Folha de São Paulo, é exemplar no ofício da desinformação. Quase a totalidade de seus tópicos são sandices capazes de deixar ruborizado até Pinócchio.
Valdemar Costa Neto é tão mal afamado quanto Quércia. A diferença é que Valdemar apoia Dilma e Quércia apoia Serra. Ambos são elegíveis e presidentes de partidos. A justiça é que é apta a cobrá-los pelo que devem, e não a Folha fazer julgamento seletivo de acordo com o que lhe convém.
Em outra nota, afirma que Jáder está rompido com a governadora Ana Júlia, no entanto, o PMDB do Pará continua fazendo parte do governo petista e o próprio jornal do Barbalho noticiou, no sábado, que Jáder e a governadora tiveram um encontro no dia anterior.
Esse tipo de jornalismo descartável pensa que age com sutileza, porém mal disfarça suas más intenções de interferir na vontade do eleitor, manipulando a informação que presta ao leitor. Não é por outro motivo que Luís Fernando Veríssimo fez aquela previsão tragicômica, de que chegará o dia em que a única informação confiável que os jornais trarão é a data. Estamos próximos desse dia.

Ilusionismo

O artigo publicado hoje, na Folha de São Paulo, transcrito pelo Diário do Pará onde li, pois não compro o pasquim dos Frias que acho horroroso, de Fernando de Barros e Silva, a respeito de uma matéria sobre Zé Serra saída na revista Piauí, é um primor de bajulação dissimulada, bem ao gosto do papelucho paulista quando se trata do tucano.
Fala das muitas reclamações do Zé Pedágio contra jornalistas, como se fossem equidistantes e honestos, daí o "tucano não costumar gostar de quase nada que sai na imprensa a seu respeito. Já que se trata de alguém que tem aversão à dissimulação, exaltada pela referida ordenha escrotal travestida de artigo como "virtude de político", é montado um enredo para induzir o leitor a pensar que se trata de político sério. Conversa fiada. A parte mais reveladora daquela "escrevinhação" é quando é dito que, bem antes do aparecimento da gripe suína Zé Pedágio já carregava gel de álcool"lavando as mãos, sobretudo depois de cumprimentar estranhos na rua".
Nenhuma novidade quando se trata de tucanos. É sobejamente conhecida a aversão que eles têm a povo, assim como é manjado esse charminho escroto de reclamar da grande imprensa que o bajula tentando vender uma falsa imagem de relação independente. Vão se roçar nas ostras tucanos disfarçados de jornalistas.

domingo, 11 de outubro de 2009

A Trilha das Aves

Tudo leva a crer que os autores adotaram uma linha bergmaniana para a trama, em que o mutismo funciona como elemento central dramático e o meio de comunicação oral é o sussurro quase imperceptível.
Evidentemente, a tendência é a subida da temperatura . Possivelmente, dentro de duas semanas, no máximo, teremos uma radical reviravolta nesse estilo, exigindo dos atores uma exposição que não lhes foi cobrada até aqui .
No entanto, permanecerá o acento bergmaniano e teremos a introdução da ênfase kierkegardiana no ressalto do desespero humano como forma de exposição dos conflitos internos. Na medida em que perdura um décor rouge no cenário da novela, "A Trilha..." lembrará muito aquela verdadeira obra-prima chamada "Gritos e Sussurros", repleta de lances de sofrimento, amor, desamor, autodestruição, incapacidade de ação ante o sofrimento humano e a angústia que toma conta das pessoas quando se aproxima o fim.
De qualquer maneira, depois de semanas de total pasmaceira, vislumbramos a perspectiva de termos uma novela digna deste nome.

sábado, 10 de outubro de 2009

Levanta, Peru!

Vinte e um anos depois daquela vergonha protagonizada no Monumental de Nuñez, quando a seleção peruana ajudou vergonhosamente a seleção argentina e prejudicou a do Brasil, o que se espera hoje é que o Peru resgate a sua dignidade, encha-se de orgulho novamente fazendo uma partida de levantar a moral e introduza credibilidade em quem, há mais de duas décadas vive murchinho.

"O Pará é o estado mais importante para a Vale"

Com essas palavras, proferidas pelo diretor executivo daquela companhia, Eduardo Bartolomeu, durante a solenidade de entrega das ferramentas do Sistema de Monitoramento de Incêndio(SIM) ao Governo do Estado, é possível que se dê por encerrado um longo período de relacionamento, marcado pela submissão de sucessivos governantes aos interesses da companhia, em troca da antecipação de algum naco da receita tributária devida e tida, por parte desses governantes, como recompensa individual.
Essa transferência deve simbolizar uma relação bem mais altiva, fundada na parceria, e não na troca de favores, capaz de transferir equipamento tão importante para a ação do poder público, com responsabilidade bem mais ampla do que a Vale no controle e fiscalização das nossas riquezas naturais.
O SIM possibilitará ao governo fazer com a máxima eficiência, em todo o estado, o que a Vale fazia nos 400 mil hectares da Floresta Nacional de Carajás, o combate às ações de queimadas em todo o nosso território, " oferecendo recursos automáticos para a geração de níveis de alerta, em tempo quase real, a partir das informações de focos de calor disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais-INPE(conforme Antônio José Soares- Diário do Pará, 10/10/2009,pag A8).

Operação carne quente

A interdição de 37 matadouros clandestinos, em 17 municípios, feita pela ADEPARÁ em parceria com a Promotoria de Defesa do Consumidor, é daquelas ações de efeito prático a longo prazo que demonstram ter a população a capacidade de adequar-sa a normas decentes e civilizadas almejadas em uma relação de produção e consumo.
Durante décadas, e séculos, havia uma espécie de um populismo sanitário que fechava os olhos para aquelas condições degradantes em que era abatida e comercializada a carne bovina, em nosso estado. Uma postura tacanha concebia ser aquilo normal, já que aquele produto era destinado a consumidores de baixa renda e, geralmente, desinformados dos seus direitos de cidadania.
Além da preservação da saúde, medidas dessa natureza tem o condão de instruir as pessoas mais humildes de que o seu direito é igual ao de qualquer outro ser humano da face da terra, independente de condição econômica, credo religioso ou raça. Espera-se, sinceramente que esse tipo de ação seja contínua e extensiva a outros gêneros de produtos consumidos pelas pessoas.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Joga fora essa cama.

Na passagem por Belém, ontem, o deputado Ciro Gomes disse o seguinte: " A dívida pública brasileira demorou 500 anos para chegar a 38% do PIB. Veio a era FHC e a dívida explodiu para 78%. A consequência foi a quebra do país três vezes, a taxa de juros passou a ser a mais alta do mundo e a carga tributária, que pesa sobre quem trabalha e produz, pulou de 7% para 35% do PIB". Ciro disse, ainda, que Serra é uma ameaça para o Brasil, por ser um dos artífices do predatório modelo tucano de governar.
Reação do PSDB, pedir à justiça eleitoral a suspensão do mandato do deputado porque ele transferiu seu domicílio eleitoral do Ceará para São Paulo. Traduzindo, providenciaram o sumiço da cama a fim de evitar o adultério. Estabelecer o contraditório? Nem pensar. Lamentável!

O pau ainda canta.

Depois de transformar o gabinete do senador e presidente tucano, Sérgio Guerra, "num pedaço de Saigon", os tucanos paraenses resolveram adotar o mutismo como tática. Mas, nada que indique a adoção de métodos civilizados para resolver suas divergências políticas. Ao contrário, como oportunamente lembra o colunista de O Globo, Ilimar Franco, além da briga de foice pela vaga de candidato ao governo do estado, há outra não menos feroz para ver quem deve presidir o partido a partir de agora: Flexa Ribeiro diz que o diretório nacional do PSDB prorrogou o seu mandato; já Zenaldo Coutinho alega que há um acordo, anterior à decisão da prorrogação, que garante ao deputado assumir o cargo, a partir de 25 de outubro próximo.
Pelo clima caliente verificado, a "porrinha" sugerida por Tapiocouto é até um procedimento ameno de solução, já que a perspectiva é de levar-se ao seu sentido literal o ambiente de vale-tudo que cerca essas disputas.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

O Pará no rumo certo

É elogiável, e já começa a dar bons resultados, o esforço da governadora Ana Júlia para implantar a usina siderúrgica ALPA(Aços Laminados do Pará) da Vale. Além dos trinta mil empregos que gerará, os bilhões de reais investidos em nosso estado e o aço a ser produzido,que nos colocará como um dos maiores do mundo sabe-se agora, através do jornal Valor Econômico, que a Vale está negociando a formação de um consórcio para disputar o direito de construir a hidrelétrica de Belo Monte.
Como grande consumidora de energia , 4% de tudo que é produzido no país, a Vale agora parte para a geração de energia. Com isso,pode-se afirmar que haverá disputa pela execução e operação de Belo Monte com Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez,Odebrecht de um lado e Vale, Suez, CPFL,Neoenergia de outro. Assim, consolida-se a previsão de que, ainda este ano, Belo Monte vai a leilão, gerando mais energia na região, garantindo, assim, que isto não será mais empecilho para a consolidação dos grandes projetos estruturantes, responsáveis por tirar nosso estado do atraso secular a que está relegado.

Rumo a Copenhague

A governadora Ana Júlia Carepa vai participar, na próxima terça-feira, dia 13, em São Paulo, de um debate promovido pelo grupo ligado a revista Carta Capital, chamado Na Rota de Copenhague. Ela vai discutir a economia da biomassa, ao lado de José Goldenbergg, Dal Marcondes, Ladislau Dowbor e Luiz Fernando Neri. Será em Copenhague a revisão do Protocolo firmado em Kyoto, que trata do controle sobre a emissão de gases poluentes.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Quem é o pai da criança?

Durante muito tempo, o Liberal veiculou que a criação da Universidade do Oeste do Pará era proveniente de um Projeto de Lei de autoria do biônico Flexa Ribeiro, com a óbvia intenção de atribuir falsamente ao tucano algum trabalho legislativo relevante.
Agora, quando essa proposta entra na reta final de votação, na maior cara de pau o Lib confessa que Flexa é apenas o relator da matéria. E essa é uma traquinagem que ainda não se tem notícia que já tenha sido praticada no Senado, de designar relator o próprio autor da matéria. E nem o biônico teria capacidade para tal estando, com efeito, mais para "buzina de avião", ou seja, completamente inútil.

A questão dos hansenianos

O Governo não deve recuar da intenção de modificar o texto da Lei Complementar 05/91 pois, do jeito que está redigida, parece casuísmo com a finalidade de criar curral eleitoral, travestido de assistência social.
Pagar um benefício mensal a portador de hanseníase reconhecidamente pobre e incapaz de trabalhar é atitude positiva, no sentido de contribuir para a promoção da inclusão social. Agora, abrir esse leque de beneficiários a um universo que considera pobres até os que ganham R$2325,00, ainda com a obrigatoriedade da destinação de 10% do benefício à entidade que promova assistência aos portadores dessa enfermidade é, no mínimo, sujeito à suspeição.
Talvez uma Audiência Pública na Assembléia Legislativa, com a participação dos diversos segmentos envolvidos na questão, seja a saída para que se proporcione à população meios para discernir o que é ação de inclusão social e o que é favorecimento político camuflado de generosidade.

Reconstruindo o Pará

A governadora Ana Júlia (PT) está de fato reconstruindo o Pará. A reinauguração da Rádio Cultura Onda Tropical, a OT, é mais uma etapa de restauração do patrimônio público que foi destruído pelos governos tucanos. A OT foi a primeira emissora da Funtelpa, inaugurada em 1977. Mas no governo Almir Gabriel (PSDB) ela foi desativada e ficou fora do ar durante 11 anos. A emissora tem seu foco no interior do estado e seu alcance vai muito além das fronteiras do estado. Como os tucanos estavam concentrados na região metropolitana de Belém, pouco se importavam com as populações rurais, que durante mais de duas décadas, se acostumaram com a prestação de serviços, informação e música de qualidade pelas ondas da Rádio Cultura. Aliás a Cultura FM completa neste domingo, dia 11, 24 anos no ar, valorizando a cultura paraense, amazônica, brasileira e universal. Parabéns a todos os que trabalham nas emissoras da Funtelpa.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

É a democracia, insolente!

Ironia do destino. O deputado Zenaldo Coutinho Jr. utilizou-se da Tv Cultura, sob gestão petista, no programa "Controvérsias", para manifestar sua angústia contra a falta de democracia em seu partido- o PSDB.
Se fosse um pouco mais perspicaz e humilde teria aproveitado a oportunidade e feito mea culpa em nome dos tucanos, que não admitem "controvérsia" nem como nome de fantasia, por isso, durante doze anos,vetaram a presença em seus programas de qualquer pessoa que se supusesse remotamente simpática ao PT. Até no aniversário da cidade, quando Belém era governada pelo partido de Lula, sequer era permitido um mísero parabéns, por gestores municipais, veiculados na tv estatal paraense sob o domínio tucano.
É bastante conhecido, também, o episódio em que um à época secretário tucano , acumpliciado com um jagunço, ameaçou de agressão um entrevistador do programa "Sem Censura Pará" porque este fez uma pergunta em que não havia elogios, muito menos demonstrava crença na eficiência do que estava sendo propagandeado. Episódio esse demasiado revelador da índole autoritária dos tucanos.
A sabedoria popular diz que a fonaudiologia não ajuda papagaio velho a falar; da mesma forma como esses exemplos edificantes de tolerância democrática não são suficientes para ensinar tucanos a conviver com o contraditório. De qualquer modo, é sempre saudável ressaltá-los para mostrar que mesquinharia nada tem a ver com sabedoria política e nem ajuda a construir uma sociedade cordata.

Anti-Lula

Finalmente, parece que a oposição achou seu anti-Lula. É uma mulher, a governadora gaúcha Yeda Crusius(PSDB), cuja taxa de rejeição atingiu estratosféricos 74%, somente entre os sul riograndenses, calculando-se que em pesquisa nacional chegue bem mais próximo dos 100%.
Dizem que nem o marido se atreve a chamá-la de "querida", com receio de ser chamado de hipócrita.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Maquiagem, não !

O prefeito D. Costa anunciou as medidas que preparam a cidade para o Círio deste ano. Não há nenhuma novidade e tudo se resume à retirada de ambulantes por onde a imagem da santa passar. Passarela em frente ao Castanheira, tão festejada por colunistas, não sairá e nem será dada qualquer explicação do porquê do atraso.
Se não tem passarela, os sinais têm que ficar e com eles aquele horror de engarrafamentos ali verificados,resultantes do excesso de veículos alternativos, paradas mal colocadas e total ausência de fiscalização.
Por sinal, a falta de fiscalização é irmã gêmea da falta de policiamento na área, o que nos leva a presenciar uma das maiores sandices que um homem público pode cometer. Se a prefeitura colocasse três ou quatro guardas municipais circulando nas imediações do Entroncamento, inclusive nas passarelas para a travessia dos pedestres, as pessoas atravessariam em segurança e a delinquência bateria em retirada daquela área.
Isto somado ao disciplinamento da circulação de caminhões no local, mais a higienização do conjunto da feira fariam daquele centro comercial uma opção interessante para a população. Não é muito complicado para um gestor que tenha a intenção de dar sua contribuição para a melhoria das condições oferecidas pelo poder público ao bem estar da sociedade. Lamentávelmente, não parece ser o caso.

Voo de galhinha

O Grupo Liberal está em campo para incensar a candidatura de Jatene. Na Liberal AM, o programa do radialista conhecido como Zeca Diabo faz enquete a respeito do candidato do PSDB nas próximas eleições e manipula em favor de Simão; na CBN,uma entrevista dando oportunidade para que ele faça propaganda internamente contra os demais tucanos. Externamente, a oportunidade de bater na governadora e fazer o auto elogio.
Apesar de Almir ter feito da FUNTELPA um almoxarifado da Tv Liberal, consta que ninguém foi mais generoso do que Jatene com os Maioranas. A bonomia de Almir custou uns R$ 400 milhões, uma parte paga por Jatene que ainda foi mais além e injetou quantia semelhante em menor espaço de tempo.
E aí está concedido o salvo-conduto para a mentira, bem como a ocultação do descalabro de doze anos. Quatrocentos mil desempregados; quase mil escolas completamente destruídas; o pior salário pago na Região Norte; sucateamento da segurança pública; obras inacabadas na área da saúde, por conta de desvios de recursos; abandono total do interior do estado, dando vazão ao sentimento separatista e corrupção endêmica,o que levou até o filho do ex-governador à cadeia.
O Grupo Liberal jamais falará disto, porém jamais convencerá a população paraense de que o que esta sofreu em doze era fruto de uma fatalidade que se abateu sobre nós à revelia da nossa vontade. Não foi. Foi obra de governantes que desprezam o povo. De governantes que querem voltar porque não suportam ver o povo tendo acesso ao Hangar à Estação das Docas e a algumas outras feitas para os bem aquinhoados.

domingo, 4 de outubro de 2009

Adios, Mercedes Sosa!

"De par en par la ventana,
Se abrió como por encanto"
E calou a voz que ecoava o grito contra a brutalidade fardada nas Américas. Deus salve teu canto, gracias pelo legado de rebeldia e fraternidade deixados ao nosso continente.Eles sempre serão lembrados como o alimento do sonho de fraternidade, igualdade e felicidade que nos move.

Perguntar não ofende

Por que o gerontocrata Elio Gaspari não pede ao provecto Zé Pedágio Serra, ou ao FHC Boca de Suvaco, para articular a vinda da escritora cubana Yoani Sanchez ao Brasil lançar o livro "De Cuba com carinho", com o patrocínio do Opporttunity Found das Ilhas Cayman?
Com certeza, o "estadista" Fujimori mandaria representante, na impossibilidade de estar presente com a polícia em seus calcanhares

Informação? Não, "jornalixo".

No comércio informal de Belém, qualquer mochila mais modesta não sai por menos de R$20,00, logo, caracterizar uma que tenha custado R$14,38 de superfaturada, ainda que comprada em grande quantidade, é pura manipulação de quem tem em mente algo mais ardiloso.
Outro fato curioso nessa artimanha é os oficiais de justiça estarem nas ruas, desde junho, para entregar as notificações aos acusados, parece até que a intenção é somente causar escândalo, então, faz-se uma acusação mas não se completa o rito processual para não dar aos acusados o direito a prestar os esclarecimentos pertinentes. Assim, o campo fica livre para a publicação de matérias dessa natureza, dentro da mais genuína prática do "jornalixo".

A Trilha das Aves

Sinopse não fornecida pelos autores, por sinal, todos desaparecidos, inclusive aquele que atende por alcunha planaltina embora sobrevoe cá pela planície. Os atores também tomaram chá de sumiço; os extras não têm identidade nem rumo e os patrocinadores bateram em retirada, juntando "gente boa" e "amigo do povo" em outro terreiro.Pedimos compreensão e paciência. Como dizia o seriado de aventuras, volte na próxima semana.

Pobre não entra(ria)

O "Arreganho Tucano" começou o dia irritado porque houve um show popular no Hangar e o dândy PC não fez aquele espaço "majestoso" para o povão.
Aí o vassalo desbundou e vociferou, " o Hangar estava um pardieiro, de um campo de futebol de time de sétima divisão. Imundo. Nojento". Vá ter raiva de povo assim lá na Braz de Aguiar.
Em tempo, o Rancho não fica no Umarizal. Fica bem mais distante de Nazaré, no Jurunas. E muito tucano costuma aparecer por lá, em outubro, quando é ano de eleição.

sábado, 3 de outubro de 2009

Dá- lhe, Lula !

Depois da retumbante vitória brasileira em Copenhague, dá vontade de sugerir ao Congresso Nacional que vote uma PEC adiando as eleições presidenciais para 2018. Putz! Esse Lula é o "cara" mesmo.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Usina de Crises

Tem jeito de fabricada, a crise entre a Assembléia Legislativa e a área econômica do estado. O Diário do Pará dá bem a dimensão disso, com o tom catastrófico adotado no RD, bem de acordo com as conveniências do patrão.
A impressão é que, pelo presidente Domingos Juvenil, a AL teria tirado por menos e negociado mais discreta e amistosamente uma possível recomposição, um dos mais próximos auxiliares de Juvenil é Tuca Carepa, experiente funcionário daquela casa e irmão da governadora, logo, alguém bastante capacitado para aplainar o caminho sem maiores tensões. Ocorre que Jáder não engole que o governo tenha deixado de ser seu refém, então fica a fabricar crises com a clara intenção de pressionar e isolar o governo.
Provavelmente, daqui a um mês, se houver um acordo para PT e PMDB marcharem juntos nas próximas eleições, esse assunto, ora tão candente( perdão, Levy), não merecerá nem um breve registro. É só aguardar.

Usina de Crises II

No mesmo rumo da tensão vai o posicionamento da deputada Simone Morgado. Bem mandada, ela usa o cargo de presidente da Comissão de Economia e Finanças para dar a sua contribuição ao estremecimento. De forma desastrada, diga-se, porque seu argumento de que a receita está superestimada não pode ser levada a sério, já que está no mesmo patamar de anos anteriores, bem como de acordo com um cenário econômico melhor, em 2010.
Se agir com serenidade, a nobre deputada pode propor a recomposição dos repasses daquilo que foi cortado usando justamente o que considera excesso de otimismo governamental, embora pareça não ser esse o seu objetivo. Ao avocar para si a relatoria, fica claro que o propósito da deputado não é buscar soluções e sim fabricar problemas que possam constranger o governo. Até quando Jáder Barbalho assim determinar.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Efeito Ciro

Parece que o bom desempenho de Ciro Gomes nas últimas pesquisas despertou a cobiça dos insatisfeitos com suas legendas, gerando migração surpreendente para o PSB. Democratas, tucanos, petebistas, pemedebistas... tudo procurando abrigo sob as asas daquele que pode representar alguma surpresa na sucessão de Lula.
O curioso é que o histórico de alguns dos notáveis que fizeram esse movimento foi desenvolvido na ilharga de caciques que sempre representaram a direita tradicional. Por exemplo, Gabriel Chalita foi Secretário de Educação de Geraldo Alkmin, além de seu mais fiel escudeiro; o Senador Aldemir Santana era suplente do Roriz e muito influente economicamente nesse espectro político que combatia o PT no Distrito Federal; o ex-ministro Walfrido dos Mares Guia, petebista de longas datas, entrou para o partido de Ciro levado pelas mãos do Prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, lembrando que em 2008 Márcio foi apoiado por Aécio Neves e pelo PT, logo, não tem perfil tão conservador como os outros, mas guarda desde já distância considerável de Serra, com a ajuda de Aécio, ratifique-se.
Ainda é cedo pra falar, porém, diante do isolamento de demos e tucanos, poderemos até ter um segundo turno disputado entre Dilma e Ciro, a julgar pelo que se apresenta nessa reta final do prazo para troca de partidos. Dilma tem o apoio de Lula, o que representa uma quase garantia de ida ao segundo turno; já Ciro,inteligentemente introduzido em São Paulo, através de uma ensaiada mas não realizada candidatura ao governo daquele estado, representa um cavalo de Tróia para o tucano, já desmontado no Rio de Janeiro pela candidatura Marina,além de uma candidatura que se mostra inviável no Norte e no Nordeste.

C O N F I N T E A IV

Mal a rede hoteleira de Belém acabará de encher os bolsos com a grande ocupação proporcionada pelo Círio e já terá outro mega evento gerando mais uma gorda receita. Trata-se da Conferência Internacional de Educação de Adultos, a ser realizada de primeiro a quatro de dezembro próximos, no Hangar. Um acontecimento do tamanho do Forum Social Mundial, que nunca tinho sido realizado fora do eixo do chamado Primeiro Mundo.
Mais do que um novo visual que a cidade terá nesse período, em função das múltiplas raças que aqui conviverão, aguarda-se ansiosamente o debate sobre as metas de erradicação do analfabetismo, bem como as resoluções geradas, afinal, será a primeira vez que os participantes dessa Conferência terão a oportunidade de formular suas políticas diante de uma situação concreta. Assim, o Pará pode ser o local onde se pactuou a grande transformação para a eliminação dessa vergonha e, simultaneamente, um laboratório privilegiado de experiências que se espera bem sucedidas.