Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Ibope, Globo, Folha: a metodologia do golpismo

"A entrevista concedida pelo presidente do Ibope Carlos Augusto Montenegro à revista Veja bate de frente com o rochedo da verdade, lançando uma nuvem de suspeita sobre os rigores científicos de futuras pesquisas, seus modelos matemáticos e estatísticos".Leia o artigo completo de Gilson Caroni Filho no site da Agência Carta Maior: www.cartamaior.com.br

Deu no Estadao

A Paz Tucana

Por nostalgia financeira,talvez,O Liberal tem aos domingos dispensado nacos consideráveis do seu espaço às articulações tucanas para 2010.No dia30-08,foi celebrado o entendimento entre Jatene e Couto como passo importante para a escolha do candidato ao governo do estado.Com indisfarçável otimismo,chegava-se afirmar que: "...,para um partido de oposição,quanto antes apresentar candidatura,melhor".Em tempo, a decisão ficará para setembro,ou seja,já quase no final do prazo para troca de partido,o que pode ser entendido como tentativa de impedir que Jatene,caso preterido,migre para o PMDB de Jáder.
Infelizmente,como a dita matéria é mais louvativa do que informativa,problematizações são omitidas,tais como:O que Almir acha disso?Como serão as negociações com o PP,agora na base do governo Ana Júlia?Jáder intermediará essas negociações?E a relação com o próprio Jáder?O imbroglio da presidência do PSDB já está resolvido?
Certamente,sem respostas a perguntas dessa natureza, o leitor conclui que a paz tucana é igual à dos pãntanos:silenciosa.Jamais límpida.

sábado, 29 de agosto de 2009

Jáder não é candidato

Só quem acreditava que as lutas do Ted Boy Marino,do Búfalo e Tourinho eram pra valer é que acreditam em candidatura do Jáder ao governo do estado.Quem o conhece sabe que ele está vendendo dificuldades pra comprar facilidades.
Explicomelhor:algumas colunas de jornais de circulação nacional informaram que Lula ia começar as articulações políticas regionais com o PMDB para consolidar a aliança nacional com este partido.E ia começar pela Bahia e pelo Pará.Logo,o que Jáder está fazendo é valorizar a sua "mercadoria"até conseguir o máximo possível nessa negociação,vale dizer:ter assegurados alguns benefícios para sua campanha ao Senado Federal.È anotar

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Ana Júlia é líder em todos os cenários

A pesquisa do Ibope, que o Blog do Vic divulgou, é extremamente vantajosa para o PT. A governadora Ana Júlia Carepa aparece na frente em todos os cenários, apesar do bombardeio contra o seu governo, tanto da mídia convencional como dos blogs em particular. No pior cenário, Ana Júlia aparece num empate técnico com Jader Barbalho, que além de todos os cargos que já ocupou (veja nota abaixo sobre o Senado) sua família é dona de um grupo de comunicação, e portanto, só publica notícias positivas sobre o atual deputado federal e líder nacional do PMDB. Portanto, se a tão alardeada pesquisa, que durante meses foi comentada nos bastidores políticos, como a grande coroação de Jader, na realidade não passa de um instrumento para a tentativa de uma nova composição de forças, com o propósito de isolar o PT e atrair Jader e o PMDB para o lado do PSDB e do DEM. Como se vê, a pesquisa não revela nenhuma nova tendência. Jader se mantém como forte liderança para um segmento do eleitorado. E a outra grande liderança (talvez maior) é a do PT e da governadora Ana Júlia. O que a mídia e os analistas dos blogs fazem questão de omitir é que o bloco liderado pelo PT não cai, mesmo enfrentando um feroz ataque nos parlamentos, nas rádios do interior e, sobretudo da mídia na Região Metropolitana de Belém. Ataque não somente da oposição, mas também dos aliados como o PMDB. Imaginem o resultado da pesquisa se aliado fosse, de fato, aliado. E se a mídia fizesse jornalismo e não campanha contra o governo.

PT tem nome forte para o Senado

O Vic Pires Franco fez marketing do seu novo blog com uma pesquisa que teria sido feita pelo Ibope. E foi divulgando aos poucos. Primeiro para o Senado, onde Jader aparece bem, o que não é novidade para quem já foi duas vezes governador, senador, ministro, é deputado federal e dono de um grupo de comunicação. A Valéria, mulher de Vic, também aparece bem. O que a rigor não é novidade para quem foi apresentadora de televisão, vice-governadora e ainda carrega o resíduo de uma campanha recente para prefeitura de Belém. A novidade é o deputado Paulo Rocha, que aparece muito bem e nunca ocupou e disputou cargo majoritário. Evidentemente que o Diário do Pará repercutiu a pesquisa e deu destaque para o patrão, Jader Barbalho, além, claro, da mulher do Vic e nova aliada de Jader, a Valéria Pires Franco. Portanto, se ainda é muito cedo para uma avaliação do quadro eleitoral para 2010, uma coisa é certa, mesmo com muitas dúvidas sobre a metodologia da pesquisa apresentada, há uma tendência forte que a mídia e, particularmente os blogs, não querem reconhecer: o PT tem um nome forte para o Senado, que é o Paulo Rocha.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Água Para Todos

Se a nota do RD é correta,e não há motivos para dúvidas até aqui,Duciomar corre o risco de contar apenas com Raul Meirelles, Walter Arbage, Glória Albuquerque e familiares, na luta para privatizar o serviço de abastecimento de água em Belém.
Do outro lado, uma Frente contra a Privatização com mais de uma centena de entidades da sociedade civil, além de parlamentares de quase todos os partidos contra a malsinada idéia. Descortinam-se, assim, duas consequências alvissareiras para o usuário: O aborto de um assalto ao bolso na mesma intensidade do causado pela privatização da Celpa e evita-se o financiamento, à revelia, de uma eventual canndidatura majoritária, no próximo pleito.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Deu no Conversa Afiada

O UOL não faria uma enquete para dizer que o PT é sério.
Mas, fez. E teve de escondê-la.
Colocou na página interna e o resultado é esse aqui (às 17h33):
PT – 35,53%
PSDB – 23,11%
PMDB – 11,94%
Nenhum – 11,04%
PSB – 5,39%
PSOL – 3,84%
DEM – 2,88%
PV – 2,54%
(total de votantes: 20.933, às 17h33)

Cartão Verde

A governadora Ana Júlia Carepa finalmente foi elogiada pelo Valdo Souza, no programa Balanço Geral, da TV Record. Ele deu cartão verde para a governadora, que reuniu com representantes de supermercados nacionais e internacionais, em São Paulo, para defender a economia paraense, e particularmente a solução construida e liderada por ela para acabar com o boicote à carne do Pará. A governadora também falou pela primeira vez à Rádio Liberal CBN, sobre o mesmo tema. Amanhã, quarta-feira, a governadora vai liderar uma caravana de prefeitos, empresários e jornalistas, no Rio de Janeiro. Todos vão conhecer a siderúrgica da Vale em parceria com a alemã Thyssenkrupp CSA, que está sendo construida em Santa Cruz. Embora um pouco menor, a siderúrgica de Marabá terá o mesmo padrão da carioca e servirá para que todos tenham uma noção do tamanho físico do empreendimento que o Pará vai ganhar, a partir de 2013.O início da construção começa no próximo ano. O total previsto de investimento é de US$ 5 bilhões. Isso é que é pensar no futuro. Isso é que é romper com a tradição do eterno fornecedor de matéria prima bruta. Graças a governadora, teremos laminados de aço e toda a cadeia da siderurgia em torno de Marabá.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Empresários aplaudem Ana Júlia

A governadora Ana Júlia Carepa foi aplaudida e bastante cumprimentada pelos maiores dirigentes de supermercados, na tarde desta segunda-feira, dia 24, em São Paulo. Ela fez palestra sobre a solução sustentável para o embargo da carne do Pará, defendido pelo Minsitério Público Federal. A governadora mostrou que hoje o Pará tem instrumentos que servem de modelo para outros estados brasileiros. E que o governo estadual foi capaz de transformar um obstáculo, numa solução duradoura, conseguindo trazer produtores, a indústria frigorífica e os fiscais da lei para um acordo saudável à economia do estado. O jornalista Paulo Henrique Amorim teve uma longa conversa com a governadora e postou em seu blog trechos sobre o tema da reunião na Associação Brasileira de Supermercados e também sobre a siderúrgica da Vale em Marabá. É só conferir no link do Conversa Afiada, aqui ao lado.

sábado, 22 de agosto de 2009

Lamentável

A renúncia de Itararé, do senador Mercadante, provocou uma indisfarçável decepção aos poucos oposicionistas presentes à sessão do Senado, prontos a prestar a velha solidariedade de crocodilo ao líder petista e entoar a lenga-lenga da crise no PT e o esfacelamento de sua bancada.

Mercadante, ao contrário, reafirmou sua trajetória histórica ao lado do presidente Lula e atendeu ao apelo deste para continuar líder, dando sua contribuição na consolidação de um projeto que está construindo um Brasil mais próspero e justo. Ao senador Pedro Simon, que é ético em Brasília, mas no Rio Grande do Sul defende a quadrilha da Yeda Crusius em troca de alguns cargos, restou o elogio do cinismo, mais uma vez, querendo fazer crer que os malfeitos de José Sarney são diferentes dos mal feitos de Arthur Virgílio. Lamentável!

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Camaleão

Esse João Salame é um artista. De circo. Criou um jornal em Marabá e começou apertar os prefeitos por anúncio. Quem não dava, levava bordoada. E assim ele foi crescendo. Virou deputado e desde os governos tucanos que ele faz parte da chamada bancada governista na Assembléia Legislativa. Agora mesmo, por conveniência, se declara da base do Governo Ana Júlia. Mas anda com o Mário Couto para cima e para baixo, senta o mnalho no governo estadual no Sul do Pará ao mesmo tempo distribui afagos ao outro tucano pré-candidato ao governo do estado, o Simão Jatene.

Biondi

Este blog, entre outras propostas para debate, dispõe-se a puxar pela memória dos que nos honram com sua atenção, por isso, nesses turvos tempos de atos secretos, reproduzimos a indignação do saudoso e admirável jornalista Aloysio Biondi, em artigo publicado no jornal Folha de São Paulo, em 22 de maio de 1999, sob o título “Escândalos e a volta da encenação”.

Neste artigo, Biondi denunciava que o governo FHC, preocupado com o péssimo desempenho da BOVESPA, resolveu agredir a legislação e obrigar os fundos de pensão a comprar até 60% de ações negociadas na Bolsa, lembrando que a referida legislação determinava que o limite dessa compra era de até 50%, já que fundos de pensão devem, primordialmente, garantir a aposentadoria de seus associados, por isso precisam aplicar direito o dinheiro arrecadado.

E qual foi o ardil usado para burlar a lei?
Fala Biondi: “O monstruoso poder que o governo FHC se conferiu, de forma totalmente autoritária” está na raiz dessa manobra. “Por uma simples resolução dele próprio, em 1994, o Conselho Monetário Nacional se deu o direito de mudar toda e qualquer lei, CMN composto apenas pelo Ministro da Fazenda (FHC), Ministro do Planejamento e presidente do Banco Central”.

Além de revogar uma lei através de uma resolução, esse monstrengo governamental não foi publicado no Diário Oficial da União, ou seja, um ato secreto tal e qual esses que hoje causam tanta indignação pelo prejuízo dado ao erário, mas que nem se comparam em delinqüência a este de FHC.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Globonews

A Globonews acaba de anunciar a troca da senadora Marina Silva do PT pelo PV. A primeira conseqüência disso é a eleição presidencial de 2010 perder o caráter plebiscitário como queria o presidente Lula, com apenas Dilma Roussef e José Serra (ou Aécio) na disputa. Assim, Ciro Gomes fica, também, liberado para concorrer à presidência da República, como é seu desejo.

Aqui no Estado, a candidatura de Marina justifica a formação do novo bloco da Assembléia Legislativa, formado ontem (18/8) por PSB, PDT, PV e PPS, embora isto não garanta o mesmo palanque aos quatro partidos, principalmente se Marina e Ciro disputarem o mesmo posto.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Desempenho do Papão

Qualquer observação ou crítica que se possa fazer ao desempenho pífio do Paissandu na série C passa necessariamente pelo cotidiano vivido pelo clube, suas vicissitudes, mazelas, tudo o mais e a isto o torcedor não tem acesso, logo, não entende o porquê de tanta instabilidade e mediocridade.

Penso que um time que faz partidas taticamente perfeitas, como as que o Papão fez contra o São Raimundo duas vezes – 6x1 e 3x0 – está apto a enfrentar qualquer time da série C, principalmente os que enfrentou, com a real possibilidade de vence-los aqui e acolá.

Só que, depois, o sr. Edson Gaúcho achou-se o Midas do nosso futebol, fazendo as mais estapafúrdias experiências a ponto de não se saber mais quem era titular ou não no ataque, meio campo e, principalmente, lateral-direita.

O resultado desse “toque” não foi propriamente ouro, mas algo , mal cheiroso e visceral. Deu no que deu. Paciência!

Troca de farpas

Após a matéria publicada no domingo, 16/08, por O Liberal, sob o título “TV de Jáder é caso de justiça”; e o “troco” dado pelo Diário do Pará, no dia de hoje 18/08, em notas na Coluna Repórter Diário intituladas “Memória” e “Chefão”, em que três integrantes da família Maiorana são alcunhados de “Maiotralhas”, é provável que essa guerra assuma proporções violentas com golpes baixos de parte a parte, embora outras vezes tenhamos trovoadas semelhantes, mas, na hora da chuva, veio apenas uma fina garoa.

De todo modo, o que se espera que essa disputa nada edificante traga de positivo é o restabelecimento da liberdade de expressão, cassada ao jornalista Lúcio Flávio Pinto e mantida camuflada por envolver interesses de pessoas influentes, provavelmente. É tênue, por certo, a possibilidade de ligação entre os dois casos, porém, se a sociedade der aos casos a importância que ambos têm, é provável que a justiça paraense trate-os de forma transparente.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Cosanpa

Durante a campanha eleitoral de 2006, surgiu a notícia de acerto entre Almir Gabriel e Geraldo Alckmin para vender a COSANPA à SABESP. Ambos defensores do Estado mínimo e privatizadores contumazes, por certo iam dar à COSANPA o mesmo destino que Almir deu à CELPA.

Agora, notícia semelhante aparece na imprensa local, dando conta que a PMB pode vender o SAAEB para a mesma SABESP. Ou seja quanto mais Duciomar Costa anuncia uma provável aliança com o Governo do Estado, mais adota os paradigmas tucanos de administração pública. A propósito, quem leu a entrevista do secretário municipal de urbanismo, aquele que quer a população tocando fogo na casa de Dudu, percebe a campanha difamatória que a administração municipal, em parceria com “O Conservador”, move contra a COSANPA, obviamente para justificar a sua (má) intenção de vender a concessão da água e esgoto de Belém.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Tapiocouto

Ao que tudo indica, já foram melhores as relações entre Almir Gabriel e o senador Tapiocouto, ou, então, se não estão em rota de colisão política, trilham rotas pessoais diametralmente opostas. Enquanto o desvairado senador casou-se recentemente em cerimônia pomposa e concorrida, o ex-inesquecível entrou para a seita daqueles que acham que “casamento é como submarino, às vezes até flutua, mas foi feito mesmo para afundar”.

Enquanto o senador exibia toda a sua grossura, na tribuna, contra a governadora por ela ter ido ao bar Sil Vous Plait, Almir ia ao mesmo espaço comemorar sua, condição de neo-solteiro. Para a próxima semana, espera-se um pronunciamento do senador-contraventor a respeito das preferências comuns entre a governadora e o ex-governador.

Cueca amarela

A afirmação do secretário municipal Sergio Pimentel, em audiência pública na Câmara Municipal de Belém, "Duciomar Costa fez mais por Belém do que Antonio Lemos", pode ser entendida como uma sutil sugestão.
Antonio Lemos, como se sabe, teve sua casa incendiada por populares e fugiu daqui só de pijamas, esta uma peça já em desuso no vestuário masculino, daí sugerir-se a Dudu trajar uma "samba-canção" amarela na fulga.

Globo x Record

Se a temperatura continuar subindo nessa briga entre globo e record, corre o risco dos imbróglios do senado serem considerados pela opnião pública como traquinagens de meninos peraltas.
Verdadeiros impérios de comunicação, construídos às custas de relações promíscuas com o poder ou financiados a partir da exploração da boa fé da população mais humilde, são capazes de ditar moda e modelar comportamentos, dada sua incomensurável influência.
Como diz o jornalista José Arbx Jr, no prefácio do livro "Padrões de manipulação na grade imprensa.", essa mídia "Constrói consensos, educa percepções, produz "Realidades" parciais apresentadas como a totalidade do mundo, mente, distorce os fatos, falsifica-atua enfim, como um "Partido" que, proclamando-se porta-voz e espelho dos "Interesses gerais" da sociedade civil, defende os interesses específicos de seus proprietários privados.
É em momentos de grandes revelações como este que o governo deveria realizar um grande debate nacional a respeito dessas concessões públicas e a forma como são utilizadas.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

ARAPUCA

A Senadora Marina Silva pode estar sendo vítima de uma arapuca eleitoral, sem precedentes. Setores da mídia tucana, entre eles o serviçal de Zuleido Veras, Cláudio Humberto, especulam que ela pode vir a ser vice na chapa do tucano José Serra.

Como o trêfego Gabeira já sinalizou que sua candidatura ao governo do Rio pode (pode?) ter dois palanques presidenciais. Marina e Serra. O mais certo é que só haja um: depois de filiada ao PV, Marina tem sua candidatura esvaziada pelo seu novo partido através de pesquisas encomendadas comprovando sua inviabilidade, restando-lhe a alternativa da vice. Abre o olho Marina!

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Acusou o golpe

O senador Mário Couto acusou o golpe. Ameaçou com processo o deputado Carlos Bordalo. Só porque o deputado petista classificou de vômito o discurso do homem do Arco Iris. Ou seja, pimenta no olho do outro é refresco. Quem mexe em vespeiro, não pode esperar outra coisa. E o pior é que o fraudador de tapioca não teve apoio de nenhum deputado tucano na Assembléia Legislativa. E no Senado, ganhou um aparte do senador tucano Flexa Ribeiro, suplente de Duciomar. Aliás, Flexa, que não teve um voto do eleitor paraense, foi brindado com uma interessante matéria no jornal Correio Braziliense, no último domingo, dia 2/8.

Mais do mesmo

Mais do mesmo: o “orfão”, na mesma data, mas no caderno Polícia, à página 2, traz o seguinte título: “Município mais violento do Pará ganha quatro motos e três policiais”.

Lá pelo meio da matéria é informado que, “segundo as autoridades”, quer dizer, o jornal não se responsabiliza por ela (a informação) em fevereiro a cidade de São Miguel do Guamá já havia recebido uma picape L.200 e uma Parati. Fica-se sabendo, também, que entre os três policiais está mais um escrivão já que a cidade só contava com um.

Dado o ceticismo do jornal, não é esclarecido quantas viaturas e policiais atuam naquele Município e ao leitor só é dado o direito a uma conclusão: trata-se de matéria chacriniana (no mau sentido) feita para confundir, jamais para esclarecer.

Emprego cresceu

Título de matéria publicada em O Liberal, Caderno Poder, 12/08/2009, 8ª página : “Emprego cresceu 6,82% na Região Norte em 2008”.

Lá no meio da matéria está dito: “O Pará se destacou na geração de empregos com 49.603 pontos de trabalho, enquanto o Amazonas gerou 27.498...” ou seja, o Pará gerou quase o dobro de postos de trabalho gerados pelo vizinho embora, na página dois, o articulista (?) ex-jaderista e atual tucano Nicias Ribeiro vitupere asininamente “ O Pará que se lixe”.

Ah! Como a perda de R$ 22 milhões mensais influencia no humor de veículos de comunicação, suas prioridades e suas análises.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Nome aos bicudos

O novo alvo dos tucanos paraenses é o Hospital Ophir Loyola. Todo dia a tucanada tenta criar um fato para desgastar o diretor da instituição, o competente Paulo Soares. Mas está na hora de começar a dar nome aos bicudos. Quem está por trás disso tudo é o genro da Ana Klautau, presidente da Avao. Ele foi diretor do hospital e não se conforma com as medidas moralizadoras da atual administração. Muita gente que perdeu privilégios está agindo na moita. Mas os nomes e as falcatruas vão aparecer para o público. Internamente os amarelões já estão desmoralizados. O simulador passou cinco anos no depósito e ninguém falou nada. Eles passaram dez anos sem fazer investimentos no hospital e a mídia muda, conivente. Em São Paulo o tempo de espera de um paciente é de 90 dias. No HOL é de 60 mas a mídia fica quieta. Lá é terra do Serra e tem muitos hospitais para tratar os portadores de câncer. Aqui só tem o Ophir Loyola. Mas disso a mídia não trata.

Revoada de Tucanos

A agenda política de Simão Jatene saiu do Repórter 70 (O Liberal), para o Repórter Diário (DP), como se pode verificar no dia de hoje (11/08).

Pode não significar nada, a nota do RD sobre o mapeamento que Simão fez no mês de julho em “16 municípios pólos regionais”, com promessa de intensificação dessas visitas até dezembro.

Mas, pode significar que as conversas entre o ex-governador tucano e Jáder Barbalho amadurecem e, até outubro, podem culminar com uma grande revoada de tucanos de alta plumagem do ninho para o reduto peemedebista. Quem viver verá. Ou não!

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Uma nota publicada discretamente em um jornal local, quase como um lamento, informou o fim do Conselho de Desenvolvimento Econômico da Associação Comercial do Pará. A justificativa é que o governo do Estado criou o seu próprio conselho.
Isto quer dizer que era o conselho da ACP que elaborava e supervisionava as políticas públicas de governos anteriores? E os outros segmentos sociais?
É claro que a Associação Comercial é composta por pessoas sérias e competentes, significando um segmento essencial na economia paraense. Porém, não é o único e essa delegação excessiva de responsabilidade pelo governo a ela denota uma postura autocrata, além de debitar-se em sua conta algumas mazelas que acomentem o Pará há tempos.
É óbvio que isso é injusto para a ACP, e muito cômodo para governates omissos. Daí ser bem vinda a criação de um conselho governamental assumindo responsabilidades oficiais. Talvez, por isso fosse bom que os empresários mantivessem o seu conselho. Assim, mostrar-se-ia à sociedade a disntâcia que deve existir entre o público e o privado.

domingo, 9 de agosto de 2009

Mídia Tucana

A mídia tucana, com o cinismo costumeiro, resolveu atribuir unilateralmente a pecha de truculentos aos senadores do PMDB, como se os do PSDB fossem autênticos cavalheiros a usar linguagem refinada.
Conversa fiada! Além dos destemperos verbais e gestuais dos vestais de fancaria Arthur Virgílio e Tasso Jereissati, há o acafajestado e fora-da-lei Mário Couto, cujo pronunciamento na sessão plenário do último dia 6 de agosto, contra a governadora Ana Júlia, foi uma peça típica da linguagem usada em um covil de celerados. O que estão fazendo os movimentos de mulheres que não entram com uma representação no Conselho de Ética do Senado contra o indigitado, por quebra de decoro parlamentarna medida em que as ofensas atingiram todo o gênero, e não apenas a governadora?

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Memória do Arco Iris

Este blog inicia uma campanha de resgate da memória política no estado do Pará. E o nosso primeiro desafio é reunir informações sobre quem bancava a escola de samba Arco Iris, que funcionava no bairro do Guamá, em Belém. Quem era o operador e financiador? E o que rolava por trás da agremiação carnavalesca?

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Gente inescrupulosa

Desde quando é papel de um conselho federal de uma categoria profissional fazer inspeção em órgãos público sem avisar, sem pedir permissão aos gestores? Desde nunca. Não é atribuição de conselho federal. É papel de sindicato propor e lutar por melhorias salariais. A turma dos tucanos que em vez de trabalhar, só faz bagunça dentro da Santa Casa de Misericórdia. Agora foi buscar o Conselho Regional de Enfermagem para tentar criar fato político, justo no momento que a própria mídia tem que se render às homenagens que a Santa Casa recebeu do Ministério da Saúde. O triste dessa história é que o tucanato trabalha contra a instituição que cuida da saúde dos mais necessitado. Gente inescrupulosa que tenta fazer marola política com a dor alheia. Eles não fazem mal à instituição, ao governo. Fazem mal ao povo.

Ordenamento fundiário

O estado do Pará vive uma dos melhores momentos da sua história. Um dos maiores entraves para o desenvolvimento sustentável dos recursos naturais foi removido. Um conjunto de medidas e ferramentas do Governo Ana Júlia Carepa garante, a partir de agora, mais segurança para o homem do campo e para quem quer investir na economia do estado. As leis e decretos de regularização fundiária e ambiental representam uma virada de página numa triste história de grilagens e rapinagens. O Instituto de Terras do Pará (Iterpa) agora está muito mais aparelhado para regularizar quem realmente atua dentro da lei e também para identificar e encaminhar para a justiça aqueles que agiam na ilegalidade.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

O senador Mário Couto não tem nada a dizer ao Senado. Ele está incomodado com as informações que não são publicadas na mídia e que revelam que ele figura da rabeira das pesquisas de opinião pública. Para quem tanto alimenta o sonho de ser governador do Pará, os levantamentos dos institutos de pesquisas mostram que seu nome não decola. Então como não tem projeto, não tem ação em benéfício do povo, só lhe resta mostrar o que tem de sobra grossura e baixaria. Nessas categorias ele ganha disparado de qualquer candidato. Ainda bem que o povo paraense já sinalizou com o sinal vermelho.
Só o jornal Público noticiou em seu caderno de esporte que o governo do Pará contemplou mais 52 atletas do esporte amador com o Bolsa Talento. O Diário do Pará e O Liberal ficaram silenciosos. Mas se fosse notícia ruim, teriam dado destaque.´Êta jornalismo de quitanda.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Colunista preconceituoso


O colunista do jornal Diário do Pará, Guilherme Augusto, fez um comentário prá lá de preconceituoso contra a governadora Ana Júlia Carepa, na última segunda-feira, dia 3 de agosto. Na cabeça dele, a goernadora não tem o direito de ir a um espaço público da cidade. Ela não tem direito a ter amigos e a frequentar um restaurante ou bar. Ele insinuou que a governadora estava num espaço de lazer no horário de expediente. Na verdade, os dois establecimentos citados por ele só fucionam à noite. E todo jornalista bem informado pode pesquisar no site do governo e vai verificar que Ana Júlia teve uma extensa agenda no mês de julho, inclusive com visitas a diversos municípios até mesmo nos finais de semana. E embora no terceiro ano de seu mandato, Ana Júlia nunca tirou férias. Outros governantes do sexo masculino frequentavam ambientes selhantes e nem sequer eram alvo desse tipo de comentário. O Hélio Gueiros vivia dentro da garrafa (um direito seu)e nem por isso foi objeto de comentário depreciativo do referido colunista. Já a Ana Júlia, por ser melher, de esquerda, desperta o ranço conservador daqueles que não respeitam a privacidade de uma cidadã.

ORM antecipa campanha eleitoral

“Uma enfermeira que não quis se identificar”. Esta foi a fonte do jornal O Liberal para a manchete do dia 31/07/09, sentando o malho no Governo do Estado, com o título “Maternidade da Santa Casa não tem nem esparadrapo”. O jornal não ouviu a direção do hospital e nem publicou a nota que foi enviada pela assessoria de imprensa e que foi publicada no site do governo (www.pa.gov.br) e na Agência Pará (www.agenciapara.com.br).
O tipo de jornalismo do grupo ORM é pura tentativa de manipulação da opinião pública. É pura antecipação da campanha eleitoral. Todo mundo sabe que nos governos tucanos os veículos de comunicação daquela organização fingiam que apoiavam a campanha de aumento dos serviços na Santa Casa, até 2006. Mas na real o grupo ganhava com a mídia da campanha. Ou seja, todo mundo doava alguma coisa, menos os Maioranas.
E como eles perderam a boquinha, no Governo Ana Júlia, usam seus veículos para fazer campanha contra a Santa Casa. E ai vale até “a enfermeira que não quis se identificar”. Só que o tiro saiu pela culatra. A maioria dos funcionários está indignada com o jornal. É assim que a mídia perde audiência e leitores.