Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

A Política e o Futebol

Muito após os tempos da vigência do lema " onde a ARENA vai mal, um clube no Campeonato Nacional", percebemos uma reaproximação mais forte entre o futebol e a política, pelo menos por essas bandas. Vereadores, Deputados, Prefeitos tornaram-se padrinhos de clubes transformando competições esportivas em renhidas disputas pré- eleitorais. Hoje, no campo do Paissandu, por exemplo, será instalado um placar eletrônico, doado pelo deputado Robgol; 100% dos clubes que disputam o seletivo ao Campeonato Paraense têm um padrinho político e os clubes ditos "grandes" só ainda não implodiram graças ao patrocínio do governo do estado.
O paraense adora futebol e o incentivo à essa paixão é louvável. Deveria apenas, junto com o apoio, mudar os estatutos desses clubes tornando-os mais democráticos ao determinar um outro processo de escolha para os dirigentes, assim como maior fiscalização à sua atuação e mais rigor na prestação de suas contas.

Jornada de Trabalho.

Nesse momento, em que tramita na Câmara Federal proposta que reduz a jornada semanal de trabalho de 44 para 40 horas, chama atenção a notícia que os deputados Zenaldo Coutinho e Nilson Pinto chegaram ontem à Brasília, às 18 horas, e foram direto para uma reunião no gabinete do presidente do PSDB, tratar de assuntos internos do partido.
Ora, chegando a hora que chegaram e, certamente, saindo de Brasília, de volta ao Pará, o mais tardar no final da manhã de sexta-feira, cabe perguntar de quantas horas é feita a jornada de trabalho média de um deputado. Não para criminalizar a atividade política, fundamental em uma democracia, mas para chamar à razão parcela considerável desses parlamentares, geralmente bastante sensíveis aos reclamos de empresários retrógrados, mas excessivamente moucos à essa tentativa de humanizar tardimente a jornada da classe trabalhadora brasileira, através de um horário que lhe permita buscar melhor qualificação, melhores relações afetivas e abrir a chance do aumento de opotunidades de trabalho a quem está desempregado, reduzindo drásticamente o funcionamento da a indústria da hora-extra.

Tapiocouto e a democracia

Segundo O Liberal de hoje, o elenco de Trilha das Aves teve uma tensa reunião com o produtor da obra ontem, em Brasília, quando Couto teria dito " É muito bonita essa história de democracia, mas se passar dessa data, vai complicar o partido... vamos conversar para chegar a um acordo, mas se a disputa apertar, vamos para a " porrinha", para o par ou ímpar..."
Como se vê, para o zoológico senador a democracia consolida-se em uma mesa de jogo, ou, talvez, em um globo, com as bolinhas sorteadas definindo o futuro das pessoas. Ainda bem que o povo paraense repudiou essa " jogatina".

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Escola Tucana

O Secretário de Esportes da Prefeitura de São Paulo, Walter Feldman(PSDB), começa a decidir o futuro do estádio municipal do Pacaembu, hoje. E qual o destino a ser dado?
A venda à iniciativa privada, lógico, assim como Amaro Klautau tem comichão pra vender o Baenão, Feldman está louco pra vender o Pacaembu.
E não é mais nem para o Corinthians, cuja popularidade e o grau de envolvimento com aquele estádio até diluiriam essa sensação de venda de um bem público a um particular.
Agora, os maiores interessados na compra são um banco(privado?) ou uma multinacional fabricante de tênis, provavelmente, com outros planos para o seu uso que não apenas o futebol. Pior, é provável que seja o futebol a última opção de lazer em projetos dessa natureza, já que não assegura lucro certo ao investimento.
Talvez, lá por meados de 2013, quando o Morumbi já estiver definitivamente descartado para a Copa de 2014, aí providenciarão um gramado e o Pacaembu será o campo de São Paulo a ser usado na copa, realizando dois sonhos do palmeirense Zé Pedágio Serra: a privatização de (mais) um bem público que era usado pelo Corinthians e a frustração do sonho do outro rival, São Paulo, de ter seu estádio sendo utilizado em 2014.
Paixão popular? Festa das torcidas? Registro histórico do povo paulistano? Ora, isto é nada para governantes medíocres que estão sempre virados de costas ao interesse geral

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

O dedo do Leão

Ao contrário do que se apressou em noticiar o jornal Diário do Pára, na coluna do dono, o Repórter Diário, quem está por trás da manifestação agressiva e grosseira de um grupo de moradores de Breves, em Portel, é o prefeito de Breve, Xarão Leão, que é do PMDB, partido controlado pelo dono do jornal. O que o DP não disse é que a população de Portel vaiou e repudiou o comportamento dos manifestantes que até parece, são contra o linhão de energia firme de Tucuruí.O pessoal saiu de Breves organizado, com camisa padronizada, que inclia a TV local, retransmissora do SBT, que pertece ao Leão.

Viva o "Mundico"

Parabéns ao São Raimundo de Santarém pela ascensão à série C, conquista que coroa uma trajetória vitoriosa neste ano, junto com o vice-campeonato estadual e a vaga na Copa do Brasil, do ano que vem, como o segundo representante do Pará.
Vale ressaltar a "adoção" de toda a torcida paraense, principalmente a da capital, do Pantera como o único que poderia nos dar alguma alegria, já que os ditos grandes tiveram uma sequência de fiascos que frustrou a todos. Por isso, muito importante o papel da FUNTELPA em divulgar o São Raimundo, como já havia feito com o Águia de Marabá. De fato, com a Tv Cultura mostrando outros representantes paraenses, o torcedor começa a perceber que o futebol paraense não pode se resumir a Remo e Paissandu, sob pena de ter o mesmo destino do amazonense- o fundo do poço- e nem os interesses do conjunto da população paraense serem subalternos aos interesses da capital. Integração é isso e separatismo só se combate com tratamento equânime.

Acusou o golpe

A julgar por uma nota, ontem no RD, informando a respeito de um possível acordo fechado entre Ana Júlia e D. Costa envolvendo, entre outros pontos, um recuo da bancada do PT da CMB na posição contrária à privatização do sistema de água de Belém, em troca do apoio de Dudu à reeleição de Ana, nota-se que Jáder percebeu que os operadores políticos do governo do estado trabalharam no sentido de neutralizar seu trunfo de fiel da balança, trazendo para junto da governadora um apoio de peso político igual ou até maior que o de Barbalho, pois desfalca os tucanos do seu mais forte aliado eleitoral no estado e dá ao PT um peso ainda maior na região metropolitana.
Agora, só resta a Jáder convencer Jatene a passar para o PMDB e ofercer dois palanques a Lula. Caso contrário, terá que negociar com o governo em condições bem menos favoráveis que em 2006; ou ir para a oposição, largando tudo que tem nas esferas estadual e federal, algo totalmente improvável, pois exigiria uma conduta demasiadamente estóica de quem sempre foi tão epicurista.

sábado, 26 de setembro de 2009

A Trilha das Aves

Em seus momentos decisivos, "a novela da vida real" esfriou glacialmente, provocando reações de indiferença, soslaio e desdém.
Na ausência de Almir, Tapiocouto e Simão vagaram pelo mundo em busca de quem lhes desse ouvidos. Aproveitando esse embalo, "Flexa Lento do Juízo" contratou um bando de extras tentando colocar emoção na trama, porém, com um enredo pobre e um cenário idem parece que isso não surtirá o efeito desejado. Se não tiver um elenco competente, bem como a melhora do desempenho dos principais atores, o entendimento é que a novela seguirá insípida, inodora e amarelona e a presença de um bando de figurantes não ajudará em nada.
Com efeito canastrice, inapetência e excesso de madureza constituem-se péssimos recursos dramáticos para a ocasião. Nem somados acrescentam algo, pois o papel exige seriedade, dinamismo, disposição e presença no cenário.

Ai, ai ai, ai, ai tá chegando a hora

Apesar das insistentes insinuações do Repórter70, o mais provável é que o vice de Ana saia do PMDB. Quem leu o RD de ontem, pode perceber que essa negociação terá o dedo do Palácio do Planalto e constituir-se-á em mais uma dobradinha PT/PMDB resultante da costura de Lula, na manobra para isolar a ala pemedebista ligada a José Serra.
O complicador nessa composição é exatamente conciliar os interesses de PTB e PMDB no mesmo campo político já que, tanto Jáder quanto Dudu, desejam voltar para curtir as delícias do Senado, não mais tão deliciosas assim, além do que ambos não podem viver sem a imunidade parlamentar. E aí pode entrar em cena um novo personagem capaz de alar o boi, nesse momento de guerra fratricida do PMDB contra D. Costa.
Esse personagem é o vice- Prefeito Anivaldo Vale, na atual conjuntura, talhado para desfraldar a bandeira branca que sele a paz entre os atuais inimigos mortais, transformando-os em aliados futuros.
Várias hipóteses são expostas a partir das conjecturas acima: Jáder retirará sua candidatura ao senado, em troca da indicação do vice de Ana, e disputará mais um mandato de dep. federal?Não podemos esquecer que, caso Dilma seja eleita com Temer na vice, aumentam ainda mais os espaços de Barbalho no plano federal, assim como no estadual, caso ele indique o vice.
Dudu abriria mão do senado, candidatando-se a deputado federal em dobradinha com R aul Meirelles para estadual passando finalmente a ter o controle do partido no estado?
Dudu terminaria seu mandato, com a garantia da conclusão do Portal da Amazônia, além de parceiro do governo estadual nas obras viárias desse na capital? E aí, como grande realizador e já sem maiores hostilidades políticas, definiria mais claramente seu futuro a partir de 2012, sendo até alternativa em Ananindeua.
Isto posto pode ter , ou não, alguma procedência. O tempo e as costuras dirão.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Te Contei.

Só pode ter sido através de uma fofoca da Dora Kramer que a senadora Marina Silva ficou sabendo do discurso de Lula na abertura da Assembléia Geral da ONU, embora a Globo News tenha transmitido ao vivo a íntegra do pronunciamento do Presidente.
Dizer, como disse a ex-ministra, que Lula perdeu o foco quando preferiu tratar sobre o golpe em Honduras, em detrimento dos assuntos relacionados ao clima, só sendo informada por mal intencionados.
Poderia até dizer que a ênfase ficou restrita à pregação da necessidade de uma nova ordem mundial. De fato, o tema central da fala do presidente foi nessa direção, com a cobrança da regulação dos mercados, nova orientação para a atuação dos orgãos multilaterais,menos protecionismo para a produção agrícola nos países desenvolvidos. De tudo isso Lula falou, assim como falou da necessidade de serem tomadas medidas concretas, na Conferência Mundial Sobre Mudanças Climáticas, a ser realizada em dezembro, na Dinamarca, para combater o aquecimento global; falando, ainda, da necessidade de se respeitar a democracia, com o foco óbvio na situação hondurenha.
Essa foi a linha do discurso em uma escala decrescente no tempo destinado a cada um dos assuntos abordados. Talvez, a senadora acreana não tenha se sentido encorajada a criticar a predominância do tema "ordem mundial" pelo desgaste que seria falar mal de uma tomada de posição tão altiva, daí ter preferido bater no outro assunto. De qualquer maneira, o debut da senadora no debate nacional, já como candidata a candidata à Presidência da República se dá de forma desastrada porque é a soma de mais uma voz desentoada a fazer parte do coral dos conservadores.

Não é bem assim

O Governo Federal e o Governo do Estado lançam, hoje, um programa de eletrificação da região do Marajó como nunca antes tínhamos visto. São R$ 160 milhões investidos, para levar energia a 50 mil residências que viviam nas sombras.
Portanto, "a inauguração do começo", feita pela Celpa, não passa de apagão jornalístico e gramatical de quem pretende ocultar o papel de quem realmente é importante em eventos desse porte.
A propósito, além da eletrificação, o Governo do Estado estará ofertando outras obras e serviços, tais como entrega de títulos de propriedade, sinal da TV Cultura em diversas localidades, pavimentação de vias e construção de pontes, reforma de escolas e delegacias há anos abandonadas, reforma, ampliação e construção de unidades mistas e postos de saúde,enfim, ações em quase todas as áreas governamentais e em todos os municípios da região do Marajó.
Realçar isto não é nenhuma atitude servil, mas um grito de alerta contra a discrição planejada de quem pensa que reconhecer méritos é ingenuidade política, subserviência ou tem um preço.

Oh, mon coeur!

Deu no Diário do Pará de hoje " Doca sofrerá mudanças em novembro.
Entre as mudanças está a transformação da Diogo Móia em mão única e a implantação de duas pontes".
Talvez, depois de " safenada", ela suporte melhor as fortes emoções do seu cotidiano.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Todo mundo em pânico

Não está confirmado que a presença de Sabrina Sato, do programa humorístico "Pânico", ontem no Senado , era para observar a performance histriônica do senador Mário Couto, bastante assemelhada à dos comediantes daquele programa.

Ausência festejada.

Matéria publicada hoje no Diário do Pará, assinada pelo repórter Carlos Mendes, informa que a Vale já construiu dez mil casas graças aos recursos que estavam depositados na Caixa Econômica desde a época em que o ex-governador tucano, Simão Jatene, bravateou essa parceria- entre Vale e Governo do Estado- para a construção de trinta mil casas.
Como Simão não se interessou em montar nem uma simples barraquinha de camping, então, a empresa resolveu tocar sozinha o projeto. E ontem, Vale e Caixa "acertaram detalhes pera que o dinheiro mantido pela empresa no banco" seja incorporado ao "Minha Casa, Minha Vida". Assim, a ausência tucana no governo preencheu uma enorme lacuna resultando disso políticas públicas de caráter social.

Mistério.

Fontes do governo afirmam ser de origem sobrenatural as três notas publicadas no Repórter 70 de hoje, relatando o teor de uma conversa inexistente entre a governadora Ana Júlia e o prefeito D. Costa. Deve ser um trabalho do mesmo médium que conseguiu fazer o ex- prefeito Edmilson Rodrigues assinar um convênio com a atual SEPOF.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Tá dominado?

O que chama a atenção na nota publicada hoje, no Repórter Diário, a respeito da provável migração de Edilza Fontes e Sandra Batista, do PT para o PCdoB, é o título "Renúncia".
Ora, Edilza atualmente não ocupa cargo público algum, logo, não precisa renunciar a nada. Já Sandra, como todos sabem, é vice- Prefeita da segunda maior cidade do Estado, assim como sabem que o sonho do Sobrancelhinha é sair candidato a deputado estadual e deixar Eliel Faustino, que é afilhado do Sobrancelhudo, à frente daquela prefeitura, mantendo com isso seu "curral" eleitoral através da máquina municipal. Será que o RD cometeu uma indiscrição com a subliminar revelação?

Comendo no prato em que cuspiu

Através do jogador Lecheva, o Diário do Pará aderiu à "sensação de insegurança" dos tucanos, depois de vários anos fazendo chacota daquele sentimento que se pensava ser exclusivo dos emplumados. Dizer que há dez anos a cidade era mais tranquila é esquecer das pavorosas brigas de gangues, pauta constante no DP; é esquecer a ação violenta de certas quadrilhas, como a de Ninja, que aterrorizavam a população; é esquecer as várias execuções de trabalhadores rurais, que nos levaram à vergonhosa condição de campeões em mortes no campo.
Será que essa adesão terá desdobramentos outros, capazes de comover o povo do ninho? Ou será mera coincidência?

Perguntar não ofende

Caso eleito Senador, será que Jáder Barbalho terá interesse em defender a Governadora Ana Júlia contra as ofensas que o Tapiocouto desfere contra ela quase diariamente. Ou, fará cara de paisagem como quem diz isso não é comigo.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Carga Tributária

Em fevereiro de 2001, o jornal O Liberal publicou uma matéria a respeito do custo da cesta básica, mostrando que 75,48% do salário mínimo eram consumidos para a aquisição dos produtos que a compôe . E dois eram os motivos que contribuíam para que se verificasse esse descalabro, descalabro porque, hoje, o gasto fica abaixo de 40% e não é pouco, porém infinitamente melhor do que aquela proporção verificada naqueles difíceis tempos tucanos.
Esses fatores eram o baixo valor do SM, à época R$ 151, e o aumen.to indecente do preço de alguns ítens da cesta, só o feijão teve o preço majorado em 49,34%, algo preocupante até para quem recebia acima do mínimo quanto mais para aquela grande parcela do nosso povo.
Mas, havia um outro fator para esse encarecimento que, segundo representantes do comércio atacadista, devia ser considerado o principal vilão desses aumentos, justamente a majoração da alíquota do ICMS incidente sobre o preço dos combustíveis, proposto pelo governador Almir Gabriel e aprovado pela Assembléia Legislativa do estado, que resultaram no reajuste de 30% no preço do frete, impactados exatamente pelos 5% acrescidos à referida alíquota, transformando-a em uma das mais altas do Brasil.
Felizmente, na data de hoje, o Governo do Estado e a Assembléia Legislativa dão um passo no rumo inverso daquela escorcha e chegam a um consenso para fazer reduzir tal alíquota e , assim, dar uma grande contribuição para o equilíbrio dos preços, principalmente aqueles pertinentes aos gêneros de primeira necessidade. A propósito, é a segunda ação de grande relevância em favor dos mais humildes, feita pela governadora Ana Júlia, que anteriormente já havia isentado da cobrança de ICMS as contas residenciais de energia elétrica para a população de baixa renda.É assim, com menos gogó e mais ação que se governa voltado para o interesse geral.

O Canastrão

O senador canastrão Tapiocouto, que sempre vai à tribuna atacar, ontem foi defender-se. É verdade que ainda desferiu alguns impropérios bizarros contra os governos federal e estadual fazendo, de forma torpe e grosseira como sempre, aquilo que ele julga ser o trabalho de um parlamentar oposicionista, mas, o que chamou a atenção mesmo, foi a forma claudicante como ele se comportou, dando a nítida impressão de que está acovardado.
Depois de muito atacar o diretor- geral do DNIT, parece que agora veio o troco e o sr. Pagot está abrindo um processo judicial contra o antigo bicheiro, hoje no Senado Federal. Talvez, a preocupação maior seja porque ele ocupou a tesouraria do antigo DNER e tinha estreitas e perigosas ligações com empreiteiras, principalmente a Fernando Uchoa de Moura. Se isto vier à tona , na investigação solicitada por ele mesmo, é provável que seja um tiro no próprio pé.
Além disso, Tapiocouto foi escalado, por operadores políticos da ditadura militar, para dirigir uma escola de samba no populoso bairro do Guamá a fim de contrabalançar a grande influência de Jáder Barbalho em outro bairro também bastante populoso: o Jurunas. E assim foi criada a Escola de Samba ARCO-ÍRIS, uma espécie de BEIJA-FLOR no tucupi, sob as bençãos do perigoso delinquente de Nilópolis, Aniz Abraão Davi, tendo como testa- de- ferro um novo contraventor no pedaço: o "empresário" Mário Couto.
Se os detalhes sórdidos dessa trajetória empreendedora vierem a público, por certo, mostrarão que há mais senadores envolidos com vilanias e bandidagens do que pode supor a nossa vã moralidade. Como macaco que escorregou no quiabo tem receio até de banana, então, pode estar aí o motivo pelo qual o senador das tapiocas demonstrou tanto nervosismo, na sessão de ontem.

Me engana que eu gosto

A nota " Novo ninho", publicada hoje na coluna do jornalista Guilherme Augusto, parece sugerir que o líder do PMDB na AL, Parsifal Pontes, pode até migrar para o PSDB, a julgar pelo seu comportamento bem à vontade entre deputados tucanos.
Mas, isso pode ser também um ato diversivo do colunista, sempre muito bem informado a respeito do que se passa nas entranhas pemedebistas, sendo já quase um cronista oficial do partido de Jáder. Assim, ele, o colunista, sabe que o parlamentar penta processado não tem a mínima intenção de deixar o PMDB. Sua missão é atrair tucanos para reforçar a estratégia de Jáder para as próximas eleições.
Quem leu O Liberal do domingo passado, ou a sinopse do capítulo da novela "Trilha das Aves", neste blog, soube que o nome de Almir Gabriel foi colocado, junto com os de Mário Couto e Simão Jatene, em uma pesquisa encomendada pelo tucanato nacional para definir quem será o candidato a governo, em 2010. Por sinal,aceno feito por Almir desde que percebeu o clima amistoso entre Simão e o Tapiocouto. Resumo: O enamorado de Bertioga não quer ver Jatene nem com plumas de ouro maciço, quanto mais com a faixa governamental, por isso, entra na disputa para tirar votos do antecessor de Ana Júlia e favocer Couto, seu candidato.
Para Jatene, que tem a preferência dos deputados tucanos, só restaria o aconchego barbalhista, significa dizer, a troca do PSDB pelo PMDB e uma candidatura estranhamente governista, com Jáder dizendo a Lula que no Pará Dilma terá dois palanques.
Conclusão,Parsifal não foi experimentar o conforto do ninho tucano, e sim arregimentar soldados para a cruzada barbalhista rumo ao Senado, agora já sem a presença física de ACM, como político que teme assombração vira personagem de novela, o destemido Jáder, então, continuará a perseguir obsessivamente uma cadeira na dita Câma Alta, não é Guilherme?

Diário de Campanha

O livro do Expédito Leal sobre o jornal Diário do Pará, tem um título muito preciso: "Um jornal de campanha". Foi com esta finalidade que o então deputado federal e candidato a governador, Jader Barbalho lançou o periódico em 1982. De lá pra cá, foi mantido o mesmo objetivo, ser um jornal de campanha. Campanha contra alguém que não anuncia, campanha contra alguém que deixa de rezar pela cartilha do PMDB. Desde as eleições para prefeito de Belém, ano passado, que o jornal faz campanha contra a administração do prefeito Duciomar. Algumas matéria perdem a consistência pelo tom de campanha, pelo ranço de quem está ressentido. E pelo mesmo caminho seguem os demais veículos do grupo dos Barbalhos, a TV RBA, a Rádio Clube e outra emissoras. Contra a governadora Ana Júlia o tratamento também não é jornalístico. É puro jornalixo. Vejam o exemplo da manchete de hoje do DP: "Saúde do Pará na UTI". Desde de que o PMDB perdeu a Secretaria de Saúde e a direção do Hospital Ophir Loyola, as matérias sobre a área da saúde são sempre carregadas de ressentimento. E a declaração de "alguém que não quis se identificar", sobre a falta de medicamento, ganha logo crédito e vira destaque na primeira página. O motivo principal da manifestação dos funcionários do HOL foi sobre a ação do Ministério Público do Trabalho, que exige a migração do pessoal celetista para temporário e o distrato dos temporários antigos. Mas isso é apenas um detalhe na matéria do Diário de Campanha.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Um filme interessante

De hoje para amanhã, a Tv Liberal exibe o filme "Batismo de Sangue",do diretor Helvécio Ratton, baseado no livro homônimo de frei Beto, a respeito do martírio de alguns dominicanos perseguidos pela ditadura militar por ligações políticas mal vistas poe ela. O ponto alto do filme é mostrar a tortura física e psicológica a que foi submetido frei Tito, que veio a morrer vítima daquela boçalidade, que alguns teimam em achar que não deve ser punida. Não é nem uma obra-prima, mas é honesto e vale a pena como registro histórico.
A lamentar o horário a ser exibido,por volta de duas e meia da madrugada, porque mais cedo a programação é ocupada por uma novela que rebate, pela enésima vez, algo absolutamente inútil e, depois, passa um filme estadunidense a respeito das paranóias daquele povo. Ou seja, para rede Globo a nossa história é coisa de segunda categoria.

G E N E R O S O

Segundo registro da imprensa, o deputado Zenaldo Coutinho Jr. teria discursado na Câmara Federal e sugerido à Governadora que não espere a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional-PEC, que equipara os vencimentos das polícias militares estaduais à remuneração paga no Distrito Federal, que vai de quinze mil reais para um coronel até três mil a um soldado de segunda classe. O parlamentar tucano sugere que a Chefa do Executivo mande pagar imediatamente as gratificações de "dedicação exclusiva" e "tempo integral" à tropa, seguramente como uma forma transitória de por em prática essa equiparação.
Aparentemente, um gesto de sensibilidade social pela preocupação com as condições de trabalho em um área essencial.Que pode ser também um gesto demagógico e ardiloso, levando-se em conta o histórico tucano no pagamento de servidores públicos, aqui e alhures; agora e de antanho.
Para mostrar que não se trata de enrolação e é sincera a preocupação do deputado, sugerimos que ele dê os seguintes passos adiante:
1- Convença os governadores tucanos José Serra e Yeda Crusius a retirarem as ações que moveram, no STF, contra o piso salarial de novecentos reais, para professores do segundo grau; comprometer-se, em nome dos candidatos tucanos ao governo do estado que, caso eleitos, adotarão o citado piso, seja em forma de gratificação seja em forma de remuneração; que declare publicamente o seu voto favorável à PEC, dizendo ser esta uma posição de todo o partido.
Caso contrário a assunção desses compromissos, ficará a certeza de que tudo não passa de manobra politiqueira, com o intuito de desgastar a governadora com os policiais militares.

domingo, 20 de setembro de 2009

A T R I L H A D A S A V E S.

Introduzido pelo deputado Pinto, na disputa, Almir será a "novidade" na pesquisa encomendada pelo Diretório Nacional do PSDB, entrando na sondagem como terceira alternativa para a sucessão ao governo do estado, além de Mário Couto e Simão Jatene.
Porém, na semana passada, o ex-inesquecível teve sua casa assaltada no condomínio de Bertioga-SP, sendo subtraído em um relógio de algibeira, entre outros objetos, muito estimado, principalmente porque não mais funcionava. Felizmente, parece que aquele objeto mais pessoal do enxoval não interessou aos ladrões, de modo que o casamento não será adiado, como chegou a ser ventilado pelos mais cautelosos. E nem havia motivos para preocupação já que se trata de peça de fácil reposição. Como bem lembrou o "pesquisador" Flexa Ribeiro, onde há farmácia, há esperança.
Fim do capítulo, não haverá previsões para os próximos, levando-se em conta as inúmeras e, reconheçamos, procedentes críticas às da semana passada. De fato, prever o passado, além de fácil, é uma atitude nada louvável.Perdão, amigos!

sábado, 19 de setembro de 2009

P R E S E N Ç A I T A L I A N A

Saudações à jornalista Franssinete Florenzano, pelo oportuno registro de evento comemorativo da presença italiana no Brasil.
A mim, que vivi minha adolescência e parte da juventude nos anos 60, um registro dessa natureza é uma viagem no tempo para recordar como era forte essa presença também na música popular, com um sem número de cantores e cantoras a sacudir nossos corações. Sérgio Endrigo, Rita Pavone, Bobby Solo,Gigliola Cinquetti, Nico Fidenco, Gianni Morandi, Pepino di Capri, Ornella Vanoni, Mina; a trilha sonora do filme Candelabro Italiano- principalmente a canção Al di lá; o advento dos westerns spaghetts e o contato com a música do genial Enio Morricone, nas suas trilhas sonoras para os filmes de Sérgio Leone, um contato saudável com outras manifestações artísticas, enfim.
Infelizmente, depois isso virou um melancólico retrato na parede e nos tornaram filial de uma matriz cultural que nos impôs um "gosto" padrão.Esse retrocesso cultural atingiu o melhor de nossa música popular, fechou nossas portas a todos os outros que não os de língua inglesa, até França e Espanha que, como a Itália, eram muito presentes artísticamente no Brasil. Feneceu a figura do poliglota, dando vez a uma juventude e a um bando de yuppies que falam um dialeto horroroso e precariamente bilingue, transbordante de arrogância e vazio de significados.
Por isso eventos como esse e seus registros são sempre bem vindos na medida que reforçam nossa diversidade. Com efeito, nossa mistura não comporta a submissão a esse padrão conservador e medíocre,imposto à força e mantido graças à presença de uma mídia alienante e boçal.

L I Q U I D A ÇÃ O!!

A fim de incrementar as vendas nos departamentos de lojas em Ananindeua, o prefeito Helder Barbalho acaba de bolar uma promoção sensacional, digna da criatividade dos maiores gerentes de marketing de Wall Street.Aluno que frequentar as aulas, tirar boas notas, cumprir as normas escolares e participar da vida escolar poderá ser premiado com Computadores, DVDs, MP3, ter descontos em Supermercados, Lojas de materiais de construção, Farmácias. A propósito, se a arrecadação do ISS do município vai subir, é outra história na medida em que isso não é parte do menu de transparências que o jovem alcaide fornece ao contribuinte.
Quanto à eficácia pedagógica da dita promoção, é legítimo que se guarde certas cautelas, principalmente levando-se em conta que carga horária, remuneração de docentes, instalações dignas, entre outras obrigações, não fazem parte do elenco dos equipamentos ofertados pelas escolas municipais e sem as quais será muito difícil fazer o aluno melhorar de rendimento de modo a qualificar-se para o resto de sua carreira estudantil até à Universidade.
No entanto, deve-se esperar que essa espécie de "BAÚ" escolar à Sílvio Santos, provavelmente atraia uma grande clientela.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

A B S U R D O !

É descabida a acusação de infração de trânsito, feita pelo colunista de O Liberal, Benedito Wilson Sá, hoje, porque os pms não usam cinto de segurança. Só falta exigir que as viaturas, em perseguição a meliantes, não possam ultrapassar 60km de velocidade. Claro que ninguém defende peripécias de policiais, que se julgam verdadeiros Mel Gibson em "Máquina Mortífera", porém,não se pode ignorar que esse é um trabalho arriscado que exige do profissional o máximo de perícia, daí serem feitas a ele certas concessões para que melhor desempenhe suas funções.
Tão descabida quanto a função julgadora que ele se auto-atribui, para sentenciar que a opinião pública está com a sra. Lina Vieira. Tanto não está que até a oposição, ávida por escândalos, abandonou aquela artimanha percebendo que poderia pagar um mico, restando como os únicos crentes naquela fantasia o sr. Wilson e a Miriam Leitão.
E por crer em coisas coisas tão esdrúxulas é que o dito colunista acaba caindo em enorme confusão mental. A Governadora jamais falou que plantaria sozinha um bilhão de árvores, apenas lançou um programa de incentivo ao reflorestamento, tão necessário na época em que vivemos. Se essa meta será atingida é outra questão, no entanto, se o sr. Wilson se der ao trabalho de ler o jornal para o qual escreve, verá duas ações anunciadas que muito podem contribuir para que se atinja essa meta: a diminuição das atividades pecuária e serralheira e a limitação da área destinada para o plantio da cana de açúcar, o que aponta para uma alvissareira mudança de mentalidade, bem mais importante do que a fixação de uma determinada data para que as coisas aconteçam.
Diante de tanta confusão, só nos resta exclamar como nossos avós, será o benedito!

Cana de Açúcar

É digna de elogios a mensagem enviada por Lula ao Congresso Nacional, proibindo a expansão do plantio da cana de açúcar na Amazônia e Pantanal e assim evitando esse cultivo em mais de 80% do território nacional; além de limitar a áreas em que o cultivo se dá exclusivamente por equipamentos mecânicos. Não custa lembrar que essa é uma das atividades agrícolas mais envolvidas em denúncias de trabalho escravo, portanto, é mais uma conquista da classe trabalhadora na superação de condições subhumanas , infelizmente ainda verificadas em várias atividades econômicas.
A propósito, a ser verdade o que informa hoje o Repórter 70, que madeireiros e serralheiros estão abandonando essas atividades para dedicarem-se à criação de peixes e camarão, dentro em breve poderemos ter as nossas florestas menos assediadas por atividades predatórias, bem como ter um tipo de alimento de alto teor alimentício a um custo consideravelmente mais baixo na medida em que haverá aumento de sua oferta.
Concretizadas essas duas medidas, dentro em breve teremos uma floresta mais exuberante ainda, gerando condições para que se consolide um modelo de desenvolvimento que respeite o meio ambiente e distribua renda.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

A Maldição Tucana

O presidente do Clube do Remo, o ex-vereador e ex-secretário de governos tucanos Amaro Klautau, cria do indefectível Flexa Ribeiro, sem ter no momento o que privatizar, anunciou a venda do estádio Evandro Almeida, mas diz que só entrega quando outro estiver construído pelo comprador.
Ora, se o estádio vale quarenta milhões de reais, para construir outro do mesmo porte, é de se esperar que seja gasta quantia semelhante ou aproximada. Com isso, é pouco provável que essa venda sirva para pagar as imensas dívidas que atormentam o Leão Azul, ainda de Antonio Baena, pois se tratará de conta com produto próximo de zero.
A julgar pelo histórico tucano na hora de alienar patrimônio, é provável que dentro em breve o Remo seja o feliz proprietário do estádio do Pedreira, no Mosqueiro; do Pinheirense, em Icoaraci; ou até do projeto de estádio para Ananindeua, concebido por Helder Barbalho e que ainda não saiu do papel; enquanto que o feliz dono do Baenão certamente estará fazendo dele o uso que Amaro não teve competência para faze-lo.
Deveria constar nos estatutos dos clubes cláusula proibitiva de acumulação de mandato eletivo com cargos diretivos nessas agremiações. No caso de tucanos, além dessa cláusula, deveria constar outra em que eles se comprometessem a não vender nem picolé nas dependências do clube. Assim, sócios e torcedores dormiriam menos intranquilos.

Ações Criminosas

O atentado contra a vida de Wilson Silva Moreira , membro do diretório municipal do PT de Santana do Araguaia, ocorrido ontem, é fato preocupante na medida em que ocorre quase que simultaneamente a outra ação delituosa também grave: o rompimento do cabo de fibra ótica do sistema da PRODEPA que é responsável pelo fornecimento de internet de alta velocidade para vários orgãos públicos, próximo a São Félix e Morada Nova, município de Marabá.
Como fatos isolados, são crimes cuja gravidade estão a exigir atenção redobrada da segurança pública. Se têm alguma conexão entre si, então, alguém está tentando dar um tom à disputa política como há muito não se via, preocupantemente à margem da lei. Nesse caso, é preciso que o governo do estado e a presidência da república atuem preventivamente e evitem esse retrocesso, dando condições para que a disputa política se dê nos estritos limites pautados pelo regime democrático e a civilidade que deve presidir disputas dessa natureza. Aos desobedientes desse comando só é oferecida uma saída, ou melhor, entrada: a da cela úmida e sombria, onde se deve guardar delinquentes desse porte.

Parece, mas não é.

Se lembrarmos que a compra de ambulâncias para a SESPA, no governo passado, foram da Guararapes, empresa enrolada até o gogó com o escândalo dos sanguessugas; se lembrarmos que foi quando Valéria Pires Franco dava as cartas na saúde pública do Estado que ocorreram os maiores índices de mortalidade infantil, por número de internados, na Santa Casa de Misericórdia(19,2%), em 2004; se lembrarmos que, sob o comando dela, o acelerador linear chegou para hospital Ophir Loyola, mas ficou encaixotado, só sendo providenciada sua instalação no atual governo e, se lembrarmos ainda que Valéria está sendo processada pelo Ministério Público por carrear dinheiro público para sua própria empresa, então, pode-se dizer que a estrela do DEM fez um elogio, e não uma crítica,ao PT afirmando que tudo que ela havia "construído" o governo petista destruiu.
Aliás, essa postura anacrônica, de mocinha de novela mexicana, já foi enérgicamente repudiada na eleição do ano passado, quando Valéria ocupou um dos últimos lugares, apesar dos rios de dinheiro gasto e da privilegiada cobertura midiática. Essa arrogância e artificialidade na afirmação da mais deslavada mentira, como se fosse a verdade mais incontestável é apenas reveladora de uma postura política mistificadora e distante do debate dos verdadeiros temas de interesse do estado. Felizmente, o povo tem demonstrado por ela o mesmo desprezo que ela tem por ele (povo), como vivemos em uma democracia é lídimo o direito que ela tem à manifestação.

Um Administrador Fora do Lugar

O noticiário registra que moradores do conjunto Cidade Nova tomam conta das passarelas, transformando-as em extensão de suas residências;que há, no município de Ananindeua, um movimento separatista no bairro do Coqueiro e há, também, uma precariedade constante no atendimento dos postos de saúde daquele município.
Pois bem, diante desses e de tantos outros tantos tormentos ananins, ficamos sabendo através do Diário do Pará que o prefeito Helder Barbalho encontra-se em Santarém, participando do workshop intitulado "Novos rumos para o fomento da região do Oeste do Pará-Dialogando com quem decide". Não é que se queira um prefeito alienado, mas , nesse momento em que o prefeito de Ananindeua não tem poder de decidir nada fora do município para o qual foi eleito pra governar, ele não está um pouco além dos limites do seu poder?
Parece até agenda antecipada para 2010. E deve ser, afinal, "Sobrancelhinha" já está reeleito e não deve almejar a vereança, em 2012, logo, já bateu asas rumo a novos currais eleitorais que lhe permitam alçar novos voos. Quanto aos problemas de Ananindeua, estes a propaganda resolve.

" Abusada e Assassinada"

O título desta postagem é tomado emprestado da manchete do caderno Polícia do Diário do Pará de ontem, a respeito de um bárbaro crime que teria sido cometido contra uma anciã de 89 anos, no bairro da Cidade Velha.
Na edição de hoje do mesmo jornal, duas cartas de leitores indignados expressam aquilo que deve ser o sentimento de todos que tiveram a oportunidade de ler tão desagradável notícia.
Porém, em espaço infinitamente menor, o jornal diz que talvez os fatos não tenham ocorrido como foram alardeados. Por questão de justiça, se está falando do diário, mas O Liberal seguiu a mesma linha sensacionalista, e com o mesmo espaço desigual entre o mico e o que realmente pode ter acontecido. O estupro foi praticamente descartado, assim como o arrombamento pelo telhado e porta, dadas as precárias condições do imóvel e até furto é pouco provável pela carência daquela senhora.Ah, e a moto suspeita da frente da casa era de um policial vizinho. De volta à racionalidade, hoje já admite-se que pode ter havido uma queda da infeliz anciã e, a partir das dores provenientes dessa queda ela pode ter sofrido um infarto. Sem atendimento, veio a falecer. Amanhã, certamente todos já terão fechado suas janelas para esse "crime" a espera do próximo.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

" FLEXADAS"

O " Arreganho Tucano ", talvez incomodado com as asneiras do seu senador biônico, tentou atribuir atitude assemelhada à governadora e inventou um possível episódio hilário, em Juruti, na presença do Ministro Edson Lobão e do Presidente da ALCOA, entre outros.
Teria Ana Júlia, ao plantar uma muda, confundido acapu com acaju, o que incomodou o pascácio em tela, cujo conhecimento da flora está provado nessa sua autoconfissão, não passa de zero, pois ambas as espécies existem, ao contrário do que pensa o desinformado. Logo, é pouco provável que aqueles circunstantes esclarecidos tenham tido atitude desdenhosa diante da confusão de nomes.
Em tempo: Acapu é uma árvore de flor amarelada, comum na Amazônia, atinge até 20m de altura e é muito utilizado na fabricação de móveis; Acaju-do tupi aka'yú, é uma madeira de cor avermelhada própria do mogno.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Fica, Lúcio !

Este blog associa-se ao Quinta Emenda e apela ao jornalista Lúcio Flávio Pinto para que mantenha o Jornal Pessoal em circulação, pois faz bem à democracia, à inteligência e ao bom jornalismo.

Sono Profundo

Será que o doutor Helenilson Cunha Pontes dormia esses anos todos no bunker em que aquele japonês escondeu-se, durante a Segunda Guerra?
Só isso explica o seu horror à presença do estado na economia, justamente no momento em que o dinheiro público salvou da falência Lehman Brothers, General Motors e outros gigantes capitalistas de pés de barro. Ou ,então, por algum cochilo, caiu na malha fina e resolveu malhar o Judas de sempre: o fisco. Se esse seu artigo fosse publicado no Wall Street Journal, por certo seria o último dada a inoportunidade da abordagem.

VELÓRIO

As viúvas e viuvos da finada " União Pelo Pará" demonstram uma falsa perplexidade, em relação a uma foto em que estão juntos a governadora Ana Júlia Carepa e o deputado federal Wladimir Costa. Alegam que, depois do que o deputado falou da governadora, na campanha passada, era de se esperar que Ana nunca mais ao menos olhasse para ele.
Isso não passa de papo furado de quem vai sentindo a angústia do isolamento político.Nossa história é repleta de exemplos de brigas e reconciliações determinadas pela conjuntura, sendo a mais notável o apoio de Luís Carlos Prestes a Getúlio Vargas, em 1950, depois da polícia do Estado Novo, na década de 30, ter mandado a esposa de Prestes, Olga Benário, para a Alemanha nazista, onde foi executada por ser de origem judia.
Aqui mesmo, no Pará, se formos lembrar o rosário de elogios com que Almir se referia a Jáder Barbalho, em 1986, e compararmos com as acusações desferidas em 1998,podemos pensar até que nem se trata da mesma pessoa.
O problema é que o tempo passa, o tempo voa e a direita não consegue inventar novas estratégias para disputar o poder. É sempre a surrada retórica moralista que condena tudo aquilo que eles faziam quando eram governo.
Criminalizar o jogo político não passa de ardil velhaco de quem faz qualquer negócio para voltar ao poder e não consegue pela via do debate franco e transparente. No caso do chororô acima, a governadora é uma candidata fortíssima à reeleição, daí atrair os mais diversos apoios.Seria ingênuo da parte dela recusá-los só para satisfazer aqueles que estão ávidos pela companhia dos que eles não querem do lado dela.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

A trilha das Aves

No capítulo da semana passada, através do deputado Pinto, ficamos sabendo que Almir também está no páreo à sucessão estadual, colocando alpiste envenenado no acordo Mário/Simão.
No de ontem, nos é informado que Jatene tem a preferência dos prefeitos tucanos, para ser o candidato do PSDB ao governo do estado, além de contar com o apoio do PPS, coisa que não ocorre com Mário. Assim, como se o autor da novela tivesse sido acometido de forte amnésia, tudo aquilo que estava escrito virou o não dito, voltando-se à estaca zero e o tão festejado acordo ,ao que tudo indica, foi atirado às calendas gregas. Como dizia uma antiga marchinha de carnaval, esse acordo está dando idéia dos últimos dias de Pompéia.Como nada indica que Nero vá baixar aqui, então,estamos diante da mais flagrante perda de rumo.
Novela é algo que sempre aguça o nosso dom de prever o futuro, logo, é fatal que exercitemos esse dom e tentemos advinhar o que vai rolar no próximo capítulo. Mário Couto anuncia que é candidato a padrinho de casamento de Almir;Flexa Ribeiro declara que não haverá disputa e o padrinho será escolhido por consenso, reforçando a unidade partidária; Megale dirá que, qualquer que seja o resultado, os tucanos irão juntos ao casamento. Quanto à eleição, bem... ainda está ainda muito longe e o autor da novela, pra variar, anda muito indeciso.

O Senador e o Cientista

O ex-detento e atual senador biônico Flexa Ribeiro(PSDB-PA),certa vez interrogava uma equipe do TCU, na CPI dos Cartões Corporativos, e destacava o que lhe parecia ser o mais grave:
"Há notas fiscais calcadas !" exclamava indignado.
Diante da expressão intrigada dos colegas, ele insistiu no mico gramatical:
"Vocês não sabem o que é? Pois todas deveriam saber!"
E foi em frente inquirindo sobre notas "calcadas", até a chegada no plenário de um assessor que lhe segredou que não era calcadas, mas calçadas
Risos, chufas e motejos espalharam-se pelo ambiente, diante de tanto despreparo maquiado de seriedade.
Pois bem, esse bestunto resolveu fazer uma pesqiusa, a respeito da distribuição dos recursos do PAC, e chegou a seguinte conclusão:
O governo previlegia os aliados na distribuição desses recursos. A propósito, o mais grave é que o O Liberal acreditou na dita pesquisa e a publicou na edição de domingo (13/09/2009), elevando ainda mais o grau de tolices domingueiras contidas naquela edição.
A tal pesquisa tem o mesmo rigor daquela feita por um cientista, de nacionalidade ignorada, que arrancou as patinhas de uma aranha e depois de muita observação chegou a conclusão que, sem as patas, a aranha apresentava problema de surdez, pois não atendia o comando de caminhar, dado pelo cientista.
O paradigma é o mesmo. Flexa considera que só DEM, PSDB e PPS são oposição e conclui sabiamente: a esmagadora maioria das legendas registradas no país são aliadas do governo.Quá, quá, quá.
Não leva em consideração as especificidades regionais e vai engrossando a barafunda: considera o PMDB no Rio Grande do Sul e de Santa Catarina aliados do governo Lula, ignora solenemente as relações do seu próprio partido no Paraná.Até no Pará ele demonstra total alienação em relação ao quadro político. Imagina o prefeito de Marituba como oposição, mesmo sendo o vice do PT;assim como desconhece olimpicamente que o atual prefeito marabaense, apesar da legenda, não é propriamente um governista.
Resultado da "pesquisa":80% dos recursos vão para os partidos da situação e 20% vão para a oposição.Aliás, como se configura a correlação de forças no país. Para o próximo domingo, aguarda-se outra pesquisa comprovando que , para se ganhar uma votação é preciso ter mais votos.

domingo, 13 de setembro de 2009

A Influência de Jáder

Em anúncio de página inteira, publicado no Diário do Pará de hoje, mais uma vez o PMDB deslumbra-se com o dedo do "mestre" Barbalho e ignora o brilho da lua.Cheia de rapapés e salamaleques, a dita mensagem enaltece o trabalho do deputado Jáder Barbalho como um dos cem mais atuantes do Congresso Nacional, segundo o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar(DIAP).
A publicidade partidária enumera os ítens que supostamente levaram Jáder à essa condição: capacidade de artculação, liderança na condução dos debates, negociações, votações e formulações.
Ninguém em sã consciência há de contestar a presença de Barbalho na lista do DIAP. Seria brigar com os fatos, o que é uma estupidez. Agora, dizer que os motivos são os acima enumerados, francamente, é antecipar a presença de Papai Noel e inseri-lo na cena política.
Na verdade, essa ligação não passa de subliminar homenagem do vício à virtude, feita pelo PMDB. Se JB está presente em algo é na lista dos maiores gazeteiros do Congresso; não se tem conhecimento de um trabalhinho sequer do deputado; ora, se é ausente, como pode demostranstrar liderança na condução dos debates?
Resta somente o ítem negociação. E é nesse que Jáder se destaca. Mas não como parlamentar atuante, e sim como um cacique detentor de grande número de cargos na máquina pública, o que lhe permite um incomensurável poder de "persuasão", na hora de fazer valer seus interesses dentro do PMDB. É dono da Eletrnorte, FUNASA, têm raízes fincadas nas polícias Militar e Civil do Estado, desde quando foi governador, Assembléia Legislativa, além dos orgãos que indicou os titulares no governo do Estado.
Tamanha capacidade de influenciar, no entanto, jamais foi usada para fazer com que nossas imensas riquezas revertessem em favor do nosso povo, lembremos da atuação de Barbalho no Ministério da Reforma Agrária e sua atuação em benefício de grupos empresariais que lhe emprestassem apoio político, como no caso dos castanhais de Marabá aforados ao Grupo Mutran e ilegalmente transformados em fazenda, pior, agora nas mãos do arqui- bandido Daniel Dantas.
Assim, reconhecer o prestígio político de Jáder é constatar um fato. Festejá-lo é indício de que compactuamos com o que de mais escabroso ocorre na política nacional.

sábado, 12 de setembro de 2009

Imprensa Livre(se)

Conversa Afiada, Xingatório da Imprensa, Mino Carta, Luís Nassif e outros milhares de blogs acessados nos quatro cantos do país são o atestado do descrédito dos jornalões de circulação diária e das revistas semanais, exceção feita à Carta Capital. O caso mais depravado é o da revista VEJA, cuja bandeira é a defesa da redução do tamanho do estado, embora viva às custas do dinheiro público.
Só em 2009, a editora Abril já abocanhou mais de vinte milhões de reais do governo de São Paulo, o que levou o MP daquele estado a abrir inquérito civil público, a partir de uma provocação do deputado Ivan Valente(PSOL-SP), pois há indícios de irregularidades nesses generosos contratos. Segundo o professor Sérgio Amadeu, da Fundação Cásper Libero "Se não fossem os subsídios e a publicidade oficial, as revistas da Abril iriam à falência".
Cá na terra, todos lembram ainda como era a relação do governo tucano do estado com o Grupo Liberal, cujo ápice da imoralidade foi o contrato de vampirização desse grupo com a FUNTELPA, contrato este desfeito, via judicial, no atual governo.
Porém, não é só o Liberal que mantém, ou tenta manter, essa relação parasitária com o poder público. O grupo RBA de comunicação tem a mesma prática, basta ver a generosidade com que a Prefeitura de Ananindeua trata a Rádio Clube e por aí vai
Talvez isso explique o fato desses dois grupos locais se unirem para bater no atual governo.É que os dois não se contentam com o naco institucinal e legal:querem sempre algo mais que signifique,além de recursos fartos o compadrio com o poder, como toda organização patrimonialista deste país gosta. Frustrados em seus intentos, exercem da forma mais chantagista possível essa "independência". Lamentável!

O Partido Sou Eu

Bastante oportuno o registro do colunista Hiroshi Bogéa, a respeito da longevidade do deputado Arnaldo Jordy na presidência do PPS, talvez só inferior ao tempo do cacique Roberto Freire, presidente nacional daquela legenda. O curioso é que, quando surgiram propostas de emenda constitucional para a realização de plebiscito que permitisse a possibilidade de um terceiro mandato para Lula, os dois "eternos" em tela estavam entre os mais furibundos críticos das citadas propostas, as quais classificavam de golpe contra a democracia.Por sinal, desses e de outros arautos da democracia não se ouve um ai a respeito de plebiscito semelhante, aprovado na Colômbia em favor do interesse de Álvaro Uribe. Claro, Uribe é um fantoche dos EUA, com perfil semelhante ao do marginal Fujimori, aquele a quem FHC outorgou a mais alta comenda nacional e depois o Senado Federal foi obrigado a revogar, pelo despropósito da decisão presidencial.Mas nada disso é relevante para Jordy e Freire, afinal, foi uma decisão tucana e isto é lei para os pepessistas.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

11 de Setembro

Oito anos após o maior atentado já visto nos EUA, o símbolo desse tributo é o documentário que será exibido hoje no canal fechado GNT, intitulado "A impostora do 11 de setembro" , a respeito de uma certa Tania Head, mulher loira, baixinha, gordinha que chegou a ser presidente de uma tal associação de sobreviventes. Depois, descobriu-se que nem em Nova York ela estava quando o World Trade Center foi destruído, bem como a família do bombeiro morto, que ela dizia ser seu noivo, não sabia da existência dela.
Nesses oito anos, tem rolado diversas histórias duvidando do modo como esse trágico fato foi passado à opinião pública, segundo alguns de forma bem diversa do que realmente aconteceu. O motivo dessa possível manipulação seria o uso da tragédia como elemnto motivador da política de Bush para o mundo muçulmano, este associado ao terrorismo e empenhado em destruir a democracia vigente no ocidente e da qual os EUA acham-se os guardiões.
O primeiro a questionar a dita versão foi o cineasta Michael Moorer em seu documentário intitulado "11 de setembro" , onde ele levanta dois fatos curiosos: a família Bush teria negócios comerciais com a família de Bin Laden, por isso a teria ajudado a deixar os EUA pouco antes do atentado;depois, quando quando foi informado da queda da primeira torre, Bush Jr. não tomou nenhuma providência.
Depois do de Moorer, outros documentários foram feitos,inclusive um recentemente exibido por outro canal fechado, apontando o possível envolvimento de assessores do então presidente na elaboração do atentado.
Provavelmente,´nunca teremos acesso aos fatos tal como eles de fato ocorreram. Sempre caminharemos na tênue linha que separa a teoria conspiratória do delírio conspiratório que move a extrema direita estadunidense, correndo o risco de, ao fazer uma afirmação, cair para um lado ou outro.
De lá pra cá, ou melhor, do fim do governo Bush até agora, os EUA vivem um momento muito bem resumido pelo comediante Bill Maher:"Os Democratas deram um passo em direção à direita; os Republicanos deram vários em direção ao hospício". Em tempo: logo após o resultado da eleição para presidente, os republicanos contestaram o resultado alegando que Obama havia nascido no Quênia e depois "contrabandeado" para o Havaí, logo, não era cidadão estadunidense, portanto, inelegível devendo o cargo ser devolvido ao seu legítimo dono, o republicano John Mc Cain.
Cá pra nós, quem inventa um argumento nesse nível de maluquice, não é capaz de inventar qualquer coisa?

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

A Falta de Ciclovias

A morte de mais um ciclista no trânsito da cidade,vítima de um carro que presta serviço à prefeitura,simboliza o desdém do alcaide D. Costa com esse importante equipamento público.Na reforma da avenida Duque de Caxias,necas.Privilegiou o fluxo de carros e um paisagismo de gosto duvidoso, misto de decoração de arraial junino com visual de cemitério privado.
Na interminável reforma da Marquês de Herval,até agora,nem pista decente nem ciclofaixa;na Augusto Montenegro a obra da ciclovia arrasta-se aumentando o perigo, já que parte da ciclofaixa foi destruída,deixando os ciclistas expostos ao perigo.Sem contar o abandono da parte construída, pela administração anterior, de uma ciclovia na Pedro Álvares Cabral.
Talvez fosse o caso da Promotoria de Meio Ambiente cobrar da PMB que cumpra o seu dever de proteger as pessoas ao por em prática suas ações,afinal, está aí a ciclovia da Almirante Barroso para mostrar o quanto é importante à população de menor poder aquisitivo, a principal usuária da bicicleta,esse tipo de eqipamento.

Contra a privatização

O Governo do Estado anuncia que vai recorrer da decisão do juiz João Batista Lopes Nascimento, que indeferiu o pedido de liminar para impedir a privatização dos serviços de fornecimento de água e esgotamento sanitário em Belém. Segundo a Procuradoria Geral do Estado,"existe o perigo de dano irreparável,com a demora da decisão, uma vez que o prazo para firmar o contrato de gestão finaliza em dezembro de 2010".
E existe mesmo. Mais do que a costumeira lentidão da justiça, a pressa do prefeito em ver aprovado na Câmara Municipal de Belém o projeto que lá tramita, abrindo a particulares a possibilidade de exploração daqueles serviços, constitui-se em grave ameaça aos interesses da população belenense. Com efeito, se continuar prevalecendo o entendimento do juiz, de que não há"dano de difícil ou impossível reparação", o prefeito D. Costa terá o caminho aberto para essa malsinada venda, provavelmente com a COSANPA fora do páreo por estar brigando na justiça com a prefeitura, deixando o caminho livre à iniciativa privada, historicamente generosa no financiamento das campanhas de agentes públicos que lhes colocam nas mãos o patrimônio público.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Ana continua em vantagem

A governadora Ana Júlia está de posse de uma pesquisa de opinião pública. O resultado é ainda mais vantajoso do que a pesquisa encomenda pelo DEM. A governadora lidera em todos os cenários. E quem não levanta a cabeça é o barulhento Mário Couto. Fica lá no rabo da fila. Ana está bem no interior e na região metropolitana de Belém. A identificação do seu governo com a área social é fortíssima. E uma expressiva parcela do eleitorado tem a crença de que ela se reelege em 2010. E ao contrário da pesquisa do Ibope, o melhor candidato do PMDB não é Jader Barbalho.

Ainda a Copa de 2014

Tanto o colunista Carlos Ferreira quanto o coronel Antônio Carlos Nunes (FPF) demonstraram total alienação, em relação à cidade que vivem. O prolongamento da av. Independência, o anel viário no cruzamento das avenidas Pedro Álvares Cabral com Júlio César, por exemplo, são obras que constavam no caderno de encargos apresentado à FIFA, pelo governo do Pará. São obras que continuam a todo o vapor e desmentem a afirmação descabida de ambos, que o Pará cruzou os braços depois de preterido.

Querer que o Estado embarque na canoa furada de uma candidatura a hóspede de delegação que vai disputar vaga na chave de Manaus não passa de rematada tolice, principalmente nesse momento em que já não se tem mais certeza se as sedes já escolhidas estarão, de fato, habilitadas. Aí sim é pagar um "King Kong" desnecessário. O Pará fez a sua parte. Que a CBF faça a sua.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Entrevista Reveladora

Quem leu a entrevista do deputado Nilson Pinto,domingo passado,teve a certeza que a paz tucana é muito mais um desejo de áulicos do que um fato político consolidado.A certa altura o deputado,perguntado sobre o quadro eleitoral revelado pela pesquisa encomendada pelo DEM,avalia não ser o quadro demonstrado pela referida pesquisa consistente,pois falta nele o nome de Almir Gabriel.


Lembremos que,há poucos meses,Almir apareceu ao lado do senador Mário Couto declarando a este seu apoio para o governo do estado.Depois,foi amplamente noticiada a paz selada entre Jatene e Couto e que o PSDB marcharia unido com quem fosse o escolhido-Couto ou Jatene.


A entrevista de Nilson mostra que novos lances ainda serão feitos nesse jogo,por sinal,ainda muito longe do seu final.E o primeiro é essa mudança de porta-voz processada por Almir.Aliás mudança é a palavra mais usada atualmente pelo ex-inesquecível:trocou de domicílio,vai trocar de esposa segundo os jornais anunciam e agora a troca do interlocutor privilegiado,provavelmente porque o senador tucano ultimamente não tem respeitado o que está escrito,renegando o passado.A nós,simples mortais,só resta aguardar o próximo capítulo dessa hilária novela.

Copa 2014

Segundo o colunista de O Liberal,Carlos Ferreira,"são frequentes na grande mídia as notícias sobre preocupações da FIFA com Manaus,Natal,Cuiabá e Recife por não estarem cumprindo prazos e outros compromissos como sedes da Copa de 2014".E agora?Como ficam aqueles que exaltaram,muitos até de forma politiqueira, o governador do Amazonas como um grande empreendedor capaz de levar o vizinho estado a um estágio de desenvolvimento fantástico,graças aos investimentos pra lá carreados por conta da Copa do Mundo.
Agora se vê que nesse jogo pré-Copa não existe passe de mágica,mas ações planejadas e planejamento estratégico capazes de habilitar,de fato,uma sede para um evento desse porte.
Quando o Governo do Estado apresentou seu projeto e este foi considerado um dos três melhores, dentre os dezoito apresentados,houve críticas e até escárnio já que não adiantava termos um bom projeto se acabamos perdendo.
No entanto, uma coisa é notória para quem passa no entorno do Mangueirão:todas as obras inseridas no projeto paraense estão a pleno vapor,o que demonstra a seriedade e o compromisso do Governo do Estado com o compromisso assumido.
Perdemos,infelizmente,a chance de sediar uma copa do mundo,para geraçoes como a minha a última e única seguramente.Mas ficou a certeza de que éramos mais capazes do muitos dos ungidos à condição de sede e esse orgulho não podem nos tirar.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Os Trapalhões

Em artigo publicado ontem, no jornal britânico The Observer,FHC sentenciou que a forma hard de combate ao narcotráfico está falida. Defendeu, ainda, a descriminalização do consumo da maconha como procedimento avançado no trato desse delicado tema.
Fico pensando na reação de Mário Couto e Flexa Ribeiro, ao tomarem ciência da posição civilizada do presidente de honra do partido deles, logo eles, que desancaram o ministro Minc por defender posição semelhante. Por sinal, a postura atrapalhada de ambos è, no mínimo,contraditória na medida em que foi expressa na ocasião em que defendiam fazendeiros pegos em flagrante delito.
Lamentavelmente, são esse reacionários e falsos moralistas que compõe dois terços de nossa representação no Senado Federal, para quem grilar terra, desmatar criminosamente, despejar gado em reservas indígenas não é nada demais afinal, durante doze anos essas práticas eram corriqueiras e quem ousou impedir isso pagou com a vida. Lamentável!

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Raimundo Pinto

O blog abre espaço para derramar uma lágrima pelo Raimundo José Pinto, jornalista dos melhores dessas bandas,da mais fina flor dos Pinto,competente,corajoso e sério.Desnecessário dizer que vai fazer falta, nesses tempos de jornalismo RCA Vitor,aquele que ecoa a voz do dono.Uma grande perda.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Mário Couto e Jatene combinam bater em Ana e isolar Gabriel

Pode ser que no dia 7 de setembro os tucanos Mário Couto e Simão Jatene anunciem que se entenderam e que marcharão juntinhos, que nem gêmeos siameses, rumo a 2010. Fazem isso para isolar, definitivamente, Almir Gabriel, que, segundos ouvintes privilegiados dos dois, já teria passado do tempo e não pode querer continuar dando as cartas.
Pode ser. Mas há uma razão bem mais objetiva: os números de pesquisa exclusiva que mostram a governadora Ana Júlia bem mais forte que os dois juntos. Jatene teria confidenciado a amigos próximos que se surpreendeu com a grande aceitação a Ana Júlia no interior, que ele percorreu nos últimos dois meses.
A estratégia traçada pelos tucanos dá a Couto a missão de bater na governadora, usando a privilegiada tribuna do Senado, incluindo discursos machistas e agressivos à moral da mulher; a Flexa Ribeiro caberia o papel de convencer os editores de O Liberal a dar espaço às diatribes do colega senador e a Jatene restaria o papel de anjo. Ele continuaria viajando, conversando com prefeitos, tentando seduzir lideranças e posando de bom moço.
Julgam que com essa tática, atingem a governadora e tornam desnecessária qualquer participação do ex-governador Almir Gabriel.
Será que Almir vai ficar só olhando tudo isso, calado e sentado em sua espreguiçadeira, lá em Bertioga?

Vic, o filho de ACM

Quem olha a Bahia pelos olhos da propaganda que a Propeg, a super poderosa agência de publicidade mantida pelos seguidos governos da direita naquele estado, costuma enaltecer o amor do ex-governador Antônio Carlos Magalhães pelo seu estado e pelo seu povo. A Bahia de ACM tinha um carnaval lindo de morrer, o Pelourinho restaurado e... mais o quê?
A Bahia ainda detém um dos maiores índices de analfabetismo do país, os indicadores sociais são deploráveis, para um estado vendido como maravilhoso pelos carlistas, como eram chamados os seguidores, especialmente os estafetas, de ACM. A herança social do carlismo é coisa de madrasta má, de 16 anos de um poder baseado na força, na ameaça e no uso da Justiça contra os adversários.
Acostumado a governar com um chicote na mão e um monte de dinheiro na outra, conforme histórica matéria escrita por Jânio de Freitas, na Folha de São Paulo, ACM fez da Bahia um feudo. Usava de tudo para manter-se no poder, e até mandava prender e arrebentar. Controlava delegados e juízes, determinando a lei a partir de seus interesses. Disse certa vez, repetindo alguém, que aos amigos tudo, aos inimigos a lei. A lei dele, ou, como dizem em Salvador, de “lá ele”.

Vic, o filho de ACM, parte II

ACM tratava jornalistas e adversários na base da porrada. Quando era ministro partiu para cima de um repórter de TV, mais tarde mandou grampear o namorado de uma ex-amante e aí colocou na panela do grampo os adversários, juízes, advogados... Era um fraudador. E como fraudador teve que renunciar a um mandato de senador.
ACM brigava com jornalistas e adversários processando-os a rodo, contando com uma rede de juízes que sucumbiam ao seu tacão tirano por medo ou por privilégios moralmente questionáveis. Quando era contrariado, ACM enviava faxes virulentos nos quais a mãe do adversário era agraciada com adjetivos e impropérios com as mais imorais ofensivas situações e conceitos. Isso quando o cidadão e sua família não eram perseguidos ou humilhados publicamente.
Não é necessário e nem interessante comentar as tensas relações com a sua própria família, envolvendo até acusações, jamais provadas, embora, de crimes de morte.

Vic, o filho de ACM, parte III

Para saber como era a Bahia de ACM é preciso viajar. Não para o seu paradisíaco litoral, mas para os sertões, para a caatinga, para ao semi-árido. Vai ver o abandono histórico, agora combatido e modificado pelo governo petista de Jaques Wagner. Cada obra e ação social do governo Wagner serve para mostrar o que havia antes, ou melhor, o que não havia antes.
ACM era amigo de Roberto Marinho. Tinham um conluio que incluía Sarney. Compartilhavam segredos e artimanhas. ACM é dono de seis emissoras de TV afiliadas à Rede Globo e de duas FMs também globais. Usava essa relação para encobrir desgraças. Em 2007 descobriu-se que o governo de Paulo Souto e ACM mascarava os números da violência na Bahia. Divulgavam índices “aceitáveis” e contavam com a cumplicidade da Globo, de uma significativa parte da grande mídia, hoje conhecida como PIG, e, claro, da sua rede de comunicação.
Se deu certo então, ajudando na “boa imagem” do carlismo e da Bahia segura e desenvolvimentista, apesar de um PIB per capita miserável, ainda influencia hoje, já que, ao dar transparência aos números e divulgar os índices da violência sem máscaras e falsidades, Jaques Wagner paga um preço alto, refletido nos índices da avaliação popular do seu governo.

Vic, o filho de ACM, parte final

Pois aquele ACM, do chicote, dos grampos, do analfabetismo, da violência contra jornalistas, da perseguição judicial aos adversários, do uso manipulador da mídia (especialmente por meio da Rede Globo), o ACM da mentira desavergonhada, que morreu duas vezes, uma ao perder o poder para Jaques Wagner em 2006 e outra ao falecer fisicamente, aquele ACM era um pai para Vic. Vic era como um filho para ele, principalmente depois da morte de Luís. Um orgulho de Vic, o que dá uma idéia do que passa naquela cabecinha de apresentador de telejornal.
-------------

Blogueiros

O blogueiro e o anônimo
O saudoso Juvêncio Arruda confidenciava a amigos que recebia em sua caixa postal alguns comentários raivosos e agressivos contra si, postados anonimamente, mas que ele sabia quem era o remetente. Dizia o blogueiro que estava pensando em declinar o nome do desafeto. Um desafeto novo, já que, pouco tempo atrás era um fã ardoroso seu.
Uma perda muito sentida, Juca querido e honesto não está mais aqui. Digno sempre, no entanto, não acusou publicamente ninguém como o autor das aleivosias que lhe chegavam como comentários anônimos no blog. Que figura aquele blogueiro, foi-se decente como decente era em vida. Uma perda grande para o Pará e para o mundo da inteligência , sem dúvida.
Ah, e como são covardes alguns anônimos. E como sua covardia às vezes os denuncia.

Lamentando e reclamando
O deputado federal e principal liderança local do DEM, Vic Pires Franco é agora um blogueiro. Blogueiro e vigilante. Está atento aos blogs e blogueiros que, diz, querem ocupar o lugar do Quinta Emenda, o blog de maior sucesso do Norte do Brasil e um dos mais respeitados da blogosfera.
Vic, no seu estilo “bato porque também gosto”, critica os colegas de atividade blogueira que se arvoram em ocupar a vaga de Juvêncio na preferência e no respeito do internauta. Nessa linha ele já andou baixando o nível e criticando até o peso de um jornalista-blogueiro que, diga-se de passagem, faz um excelente blog.
Dono de um partido e de uma vaidade do tamanho da sua cabeça o ex-apresentador de telejornal dá sinais de que, se puder, vai ser o dono da blogosfera, também. E tome-lhe foto de Valéria e notas dos jantares na casa da sogra.

Apagou por quê?
Já que estamos falando de Vic Pires Franco, uma pergunta surge: por que Vic apagou as dezenas de postagens que fez em seu twitter brincando com o sumiço de Juvêncio Arruda, perguntando, por exemplo, se o Samu já tinha ido no apartamento do falecido e respeitado jornalista, publicitário e blogueiro de credibilidade, comparando o sumiço de Juvêncio à morte de Michael Jackson ou, ainda, perguntando se o médico de Juvêncio era o mesmo de Michael Jackson, etc. etc.
No seu twitter, que ele chama de blog, Vic chegou a dizer que Juvêncio havia morrido (vários dias antes do falecimento do publicitário) e que haviam esquecido de enterrar. Uma brincadeira sem graça e desrespeitosa, agourenta, que

Um dia sem O Liberal

É o prazer que pode ser dado aos leitores, caso os servidores das ORM paralisem suas atividades por 24h, em repúdio à proposta (indecente) de jornada de trabalho de doze dias seguidos trabalhados, por dois de descanso.
Vejam só como os Maioranas são: enquanto o país discute a redudução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, eles estão propondo jornada de 88 horas semanais. É a instituição do trabalho escravo no jornalismo. Como eles mesmos dizem: is the end of the picade.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O Pará e o pré-sal

O governo enviou ao Congresso Nacional a proposta de marco regulatório para a exploração de petróleo e gás no chamado pré-sal,que contém jazidas gigantescas de petróleo e gás,situadas entre cinco e sete mil metros abaixo do nível do mar,sob uma camada de sal que,em certas áreas,atinge mais de dois mil metros de espessura.
O projeto de lei cria um fundo que destina recursos oriundos da comercialização dos produtos do pré-sal à educação,cultura,meio ambiente,combate à pobreza e investimento maciço em ciência,tecnologia e inovação;determina,ainda,que o Brasil não será um mero exportador de óleo cru,mas,ao contrário,agregará valor ao petróleo e exportará gasolina,óleo diesel e produtos petroquímicos,gerando empregos cá no Brasil.
Além de pedir urgência na tramitação da proposta,o governo pretende mudar o regime de exploração vigente,determinado pela Lei 9478/97,aquela que acabou com o monopólio da Petrobrás na exploração do petróleo,regime que só se justifica em áreas de alto risco,o que não é o caso do pré-sal.
Lula propõe a adoção do modelo de partilha,que prevalece em todo o mundo para áreas de baixo risco(caso do pré-sal)que mantém a União propietária do gás e petróleo,pagando à companhia contratada apenas pelo trabalho realizado.
Infelizmente,a direita brasileira contrária aos interesses gerais da nação posiciona-se contra a urgência por não querer ver esse marco regulatório aprovado de acordo com Lula.Preferem jogar o ano que vem,na vã esperança de ver o candidato tucano à Presidência da República com reais chances de vitória e assim manter incólume a lei dos tempos de FHC,que privilegia interesses estrangeiros,em prejuizo dos nacionais.
Nesse sentido,este blog conclama os paraenses a cobrar uma posição dos nossos parlamentares.Para que declarem de que lado estão:se dos interesses da população em geral,ou ao lado daqueles que só pensam em vender nosso país.

Quero Ser Maiorana

Depois daquela matéria bizarra do Diário do Pará(31/08),misturando a entrega de leitos no Hospital Divina Providência pela governadora Ana Júlia, em parceria com a entidade mantenedora daquele hospital,com a internação de uma paciente com suspeita de gripe suína.Tudo ilustrado com uma foto da governadora enxugando o rosto,porém de um ângulo que sugere estar S.Exa.assoando o nariz ,o mesmo DP resolveu ignorar a presença de Ana Júlia na cerimônia de reabertura da catedral de Belém,embora a obra de restauro tenha sido custeada com recursos do governo do estado.
Por muito menos,e bota menos nisso,a deputada Elcione Barbalho foi fotografada pelo jornal na solenidade do pré-sal,com direito a declaração e tudo, declaração essa obviamente só publicada no próprio jornal da patroa, dada sua desimportância no contexto nacional.
De qualquer maneira,o que se percebe nesses jornais que se pretendem de grande circulação é que eles, lamentavelmente,insistem em ser pautados por uma insólita ação entre amigos(e parentes),tentando vender à população o inútil como essencial.O resultado é a perda constante e ininterrupta de leitores, crescentemente enfadados com conteúdos tão inúteis.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Os aliados de Charles Alcântara

Simone Morgado, deputada estadual do PMDB, e Gervásio Morgado, vereador da Câmara Municipal de Belém, da base de apoio ao prefeito Duciomar Costa, são duas figuras constantes nas assembléias e reuniões do Sindtaf. Eles não são mais fiscais, não podem assinar auto de infração, mas estão apoiando o presidente da entidade, o Charles Alcântara, nessa escalada política contra o governo do estado. Na Rádio Clube e na TV RBA, Charles tem espaço exclusivo para falar de intransigência do governo na negociação salarial. O que os veículos da família Barbalho tratam com parcialidade o noticiário sobre a greve e não dizem que foi o presidente do Sindtaf que abandonou a mesa de negociação por conta de seus projetos políticos. O jornal Diário do Pará não publicou uma só nota a respeito da decisão judicial que considerou a greve abusiva e determinou multa contra o sindicato em R$ 50 mil e depois em R$ 100, por cada dia parado. Mais do que abusiva. é um greve política. Charles sabe que o estado não pode pagar salário aos seus servidores superiores aos vencimentos do Presidente da República. Mas na proposta do Sindtaf, os efeitos cascata, alguns salários chegam até a R$ 29 mil. O ressentido Charles aposta no desgaste do governo quer arrastar os fiscais (que representam apenas um terço dos funcionários da Sefa)para o suicídio sindical.